Acção das Andorinhas.Cidália

23

Transcript of Acção das Andorinhas.Cidália

Page 1: Acção das Andorinhas.Cidália
Page 2: Acção das Andorinhas.Cidália

A Escola Básica de Simões…

…com a colaboração da Reserva Natural do Paul de Arzila / Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, vai proceder à execução de um projecto de educação ambiental durante o ano lectivo de 2010/11 intitulado “Projecto Andorinha”.

Introdução

Page 3: Acção das Andorinhas.Cidália

O projecto visa...

...permitir conhecer um pouco melhor as andorinhas que nos habituámos a ver em nosso redor e que utilizam os nossos espaços. É o que se vai procurar fazer, determinar a quantidade destas aves e que espécies rodeiam o espaço escolar, conhecer as suas características, a dinâmica das suas populações e os riscos ambientais a que estão sujeitos.

Introdução

Page 4: Acção das Andorinhas.Cidália

Este projecto…

… tem como área de estudo a área do Concelho de Soure onde está inserida a Escola Básica de Simões, particularmente a Freguesia de Soure, prevendo-se com o desenrolar desta actividade, alargar a outras freguesias

Área de estudo

Page 5: Acção das Andorinhas.Cidália

Um dos objectivos…

…deste projecto é obter um conjunto alargado de dados sobre as espécies de andorinhas que ocorrem na área do Concelho de Soure, particularmente a data de chegada aos locais de nidificação e a localização dos seus ninhos. Vai ser preenchida uma ficha por cada ninho identificado e a sua localização mapeada e geo-referenciada.

Estes dados serão colocados na plataforma web do projecto.

Objectivos

Page 6: Acção das Andorinhas.Cidália

Serão alvo…

… de registo todas as espécies de andorinha que ocorrem na área do Concelho de Soure:

Andorinha-das-chaminés - Hirundo rustica Andorinha-dos-beirais - Delichon urbicum Andorinha-das-barreiras - Riparia riparia

Andorinha-dáurica - Hirundo daurica Andorinha-das-rochas - Ptyonoprogne rupestris

Espécies alvo

Page 7: Acção das Andorinhas.Cidália

As andorinhas…

…são aves que se caracterizam por possuírem: pequeno tamanho, asas longas e pontiagudas, cauda, em geral, claramente bifurcada, bico e patas curtos.

Ocorrem numa grande diversidade de meios desde áreas agrícolas, núcleos urbanos, áreas florestais, até grandes massas de água continentais.

Raramente são observadas no solo, sendo o seu voo rápido e elegante. Alimentam-se de insectos alados que capturam durante o voo, contribuindo para o controlo destas populações.

Andorinhas

Page 8: Acção das Andorinhas.Cidália

As andorinhas…

…alimentam-se de insectos voadores que capturam durante o voo, contribuindo para o controlo destas populações.

Estima-se que cada cria de Andorinha necessita cerca de 1500 insectos por dia para se desenvolver. Em apenas 20 dias uma família de Andorinhas consome mais de 200.000 insectos.

Andorinhas

Page 9: Acção das Andorinhas.Cidália

As andorinhas…

…são migradoras e abandonam o país no final do Verão, para passar o Inverno em África, regressando na Primavera seguinte para se reproduzirem.

Em Portugal, apesar do período de reprodução apresentar variações, a maior parte das espécies reproduz-se de Fevereiro a Junho. A maioria dos casais realizam mais do que uma postura.

Andorinhas

Page 10: Acção das Andorinhas.Cidália

As andorinhas…

…habitualmente nidificam em colónias. Os ninhos característicos de cada espécie são normalmente feitos com lama, restos vegetais e saliva e, são com frequência construídos em estruturas edificadas pelo Homem como: habitações, pontes, túneis, açudes e barragens.

Andorinhas

Page 11: Acção das Andorinhas.Cidália

Em Portugal…

…as principais ameaças à conservação das Andorinhas resultam: da degradação e destruição dos habitats naturais, da utilização excessiva de agro-tóxicos e consequente eliminação dos insectos de que se alimentam e de acções de vandalismo praticadas sobre os seus ninhos.

Ameaças

Page 12: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-chaminés

Reconhecimento em campo:Ave com garganta cor de ferrugem, dorso preto e peito branco. Uma longa cauda bifurcada e sem uropígio branco. Voo incerto e vacilante.

Page 13: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-chaminés

Page 14: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-dos-beirais

Reconhecimento em campo:Partes superiores preto e azul brilhante com uropígio branco. A cauda é curta e moderadamente bifurcada

Page 15: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-dos-beirais

Page 16: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-barreiras

Reconhecimento em campo:É a mais pequena das andorinhas. Tem as partes superiores castanhas sem qualquer branco. Característica desta espécie é uma banda castanha no peito branco.

Page 17: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-barreiras

Page 18: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-daurica

Reconhecimento em campo:Assemelha-se à Andorinha-das-chaminés mas tem uropígio claro cor de ferrugem e banda estreita na nuca, queixo claro e caudais não muito longas

Page 19: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-daurica

Page 20: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-rochas

Reconhecimento em campo:Andorinha de tons pardos sem banda escura no peito. Cauda apenas ligeiramente bifurcada que quando abre, mostra as manchas brancas características.

Page 21: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinha-das-rochas

Page 22: Acção das Andorinhas.Cidália

Andorinhas

Page 23: Acção das Andorinhas.Cidália

Trabalho realizado pela formanda

Cidália Lourenço Santos Lopes