Nova Odivelas 351

16
PCP TEM NOVA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE ODIVELAS Sexta-feira, 25 de Junho de 2010 // Nº 351 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Encontro Concelhio do PCP Posto de Comando Directas Quiosque de Leitura Feira da Providência 2010 João Pedro Silva é o novo presidente do Rotary Clube de Odivelas Encontro de Equitação Terapêutica Directas Ponto e Vírgula Universidade Sénior Mundo das Tropelias Clínicas Dr. Pedro Choy Eleições no PSD Odivelas Luemi Torneio Escolas CAC Sucesso dos Silveirenses na Liga Inatel CAC Campeão de Goalball Basket Clube de Odivelas faz um ano Centro Comercial Odivelas Parque Restaurante Hacienda D. Luísa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 8 10 11 11 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB ACORDOS e DESACORDOS ELEIÇÕES PARA A CONCELHIA DE ODIVELAS DO PSD TRANSMISSÃO DE TAREFAS NO ROTARY CLUBE DE ODIVELAS QUIOSQUE LEVA LEITURAS AO JARDIM DA MÚSICA

description

Nova Odivelas 351

Transcript of Nova Odivelas 351

Page 1: Nova Odivelas 351

PCP TEMNOVA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE ODIVELAS

Sexta-feira,25 de Junho de 2010 // Nº351 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoEncontro Concelhiodo PCPPosto de ComandoDirectasQuiosque de LeituraFeira da Providência 2010João Pedro Silva é o novopresidente do RotaryClube de OdivelasEncontro de EquitaçãoTerapêuticaDirectasPonto e VírgulaUniversidade SéniorMundo das TropeliasClínicas Dr. Pedro ChoyEleições no PSD OdivelasLuemiTorneio Escolas CACSucesso dos Silveirensesna Liga InatelCAC Campeãode GoalballBasket Clube de Odivelasfaz um anoCentro ComercialOdivelas ParqueRestaurante HaciendaD. LuísaOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

22

33444

5

55666781011

11

12

12

13

14141515151516

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

ACORDOS e DESACORDOS

ELEIÇÕES PARA A CONCELHIA DE ODIVELAS DO PSD

TRANSMISSÃO DE TAREFASNO ROTARY CLUBE DE ODIVELAS

QUIOSQUE LEVA LEITURASAO JARDIM DA MÚSICA

Page 2: Nova Odivelas 351

25 Junho 20102 NovaOdivelas

PalavreandoGrava-se esta noite, ao vivo, noCentro de Exposições de Odive-las, a partir das 22h00, mais umaedição do programa da NO TV,Palavreando, com apresentaçãode Alexandre Oliveira. As rodinhas de poesia, as con-versas e a música são parte inte-grante deste programa ondetodos podem participar.

Marcha de CaneçasA Marcha Popular de Caneçasactua esta noite, a partir das21h30, no Lugar D’Além.

Sextas de JazzMaria Viana e Júlio Resende con-vidam hoje para as Sextas deJazz da Malaposta Sylvie C e Ga-briel Godói. Para ver a partir das22h00 na Sala Café Teatro. Preçoúnico 5 euros. 60’. M/3.

Uma Outra OrdemOs Encontros com o Cinema, doCentro Cultural Malaposta, conti-nuam a homenagear o realizadorLuís Filipe Costa apresentandohoje “Uma Outra Ordem” filme deficção realizado em 1991. A sessãocontará com a presença do realiza-dor. Para ver na Sala de Cinema às21h30. Preço único 2 euros. 57’. M/6.

Teatro MusicalPessoa Júnior, já conhecido dosespectadores da Malaposta, re-gressa esta noite com o teatroMusical “Cantos & Contos” paraver às 22h00 na Sala Café Teatro.Preço único 2 euros. 75’. M/12.

Arraial dos AvozinhosContinuam as Festas Popularesde Verão na Pontinha. Às 14h00começa na Escola Mello Falcãomais uma tarde em cheio com oArraial dos Avozinhos que teráuma feira do movimento associa-tivo e muita animação musical.

Miss RamadaO Odivelas Fashion 2010 temmais uma eliminatória. No Pavi-

lhão Polivalente de Odivelas vaieleger-se a Miss Ramada. As inte-ressadas, com mais de 15 anos emenos de 25 anos, devem com-parecer na pré-eliminatória queterá lugar às 14h00. A eleição daMiss Ramada acontecerá no es-pectáculo que se inicia às 21h00e que para além dos desfiles das15 candidatas terá também vá-rias actuações musicais.

Miss Olival BastoA partir das 21h00 as Festas daVila de Olival Basto recebem aeleição da Miss Olival Basto emmais uma eliminatória do Odi-velas Fashion 2010. A pré-elimi-natória terá lugar a partir das14h00.

Dança na MalapostaÀs 16h00 e 17h30, a Casa daDança apresenta no Auditório daMalaposta o espectáculo “UmaViagem de dança”. Preço 5 euros.60’. M/3

InformalidadesO programa Informalidades, da NOTV é hoje gravado ao vivo a par-tir das 22h00 no Centro de Expo-sições de Odivelas. Para além dopainel residente, António Pedro,Graça Peixoto, Miguel Ramos eMiguel Xara Brasil tambémpodem participar espectadoresmediante inscrição prévia. Infor-mações podem ser pedidas [email protected].

Dança na MalapostaO Grupo Péantepé apresenta nosdias 25 e 26 de Junho, no CentroCultural da Malaposta, o espectá-culo de Dança, “Olha o que eu des-cobri”. No auditório às 21h30.Preço único 4 euros. 60’.M/3.

Festas de S. Pedroem CaneçasDe 25 a 29 de Junho as Festas deS. Pedro animam a vila de Cane-ças. Para além das celebrações

ENTRE TANTODE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO

CARNEIROCarta da Semana: 2 de Espadas, que significa Afeição, Falsidade.Amor: Tenha pensamentos positivos, pois nem tudo na vida nos pode correr pelomelhor. A vida exige de cada um a tarefa de lutar e vencer.Saúde: Não terá que se preocupar, está em plena forma.Dinheiro: Terá algumas dificuldades.

TOUROCarta da Semana: Rainha de Espadas, que significa Melancolia, Separação.Amor: Desta vez vai deixar os preconceitos de lado e lançar-se na paixão de ca-beça. Saúde: Tendência para dores musculares.Dinheiro: Efectuará bons negócios.

GÉMEOSCarta da Semana: Cavaleiro de Espadas, que significa Guerreiro, Cuidado.Amor: A sua família necessita que lhe dê mais atenção. Dê a mão a quem dela pre-cisa. Uma palavra de consolo será sempre bem recebida. Saúde: Deve ter mais cuidado com os seus ossos.Dinheiro: O esforço profissional vai ser reconhecido.

CARANGUEJOCarta da Semana: Cavaleiro de Copas que significa Proposta Vantajosa.Amor: Pequenos desentendimentos poderão deixá-lo muito magoado. Veja semprea vida que Deus lhe dá como uma oportunidade para melhorar.Saúde: O seu organismo pode ressentir-se.Dinheiro: Torna-se urgente uma mudança de atitude.

LEÃO Carta da Semana: Valete de Paus, que significa Amigo, Notícias Inesperadas.Amor: Uma boa conversa com o seu companheiro fortalecerá a vossa relação. Lem-bre-se que na vida não há impossíveis, apenas objectivos mais difíceis de alcançar!Saúde: Cuidado com os rins, beba muita água.Dinheiro: Poderão surgir boas oportunidades, não as deixe fugir.

VIRGEM Carta da Semana: Rainha de Paus, que significa Poder Material e que pode serAmorosa ou Fria.Amor: Poderá andar de paixão em paixão. Domine a sua agitação, permaneça se-reno e verá que tudo lhe sai bem!Saúde: Sentir-se-á em forma.Dinheiro: Surgirão vários projectos que lhe permitirão alcançar aquela quantia deque tanto necessita.

BALANÇA Carta da Semana: 5 de Copas, que significa Derrota.Amor: Lute sempre pela sua felicidade, não se deixe vencer pelos obstáculos. Sóvocê é responsável pelo seu caminho!Saúde: Procure fazer algum tipo de desporto.Dinheiro: Maré pouco favorável para investimentos.

ESCORPIÃOCarta da Semana: Rei de Copas, que significa Poder de Concretização, Respeito.Amor: Vai apaixonar-se facilmente, estará com um grande poder de sedução. A vidaé um dom maravilhoso. Agradeça a Deus por ela!Saúde: Estará em boa forma.Dinheiro: Pode agora comprar aquele objecto de que tanto gosta.

SAGITÁRIOCarta da Semana: Valete de Copas, que significa Lealdade, Reflexão.Amor: Tente ser mais selectivo nas suas amizades. Se escutar o seu coração e agirde acordo com a sua intuição, encontrará a felicidade!Saúde: Poderá sofrer de alguma rouquidão.Dinheiro: Tenha algum cuidado com as pessoas que trabalham consigo, pois se lhesabrir o jogo poderá sair prejudicado.

CAPRICÓRNIOCarta da Semana: 7 de Ouros, que significa Trabalho.Amor: Não diga nada antes de pensar bem naquilo que vai dizer, pois essa impulsi-vidade joga muitas vezes contra si. Se seguir em frente e fizer o que tem de ser feito,todos acabarão por aplaudi-lo!Saúde: Cuide mais dos seus pés.Dinheiro: Não deixe que os outros tomem decisões ou falem por si, imponha o res-peito no seu local de trabalho.

