Academico05

8
08 O Acadêmico FLASH Gincana da Disciplina Estágio I mo- vimenta curso de Administração da Metropolitana. No dia 15 de agosto, a FASB recebeu pela primeira vez a visita de Maria da Glória Bergamo, mãe dos mantenedores da faculdade e residente no sul do País. Na foto estão tambémTadeu Bergamo, Dire- tor Administrativo, e Roberto Marden Lucena, Di- retor Acadêmico. Stand do curso de Agro- nomia da FASB na Expoagro 2005, ocorri- da em julho deste ano em Barreiras. O tema principal foi “Sistemas Agroflorestais”, tema que serviu de base para matéria jornalística da TV Oeste, emissora local filiada à Rede Globo. Turma de Pós-Gradua- ção em Gestão Públi- ca da FASB, que iniciou as aulas em agosto deste ano. Primeira turma de formandos do Curso de Administração da Metropolitana. Primeira turma de formandos do Curso de Turismo da Metropolitana. Pedro Bergamo (segun- do a esq.) em visita na Metropolitana.

description

Primeira turma de formandos do Curso de Administração da Metropolitana. Gincana da Disciplina Estágio I mo- vimenta curso de Administração da Metropolitana. No dia 15 de agosto, a FASB recebeu pela primeira vez a visita de Maria da Glória Bergamo, mãe dos mantenedores da faculdade e residente no sul do País. Na foto estão tambémTadeu Bergamo, Dire- tor Administrativo, e Roberto Marden Lucena, Di- retor Acadêmico. Primeira turma de formandos do Curso de Turismo da Metropolitana.

Transcript of Academico05

08 O Acadêmico

FLASH

Gincana da Disciplina Estágio I mo-vimenta curso de Administração daMetropolitana.

No dia 15 de agosto, a FASB recebeu pela primeiravez a visita de Maria da Glória Bergamo, mãe dosmantenedores da faculdade e residente no sul doPaís. Na foto estão tambémTadeu Bergamo, Dire-tor Administrativo, e Roberto Marden Lucena, Di-retor Acadêmico.

Stand do curso de Agro-nomia da FASB naExpoagro 2005, ocorri-da em julho deste anoem Barreiras. O temaprincipal foi “SistemasAgroflorestais”, temaque serviu de base paramatéria jornalística daTV Oeste, emissora localfiliada à Rede Globo.

Turma de Pós-Gradua-ção em Gestão Públi-ca da FASB, que iniciouas aulas em agostodeste ano.

Primeira turma de formandos doCurso de Administração daMetropolitana.

Primeira turma deformandos doCurso de Turismoda Metropolitana.

Pedro Bergamo (segun-do a esq.) em visita naMetropolitana.

Ano 01 - Edição 05 Outubro/ 2005

aula inaugural da Faculdade SãoFrancisco de Juazeiro (FASJ), nodia 26 de setembro, foi o marco da

construção de uma nova história, atravésda prestação de serviços de ensino, pes-quisa e extensão pautados na responsa-bilidade, competência, ética e respeito aosmunicípios localizados no Vale do São Fran-cisco, especialmente Juazeiro e Petrolina.

A presença de aproximadamente 200pessoas foi uma grande demonstração deque já conseguiu-se mobilizar o interessepela proposta da instituição. A palestra reali-zada pelo professor doutor Pedro Bergamoteve como título “Qualificação da EducaçãoUniversitária: ultrapassando a (propriedade

da) falta de solução como solução” agra-dou aos alunos e todos os convidados.

Durante o cerimonial, nas apresen-tações dos discursos, a mantenedora e adireção acadêmica da FASJ enfatizaramaspectos relacionados à estrutura atuale vindoura, além de destacar a importân-cia do momento quando são iniciadas asatividades da primeira instituição de en-sino superior presencial privada da his-tória de Juazeiro (BA).

