Acontece agora ed332

8
ANO XX - N o 332 1 a Quinzena de JULHO de 2013 www.aconteceagora.com.br [email protected] - 2031-2364 e 2513-0928 Distribuição Gratuita PÁG. 3 Em defesa da verdade e do desenvolvimento de São Miguel e Região ® Bicicross do Núcleo Vila Jacuí é atração para crianças e adultos Equipe ficará a disposição no parque para auxíliar na utilização da pista Policial aposentado morre durante assalto a bar em SP PÁG. 3 O assalto a um bar em São Miguel Paulista, na zona leste de São Pau- lo, acabou com a morte do policial militar refor- mado Mauro Anami, de 56 anos, na noite de quinta-feira, 11. Ainda não há pistas sobre os dois homens que inva- diram o local por volta das 20h40.

Transcript of Acontece agora ed332

ANO XX - No 332 1a Quinzena de JULHO de 2013

[email protected] - 2031-2364 e 2513-0928

Dis

trib

uiçã

oG

ratu

ita

PÁG. 3

Em defesa da verdade e do desenvolvimento de São Miguel e Região

®

Bicicross do Núcleo Vila Jacuí éatração para crianças e adultos

Equipe ficará a disposição no parque para auxíliar na utilização da pista

Policial aposentado morredurante assalto a bar em SP

PÁG. 3

O assalto a um bar emSão Miguel Paulista, nazona leste de São Pau-lo, acabou com a mortedo policial militar refor-mado Mauro Anami, de56 anos, na noite dequinta-feira, 11. Aindanão há pistas sobre osdois homens que inva-diram o local por voltadas 20h40.

PÁG 2

1A QUINZENADE JULHO/2013

CIRCULAÇÃO: SÃO MIGUEL, ITAQUERA, VILAJACUÍ, JD. HELENA, V. CURUÇA E GUARULHOS

Diretor: Divaldo Rosa (veste FNTveste FNTveste FNTveste FNTveste FNT)Adm. e Financeiro: Ademyr Rodrigues

Representante comercial ejornalista responsável: Divaldo Rosa

Jornalista FL: Silmara G. NunesRevisão: Suseli Corumba dos Santos

Fotos: Graci DeveikisDiretor de Arte: Sergio Avante

Depto. Jurídico: Agilson M. OliveiraDistribuição: Mart Press Distribuidora

Jornais, Revistas e Folhetos

As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade dos colaboradores e não representam, necessariamente, a opiniãodo Jornal. Os nomes dos colaboradores e representantes comercias não mantém vínculo empregatício com a empresa.

Jornal Acontece Agora, FolhaJornal Acontece Agora, FolhaJornal Acontece Agora, FolhaJornal Acontece Agora, FolhaJornal Acontece Agora, Folhado Itaim & Curuça, Jornal dedo Itaim & Curuça, Jornal dedo Itaim & Curuça, Jornal dedo Itaim & Curuça, Jornal dedo Itaim & Curuça, Jornal deErmelino & Ponte Rasa, JornalErmelino & Ponte Rasa, JornalErmelino & Ponte Rasa, JornalErmelino & Ponte Rasa, JornalErmelino & Ponte Rasa, JornalGuaianás & Cidade TiradentesGuaianás & Cidade TiradentesGuaianás & Cidade TiradentesGuaianás & Cidade TiradentesGuaianás & Cidade Tiradentese Revista Acontece Lestee Revista Acontece Lestee Revista Acontece Lestee Revista Acontece Lestee Revista Acontece Leste

A J O R L E S T EO jornal Acontece Agora é Filiado à

Associação dos Jornais da Zona Leste

Avenida dos Guachos, 166 - Vila CuruçaCep: 08030-360 Itaim Paulista – SP

E-mail: [email protected]: www.grupoacontece.com.brREDAÇÃO E PUBLICIDADE

2031-2364 | 2513-0928

PATENTE: PROC. 830024034 CLASSE 16 RPI RM 2087

Tiragem desta Edição:Tiragem desta Edição:Tiragem desta Edição:Tiragem desta Edição:Tiragem desta Edição:40.000 exemplares40.000 exemplares40.000 exemplares40.000 exemplares40.000 exemplares

FL =

Fre

e La

nce

r

CNPJ: 03.115.443/0001-16

fende que a matéria tratadapela lei estadual é de com-petência do Congresso Naci-onal e completa: "uma me-dida legislativa adequadaseria regular a exploração doestacionamento de modo adesonerar os comerciantesinstalados nos centros decompras e, assim, possibili-tar praticarem preços maisreduzidos de seus produtos,o que, portanto, beneficiaráos consumidores. Por exem-plo, estabelecer, por meio delei, que parte da receita doestacionamento deve ser re-vertida ao condomínio docentro de compras".

rações na pele ou regiõesíntimas surgiram. Após o re-lato detalhado da vida sexu-al do paciente, serão solici-tados exames específicos daslesões e secreções, de san-gue, de laboratório e testesfísicos. Contudo, para ummelhor resultado do diag-nóstico, o Dr. Luiz Jorge Fa-gundes faz um alerta. "Naequipe multidisciplinar co-mandada por um dermato-logista devem estar presen-tes, também, outros profis-sionais como ginecologistas,proctologistas, urologistas,infectologistas, clínicos ge-rais e pediatras, profissionaisque podem auxiliar no tra-tamento das consequênciasdas DST´s, e nos diversos ór-gãos do corpo humano".

No entanto, mesmo sa-bendo que algo está erradoem seu corpo, muitas pesso-as não buscam atendimentoprofissional e as consequên-cias podem ser inimaginá-veis. No caso da sífilis, a ne-gligência com a doençapode custar caro ao pacien-te, já que ele pode desenvol-ver cegueira, surdez, parali-sia e chegar ao óbito. Nocaso das verrugas do HPV, aenfermidade atinge o úterofeminino e pode causar cân-cer do colo do útero nasmulheres e câncer de pênisentre os homens.

alimentos que devemos in-centivar enxaquecosos a in-gerir são: carnes, aves e pei-xes frescos, queijo branco,leite desnatado, pães bran-cos, aspargos, cenoura, be-terraba, espinafre, tomate,brócolis, alface, ameixa,maçã, damasco, pêssego epêra.

Os principais fatoresque contribuem para quedeterminados alimentosdesencadeiem a enxaquecasão características dos pró-prios alimentos (como a ca-pacidade de promover va-sodilatação) e a susceptibi-lidade genética, motivopelo qual nem todos os en-xaquecosos desenvolvemcrises quando expostos aomesmo tipo de alimento/produto, ou pior, no caso dacafeína, alguns melhoram eoutros pioram. Em algunscasos, a enxaqueca deflagra-da pela alimentação podeindicar até outros proble-mas como intolerância à lac-tose ou doença celíaca.