AQUÁRIOCarta da Semana: O Carro, que significa Sucesso.Amor: Não deixe que terceiros se intrometam na sua relação afectiva. Não dê ouvi-dos a calúnias e intrigas!Saúde: Dê mais atenção à sua saúde, pois na verdade quando julgamos estarbem nem sempre o estamos.Dinheiro: Período pouco favorável a grandes investimentos.

PEIXESCarta da Semana: A Papisa, que significa Estabilidade, Estudo e Mistério.Amor: Não se precipite numa decisão importante. Analise todos os factos e pensefriamente. As decisões precipitadas não lhe serão favoráveis. Se alguém quiser des-viá-lo do caminho do Bem, não o acompanhe!Saúde: Cuidado com os resfriados.Dinheiro: Exponha as suas ideias de forma clara e objectiva para que elas surtam oefeito que deseja.

Horóscopo

SEXTA 25 DE JUNHO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

OUTROS DIAS

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EMwww.novaodivelas.ptFOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSAwww.jornal.novaodivelas.ptAS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EMwww.diariodeodivelas.comAS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EMwww.novaodivelas.tv

+

+

+

+Um Mundo de Comunicação

SÁBADO 26 DE JUNHO

E AINDA...> Até 29 de Junho na Junta daPontinha: Exposição “Tintim e(em) Portugal” de Orlando Dinis.

> Até 30 de Junho na Malaposta:Exposição “Pingos do Equador” deMário Láires. Para ver na Sala deEspelhos. Entrada livre.

> Até 25 de Julho na Malaposta:“O Gato das Botas”, de Terça aSexta-feira às 10h30 e 15h00 rea-lizam-se sessões para escolas(por marcação) e para o públicoem geral aos Sábados às 16h00 eaos Domingos às 11h00. Preçoúnico 5 euros. M/3.

> Até 29 de Agosto no Centro deExposições de Odivelas: Exposi-ção “As Grandes Viagens Marítimasna China”.

> Descontrai-te – Sessões deYoga: A pensar em todos os quequerem bem-estar… Terças eQuintas-feiras, das 19h às 20h30,e Sábados, das 08h00 às 09h30,na Casa da Juventude. Informa-ções pelo 219 320 480.

> Pedras Para a História do Terri-tório de Odivelas: Exposição noCentro de Exposições de Odivelas.

> Exposição: Grândola VilaMorena no Posto de Comandodo MFA: Informações na Divi-são de Juventude e Cultura daCMO. Telefone 219 320 800.

religiosas a festa conta com ani-mados bailes, actuações de Ran-chos e Grupos de Cantares, aindispensável quermesse “SaiSempre” e o restaurante onde sepode jantar e almoçar nos diasda festa. Os lucros revertem afavor da Paróquia de S. Pedro e danova igreja. O Arraial abre às 19h00 na Sexta-feira e Sábado e Domingo às12h30. Programa completo naedição 350 do Nova Odivelas. DOMINGO 27 DE JUNHO

QUARTA 30 DE JUNHO

Page 3: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 3NovaOdivelas

Entrevista completa na NO TVwww.novaodivelas.tv

MIRANTE

Se queremos fazer um bomtrabalho, temos de ser ambi-ciosos. Ora, um dos eixosfundamentais de intervençãodo movimento cívico Posto deComando Sempre é a realiza-ção anual de conferências noauditório do Posto de Co-mando, em torno de três ní-veis temáticos, a saber: oEstado Novo, a Resistência e o25 de Abril. O Posto de Comandoé um dos espaços simbólicosdo 25 de Abril que melhorescondições reúne para tal fina-lidade. Em consequência,temos de ser capazes de supe-rar todas as dificuldades eobstáculos que se nos atraves-sem no caminho.Uma forma de facilitar essasuperação das dificuldades éo estabelecimento de parce-rias com as autarquias locaise com as escolas. Com as au-tarquias, temos reuniõesagendadas, nas quais apre-sentaremos esta nossa pro-posta ambiciosa. Se tivermosquem nos acompanhe – e es-tamos convictos que sim –,teremos dado o primeiro esignificativo passo para o su-cesso desta importante ini-ciativa, para o Posto deComando e para a dinamiza-ção cultural desta região.Com efeito, como já aqui odefendemos, apostamos so-bretudo no triângulo Ponti-nha/Carnide/Alfornelos e naCâmara Municipal de Odive-las. Estudaremos as possibili-dades de lhes associar ascâmaras das outras duas jun-tas de freguesia (Lisboa eAmadora).Ao chamar Conferências Demo-cráticas do Posto de Comando,estamos a evocar as Conferên-cias Democráticas do Casino,realizadas (parcialmente) emMaio/Junho de 1871, sob opatrocínio da “Geração de 70”,com a liderança de Antero deQuental. Nessa altura, emplena monarquia constitu-cional, esse escol de intelec-tuais não tinha vivido um 25de Abril, por isso, os mesesde Abril/Maio fazem, paranós, mais sentido.Quanto ao modelo de confe-rências, falaremos noutraocasião, mas podemos desdejá adiantar que devem serconferências que associem acultura, as artes, sobretudo amúsica, o cinema, a poesia, oteatro, que se faziam no pe-ríodo em causa.

Jorge [email protected]

Conferênciasdemocráticasdo Postode Comando

TURISMO. Odivelas Turística na NNOO TTVV com Nuno Abranjae Ana Marques. Hoje fala-se do curso do ISCE.

POLÍTICA

«A situação do desempregoem Odivelas é preocupante»

eolinda Santos, continua aliderar a Comissão Conce-lhia dos comunistas e fez-

nos o balanço deste encontro edos preparativos necessários à suarealização. Começou por explicarque os delegados foram «Eleitosnas freguesias e nas células de em-presa, em muitas reuniões e plená-rios realizados, nos últimos 3meses, pelo PCP em Odivelas».Antes do início dos trabalhos, foifeito um minuto de silêncio pelofalecimento «Do nosso querido ca-marada José Saramago», prémioNobel «Que deu uma dimensão àliteratura nunca antes conseguidapela sua projecção no mundo e quecom a sua obra deu voz aos opri-midos e mais desprotegidos». O mi-nuto de silêncio «Foi um actosentido e a homenagem que nos erapossível prestar naquela situação». Abertos os trabalhos tiveramlugar as intervenções das diversasorganizações do PCP em Odive-las. No total foram proferidascerca de 28 intervenções ondecada organização fez o balanço daactividade desenvolvida. Dascerca de 150 pessoas presentes120 eram delegados e, segundoDeolinda Santos, a maioria dosdelegados eleitos estiveram pre-sentes tendo-se apenas registadosete faltas por impedimentos deordem profissional ou associativa. Foi eleita, por unanimidade, anova Direcção da Concelhia deOdivelas da qual fazem parte 44militantes do PCP e que resultoude uma proposta apresentadapela Direcção cessante com maisum elemento que foi proposto

pela própria assembleia, disse-nosDeolinda Santos. «A eleição porunanimidade resultou do trabalhopreparatório que foi feito e da aus-cultação feita à organização». DaDirecção anterior saíram dez ele-mentos e há 18 novos elementosque entraram para o próximomandato. «Estas saídas não nor-mais, resultam de mudanças de ta-refas ou de área geográfica dosmilitantes» sublinhou a dirigenteconcelhia do PCP. A média deidade da nova Direcção Concelhiaé de 44 anos, a mais nova é umarapariga, de 18 anos e o maisidoso é um homem de 73 anos. Deolinda Santos sublinhou que aAssembleia decorreu num exce-lente ambiente, tendo sido ava-liado «O que se fez bem e o que sefez menos bem. As nossas deficiên-cias de trabalho e intervenção esti-veram presentes mas também estevepresente a intensa actividade doPCP neste concelho e a sua imensa

Henrique [email protected]

No Sábado, 19 de Junho,teve lugar a V Assembleiada Organização Concelhiade Odivelas, do PCP, quecontou com a participa-ção de 120 delegados eaprovou as linhas orienta-doras da acção do PCPem Odivelas, para alémde eleger a nova Comis-são Concelhia que irá diri-gir o PCP em Odivelas nospróximos quatro anos.

D

contribuição para o desenvolvi-mento da luta e para o despertardas consciências para os problemasque afectam os trabalhadores e aspopulações do nosso concelho». Este Encontro Concelhio apro-vou, por unanimidade, uma Re-solução Política onde é feitauma análise da situação políticado país e do concelho e que re-trata sumariamente as transfor-mações ocorridas no planonacional e internacional nos úl-timos quatro anos, definindotambém as prioridades de traba-lho do PCP para o futuro, noconcelho de Odivelas. Esta reso-lução «Constituirá o documentoorientador da actividade do PCPno Concelho de Odivelas».Para Deolinda Santos o docu-mento aprovado reflecte que oscomunistas de Odivelas têm«Uma profunda ligação aos proble-mas e às populações, ao movi-mento associativo e às instituições

de solidariedade social». O encon-tro avaliou a situação social «Quenos deixou imensas preocupaçõesporque há um intensificar do de-semprego e situações muito graves.O Desemprego começa a atingiruma grande parte da populaçãoactiva do nosso concelho, problemaque atinge também todo o país eque é extremamente grave. A di-mensão é preocupante e angus-tiante com pessoas a terem dedeixar a sua casa, a terem de tiraros filhos dos infantários por nãopoder pagar». Também o trabalho com os refor-mados faz parte da Resolução Po-lítica aprovada neste encontro. «Écom preocupação que os comunis-tas do concelho de Odivelas vivem eentendem a situação dos reforma-dos em Odivelas. Não têm condi-ções para fazer frente aosproblemas de saúde, que com aidade se agravam, não há larescondignos e com preços acessíveis.Perante as dificuldades das famíliase por vezes até à ausência de famí-lias, os reformados não sabem oque fazer das suas vidas com pro-blemas sociais gravíssimos e degrande desumanidade. Os Centrosde Dia, que poderiam resolver osproblemas de solidão durante odia, também se vêm a braços comcada vez mais e maiores dificulda-des agravados pelas pressões da Se-gurança Social que frequentementevão aos Centros, não para ajudarmas para procurar restringirapoios e criar dificuldades».

