Abdução revista

17
ABDUçÃO Virais da Internet De onde surgem os virais que tomam conta da internet, e quem dominou as paradas nos últimos tempos. Pensando em Ideias Como inspirar-se para que seu trabalho flua com sucesso e sem dores de cabeça durante a criação. Embalagens Tudo que você precisa saber sobre o que está em alta no mundo das embalagens. Steampunk O tempo faz mais sentido para quem não tem imaginação. A TODO VAPOR Barulho Desenhado Aperte o play, saiba que a música é um instrumento fundamental no processo de criação Sistema Coworking Cansado de trabalhar como freelancer em casa? Nós tem0s a solução: empresas de coworking estão dominando o mercado.

description

Revista desenvolvida no primeiro semestre de Produção Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo, e vencedora do Prêmio Destaque em 2011, como melhor trabalho do semestre.

Transcript of Abdução revista

Page 1: Abdução revista

ABDUçÃO

Virais da InternetDe onde surgem os virais que tomam conta da internet, e quem dominou as paradas nos últimos tempos.

Pensando em IdeiasComo inspirar-se para que seu trabalho flua com sucesso e sem dores de cabeça durante a criação.

EmbalagensTudo que você precisa saber sobre o que está em alta no mundo das embalagens.

SteampunkO tempo faz mais sentido para

quem não tem imaginação.A TODO VAPOR

Barulho DesenhadoAperte o play, saiba que a música

é um instrumento fundamental no processo de criação

Sistema CoworkingCansado de trabalhar como

freelancer em casa? Nós tem0s a solução: empresas de coworking

estão dominando o mercado.

Page 2: Abdução revista

Buscando unir interatividade e utilidade à vida do estudante aspirante à designer, surge a revista ABDUÇÃO.

Tudo que há de mais envolvente, para que você possa sair dessa terra e viajar para um espaço paralelo. Ser abduzido é fazer contato com uma nova forma

de vida, sem precisar se mover. Você pode estar sentado à frente do seu computador e ser surpreendido por alguma coisa diferente, algo que te induza

a aprender o que ele quer ensinar, por exemplo.

Ao ser abduzido, você será encaminhado a um mundo de cores e formas nunca vistas antes.

Aqui, tudo foi feito com empenho e pesquisa, para que você possa usar como inspiração para seus trabalhos e ter referenciais atuais que estão à frente no

mercado de criação multimídia.

Esse trabalho foi desenvolvido pela agência Suco de Ideias®, e está em período experimental.

ABDUÇÃO

Edição 1

Editorial

Page 3: Abdução revista

Sumário

Letícia Magalhães_pg 2

Stephane Ceccarelli_pg 5

Jéssyka Karen_pg 9

Marcus Vinicius_pg 26

Joana Medeiros_pg 30

João Vitor_pg 18

SteampunkO tempo faz mais sentido para quem não tem imaginação.A TODO VAPOR

Barulho DesenhadoAperte o play, saiba que a música é um instrumento fundamentalno processo de criação

Sistemas CoworkingCansado de trabalhar como freelancer em casa? Nós temos a solução: empresas de coworking estão dominando o mercado.

20

Pensando em IdeiasComo inspirar-se para que seu trabalho flua com sucesso e sem dores de cabeça durante a criação.

13

Virais da InternetDe onde surgem os virais que tomam conta da internet, e quem dominou as paradas nos últimos tempos.

10

EmbalagensTudo que você precisa saber sobre o que está em alta no mundo das embalagens.

06

23

27A arte diz o indizível; exprime o

inexprimível, traduz o intraduzível.“ “

Page 4: Abdução revista

| Pesando em IdeiasPesando em Ideias |

06 07

Ilustração por Rafael OliveiraArte Final e texto por João Vitor

Para que pensar?

Se em minha volta existe

um mundo de respostas.

Albert Einstein

PENSANDO EM IDEIAS

Você já parou para pensar em um projeto e não conseguia raciocinar ou chegar a nenhuma conclusão? Isso pode ser resolvido quando é criada uma estratégia para o seu projeto. Como fazer isso?