Estacionamento gratuito em shoppings: medida deveria beneficiar clientes e lojistastionada pela Associação Bra-sileira de Shopping Centers(Abrasce), que alega viola-ção da iniciativa privativada União. Segundo o rela-tor da ADIn, "o que se veri-fica é que o dispositivo le-gal atacado impôs restriçãoao uso, gozo e função dacoisa pertencente a particu-lar, restringindo direitosinerentes à propriedade pri-vada, matéria regulada peloDireito Civil e, portanto, decompetência legislativa daUnião".

Segundo Daniel Cerveira,está correta a decisão do Tri-bunal paulista quando de-

valor da tarifa. Na visão do advogado de

Direito Imobiliário e sócio doescritório Cerveira Advoga-dos Associados, Daniel Alcân-tara Nastri Cerveira, o TJ-SPconfirmou o entendimentode outros tribunais, no senti-do de que a lei é inconstitu-cional. "A decisão sem dúvi-da é coerente, uma vez quea Lei em pauta traria severarestrição ao Direito da Propri-edade, um dos pilares do Es-tado Democrático do Direi-to", afirma o especialista.

Elaborada pela Assem-bleia Legislativa do Estadode São Paulo, a lei foi ques-

A gratuidade de estacio-namentos em shoppingscenters é uma questão po-lêmica e está em discussãonos tribunais brasileiros. Noúltimo dia 12 de junho, oTribunal de Justiça de SãoPaulo (TJ-SP) julgou proce-dente, por unanimidade devotos, a Ação Direta de In-constitucionalidade (ADIn)que questiona a Lei 13.819/09. A norma, válida para oEstado de São Paulo, isenta-va do pagamento da taxapelo estacionamento nosshoppings o consumidorque gaste no estabelecimen-to ao menos dez vezes o

Alterações na pele podem serprovocadas por DST´s

Feridas na pele e nas regiões íntimas são incômodosindícios de algumas doenças de pele

Embora muitos saibamque o preservativo é a me-lhor forma de se protegerdurante as relações sexuaiscontra as Doenças Sexual-mente Transmissíveis(DST´s), muitos deixam delado a proteção das enfer-midades, o risco de gravideze não pondera as consequ-ências do ato impensado.Como resultado, as DST´sacabam contribuindo paracausar inúmeros problemasao portador, inclusive a al-teração do aspecto da pele.

Bactérias, vírus, fungos eoutros microorganismos cau-sadores das doenças sexuaisagridem a pele facilitando oaparecimento de verrugas,bolhas e feridas, segundo oprof. Dr. Luiz Jorge Fagun-des, dermatologista sanitá-rio e responsável pelo Am-bulatório de DST do Centrode Saúde Escola Geraldo dePaula Souza, da Faculdadede Saúde Pública da Univer-sidade de São Paulo. Alémdo elevado risco dessas ma-nifestações na pele, o espe-cialista revela também quea mucosa das áreas genitaistambém fica comprometidaapós a prática sexual semproteção.

Com os variados tipos deDST´s, o surgimento da alte-ração da pele pode ser des-semelhante. No caso da sífi-

lis (provocada por uma bac-téria), a região genital é afe-tada, inicialmente, por umaferida em forma de moldu-ra e sem pus, conhecidacomo cancro duro e, no se-gundo estágio da doença,pode surgir manchas e feri-das com crostas de sangue nolocal. Já a gonorréia, causa-da também por um agentebacteriano, pode suceder apresença de pus no canal uri-nário e feridas na pele.

No entanto, é no condi-loma acuminado, causadopelo vírus do Human Papi-loma Virus, HPV, que as le-sões podem ser mais incô-modas, exprimindo-se emformato de verruga na bocana área íntima e na regiãoanal. Os homens são maisacometidos pelo problema,segundo o dermatologistasanitário, visto que a trocade parceiros é maior e seusferimentos são expostos naparte externa do genital,diferentemente do queacontece entre as mulheres.

Controle das DST´sNos casos de suspeita de

DST, é fundamental que oindivíduo procure tratamen-to profissional e descrevasuas últimas experiências se-xuais com ou sem o uso dopreservativo e a partir de quemomento as primeiras alte-

O que saber sobre alimentos quecausam enxaqueca

enlatados, defumados ecarnes processadas

• Queijos amarelos e outrosderivados do leite

• Chocolate• Adoçante à base de aspar-

tame• Molho vermelho de mas-

sas e pizzas• Salsichas• Pães e biscoitos de água

e sal com queijo e nozes• Nozes e outras sementes• Cafeína (embora alguns

pacientes, na verdade, me-lhorem as crises com ela) É difícil perceber se foi

um determinado alimentoque desencadeou a enxaque-ca. Cabe ao paciente associ-ar a ingestão do alimentocom o desencadeamento dacrise, ou mesmo notar se ascrises cessam ao evitar estealimento.

Uma maneira fácil delembrar quais alimentos de-sencadeiam enxaqueca épensar no cardápio principaldas grandes lojas de fast-food, um "prato cheio" paraas crises. Por outro lado, os

Por Dr André Felicio,neurologista, doutor em ci-ências pela UNIFESP, mem-bro da Academia Brasilei-ra de Neurologia, pós-dou-tor pela Universityof BritishColumbia, no Canadá, emédico pesquisador doHospital Israelita AlbertEinstein (CRM 109665)

Estima-se que, ao longoda vida, todo mundo tenha,no mínimo, um episódio dedor de cabeça, especialmen-te, a enxaqueca. Este tipode cefaleia interfere de for-ma bem significativa naqualidade de vida, alteran-do o humor e diminuindoa produtividade nos estu-dos ou no trabalho.

O que poucas pessoassabem é que há vários fa-tores que desencadeiam aenxaqueca, como algunsalimentos, dentre eles:• Glutamato monossódi-

co, que realça o saborde alimentos industria-lizados

• Condimentos e aditivosexistentes em produtos

PÁG 3

1A QUINZENADE JULHO/2013

pagação de insetos e a proli-feração de doenças.

No período, 388 árvoresforam podadas em 73 locali-dades. Dentre as ruas que re-ceberam as melhorias estão:o canteiro central da aveni-da João Batista Conti, o CDCAreião, a praça da rua Ma-chado Nunes, o Terminal deÔnibus A. E. Carvalho e todaa extensão do canteiro cen-tral da avenida Caititu, ondeos galhos projetados em di-

Núcleo Vila JacuíHorário de funcionamen-

to do núcleo: 8h às 19h - En-trada gratuita - Estaciona-mento: 178 vagas - Telefone:(11) 2033-1940 - Endereço:Rua Catléia, 911, União deVila Nova - Como Chegar:Entre no km 23, da RodoviaAyrton Senna, pista sentidoRio de Janeiro; de Metrô, de-sembarque na Estação ArturAlvim, pegue o ônibus 2702-10 - Vila Americana - desçana Av. São Miguel, altura donº 9.000, siga até o acesso aotúnel da CPTM. Após passarpelo túnel já estará no par-que; pela CPTM, desembar-que na Estação ErmelinoMatarazzo, pegue o ônibus2590-10 - União de Vila Novae desça em frente ao parque.

resistiu a uma parada cardi-orrespiratória e morreu acaminho do hospital. Os la-drões levaram apenas celu-lares e dinheirodos clientesdo bar.

