ACIEPE - Aula 2 Resumo

1
ACIEPE: História em Quadrinhos (mangá) para divulgar ciência e arte Aula 2 - Personagens Os personagens são aquilo que movem a história. Por mais simples que seja a sua história, ela vai precisar de pelo menos um personagem. Numa história, temos dois tipos de personagens. São eles: - Personagem principal: É o personagem que “move” a história. Muitas das cenas acontecerão focando-se no personagem principal, portanto é importante que o personagem principal esteja bem definido antes de começar a desenhar sua história. Uma história pode ter mais de um personagem principal. - Personagens secundários: São personagens que servem de “apoio” para o personagem principal. Eles podem ser aliados, como também podem ser apenas personagens temporários. A figura do herói x vilão - Herói: é o personagem que confronta o vilão, geralmente representa o bem, os ideais a serem alcançados, etc. Normalmente, derrotar o vilão representa que o herói conseguiu alcançar seu objetivo. - Vilão: o vilão é um personagem que aparece pra “atrapalhar” a vida do herói, geralmente representa o mal, ou um obstáculo a ser enfrentado pelo herói.. Em algumas histórias o próprio vilão é o personagem principal. É importante termos o vilão numa história, pois ele gera o que chamamos de “conflito”. É algo que faz a história andar, se não houvessem os vilões, a história não teria graça e seria muito monótona. Algumas considerações na hora de criar os personagens: - Observar as pessoas: A melhor referência para criação de personagens é observar as pessoas comuns. - Tentar compreender como elas agem e pensam: Como as pessoas se comportam? Quais suas manias? Elas agem de maneira diferente em determinadas ocasiões? - Linguagem corporal: Muitos dos gestos que normalmente fazemos no dia a dia (por exemplo, ficar de mãos cruzadas, bater palmas, cruzar os pés), dizem algo a respeito do comportamento da pessoa. - Compreender a importância do personagem na trama: O que seu personagem significa na história? Pra que ele serve? São algumas das coisas que você deve se perguntar na hora de criar seu personagem. É importante ressaltar: o personagem precisa ter alguma importância na sua história, senão ela se torna vazia e sem propósito.

description

ACIEPE: História em Quadrinhos (mangá) para divulgar ciência e arte Segunda aula - Criação de personagens.

Transcript of ACIEPE - Aula 2 Resumo

ACIEPE: História em Quadrinhos (mangá) para divulgar ciência e arte Aula 2 - Personagens

Os personagens são aquilo que movem a história. Por mais simples que seja a sua história, ela vai precisar de pelo menos um personagem.

Numa história, temos dois tipos de personagens. São eles:

- Personagem principal: É o personagem que “move” a história. Muitas das cenas acontecerão focando-se no personagem principal, portanto é importante que o personagem principal esteja bem definido antes de começar a desenhar sua história. Uma história pode ter mais de um personagem principal.

- Personagens secundários: São personagens que servem de “apoio” para o personagem principal. Eles podem ser aliados, como também podem ser apenas personagens temporários.

A figura do herói x vilão- Herói: é o personagem que confronta o vilão, geralmente representa o bem, os ideais a serem alcançados, etc. Normalmente, derrotar o vilão representa que o herói conseguiu alcançar seu objetivo.

- Vilão: o vilão é um personagem que aparece pra “atrapalhar” a vida do herói, geralmente representa o mal, ou um obstáculo a ser enfrentado pelo herói.. Em algumas histórias o próprio vilão é o personagem principal. É importante termos o vilão numa história, pois ele gera o que chamamos de “conflito”. É algo que faz a história andar, se não houvessem os vilões, a história não teria graça e seria muito monótona.

Algumas considerações na hora de criar os personagens:- Observar as pessoas: A melhor referência para criação de personagens é observar as pessoas comuns.

- Tentar compreender como elas agem e pensam: Como as pessoas se comportam? Quais suas manias? Elas agem de maneira diferente em determinadas ocasiões?

- Linguagem corporal: Muitos dos gestos que normalmente fazemos no dia a dia (por exemplo, ficar de mãos cruzadas, bater palmas, cruzar os pés), dizem algo a respeito do comportamento da pessoa.

- Compreender a importância do personagem na trama: O que seu personagem significa na história? Pra que ele serve? São algumas das coisas que você deve se perguntar na hora de criar seu personagem.

É importante ressaltar: o personagem precisa ter alguma importância na sua história, senão ela se torna vazia e sem propósito.