ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e...

15
ADAPTE-SE OU MORRA FAST COMPANY

Transcript of ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e...

Page 1: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

ADAPTE-SE OU MORRA

F A S T C O M P A N Y

rosto adapte-se ou morra_Layout 1 23/09/10 12:35 Page 3

Page 2: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

Regras_diagramacao.indd 6Regras_diagramacao.indd 6 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 3: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

7

Para onde est amos indo?

“Siga as regras.”“Não há regras.”

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado sabe que não existem fór-mulas prontas que garantam o sucesso. O que funciona maravilho-samente bem em uma organização pode não dar certo em outra. É impossível prever os caprichos da natureza humana ou o caos do mercado. As transações comerciais se desenrolam em um mundo em que regras são aquilo a que pessoas medrosas e pouco criativas se agarram quando são deixadas para trás.

Mas e se existissem regras que, apesar de não garantirem o su-cesso, ao menos apontassem a direção certa? E se você pudesse se valer da sabedoria dos mais importantes pensadores de negócios da história e extrair um conjunto de verdades que se aplicam à maio-ria das situações?

É isso que este livro traz. Nós, autores e editores de Fast Com-pany, uma revista dedicada a explorar a maneira como as pessoas inteligentes trabalham, fi zemos um apanhado das mais importan-tes ideias sobre negócios de todos os tempos. E a partir desse tesou-ro enciclopédico, compilamos as Regras.

Nas páginas a seguir, apresentamos mais de 400 ideias, teorias e sugestões. Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, mas também de executivos que lideram grandes empresas. Jeff Bezos, da Amazon, aborda os perigos de se contratar a pessoa

Regras_diagramacao.indd 7Regras_diagramacao.indd 7 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 4: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

8

errada; Andy Grove, da Intel, mostra como encontrar talentos e geri-los; Bill Gates fala sobre o valor da tecnologia da informação; Anne Mulcahy, da Xerox, explica como gerenciar mudanças; Tom Peters discorre sobre o marketing pessoal; e Michael Porter dá lições de estratégia. Para os fãs de História, apresentamos Adam Smith e sua mão invisível e Maquiavel e a importância da análise da realidade.

Mas você também vai descobrir muitos pensadores surpreen-dentes que enxergam os negócios de perspectivas pouco conven-cionais. São os heróis e visionários anônimos, pessoas que não são conhecidas mas que deveriam ser. Vince McMahon, presidente da World Wrestling Entertainment, descreve a pior coisa de seu ne-gócio. Doug Blevins, treinador de futebol americano preso a uma cadeira de rodas, fala sobre tentar mudar as pessoas. O vendedor de carros de luxo Carl Sewell faz um relato sincero sobre a importân-cia do lucro. O guarda de zoológico Douglas Myers aborda o tema da comunicação e confi ança.

Dividimos este livro em 22 capítulos nos quais são abordados os assuntos fundamentais do mundo dos negócios: da estratégia à execução, do conhecimento à velocidade. Cada um traz uma breve introdução que levanta temas e questões e prepara o leitor para o que vem a seguir. No fi m dos capítulos, você encontrará “lições rápidas”: orientações, estratégias e táticas que o ajudarão a pôr em prática aquilo que acabou de ler.

As Regras estão cuidadosamente distribuídas ao longo do livro. A primeira, Adapte-se ou morra, é, em certos aspectos, a mais im-portante. Mas esperamos que você considere as 54 seguintes igual-mente essenciais para sua vida e sua empresa.

A melhor maneira de absorver todas essas lições é lendo um ca-pítulo de cada vez. Marque as citações que lhe chamarem a atenção e avalie-as levando em consideração o contexto, relacionando-as aos pensamentos precedentes e subsequentes. Use as “lições rá-pidas” como exercícios práticos para testar o que você aprendeu.

Regras_diagramacao.indd 8Regras_diagramacao.indd 8 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 5: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

9

Como as Regras se aplicam à sua realidade? De que forma elas podem tornar seu trabalho e sua vida mais fáceis, produtivos e sa-tisfatórios?

