Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

18
Curso: ADASA - EXERCÍCIOS Disciplina: MICROECONOMIA Professor: Germano Aluno:_______________________________________________ 1. (MPU 2004) A Curva de Possibilidade de Produção a) demonstra os diferentes preços dos fatores de produção, dada a tecnologia utilizada e o mesmo nível de produção. b) revela as opções de utilização dos fatores terra e trabalho possíveis para um dado nível de produção. c) revela as opções de utilização de diferentes tecnologias para um dado nível de produção. d) revela as opções de consumo da sociedade, dado o mesmo nível de utilidade. e) revela as opções de produção à sociedade, dados os limites dos recursos terra, trabalho e capital. 2. (MPU 2004) Não desloca a Curva de Possibilidade de Produção o(a) a) realocação dos recursos disponíveis. b) avanço tecnológico. c) aumento na quantidade de capital. d) aumento na força de trabalho. e) aumento na produtividade do trabalho. 3. (MPU 2004) São considerados como remuneração dos fatores de produção trabalho, capital de empréstimo, capital de risco e propriedade física dos bens de capital, respectivamente, a) salário, lucros, lucros e lucros. b) salário, aluguéis, juros e lucros. c) salário, juros, lucros e aluguéis. d) salário, juros, juros e juros. e) aluguéis, juros, lucros e lucros. 4. (SEBRAE 2007) Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes. ( ) O uso do biodísel como combustível e outros avanços tecnológicos deslocam a fronteira de possibilidades de produção, para cima e para a direita. ( ) A maior difusão do turismo ecológico observada em vários países, nos últimos anos, conduz a um deslocamento da curva de demanda por esse tipo de turismo, para cima e para a direita.

Transcript of Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

Page 1: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

Curso: ADASA - EXERCÍCIOS Disciplina: MICROECONOMIA

Professor: Germano

Aluno:_______________________________________________

1. (MPU 2004) A Curva de Possibilidade de Produção

a) demonstra os diferentes preços dos fatores de produção, dada a tecnologia utilizada e o mesmo nível de produção.

b) revela as opções de utilização dos fatores terra e trabalho possíveis para um dado nível de produção.

c) revela as opções de utilização de diferentes tecnologias para um dado nível de produção.

d) revela as opções de consumo da sociedade, dado o mesmo nível de utilidade.

e) revela as opções de produção à sociedade, dados os limites dos recursos terra, trabalho e capital.

2. (MPU 2004) Não desloca a Curva de Possibilidade de Produção o(a)

a) realocação dos recursos disponíveis.

b) avanço tecnológico.

c) aumento na quantidade de capital.

d) aumento na força de trabalho.

e) aumento na produtividade do trabalho.

3. (MPU 2004) São considerados como remuneração dos fatores de produção trabalho, capital de empréstimo, capital de risco e propriedade física dos bens de capital, respectivamente,

a) salário, lucros, lucros e lucros.

b) salário, aluguéis, juros e lucros.

c) salário, juros, lucros e aluguéis.

d) salário, juros, juros e juros.

e) aluguéis, juros, lucros e lucros.

4. (SEBRAE 2007) Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes.

( ) O uso do biodísel como combustível e outros avanços tecnológicos deslocam a fronteira de possibilidades de produção, para cima e para a direita.

( ) A maior difusão do turismo ecológico observada em vários países, nos últimos anos, conduz a um deslocamento da curva de demanda por esse tipo de turismo, para cima e para a direita.

Page 2: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

5. (PETROBRAS 2007) A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

( ) A utilização de combustíveis biodegradáveis derivados de fontes renováveis, como o biodísel, expande o leque das escolhas tecnológicas e, portanto, desloca a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita.

( ) A demanda crescente pelo ensino a distância, em que o estudante acessa a Internet em hora e local de sua conveniência, é consistente com o aumento do custo de oportunidade do tempo.

6. (GESTOR – 03) Considerando uma curva de demanda linear expressa pela seguinte equação: P = a - b.Q onde P = preço do bem; Q = quantidade demandada do bem; e "a" e "b" constantes positivas e diferentes de zero. Supondo RT = receita total; e Rmg = receita marginal, é correto afirmar que:

a) RT = a.Q - b.Q2 e Rmg = a - 2.b.Q

b) RT = b.Q2 e Rmg = a - 2.b.Q

c) RT = a.Q - b.Q2 e Rmg = 2.b.Q

d) RT = a.Q - b.Q2 e Rmg = a

e) RT = a.Q - b.Q2 e Rmg = 2.b.Q = 0

7. (GESTOR – 03) Com base no conceito de elasticidade-cruzada da demanda, é correto afirmar que:

a) os bens A e B são inferiores se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B é negativa.

b) os bens A e B são complementares se a elasticidade- cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B é positiva.

c) os bens A e B são normais ou superiores se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B é positiva.

d) os bens A e B são substitutos se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B é positiva.

e) os bens A e B são substitutos se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B é zero.