Foto

graf

ias:

CD

U

Page 4: Nova Odivelas 351

25 Junho 20104 NovaOdivelas

Henrique [email protected]

Cerca de 300 títulosestão disponíveis noQuiosque de Leitura queesta Terça-feira foi inau-gurado no Jardim da Mú-sica, em Odivelas e quepodem ser requisitadosgratuitamente pelos visi-tantes do jardim, paraleitura no local.

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

Presidência Abertana Pontinha

A Junta da Pontinha está a pro-mover “Presidências Abertas” emvários bairros da freguesia.A primeira aconteceu no Bairrode Santo Eloy onde José Guer-reiro, presidente da junta,ouviu as preocupações dos resi-dentes sobre o seu bairro. Ques-tões como as árvores de grandeporte que estragam o pavi-mento foram levantadas pelaspessoas. A Associação de Refor-mados do bairro também foiouvida por José Guerreiro aquem manifestou a sua preocu-pação com as instalações ondese encontra. O segundo encontro com a popu-lação teve lugar no Casal do Ratoe até às 21h00 José Guerreiroouviu as preocupações dos fre-gueses daquele bairro. O Alvaráde Loteamento, o pavimento dasruas, a colocação e manutençãoda calçada, o trânsito, a coloca-ção de sinalização e a ligação daságuas pluviais foram alguns dosassuntos tratados.

Festival de Folcloreda Pontinha No âmbito das Festas Popularesde Verão da Freguesia da Ponti-nha realizou-se no Sábado, 19 deJunho, um Festival de Folcloreque contou com a participação dequatro ranchos vindos de váriospontos do país. Durante toda a tarde os Ponti-nhenses tiveram oportunidadede ver as actuações do RanchoFolclórico da Freguesia de Gou-viães, Tarouca; do Rancho Fol-clórico da Casa de Bitarães; doRancho Folclórico da Matela, Pe-nalva do Castelo e do Grupo deDanças e Cantares do Casal doRato que foi parceiro da Juntada Pontinha na organização doevento que decorreu na PraçaHermínio Estrela e contou coma presença da Presidente da Câ-mara Municipal de Odivelas, Su-sana Amador; da VereadoraFernanda Franchi e do Presi-dente da Junta de Freguesia,José Guerreiro.

LIVROS

Espaço de cultura no Jardim da Música

cerimónia de inauguraçãocontou com a presença dapresidente da Câmara Mu-

nicipal de Odivelas, Susana Ama-dor, do vereador da Cultura MárioMáximo e dos vereadores Carlos

Bodião e Sandra Pereira. Este Quiosque vai funcionar comouma extensão da Biblioteca Mu-nicipal D. Dinis apenas para con-sulta local. Os visitantes doJardim da Música poderão levan-tar gratuitamente um livro, dei-xando no serviço um documento

de identificação. Até à hora dofecho desse período de funciona-mento o livro deverá voltar aoQuiosque, podendo ser de novorequisitado no período seguinte.O horário de funcionamento doserviço é o seguinte: De Terça aSexta-feira, das 10h30 às 12h00 e

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

das 15h30 às 17h30. Aos Sábadoapenas funcionará no período damanhã. O Quiosque de Leitura doJardim da Música terá 300 títulosem permanência que serão reno-vados mensalmente. Na inauguração deste novo ser-viço foram entregues livros noâmbito da Campanha “Um livrofaz-nos mais ricos” promovidapela Direcção Geral do Livro e dasBibliotecas do Ministério da Cul-tura, aliando as comemorações doDia Mundial do Livro e dos Direitosde Autor às de 2010 - Ano Europeudo Combate à Pobreza e à ExclusãoSocial. As instituições contempladascom estes livros foram a Casa Rai-nha Santa Isabel, com cerca de 100livros para crianças e jovens, e aUnidade Comunitária de CuidadosPsiquiátricos de Odivelas, comcerca de 50 livros para adultos.O evento contou ainda com umasessão de histórias, para todas ascrianças presentes onde a Xana, aAndreia Caneiras, a Andreia San-tos e o Ludwich, funcionários daBMDD, encantaram com uma“Hora do Conto” especial. Tevelugar também uma sessão de gi-nástica para adultos. Paralelamente ao funcionamentoregular do Quiosque de Leitura,entre os dias 26 de Junho e 24 deJulho (todas as Quartas-feiras eSábados, às 10h45), a populaçãopode usufruir de aulas de ginás-tica gratuitas, com acções de sen-sibilização para a prática de Yoga,Pilates e Postura/alongamentos.Haverá, ainda, oportunidade paraa realização de acções de avalia-ção da condição física com medi-ções de tensão arterial, peso eíndice de massa corporal.Para a presidente da Câmara Mu-nicipal de Odivelas «Um livro éum amigo que nos pode levar amuitas viagens» e este novo ser-viço promovido pela CMO é «Umexemplo de acessibilidade da lei-tura para todos».

ARELIGIÃO

Paróquia de Odivelas pro-moveu no passado fim-de-semana a Feira da

Providência 2010 que levou mui-tas centenas de pessoas ao ParqueBio-Saudável das Colinas do Cru-zeiro e contou com a colaboraçãoda Junta de Freguesia de Odive-las e da Câmara Municipal. A Feira incluiu uma mostra de sa-bores regionais onde estiveram re-presentadas várias regiões docontinente, do Algarve ao Minho,passando Alentejo, Ribatejo, Beiras,Trás-os-montes, Douro, bem comopelos arquipélagos de Açores e Ma-deira. A Lusofonia também marcoupresença com mostras de cultura etradições do Brasil e PALOP’s. Na Sexta-feira a abertura do eventodeu-se com a Bênção do Santís-simo Sacramento, seguindo-se umMomento de Adoração e actuaçãodo Grupo de Danças e Cantares daParóquia de Nossa Senhora do Ro-

Feira da Providência 2010

A

sário de Famões, do Rancho Fol-clórico “Os Camponeses de Odive-las”. A noite fechou com umasessão de fados. No Sábado de manhã houve anima-ção musical com o Grupo Coral Ju-venil e os “Olha que Dois”.À tarde houve Missa Encerramentoda Catequese e depois animaçõesinfantis com Pinturas Faciais, Ba-lões, Musicas e Teatro Infantil. Ao

Reportagem na NO TVwww.novaodivelas.tv

Foto

graf

ia: I

sabe

l Pin

heiro

final da tarde actuou o Grupo CoralVozes de África e a noite fechoucom um concerto com o Padre Josée a Banda Cenaculum.Durante todo o dia de Domingohouve animação musical e dançastradicionais internacionais, ao fimda tarde actuaram os Quimera e anoite terminou com actuações dasMarchas Populares da Ramada eCaneças. HR

Foto

graf

ia: J

FP

Page 5: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 5NovaOdivelas

PUB

Alegria e muita acçãono encerramento do Clubedo Movimento

Muitas centenas de pessoas par-ticiparam na manhã de Terça-feira na III Edição da Festa de noEncerramento do Ano Lectivo doClube do Movimento que tevelugar no Pavilhão Municipal deOdivelas. Para além das demons-trações gímnicas do Clube doMovimento houve ainda lugarpara a actuação do Rancho Fol-clórico “Os Camponeses de Odive-las” do Grupo Coral do Clube doMovimento e do par de Dançasde Salão José Henriques e Ade-laide Horta.Os mais de 1.000 alunos que fre-quentam o Clube do Movimentomostraram o que aprenderamao longo do ano. Pelo pavilhãodesfilaram os Núcleos um e doisdo Pavilhão Municipal, assimcomo os das diversas freguesiasdo concelho apresentando vá-rias coreografias. O Evento contou com a presençada presidente da Câmara Munici-pal, Susana Amador, do vereadordo Desporto, Hugo Martins, davereadora da Saúde, Sandra Pe-reira e dos presidentes das Juntasde Freguesia de Famões, Odive-las, Olival Basto, Pontinha, Póvoade Santo Adrião e Ramada.A presidente da Câmara, SusanaAmador, numa curta intervençãodirigida aos utentes do Clube doMovimento, sublinhou a impor-tância da existência de um clubedeste tipo que «Além de poten-ciar a actividade física e mental,proporciona o convívio e a desco-berta de novos amigos, facili-tando o equilíbrio fundamentalpara um melhor estado de saúdee de qualidade de vida de todos osparticipantes».O Clube do Movimento é umProjecto da Câmara Municipalde Odivelas, iniciado no ano2000 e que se destina aos muní-cipes do concelho com mais de60 anos, proporcionando-lhesactividade física regular. Nestemomento conta com mais de1.000 utentes. HR

DIRECTASASSOCIATIVISMO

Transferência de Tarefas no RotaryClube de Odivelas

evento, que decorreu naQuinta do Bretão, em Ca-neças, na presença de

muitos membros do RCO e demembros dos clubes vizinhos. Namesa de honra estiveram os pre-sidentes cessante e empossado e

respectivas esposas, Rui Nasci-mento, presidente da Municipá-lia, Álvaro Monteiro, GovernadorAssistente do Distrito Rotário1960, a que Odivelas pertence eCarlos Simões, presidente do Ro-tary Clube de Loures. Entre osmuitos convidados destacamos ahistoriadora Maria Máxima Vaz,o Comandante dos Bombeiros

Voluntários de Odivelas, CarlosDinis e Carlos Carvalho, da di-recção da Sociedade Musical eDesportiva de Caneças. Não po-dendo estar presente, SusanaAmador, presidente da Câmarade Odivelas, enviou uma mensa-gem onde felicitava o RCO e oseu novo presidente.António Faustino referiu as prin-

Henrique [email protected]

Terminando mais um anorotário, acontece a cerimó-nia de transferência de ta-refas em todos os clubesrotários. No Rotary Clubede Odivelas (RCO) essemomento aconteceu naTerça-feira com o presi-dente cessante, AntónioFaustino, a passar o teste-munho ao presidente parao ano 2010/2011, JoãoPedro Silva.