Bicicross do Núcleo Vila Jacuí éatração para crianças e adultos

Policial aposentado morredurante assalto a bar em SP

O assalto a um bar em SãoMiguel Paulista, na zona les-te de São Paulo, acabou coma morte do policial militarreformado Mauro Anami, de56 anos, na noite de quinta-feira, 11. Ainda não há pis-tas sobre os dois homens queinvadiram o local por voltadas 20h40.

Segundo o dono, a duplaordenou que os clientes fos-sem para o fundo do bar eque a porta fosse fechada. "Agente vai ver se tem policialaqui dentro", ameaçou umdeles. Em seguida, houve tro-ca de tiro com ao menos trêsdisparos, mas testemunhasnão confirmam se Anami re-

agiu - ele portava uma pis-tola e um revólver, que de-flagrou dois projéteis.

A PM encontrou o ex-po-licial atingido no ombro ain-da com vida, mas ele não

Balanço da manutenção realizadanas áreas verdes

A Subprefeitura Itaquera,por meio da Supervisão Téc-nica de Manutenção, conser-vou as áreas verdes de 108diferentes endereços espa-lhados pelos quatro distritosde Itaquera. O corte demato, bem como a remoçãode detritos, aconteceu em 35pontos distintos. Entre elesestão as ruas Dança do Fogocom a rua Juiz do Mato e arua Baltazar da Silva com arua João Ribeiro do Vale.

A manutenção das áreasajardinadas foi realizada emoito praças da região. Entreelas estão as praças: JoãoTeixeira, Capitão Antoniodos Santos Medeiros, Dr. Syl-vio Jorge Martins, José Patro-cínio Freire e Afonso Musso-lino. O corte de mato foi re-alizado também no ClubeComunitário Lá Vai Bola enos canteiros centrais dasavenidas Jacu-Pêssego, Afon-so Sampaio e Souza e Caiti-tu. A limpeza conserva osespaços organizados, evitan-do o acúmulo de lixo, a pro-

reção à rua estavam atrapa-lhando o fluxo de ônibus.

Durante o primeiro se-mestre do ano, foram poda-das 3.372 árvores. Cerca de562 árvores foram podadasmensalmente. No mesmoperíodo, foram removidas320 espécies e plantadas ou-tras 107. A manutenção ga-rante a permeabilidade dosolo e revitaliza os espaçosque, em muitos casos, já pos-suem projetos paisagísticos.

Equipe ficará a disposição no parque para auxíliar nautilização da pista

sim como o uso da pista, eserá dado por atletas do seg-mento, aos sábados e domin-gos, a partir das 9h e até 14horas.

É importante lembrar,que o bicicross não é um es-porte tão simples, assimcomo a utilização da pista,e que só deve ser realizadopor quem já é praticante oucom o auxílio de profissio-nais.

Além da pista, quem cur-te pedalar pode utilizar asvias que ligam os núcleosVila Jacuí e Engo. Goulart,na zona leste.

O parque, que é adminis-trado pelo DAEE (Departa-mento de Águas e EnergiaElétrica), e fica aberto diari-amente, das 8h às 19h.

Quem já pratica o bici-cross ou tem curiosidadeem conhecer o esporte temuma boa opção de lazernestas férias de julho.

O Centro de Lazer doVila Jacuí, um dos núcleosdo PET (Parque Ecológicodo Tietê), oferece aos seusvisitantes uma das únicaspistas de bicicross nos pa-drões oficiais na cidade deSão Paulo.

Além disso, no mês dejulho, o Jacuí está disponi-bilizando orientadores queficam a disposição dos usuá-rios dando dicas sobre a uti-lização da pista, os equipa-mentos necessários, tipos debicicletas entre outras rela-cionadas à prática. O acom-panhamento é gratuito, as-

PÁG 4

1A QUINZENADE JULHO/2013

um segundo acampamentoem frente ao prédio do pre-feito Fernando Haddad (PT).A PM informou que não temregistros de manifestaçõesno local.

Os manifestantes dizemque permanecerão acampa-dos em frente à prefeitura atéque autoridades do governorecebam as lideranças domovimento. Policias acom-panham o ato, que ocorre deforma pacífica.

Pressionada por uma que-da expressiva de 2,90% namédia de preços de itens ali-mentícios, a cesta básica doconsumidor paulistano debaixa renda recuou 2,31%em junho na comparaçãocom maio, informou nestasegunda-feira a FundaçãoProcon-SP, responsável pelacoleta desses preços, feita emconvênio com o Departa-mento Intersindical de Esta-tística e Estudos Socioeconô-micos (Dieese).

Com essa variação, a ces-ta básica passou de R$ 383,20em 31 de maio para R$ 374,34em 28 de junho. No ano, opreço da cesta básica do Pro-

Preço da cesta básica tem queda de 2,31% em São PauloValor passou de R$ 383,20 em 31 de maio para R$ 374,34 em 28 de junho. Dos 31 itens da cesta básica

paulistana, 10 tiveram seus preços aumentados no períodoforam todos do grupo Ali-mentação: pacote de umquilo do feijão carioquinha(-8,75%), alho (-8,62%), ba-tata (-7,83%), ovos brancosde galinha (-7,54%) e lingui-ça fresca (-5,90%).

Das cinco maiores altas,quatro são do grupo Alimen-tação. Tiveram seus preçosmajorados em junho o leiteem pó integral na embalagemde 400-500 gramas, em 4,14%;salsicha avulsa, em 4,10%; fa-rinha de mandioca torrada nopacote de 500 gramas, em3,69%, e queijo muçarela fati-ado, em 2,20% o quilo. Já ocreme dental no tubo de 90gramas subiu 2,26%.

con-Dieese, que é compostapor 31 itens, acumula quedade 0,77% e, em 12 mesesencerrados junho, tem que-da de 7,45%.

O grupo Higiene Pessoalencerrou o mês passado emqueda de 0,29%. A únicaalta, de 1,15%, foi apresen-tada pelo grupo compostopelos produtos de limpeza.

Dos 31 itens da cesta bá-sica paulistana, 10 tiveramseus preços aumentados napassagem de maio para ju-nho, 19 diminuíram e 2 nãoapresentaram variação.