8. (APO – 98) A elasticidade renda da demanda de um bem é constante e igual a 0,5. Uma elevação da renda dos consumidores de 10% fará com que a quantidade demandada aumente em:

a) 3% b) 5% c) 8% d) 10% e) 0,5%

Page 3: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

9. (GESTOR – 99) Uma diminuição no preço de um bem, se tudo o mais permanecer constante, implicará

a) uma diminuição da quantidade demandada deste bem.

b) um aumento da quantidade demandada deste bem.

c) um deslocamento para a direita da curva de demanda deste bem.

d) um deslocamento para a esquerda da curva de demanda deste bem.

e) um deslocamento da curva de demanda e em uma diminuição da quantidade demandada deste bem.

10. (GESTOR – 99) Quando o preço de um bem substituto do bem X cai, tem-se que

a) a quantidade demandada do bem X permanece inalterada.

b) as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X aumentam.

c) a quantidade demandada do bem X aumenta.

d) a quantidade demandada do bem X também cai.

e) as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X permanecem constantes.

11. (APO – 01) Considere as seguintes equações: Da (Pa,Pb) = 50 - 4Pa + 10 x Pb Sa (Pa, Pi) = 6 x Pa x Pi onde Da = demanda pelo bem A Sa = oferta do bem A Pa = preço do bem A Pb = preço do bem B Pi = preço do insumo I Considerando Pb = 3 e Pi = 1, podemos então afirmar que:

a) O preço de equilíbrio do bem A será de 8; a quantidade de equilíbrio de mercado será de 48; os bens A e B são substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preço de B resultará num aumento de 7,5% na quantidade de equilíbrio de mercado.

b) O preço de equilíbrio do bem A será de 8; a quantidade de equilíbrio de mercado será de 48; os bens A e B são complementares na demanda; e um aumento de 20% no preço de B resultará num aumento de 7,5% na quantidade de equilíbrio de mercado.

c) O preço de equilíbrio do bem A será de 8; a quantidade de equilíbrio de mercado será de 48; os bens A e B são substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preço de B resultará num aumento de 20% na quantidade de equilíbrio de mercado.

d) O preço de equilíbrio do bem A será de 9; a quantidade de equilíbrio de mercado será de 58; os bens A e B são substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preço de B resultará num aumento de 10,5% na quantidade de equilíbrio de mercado.

e) O preço de equilíbrio do bem A será de 9; a quantidade de equilíbrio de mercado será de 58; os bens A e B são complementares na demanda; e um aumento de 20% no preço de B resultará num aumento de 10,5% na quantidade de equilíbrio de mercado.

Page 4: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

12. (GESTOR – 01) A curva de demanda de uma empresa que opera num mercado de concorrência perfeita é:

a) negativamente inclinada. b) positivamente inclinada. c) vertical ou perfeitamente inelástica. d) horizontal ou perfeitamente inelástica. e) horizontal ou perfeitamente elástica.

14. (GESTOR – 01) Em um monopólio, onde a curva de demanda do produto é Q=300-2P (sendo Q e P, respectivamente, quantidade e preço), qual deverá ser a combinação de Q e P para que haja a maximização da receita total?

a) Q= 250 e P= 25 b) Q= 200 e P= 50 c) Q= 150 e P= 75 d) Q= 100 e P= 100 e) Q= 50 e P= 125

15. (BACEN – 00) O conjunto de conceitos relativos à elasticidade é fundamental no entendimento da microeconomia. Acerca desses conceitos, julgue os itens que se seguem.

a) O conceito de elasticidade cruzada da procura visa mensurar a alteração relativa na quantidade procurada de um produto em função da mudança relativa no preço de um segundo produto.

b) Com relação à elasticidade-preço cruzada da procura,dois produtos serão considerados substitutos se suas elasticidades cruzadas forem negativas.

c) A procura por um bem tende a ser menos elástica quanto a maior for a quantidade de usos para esse produto.

d) A elasticidade-preço da procura por um bem mede a reação, em termos proporcionais, da quantidade procurada do bem em função de uma mudança no seu preço, quando todos os outros parâmetros permanecerem constantes.

e) Para uma determinada empresa, o aumento de preço de um produto significará redução da receita total se a elasticidade-preço da procura for menor do que a unidade.