O primeiro passo é criar um ambiente de trabalho adequado, em que se sinta a vontade para raciocinar e possa encarar o trabalho como algo além da obrigação. Isso permitirá que suas tarefas não se tornem rotineiras e cansativas. É uma técnica de estudo muito comum, em que orienta-se aos alunos que, durante esse período, fique num ambiente calmo e estimulante, sem fatores externos que possam interferir.

No caso do trabalho, sugere-se um cômodo reservado. Alguns se dão bem com música ou com outros estímulos, e cabe a cada um determinar o que lhe faz melhor. O silêncio é a técnica mais utilizada, pois permite que a mente se concentre com mais facilidade, já que não há fatores externos que possam interferir. As ideias surgem com mais facilidade e fluem um caminho contínuo, sem pausas.

Page 5: Abdução revista

Pesando em Ideias |

08

Albert Einstein

1 45

6 98

7

23Vá ler a

próxima matéria

Inspiração“eu vejo o futuro repetir o passado,eu vejo um museu de grandes novidades...”

(Cazuza)

No traçar de sua estratégia de trabalho, partimos para o segundo passo: a inspiração. “Nada se cria, tudo se copia”. Nesse caso, não se trata da cópia, mas de se basear em algo ou alguém que explore o que se quer expor em sua criação, e isso será sua referência que aparecerá em todo seu trabalho, mas não necessariamente caracterize o período do artista em que foi baseado.

Paciência, o estudo e a busca por algo a mais, além do prazer em ver o resultado do seu trabalho, são ferramentas essenciais para se chegar ao estado de inspiração faz com que saímos de nós mesmos.

Estar inspirado também pode representar um sentimentalismo. Boas letras de música saem deste estado. Um bom exemplo pode ser “O tempo não pára”, de Cazuza. Quando escreveu essa letra, lembrava da infância vivida durante a ditadura militar, quando o sentimento era de revolta e indignação.

“Eu vejo o futuro repetir o passado” – nesse verso passa, secretamente, que mesmo após a experiência da ditadura, o povo persiste em colocar no poder aqueles que tiveram grande participação na ditadura, fazendo com que o “sistema” se mantivessem nas mãos de porcos, continuando com os mesmo problemas.

O amor é muito mais usado para transmitir sentimentos, normalmente ligados a uma musa inspiradora.

É comum que, no meio da inspiração, haja uma transcendência, que gera uma compulsão necessitando terminar o projeto e ver o resultado final.

Inspiração não se força, nem se empurra; tem que prestar atenção no que acontece a nossa volta, no dia-a-dia. Aos poucos a inspiração chega.

Penso noventa e nove vezes e nada descubro;

deixo de pensar, mergulho em

profundo silêncio

- e eis

que a verdade

se revela.

Page 6: Abdução revista

Barulho DesenhadoSegundo alguns pesquisadores no assunto, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a música, que influencia, em pensamentos, em emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, na CRIÇÃO de algo.

Música em sua totalidade, atua constantemente sobre nós – desde o play, stop, pause, nos controlando nossos sentidos. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem. Todos sabem que no processo criativo são estabelecidos visões de acordo com nossos conhecimentos dialéticos. Uma boa música em sua fase de criação, transforma sons num único elemento determinado por seu conteúdo, da mesma forma, é com a criação de algo, sempre transformamos um ponto de partida, um meio e um fim, para que o resultado seja bom e efetivo é preciso estabelecer relações entre ambos.

A utilização do silencio, tem sim seu papel nesse processo, isso não se pode negar, mas sua porcentagem é mínima em relação ao estimulo que um ruído nos trás no modo de criação.

Durante muito tempo a criatividade estava ligada a um mundo de genialidade, era mais ou menos como um dom obtido por alguns

como os “super dotados”. Essa por muito tempo foi até uma visão meio ultrapassada, que a partir de muitos métodos, de ensino que a MÚSICA faz com o criador.

- Pois esse é o grande “barato” de tudo isso .

A música só será uma ferramenta estimulante a partir do momento em que ela for aceita pelo próprio criador, não se trata de ouvir uma música e esperar que caia uma ideia brilhante do céu, mas sim que devemos entender e deixar fluir.

Assim com a Escola de Frankfurt visionou os meios de comunicação como uma seringa que injetados nos pensamentos do público, que aceitou essa atitude, opiniões sem questionamento, assim deve ser parte de nossas criações que permitimos com as pessoas transcendam a um ponto de partida onde se pode entender e subjulgar uma Arte.