Mantenha este livro em sua estante e recorra a ele sempre que precisar. Volte a um capítulo especialmente pertinente ou a uma citação marcada que tenha a ver com o momento pelo qual está passando. Compartilhe essas ideias com colegas e amigos; comece uma discussão. Refl ita sobre as experiências que você teve desde que leu aquele texto pela última vez. É desnecessário dizer que as mudanças são constantes; as Regras só se aplicam se você as torna continuamente relevantes.

Isso nos leva de volta ao ponto de partida. Existem “regras” que garantam o sucesso? Claro que não. A vida não é uma receita de bolo, nem os negócios – por isso são tão desafi adores e fascinan-tes. Não há garantias. Esperamos, porém, que este livro aumente as suas chances.

– Autores e editores da Fast Company

Regras_diagramacao.indd 9Regras_diagramacao.indd 9 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 6: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

10

1

Mudanç a

O fundador da empresa, de 32 anos, estava cansado quando se sentou para tomar uma bebida. Ele havia feito seis apresentações seguidas de arrecadação de fundos, e os capitalistas de risco mos-traram-se céticos em todas elas.

Isso explicava sua irritação e deve ter sido por esse motivo que ele criticou a palestra que seu diretor – um veterano com 30 anos de experiência no setor – fi zera naquele mesmo dia.

– Logo no primeiro slide o diretor escreveu: “As coisas mudam.” Como ele ousa dizer algo tão trivial? – reclamou.

Temos que reconhecer que o jovem empresário estava certo. “As coisas mudam” não passa de um clichê empresarial básico. Mas descartá-lo sumariamente é ignorar dois fatos vitais:

1. Existe um motivo pelo qual os ditados se tornam clichês: Eles costumam ser verdadeiros.

2. A maior causa de morte entre as empresas já estabelecidas é a incapacidade de se adaptar às mudanças.

As empresas precisam constantemente se adaptar e se reinven-tar. Sempre existe uma grande ameaça, assim como uma enorme oportunidade, à nossa frente. Ignorar as duas costuma ser fatal.

Não surpreende que a mudança seja um desafi o para os líde-

Regras_diagramacao.indd 10Regras_diagramacao.indd 10 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 7: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

11

res. Alterar o rumo de uma organização é difi cílimo, e o problema é agravado pelo fato de que as pessoas das quais você depende para executar a mudança – seus funcionários – podem não entender por que precisam fazer as coisas de forma diferente. Como resultado, quando você mais precisa delas, elas tendem a se voltar contra você.

E mesmo que as convença a segui-lo, é necessário descobrir como mudar de maneira efi caz e em tempo real. Em outras palavras, você precisa se preparar para o futuro sem estragar o presente.

Não admira que mudar seja tão complicado e que tantos ge-rentes não estejam dispostos a assumir a tarefa até que seja tarde demais. O resultado inevitável? Empresas consagradas acabam sen-do absorvidas por outras, ou simplesmente deixam de existir.

Ainda assim, uma pesquisa superfi cial com as melhores compa-nhias de todos os tempos revela que as organizações que sobrevivem a longo prazo estão constantemente evoluindo. Dois exemplos: o portfólio empresarial da GE parece mudar quase diariamente, e a PepsiCo, que começou fabricando refrigerantes de cola, hoje ob-tém a maior parte de sua receita com a venda de biscoitos.

Mas as notícias sobre o mundo dos negócios nos lembram dia-riamente de que essas empresas parecem constituir a exceção. A sa-bedoria dos líderes e pensadores que reunimos neste livro mostra quão difícil pode ser a mudança, mas também revela o seu lado po-sitivo: uma organização que adote a mudança, executando-a com efi ciência, consegue evoluir e prosperar.

REGRA NO 1A primeira regra dos negócios é igual à primeira regra da vida: Adapte-se ou morra.