16. (PETROBRAS/01) A teoria da oferta e demanda, que estuda as interações entre vendedores e compradores em uma economia de mercado, constitui o cerne do estudo dos fenômenos econômicos. Utilizando os conceitos essenciais dessa teoria, julgue os itens abaixo.

1. Supondo-se as elasticidades da oferta e da demanda finitas, quando o preço da gasolina cai, a demanda de óleo de motor aumenta e isso provoca, ceteris paribus, uma alta no preço do óleo de motor, se esse produto for um bem normal.

2. A preocupação recente com a boa forma física multiplica o número de academias de ginástica, contribuindo, assim, para deslocar a demanda de equipamentos de musculação para baixo e para a esquerda.

Page 5: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

3. Se a demanda de produtos agrícolas for perfeitamente inelástica em relação ao preço, então, uma supersafra agrícola aumentará, substancialmente, a renda dos agricultores.

4 O desenvolvimento de inseticidas mais eficazes para combater gafanhotos que ataquem as lavouras de milho desloca a curva de oferta desse produto, para baixo e para a direita, aumentando, assim, a oferta desse produto.

5 A implementação de uma política de controle de aluguéis contribui para aumentar a demanda e a quantidade disponível de imóveis para alugar.

6. De acordo com a lei dos rendimentos decrescentes, quando o emprego aumenta, a produtividade marginal do trabalho diminui, não porque os trabalhadores adicionais sejam mais ineficientes, mas porque mais trabalhadores estão sendo usados em relação aos demais fatores produtivos.

17. (FISCAL ICMS/SP - 02) : O mercado de um produto é caracterizado pelas seguintes funções:

Demanda: 480 – 5p

Oferta: -20 + 3p

Onde:

Qd = quantidade demandada

Qs = quantidade ofertada

P = preço do produto

Se o governo instituir um tributo específico de R$ 10,00 por unidade do produto, pode-se afirmar que:

a) O preço de equilíbrio aumentará em 37,5% e o consumidor suportará 6% do tributo; b) O preço de equilíbrio aumentará 6% e o consumidor suportará todo o tributo; c) O preço de equilíbrio não aumentará e o produtor suportará todo o tributo; d) O preço de equilíbrio aumentará 16% e o produtor suportará 37,5% do tributo; e) O preço de equilíbrio aumentará 6% e o consumidor suportará 37,5% do tributo.

18. (STN - 00): 01- A função de demanda de um consumidor por um bem x é dada por qx=20px -1py 0,5 sendo qx a quantidade demandada do bem x por parte desse consumidor e px e py, respectivamente, os preços do bem x e de outro bem y. Nesse caso, pode-se afirmar que, para esse consumidor,

a) os bens x e y são substitutos

b) os bens x e y são complementares

c) o bem x é um bem de Giffen

d) a elasticidade preço da demanda pelo bem x é −2

e) a elasticidade preço cruzada da demanda pelo bem x em relação ao bem y é negativa

Page 6: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

19. (STN - 00): Caso haja uma geada na região que produz a alface consumida em uma cidade, pode-se prever que, no curto prazo, no mercado de alface dessa cidade,

a) a curva de demanda deverá se deslocar para esquerda em virtude da elevação nos preços, o que fará com que haja uma redução na quantidade demandada

b) a curva de oferta do produto deverá se deslocar para a esquerda, o que levará a um aumento no preço de equilíbrio e a uma redução na quantidade transacionada

c) a curva de oferta se deslocará para a direita, o que provocará uma elevação no preço de equilíbrio e um aumento na quantidade demandada

d) não é possível prever o impacto sobre as curvas de oferta e de demanda nesse mercado, uma vez que esse depende de variáveis não mencionadas na questão

e) haverá um deslocamento conjunto das curvas de oferta e de demanda, sendo que o impacto sobre o preço e a quantidade de equilíbrio dependerá de qual das curvas apresentar maior deslocamento

20. (STN - 00): Um mercado em concorrência perfeita possui 10.000 consumidores. As funções de demanda individual de cada um desses consumidores são idênticas e são dadas por q=10−0,5p, em que q é a quantidade demandada em unidades por um consumidor e p é o preço do produto em reais. As empresas desse mercado operam com custo marginal constante igual a 4 e custo fixo nulo. Pode-se afirmar que

a) o preço de equilíbrio é igual a R$ 4.000,00 e a quantidade de equilíbrio é igual a 8 unidades

b) o preço de equilíbrio é igual a R$ 4,00 e a quantidade de equilíbrio é igual a 8 unidades

c) a curva de demanda agregada é dada pela soma vertical das curvas de demanda individuais

d) não é possível determinar preço e quantidade de equilíbrio

e) o preço de equilíbrio desse mercado é igual a R$ 4,00 e a quantidade de equilíbrio é igual a 80.000 unidades