O diretor acadêmico, Antonio Mar-cos Vivan, aproveitou para repassar um

recado aos alunos: “lembrem que é precisoter muita coragem, força, boa vontade, ini-ciativa e disposição para se tornar um ven-cedor e é isso que queremos de vocês. Poisfazer um curso superior é um projeto devida, exige renúncias e muito empenho”.

Já no dia seguinte, após a aula inau-gural, foram realizados nas dependênciasda FASJ minicursos vinculados ao 1º

Simpósio de Engenharia de Produção daUniversidade Federal do Vale do São Fran-cisco (UNIVASF). Como primeira ação deparceria, a organização do Simpósio cedeu30 vagas para os alunos da FASJ participa-rem das atividades gratuitamente.

FASJ Inicia História noVale do São Francisco

Antonio Marcos Vivan, diretor acadêmico

Professor Tadeu Sergio Bergamo

Doutor Pedro Bergamo

Expe

dien

te

O ACADÊMICO é o informativo mensalintegrado da Faculdade Metropolitana daGrande Recife e das Faculdades São Fran-cisco de Barreiras-FASB e São Franciscode Juazeiro - FASJ.

Todo artigo assinado é de inteira responsabilida-de do autor e não representa necessariamente opensamento destas IES’s.

Jornalistas Responsáveis: Regina Cam-pos -MTB 23.365 e Roberto MardenLucena -DRT/PB 2810.Textos: Monique Vasconcelos, ReginaCampos e Roberto Marden

02

Revisão: Regina Campos e Roberto MardenCoordenação Geral: Monique Vasconcelose Regina Campos

Diagramação: Gerson Witte (49) 3567 2361Tiragem: 3.600 exemplares

Contatos:Núcleo de Marketing Institucional –FASB (77) 3613 8839/[email protected]

Metropolitana (81) 3361 0620 /[email protected]

FASJ (74)3611-7672 /[email protected]

O Acadêmico

Editorial

empre que idealiza-se aconcretização de um projeto,seja ele pessoal ou de caráter

coletivo, tem-se a sensação de es-tar construindo algo novo. As pes-soas tornam-se altamente produti-vas, capazes, eficientes e eficazes.Dessa forma, esses sentimentos éque fazem ocorrer a movimentaçãono sentido de buscar todos os re-cursos necessários para tornar rea-lidade aquilo que até então pareciaapenas um sonho.

A reali-zação do 1º

Vestibular eo início dasa t i v idadesacadêmicasda FASJ per-mite coroarcom sucesso a concretização dessesonho, havendo a necessidade en-tão de celebrar junto com funcioná-rios, professores, alunos, institui-ções co-irmãs e sociedade.

Considerando a estruturaçãoacadêmica, o elemento diferenciadorda FASJ está na composição do qua-dro de funcionários que conta com70% de profissionais com nível su-perior e no quadro docente que estáconstituído por 60% de professo-res mestres e 40% de especialistas.Além disso, 85% possuem experi-ência no ensino superior, o que dá agarantia da utilização de uma didá-tica adequada e capacitação com-provada. Outro fator refere-se aimplementação dos primeiros pro-jetos de extensão já em 2005.

A FASJ é o resultado de umgrande projeto educacional, queteve início em 1999, com a FASB, eainda prevê outros investimentoseducacionais no Nordeste, pauta-dos sempre pela seriedade e quali-dade no ensino superior.