Uma boa parceria da Música com a Criação, foi a grande procura por trabalhos desenvolvidos na área de criação de duas agências de publicidade, a MG Comunicação e a 100% Propaganda, que fez a união da Bossa Nova, movimento musical que revolucionou a música

brasileira que trouxe um estilo simples, inovador, popular, sofisticado e que por isso rapidamente fez sucesso entre todas as camadas sociais com essa linguagem universal, essa parceria no entanto só reafirmou o conceito de que a partir de um ruído pode-se alcançar multidões.

Nenhum ato criativo está dissociado do conhecimento. A ideia criativa geralmente é fruto de constantes observações, curiosidades, perseveranças e capacidade de ver as coisas por ângulos inusitados. Estar de mente aberta e apta a aceitar os possíveis erros já é o primeiro passo. A criatividade não é um botão que acionamos e pronto, criamos. É preciso, antes de qualquer coisa, saber exercitar o cérebro. E isso só se faz possível a partir do momento que o homem se desprende dos costumes habituais. Ou seja, experimentar novas formas de trabalhar, novos caminhos a trilhar, novas músicas a ouvir, novas comidas a conhecer, entre outras mudanças.

No entanto, é óbvio que cada indivíduo responderá a cada processo criativo de forma única e individual e que, ainda deve ser levado em consideração o grau de entrega de cada um, mas a música possibilita a reflexão humana, o encontro com o seu interior. E se criar é extrair as características e a personalidade de si próprio, consideremos então, a música como fundamental para a criatividade. Ou seja, descobrir-se e conhecer os possíveis atalhos do processo criativo vai depender da disponibilidade de entrega de cada profissional.

| barulho desenhadobarulho desenhado |

Nenhum processo criativo pode ser entendido ou estimulado se antes não há um conhecimento de si próprio; nenhum processo está desvinculado dos métodos utilizados por quem o inicia. E é essa percepção que cabe a cada criador. Compreender as infinitas possibilidades que existem em desenvolver a criatividade, mas sempre dando maior ênfase ao processo criativo do que a seu resultado. Um trabalho com a proposta que esteja enraizada na certeza de que é no processo que está a importância do seu produto final. É ele que permitirá uma relação de confronto do indivíduo consigo mesmo. Através do processo o desconstrução e construção de uma obra você descobrirá os melhores caminhos a serem seguidos, as melhores decisões a serem tomadas e as melhores músicas a serem utilizadas. Mas, sem dúvida esse estímulo pode e deve ser iniciado na formação, onde ele estará conhecendo os meios para poder caminhar com suas próprias pernas quando se profissionalizar.

Estar envolvido em um processo de criação não é uma tarefa tão simples quanto possa parecer, requer dedicação, persistência, vontade, e uma visão diferenciada. Sobretudo porque estamos falando de algo novo, ainda que só para quem a crie. Contudo, depender da criatividade para uma sobrevivência profissional a torna mais difícil ainda, porque envolve

compromissos financeiros, prazos a cumprir e projetos a desenvolver. Esses fatores que de alguma forma possam vir a bloquear a criatividade do designer, estarão sempre presentes em sua existência profissional. Portanto, a busca por caminhos alternativos, capazes de aproximá-lo da criação é fundamental, e a música em todo o momento de desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-se bastante promissora e capaz disso.

Quando criamos, moldamos, damos formas as coisas, e de certo modo transmitimos através delas um pouco de nós, seja na vida profissional ou pessoal. Portanto, criar é doar-se de forma natural e espontânea, mas sempre consciente de que essa mudança e busca constante por algo novo, dependerá exclusivamente de quem a coloca em prática.

“A ruptura de um hábito, de uma rotina de pensamento, é, muitas vezes, o princípio de uma criação.”

(ESTRADA, 1992, pg. 61)

Page 7: Abdução revista

| coworkingreportagens |

COWORKING

Cansado de trabalhar em casa? Fazer seus trabalhos de freelancer no seu home office já não tem mais a mesma empolgação de antes?