Como a mudança não acontece“Pense num ovo. Dia após dia, ele está ali. Ninguém presta aten-

Regras_diagramacao.indd 11Regras_diagramacao.indd 11 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 8: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

12

ção nele. Ninguém o observa. Certamente ninguém tira uma foto dele ou o coloca na capa de uma revista de negócios. Até que um dia a casca se rompe e sai um pinto lá de dentro.

De uma hora para outra, grandes revistas e jornais querem dar a notícia: ‘A espantosa reviravolta do Ovo’ e ‘O pinto que liderou uma revolução no Ovo’. Para o observador externo, sempre parece uma coisa súbita, como se o ovo tivesse, de forma repentina e radi-cal, se transformado em um pinto.

Trata-se de uma analogia tola – mas nossa forma convencional de ver as mudanças não é menos simplória. Todo mundo procura o ‘momento do milagre’ quando a mudança ocorre. Mas pergunte aos grandes executivos quando é que a transformação acontece. Eles não conseguem indicar um único evento-chave que exemplifi -que uma transição bem-sucedida.”

– Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer

Fale ao coração das pessoas“Como fazer as pessoas mudarem? Não é por meio de estratégia, estrutura, cultura ou sistema. Tudo isso é importante. Mas o nú-cleo da questão envolve uma mudança de comportamento, e ela só ocorre quando se fala ao coração das pessoas.”

– John P. Kotter, ex-professor da Harvard Business School e autor de Liderando mudança

Tijolo por tijolo“Eis o problema do gradual: ele é crônico, traiçoeiro e sutil. As pessoas estão acima do peso? Eu sei como chegaram lá: uma batata frita de cada vez. Não poluímos os rios em uma semana. Isso é resultado de anos de despejo de substâncias químicas. Sua empresa não contratou 30, 100 ou 1.000 funcionários desmotivados de uma vez. Levou anos para isso.

O problema das coisas que acontecem gradualmente é que só percebemos o dano depois que ele se torna extremo. E o que ocor-

Regras_diagramacao.indd 12Regras_diagramacao.indd 12 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 9: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

13

re quando nos damos conta dele? Entramos em pânico e concen-tramos todos os nossos esforços na busca por uma solução rápida.

Mas a questão central é que não se conquista uma medalha de ouro olímpica com algumas semanas de treinamento intensivo; uma ópera não se torna uma sensação da noite para o dia. Cada empresa de sucesso, cada marca de sucesso, cada carreira de suces-so foi construída exatamente da mesma maneira: tijolo por tijolo, passo a passo. Se um elemento de uma empresa melhora um pou-quinho todos os dias, a organização se torna imbatível.”

– Seth Godin, autor de O melhor do mundo

Crie a mudança“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais efi caz de gerenciar a mu-dança é criá-la.”

– Peter Drucker, guru da administração

Somente pessoas insatisfeitas mudam o mundo“Quase 100% da inovação é inspirada não por análises de merca-do, mas por pessoas insatisfeitas com o estado atual das coisas. Eu acredito que somente aqueles que estão descontentes mudam o mundo, seja em pequena ou em grande escala.”

– Tom Peters, coautor de Em busca da excelência

REGRA NO 2A inovação é difícil e, muitas vezes, dolorosa. Mas não existe alternativa. (Ver Regra 1: Adapte-se ou morra.)

Adote a mudança“No momento em que você se torna bom em algo, sente-se confor-

Regras_diagramacao.indd 13Regras_diagramacao.indd 13 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 10: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

14

tável. E isso leva à estagnação. As pessoas da minha equipe apren-deram a adotar a mudança.”

– Tamar Elkeles, vice-presidente de aprendizado da Qualcomm

Permita que os acontecimentos mudem você“Os pré-requisitos para o crescimento são: estar aberto a experimen-tar acontecimentos e disposto a ser transformado por eles.”