O

CDS/PP. Tomada de Posse de Xara Brasil a 01 de Julho.Veja entrevista na NNOO TTVV QUOTIDIANOS

EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA

ecorreu no Sábado, no CentroHípico da Paiã, a funcionar naEscola Profissional Agrícola D.

Dinis (EPADD), o Encontro Regionalde Equitação Terapêutica que tevecomo objecto encerrar o Ano Lectivoapresentando os trabalhos dos uten-tes do Projecto de Hipoterapia pro-movido pela Câmara de Odivelas emparceria com a Direcção Regional deEducação de Lisboa e Vale do Tejo(DRELVT) e com a EPADD.Durante todo o dia decorreram vá-rias actividades como Gincanas,Pole Bending, Barrel Racing, Figure8 Stake Race e Team Relays, e em

Encontro de Regional fechou Ano Lectivo

D Volteio. Os participantes puderamainda praticar actividades físicasadaptadas e participar numa de-monstração de handbike, da res-ponsabilidade da ANDDEMOT,Associação Nacional de Desportopara Deficientes Motores.O Projecto Hipoterapia em Odivelasé dirigido a crianças com EducativasEspeciais de escolas da rede públicado Concelho e Susana Amador, presi-dente da CMO prevê que no próximoAno Lectivo o projecto possa abran-ger mais escolas e mais crianças. No final do dia foram entregues cer-tificados de participação. HR

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

cipais tarefas desenvolvidas aolongo do mandato que agora ter-minou e João Pedro Silva agrade-ceu a António Faustino «Que foipresidente numa situação difícil emais uma vez cumpriu o lema rotá-rio “Dar de si antes de pensar emsi”. O novo presidente do RotaryClube de Odivelas fez questão desaudar todos os presentes porque«Todos, neste ano rotário, vão serchamados a contribuir para quepossa ser um excelente ano rotário». João Pedro Silva assumiu a pre-sidência «Com honra, humildadee muito sentido de responsabili-dade. Com Honra por ter sido es-colhido por amigos, por homens emulheres, grandes profissionais elideres na sua comunidade. Comhumildade por saber que aindatenho muito para aprender con-vosco e conto com quem mais sabepara me ajudar. Com grande sen-tido de responsabilidade porqueestamos a viver momentos difíceisem que cada um de nós e a cadaum de nós, é exigido que tome asdecisões certas». HR

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

Foto

graf

ia: I

sabe

l Pin

heiro

Page 6: Nova Odivelas 351

Ponto&Vírgula

osé Saramago morreu.José Saramago é para mim um “tema” in-contornável. Não a morte, mas sim a

vida deste que foi jornalista, escritor, pensa-dor… e controverso, porque não calou os seuspensamentos.Se concordo ou não com as posições públicasque tomou em relação a Portugal? Se alinhonas suas escolhas políticas? Se acho que agiubem a vida toda? Se considero que o seucomportamento à frente do Diário de Notí-cias foi o mais correcto? Que importa isso?Ninguém é perfeito. Ninguém é dono da ver-dade. E Saramago também era um ser hu-mano. E com uma humanidade que pensonunca ter negado.Quanto aos livros e à sua forma de escrita… écomo em todos os casos. Uns gostam, outrosnão. Eu gosto, e muito.Mas, é mesmo assim, na vida, no nosso traba-lho, nas nossas ideias, ideais e valores nãoagradamos a gregos e a troianos. E ainda bem.É isso que torna cada um de nós únicos.Foi isso que tornou José Saramago único… assuas ideias, os seus ideais, os seus valores e aforma como, muitas vezes corajosamente, osgritou ao Mundo.Já me perguntaram porque gosto assim tantodo Saramago. Se tenho um livro autografado.Se defendo as mesmas ideias que ele. Longe,muito longe…Não partilho de todas as ideias do homem edo escritor, não tenho livros autografados enem sequer li toda a sua obra.Mas tenho uma estória.1994… Fundação Calouste Gulbenkian… Parla-mento Internacional de Escritores… Lisboa’94– Capital Europeia da Cultura. Eu, uma jovemacabadinha de entrar na profissão, depois deum curso terminado e de algumas pequenasincursões pelo grande mundo do jornalismo, atrabalhar naquele momento para a AgênciaLusa. Saramago, já um escritor consagrado,mas ainda longe do Nobel.Naquela tarde do encontro a sala estava cheiade escritores e jornalistas, nacionais e estran-geiros. Naquela tarde Salmon Rushdi, na al-tura ameaçado de morte pelosfundamentalistas iranianos, ia estar presente.Mas, antes do escritor entrar, o responsávelpela organização do evento, um qualquer es-critor, acho que francês, do qual não recordo onome, disse que Rushdi só entraria na saladepois de todos os jornalistas saírem. Burbu-rinho, discussões… mas os jornalistas acaba-ram por sair. Saramago estava na sala… mas,poucos minutos depois abandonou-a… de-pois de manifestar a sua opinião sobre o queali se tinha passado, em solidariedade com osjornalistas e sem ouvir Salmon Rushdi falar.Passei um bom bocado daquela tarde a falarcom Saramago. Cresci, aprendi, vinquei valores. Aprendiaquilo que já sentia, que já sabia: as opiniõesnão são para calar. E a obrigação de não nosdeixarmos calar está em cada um de nós.

O ponto-e-vírgula marca umapausa mais longa que a da

vírgula (para que se aprenda arespirar), no entanto menor que

a do ponto (para que não seperca a oportunidade de agir).

25 Junho 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Universidade Sénior

Crónica de umaviagem sénior

im-de-semana de 19 e 20 de Junho. Partiram de Odi-velas rumo à beira interior dois autocarros com alu-nos da Universidade Sénior da Ramada e o seu

organizador Carlos Moura membro da mesma, e grande im-pulsionador da divulgação do nosso património histórico.O dia despontou nebuloso, fazendo prever alguma chuva,mas felizmente o astro rei rompeu com essa nebulosidadedando lugar a uns dias muito agradáveis para desfrutar empleno o nosso passeio.O itinerário era a visita ao Fundão e às suas vilas histórica.Chegados ao destino, não sem antes termos visitado Bel-monte cidade onde ainda se pensa haver alguma comuni-dade judaica. Findo esse percurso fomos conduzidos a uma estalagempara almoço “regional”, carne de porco à alentejana. A mesafoi posta e servida com simpatia. Confortados com o estô-mago cheio, faltava-nos um pouco de exercício assim subi-mos ao autocarro – claro não podia ser de outra forma.Iniciámos então propriamente a visita que nos tínhamosproposto, conhecer um pouco do nosso passado histórico.Estas tão bem conservadas aldeias foram uma agradávelsurpresa ali subindo a Serra da Gardunha olhando emredor temos uma visão deslumbrante, por todo o lado“serra repleta de tílias e cerejeiras”. Lá no alto ergue-se o cas-telo de fundação medieval mandado edificar por Sancho I. No seu topo a paisagem é bem diversa de um lado encon-tramos uma paisagem luxuriante e do outro a rocha é pre-dominante. Lá no fundo o vale com os seus campos férteisem termos agrícolas.A aldeia é toda construída em pedra e as suas impecavel-mente limpas embelezadas aqui e ali com flores.As suas bicas com água da Serra da Gardunha bem fres-quinha mata-nos a sede. A guia da câmara da Divisãodo Turismo chama-nos a atenção para detalhes da nossahistória.Para finalizar visitámos um pomar de cerejas onde nosforam entregues duas caixas para colher as belas cerejas cé-lebres em todo o país. Foi pena que nessa parte houvesseuma falha que nos deixou incrédulos. Inicialmente foi-nosproposto que colhêssemos cerejas pois era oferta do pro-dutor. No final dessa tarefa fomos informados pela guia deque tinha havido uma alteração à oferta, teríamos quepagar as caixas ficando a oferta válida só quanto ao peso.Mas há sempre um mas. Após o almoço ficámos ainda maisbaralhados quando à saída estava uma carrinha a vender asmesmas caixas de cerejas com a diferença de um euro daimportância paga por nós no pomar.Sentimo-nos enganados prometendo escrever à Câmara doFundão o nosso protesto, mas tudo foi esquecido de re-gresso à nossa cidade. Serviu até de mote para umas boasgargalhadas no autocarro. A colega Lídia virou-se para mim e disse: - Olha já sei o tema para mandarmos ao nosso professor dejornalismo.Logo secundada pelo colega Eurico: - Sim, eu vou escrever e vocês façam o mesmo.Eu respondi, não escrevam vocês que nos utilizaram comotrabalho forçado.A Lídia disse-me, aí está o teu título.

