adpb

16
ano 3 | nº16 - 05.2012 | R$ 2,00 www.adpb.com.br JOVENS SEMAD BOLÍVIA p.10 p.12 p.13 Trabalho, dedicação e amor Uma visita, uma parceria Notícias do campo missionário ADPB Os dias em que o mundo missionário parou!

description

Assembléia de Deus na Paraíba

Transcript of adpb

Page 1: adpb

ano 3 | nº16 - 05.2012 | R$ 2,00www.adpb.com.br

JOVENS SEMAD BOLÍVIAp.10 p.12 p.13Trabalho, dedicação e amor Uma visita, uma parceria Notícias do campo missionário

ADpB

Os dias em que o mundo missionário parou!

Page 2: adpb

Edição16João Pessoa 05.2012

3. Atualidades5. Pastoral6. Reflexão7. CApA10. Jovens dedicados

12. Visitas da Semad13. Relatório Missionário14. Paraguai14. AD News15. Mundo

Sumário

Rápida

Banco do BrasilAg. 0011-6

Cc. 230.168-7

pARA CONTRI BUI RCOM M ISS ÕE S

Pr. Marinaldo Soares, 2º vice presidente da AD na Paraíba, aniversariou no mês de mar-ço, mas quem vez a festa foi a AD em Cabedelo (PB), igreja ao qual ele pastoreia. Numa semana foram realizados 7 congressos, cada um no seu respectivo dia. Na ocasião, o Pr. José Carlos de Lima, presidente da COMA-DEP e ADPB, recebeu uma pla-ca das mãos do Pr. Marinaldo.Os pastores Elson de Assis (São Paulo), Antônio Silva, Eduardo Leandro Alves e a missioná-ria Isabel Falcão falaram do amor de Deus aos milhares de assembleianos que compare-ciam ao templo.

Foram 7 dias de festa na inauguração do

novo templo

Page 3: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 3

A partir desta edição, o periódico que você conhecia como SEMAD-PB em revista-será chamado de ADPB em revista. Uma conquista da nossa igreja no que tange ao seu setor de comunicação.

Uma igreja que possui 140 congrega-ções apenas na capital, seria absurda abrir mão de seus veículos oficiais.

Na matéria de capa fizemos uma retrospectiva do maior evento de Missões do Nordeste, que aconteceu em Aracajú (SE), no mês de março.

Neste mês do trabalhador homena-geamos os nossos jovens que se desta-cam no mercado de trabalho e dedi-cam suas vidas ao trabalho do Senhor.

A SEMAD-PB segue seus projetos que você, amado leitor poderá conferir algumas das atividades neste número da ADPB em revista. Iniciamos uma nova atividade evangelística que é a utilização do Truck Multimídia com filmes evangelísticos nos bairros da capital; formalizamos uma parceria com a Sepal – organização missioná-ria especializada em treinamento de liderança e pesquisas – para realizar-mos um mapeamento na Paraíba nes-te ano de 2012. O treinamento ocor-reu nos dias 18 e 19 de abril e nesse mês de maio já sairemos a campo.

Deus lhe abençoe e boa leitura.

Pr. Eduardo Leandro Alvessecretário executivo de Missões

Pr. José Carlos de Lima - Presidente da AD na Paraíba, Presidente da COMADEP / Pr. Eduardo Leandro Alves - Secretário Executivo de Missões / Pr. Moisés Carlôto - 1º secretário adjunto / Ev. Lindeberg Cardoso - 2º secretário adjunto / CEEM - Conselho de Evangelismo e Missões - Presidente: Pr. Cleudimar Lima - Secretário: Pr.

Antônio Dias - Relator: Pr. Luiz Derço Santiago – Membros: Pr. José Carlos de Lima e Pr. Vargas. / ADPB EM REVISTA - Editor: Pr. Eduardo Leandro Alves-Redator: Ramon Nascimento - Revisão de textos: Raquel Monteiro - Projeto Gráfico: Jesiel Claudino - Diagramadores: Ev. Lindeberg Cardoso e Jonatham Veras - Colaboradores: Salismar Júnior e Daniel Nascimento - Fotos: Saulo di Tarso - Impressão: Gráfica Santa Marta / Assembleia de Deus - Av. Coelho Lisboa, 553 - Ja-guaribe - CEP 58015-630 - João Pessoa-PB - Fone: (83) 2106-1465 / ADPB em Revista é o veículo de comunicação da igreja evangélica Assembleia de Deus na Paraíba,

com publicação bimestral. Tiragem: 6.000 exemplares. / Todas as informações contidas podem ser utilizadas e reproduzidas, desde que seja citada a fonte.

O Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) realiza o Censo Demográfico a cada 10 anos. Esse levantamento permite a comparação de vários aspectos da realidade do Brasil - desde o número de habitantes, até a população que apresenta algum tipo de deficiência, ou ainda, o percentual de casas com compu-tadores na Paraíba que tem aces-so à internet.

Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população bra-sileira. Esse número demonstra que o crescimento da popula-ção brasileira nesse período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000).

Pessoas com algum tipo de de-ficiência

Pela extensão da pesquisa, os números são divulgados ao longo de meses. De acordo com dados divulgados na última semana de abril, 27,7% da população parai-bana tem algum tipo de defici-ência visual, auditiva, motora

ou mental, em diferentes graus de severidade. No total, 1.045.962 paraibanos possuem algum tipo de deficiência.

Segundo o IBGE, o tema tem como objetivo conhecer a reali-dade dessa população e subsidiar políticas de inclusão social e de bem-estar. A deficiência visual foi a que mais incidiu sobre a popula-ção paraibana, onde 823 mil pes-soas declararam ter dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, o que equivale a 21,8% da população paraibana.

Acesso à internetDos 233 mil domicílios onde ha-

via computadores, 80% tinham acesso à internet. Também foi verificado que 81% das residên-cias tinham telefone fixo, telefo-ne celular ou ambos. As maiores concentrações de computadores estão nas cidades de João Pessoa (44,8%), Campina Grande (38,6%) e Cabedelo (35,5%). Por outro lado, no município de São Domingos, no sertão do Estado, apenas 15 do-micílios tinham computadores na época do censo.

Salismar Júnior

ATUALIDADES

IBGE divulga novos números do Censo 2010

Page 4: adpb

4 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus me-diante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em ou-tras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igre-ja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

1. Em um só Deus, eternamente sub-sistente em três pessoas: o Pai, o Fi-

lho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vito-riosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sa-crifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa

Bolívia:Cochabamba (SETEP)- Miss. Daniel Matoso e Miss. Maria Matoso E-mail: [email protected] Miss. Flávia Cristina Azevedo - Secretária [email protected] Miss. Marcelino - Diretor e Coordenador Pedagógico E-mail: [email protected] - Miss. Eurivaldo Caisto e Miss. Rhebekka E-mail: [email protected] Miss. Kleverson - (parceria com a AD Sapé)- Miss. Felipe Trajano - (parceria com a AD Guarabira) E-mail: [email protected] Alunos bolsistas: Nancy, Luiz Carlos, Brayan, Ariel, Erneston,Moises,Alicia, Saul, Daniel, Erika e Juan

La Paz - SEDE DO MINISTÉRIO- Miss. Elyvaldo Mendes e Miss. Sueli Mendes Presidente do Minsterio La Paz a las Naciones e Cood. Geral da Missão na Bolívia Email: [email protected] Miss. Gutemberg Marinho - Em Parceria com a AD em Campina GrandeCooperadores- Miss. Mario Quispe- Miss. Fredy Tito C. Quispe e Miss. Deysi S. Quispe

Santa Cruz de la Sierra- Miss. Adegildo Gonçalves e Miss. Jaqueline E-mail: [email protected]

Rio Mamoré - Miss. Jesus Mano e Roxanita E-mail: [email protected]

Perú: - Miss. Gildeny Basílio do Nascimento (Oxapampa)

E-mail: [email protected] Miss. Werner e Miss Viviane (Oxapampa)E-mail: [email protected]

Paraguai:- Miss. Joelson Loureço e Miss. Neves - Natalio E-mail: [email protected]

Senegal:- Miss. Nelson Kleiton e Miss. Nivea Monteiro (parceria com a AD em Guarabira, PB) E-mail: [email protected]

Tradução de Bíblia- Miss Érica Viviane Cavalcante - Papua Nova Guiné E-mail: [email protected]

México- Miss. Camila Almeida E-mail: [email protected]