Da lista dos produtos cu-jos preços caíram em junho,os cinco maiores destaques

o desenvolvimento de ativi-dades especializadas em in-formatização dos processosadministrativos e em infra-estrutura. A atuação deles éfocada nos núcleos de infor-mática e de edificação, de-partamento de extrema im-portância para a execuçãodas obras, por exemplo. Jáos novos analistas adminis-trativos são convocados paraatuar nas diretorias de ensi-no. Eles são responsáveis porauxiliar na gestão de recur-sos humanos, de compra dematerial, além da gestão fi-nanceira.

150 pessoas acampam no viaduto doChá e querem reunião com o prefeito

Cerca de 150 pessoasacampam em frente à sededa Prefeitura de São Paulo,no centro da capital, desdea madrugada desta. De acor-do com a Polícia Militar,manifestantes do Movimen-to Moradia Casa Dez chega-ram ao Viaduto do Chá porvolta da 0h30 e montarambarracas no local. Até o iní-cio desta manhã, o grupopermanecia acampado.

Eles reivindicam a cons-

servidores de tecnologia, to-talizado 818 postos. A sele-ção para esta categoria já estáem andamento. Os interes-sados fizeram a prova emmaio e, inicialmente, esta-vam previstas 182 vagas.Com a ampliação, serão 600oportunidades para servido-res administrativos.

Os mais de 800 novos pos-tos que passam a integrar oquadro da rede foram cria-dos pela Secretaria após ogovernador Geraldo Alckminassinar a lei.

Funções: São funçõesdos analistas de tecnologia

Educação cria mais de 800 novoscargos c/ salário inicial de R$ 2,1 mil

Governador jásancionou lei que

possibilita atuaçãoinédita de analista

de tecnologia eadministrativo nas

91 diretoriasregionais de ensino

As 91 diretorias de ensi-no da Secretaria de Estadoda Educação vão contar pelaprimeira vez com o cargo deanalista de tecnologia. Apasta criou 400 postos paraa função inédita na rede es-tadual, que tem como salá-rio inicial R$ 2.169 por 40horas semanais. Para a con-vocação destes servidores, aSecretaria organiza novoconcurso, com edital a serdefinido após autorização dogoverno estadual.

Além destes cargos inédi-tos, a Secretaria também vaiampliar a contratação deanalistas administrativos.São mais 418 profissionais naárea, com mesmo salário dos

trução de moradias popula-res na cidade, o que, segun-do o movimento, foi umadas promessas de campanhada atual gestão municipal."Não dá mais para esperar oprefeito nos dar uma repos-ta sobre terrenos que proto-colamos há mais de doismeses", diz o grupo em suapágina no Facebook.

Ainda de acordo com operfil, o objetivo inicial dosmanifestantes era montar

PÁG 5

1A QUINZENADE JULHO/2013

Anuncie no mais completo e maislido Jornal de São Miguel eregião. Ótimas promoções e

formas de pagamento. Consulte!!!2031-23642513-0928

LIGUE E ANUNCIE

orientação do médico espe-cialista", destaca.

Além dos idosos e ges-tante, segundo a médicaoutros grupos também de-vem ficar atentos ao cuida-dos para prevenção da dore trombose após viagensprolongadas: os obesos, ta-bagistas, usuários de medi-cação indutora do sono epessoas com varizes muitocalibrosas.

Dicas para nãoperder as férias!Para aproveitar as férias

com saúde é necessário se-guir algumas dicas, mesmoque não haja fator de riscoconhecido para a trombose.

• Procure se movimentarem viagens longas.

• Caminhe ou faça exercí-cios de movimento dosmúsculos da panturrilha.

• Mantenha-se hidratado eevite o consumo de be-bidas alcoólicas, que ace-leram a desidratação.

• Utilize meias elásticasque auxiliam no estímu-lo à circulação venosa,mas só deve ser usadaapós avaliação médicapois algumas pessoasnão podem usá-las.

de seleção pode ser feito nosite da Fundap (Fundaçãodo Desenvolvimento Admi-nistrativo). A duração do es-tágio é de 12 meses, poden-do ser prorrogado até 24meses, ou a conclusão doEnsino Médio. A prova acon-tece em 18 de agosto e ataxa de inscrição é de R$ 12.

O programa Acessa Esco-la oferece o acesso livre àinternet para alunos, pro-fessores e funcionários nassalas de informática das es-colas da rede pública esta-dual, além de permitir o de-senvolvimento de projetospedagógicos com uso detecnologia. Desde a criação,em 2008, já beneficiou 4milhões de usuários emmais de 72 milhões de aten-dimento.

Secretaria daEducação prorrogao prazo e oferece

mais de 2 mil vagasaos interessados.Selecionado no

processo seletivoganha bolsa mensal

de R$ 340Os alunos da 1ª e 2ª série

do Ensino Médio das esco-las da rede estadual podemfazer inscrição no processoseletivo do programa Aces-sa Escola até o dia 9 de agos-to. A Secretaria da Educaçãodo Estado prorrogou o pra-zo aos interessados e ofere-ce mais de 2 mil vagas paraos estudantes atuarem comoestagiários de informática.Os selecionados ganhambolsa mensal de R$ 340,além de auxílio transporte.

O aluno estagiário vai atu-ar nas salas de informáticadas 3.715 escolas da rede quecontam com o programaAcessa Escola, com o foco nainclusão digital. A carga ho-rária é de quatro horas, desegunda a sexta-feira, e podeser cumprida nos períodosmanhã, tarde ou noite.

A prova de seleção acon-tece no dia 1 de setembro enão é eliminatória e, sim,classificatória. Sendo assim,os estudantes que não fo-

Atenção redobradaAlgumas pessoas em espe-

cial, entre elas as gestantes,idosos e crianças precisam deatenção redobrada duranteas viagens longas. De acor-do com a Dra. Flávia, as ges-tantes já têm o retorno ve-noso dificultado com a com-pressão das veias da pelvepelo útero. Portanto, longosperíodos sentadas podemprejudicar ainda mais a cir-culação venosa das pernas le-vando a dor, edema e favo-recendo o aparecimento detrombose. Os idosos tam-bém possuem maior propen-são à trombose. "Portanto,devem usar meia elásticaapós orientação médica, an-dar a cada duas horas ou fa-zer movimentos de extensãoe flexão dos pés - promoven-do assim o exercício dos mús-culos da panturrilha", ensi-na a médica.

De acordo com a Dra.Flávia algumas pessoas pos-suem uma predisposiçãomaior à formação de coá-gulos. "Nestes casos especí-ficos há medicação própriapara a prevenção de trom-bose associada às recomen-dações. Porém, a medica-ção só deve ser usada com

O mês de julho é o perío-do de férias e lazer. Porém,alguns cuidados são necessá-rios para evitar que alegriae descontração acabem an-tes da hora. As viagens lon-gas de carro ou avião exigemmais atenção, pois as pesso-as permanecem sentadas porum longo período. "O exces-so de tempo sentado, emuma mesma posição, dificul-ta o retorno venoso e issopode desencadear dor, peso,cansaço ou queimação naspernas", explica a cirurgiãvascular do Hospital NossaSenhora das Graças, FláviaRamos Tristão.