Madalena MalhãoOficina de Jornalismo

F

Mundo dasTropelias

Após um intenso e bem sucedido Ano Lectivo, eis que che-gou a altura de nos juntarmos e comemorarmos o seu en-cerramento. Para tal preparámos duas belas festas. Hojefalamos de uma, na próxima semana iremos contar tudosobre a outra…Na agradável manhã de 19 de Junho realizou-se a festa des-portiva com a participação dos alunos do CATL (Centro deActividades de Tempos Livres) e respectivas famílias, tendono público os alunos do Jardim de Infância e seus familiares.Após os cumprimentos, agradecimentos e felicitações re-lembrámos o tema do Ano Lectivo “O Vestuário” e começá-mos por distribuir os participantes por 5 grupos, atribuindoa cada um deles uma peça de vestuário: jardineiras cor-de-laranja, calças amarelas, bonés roxos, t-shirts verdes e ca-misolas vermelhas, representativas das 5 estações de jogo.Na 1ª estação decorreu o jogo das lagartas orientado pelaprofessora Carla Robalo. Este jogo pretendia testar a rapi-dez, perícia, destreza e a coordenação dos seus participan-tes. Em jogo estaria a equipa dos pais “contra” a dos filhos.Ganhava a equipa que preenchesse o último arco em pri-meiro lugar.A educadora Lurdes Fernandes orientou a estação nº 2 como jogo do equilíbrio. Pai/mãe e filho/a tinham de fazer o jogoem conjunto e tentar obter o melhor resultado, pois estaprova era cronometrada.Na estação nº 3 estava a professora Raquel Gomes com ojogo da corda, onde cada equipa era formada por umpai/mãe e respectivo filho/a que tinham individualmente desaltar à corda durante 1 minuto. Para cada equipa contavaapenas o maior número de saltos.À educadora Paula Silva coube a orientação da 4ª estaçãocom o tradicional jogo das caricas.Pretendia-se que cada equipa formada por um pai/mãe erespectivo filho/a percorresse um caminho marcado no chãosem se desviar. Ganhava a equipa que terminasse o trajectoem menor tempo.Na 5ª e última estação tínhamos o tradicional jogo da cabra-cega, orientado pelas colaboradoras Catarina Anastácio (Psi-cóloga) e Alexandra Janeiro.Todos os Jogos procuraram fomentar o convívio harmoniosoentre pais, filhos e equipa técnica.Como encerramento da festa, promoveu-se um jogo colec-tivo onde participaram todos os pais e filhos num momentode euforia total.

Continua… Equipa técnica do Mundo das Tropelias

76

PUBLIRREPORTAGEM

Tropelias em festa…parte I

O incontornávelSaramago

J

Teresa [email protected]

24 HORAS DE NOTÍCIASwww.novaodivelas.tv

Page 7: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 7NovaOdivelasPUB

PUBPUB

Page 8: Nova Odivelas 351

8 NovaOdivelas 25 Junho 2010

ACTUALIDADEPOLÍTICA

Para 30 de Junho estãomarcadas as eleições paraa Comissão Política e As-sembleia de Militantes daSecção de Odivelas doPartido Social Democrata.A Lista A é encabeçadapor Fernando Ferreira que,sendo actualmente presi-dente da Mesa da Assem-bleia de Militantes, jáliderou várias vezes o órgãopara que agora se volta acandidatar.

companham FernandoFerreira, como vice-presi-dentes, a vereadora na

CMO, Sandra Pereira e o presi-dente da Junta de Freguesia deOdivelas, Vítor Machado. O líderconcelhio cessante, Carlos Bo-dião, é candidato a presidente daMesa da Assembleia de Militantessendo Ricardo Tomás o seu vice-presidente. Em Conferência deImprensa, que contou com a pre-sença de todos os membros refe-ridos o candidato explicou asrazões da sua candidatura. Fernando Ferreira começou porsublinhar que o PSD de Odivelas,«Viveu nos últimos 18 anos dois pe-ríodos. Um período de 16 anos quecontinha um projecto político de tra-balho autárquico, de crescimento dopartido e de política de proximidadee de formação de novos quadros. De-pois um novo ciclo que se iniciou em2008 e que teve as eleições de 2009em que, decidimos todos, tentar al-terar esse rumo dando uma lufadade ar fresco e fazendo alguma ino-

vação que permitisse acelerar onosso crescimento».No entanto, segundo FernandoFerreira, «Esse esforço, que teve otrabalho e a responsabilidade detodos, não foi aquilo que esperáva-mos. O facto de agregar-mos àvolta do PSD uma candidatura quetinha o CDS, o MPT, o PPM e Inde-pendentes acabou por não sermuito relevante em termos de dis-tância para o PS, uma vez que naseleições anteriores, onde o PSD seapresentou com o seu próprio sím-bolo, ficámos 2.200 votos e a coli-gação ficou a mil e poucos votos».Para Fernando Ferreira estes re-sultados querem dizer, clara-mente, que a junção de todasestas forças «Não foi uma mais-valia relevante, porque se assimfosse teríamos, obrigatoriamente,ganho as eleições». O candidatosublinhou também o facto de acoligação «Alargadíssima» ter tidomuito meios, «Meios que nuncahouve aqui em Odivelas». Após as eleições o CDS decidiuconstituir as suas próprias banca-das na Assembleia Municipal e defreguesia. «Para nós isso era irre-levante porque somos um grandepartido e não nos podemos estar a

preocupar com aquilo que os pe-quenos partidos fazem» e o PSD,imediatamente após as eleiçõesautárquicas, voltou à sua fórmulaoriginal «Com a sua bancada naCâmara Municipal, AssembleiaMunicipal e nas freguesias ondeconseguimos integrar os processosdos executivos e a integração des-ses executivos».

Hoje, passados mais seis meses doacto eleitoral de Outubro de 2009,Fernando Ferreira explicou queesse período serviu para «Arrumara casa e pensar o que queremos nofuturo. Com que protagonistas?Com que projectos?». Essa reflexãolevou às decisões, apresentadas

Henrique [email protected]

Fernando Ferreira quer «Regressarà liderança do PSD» concelhio

nesta Conferência de Imprensa, eque se prendem com a candidaturade Fernando Ferreira à liderançado PSD concelhio tendo como ob-jectivo ganhar as eleições de2013 para a Câmara Municipalde Odivelas e Juntas de Freguesiado Concelho. «Entendemos que oPSD tem a obrigação e a capaci-dade de formatar, de programar, deprojectar, uma candidatura autár-quica ganhadora em Odivelas, naspróximas eleições autárquicas».Este conceito de ganhador tem aver com manter e reforçar a Juntade Odivelas, recuperar a Junta daPóvoa de Santo Adrião, ganhar aJunta da Pontinha e fazer o me-lhor resultado possível noutras.«Porque não tentar também a vitó-ria na freguesia da Ramada, ondetão perto tivemos da vitória». Segundo Fernando Ferreira «Este éum projecto que nos une. Um pro-jecto político porque nós somos umpartido político. É um projecto au-tárquico porque nós somos uma sec-ção concelhia e as nossasresponsabilidades são responsabili-dades autárquicas». Para conseguir implementar esteprojecto é preciso, segundo o can-didato, dar enfoque à coordena-

ção do trabalho autárquico «E foipor isso que se entendeu libertar osdois vereadores, que estão comple-tamente embrenhados nas suasaltas responsabilidades na gestãoautárquica, de um papel desgas-tante na gestão política, o mesmose passando com o presidente daJunta de Odivelas, Vítor Machadoque está à frente de uma autarquiamuito difícil, que herdou milharese milhares de euros de dívidas,uma junta perfeitamente arrui-nada do ponto de vista estrutural,financeiro, emocional e psicoló-gico». Fernando Ferreira disseainda que neste entendimento es-tiveram os vereadores, o presi-dente da junta, pela totalidadedos autarcas da Assembleia Mu-nicipal e pela esmagadora maio-ria dos autarcas das freguesias«Que entenderam solicitar-me queme candidatasse a um mandato,para que com a minha experiênciae capacidade já demonstradas ecom a capacidade de gestão e deci-são que me reconhecem, colocarem pé um projecto ligado essen-cialmente ao crescimento do par-tido, à coordenação e formaçãoautárquica e à projecção do queserão as eleições de 2013». O candidato sublinhou que depoisde muito ponderar decidiu «Aceitareste repto e desafio de projecto por-que também quero reiterar que nãoserei candidato à Câmara Municipalem qualquer dos lugares da lista. En-contro-me confortável e realizadocom a minha actividade na Assem-bleia Municipal e é ai que quero con-tinuar». Este projecto, segundo ocandidato, vai abrir ainda mais asportas da renovação do PSD Odive-las e vai ser implantado a partir de30 de Junho «Onde espero ser eleitopela maioria dos militantes do PSDde Odivelas». Fernando Ferreira ga-rantiu que no final do mandato vol-tará a militante de base.

A

PUB

«Entendemos que oPSD tem a obrigaçãoe a capacidade deformatar, de programar,de projectar, umacandidatura autárquicaganhadora em Odivelas,nas próximas eleiçõesautárquicas»

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

Page 9: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 9NovaOdivelas

PUB

SMO. A Sociedade Musical Odivelense comemora 147 anos.Motivo para conversa com Fernanda Moroso, presidente da direcção.Na próxima edição e na NNOO TTVV

POLÍTICA

Desde Novembro de 2009que uma corrente de opi-nião começa a ganharforma no PSD de Odivelasapresentando-se comoProjecto “Odivelas de Ver-dade” e participado nosactos eleitorais internosque se realizaram atéagora. Para as eleições de30 de Junho apresentamlistas, lideradas por JoãoCarvalho para a ComissãoPolítica e por Zélia Amorimpara a Mesa da Assembleiade Militantes.

oão Carvalho, que desdemuito novo abraçou projec-tos de militância política, foi

dirigente académico (1966/1974),militante antifascista nos Comitésde Luta Anti-colonial (CLAC’s) ena Resistência Popular Anti-Colo-nial (RPAC) tendo em 1974/1974sido preso várias vezes pelo COP-CON e outras estruturas militaresna consequência do seu trabalhopolítico. A partir dos anos 80 émilitante do PSD e membro dosTSD, tendo sido dirigente nas sec-ções do PSD dos Correios e da Te-lecom, assim como em diversoscargos do Núcleo do PSD da Pon-tinha e Secção Concelhia de Odi-velas. Foi Vice-presidente doSindicato das Comunicações dePortugal, membro das Assembleiade Freguesia da Pontinha e, atéao final do anterior mandato, De-putado Municipal exercendo ocargo de Coordenador da Comis-

são de Educação, Cultura, Juven-tude e Desporto da AssembleiaMunicipal de Odivelas. Em conversa com os jornalistasJoão Carvalho defendeu que «Amaneira como o PSD se vem posi-cionando ao longo dos anos na po-lítica em Odivelas não é a maiscorrecta nem a melhor para serviras populações do concelho e não éaquela que os militantes de Odive-las querem que o PSD tenha».