21. (STN - 00): Com relação aos problemas envolvendo informação assimétrica, pode-se afirmar que:

a) O descuido com que uma pessoa que aluga um automóvel trata do mesmo é um exemplo típico de seleção adversa.

b) O moral hazard, também conhecido como risco moral, é um problema ético e a análise econômica pouco pode ajudar na compreensão de suas motivações e conseqüências.

c) Esquemas de incentivos, tais como a participação de executivos nos lucros da empresa e a divisão de produto agrícola entre o proprietário da terra e o agricultor, são mecanismos que tendem a minimizar o problema de moral hazard.

d) Quando há moral hazard, o bom produto acaba sendo expulso do mercado.

e) A existência de informação assimétrica no mercado de um bem implica necessariamente a existência de seleção adversa nesse mercado.

Page 7: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

22. (GESTOR - 02): Indique, nas opções abaixo, o mercado no qual só há poucos compradores e grande número de vendedores.

a) Monopólio

b) Monopsônio

c) Oligopólio

d) Oligopsônio

e) Concorrência Perfeita

23. (GESTOR - 02): Uma firma, em concorrência perfeita, apresenta um custo total (CT) igual a 2 + 4 q + 2 q2, sendo q a quantidade vendida do produto por um preço p igual a 24. Assinale o lucro máximo que essa firma pode obter.

a) 46

b) 48

c) 50

d) 54

e) 60

24. (GESTOR - 02): “A quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do mesmo diminui e, inversamente, diminui quando seu preço aumenta. Assim, a demanda de um bem parece responder à chamada ‘lei da demanda’, que diz que sempre que o preço de um bem aumenta (diminui) sua quantidade demandada diminui (aumenta).” Embora o comportamento da grande maioria dos bens atenda à referida “lei da demanda”, acima mencionada, há exceções, são os chamados

a) bens substitutos.

b) bens complementares.

c) bens de Giffen.

d) bens normais.

e) bens inferiores.

25. (GESTOR - 02): A curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade oferecida de um bem quando seu preço varia, mantendo constante todos os outros determinantes da oferta. Quando um desses determinantes muda, a curva da oferta se desloca. Indique qual das variáveis abaixo, quando alterada, não desloca a curva da oferta.

a) Tecnologia

b) Preços dos insumos

Page 8: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

c) Expectativas

d) Preço do bem

e) Número de vendedores

26. (GESTOR - 02): Tecnicamente ocorre uma externalidade quando os custos sociais (CS) de produção ou aquisição são diferentes dos custos privados (CP), ou quando os benefícios sociais (BS) são diferentes dos benefícios privados (BP). Uma externalidade positiva apresenta-se quando:

a) BS < BP

b) BS = BP

c) CS > CP

d) CS = CP

e) BS > BP

27. (GESTOR - 02): Em monopólio, a curva da oferta:

a) é dada pela curva da receita marginal.

b) é dada pela curva do custo marginal, acima do custo fixo médio.

c) é dada pela curva do custo marginal, acima do custo variável médio.

d) é dada pela curva do custo variável médio.

e) não existe.

28. (BACEN – 01) Considere as seguintes afirmações:

I. Um dos problemas que as instituições financeiras encontram quando a taxa de juros se encontra muito elevada é que os pedidos de empréstimo que se fazem nessas condições envolvem usualmente projetos com risco elevado.

II. Um problema encontrado por uma instituição financeira que financia um projeto é que o executor desse projeto pode estar propenso a assumir um risco maior do que seria adequado para a instituição financiadora, caso ele tenha pouco a perder com o fracasso do projeto e muito a ganhar com seu sucesso.

Assinale a opção correta.

a) A afirmação I diz respeito a um problema de seleção adversa e a afirmação II diz respeito a um problema de moral hazard.

b) A afirmação I diz respeito a um problema de moral hazard e a afirmação II diz respeito a um problema de seleção adversa.

Page 9: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

c) As duas afirmações dizem respeito a problemas de seleção adversa.

d) As duas afirmações dizem respeito a problemas de moral hazard.

e) As afirmações não se referem a problemas de seleção adversa nem a problemas de moral hazard.

29. (STN – 02) Considere as três afirmações abaixo:

I. A fixação de um preço máximo para um produto de um monopolista deve necessariamente implicar a redução de quantidade produzida por esse monopolista e, portanto, um excesso de demanda no mercado desse produto.