Outubro12 - Feriado N. Sra Aparecida22 - Reunião do Conselho Administra-tivo Superior

Novembro— 2ª Avaliação em data definida pelosDocentes21 a 25 - Divulgação de resultados da2ª avaliação25 - Entrega dos resultados da 2ª ava-liação na Secretaria25 - Último prazo para requerimento deprovas supletivas da 2ª avaliação28 a 30 - Provas Supletivas de 1ª e 2ªavaliação

CalendárioMetropolitana

CalendárioFASB

Outubro1 a 10 - Último prazo paradigitalização da 1ª nota/fre-qüência do Portal do Professor1 - Sábado letivo - horário de4ª feira8 - Sábado letivo - horário de5ª feira12 - Dia de N. Sra. Aparecida15 - Dia do Professor20 - Reunião do ConselhoAdministrativo Superior - CAS27 e 28 - III Mostra de Cursosda FASB

Comemoração ao Dia do Psicólogo

ia 27 de agosto é dia do Psicólo-go. Para comemorar a data, estu-dantes e profissionais de Psicolo-

gia participaram de uma programação ide-alizada pela Coordenação de Psicologia da

FASB em conjunto como Conselho Regional dePsicologia 3ª Região –Pólo Barreiras e o Cen-tro Integrado de Saúdee Educação (CISE) nosdias 26 e 27 de agosto.

A programação foiextensa e contou compalestra sobre “Políti-cas Públicas em Saú-de”, conduzida pelasdoutoras CláudiaDuarte, psiquiatra e

pela Aline Dias, psicóloga. Também foi fei-ta a apresentação do Centro de AtençãoPsicossocial – CAPES do município de Bar-reiras e dos trabalhos artesanais feitospelas pessoas atendidas.

07O Acadêmico

FASBacontecer Realiza Visitasrianças assistidas peloFASBAcontecer, projeto soci-al supervisionado e desenvol-

vido por professores e acadêmicasdo curso Normal Superior, participa-ram de duas visitas à horta do cursode Agronomia (área experimental).

As visitas tiveram como objeti-vo levar as crianças esclarecimentossobre como é o processo de cultivoe a importância e cuidados que de-vemos ter para que as plantas se de-senvolvam.

Fiz Turismo e Sou um Sucessoiz Turismo e Sou um Sucesso.Este foi o tema do encontro pro-movido na Metropolitana pelo

Curso de Turismo e pelo NPTUr paracomemorar o dia do Turismólogo, 27de setembro.

Os turismólogos convidadosPriscilla Campos, gerente de Pesquisae Informação da Secretaria de Turismodo Recife; Renatha Meira, empresária daárea de feiras e eventos; e Gilson Azeve-do, gerente de Recepção Turística da Se-cretaria de Turismo do Recife fizeram orelato da carreira profissional, iniciadamuitas vezes em estágios sem remunera-ção, mas com a possibilidade de apren-der e de vivenciar a realidade do setor.

Eles contaram sobre as dificuldadese as alegrias daqueles que se dedicam aum setor profissional que “trabalha paraos outros se divertirem”, comentouRenatha“. Não existe fim de semana, feri-ado ou férias”, alertou Priscilla. “Porém, a

nossa maior alegria e orgulho é perceberno turista ou no participante de um eventoa satisfação deles em ser bem recebido ouestar participando de um evento bem or-ganizado”, declarou Gilson.

Para a aluna Silvana Ferreira Carv, do6º período, os relatos mostraram que oturismólogo de sucesso precisa ter respon-sabilidade, iniciativa e não ter medo de de-safios. “Percebi que o caminho é difícil, masa recompensa vale a pena”.

A noite de comemorações terminoucom um coquetel patrocinado pela empre-sa Frevo.

MinicursoExplora aCriatividade

Ciclo de Minicurso Metro-politana, em sua terceiraedição, está se consoli-

dando como uma excelente opor-tunidade para os acadêmicoscumprirem a exigência das horasdo Programa de Atividades Com-plementares como também desen-volverem atividades criativas.

Foi o que aconteceu nominicurso “Dinâmica de grupocomo instrumento de administra-ção”, com o professor João Anto-nio de Cunha Amaral. Em uma dasoito dinâmicas realizadas os alu-nos tiveram como desafio montarmaquetes de projetos de empre-endimentos públicos ou privados,utilizando materiais como bolinhasde isopor, palitos de sorvete, ba-lões de festas, cartolinas coloridas,massa de modelar, revistas velhas,lápis de cor e giz de cera.