No meio online e offline, de uma maneira geral, está cada vez mais comum encontrar profissionais que se estabelecem em seus home offices para poder desenvolver seus trabalhos independentes.Nesse ambiente de trabalho é preciso de um item básico para que tudo funcione perfeitamente, organização.Para você que está cansado, com dificuldade de trabalhar em casa ou está precisando de um espaço que não seja a sala da sua casa para poder receber e fazer reuniões com seus clientes, nós lhe oferecemos a solução.Hoje em dia há uma nova tendência para esse público alvo, os chamados coworking, que podem ser simplesmente traduzidos por escritórios coletivos.Para eliminar o “isolamento” que os home offices proporcionam, os coworking significam um trabalho em grupo, mas onde cada pessoa trabalha independentemente da outra, mas conseguem de alguma forma compartilhar valores, gerando um fluxo de troca de ideias e experiências.Os escritórios de coworking se popularizaram tanto que profissionais de diversos segmentos podem ser encontrados usufruindo desses ambientes de trabalho, como, modernos empresários, jovens empreendedores, escritores, fotógrafos, homens e mulheres de negócios.Essas pessoas consideram que não há nada mais justo que ter um local para trabalhar que fuja do normal e que também estimule o compartilhamento de ideias e até mesmo a formação de novas parcerias.Este conceito de escritório tem dado tão certo que algumas empresas já estão o segmentando. Já existem espaços de

coworking especializados para escritores, para atuantes em áreas sociais e até mesmo para o público feminino. Empresas tem em mente que as empresárias sentem falta de encontrar outras empresárias, donas de negócios e poderem aprender coisas juntas, trocar experiências.O ambiente de trabalho dos espaços de coworking , podem ser descritos comumente por grandes salões, com estações de trabalho, salas de reunião, todas as ferramentas necessárias como telefone, fax, scanner, impressora, e internet wireless, tudo para uso compartilhado, tudo em uma decoração criativa, motivante e convidativa, que aguce o senso dos seus usuários, sempre utilizando muitas cores misturadas com tons neutros, áreas com decoração para momentos de relax, e salas de reunião que misturam o informal com o formal.Para ter seu espaço num coworking as empresas do ramo, trabalham basicamente com planos de horas. As estações de trabalho podem ser locadas por algumas horas, por dias ou meses. Elas estão a sua disposição basta munir-se de seu notebook, sua criatividade e locar seu espaço em um dos 400 espaços de coworking que estão divididos nos 6 continentes.Muitas pessoas perceberam que ao aderir algumas horas nesses espaços, realmente quem sai ganhando é o próprio profissional que junto com seu negócio, tem uma maior chance de crescimento.Crescimento esse que está acoplado aos workshops, palestras e encontros profissionais que os escritórios proporcionam periodicamente para todos aqueles que estão no meio, e também para aqueles que não estão, sendo essa uma forma de poder apresentar-lhes esse segmento promissor.

lobo pop artABDUÇÃO: Num processo de criação quais músicas te inspiram ?LOBO: Bom em primeiro lugar faço a avaliação de meu cliente, procuro saber quais são os seus gostos e que tipo de trabalho me será pedido.

AB: Podemos dizer que você cria conforme lhe é pedido ? L: Não, essa avaliação é normal em qualquer processo de criação precisamos entender o que eles querem e fazer o que queremos. Sempre em minhas criações costumo ouvir em minha Playlist musicas conceituais e estimulantes.

ENTREVISTAS12 13

Apesar de apaixonado por São Paulo, Lobo viveu muitos anos fora de sua cidade natal.

A diversidade de situações que o artista foi exposto, aguçou uma de suas características mais marcantes, a versatilidade. Experimentou varias possibilidades de pintura e de materiais. Flertou com a escultura, a decoração e o design de moveis e utensílios.

Adimirador da arte de Burton Morris, Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jackson Pollock, o artista direcionou seu estilo de forma despretensiosa para a pop art.

As formas marcantes e as cores vibrantes de sua pintura são marcas registradas. Hoje Lobo tem mais de 400 telas vendidas no exterior e já enviou trabalhos para diversos países.

“A arte é democrática! Ultrapassa fronteiras seja qual for sua origem é com a musica, cinema, de onde costumo buscar inspiração , que tem o poder de levar mensagens próprias a outros lugares .”

sobre

Page 8: Abdução revista

| coworkingcoworking |

Como exemplo de experiência em Coworking, lhes apresentamos Luana Grandino, Formada em Administração pelo INSPER, abriu recentemente uma empresa com dois amigos, chamada Negócios Urbanos e chegou à uma empresa de coworking por indicação.