Divulgação- Miss. Daniel Ramos e Miss. Maria de Fátima- Miss. Alberto Freire e Miss. Juliana - Em processo de renovação do projeto E-mail: [email protected] Miss. Dineide A. L. Oliveira - Em processo de renovação do projeto E-mail: [email protected] Miss. Felipe - Concluiu o curso no SETEP - AD em Guarabira (em processo de envio)- Miss. Celimárcia - Concluiu o curso no SETEP - AD em Patos (em processo de envio)

Localidades sustentadas no sertão da Paraíba:- Sítio São João – Matureia - Tataíra - Desterro- Sítio Pitombas – Tavares - Sítio Aparecida - Desterro- Sítio Palmeira – Imaculada - Lastro- Sítio Alagoinha - Água Branca - Vieirópoles

Nos

sos

Mis

sion

ário

s

Page 5: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 5

A Palavra de Deus

pastoral

Pr. José Carlos de LimaPresidente da COMADEPPresidente da AD na Paraíba

Já que mudamos o nome da nos-sa revista, acho necessário mudar o nome desta coluna, pelo fato de torná-la abrangente. Tenho vontade de escrever sobre diversos temas, por isso, preocupo-me com a nomi-nação da área que trabalho. Falan-do francamente, somos mal educa-dos. Você sabe por quê?

Se os brasileiros dedicam cerca de cinco horas diárias de estudo, os coreanos dedicam pelo menos dez horas.

Além dos colégios apresentarem excelente infra-estrutura, o dinhei-ro despejado nas escolas, produziu na Coréia, salários bastante atra-tivos para os professores. Um pro-fessor do ensino fundamental ganha seis vezes mais do que embolsa um professor brasileiro do mesmo nível. Os professores sul-coreanos são os mais bem pagos do mundo.

Na Coréia do Sul, no dia do ves-tibular, por exemplo, até o espaço aéreo é fechado para não atrapalhar os estudantes. Aqui no Brasil? (risos) Ligam-se paredões de som na frente das universidades no dia do vestibu-lar.

Na Coréia do Sul, os jovens vão à sala de aula para estudar. No nos-so país, os jovens lotam salas para apelar para a espetacularização das aulas dos cursinhos brasileiros.

É… vou encerrar meu artigo por aqui mesmo, porque estou decep-cionado em viver num país que não forma mentes brilhantes, pelo con-trário, incentiva a absorção do lixo cultural.

Francamente

Ramon NascimentoRedator

Como crentes que somos, acredi-tamos que a Palavra pronuncia-da por Deus, sempre se coloca

numa posição superior a todas e de-mais palavras. A lógica disso está no fato de que somente aquele que criou o Universo e tudo o que nele existe, pode proferir palavras com maior sa-bedoria e autoridade, e é na Bíblia que encontramos a Palavra de Deus dirigi-da aos homens. Ela é, sempre, uma palavra final, soberana e eterna – “Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece para sem-pre” (I Pe 1.24,25). O que procede de Deus é imutável e permanente, o que se origina no homem é passageiro e precário. Por isso, a Igreja tem como base de fé e regra a Palavra divina.Por meio da Bíblia sabemos que Deus ao decidir criar o homem e a mulher, anunciou o fato com a sua própria voz – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Pela leitura do livro do Gênesis sabemos que tudo se origina da Palavra que Deus pronuncia. Após criar o primeiro homem, ele “os abençoou e lhes dis-se...” (Gn 1.26). Por meio desse texto, entendemos que Deus busca se comu-nicar com o ser humano, falando-lhe, ou seja, Deus nunca deixou de se diri-gir aos homens, pois, ele é o afetuoso Pai que anseia por tê-los como mem-bros da sua família eterna. Esse Deus que criou o mundo e tudo o que no mundo há, proveu uma forma de salvar o ser humano, que por vontade própria desobedeceu ao seu Criador (Gn 3.15). O testemunho que encontramos no livro de Hebreus

diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes últi-mos dias, nos falou pelo Filho, a que constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1.1,2). E o evangelho de João nos diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” – “E o Verbo se fez carne e habitou en-tre nós, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.1,14). Jesus é o Verbo – a Pala-vra – de Deus por excelência – “Pois o enviado de Deus fala as palavras dele” (Jo 3.34). Jesus é a Palavra de Deus que é amor, mesmo quando ele profe-re um julgamento. Em toda a Bíblia nós encontra-mos testemunhos sobre a pessoa e a obra de Jesus. Essas declarações são os pontos mais altos de toda a palavra que veio de Deus, para que o homem conheça o seu propósito eterno de sal-va-lo, pois, está distante dele. Desde Abel, no Antigo Testamento, aos pro-fetas, encontramos homens e mulhe-res que “morrem na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe” (Hb 11.13); eles creram nas pa-lavras proféticas de Deus, e compre-enderam que elas se realizariam com a vinda de seu Filho ao mundo – “Por-que quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele [em Jesus] o sim” (II Co 1.20). Sendo assim, devemos amar a Palavra de Deus, obedece-la da forma que Jesus orientou a todos que são seus discípulos: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras perma-necerem em vós, pedireis o que qui-serdes, e vos será feito” (Jo 15.7).Irmãos, continuemos a amar ao Senhor da Palavra, pois essa é uma das muitas razões pela qual nós, individualmente, e a igreja, coletivamente, precisamos amar, conhecer e viver a palavra de nosso Deus.

Leia na integra:www.adpb.com.br

Page 6: adpb

6 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

Texto texto texto texto texto Texto texto texto texto texto Texto texto texto texto texto Texto texto texto texto texto Texto texto texto texto textoJosué 13.1

Reflexão

Por Pr. Eduardo Leandro Alves

Os símbolos da Missão

Penso que a oração sacerdotal é um tipo de relatório de final de ministério. Jesus cumpriu tudo o que estava no plano de Deus. Jesus guardou a todos que foram confiados a Ele, inclusive Judas. Se você ler o texto da última ceia, verá que Jesus disse que o traidor é o que molha o pão na sopa, “o que mete comigo a mão no prato” (Mt 26.23). O contexto cultural nos diz que só os amigos faziam isso. Quando Jesus disse isso, penso que ele estava dizen-do: “Eu sei que você vai me trair, mas o meu prato continua aqui”. A atitude de traição de Judas não mudava o fato de quem era Je-sus, ou seja, as atitudes dos ou-tros não pode mudar quem você é. Judas, por sua própria vonta-de, escolheu o seu caminho. Um dos símbolos da missão é a iden-tidade de quem é Jesus.

Nesta oração/relatório Jesus fala da vocação da Igreja, que é en-viada assim como ele foi enviado. Nessa caminhada ministerial de Jesus, nosso modelo, quero des-tacar de forma bem simples mais alguns símbolos da missão, ou da vocação.

Quero destacar a manjedoura. Manjedoura fala de simplicida-de, que é o oposto da opulência, da ostentação, pois o ministério

não vive apenas de situações fan-tásticas. Deus pode fazer coisas fantásticas, mas também existem dias de calmaria, e, aos olhos hu-manos, até de insignificância. Mas assim é o mistério do Reino, uma pedra preciosa escondida em um terreno que ninguém quer (Mt 13.44), uma semente insig-nificante, mas que, ao crescer, torna-se a maior árvore da plan-tação (Mt 13.32). Destaco ainda o deserto, que, a meu ver, significa a busca de si mesmo. No deserto Moisés per-guntou: quem sou eu, Senhor? A imagem que Moisés tinha de lide-rança era a de Faraó, imagem de pompa, grandeza.

Em seu ministério, Jesus passa no deserto para demonstrar que a glória é de Deus. Em determi-nado momento do Ministério de Jesus, uma mãe quer buscar um lugar melhor para os seus filhos na eternidade, a visão humana de posição e destaque. Jesus re-organiza a mente daquela mãe

mostrando que os princípios do Reino de Deus são proporcional-mente inversos aos princípios do reino dos homens: “na eternida-de é maior quem é menor, é líder, quem serve, quem obedece” (Mt 20.20-28;Mc 10.35-45; Lc 22.24-26). Só Deus pode ser reconheci-do Rei em cima de um jumento, ou pregado na cruz.

Sendo assim, Missão é o Calvário. Deus enviou Jesus ao Calvário, lugar onde Ele nos redimiu. Jesus nos enviou ao mundo para anun-ciar esse perdão. Ou seja, a Cruz é o grande palco da atuação de Deus, o Getsêmani, o Calvário.