Quando os joelhos per-manecem em ângulo de 90graus - associado a falta demovimentação dos músculosda panturrilha podem preju-dicar o retorno venoso. Porisso, a Dra. Flávia faz umaressalva. "É necessário alter-nar períodos para caminharou alongar as pernas a cadaduas horas, pois pode ocor-rer a formação de coágulosdentro das veias, a chamadatrombose venosa, com riscode evolução para emboliapulmonar".

Para amenizar as doresdurante a viagem é necessá-rio que a cadeira possua umapoio para as pernas, assimevita que as mesmas perma-neçam dobradas durantemuito tempo. "Para isso, énecessário que o espaço en-tre a sua cadeira e a da fren-te seja suficiente", destaca aespecialista.

Além das pernas, coluna,pescoço e mesmo os braçostambém podem sofrer comdores, caso permaneçam namesma posição por muitotempo. "E, principalmente,a coluna lombar em caso deposição inadequada duran-te a viagem", orienta.

Longas viagens requer cuidadosredobrados com as pernas

Permanecer sentado por muito tempo pode causar dor, inchaço eaté mesmo a formação de coágulos e trombose venosa

Aluno da rede estadual pode fazerinscrição até 9 de agosto para atuarcomo estagiários no Acessa Escola

ram chamados nesta primei-ra convocação podem ser re-crutados em oportunidadesfuturas, de acordo com a de-manda de cada unidade deensino e região. O resulta-do da classificação será pu-blicado no Diário Oficial doEstado a partir do dia 19 desetembro.

"O estágio, além de seruma preparação para o mer-cado de trabalho, é a portade entrada do acesso aos con-teúdos da internet para to-dos os alunos, professores efuncionários da rede. É umpasso importante da inclusãodigital, fundamental no pro-cesso educativo", afirma acoordenadora do programaAcessa Escola, Maria AméliaKuhlmann Fernandes.

O cadastro para a prova

2031-23642513-0928

Anuncie no mais completoe mais lido jornal de SãoMiguel e região. Ótimaspromoções e formas de

pagamento!!! Consulte!!!

Uso de salto alto pode trazerproblemas de saúde; saiba mais

acessório todos os dias, notrabalho, como as modelos.Godoy destacou ainda quenão são todas as mulheresque podem usar o sapato desalto alto. Quem está tratan-do lesões na topografia dopé e tornozelo não deve usaro calçado, pois "prejudicama cicatrização da lesão".

metros de altura para o diaa dia e deixar os maiorespara as ocasiões especiais.

Os exercícios físicos cons-tantes para o fortalecimen-to específico dos gruposmusculares envolvidos namovimentação da coluna, pée tornozelo são essenciaispara quem precisa usar o

Sapatos de salto alto sãoícones de beleza, poder eelegância e são adorados pormulheres de todas as idades.Só que o glamour tambémtem um preço alto, segundoAlexandre Godoy, ortopedis-ta do Instituto de Ortopediae Traumatologia (IOT) doHospital das Clínicas da Fa-culdade de Medicina da Uni-versidade de São Paulo (SP).

"O uso excessivo de saltoalto pode trazer riscos à saú-de, como lesões e deformi-dades nos pés e tornozelos",contou. Outros problemascausados pelo acessório fashi-on são joanete, metatarsal-gia (dor na região dos dedose na face plantar), fasceíteplantar (dor no calcanhar),entorse do tornozelo, tendi-nite e problemas de coluna.

Evitar esses problemas ésimples, segundo o médico,e não é preciso abrir mão dosalto, mas deve-se optar poraqueles com até seis centí-

nas sementes quefuncionam comolaxante natural.

Maçã: A maçaajuda a reduzir ataxa de gorduracorporal por serrica em pectina,potássio, que eli-mina o sódio exce-dente e ajuda a re-duzir a retenção

de líquidos que incham oorganismo.

Romã: A romã assimcomo outros frutos verme-lhos como o morango, omirtilo e a framboesa sãorecos em antioxidantes,para além que ajuda a com-bater as inflamações no or-ganismo e, consequente-mente, a perder peso.

Frutas que ajudam a perder peso

edade e a compulsão paracomer, para além disso a ba-nana ajuda a reduzir a ab-sorção da gordura ingeridana refeição.

Figo: O figo é fruto queajuda a emagrecer por serrico em magnésio, que di-minui a vontade de comerchocolate, mas o seu gran-de benefício são as peque-

Limão: o li-mão em especial acasca e a partebranca são ricosem pectina, a pec-tina é um tipo defibra solúvel quese transforma emgel no estômagoe ajuda a eliminara gordura parafora do organis-mo. O limão ajuda ainda asaciar a fome, facilita a di-gestão e regula os níveis deaçúcar no sangue, é diuré-tico e combate a celulite.

Banana: Apesar de pos-suir muitas calorias e nãoser recomendada na maio-ria da dietas a banana é ricaem triptofano, um amino-ácido que combate a ansi-

PÁG 6

1A QUINZENADE JULHO/2013

pimento como no encapsula-mento do silicone, a prótesemuda de consistência, fican-do mais endurecida, e seu for-mato é alterado", alerta. Ossintomas podem ou não se-rem acompanhados de dor.

Por fim, o médico tam-bém pede cautela na hora deescolher o profissional que iráfazer a cirurgia. O melhor éescolher médicos de confian-ça e filiados à Sociedade Bra-sileira de Cirurgia Plástica.

res que contribuem para apercepção do nível de dorincluindo hormônios, gené-tica e fatores psicológicos eque podem variar entre ho-mens e mulheres. Tambémé possível que o sistema dedor funcione de forma dife-rente nos dois sexos.

Pesquisas futuras são ne-cessárias para descobrir ascausas exatas das diferençasna percepção da dor e qualseria o controle mais eficazdela. Encontrar marcadoresbiológicos para a dor, taiscomo genes ou proteínas,também ajudaria a tirar umpouco da subjetividade deavaliar a experiência da dor.

Estudo indica que mulheressentem mais dor que homens

mais dor no pescoço e nosseios (durante sinusite) doque os homens, resultadoque não foi encontrado napesquisa anterior.

Percepção da dorSegundo um investiga-

dor que não estava envolvi-do no estudo, as mulherespodem ter atribuido núme-ros diferentes para o mes-mo nível de dor que os ho-mens. De qualquer forma,este estudo foi longo e asconclusões concordam comos trabalhos desenvolvidosanteriormente.

As pesquisas anterioressugerem uma série de fato-

Um novo estudo apontaque quando uma mulher ado-ece, sua dor pode ser maisintensa que a do homem.Através de um número dediferentes doenças, incluindoartrite, diabetes e certos ti-pos de infecções respiratóri-as, as mulheres relataram sen-tir mais dor do que homens,disseram os pesquisadores.