ABDUÇÃO: Como ficou sabendo dos escritórios de coworking?LUANA GRANDINO: O meu sócio encontrou, por indicação, quando procurava escritório para alugar quando abrimos a empresa.

AB: O que te fez procurar um coworking para trabalhar?LG: A facilidade burocrática. Não tem contrato de longo prazo. Como acabamos de abrir a empresa não sabemos quantos funcionários teremos nos próximos meses, então fica difícil escolher um escritório de tamanho limitado.

AB: O que mais te agrada no ambiente de trabalho de um coworking?LG: O ambiente é agradável, não há preocupação com limpeza e copa, as pessoas fazem companhia e são bons contatos de negócios.

AB: Qual o maior benefício que você encontrou no coworking?LG: O mais inesperado foi o networking. Os contatos já geraram oportunidades de negócios e não esperávamos por isso. Mas o maior benefício é a falta de preocupação com a infraestrutura e a falta de compromisso de longo prazo.

AB: Quanto ao ambiente de trabalho (infraestrutura) o que mais te agrada?LG: O clima de trabalho, as pessoas. Com relação à infra mais especificamente, também gosto das áreas externas (varanda e lounge) que proporcionam um ambiente para reuniões informais e para relaxar também.

AB: Em relação as outras pessoas que também utilizam o coworking, como é o relacionamento, como é a troca de ideias e experiências?LG: A maioria são pessoas interessantes, com ótimas ideias de negócios, abertas a conversar e conhecer novas empresas, fazer networking e ajudar uns aos outros sempre que possível.

luana grandino grandessalões

estações de

trabalho

internet wireless

salasde reunião

No Brasil, esta nova maneira de trabalhar chegou em 2008, pelas mãos da publicitária Fernanda Nudelman Trugilho, ao fundar a primeira unidade do Pto de Contato, no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

No coworking, profissionais de várias áreas dividem o mesmo espaço de trabalho, com o objetivo comum de troca de idéias e experiências, o que torna a produção individual – ou coletiva – mais inspiradora, criativa e produtiva.O espaço é composto por mesas sem divisórias, para que profissionais de diversas áreas possam trabalhar lado a lado. Além disso, o Pto de Contato oferece toda a infraestrutura necessária para o profissional trabalhar com total conforto: internet wireless, impressora, fax, scanner, ramais telefônicos, salas de reunião e até uma copa, com café fresquinho a todo momento. O aluguel é cobrado por hora utilizada. “O Pto de Contato é um escritório coletivo e colaborativo. As empresas, ou os profissionais liberais, pagam por uma boa infraestrutura para ter mais inspiração e produtividade em seus projetos e, de bônus, fazem diversos contatos, aumentam sua rede de relacionamentos e fortalecem seu networking. O resultado é a possibilidade de encontrar parceiros, clientes e fazer novos amigos, na mesa ao lado”,

Pto de Contato

enfatiza a idealizadora do Pto de Contato, Fernanda Nudelman Trugilho.A procura pelo Pto de Contato é maior entre novos empreendedores e profissionais autônomos, que não possuem um escritório fixo. Pequenas empresas também têm procurado se estabelecer no espaço. “Pessoas que estão em São Paulo, de passagem, a trabalho, também buscam o Pto como base temporária”, conta Fernanda.No final de 2010, o Pto de Contato abriu uma nova unidade, no bairro dos Jardins, também em São Paulo. Entre as duas unidades, agora é possível atender cerca de 8O pessoas simultaneamente.

Pto de Contato

Pto de Contato

Pto de Contato

Pto de Contato

Pto de Contato

Sobre o Pto de ContatoFundado na capital paulista, em 2008, o Pto de Contato

intr0duziu, no Brasil, o conceito de coworking: escritórios coletivos, ocupados por profissionais independentes que

estejam interessados em dividir infraestrutura e idéias. Com duas unidades na cidade de São Paulo – Pinheiros e Jardins

– o espaço possui capacidade para receber 80 pessoas simuntaneamente, entre suas duas unidades.

www.ptodecontato.com.br

14 15

Page 9: Abdução revista

Entramos com as melhores frutas,

voce com as ideias.