Dentro dos símbolos da missão de Jesus, percebemos que a for-mação dos seus discípulos só foi possível porque O próprio Cristo andou com eles. Quando foram prender Jesus, Judas precisou beija-lo para que O identificas-sem. Tal era a semelhança d’Ele com os demais. Somos enviados no modelo de Jesus: Assim como o pai me enviou eu também vos envio (Jo 20.21).

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”

João 17.18

“No deserto nós nos despojamos de tudo para nos encontrarmos com Deus”

Leia na integra:

www.eduardoleandroalves.blogspot.com

Por Eduardo Leandro Alves

Page 7: adpb

Capa

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 7

Os dias em que o mundo missionário

parou!

O título desta matéria não poderia ser diferen-te, pois o único intuito é chamar sua atenção para um evento que está tomando, cada vez

mais, grande proporção na igreja Assembleia de Deus nordestina. Uma das denominações evangélicas brasileiras que mais enviam missionários ao exterior precisa, de ano em ano, parar, pensar e projetar-se para o enfrentamento de novos desafios no campo missio-nário. Pois se o mundo a cada dia muda, a igreja deve repensar sua postura missionária diante des-sas mudanças. Para isso foi criado no nordeste, há oito anos, o Fórum de Missões. Evento que tem trabalhado es-tratégias para a expansão e propagação do Evan-gelho em todo mundo. Esse evento é realizado em diversas cidades nordestinas, uma vez por ano. Enquanto o mundo continuava girando com suas transformações, reivindicações, acontecimentos, os olhos missionários, desta vez, estavam voltados para a cidade de Aracajú, capital de Sergipe. Quarta-feira, 07 de março de 2012, enquanto um vulcão estava lançando gás e cinzas no Equador, e, ao mesmo tempo, na Austrália, regiões estavam sendo alagadas por conta de fortes chuvas, cerca de quinhentos inscritos, entre eles pastores e líderes de missões, estavam se dirigindo ao templo central da Assembleia de Deus em Aracajú para participar do maior evento de Missões do Nordeste.

O poder de Deus começou a cair na vida dos cren-tes em Sergipe. No dia seguinte, ainda no evento, 08 de março de 2012, enquanto o mundo celebrava o Dia Internacional da Mulher, lá estavam pastores tratando de novos caminhos a serem percorridos, a fim de que a propagação do Evangelho atinja todas as mulheres do mundo, sem exceção. Ainda nesse ínterim, metalúrgicos resolvem fa-zer um protesto nas ruas de Roma, Itália, na sexta--feira, dia 09. O barulho desses protestantes não impediu que 13 países se conectassem para assistir, ao vivo, as palestras do Fórum que durou mais de 36 horas. O mundo não parava... Deus não parava! Come-çou a chover forte em La Paz (Bolívia). No Orien-te Médio, só Israel matou 10 palestinos na Faixa de Gaza, no dia 10 de março. Enquanto isso, Deus preparava um exército para levar o Evangelho ao homem sanguinário e violento. A igreja agora pro-clama: “O evangelho todo para todo homem!” O mundo não parou entre os dias 07 e 10 de março de 2012. Deus trabalhou maravilhosamente (sugestão) na vida de quem participou desse últi-mo Fórum de Missões. A igreja nordestina pensou sobre novos caminhos da Missão. E agora, esse ca-minho missionário deve ser percorrido até Campina Grande/PB, em 1º de maio de 2013, dia em que será aberto oficialmente o 9º Fórum de Missões do Nordeste.

Os olhos do mundo inteiro estavam

voltados para o Nordeste, mas precisamente, para Aracajú, capital de Sergipe.

Page 8: adpb

8 | semad-pb - igreja, reflexões e missões 8 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