– Bruce Mau, fundador da Bruce Mau Design

Quanto mais sucesso...“Quanto mais sucesso você obtém – seja como indivíduo ou como organização –, mais difícil fi ca mudar. Todo o aprendizado que o levou ao sucesso acaba se automatizando e atrapalha sua capacidade de se reinventar. O desafi o passa a ser então como resgatar essa sabedoria acumulada.”

– John Seely Brown, ex-diretor do Centro de Pesquisas de Palo Alto da Xerox

REGRA NO 3Quando você deve iniciar a mudança?Quando tudo está dando certo.

Tolerância à mudança“A mudança não é um processo para os impacientes. Ela requer tempo, e muitos de nós não percebem esta simples verdade. Você precisa entender, antes de mais nada, que a tolerância à mudança de seu chefe e de sua organização pode ser bem diferente da sua própria. Com certeza existem outras pessoas na empresa que se sentem como você. Sua tarefa é encontrá-las.”

– Barbara Reinhold, diretora de carreiras e desenvolvimento de executivos do Smith College

Regras_diagramacao.indd 14Regras_diagramacao.indd 14 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 11: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

15

Se você resiste a mudar“Se você não gosta da mudança, vai gostar ainda menos da irrele-vância.”

– General Eric Shinseki, ex-chefe do Estado-maior do Exército americano

As mudanças não caem do céu“A mudança não ocorre se você não se empenha por ela. Você tem que batalhar, dar às pessoas as informações certas e conquis-tar apoio. Não basta fazer apresentações bonitas; é preciso fazer reuniões e deixar que as pessoas façam as perguntas espinhosas. É necessário envolvê-las uma de cada vez.”

– Anne M. Mulcahy, presidente e CEO da Xerox Corp.

Os rostos que moldam a mudança“Os líderes precisam fazer mais do que apenas formular estratégias para explorar a mudança. Eles devem ser capazes de ajudar as pes-soas a entenderem as forças que moldam a mudança.”

– Peter Senge, autor de A quinta disciplina

A busca por fatos“O grande trabalho por trás das decisões empresariais consiste em encontrar e reconhecer fatos e circunstâncias ligados à tec-nologia, ao mercado e a outros elementos que mudam com frequência. A rapidez dos avanços tecnológicos faz dessa pesqui-sa um aspecto permanentemente necessário na indústria. Isso parece óbvio, mas algumas das maiores mudanças – para pior – surgiram em parte porque alguém teve uma ideia que achou que fosse eterna.”

– Alfred Sloan, ex-presidente da General Motors

Faz sentido resistir ao que é desnecessário“Os funcionários sabem que a mudança raramente é para me-

Regras_diagramacao.indd 15Regras_diagramacao.indd 15 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 12: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

16

lhor. Se você trabalha em uma mesma empresa há alguns anos e já viu programas de modernização surgirem e desaparecerem, logo reconhece um padrão: os gerentes lançam algum tipo de iniciativa de mudança com grande entusiasmo, falam dos be-nefícios e explicam por que ela será boa para a empresa e para os funcionários. Fazem mil promessas, mas no fi nal do dia nada acontece. Assim, faz sentido resistir às coisas que são pura perda de tempo.”

– Mark Maletz, autor de Creating the New Corporate Culture: A Handbook of Transformational Change

Por que as empresas não mudam?“Por que as empresas não mudam? Deixe-me explicar fazendo uma analogia com minha própria vida. Sou fumante e obeso. E não pre-ciso de mais uma palestra para me informar que eu deveria parar de fumar e perder peso.

Todos os empresários já ouviram todas as palestras também. Ofereça um ótimo serviço ao cliente, trabalhe em equipe, gerencie seu pessoal. Não é que não acreditem nessa estratégia. O problema é que, seja para eu parar de fumar ou para eles começarem a ofe-recer um serviço de qualidade, qualquer tipo de melhoria requer sacrifício a curto prazo em nome de um futuro melhor a longo prazo. E pouquíssimas empresas estão realmente interessadas em maximizar seu fl uxo de receita futuro.”