II. Um monopolista pode impor aos compradores de seu produto tanto a quantidade que eles devem adquirir quanto o preço desse produto.

III. Um monopolista que discrimina perfeitamente o preço de seu produto oferta, em equilíbrio, uma quantidade eficiente do mesmo.

Com relação a essas afirmações, pode-se dizer:

a) As afirmações I e II são falsas e a afirmação III é verdadeira.

b) Todas as afirmações são falsas.

c) Todas as afirmações são verdadeiras.

d) As afirmações I e III são falsas e a afirmação II é verdadeira.

e) As afirmações I e II são verdadeiras e a afirmação III é falsa.

30. (STN – 02) Com relação ao conceito de eficiência paretiana e aos primeiro e segundo teoremas do bem-estar social, é correto afirmar que:

a) Segundo o primeiro teorema do bem-estar social, qualquer equilíbrio geral de mercado é Pareto eficiente, independentemente da estrutura dos mercados de bens.

b) Se uma alocação econômica é eficiente no sentido de Pareto, então qualquer mudança nessa alocação que implique a melhoria de bem-estar de um agente necessariamente implicará a piora no bem-estar de, pelo menos, um outro agente.

c) O segundo teorema do bem-estar social só é válido para o caso de dois bens.

d) A convexidade das preferências é uma condição necessária para a prova do primeiro teorema do bem-estar social.

e) De um modo geral qualquer alocação eficiente é equitativa e vice-versa.

31. (MPU – 04) Considere a função de produção dada pela expressão a seguir

Y = k.Kα.Lβ

Page 10: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

onde

Y = produção;

K = capital;

L = trabalho;

k e α e β constantes.

Essa função é homogênea de grau

a) α.

b) α + β.

c) β.

d) k + β.

e) α + k.

32. (MPU – 04) Com relação à demanda para um produtor em um mercado em concorrência perfeita, é correto afirmar que

a) o preço irá se reduzir na medida dada pela elasticidade-preço da demanda, se o vendedor elevar a sua produção.

b) as decisões do produtor quanto ao seu nível de produção não afetam o preço de mercado.

c) o preço irá se reduzir na medida dada pela elasticidade-renda da demanda, se o vendedor elevar a sua produção.

d) essa demanda pode ser representada por uma função linear do tipo Qd = a - b.P, onde Qd = quantidade demanda, P = preço do bem, a e b = constantes positivas.

e) a receita marginal é nula, para todos os níveis de preço.

33. (MPU – 04) Considere

CT = 1 + 2.q + 3.q2

P = 14

onde

CT = custo total;

q = quantidade produzida do bem;

P = preço do bem.

A quantidade que maximiza o lucro e o montante desse lucro são, respectivamente,

a) 2 e 11.

Page 11: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

b) 3 e 13.

c) 3 e 14.

d) 4 e 14.

e) 4 e 15.

34. (MPU – 04) Podem ser considerados como pressupostos básicos de um modelo de mercado em concorrência perfeita, exceto

a) a empresa tomar como dados os preços dos fatores de produção.

b) a empresa tomar como dados os preços de seus produtos.

c) a empresa não conhecer a sua função de produção, o que reduz a possibilidade de manipulação de preço de mercado.

d) a empresa ser suficientemente pequena no mercado, o que impede a manipulação de preços no mercado.

e) movimentos de entrada e saída de empresas no mercado poderem explicar flutuações de preços.

35. (MPU – 04)- Podem ser considerados como pressupostos básicos de um modelo de monopólio, exceto o fato de

a) não ser possível o acesso de concorrentes no suprimento do produto.

b) o monopolista não maximizar o lucro tendo em vista o seu poder de manipulação de preços no mercado.

c) o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de custos.

d) o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de procura do mercado.

e) o monopolista desejar maximizar lucro.

36. (MPU – 04)- Considere a situação em que quando aumentamos o emprego de todos os fatores em uma determinada proporção, o produto cresce numa proporção ainda maior. Essa situação refere-se

a) à existência de deseconomias de escala.

b) a uma função de produção homogênea de primeiro grau.

c) à existência de rendimentos crescentes de escala.

d) a pontos acima da curva de possibilidade de produção.

e) a uma função de produção com rendimentos constantes de escala.

Page 12: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

37. (MPU – 04)- Com base no conceito de bem público, é incorreto afirmar que

a) bem público é aquele que não apresenta rivalidade em seu consumo.

b) a aquisição de um bem público implica geração de externalidades positivas que não são apropriadas pelo seu comprador.

c) os bens públicos podem ser providos apenas em mercados competitivos.

d) bem público é aquele para o qual o consumo por parte de uma pessoa não reduz a disponibilidade do mesmo para outra pessoa.

e) segurança pública pode ser considerada como conceito de bem público.