Para o aluno Aleandro Correa,do 2º AGN, na execução das dinâ-micas foi possível associar os con-ceitos apresentados pelo profes-sor, entre eles, personalidade, en-tusiasmo, criatividade e liderança.“Após as várias dinâmicas, o pro-fessor conduzia uma reflexão so-bre estas reações nos membros decada equipe. Foi muito interessan-te. Espero que a Faculdade possaoferecer novamente o curso”.

06 O Acadêmico

SEMPRE ALUNO

onheça as opiniões que esta pro-fissional formado pela FASB temsobre mercado de trabalho e as

impressões que levou da vida acadêmica.Este mês, entrevistamos a publicitá-

ria Siomara Rocha, graduada em Comuni-cação Social com Habilitação em Publici-dade e Propaganda em 2003. Siomara éAssistente de Vendas da TV Oeste, afiliadada Rede Globo com sede em Barreiras.

O que você mais gosta na profissãode Publicitário?

A arte de convencer os clientes daimportância da propaganda para o seunegócio. É muito interessante eenriquecedor o trabalho de apresentaçãoda proposta de publicidade e quando opublicitário consegue fazer com que a idéiaseja aceita. Isto faz com que o empresáriodescubra realmente que publicidade não égasto é investimento. Muitas vezes a em-presa corta a verba de publicidade justa-mente quando ela mais precisa: em umasituação de baixa nas vendas, por exem-plo, pode ser o momento de fazer uma pro-paganda. Este convencimento de que apublicidade é importante, o momento davenda desta idéia é o que mais admiro.

O que você mais gostou no curso depublicidade?

O período de desenvolvimento e apre-sentação do Projeto Experimental, o cha-mado Trabalho de Conclusão de Curso. Foia concretização de uma fase de aprendiza-do porque este trabalho me proporcionouuma visão mais real do mercado, além de

“Esteconvencimento deque a publicidadeé importante, o

momento davenda desta idéia,

é o que maisadmiro”

aprofundar a convivência com os colegas.Por ter sido uma experiência marcante epor acontecer na fase final do curso de Pu-blicidade, pensei: Nossa, como isto vai mefazer falta!

Que ações você costuma tomar parase aprimorar na profissão?

O meu trabalho atual proporciona umaprendizado constante, pois a emissora naqual trabalho disponibiliza periódicos in-ternos, como os cadernos de informaçõescomerciais e tendências do mercado pu-blicitário. Além disso sempre acontecemcursos de capacitação e vídeoconferênciascom profissionais da central da Rede Glo-bo e da Rede Bahia.

Você tem aproveitado o que aprendeuem sala de aula no seu trabalho?

Com certeza. Enquanto Assistente deVendas, muito do meu trabalho está ligadoa saber convencer o cliente em diversoscasos e a preparação acadêmica que tiveme dá segurança para lidar com este tipode situação. Um exemplo interessante équando preciso remanejar uma mídia docliente: o fato de ter que colocar em outroprograma um comercial que o cliente es-colheu para o BATV (porque o programanão tem mais espaço ou outro motivo), porexemplo, requer todo um cuidado, poisneste caso preciso levar em consideraçãoqual o ramo em que o cliente atua, qual seupúblico-alvo e a adequação ao perfil depúblico daquele programa, além é claro daverba que ele investiu. Toda a teoria que

aprendi enquanto acadêmica veio antes domeu ingresso neste trabalho e foi essenci-al para que eu desenvolvesse argumentospalatáveis para o cliente.

Você pretende ou está fazendo algumoutro curso?

Estou fazendo pós-graduação emMarketing Institucional na FASB. Pretendotambém retomar o curso de inglês.

Sua mensagem para quem deseja se-guir esta profissão.