Os resultados desta pes-quisa estão alinhados com osresultados de pesquisas an-teriores e revelam que as di-ferenças sexuais na sensibili-dade à dor pode estar pre-sente em muitas outras do-enças que antes não estavamconfirmadas.

Uma série de fatores, in-cluindo o humor e a quan-tidade de medicamentos in-geridos foram analisados."Seja qual for a razão, euacho que é importante es-tar ciente desta diferençaentre homens e mulheres eanalisá-la ainda mais", dis-se a pesquisadora Linda Liu.

Diferençasentre os sexos

O novo estudo incluiuinformações de mais de11.000 pacientes e o nível dedor foi registrado em umprontuário eletrônico entre2007 e 2010. Os pacientes ti-veram que classificar sua dorem uma escala de zero (semdor) a 10 (muita dor). Os pes-quisadores relataram maisde 250 dores e condições.

Para quase todos os diag-nósticos as mulheres relata-ram maior pontuação de dorque os homens, sendo emmédia, 20% maior que asdeles.

Mulheres com dor lom-bar, no joelho e na pernarelataram maiores pontua-ções do que os homens. Elastambém relataram sentir

Tem silicone?Tem silicone?Tem silicone?Tem silicone?Tem silicone? Saiba comoidentificar possíveis complicações

cial que a mulher faça o au-toexame e revise a prótese to-dos os anos com o cirurgiãoplástico", explica. Ele diz que,caso haja alguma suspeita derompimento, exames comomamografia, ultrassonografiae ressonância magnética po-dem ser pedidos para avaliarmelhor a situação.

A mulher também deveficar atenta à qualquer ano-malia na região da operaçãoou na prótese. "Tanto no rom-

As recentes notícias sobreas empresas PIP e Rófil, queproduziram próteses mamá-rias com silicone industrial(impróprio para esse tipo deproduto) deixaram as mulhe-res que passaram pela cirur-gia em alerta vermelho. Asdúvidas e receios atingiramtambém as mulheres que es-tavam planejando passar peloprocedimento.

O principal medo de to-das é o rompimento da pró-tese, que poderia causar séri-as conseqüências à saúde. Osilicone não é absorvido pelocorpo e pode causar infec-ções e dores, além de outrosproblemas. Segundo o cirur-gião plástico Luiz PhilipeMolina, do Hospital CECMI(Centro Especializado em Ci-rurgias Minimamente Invasi-vas) é importante sempre ve-rificar a qualidade do produ-to para evitar correr esse tipode risco.

O médico afirma que to-das as próteses possuem ris-cos de rompimento em algummomento. "Por isso, é essen-

tamente nessas condições,não apresentavam doençaalguma na fase adulta.

"O estresse na infânciapode levar a resíduos bio-lógicos que reaparecem nameia-idade", comenta aprincipal autora do estudo,a professora Margie Lach-man, que publicou o tra-balho no jornal "Psycholo-gical Science".

O amor maternal duran-te a idade infantil seriauma espécie de "escudo"de proteção contra doen-ças a longo prazo.

como diabetes, pressão altae ataque cardíaco.

Um segundo grupo for-mado por 1.200 pessoas su-pervisionadas nos últimosdez anos também foi consi-derado no acompanhamen-to médico.

Outros cientistas já de-monstraram que criançasque crescem em áreas pobressão mais propensas a desen-volver doenças crônicas aoatingir a idade adulta.

O pessoal da Brandeis,porém, ficou intrigado comas crianças que, vivendo exa-

Todos sabem que oamor materno é bom emtodos os aspectos, adultosque tiveram uma infânciamarcada pelo amor mater-no apresentam um estadode saúde bem melhor doque aqueles que não desen-volveram uma relação ínti-ma com as próprias mães.

A conclusão é de umapesquisa da UniversidadeBrandeis, em Massachuset-ts (EUA), que avaliou miladultos para medir a analo-gia entre pobres condiçõessocioeconômicas e doenças

Amor materno durante infânciaprevine doenças na meia-idade

PÁG 7

1A QUINZENADE JULHO/2013

com seu filho Pedro Henri-que de apenas 08 meses, "nossa é um momento tãoprazeroso que é capaz de eume divertir mais que ele

(risos), acho isto muitoimportante, pois embora elenão entenda ainda, perceboque ele fica bem concentra-do com as cores dos dese-nhos", frisa a mãe coruja.

Segundo os especialistasno assunto, são iniciativascomo esta que contribuempara o desenvolvimento psi-cológico e social da criança.Com essas dicas, não deixede praticar a leitura com seufilho, mostre para ele que leré tudo de bom!

Exposição "Jardim Poético" estáno Centro Cultural Casa da Estação

O Centro Cultural Casada Estação de Poá está commais uma exposição. Inti-tulada de Jardim Poético,a mostra reúne quadrospintados com diferentestécnicas e retratam emgrande parte a natureza.As obras são do casal Deo-clécio e Thaise Correia.

A exposição que estáaberta a visitação contacom 18 obras e teve inícionesta segunda-feira, dia 15,seguindo até o dia 26 de ju-lho. Segundo informou aSecretaria de Cultura, nosquadros imperam temas li-gados ao meio ambiente,retratando também os con-tos de fadas e cenas oníri-cas. "Na realidade é possí-vel perceber que os artis-tas se expressam por meiode suas obras. Eles estão deparabéns, pois as telas sãobelíssimas", disse o secre-tário da pasta, Douglas As-pasio.

Quem visitar a exposi-ção terá a oportunidade dever nos quadros técnicascomo óleo sobre tela e ma-deira, colagem e lápis decor grafite. A mostra, deacordo com os artistas temo objetivo de passar men-sagens de paz, amor e sim-plicidade. "Na exposiçãocolocamos tudo o que sepode encontrar em um po-ema ou em um belo jar-dim", afirmou a artistaplástica Thaise, que tam-bém é poetisa.

A exposição segue até odia 26 deste mês no CentroCultural Casa da Estação epode ser visitada de segun-da a sexta feira, das 08 às17 horas. A Casa da Estaçãoestá localizada na Praça Atí-lio Santarelli, s/nº, na re-gião central de Poá. Maisinformações pelo telefone4638-4509.

Ficha técnica dos artistasDeoclécio Henrique Correia é comerciante e artista plás-

tico. Iniciou muito cedo nas artes plásticas por influênciade sua mãe e voltou a participar de exposições estimula-do por sua esposa, a também artista plástica e poetisaThaise Correia. Ela começou a desenhar com lápis de corgrafite incentivada pelo marido, e agora desenvolve téc-nicas próprias, com colagem, criando imagens originais,que expressam seus sentimentos. O casal mora em Poá eambos também compõem poemas.