A Igreja Evangélica Assem-bleia de Deus no Brasil é fruto de um trabalho mis-

sionário. Uma história centená-ria de muitos desafios deve-se ao fato da obediência ao “IDE” de Jesus por dois jovens suecos vindos dos Estados Unidos, Da-niel Berg e Gunnar Vingren. Por ser uma denominação sé-ria e que tem compromisso com a Palavra de Deus, a Assembleia de Deus, a qual foi fundada em 1911 em Belém do Pará, reali-zou mais um fórum para tratar sobre os caminhos da Missão. O 8º Fórum de Missões do Nor-deste, desta vez realizado em Aracaju, SE, trabalhou as devi-das palestras na óptica do se-guinte tema: Os caminhos da Missão: Espiritualidade, Admi-nistração e Desafios do Mundo Atual. O Fórum de Missões contou ain-da com a participação de toda a Igreja e a Convenção Estadu-al, pastoreada pelo Pr. Virgínio José de Carvalho Neto, que nes-ta mesma ocasião realizou as comemorações dos 80 anos da Assembleia de Deus no Estado,

com a presença dos convencio-nais sergipanos. Presidente do Fórum e também secretário executivo de missões da AD na Paraíba, Pr. Eduardo Leandro Alves, afirma que o Fó-rum de Missões é um movimen-to missionário das Assembleias de Deus do Nordeste. “Nosso objetivo é discutirmos te-mas relevantes no contexto brasileiro e mundial no que diz respeito aos desafios do trabalho missionário das Assembleias de Deus”, enfa-tiza Pr. Eduardo. O culto de abertura do Fórum contou com a ministração da Palavra de Deus pelo Pr. Anísio Nascimento, secretário execu-tivo da Secretaria Nacional de Missões (SENAMI). Juntamente com o Pr. Anísio, estiveram no Fórum, representando a SENA-MI, o Pr. Claudino (secretário administrativo) e o Pb. Moisés (assessor de comunicação) que foi responsável pela transmissão do evento pela rádio Senami na web. Para o Fórum de Missões, a participação da SENAMI é funda-

“Sergipe foi muito abençoado com a quantidade de vi-sitantes que participaram do Fórum. Eu acho que só no Nordeste existe um Fórum de Missões. Em nenhuma outra região a Assembleia de Deus mantém um Fórum de tama-nha importância quanto esse. Creio que muitos missioná-rios se levantarão e desta vez, preparados.”.

“Não há como conceber uma igreja sem o trabalho missionário. Nós fomos chamados para isto”.

Pr. Samuel Câmarapresidente da AD em Belém do Pará

Representantes da igreja paraibana participaram do 8º Fórum de Missões do Nordeste em Aracajú (SE)

Pr. Roberto Josépresidente da AD em Abreu e Lima (PE)

Page 9: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 9 igreja, reflexões e missões - semad-pb | 9

mental, pois esta é o órgão res-ponsável por missões de nossa Convenção Nacional. Dentro do contexto de pales-tras do Fórum, estiveram pre-sentes o Pr. José Carlos Alcân-tara da Missão ALEM (Associação Linguística Evangélica Missio-nária) que tratou do tema da tradução da Bíblia para povos minoritários, como tribos indí-genas brasileiras e outros povos não alcançados no mundo; Pr. Luís André Bruneto, missionário

da SEPAL, responsável pelo de-partamento de pesquisas, que tratou da importância da reali-zação de pesquisas como ferra-mentas para a implantação de igrejas nas zonas rurais sertane-jas; Pr. Edson Bispo, represen-tando a Secretaria de Missões da Assembleia de Deus no Es-tado do Maranhão (SEMADEMA) tratou da evangelização entre comunidades quilombolas; Mis-sionário Francisco Ramos da Paz

(secretário de missões da AD em Imperatriz, MA) relatou a prá-tica da igreja na evangelização de tribos indígenas que são pró-ximas às cidades. Diversos pastores presiden-tes de Convenções também participaram do evento, como por exemplo, o Pr. José Antô-nio dos Santos (Presidente da AD em Alagoas e da UMADENE); Pr. Samuel Câmara (Presidente da AD em Belém, PA); Pr. José Carlos de Lima (Presidente da AD na Paraíba e COMADEP); Pr. Daniel Nunes (Presidente da AD em Campina Grande, PB, e CO-MEAD-CG-PB); Pr. Roberto José (Presidente da AD em Abreu e Lima, PE, e COMADALPE). Além do Pr. Silas Josué (AD em Santo André, SP), Pr. Paulo Silva (se-cretário de missões da CONFRA-DESP) e o Pr. Cleudimar Lima (presidente do CEEM da COMA-DEP). Das 15 Convenções filiadas a CGADB no nordeste brasileiro, 11 estavam representadas por seus secretários de missões e representantes. Além da multi-dão que, durante o dia enchia o templo, e, à noite, nos cultos de celebrações, ocupava as ruas próximas à igreja. O Fórum foi transmitido pelo site www.adsergipe.org.br (os vídeos e fotos estão disponíveis lá). O evento pôde ser visto em mais de 50 países e em mais de 15 estados brasileiros. O presidente da AD em Sergi-pe, Pr. Virgínio José de Carvalho Neto, e o presidente do Fórum de Missões, o Pr. Eduardo Lean-dro Alves, agradecem aos parti-cipantes pela dedicação empe-nhada ao Fórum, bem como a toda igreja brasileira que orou e assistiu, ao vivo, à transmissão