Quero deixar a mensagem de que avisão do Publicitário tem que ser tãoabrangente quanto o curso que fizemos. Otrabalho do publicitário não é feito só emagência, esta é apenas uma das opçõesque temos. Podemos atuar também na áreade consultoria, assessorias de comunica-ção, promoção de eventos, na pesquisa,dentre diversos outros campos. Portanto,não se acomode! Sua iniciativa é essencialpara a conquista do seu espaço.

Para atender essasexigências, as ins-tituições deverãofazer todo esforçonecessário. O quese pretende “pro-duzir” e como issose efetivará serádeterminado ecumprido pormeio do projetopedagógico quedeverá serconstruído se-guindo as Diretri-zes CurricularesNacionais.

Portanto, para que todo esse proces-so tenha êxito, não basta que toda produ-ção e execução do projeto pedagógico se-jam de responsabilidade apenas da DireçãoAcadêmica da Faculdade e coordenação docurso. Tem que haver um envolvimento detoda comunidade acadêmica, sobretudo, alu-nos e professores.

03O Acadêmico

Um Projeto para FormaçãoProfissional de Qualidade

Artigo:

e alguém lhe perguntasse em qualinstituição está o melhor curso deCiências Contábeis, Administração,

Turismo ou outro qualquer, o que você res-ponderia? Qual a sua base para essa res-posta? Provavelmente poucos responde-riam que a melhor instituição seria a quetivesse o melhor projeto pedagógico.

Mas afinal o que é projeto pedagógicode um curso? Para essa resposta imagineum projeto de lançamento de um produtopor uma indústria. A primeira coisa a se iden-tificar é a necessidade do mercado. Depois,entre outros itens, devem-se estabelecertodas as etapas de produção e como esseproduto será elaborado. Como será a maté-ria-prima, a mão-de-obra empregada, asmáquinas, a tecnologia etc. Tudo isso seráfundamental para estabelecer a sua quali-dade. Além disso, não basta ter um produtode boa qualidade se ele não está de acordocom a demanda do mercado.

Em um curso de graduação o produtofinal é o bacharel. Este deve possuir o míni-mo de qualidades exigidas pelo mercado.

Diéliton AntonioLopes de OliveiraMestre emAdministraçãoFinanceira (UFPB) ecoordenador deCiências Contábeisda Metropolitana.

Oportunidades

Doação deCadeiras

o dia 25 de agosto, a FASBfez a doação de cadeiras paraa 1ª Vara Civil da Comarca de

Barreiras. Elas servirão para acomo-dar acadêmicos do 8º e 9º semestresde Direito que estão em fase de está-gio no local.

O professora Roberto MardenLucena, Diretor Acadêmico, a profes-sora Neire Cristina, Sub-Coordenado-ra do Curso de Direito e acadêmicos-estagiários, foram recebidos porJosé Maria Tadeu Motta, Juiz Titularda 1ª Vara Civil. Na oportunidade,Motta ressaltou o importante traba-lho que vem sendo desenvolvidopelos estudantes e que a competên-cia demonstrada fará diferença noexercício dos futuros profissionais enos resultados para a sociedade.

Finalizando a cerimônia foireal izado um coffee break quetambém contou com a presençade serventuários e advogados dacidade.

IPAD – Instituto de Planejamento e Apoioao Desenvolvimento Tecnológico eCientífico - PEFone: (81) 3427.6500e-mail: [email protected]

IEL – Instituto Euvaldo Lodi - PEe-mail: [email protected]

CIEE – Centro de IntegraçãoEmpresa Escola dePernambuco - PE Fone:(81) 3413-1500 www.ciee-pe.org.br

IDS – Instituto doDesenvolvimento Social -PE. Fones: (81) 3243.8370/ 3243.8371e-mail: [email protected]

Endereços de Agentes deIntegração responsáveis emrecrutar estagiários

Número de alunos daMetropolitana emestágios remuneradosaté setembro

ACIntegra S/C Ltda - SPFone: (11) 4195.4620e-mail: [email protected]

CATE – Centro de ApoioTécnico Estudantil - PEFones: (81) 3327.1530 /3222.3758

UNIGAPE – Consultoria emEstágios – PEFone: (81)3421.2229www.unigape.com.br

04 O Acadêmico

Dia do Administrador na Metro-politana foi comemorado coma realização de palestras, apre-

sentações artísticas e uma confraterni-zação no dia 09 de setembro. “As no-vas instalações físicas da Metropolita-na nos permitiu realizar uma programa-ção diversificada”, afirmou o coorde-nador do curso, Neilson Mendes.