– David Maister, guru do setor de serviços e autor de Managing the Professional Services Firm

REGRA NO 4Por mais realista que você seja, o processo de mudança levará três vezes mais tempo do que você gostaria.

Regras_diagramacao.indd 16Regras_diagramacao.indd 16 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 13: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

17

Nunca deixe de olhar pela janela“Já passei muitos temporais ouvindo algum locutor de rádio numa sala sem janelas informar que o dia estava ensolarado. Durante uma mudança no clima econômico, o maior erro que um líder pode cometer é não reconhecê-la. Portanto, nunca deixe de olhar pela janela.

Quando dirigi o conselho de política econômica de Ronald Reagan, encontrei CEOs importantes que não reconheceram que uma mudança no clima era iminente. Eles examinavam seus nú-meros mais recentes, viam que seus negócios iam bem e acredita-vam que tudo estava às mil maravilhas. Mas nenhum gráfi co sobe para sempre. Isso era verdade naquela época e continua sendo ago-ra. Reconheça quando o tempo está mudando. Faça chuva ou sol, olhe para fora.”

– Walter Wriston, ex-CEO do Citicorp/Citibank

Regras_diagramacao.indd 17Regras_diagramacao.indd 17 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 14: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

18

Lições rápidas I

como mudar

As iniciativas de mudança são desagradáveis de várias maneiras. Entretanto, o caminho a trilhar para mudar uma organização é sempre o mesmo:

1. Forme uma equipe.2. Tenha uma visão clara.3. Comunique-se para conseguir apoio.4. Delegue a ação.5. Crie metas a curto prazo.6. Não desista diante dos obstáculos.7. Faça com que as mudanças perdurem.

Esses passos fazem a mudança parecer mais fácil. John P. Kotter, ex-professor da Harvard Business School, ensina três estratégias para tornar o processo menos complicado:

Veja. Identifi que um problema, ou a solução de um problema, e depois ajude as pessoas a visualizarem-no, de forma a inspirar a ação positiva.

Sinta. A visualização detalhada ajuda a reduzir as emoções ne-gativas que bloqueiam a mudança.

Encoraje. Após algum tempo, a iniciativa de mudança começa a ganhar impulso. Faça todo o possível para mantê-la em movimento.

Regras_diagramacao.indd 18Regras_diagramacao.indd 18 24/09/10 10:5724/09/10 10:57

Page 15: ADAPTE-SE OU MORRA - martinsfontespaulista.com.br · Você encontrará pensamentos de consultores e acadê-micos, ... – Jim Collins, autor de Empresas feitas para vencer Fale ao

19

Lições rápidas II

per sua são

Uma parte fundamental de seu trabalho como líder envolve mudar a mente das pessoas, algo inacreditavelmente difícil de se fazer.

Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard e es-pecialista em como as pessoas aprendem e lidam com a mudança, oferece cinco ideias para ajudá-lo a interagir com seus funcionários de forma que a transformação fl ua naturalmente.

Conecte-se com sua equipe. “A comunicação é uma união en-tre credibilidade e confi ança”, diz Gardner. Você não pode obrigar seus funcionários a gostarem de você, mas pode – e deve – fazer todo o possível para se tornar digno da confi ança deles.

Use a lógica. Conectar-se com a equipe é importante, mas você precisa defender bem o seu argumento. Exponha-o passo a passo, sendo o mais claro possível.

Saiba o que você está enfrentando. “É essencial para qualquer líder estar ciente das resistências”, diz Gardner.

Ofereça recompensas – com cautela. Recompense as pessoas que ajudam a promover as mudanças que você deseja. Mas fi que atento à falsa lealdade. “Recompensas poucas vezes mudam a mente de forma defi nitiva”, diz Gardner.

Comunique-se abertamente e com frequência. Divulgue sua men-sagem de várias maneiras e em diferentes ocasiões. Gardner afi rma: “Quanto mais detalhes você der, maiores as chances de ser entendido.”

Regras_diagramacao.indd 19Regras_diagramacao.indd 19 24/09/10 10:5724/09/10 10:57