Para o líder da Lista B desde queo município de Odivelas nasceu oPSD tem concorrido às diversaseleições para a Câmara e tem sidoderrotado e é importante analisaros motivos dessas derrotas. «OPSD em Odivelas é um partido depoder e com condições para gover-nar a Câmara». Para João Carva-lho os resultados mostram que os

eleitores consideram que o PSDpode liderar a Câmara e «Um con-junto de militantes tem vindo aapresentar sérias dúvidas em rela-ção aos acordos que o PSD temfeito com o PS. Sendo um partidodo poder não se compreende que oPSD faça sucessivos acordos com oPS para a gestão da Câmara». Noentender do opositor a FernandoFerreira, isso tem levado a que «OPSD tem sido um partido amorfo esubjugado, sem iniciativa própriaporque está amarrado a esses acor-dos que implicam que o PSD tenhade ir atrás do PS no conjunto daactividade do Partido Socialista emOdivelas». João Carvalho defen-deu que essa situação não é boapara a população de Odivelas enão é boa para aquilo que o PSDdeve significar. «O PSD em Odive-las vale muito mais que isto quetem sido ao longo destes 11 anosde concelho». O descontenta-mento de alguns militantes temvindo a crescer e «A gota de águaforam as últimas eleições autár-quicas. Entendemos que o PSD nãoprecisa de se coligar com ninguémporque é um partido de poder, quevale por si só». João Carvalho nãopercebeu porque foi feita a coli-

Henrique [email protected]

João Carvalho quer «Um partidomelhor para um concelho melhor»

gação como não entende queapós as eleições o PSD tenha denovo feito acordo com o PS. «Se osdois anteriores acordos não tinhamsido bons este tem laivos de subal-ternidade vincada em relação ao PS.Como se sabe o PS nem sequer erapara fazer acordo com o PSD, mas oPSD entregou-se ao PS com umacordo “barato” e perante esta si-tuação de subserviência o PS aceitou.A CDU teria exigido outro tipo decoisas que o PSD não exigiu». Perante esta situação aumentou odesejo de provocar a mudança noPSD de Odivelas por parte dosmembros do projecto “Odivelas deVerdade”, referenciou o candidato alíder da Comissão Política de Odi-velas. A mudança, explicou, tem aver com três vectores: «O que sepassa no concelho, aquilo que o PSDfaz e o querer dos militantes do PSDde Odivelas». Segundo João Carva-lho «Os militantes do PSD de Odive-las nunca foram vistos nem achadosnos acordos feitos com o PS». Para ocandidato «Não se compreende queo PSD faça um acordo sem o sub-meter aos militantes em plenário.Temos aliás sérias dúvidas de queesse acordo tenha sido discutido naComissão Política e votada a sua

aceitação». O Projecto “Odivelas deVerdade” acredita que tenham sidodois ou três elementos do PSD adiscutir o acordo com o PS «E te-nham levado o partido para estebeco sem saída em que o PSD se en-contra em relação a esta situação».A situação que se seguiu aoacordo também merece critica dosopositores à actual liderança so-cial-democrata de Odivelas. «Écompletamente inconcebível que oPSD tendo um acordo para a Câ-mara com o PS, não tenha sequerimposto um acordo igual para todasas juntas de freguesia. Quem co-mandou esses acordos nas juntas foio PS. Temos apenas uma participa-ção inócua na freguesia da Pontinhae fizemos na junta de Odivelas, queganhámos, aquilo que o PS não fezcom o PSD em mais nenhuma fre-guesia». João Carvalho acusou oPartido Socialista «De agir a seubelo prazer e usar o PSD paraaquilo que precisava».O Projecto “Odivelas de Verdade”considera esta situação humi-lhante para o PSD e defende asua alteração. É este, segundoJoão Carvalho, o sentido da can-didatura que encabeça. «O nossoobjectivo é mudar completamentea atitude do PSD em Odivelas.Fazer com que o PSD tenha voz ac-tiva em tudo o que se passa no con-celho». O candidato acusou o PSDde não tomar posição em relaçãoa nada, dando como exemplosquestões como a dos SMAS, doDesporto, dos clubes e dos merca-dos de Odivelas e da Pontinha. João Carvalho, nesta conversa quepode ver na integra na NO TV, disseainda que se ganhar a ComissãoPolítica vai levar o acordo com o PSa referendo de todos os militantes eque se essa for a vontade das basesdo partido está disposto a renego-ciar revisões ou mesmo à sua revo-gação completa.

J«Os militantes do PSDde Odivelas nuncaforam vistos nemachados nos acordosfeitos com o PS»

Foto

graf

ia: H

enriq

ue R

ibei

ro

Page 10: Nova Odivelas 351

25 Junho 201010 NovaOdivelasPUB

Page 11: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 11NovaOdivelas

FUTSAL

Seniores dos Silveirenses falam do sucesso desportivo

DESPORTIVAMENTE

omos até ao Pavilhão da Es-cola Secundária de Caneçaspara assistir ao treino da

equipa sénior de futsal dos “Sil-veirenses” campeã de Lisboa evice-campeã nacional da Liga deFutsal da Fundação INATEL.A conquista dos títulos referidosanteriormente representa umfeito inédito no historial do clubeo que por si só merece a atençãode todos os que estão envolvidosno fenómeno desportivo até pelospoucos recursos que o clube con-segue disponibilizar aos seus atle-tas que jogam verdadeiramentepor amor à camisola e pelo prazerem praticar o futsal.Aproveitámos a ocasião parafalar com a Presidente dos “Sil-veirenses”, Susana Santos e como treinador da equipa,Nuno Gaiola.Susana Santos expli-cou-nos que estaaventura começoudevido aos ex-atletas do clube,que andaramdurante trêsmeses a trei-nar aos Sába-dos semgrande objec-

tivos, terem a necessidade decompetir. A participação nos cam-peonatos da Associação de Fute-bol de Lisboa era impossível dadasas insuportáveis despesas para oclube, o que fez com que os “Sil-veirenses” optassem por jogar naLiga da Fundação INATEL. No iní-cio o objectivo era apenas a meraparticipação mas com o desenro-lar da competição a equipa foi-seapercebendo das suas capacidadescomeçando a acreditar que era

possível atingir re-sultados bem maispositivos do queaqueles que ini-

SILVERENSES. As imagens da Final da Liga Inatel na NNOO TTVV

Foto

graf

ias:

Dav

id B

raga

F

cialmente perspectivavam. A vi-tória no campeonato de Lisboae o 2º lugar no Nacional foi oprémio pelo esforço e dedica-ção destes atletas que inclu-sive tiveram de pagar a sua

própria inscrição, assegu-rando também o trans-porte para os jogos,ficando o clube encar-regue de suportar asdespesas da inscri-ção da equipa.Quanto ao futurodos “Silveirenses”

Susana Santos espera que estaequipa continue e se possívelpara lutar pelo titulo de Cam-peã Nacional, mantendo ainda aequipa de Juvenis a competir norespectivo campeonato distritalda AFL.Para final de conversa fica a es-perança de Susana Santosquanto à cedência do terrenopara a futura construção do Pa-vilhão, um sonho ainda porconcretizar.Nuno Gaiola, treinador da equipae que chegou em Janeiro aos

FUTEBOL

Festa do futebol escolas na Pontinhao passado fim-de-semana oClube Atlético e Culturalda Pontinha organizou o II

Torneio Amigos das Escolas, de-nominado Paulo Poejo, que con-tou com a participação de váriasequipas no escalão de Escolas di-vididas pelos anos de nascimentodos atletas (1999, 2000 e 2001).Com a presença de muito pú-blico nas bancadas, assistiu-se abons jogos sempre disputadoscom a alegria própria de quemquer jogar à bola e acima detudo divertir-se.A organização do Torneio esteveem bom plano, como demons-tram os elogios que as equipasparticipantes fizeram da referidacompetição.Deixamos aqui os resultados detodos os jogos.