O Laboratório de Gestão Empresari-al (LAGE) ficou com a responsabilidadede montar a programação. “No conjuntodas três palestras foi possível discutir temasatuais da área com profissionais experien-tes no mercado”, declarou o professor Walterde Souza, responsável pelo LAGE.

As palestras foram as seguintes: “Agre-gando Valor com Sistema de Qualidade”,com o professor e consultor nas áreas decertificação e qualidade, Manoel Ferreira;“Globalização e o Novo Perfil Profissionaldo Administrador”, com o mestre em Admi-nistração e consultor do Sebrae, Fernando

Monteiro; e “Gestão do Conhecimento comoEstratégia de Negócios”, Luiz Carlos Aliandro,mestre em Engenharia da Produção e geren-te comercial da GROW.

Na programação cultural um grupo deadolescentes, assistidos pela ONG Pró-Cri-ança, apresentou parte do espetáculo dedança afro-brasileiro “Quilombo”e o cantorJeff Jones animou o coquetel de encerra-mento patrocinado pelo Grupo Schincariol,Supermercado Arco Íris e Biscoitos Mabel.

Dia do Administrador

Comemoraçãoao Dia doAdministrador

ais uma vez a Coordenaçãodo curso de Administraçãoda FASB desenvolveu uma

programação para comemorar o Diado Administrador.

Sempre contando com inova-ções, as comemorações deste anoforam realizadas em dois momentos.Na manhã do dia 09 de setembro, foirealizado o “Café com Idéias” queteve a participação de empresários,acadêmicos e funcionários da FASB.

À noite foi realizado um ciclo depalestras na Casa da Cultura, com acondução feita pelos profissionaisGill Areas Machado, Esdras Fábio eAna Porto, administradores forma-dos pela FASB. Foi um importantemomento de socializar experiênciase perspectivas em torno da profis-são de administrador.

Começa o 3° Campeonato Intercursos

3º Campeonato Intercursos daFASB, teve início no dia 17 de se-tembro com o futebol society

masculino. São 17 equipes na disputa pelo

campeonato, que acontece aos sábados àtarde e domingos pela manhã, no campode futebol da faculdade.

Os resultados das rodadas, bem comoa publicação dos próximos jogos estão sen-do feitos pela internet (www.fasb.edu.br ewww.oestemania.com.br ) e nos murais dainstituição.

A princípio estão sendo realizadosapenas os jogos de futebol society mascu-lino. Estão previstos para começarem osjogos de futebol society femininos, bemcomo, os jogos de vôleibol masculino nodia 08 de outubro.

Encontro deIniciação Científica

Comissão Organizadora doEncontro de Iniciação Cien-tífica da Faculdade Metropo-

litana da Grande Recife já iniciou asreuniões de planejamento. O Encon-tro será o primeiro evento específicoda Metropolitana direcionado à pes-quisa. O tema escolhido foi “Desen-volvimento com Justiça Social”.

“Sabemos do desafio que tere-mos pela frente, mas a Comissãoestá motivada e espera contar com oapoio de todos os professores”, de-clarou a presidente da Comissão,Regina Campos. “Ainda estamos or-ganizando as sub-comissões e o re-gulamento para apresentação dostrabalhos científicos”, completa. OEncontro está previsto para agostode 2006.