Sera que da suco?

ˆ

´ ´

Page 10: Abdução revista

Uma Agência de Comunicação Digital

de alto impacto

A A2ceccarelli é uma agência de comunicação digital que atende seus

projetos de forma personalizada.

Em 2011 invista na melhor forma de divulgação para sua empresa, a Internet.

Sua empresa ainda não tem um website?Não perca essa oportunidade.

Entre em contato e deixe em nossas mãos o sucesso virtual de sua empresa.Saia na frente você também!

www.a2ceccarelli.com.br

Conheça nossos serviços:Websites - Identidade Visual - Soluções Web - Animações - Banners

é a

pra salvar seu

coração não é

tão

nele

cabe

cabe

oque

não

a bandamais bonita

da cidade

oração(léo fressato)

música:

Page 11: Abdução revista

| steampunk

Criado na década de 80 pelo escritor de ficção científica K.W. Jeter, o Steampunk veio para descrever o que seria a “fantasia vitoriana”. Desde então, floresceu não apenas em um subgênero literário, mas também uma subcultura.

Embora originalmente um sinal capcioso ao subgênero cyberpunk, em moda na época, o steampunk assumiu uma forma própria e ainda hoje desperta interesse de muitos em saber o que realmente é.

A principal definição de Steampunk é a Ficção Científica Vitoriana. Steampunk é como as obras de Júlio Verne, H. G. Wells e todas as obras modernas que nelas são inspiradas. É a estética da era vitoriana, juntamente com anacronismos de ficção científica, o transporte das tecnologias e das sensibilidades dos tempos modernos, para o

passado ou retro-futurismo, como às vezes é denominado.

Nesta definição, o “vapor” (steam) refere-se à tecnologia a vapor da Revolução Industrial. O “punk” é simplesmente um termo de Jeter para referenciar ironicamente o gênero cyberpunk, em vez de uma referência ao movimento punk.

Para alguns, porém, enquanto a Ficção Científica Vitoriana define tudo muito bem, o Steampunk não é nada sem o “punk”. Para eles, punks, esse movimento é o aspecto DIY ou faça você mesmo. Apesar da aventura e fantasia retro-futurista, o Neo-vitoriano tem seus encantos, e é importante para o Steampunk ter um bom funcionamento, significativo e subcultural, não caindo na armadilha da nostalgia “cor de rosa”,

“O tempo faz mais sentido para quem não tem imaginação.”

Isaiah Hedgecock

21

Page 12: Abdução revista

EMB

ALA

GEN

S

Tudo que você precisa saber sobre o que está em alta no mundo das embalagens.

para uma idade que nunca foi, estar consciente dos preconceitos e as injustiças inerentes à cultura vitoriana no mundo de hoje.

Outra definição que se alojou na concepção comum de Steampunk, é que ele é simplesmente uma forma de cosplay - quem trata de vestir-se e fabricar aparelhos inúteis. Embora estes possam ser elementos importantes e alguns diriam que esses fazem parte da diversão, é claro das duas definições anteriores que, o que a maioria dos steampunks visa, é muito mais. Para alguns, Steampunk é simplesmente um gênero literário, para uns uma desculpa para vestir-se como os outros, ou ainda fazer coisas legais, além de uma forma de criticar o mundo moderno; pode ser um hobby, enquanto para outros é uma forma de vida. No final, porém, como a maioria das coisas, Steampunk é quase tudo o que uma pessoaquer que seja. Eles podem escolher quais os elementos que eles gostam e deixar o resto.

22

steampunk |

Page 13: Abdução revista

Embalagem, antes designada para proteger e transportar produtos, hoje assume nas prateleiras uma função decisiva e diferenciada. Tornou-se a primeira expressão do produto, agregando valor

e ainda atribuindo um diferencial entre os concorrentes, aumentando ou diminuindo significativamente as vendas.

Conseqüentemente, os profissionais deste nicho tornaram-se indispensáveis e revelaram um novo mercado de trabalho, incorporando ao produto comunicação, prolongando o seu tempo de vida e indicando as preferências do consumidor.