Livros estimulam a leitura nosprimeiros anos da infância

Na opinião da PediatraMaria Joana Medeiros, alémde ajudar no desenvolvimen-to do pequeno, a leitura éum ato de carinho para en-tre mãe e filho, "tirar umtempo para brincar e ler umahistoria para a criança, trans-mite o melhor dos sentimen-tos que é o afeto entre mãee filho. Com esta atitude acriança se desenvolve mais eainda ganha mais confiançano futuro". Explica a profis-sional.

Exemplo disto é a mamãede primeira viagem, Lucima-ra Gomes, que faz questãode tirar um minutinhos parase dedicar a leitura junto

A infância é o momentoideal para criar nas criançaso gosto pela leitura. O con-tato com as palavras e ima-gens, além de estimular ohábito, auxilia na imagina-ção dos pequenos. Estudosrevelam que até dois anos deidade, o desenvolvimentocerebral das crianças ocorrede forma acelerada e, porisso, a leitura, neste período,é importante para o cresci-mento saudável das crianças.Esta relação inicial tambémcontribui para que as crian-ças aprendam a se expressarde forma correta, seja pormeio da escrita ou fala.

Nesta idade, as atividadese recursos não dependem dacapacidade de ler e os temasabordados nos livros forne-cidos devem fazer parte docotidiano e do interesse dafaixa etária. "Vale ressaltartambém a utilidade dos livroscomo forma de despertar ointeresse da criança pela lei-tura, um apoio para a alfa-betização e a possibilidade deser utilizado além das histó-rias impressas, como brinque-dos", explica a sócia da edi-tora de livros infantis Vale dasLetras, Patrícia Amorim.

mesmo estilo, cor ou acaba-mento do sofá. "Para que-brar a monotonia, o melhormesmo é apostar em peçasbem diferentes, que ao mes-mo tempo se complemen-tem de forma harmoniosa eatraente", Destaca FábioIzar, da Fort House, que aju-da na escolha dos objetosfazendo projetos de decora-ção e também oferece mó-veis em consignação, paraque o morador confira comoficou, e tenha tempo paradecidir se ficará com a peçarealmente, ou trocará poroutra.Beleza não é tudo, porisso outro detalhe fundamen-tal na hora de decidir nacompra por uma poltrona éo conforto, fundamental aesta peça, pois quem nãogosta de chegar em casa de-pois de um dia atarefado esentar para ver um bom fil-me, tomar uma bebida, con-versar e ler um livro ou re-vista. "Quando o sofá é neu-tro e possui linhas sóbrias, as

Quando o sofá éneutro e possui li-

nhas sóbrias, aspoltronas devem serdiferenciadas e terdesign, cor ou es-

tampa de impacto eaté um desenho

inovador.Há itens, em uma deco-

ração, que são indispensáveise a poltrona é um dessesobjetos. Ela pode ser umcomplemento na sala, nohome theater, no quarto, navaranda coberta e em mui-tos outros ambientes. Na salade estar o móvel se tornafundamental porque é difí-cil pensar neste espaço sempoltrona. Ela serve para que-brar a linearidade dos esto-fados e criar certo envolvi-mento entre as pessoas queposam dividir o espaço. Afi-nal é difícil imaginar umasala com apenas um sofá,pois isso dificultaria o entro-samento entre os convida-dos, já que a ideia é criar umambiente circular onde hajafacilidade de visualização ecomunicação. Hoje, há infi-nitos modelos de poltronas,com design diferenciado,cores, tamanhos, tecidos va-riados, acabamentos emmadeira, alumínio e tantosoutros. Com calma, dá paraescolher como se adequar aoestilo do ambiente, que estámontando ou redecorando.Um detalhe da decoraçãomoderna é que nem semprea poltrona precisa ser do

poltronas devem ser diferen-ciadas e ter design, cor ouestampa de impacto e atéum desenho inovador. Am-bientes muito lineares po-dem enjoar e reforçar a mo-notonia no dia-a-dia". Expli-ca Izar.Mas, para quem nãoquer comprar uma poltronanova, mas tem uma peça deestimação à melhor saída éreformar. "A solução podeser trocar o tecido de umavelha poltrona para valori-zar a decoração da casa";Destaca Fábio. Atualmentehá lojas que além do proje-to de decoração, tambémoferecem o serviço de refor-ma, como é o caso da FortHouse. É fundamental tercuidado com as dimensõesda poltrona, pois não podeser muito grande se a sala épequena. Os móveis jamaispodem atrapalhar a circula-ção de pessoas no espaço.Para conferir alguns mode-los de poltronas acessewww.forthouse.com.br.

A escolha da poltrona faz diferençana decoração de alguns ambientes

PÁG 8

1A QUINZENADE JULHO/2013

Anuncie no mais completo e maislido jornal de São Miguel e região.

Ótimas promoções e formas depagamento!!! Consulte!!!

2031-23642513-0928

LIGUE E

ANUNCIE

pouco de água até ficarbem molinho

2. Com as mãos espre-ma estes pães até obter ummassa tipo mingau, entãoacrescente todos os outrosingredientes (menos ococo ralado) e mexa bem

3. Unte uma formacom óleo de soja e e pol-vilhe farinha de trigo edespeje a massa

4. Polvilhe com o coco

LibraLibraLibraLibraLibraSeu regente entra emGêmeos, signo compatí-vel ao seu, já no dia 03,marcando uma ótima

fase amorosa para você. Umapessoa que mora longe, mesmofora do País, pode estar de passa-gem e mexer com seu coração.Ou mesmo você pode conheceralguém muito interessante.

EscorpiãoEscorpiãoEscorpiãoEscorpiãoEscorpiãoVocê passa por uma das melho-

res fases para os relaci-onamentos durantetodo este semestre e

deve aproveitá-la ao máximo! Aentrada de Vênus no signo deGêmeos vai aprofundar suasemoções e você se dará conta desuas verdadeiras necessidadesemocionais.

SagitárioSagitárioSagitárioSagitárioSagitárioVênus começa sua cami-nhada pelo signo deGêmeos e você é dire-tamente beneficiado

por esse trânsito. Seus relaciona-mentos, especialmente os maissérios, ganham um novo colori-do e alguém muito interessantepode mexer com seu coração. umnamoro pode começar este mês.

CapricórnioCapricórnioCapricórnioCapricórnioCapricórnioA entrada de Gêmeos,a deusa do amor e dasfinanças, em seu setorde trabalho, pode tra-

zer alguém especial através dereuniões de negócios com outrasempresas, encontros profissio-nais, palestras ou qualquer even-to que envolva trabalho. Caso jáseja comprometido muita sorte.

AquárioAquárioAquárioAquárioAquárioEste será um mês bastan-te especial para o amor,aquariano, pois a passa-gem de Vênus pelo sig-

no de Gêmeos vai mexer sensi-velmente com seu coração. Mui-tos convites a eventos, festas e di-vertimentos em geral, farão desteum mês proveitoso para conhe-cer gente nova e um novo amor.

