Ácido úrico

2
 ¢ LABORATÓRIO MUNICIPAL DE ANALISES CLINICAS DE GUARAÍ  PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Código: ÁCIDO ÚRICO LIQUIFORM Folha: 1 de 2 1 – Objetivo: Descr ever o Proce dimento Operaci onal Padrão (P OP ) para a determinação do ácido úrico pelo método enzimático por reação de ponto final. 2 – Descrição: 2.1 – Princípio do Teste; O ácido úrico é determinado de acordo com as seguintes reações: Uricase  Ácido úrico + O 2 + H 2 O Alantoína + CO 2 + H 2 O 2 Peroxidase 2H2O2 + DHBS + 4-aminoantipirina Antipirilquinomina + 4H2O  A intensidade da cor vermelha formada é diretamente proporcional à concentração do ácido úrico na amostra. 2.2 – Aplicação Clínica: Numerosas doen ças, cond içõe s fisio lógica s, altera ções bioq uímicas, fatores sociais e ambientais estão associados a elevações na concentração pl as ti ca de ácido úrico. En tr e as et iolo gia s da hiperuricemia estão a insuficiência renal, a cetoacidose, excesso de lactato e o uso de duiréticos. O aumento de urato está positivamente relacionado à hiperlipidemia, obesidade, aterosclerose, diabetes mellitus e hipertensão, embora os mecanismos destas alterações ainda não sejam bem compreendidos.  A gota, manife sta ção clí nic a da hiperuricemia, é cla ssi ficada como primária, secundária e idiopática. É importante lembrar que a gota secundária é uma complicação pouco co mum quan do relacionada à fr equência da hiperuricemia. Raramente a gota ocorre sem hiperuricemia. São po uco fr eq ue nt es as causas de hi po ur icemia, oc orrendo na síndrome de Fanconi, doença de Wilson e doenças malignas como linfoma de Hodgkin e carcinoma broncogênico.A concentração de ácido úrico no líquido sinovial é semelhante à concentração no soro e não tem valor no diagnóstico da go ta. Em rela çã o ao lí qu ido amnió ti co, observa-se eleva çã o da concentração deste analito no decorrer da gestação. 2.3 – Amostra:

Transcript of Ácido úrico

Page 1: Ácido úrico

5/14/2018 Ácido úrico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/acido-urico-55a931a9cf3ab 1/3

 

¢ LABORATÓRIO MUNICIPAL DE ANALISES CLINICAS DE GUARAÍ

 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Código:

ÁCIDO ÚRICO LIQUIFORMFolha:

1 de 2

1 – Objetivo:

Descrever o Procedimento Operacional Padrão (POP) para adeterminação do ácido úrico pelo método enzimático por reação de ponto final.

2 – Descrição:

2.1 – Princípio do Teste;

O ácido úrico é determinado de acordo com as seguintes reações:

Uricase Ácido úrico + O2 + H2O Alantoína + CO2 + H2O2

Peroxidase2H2O2 + DHBS + 4-aminoantipirina Antipirilquinomina + 4H2O

 A intensidade da cor vermelha formada é diretamente proporcional àconcentração do ácido úrico na amostra.

2.2 – Aplicação Clínica:

Numerosas doenças, condições fisiológicas, alterações bioquímicas,fatores sociais e ambientais estão associados a elevações na concentraçãoplasmática de ácido úrico. Entre as etiologias da hiperuricemia estão ainsuficiência renal, a cetoacidose, excesso de lactato e o uso de duiréticos. Oaumento de urato está positivamente relacionado à hiperlipidemia, obesidade,aterosclerose, diabetes mellitus e hipertensão, embora os mecanismos destasalterações ainda não sejam bem compreendidos.

  A gota, manifestação clínica da hiperuricemia, é classificada comoprimária, secundária e idiopática. É importante lembrar que a gota secundária éuma complicação pouco comum quando relacionada à frequência dahiperuricemia. Raramente a gota ocorre sem hiperuricemia.

São pouco frequentes as causas de hipouricemia, ocorrendo nasíndrome de Fanconi, doença de Wilson e doenças malignas como linfoma deHodgkin e carcinoma broncogênico.A concentração de ácido úrico no líquidosinovial é semelhante à concentração no soro e não tem valor no diagnósticoda gota. Em relação ao líquido amniótico, observa-se elevação da

concentração deste analito no decorrer da gestação.2.3 – Amostra:

Page 2: Ácido úrico

5/14/2018 Ácido úrico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/acido-urico-55a931a9cf3ab 2/3

 

Usar soro, urina (colhida em intervalo de 24 horas) ou líquidos amnióticoe sinovial. Não usar plasma, pois obtêm-se resultados falsamente diminuídos

Urina: homogeneizar a urina, separar 10 mL, acertar o pH entre 7,0 e 9,0com NaOH 5% e aquecer 10 minutos a 56 ºC para dissolver os cristais de urato

e ácido úrico. Diluir a urina 1:10 (0,1 mL de urina + 0,9 mL de água destilada oudeionizada). Multiplicar o resultado obtido por 10 (dez).

2.4 - Armazenamento e estabilidade da amostra

O analito é estável por 3 dias entre 2 – 8 ºC e por 6 meses a 10 ºCnegativos.

3 - Procedimento Manual:

PREPARO DO REAGENTE DE TRABALHO: o conjunto de um frasco de

Reagente 1 e de um frasco de Reagente 2 permite preparar o Reagente deTrabalho. Estável 5 dias entre 15 – 25 ºC e 90 dias entre 2 – 8 ºC quando nãohouver contaminação química ou bacteriana. Não congelar.

Tomar 3 tubos de ensaioBranco Teste Padrão

 Amostra ----- 0,02 mL -----Padrão (nº 3) ----- ----- 0,02 mLReagente de Trabalho 1,0 mL 1,0 mL 1,0 mLMisturar e colocar em banho-maria 37 ºC durante 10 minutos.

Determinar as absorbâncias do teste e padrão em 520 nm ou filtro verde(490 a 540 nm), acertando o zero com o branco. A cor é estável por 15minutos.

4- Valores de Referencia, Interpretação e Valores Críticos:

Soro: Homens 2,5 a 7,0 mg/dLMulheres 1,5 a 6,0 mg/dL

Urina: 250 a 750 mg/24 horas

5.Linearidade :

O resultado da medição é linear até 20 mg/dL. Diluir a amostra de talmodo que o valor encontrado se situe entre 5 e 10 mg/dL. Indicar oprocedimento de diluição utilizado no laboratório.

Elaboração

 Nome: Dra MARCELLA F. DA

SILVA

Cargo: BIOMEDICA

Análise Crítica

e

 Nome:Dra CRISTIANE D. S.

SILVA

Cargo: Resp. Técnico

Visto: Visto:

Data: Aprovação Data:

Page 3: Ácido úrico

5/14/2018 Ácido úrico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/acido-urico-55a931a9cf3ab 3/3