38. (STN – 08)-Uma empresa é capaz de produzir numa quantidade mensal y de seu único produto a um custo total mínimo dado pela expressão C( y) = y2 na qual C( y) é o custo de produção em R$/ mês. Nessas condições, pode-se afirmar que:

a) caso a empresa seja tomadora de preço e o preço de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, ela deverá produzir 5 unidades mensais.

b) caso a empresa seja tomadora de preço e o preço de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, seu lucro será de R$ 20,00 mensais.

c) caso se trate de uma empresa monopolista e a função de demanda de seu produto seja dada pela expressão q = 20 – p , na qual q é a quantidade demandada em unidades ao mês e p o preço do produto em R$ por unidades, então a empresa deverá produzir 2,5 unidades ao mês.

d) caso se trate de uma empresa monopolista e a função de demanda de seu produto seja dada pela expressão q = 20 – p , na qual q é a quantidade demandada em unidades ao mês e p é o preço do produto em R$ por unidades, então a empresa deverá obter um lucro de R$ 20,00 mensais.

e) a função de custo dessa empresa é tal que não há nível de produção que maximize seu lucro caso ela seja uma empresa tomadora de preços.

39. (STN – 08) Selecione o único item que deve ser considerado como componente do custo econômico ou custo de oportunidade de uma empresa associado à sua decisão de produzir q unidades de seu produto.

a) A recuperação de gastos com publicidade realizados há um ano.

b) O custo histórico de aquisição das matérias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas há um ano, cujos preços de mercado não se mantiveram constantes e que serão empregadas no processo produtivo.

c) O valor de mercado do aluguel do terreno no qual será realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa.

d) Uma margem destinada à recuperação dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, já concluído, do produto.

e) Uma parcela dos salários da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima não fossem produzidas.

Page 13: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

40. (APEX – 06) Com relação aos fatores de produção, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Reservas naturais e a capacidade empresarial.

II. População economicamente mobilizável e unidades de produção.

III. Recursos de Capital e capacidade tecnológica.

IV. Previsão de consumo de bens.

(A) Todas as afirmativas estão certas.

(B) Todas as afirmativas estão erradas.

(C) Apenas 1 afirmativa está certa.

(D) Apenas 2 afirmativas estão certas.

(E) Apenas 3 afirmativas estão certas.

41. (APEX – 06) O estudo da atividade econômica que envolve globalmente todas as empresas e indivíduos é conhecida como:

(A) Macroeconomia.

(B) Microeconomia.

(C) Teoria Econômica.

(D) Economia Internacional.

(E) Nenhuma das alternativas acima está correta.

42. (GESTOR – 08)- Considere o seguinte modelo de oferta e demanda por um determinado bem:

Qd = a0 - a1.P

Qs = -a2 + a3.P

Onde Qd = quantidade demandada; Qs = quantidade ofertada; P = preço do bem; e a0, a1, a2 e a3 constantes positivas. Considerando que a dinâmica do preço é dada por:

dp/dt = a4.(Qd = Qs) onde a4 é uma constante diferente de zero e dp/dt representa a derivada

de P em relação ao tempo; é incorreto afirmar que:

a) se a1+ a3 = 0, então o preço de equilíbrio será a0 + a2.

b) se (a0 + a2) > (a1 + a3), então o preço de equilíbrio será maior do que 1.

c) o preço de equilíbrio será igual a (a0 + a2) / (a1 + a3).

d) se (a0 + a2) for igual a zero, então o preço de equilíbrio também será igual a zero.

e) a quantidade demandada de equilíbrio será igual a: (a0.a3 – a1.a2)/(a1 + a3).

Page 14: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

43. (Analista Econômico – Joinvile 07) Se o preço de um bem está abaixo do preço de equilíbrio:

a) a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada.

b) a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada.

c) a quantidade demandada é maior que a quantidade ofertada.

d) o preço do bem não interfere na quantidade demandada.

e) Não existe nenhuma ligação entre preço e quantidade.

44. (Analista Econômico – Joinvile 07) Em uma curva de possibilidade de produção, o custo de oportunidade da produção do bem X, no que se refere à produção do bem Y, é representado:

a) pela distância do eixo vertical até a curva.

b) por um movimento ao longo da curva.

c) pela distância do eixo horizontal até a curva.

d) por um ponto acima da curva.

e) por um ponto dentro da curva.