“Sentimo-nos honrados e agradecidos a Deus, por escolher a nossa Igreja em Campina

Grande/PB.”

Pr. Jailton Barbosasecretário SEMAD-CGPB

“O Fórum de Missões do Nordeste foi além das nossas expectativas”.

Pr. Virgínio de Carvalho Netopresidente da AD em Sergipe

Representantes da igreja paraibana participaram do 8º Fórum de Missões do Nordeste em Aracajú (SE)

on line do evento. Desde já, o Pr. Jaiton, secretá-rio executivo de missões da AD em Campina Grande (PB), convi-da a todos os membros para par-ticipar do 9º Fórum de Missões do Nordeste que irá acontecer entre os dias 1 e 4 de maio de 2013 no templo central da AD, em Campina Grande, pB.

Page 10: adpb

10 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

Antenado

10 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

Eles são dedicados a Deus e ao trabalho

Ramon Nascimento

Há quem diga que os jovens de hoje são a igreja do amanhã. A participação ativa deste segmento nos trabalhos da igreja torna esse pensamento equivocado, principalmente numa sociedade pós-moderna do século XXI, científico-tecnológica, sem falar na exigência precoce de mercado, um gigante que absorve uma mão-de-obra cada vez mais jovem e qualificada.

Enquanto o mercado exige qualificação, Deus exige dedica-ção. E é isto que a geração atual busca, além de entregar-se totalmente ao trabalho. Os jovens de hoje não se contentam apenas com o ensino médio, procurando fazer de imediato uma graduação. Depois surge o desejo por alguma especiali-zação ou até mesmo um mestrado e, como se não bastasse, muitos deles, ainda, querem fazer doutorado. Sem falar nos concursos e bons cargos que aumentam a credibilidade de seus nomes nas empresas e no mercado em geral.

Na igreja, eles também são produtivos. Estão matriculados na Escola Bíblica Dominical, além de cursarem bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Teológicos da Assembleia de Deus na Paraíba (CETAD-PB). Boa parte participa de algum grupo de louvor, evangeliza, opina sobre determinado compor-tamento da igreja e ainda, alguns deles são líderes de grupos em determinadas áreas do serviço para Deus.

Chegou o tempo de ouvi-los, conhecer seus mundos, perce-ber os seus sonhos e projetos, levar em conta os seus pesade-los e frustrações, integrar suas esperanças, prestar atenção aos dinamismos sociais que os perturbam, reconhecer os va-lores que carregam, senti-los na verdade do que são, enfim, valorizá-los.

Rossival Neto, Saulo di Tarso, Dárcya Araújo, Leurimar Lins e Jonatham Veras representam um grande grupo de jovens que vem se destacando, na sociedade, porque são bons no que fazem, e na igreja, porque fazem o que é bom.

Agradecemos ao Senhor Jesus, pois Seu Evangelho chegou até eles e eles estão entre nós!

Page 11: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 11 igreja, reflexões e missões - semad-pb | 11

Idade: 25 anosFormação: Ciências da Computação (superior completo)

Profissão: Empreendedor e empresário

Serviços: Constrói casas para o plano Minha Casa Minha Vida da CEF; dono daLins4Tech It Services Ltda, empresa de tecnologia que presta serviço para o go-verno do Texas/EUA

Atividade na igreja: Corista do coral jo-vem Beth Raphá; cursando bacharelado em Teologia pelo CETAD/PB, além de ser aluno assíduo da EBD.

Leurimar da Silva Lins Jonatham Veras Rossival Sabóia da Silva Neto

Idade: 26 anosFormação: Tecnologia em construção de edifícios (superior incompleto)

Profissão: Técnico de edificações da Por-tal Administradora

Serviços: Planejar e acompanhar sequ-ência de atividades dentro de um cantei-ro; elaborar e alterar projetos em geral (Autocad)...