PeixesPeixesPeixesPeixesPeixesEste será um mês espe-cial para piscianos com-prometidos e principal-mente os casados ou

que moram junto de seu amor.As energias domésticas estarãomais que abençoadas e sua casaserá o palco de muito romance eacolhimento entre vocês. Se ain-da estiver só.

No dia 15 de junho a Casade Cultura Antonio Marcosfoi o cenário perfeito para olançamento do projeto maisrecente da atriz, apresenta-dora de TV e empresária GiGiMaravilha, que recentemen-te fundou a empresa Cia Na-cional de Produções CulturaisGiGi Maravilha, e já empla-cou com seu novo projeto de-nominado "Cinema na zonaleste 2013". O Jornalista Mar-celo Bento, filho da empre-saria, foi o mestre de cerimô-nia que conduziu cerca decem pessoas especialmenteconvidadas para participardesta linda festa e desfrutardo maravilhoso coquetel pa-trocinado pelo Buffet Polaris,parceira do projeto.

Durante o evento, houvea apresentação em vídeoapresentando pela primeiravez, o resumo da trajetóriade trabalho desta empresá-ria de cinema que teve suasraízes formadas nos anos 90(com a parceria do Progra-ma Mara Maravilha noSBT,Na época TVS), surgindoai este simpático nome artís-tico utilizado até hoje.

Os depoimentos que fo-ram aparecendo durante aapresentação do mini docu-mentário, conseguiram dei-

ÁriesÁriesÁriesÁriesÁriesO mês continua com Sa-turno retrógrado em Li-bra e seus relacionamen-tos continuam sendo

mobilizados. A seriedade conti-nua sendo o ponto principal nes-se setor e, sendo assim, as opor-tunidades surgirão uma atrás daoutra. A partir do dia 3, Vênusentra no signo de Gêmeos.

TouroTouroTouroTouroTouroO mês começa aindacom Vênus em seu sig-no beneficiando tauri-nos do último decana-

to. A partir do dia 03, ela entraem Gêmeos e as finanças passama ser beneficiadas a partir de en-tão. No entanto, Júpiter continuaem seu signo abrindo novas por-tas e trazendo novos amores.

GêmeosGêmeosGêmeosGêmeosGêmeosA partir do dia 03, Vênuscomeça sua caminhadapelo seu signo benefici-ando tudo o que se rela-

ciona com o amor e os relaciona-mentos, assim como com suas fi-nanças. A fase é uma das melho-res deste semestre, com novasportas se abrindo e muitas opor-tunidades de novos romances.

CâncerCâncerCâncerCâncerCâncerOs relacionamentos vêmpassando por fases demudanças importantesque se intercalam desde

2008 e assim ainda vai continuarpor certo período. Caso seja ca-sado, as mudanças foram aindamais profundas, com possíveisrompimentos e esfriamento darelação.

LeãoLeãoLeãoLeãoLeãoOs efeitos dos eclipsesem Gêmeos e Sagitáriomeses atrás continuam,fazendo o amor rondar

você. O nódulo lunar aumentaainda mais a possibilidade de umnovo amor em sua vida. Vênusem Gêmeos a partir do dia 03pode trazer até você, através deum grande amigo.

VirgemVirgemVirgemVirgemVirgemDurante este mês vocêestará bastante focadonas questões profissio-

nais, com grande possibilidadede crescimento e expansão. Des-sa forma sua imagem estará tãoem evidência que será mesmo notrabalho que você poderá encon-trar alguém que vai mexer mui-to com seu coração.

Projeto Cinema na Zona Leste seduzfortes parceiros culturais

A empresaria GiGi Maravilha lançou a produção de seu novo filme, fez parceria com aCasa de Cultura Antonio Marcos e conquista gente influente para apoiá-la

Pudim de pão velhoIngredientes• 6 a 8 pães amanhecidos

tipo francês• 4 ovos inteiros• 2 colheres de açúcar (ou

a gosto)• 1 pacote de coco ralado• 1 colher de margarina• 1/2 lata de leite conden-

sado (opcional)• 2 copos de leite integral

tipo C

ralado por cima, leve aoforno a 250º por uns 25 mi-nutos ou até dourar a par-te de cima.

xar o público comovido,principalmente ao surgir àsdeclarações carinhosas dascrianças cariocas (municípiode Resende) que já fazemparte do elenco deste novofilme, pois já se inscreveramvia internet.

O coquetel marcou o lan-çamento do projeto e tam-bém o início das produçõesdo filme longa metragem""Um Voo para a Liberda-de". Essa história foi basea-da no livro de Laércio José,que é o atual autor e rotei-rista do filme. A direção Ge-ral desta produção cinema-tográfica será de GiGi Mara-vilha e Iara LourSi, com aprodução das atrizes RaquelAgricio (foto) e MirianMota(Mãe do Cantor Manu-el Marcos) que também se-rão atrizes neste filme, e adireção Executiva e o Marke-

atriz Maria Diva, que tam-bém participou do ultimofilme, foi convidada por GiGipara colaborar com a produ-ção deste filme.

Antes do encerramentodo evento, Marcelo Bentoobteve autorização para re-velar ao público informaçõessobre o pré-lançamento dolivro autobiográfico de Mi-rian Motta, neste livro auto-biográfico que já está quasefinalizado e mostrará publi-camente muitos segredospor trás do romance entre elae o cantor Antonio Marcos,envolvendo inclusive o nas-cimento do filho primogêni-to do saudoso cantor que oBrasil irá conhecer.

Este projeto que nasceuem 2010, com as atividadesdo filme anterior "O Alcoó-latra" realizando em parce-ria com outra empresa pro-dutora, teve a participaçãode GiGi Maravilha e suaequipe. Agora a empresáriasegue trabalhando de formaindependente em nossa re-gião, depois de fundar suaprópria empresa e conseguirformalizar a parceria com aCasa de Cultura AntonioMarcos, através da supervi-são de Cultura da Subprefei-tura de São Miguel Paulista.

ting de Marcelo Bento. Du-rante este lançamento, osmembros desta produçãoforam apresentados ao pú-blico e todos receberam umcertificado "Termo de com-promisso sócio-cultural"emitido pelos coordenadoresdo Projeto Cinema na zonaleste 2013. Outros parceirospresentes também recebe-ram certificados. A entidadeassistencial ASSBRAS - Asso-ciação Brasileira de AçõesSociais, o empresário de PoáAlexandre Porto que anun-ciou no dia o pré-lançamen-to do Projeto Cinema no altoTietê que será realizando emparceria com secretarias decultura da região com oapoio de sua empresa a Vi-trine comunicação visualtambém foram contempla-dos nesta homenagem deparceria sócio-cultural. A

Modo de preparo1. Numa bacia coloque

os pães de molho com um