O design de embalagem vem crescendo nos últimos tempos, pela grande importância na hora da escolha do produto e sendo citado como a “chave do sucesso”.

Se pararmos para pensar por que a embalagem é tão importante? A resposta é simples; antes mesmo de consumirmos algo, procuramos pelo que mais nos agrada visualmente, ou seja, aquele que mais gostaríamos de adquirir, mesmo que o produto não seja da melhor qualidade ou até mesmo um preço muito superior ao seu valor real.

Quando olhamos para um produto na prateleira, não paramos para pensar sobre o porquê de sua forma ou cor. Esses detalhes ficam designados para um profissional: o designer de embalagem. Ele é quem fica responsável pela forma, material utilizado, que deverá garantir a integridade do produto, e o principal, sua imagem - que deve sugerir algum benefício direta ou indiretamente ao consumidor e procurar de várias formas que ele o escolha e o compre, ao invés de comprar o do concorrente.

Mas se você acha que para alguém consumir o seu produto, é necessário fazer a embalagem mais brilhante e chocante, se engana: a tendência entre os principais designers é a simplicidade, “menos é sempre mais”, em um meio que há tantos produtos chamativos, o mais simples acaba se destacando.

Um exemplo de designer que vem aplicando esse estilo é o japonês Naoto Fukasawa (Imagem1). Formado na área de design de produto, na Tama Art University, Naoto é conhecido por seus trabalhos simples, mas modernos e chamativos. Sendo seus mais novos projetos caixas de suco (Imagem2), em

“MENOS É SEMPRE MAIS”

conquistar o público alvo não apenas pelo visual, mas também pela textura que faz referência á casca da fruta. Essa ideia foi elaborada para e atiçar a curiosidade do comprador, fazendo com que ele deseje o produto.

O comércio de sapatos e cosméticos também vem trabalhando no mesmo conceito. No nicho de calçados, tem-se como exemplo o tênis para escalada Extra Grip (Imagem3), da marca Reebok. Criado pela empresa McCann Erickson, a ideia é agradar o público trazendo um pequeno detalhe ao abrir a caixa que, além de, possuir em seu visual desenhos de estilo aventureiro (montanhas), o tênis está grudado na tampa. A ideia, é que o consumidor se identifique com a marca e indique para outras pessoas.

A McCann Erickson é famosa por ser uma empresa que abrange todas as áreas de divulgação de um produto, desde planejamento e execução para propaganda até marketing de relacionamento e consultoria de marca.

Já os cosméticos estão apostando no realçar de suas marcas, optando por um formato mais simples sem interagir muito com suas embalagens, como por exemplo, a designer Nikki Allen que criou a embalagem do creme 24 Skin Care (Imagem4). Ao invés de criar uma capa com algo feminino, florido e colorido, apenas colocou em realce a marca 24, que acabou se tornando a alma do produto e, padrão para os novos lançamentos de cremes.

Como mostrado, o conceito, simplicidade do design da embalagem está no auge e vem sendo lecionado nas principais universidades fazendo com que o aluno seja bem preparado para o mercado de trabalho, preocupando-se com a sustentabilidade e buscando abordar o tema com simplicidade.

“A ideia, é que o consumidor se identifique com a marca e indique

para outras pessoas”

Porém, se tratando de simplicidade, pode-se concluir que em um dado momento as ideias irão se esgotar. Pensando assim, começam a aparecer sites em que as pessoas podem tirar ou se basear em algumas criações. Por exemplo, o site Abduzeedo, no qual se pode procurar por inspirações, referências visuais, tutoriais e qualquer tipo de ajuda que for necessária.

Quando se trata de inspiração, o site tem logo como entrada imagens consideradas “Inspirações Diárias”. São imagens que influenciam criações ou podem ser úteis para outros designers. No entanto se a “inspiração” precisar ser mais direcionada para embalagens, os sites: Brain Box - Tendências (categoria design de embalagens) e Awesome Packaging são ótimas referências, por mostrarem embalagens distintas e marcantes. Na última, é identificado o designer que a projetou.

A quantidade e a variedade dos progressos obtidos pelos profissionais que praticam o design de embalagem, são muito grandes e significativas, sendo difícil enumerá-las neste artigo. Porém, estes fatores fizeram com que a embalagem alcançasse um lugar de status no mercado atual.