45. (Analista Econômico – Joinvile 07) Se tanto a curva da demanda quanto a curva da oferta por laranjas se deslocam para a direita, então:

a) o preço diminui e a quantidade aumenta.

b) o preço aumenta e a quantidade diminui.

c) a quantidade aumenta e não é claro o que acontece com o preço.

d) o preço e a quantidade diminuem.

e) o preço aumenta e não é claro o que acontece com a quantidade.

46. (Analista Econômico – Joinvile 07) Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e procura de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações:

QS = 48 + 10P

QD = 300 – 8P

Onde QS, QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. A quantidade transacionada, nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio, será:

a) 2 unidades.

b) 252 unidades.

c) 188 unidades.

d) 14 unidades.

e) 100 unidades.

47. (Consultor Legislativo SP- 07) A demanda de mercado por um bem é QD = 30 – p e a oferta é QS = 2p, onde QD é a quantidade demandada; QS é a quantidade ofertada; e p é o

Page 15: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

preço do bem. Pode-se afirmar que o preço e a quantidade de equilíbrio serão, respectivamente,

(A) 20 e 10.

(B) 27 e 3.

(C) 15 e 30.

(D) 15 e 15.

(E) 10 e 20.

48. (Codevasf- 03) Em linhas gerais, a função de demanda de um bem depende:

A) única e exclusivamente dos preços de todos os bens;

B) única e exclusivamente da renda do consumidor;

C) dos preços de todos os bens e da renda do consumidor;

D) da utilidade marginal do bem;

E) da utilidade marginal da renda do consumidor.

49. (Codevasf- 03) O bem cuja demanda cresce quando a renda aumenta é chamado de bem:

A) discreto;

B) inferior;

C) comum;

D) de Giffen;

E) normal.

50. (Consultor Legislativo SP- 07) Se o preço de um bem aumenta, a receita das vendas desse bem aumentará, tudo mais mantido constante

(A) sempre, conforme a lei de mercado.

(B) se o consumidor não estiver plenamente informado.

(C) se a demanda por esse bem for elástica.

(D) se a demanda por esse bem for inelástica.

(E) se não houver lei limitando o abuso de preços.

51. (Consultor Legislativo SP- 07) Um bem apresenta elasticidades-preço da demanda e da oferta, em módulo, menores do que um e elasticidade-renda positiva. Um aumento na renda do consumidor fará com que o preço e a quantidade comercializada do bem, respectivamente,

(A) aumente e aumente.

(B) aumente e diminua.

(C) diminua e aumente.

(D) diminua e diminua.

(E) permaneçam constantes.

Page 16: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

52. (Pref. Rio Branco- 07) A análise da oferta e da demanda é tópico relevante para o estudo dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A recente crise de energia na Argentina, por aumentar o preço de insumos básicos para a indústria, gera um deslocamento ao longo da curva de oferta do setor manufatureiro, elevando, assim, o preço da produção industrial naquele país.

Supondo-se que a criação do crédito consignado — com desconto em folha — para a habitação resulte em taxas de juros mais baixas, reduzindo, assim, o custo do financiamento dos imóveis, essa medida deslocará para cima e para a direita a curva de demanda de moradias.

Se as recentes medidas tomadas para atenuar o chamado apagão aéreo restringirem a procura por esse tipo de transporte e aumentarem a quantidade demandada de viagens rodoviárias, isso representará um deslocamento ao longo da curva de demanda por transporte rodoviário, devido ao fato de esses meios de transporte serem bens substitutos.

Se a queda dos preços de TVs de plasma e LCD aumentar o faturamento com as vendas desses produtos, então é correto afirmar que a demanda é inelástica em relação ao preço.

53. (Consultor Legislativo SP- 07) Transitividade das preferências significa que

(A) as preferências podem mudar com o tempo.

(B) se a cesta de bens A é preferida à cesta de bens B, e a cesta B é preferida à cesta C, então o consumidor pode ser indiferente entre as cestas A e C.

(C) se a cesta de bens A é preferida à cesta de bens B, e a cesta B é preferida à cesta C, então o consumidor prefere a cesta A à cesta C.

(D) se a cesta de bens A for indiferente à cesta de bens B, a cesta B será indiferente à cesta A.

(E) se a cesta de bens A for maior do que a cesta de bens B, então a cesta A será preferível à cesta B.

54. (Infraero- 04) - Custo de oportunidade é:

(A) a melhor alternativa na alocação de um recurso produtivo da qual se tenha que abrir mão para produzir um bem;

(B) a soma do custo fixo total com o custo variável total;

(C) o ponto em que o custo marginal de curto prazo é mínimo;

(D) o ponto em que o custo marginal intercepta a curva de custo variável médio;

(E) o ponto em que o custo total de longo prazo tangencia a mais baixa curva de custo total de curto prazo.

