Adminstração da Produção e Operações - Daniel Moreira - Cap 12 - Resolvido

3
No que consiste o problema fundamental do Planejamento Agregado? O problema do Planejamento Agregado consiste no limite da capacidade máxima da produção e nas várias influencias que está sujeitas a previsão da demanda. Quais são as opções para se influenciar a demanda prevista? Propaganda de produtos ou serviços; promoções e preços diferenciados; reservas e demoras na liberação dos produtos ou serviços; desenvolvimentos de produtos complementares. Quais são as opções para se influenciar a taxa de produção? Contratação e demissão de empregados; horas extras ou redução da jornada de trabalho; estocagem; subcontratação. Descrever os principais custos nos quais se incorre quando se pretende alterar a produção. 1 custo contratar pessoal: são custos associados com os processos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, que dependem do tipo de cargo. 2 - custo demitir pessoal: envolve os pagamentos previstos na legislação de cada país ou nos acordos sindicais. No Brasil, esses custos se referem a indenizações, aviso prévio, férias e 13 º salário proporcional. 3 custo de horas extras: o valor das horas extras corresponde ao valor do pagamento das horas normais, acrescidas de um percentual que varia segundo a legislação de cada país e/ou sindicatos. E além disto a produtividade em horas extras não é a mesma. 4 - custo de deixar estoque: estão associados ao capital empatado nos estoques, que deixa de ser produtivo a outros custos; ao ato de conservar fisicamente os produtos, as instalações, pessoal de almoxarifado, deterioração eventual, seguros, etc. 5 custo de subcontratação: é o que se paga a outro produtor para fabricar o produto no seu todo ou apenas alguma parte.

Transcript of Adminstração da Produção e Operações - Daniel Moreira - Cap 12 - Resolvido

Page 1: Adminstração da Produção e Operações - Daniel Moreira - Cap 12 - Resolvido

No que consiste o problema fundamental do Planejamento Agregado?   O problema do Planejamento Agregado consiste no limite da capacidade máxima da produção e nas várias  influencias que está sujeitas a previsão da demanda.   Quais são as opções para se influenciar a demanda prevista?   Propaganda de produtos ou serviços; promoções e preços diferenciados; reservas e demoras na liberação dos produtos ou serviços; desenvolvimentos de produtos complementares.   Quais são as opções para se influenciar a taxa de produção?   Contratação e demissão de empregados; horas extras ou redução da jornada de trabalho; estocagem; subcontratação.   Descrever os principais custos nos quais se incorre quando se pretende alterar a produção.   1 – custo contratar pessoal: são custos associados com os processos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, que dependem do tipo de cargo.  2 - custo demitir  pessoal: envolve os pagamentos previstos na legislação de cada país ou nos acordos sindicais. No Brasil, esses custos se referem a indenizações, aviso prévio, férias e 13 º salário proporcional.  3 – custo de horas extras: o valor das horas extras corresponde ao valor do pagamento das horas normais, acrescidas de um percentual que varia segundo a legislação de cada país e/ou sindicatos. E além disto a produtividade em horas extras não é a mesma.  4 - custo  de deixar estoque: estão associados ao capital empatado nos estoques, que deixa de ser produtivo a outros custos; ao ato de conservar fisicamente os produtos, as instalações, pessoal de almoxarifado, deterioração eventual, seguros, etc.  5 – custo de subcontratação: é o que se paga a outro produtor para fabricar o produto no seu todo ou apenas alguma parte.  6 – custo de retardamento de entregas: esse custo reflete a perda de vendas devidos à desistência de clientes que não estão dispostos a esperar pela entrega, reflete também a perda da boa vontade dos clientes, o que interfere nos lucros futuros.   Descrever os passos seguidos na elaboração do Planejamento Agregado.   1º - previsão da demanda: que deve ser feita num período que vai comumente de 6 a 12 meses.  2º - escolha do conjunto possível de alternativas que serão usadas para influenciar a demanda e/ou níveis de produção; tais alternativas estarão sujeitas às restrições estabelecidas pela  gerência, como manter baixos estoques, evitar demissões de pessoal tanto quanto possível, atendimento rápido ao cliente, etc.  3º - determinar, a cada período, qual a particular alternativa, dentre as previamente selecionadas, que serão usadas para influenciar a demanda e/ou os níveis de produção; estas escolhas obedecem a critérios de minimização de lucros. 

Page 2: Adminstração da Produção e Operações - Daniel Moreira - Cap 12 - Resolvido

  Como se classificam os modelos existentes para solucionar o problema do Planejamento Agregado?   Classificam-se em duas dimensões: aqueles que assumem ou não variação linear dos custos e aqueles que levam ou não à solução ótima.   Descrever sucintamente os modelos de Tentativa e Erro e de Programação Linear.   Modelo Tentativa e Erro: consiste em procurar uma composição das alternativas de produção baseando-se no bom senso. Não existe utilização de ferramentas matemáticas, exceto a aritmética elementar para o cálculo e comparação de custos. A partir de uma composição de alternativas compara-se os custos e escolhe-se o menor. Não há garantias de que a solução seja ótima. A geração de composições de alternativas pode ser feita com o auxilio de tabelas ou gráficos.   Modelo Programação Linear: este modelo permite considerar os custos de contratação e demissão de pessoal e permite a montagem de modelos diferenciados, conforme o objetivo e as restrições envolvidas. Usa ferramentas matemáticas. O modelo assumi linearidade nos custos e conduz à solução ótima. É extremamente versátil no tocante à facilidade de incorporar políticas gerencias e restrições.