05O Acadêmico

Exposição Gastronômica das Naçõess alunos do 7º período do Cursode Turismo da Metropolitana rea-lizaram, dia 20, uma Exposição

Gastronômica das Nações. A atividade foiorientada pela professora Priscilla Mar-ques, da Disciplina Alimentos e Bebidas.“Os alunos literalmente tiveram que colo-car a mão na massa e preparar pratos típi-cos da Arábia Saudita, China, Estados Uni-dos, França, Japão, Itália e Portugal”, ex-plicou a professora.

Além da variedade de pratos típicoscom a preparação na hora de deliciosos milkshake, os alunos capricharam no visual ena decoração do stand com bandeiras eartesanatos. A Exposição contou ainda com

a apresentação da dança do ventre.A Exposição Gastronômica das Nações

teve o apoio da Pizzaria Nicholas, restauran-tes Chinatow (Shopping Guararapes),Papaya Verde, Hiper Pan Fátima e ClaudiaSoraia Recepções.

Curso deFitoterapia

Coordenação de Pós-Gradu-ação e Extensão da FASB, estácom inscrições abertas para

o curso de Fitoterapia Brasileira a serministrado pelo professor SandroKanzler, farmacêutico, pós-graduadoem Fitomedicina, especialista emMedicina Tradicional Chinesa(Acupuntura e Fitoterapia), especia-lista em Alimentação Funcional e con-sultor de empresas para desenvolvi-mento de fórmulas magistrais.

O curso tem como um de seusobjetivos aperfeiçoar profissionaisda área de saúde e afins emFitoterapia nas áreas clínica e educa-cional. Serão aplicadas disciplinascomo Farmacologia de Produtos Na-turais eTerapêutica comFitoterápicos, durante o período pro-posto de três meses (outubro a de-zembro), com aulas ministradas quin-zenalmente.

Mais informações na COPExpelo telefone (77) 3613 8840. Ins-crições até o dia 14 de outubro.

Curso de Enfermagem no 9º SENADENntre os dias 2 e 5 de agosto, foirealizado o 9º SENADEN – Semi-nário Nacional de Diretrizes para

Educação em Enfermagem, ocorrido emNatal (RN). A FASB esteve representadano evento pela professora Josiane MariaOliviera de Souza, Coordenadora do cur-so de Enfermagem, que apresentou o tra-balho “Os Aspectos Sócio-Cognitivossobre Ensino Superior e Enfermagem naconcepção dos recém-graduados emEnfermagem”, de sua autoria em parce-ria com a acadêmica Kátia Gabriela de

Sales Silva, bolsista voluntária do PIBIc.A professora Josiane manifestou

grande satisfação em ter participado doevento. “Foi uma sintonia com o que demais atual existe em âmbito nacional, so-bre a educação em Enfermagem”,ressalta. “A apresentação do nosso cursoao meio científico-acadêmico, a partir dosresultados de um trabalho científico reali-zado na FASB foi importante, pois um dosobjetivos do evento é compartilhar expe-riências dos cursos de Enfermagem detodo o país”.

Inclusão Digitaleve início em setembro na Me-tropolitana o Curso deInformática Básica para comuni-

dades carentes localizadas próxima daFaculdade. Este curso faz parte do Pro-grama de Responsabilidade Social “Ci-dadão Legal”.

“Desta vez, além de irmãos e paisdas crianças da Creche Nossa Senhora dePiedade, estamos recebendo alunos da As-sociação de Moradores da Vila NovaDivinéia”, informou o coordenador daCOPEx, Erinaldo Ferreira. Essa turma tem30 pessoas inscritas, com idade entre 15 e25 alunos.

Na primeira aula, o grupo participou

de uma dinâmica de integração e depoisforam conhecer o Laboratório deInformática onde terão aulas. O monitorda Disciplina de Informática, Manuel Go-mes de Araújo, aluno do 6º período de Ad-ministração será o instrutor das 30 horasde curso, sob a orientação do professorMauricio Braga.