55. (Consultor Legislativo SP- 07) Uma empresa monopolista atua em um mercado em que a demanda é dada por QD = 90 – 0,2P e os seus custos são dados por C = 20Q2, onde QD é a quantidade demandada; P é o preço do bem; C é o custo total de produção; e Q é a quantidade total produzida. O preço praticado e a quantidade produzida por essa empresa são, correta e respectivamente,

(A) 400 e 10.

(B) 405 e 9.

(C) 200 e 50.

(D) 450 e 10.

Page 17: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

(E) 100 e 70.

56. (Consultor Legislativo SP- 07) Se a empresa atuasse como se estivesse em um mercado competitivo, o preço praticado e a quantidade produzida seriam, respectivamente,

(A) 400 e 10.

(B) 405 e 9.

(C) 200 e 50.

(D) 450 e 10.

(E) 100 e 70.

57. (Eletrobrás- 07) Considerando um mercado perfeitamente competitivo, é verdadeiro que:

(A) a curva de demanda de cada empresa é infinitamente elástica ao preço de mercado;

(B) no equilíbrio, para cada empresa o preço de mercado supera o custo marginal;

(C) a diferenciação de produtos entre as empresas é intensa;

(D) há significativas barreiras à entrada, de forma que a competição entre as empresas já estabelecidas é intensa;

(E) as empresas exploram a forte assimetria de informação a seu favor.

58. (Analista Econômico – Joinvile 07) O mercado de um bem X se caracteriza por um grande número de produtores e poucos compradores. A denominação técnica de um mercado desse tipo é:

a) Monopólio.

b) Oligopólio.

c) Monopsônio.

d) Concorrência Monopolística.

e) Oligopsônio.

59. (Analista Econômico – Joinvile 07) Oligopólio significa:

a) Uma situação em que o número de firmas concorrentes é pequeno.

b) O mesmo que concorrência perfeita.

c) Uma situação em que o número de firmas no mercado é grande, mas os produtos não são homogêneos.

d) A condição especial da concorrência perfeita que se acha próxima do monopólio.

e) Que as firmas são monopolistas entre si.

60. (Analista Econômico – Joinvile 07) Quais dos seguintes pares são incompatíveis?

a) Monopólio – um único vendedor de um bem com substitutos próximos.

b) Perfeita competição – muitos vendedores.

c) Monopsônio – um único comprador.

Page 18: Adasa.aula.de.exercicios.Microeconomia.pdf

d) Oligopólio – poucas firmas vendendo produtos que são substitutos próximos.

e) Concorrência monopolística – produtos diferenciados.

61. (Analista Econômico – Joinvile 07) Um mercado de concorrência monopolística é aquele em que atuam:

a) Um pequeno número de grandes firmas que vendem produtos diferenciados.

b) Um grande número de pequenas firmas que vendem produtos homogêneos.

c) Um grande número de pequenas firmas que vendem produtos diferenciados.

d) Um pequeno número de grandes firmas que vendem um produto homogêneo.

e) Um pequeno número de grandes firmas que vendem produtos que são substitutos próximos.

62. (Infraero- 04) Em concorrência perfeita, o preço do bem no mercado é determinado:

(A) pela teoria do mark up;

(B) pelo produtor que tem o maior poder no mercado;

(C) pelo produtor que apresenta a maior produtividade;

(D) pelos produtores que se associam para formar um cartel;

(E) pela ação das forças da oferta e da procura.

63. (Consultor Legislativo SP – 07) - São características do bem “defesa nacional”

(A) não rival e não excludente.

(B) não rival e excludente.

(C) rival e não excludente.

(D) rival e excludente.

(E) poderá ser rival e excludente dependendo de como for financiado.

RESPOSTAS

1. E 2. A 3. C 4. V,V 5.V,V 6. A 7. D 8. B 9. B 10. D

11. A 12. E 13. 14. C 15. V,F,F,V,F

16. V,F,F,V,F

17. E 18. A 19. B 20. E

21. C 22. D 23. B 24. C 25. D 26. E 27. E 28. A 29. E 30. A

31. B 32. B 33. A 34. C 35. B 36. C 37. C 38. A 39. C 40. E

41. A 42. A 43. C 44. B 45. C 46. C 47. E 48. C 49. E 50. D

51. A 52. F,V,F,F

53. C 54. A 55. B 56. A 57. A 58. E 59. A 60. A

61. C 62. E 63. A