SÁBADO

Escalão 1999Malveira 2 X Lourinhanense 1

CAC 5 X Malveira 0Amiense 0 X CAC 3Lourinhanense 3 X Amiense 1 Tires 0 X Estrela Amadora 1Amadora 4 X Tires 2Cacém 0 X Amadora 4

Foto

graf

ias:

Isab

el P

inhe

iro

N

Estrela Amadora 2 X Cacém 3Amadora 2 X Estrela Amadora 4

Escalão 2000Barreirense 1 X Tenente Valdez 3Castanheira 0 X Barreirense 2

ADEO 0 X Castanheira 4Tenente Valdez 0 X ADEO 4Alta de Lisboa 0 X Odivelas 3Casa Pia 1 X Alta de Lisboa 1CAC 3 X Casa Pia 0Odivelas 1 X CAC 0

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

“Silveirenses” não tinha comometas traçadas estas conquistas,mas com o trabalho de todos osresultados apareceram vincandoum sucesso mais que merecido.Para Nuno Gaiola o campeonatoda Liga INATEL em nada ficaatrás dos campeonatos organiza-dos pela Associação de Futebolde Lisboa, dado que são muitocompetitivos, lamentando ape-nas alguma “facilidades” que osárbitros concedem aos atletasnão cumprindo à risca as regrasda modalidade.Ficam ainda os nomes doscampeões:Isidro CarvalhoBruno SantosBruno MartinsPaulo SousaPedro Silva (sub-capitão)Filipe EstevesFernando RodriguesSérgio BandeirinhaCarlos LuísRicardo DiasFeliciano Vera (capitão)Treinador: Nuno GaiolaDelegada aos jogos: SusanaSantos. DB

Casa Pia 1 X Odivelas 5

Escalão 2001Caldas 2 X Real 1F. Benfica 2 X Caldas 2Estoril 4 X F. Benfica 1Real 1 X Estoril 7Fontainhas 1 X Malveira 0C A C 5 X Fontainhas 1Sacavenense 0 X CAC 3Malveira 2 X Sacavenense 0CAC 2 X Malveira 0

DOMINGO – Finais

Escalão 2001Cultural 2 X Caldas 1

Escalão 2000Encarnação Olivais 2 X OdivelasF.C. 2 (4-5 gp)

Escalão 1999Cultural 3 X Estrela Amadora 1

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Page 12: Nova Odivelas 351

25 Junho 201012 NovaOdivelas

PUBLIRREPORTAGEM.A sua empresa no Nova Odivelas.Informe-se. Telemóvel: 966 569 857

GOALBALL

CAC campeão Nacional

DESPORTIVAMENTE

equipa de Goalball doClube Atlético e Culturalda Pontinha sagrou-se

Campeã Nacional da Modalidadena última jornada do campeonatoque decorreu nos dias 19 e 20 deJunho no Pavilhão Municipal Su-sana Barroso, no Casal do Rato,freguesia da Pontinha. Com este feito, o CAC destronou ocampeão em título, Grupo Des-portivo do Alcoitão. Esta jornada do Campeonato Na-cional de Goalball contou com oapoio da Câmara Municipal deOdivelas nos alojamentos, refei-ções, pavilhão e troféus. Os resultados do CAC nesta jor-nada foram os seguintes:1º Jogo: CAC 9 X F. C. Ranhados(Viseu) 82º Jogo: CAC 11 X Académico F.C.(Porto) 5 3º Jogo: CAC 6 X G. D. Alcoitão 1Classificação geral final:1º Clube Atlético e Cultural2º Grupo Desportivo de Alcoitão3º Académico Futebol ClubeA cerimonia de entrega dos tro-féus contou com a presença da

presidente da Câmara de Odive-las, Susana Amador, do vereadordo Desporto, Hugo Martins e do Tesoureiro da ANDDVIS, enti-dade organizadora do campeo-nato nacional.Ao vencer os seus adversários di-rectos na conquista do título, aequipa do CAC sagrou-se Campeãterminando o campeonato notopo da tabela, com 24 pontos e a4 pontos de distância do 2º classi-ficado, o Alcoitão. O Académico

ficou na terceira posição e o Ra-nhados fechou o campeonato naquarta posição.Segundo o seu site a equipa deGoalball do CAC «Foi fundada em2009, pela mão de José EduardoBalola e Márcia Ferreira. Uma dasprincipais características da for-mação é a aposta na juventude,para além de ter como grandes ob-jectivos a luta pela vitória no Cam-peonato Nacional e Taça dePortugal». HR

A

Foto

graf

ia: I

sabe

l Pin

heiro

BASQUETEBOL

Torneio de Aniversário do OBCOdivelas Basket Clube, vaicomemorar nos dias 26 e27 de Junho o seu pri-

meiro aniversário com um con-junto de iniciativas que integramo 1º Torneio de Minibasquete or-ganizado pelo clube.O programa é o seguinte:Sábado às 09h00 tem início o Tor-neio com a cerimónia de entregade troféus, pela Junta de Odive-las, marcada para as 12h45.Às 13h00 haverá Almoço paraatletas, às 15h00 Workshop de Ar-bitragem, às 15h45 jogo Pais VsPais e às 16h30 diversos concur-sos com a participação de atletase treinadores.Às 19h00 haverá petisco e às19h30 intervenção do presidentedo clube. Às 20h15 terá lugar a actuaçãode um grupo musical e às 20h45desfile dos atletas. Às 21h15será feito o corte do bolo de ani-versário e a partir das 21h30terão lugar actuações de gruposmusicais.No Domingo às 10h00 terão lugarjogos entre todos os atletas dosvários escalões do clube, às 13h00

há almoço, às 15h00 jogo “SuperStars, com a equipa técnica a de-frontar as seniores, às 16h15

serão as finais dos concursos e às18h30 a entrega dos troféus e me-dalhas pela CMO.

O

BADMINGTON

ARCIP fez boa figurano Alentejo

Associação Recreativa eCultural Indo Portuguesa(ARCIP) participou com 14

atletas no IV - Torneio Luso Espanholde Badminton que teve lugar, nosdias 19 e 20 de Junho, em Évora. A prestação dos atletas do con-celho foi boa e foram consegui-das as seguintes classificações:Sub-11: 2º Lugar, Pares Homens.Hugo Jorge (ARCIP) e Rui Tre-moceiro (CAD).Sub-15: 1º Lugar, Singulares Se-

nhoras. Rita Dias. Sub-15: 2º Lugar, Singulares Se-nhoras. Inês Correia. Sub-15: 1º Lugar, Pares Senho-ras. Inês Correia (ARCIP) e Bea-triz Ferreira (MVD)Sub-15: 2º Lugar, Pares Mistos.João Alves e Rita Dias. O Torneio for organizado peloClube de Badmington de Évora ea equipa da ARCIP deslocou-seem autocarro cedido pela Câmarade Odivelas.

A

KARATÉ

Encerramento doAno lectivo do CKSO

Centro de Karate-Do Sho-tokan de Odivelas (CKSO)realizou no Domingo a

sua festa de encerramento do AnoLectivo que decorreu no Pavilhãoda Escola Secundária da Ramada.Este evento anual do CKSO servepara mostrar o trabalho desenvol-

O vido ao longo do ano pelos cerca de600 alunos deste centro e entregaros Diplomas de Aproveitamento. Este ano foi ainda homenageadoTiago Silva, atleta do CKSO queconquistou o 5º lugar nos JogosParalímpicos de Taipé na classe desurdolímpicos.

Foto

graf

ia: I

sabe

l Pin

heiro

Sarau Gímnico do GCOGinásio Clube de Odivelaspromove esta Sexta-feiraum Sarau Gímnico de En-

cerramento do Ano Lectivo que teráinício às 20h00 no Pavilhão Munici-pal de Odivelas e que apresentaráas várias modalidades do clube econtará com a presença de convida-dos, como o Grupo Desportivo de

Lousa, o Externato “O Pintainho”, aCasa do Povo do Concelho do Ca-daval, e os GimnoFrielas.Pelo GCO actuarão: Ginástica In-fantil “Os Travessos” 3 anos, Inicia-ção à Ginástica “Missão Impossível”6, 7 e 8 anos, Mini Trampolim,Duplo Mini Trampolim e Trampo-lins de Competição.

O

GINÁSTICA

www.novaodivelas.pt > O seu jornal na Internet

Page 13: Nova Odivelas 351

25 Junho 2010 13NovaOdivelasPUB

Page 14: Nova Odivelas 351

25 Junho 201014 NovaOdivelas

1. Qual foi o último livro que leu?“Gerindo para o Futuro” de Peter Drucker. 2. Qual é a sua viagem de sonho?Gostaria de viajar durante um ano e conhecer lugares e culturas mile-nares.3. Que personalidade mais admira?A personalidade contemporânea é sem dúvida Sá Carneiro e da Histó-ria Portuguesa o Infante D. Henrique.4. Qual foi o filme que mais o marcou?“O Clube dos Poetas Mortos”.5. A que prato de comida não resiste?Na realidade apenas não gosto mesmo de azeitonas, mas não resistoa um prato de polvo.6. Prefere praia ou campo?Os meus pais deram-me a oportunidade de passar férias desde muitopequeno na praia de São Martinho do Porto e numa quinta situada aliperto. Por isso prefiro escolher onde estiverem a minha família e osmeus amigos.7. Bebida?Vinho do Porto.8. Qual é o seu clube desportivo?O Glorioso Sport Lisboa e Benfica.9. Não dispensa a companhia de…Quem amo.10. O que o faz feliz?Ter a família e os amigos perto de mim.11. De que tem medo?De os perder a todos.12. Orgulha-se de…Neste momento orgulho-me de ser Presidente do Rotary Clube de Odive-las e ter sido eleito por homens e mulheres livres do meu Clube.13. Qual é a sua maior ambição?Conseguir responder a todos os desafios que aceito e ter um papel ac-tivo no desenvolvimento da comunidade de Odivelas, terra onde nascie onde vivo.14. E o maior sonho?Para este ano sonho em conseguir congregar no Rotary Club de Odive-las os muitos profissionais do nosso concelho que «Dão de si antes depensar em si». 15. Um lugar para descansar…São Martinho do Porto.16. Onde se sente melhor?A aprender.17. Se não fosse Dirigente da Administração Pública o que seria?Estaria a trabalhar nas empresas da minha família.18. Não vive sem…Ver o mar. 19. Quem gostaria de conhecer?Os meus dois avôs com quem não tive oportunidade de aprender.20. Por último, um desejo…Desejo que nestes momentos difíceis todos tenhamos a coragem detomar as decisões certas mesmo que impopulares e que tenhamos aimaginação e o engenho de construir um futuro mais próspero e feliz.