24 25

| embalagensembalagens |

01

02

03

04

Page 14: Abdução revista

CAIU NA REDE MAS NAO E PEIXE˜ ´

Page 15: Abdução revista

Esse mundo paralelo, a internet, que teve começo mas não tem fim, é hoje um dos principais meios de comunicação, e sabendo fazer uso dessa ferramenta, não há como ficar desatualizado ou passar despercebido. Tem espaço para todo mundo e é garantia de sucesso aos melhores.

Se você tem um perfil no Facebook, com certeza conheceu a Banda Mais Bonita da Cidade. Um vídeo que foi postado por um amigo da banda, pouco antes de almoço, e quando voltou ficou assustado com a repercussão. Uma hora, exatamente, foi o tempo necessário para que milhares de pessoas tiverem assistido ao clipe, curtido e compartilhado com sua rede. Sem marketing, sem nada. Bastou que alguns amigos gostassem, e pronto: sucesso garantido. Basta agora saber dar continuidade ao trabalho, pois o público é exigente. Exige novidade, surpresa.

E é nesse ritmo que as coisas acontecem pela realidade virtual: ao piscar dos olhos.E tem novidade para todos os gostos; vão do humor ácido ao sentimentalismo, como no caso d’A Banda Mais Bonita da Cidade, que também ficou conhecida por ser um dos primeiros virais lançados pelo Facebook e não pelo Twitter.

A música Oração foi tão comentada e divulgada, que se tornou o hit de maior sucesso d’A Banda e ganhou várias versões de paródia, entre elas uma estrelada e dirigida por Rafinha Bastos (apresentador do CQC), acompanhado por famosos blogueiros, como Mauricio CID (nãosalvo.com.br/vc) e Rodrigo Fernandes (jacarebanguela.com.br).

Aliás, são eles, celebridades da “blogosfera”, os responsáveis pela circulação de inúmeros virais lançados. Com milhares de acessos diários, o público se mostra curioso e crítico. Os blogs lançam as novidades, que variam de vídeos de anônimos às tirinhas, e fica nas mãos dos leitores se a novidade vai “vingar” ou não.

Precisamos lembrar que tem muita coisa boa na internet, mas há a necessidade de se fazer um filtro no conteúdo. Os blogs costumam “kibar” (expressão usada para posts copiados) seus conteúdos, o que torna o roteiro repetitivo algumas vezes.

Mas com nem só de humor vive o público virtual. Devemos ressaltar a utilidade dessa ferramenta para quem deseja se manter atualizado e bem informado. A morte do Osama Bin Laden foi divulgada nos Estados Unidos, e quem estava no Twitter soube da notícia na hora e ajudou esse evento a alcançar o primeiro lugar dos Trending Topics antes mesmo da Globo divulgar, em rede nacional, o acontecido.

Redes sociais são boas para manter contato e ficar antenado às novidades, mas tome cuidado com os rastros deixados.

Algumas empresas já buscam nos perfis informações sobre os candidatos às vagas em aberto. Muitas vezes algumas coisas podem ter valor negativo, como brincadeiras preconceituosas, comentários maldosos ao seu chefe, fotos indiscretas etc. Apesar do perfil ser algo pessoal, e normalmente é desligado do lado profissional, um funcionário indiscreto pode acabar divulgando informações sigilosas, ou vender uma imagem da empresa diferente daquela que é apresentada aos clientes.

Por isso, cuidado com seus contatos e com suas informações. Saiba criar listas e direcionar as postagens às pessoas certas, além de não divulgar tudo que lhe acontece.

===============================================

TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

A brincadeira é a seguinte: na tabela ao lado encontramos diversos virais que surgiram na internet nos últimos anos.

Quantos você reconhece? Marque e confira o resultado na próxima edição!

Para mais novidades e testes, acesse nosso site e assine nossos feeds no link em cima da página, ou nos siga nas

redes sociais que estão “bombando” pela internet!

Ta bomBando´

Page 16: Abdução revista

IRREVERÊNCIAIRREVERÊNCIAPara driblar a

e a falta

diária.

Para driblar a

e a falta

diária.de alegriade alegria

monotoniamonotonia

loja.orangecow.com.br

Page 17: Abdução revista

ABDUÇÃO