Odivelas Life

João Pedro Salvador da Conceição Silva nascido a 8 de Marçode 1973 e Odivelas é solteiro e vive na Ramada com a suacompanheira de sempre Helena. Começou a trabalhar muitojovem nas empresas da família. É licenciado em Gestão e Mes-tre em Economia Internacional, e tem um Curso de Alta Direc-ção em Administração Pública.Funcionário da Câmara Municipal de Odivelas desde 2001,passou pelo então Departamento Municipal de Habitação en-quanto técnico de gestão e ajudou a criar a Divisão de Licen-ciamentos que chefiou desde o seu inicio. Pelo seu trabalhorecebeu um louvor público da Presidente da Câmara Munici-pal de Odivelas. Em Maio de 2009 foi recrutado para a EscolaSuperior de Tecnologia da Saúde de Lisboa como Secretário(Director de Serviços).Filiado no Partido Social Democrata foi, nas últimas eleiçõesautárquicas, candidato a Presidente da Junta de Freguesia daRamada pela Coligação “Em Odivelas Primeiro as Pessoas”, li-derada por Hernâni Carvalho.É membro do Rotary Club de Odivelas de que assumiu a pre-sidência do Club para o ano rotário 2010-2011.É também formador, foi professor de Salsa e tem uma máximana vida de «Temos dois ouvidos e uma boca para ouvir odobro do que falamos».

João Pedro Silva

PUB

Page 15: Nova Odivelas 351

inalmente o Jardim da Música começa a ter alguma da dita. Esta se-mana foi inaugurado o Quiosque de Leitura da Biblioteca MunicipalD. Dinis e numa das prateleiras estava uma aparelhagem de HI-FI.

Logo alguém disse que «Olha, Olha o jardim afinal até já tem música». Tevepiada, acho eu. Mas segundo O Zé Maria assessor independente disseQuarta-feira no Informalidades que a doutora presidenta deu um lamiré emreunião de Câmara de que aquele espaço se iria chamar Praça do Municí-pio. Gosto do nome e como agora toda a gente faz propostas por causada contenção cá a Ricardina até propõe o seguinte: Que ao espaço sechame Praça de Odivelas, que se aproveite o Lago como viveiro de trutasou salmões, que se coloquem umas bancas de frutas e verduras ao pé dosbanquinhos descobertos. Ficávamos com um mercado grande e semprehaveria algum proveito para a coisa pública.Continuando a falar do Quiosque. Adorei a ideia. Já me estou a ver a ler“A Viagem do Elefante” de José Saramago, em biquini e deitada na relvapor aparar e com muitas zonas mortas do jardim. Sim já sei que a situa-ção de mortandade relvicola tem a ver com erros de construção do jardimmas agora que o espaço passou para a alçada do ambiental vereador Bo-dião a coisa vai mudar de figura. Aliás segundo me contaram ainda nainauguração o senhor detectou alguns cadáveres relvicolas e de telemóvel empunho tentou logo resolver a coisa. Já me desviei outra vez do Quiosque.Sou mesmo despistada. Bom então é assim o Quiosque vai ter trezentostítulos mas ninguém gostou do nome sugerido e que foi «Quiosque dos 300».Porque será. Cá a Ricardina até achou o nome original. Mas se não gos-tam eu digo outro: «Quiosque das Oportunidades». Encaixa-se bem no espí-rito da coisa e até vai dar oportunidade aos que se esquecerem do livro emcasa de ler qualquer coisita. Mas têm de ler depressa. Porquê? A Ricar-dina explica. Segundo fontes geralmente bem informadas aquele é umserviço de leitura causal. Vejam bem que eu nem sabia que essa leitura exis-tia. Estou mesmo ultrapassadita. Portantos os candidatos a leitores podemlevantar o livro às 09h30 mas têm de entregar até às 12h30. É capaz de darpara ler um capítulo. Depois podem levantar a seguir ao almoço e entre-gar até às 17h30. Pois é… Não é muito tempo para ler, pois não? Se fosseeu a mandar colocava no quiosque apenas livros de leitura rápida, comoos da Anita na Terra das Oportunidades, a Mafalda, o Garfield, o Tintime outros assim. Mas eu cá não mando nada portantos vão continuar por láos “grandes” livros que a malta não vai ter tempo de ler. Mas, por outro ladoa estratégia até pode ser boa e obrigar o leitor a voltar dias e dias. Assimse dará vida ao jardim. Bem pensado…

É pronto… Vou fechar o Quiosque que já são 17h30. Voltem na Sexta sequiserem ler mais.Fiquem bem que eu fico também.

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1525 Junho 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

iquei pra morrer com os últimos episódios do folhetim PSD Odivelas.E eu, que apesar de não perceber nada de política até achava que ha-veria coisas que nunca mais iriam acontecer, sou confrontada com o

anúncio do grande FF que volta a ser candidato a liderança laranja emOdivelas. Sim senhor, o homem não desiste e apesar de tudo o que se temdito ainda encontrou vontade para esta recandidatura. Disse e afirmou apés juntos que é uma candidatura de consenso da actual equipa que liderao partido em Odivelas e até dos autarcas laranjinhas. Acredito que seja,quem sou eu para duvidar. Mas a cara do doutor vereador Bodião na fo-tografia da conferência leva-me a crer que por ali há coisa… Aliás algu-mas indirectas acerca do consulado Bodião podem revelar a existência dealguma crispação mas como «Quem está no convento é que sabe o que lá vai den-tro», vou esperar sentada pelos resultados da coisa. Eu não sou de intrigas e juro-vos que tento a cada instante não ser má-língua. Mas o senhor disse que o foram buscar pela sua experiência paratornar o PSD Odivelas ganhador em 2013. Esperem lá, mas quem foi can-didato em 2001 e 2005? Quem era líder na altura? Pronto já me baralha-ram outra vez. A política e eu definitivamente não ligamos. Tenho deconfessar, não percebo mesmo nada disto. Como em actos eleitorais anteriores também a 30 de Junho vão aparecerduas listas, pelo menos. Nunca se sabe se à última hora não aparece ne-nhuma lista surpresa. A propósito onde andará o TSD que disputou a li-derança há dois anos? Tanto quando a Ricardina pode apurar estiverammesmo para aparecer 3 listas, sendo a outra liderada por alguém comdestaque na vida laranjalocal, e de desde Quarta-feira tem mais um aninho(se tivesse o seu telefonetinha-lhe dado os parabénsrica, porque apesar de nãoa conhecer pessoalmente,gosto de si). Mas pareceque no sentido da união de-cidiu recuar e integra a listade FF no honroso lugar device-presidente. João Carvalho tambémfalou aos jornalistas e disseque Susana Amador subju-gou o completamente oPSD de Odivelas. Belo temapara o livro da Anita destasemana. Não acham?

Realmente!

F

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

“O Comércio da nossa cidade e doconcelho está na ordem do dia.A actualização das taxas, princi-palmente as aplicadas às espla-nadas e os novos critérios demedição do espaço para a aplica-ção do referido imposto, abriramuma discussão que acaba por serbastante mais ampla.Questiona-se a nova prática daJunta de Freguesia de Odivelasna forma de calcular a área deimplantação das esplanadas,mesmo o facto de agora se pagaro mesmo valor que os balcões dafruta nos exteriores das frutariasou minimercados. Ao debate surge também umagrande interrogação: O que tem feito a Câmara e a As-sociação de Comerciantes de Lou-res e Odivelas na defesa eestimulo do comércio local?A questão relacionada com o crité-rio do calculo para aplicação dastaxas de ocupação do espaço públicopelas esplanadas da restauraçãoestá a dar que falar. A Freguesia deOdivelas entende medir a área glo-bal das esplanadas, deixando cair areferência anterior, metro e meioquadrado por mesa.Com esta base de cálculo percebe-se que algumas áreas das espla-nadas mudam necessariamente.Basta ponderar:Quem são que formação e instru-ções têm os técnicos que fazemestas medições?;Os técnicos que medem o espaçofazem-no com as esplanadasmontadas e arrumadas?Quais são os critérios que distin-guem efectivamente o que é e não éconsiderado espaço de esplanada?Nos espaços medidos contabili-zam ou não corredores de passa-gem pública e de acessibilidadeao próprio estabelecimento?Nas contas entra também o es-paço ocupado por alguns acessó-rios como máquinas de geladosou suportes publicitários dasmarcas amovíveis?De qualquer forma, a avaliarpelas taxas que apareceram aoscomerciantes, percebe-se que asalterações são mesmo efectivas ealgumas diferenças são mesmoelevadas. Resulta que à aplicaçãodos regulamentos à letra, faltabom senso. Porventura não foifeito o trabalho de casa – simplesverificação entre o que anterior-mente se pagava e agora se cobra.Naturalmente que o assunto émais empolgado em virtude dacrise que se atravessa. As espla-nadas já não enchem como anti-gamente e os preços nãoaumentaram de modo a compen-sar a diminuição da procura. O re-sultado é menos positivo oumesmo deficitário. O comércio deporta para a rua vive momento so-brevivência – em muitos casos asreceitas não cobrem as despesas”.

José Maria Pignatelli“A Minha Cidade”, Diário de Odivelas

F

Page 16: Nova Odivelas 351

NovaOdivelas Informação credível e completaPUB