Atividades na igreja: Líder do grupo tea-tral Expressando Vida (Templo central daADPB). Também é aluno da EBD.

Idade: 19 anosFormação: Redes de Computadores; De-senvolvimento de software para internet (Superior cursando)

Profissão: Desenvolvedor web / Produ-tor

Serviços: Trabalha com marketing mobi-le e criação web na ativawebgroup, pro-duz o Canta João Pessoa.

Atividades na igreja: Colabora na rádio CPAD FM, Portal ADPB

Idade: 30 anosFormação: Fotografia de moda (técnico completo)

Profissão: Fotógrafo publicitário/modaServiços: Fotógrafo de capa da revista Fashion News – Paraíba

Atividades na igreja: Membro do projeto Fonte de Vida – grupo musical deevangelismo a presídios, praças e hospitais; integrante do grupo musical do templo central da ADPB.

Idade: 23 anos | Formação: Ciências Contábeis (superior completo)Profissão: Contadora

Serviços: Trabalha na RWR (empresa que presta serviços de assessoria e consul-toria administrativa e contábil aos entes da administração pública direta e indireta, junto ao Tribunal de Contas).

Atividade na igreja: Corista do coral jovem Beth Raphá; componente do grupo AltoRefúgio; colaboradora do Projeto Charis e aluna da EBD.Dárcya Jeanne

Saulo di Tarso

Page 12: adpb

Por Rosenildo Maciel e Islândio Guedes

Da Assesoria / SEMAD

As visitas da Semad-pB

Nos quatro primeiro meses do ano, o jovem missionário que trabalhou na Bolívia e Paraguai, Rosenildo Maciel, visitou alguns municípios paraibanos, com o objetivo de pregar a Palavra de Deus e cumprir a agenda da secretaria de Missões da Assembleia de Deus na Paraíba (SEMAD-PB).

No Litoral

A igreja em Cupissura, pasto-reada pelo Pr. Samuel Motta, assistiu a vídeos e viu fotos do campo missioná-rio, além de conhecer os projetos que a SEMAD desenvolve nos continentes oceânico, sul-americano e oceânico.

No sertão

O Pr. Vargas da AD em Piancó, membro do Conselho de Evangelismo e Missões (CEEM), ficou muito grato com a cooperação da SEMAD e com as reu-niões de conscientização promovidas por um evento, denominado Encontro Missionário. Também recebeu a visita do missionário Rosenildo, a cidade de Olho d’Água, onde o mesmo ministrou a palavra de Deus. O Ev. Joselito agra-deceu a visita.

São José de Espinharas não ficou de fora. Liderada pelo Presb. Werllison Ramos, a igreja acolheu o missionário por 3 dias. Partindo de São José de Espinharas, foi à Malta. Nes-ta cidade, foi realizado o culto das senhoras com ênfase em Missões. Até os jovens participaram com uma peça teatral. O Pr. José agradece o apoio da SEMAD.

No Brejo

Já nessa microrregião parai-bana, o obreiro Islândio Guedes, que também foi missionário na Bolívia du-rante 8 anos, o Presb. Marcos e o jo-vem Ramon Nascimento visitaram, no dia 08 de abril, a AD em Belém (PB), pastoreada pelo Pr. Elias Firmino. Fo-ram feitas duas reuniões com a pre-sença de todos os agentes de missões da região circunvizinha.

“A Assembleia de Deus em Belém, a partir desta Consciência Missionária,contribuirá ativamente com a expansão do Evangelho até aos confins da Terra. Creio que a parceria que fizemos com a SEMAD vai surtir efeitos e grandes projetos para a hon-ra e glória do Senhor”, falou durante o culto o Pr. Elias.

O secretário de missões de Belém, o presbítero Mahatma Gandhi, agradece todo o apoio dado pelo Pr. Eduardo Leandro Alves e equipe, na execução deste projeto inédito na vida dos assembleianos do município de Belém.

AD em Cupissura - PB

AD em Piancó - PB

AD em Olho d’Água - PB

AD em São José de Espinharas-PB

AD em Malta - PB

12 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

AD em Belém - PB

Page 13: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 13

Relatório Missionário paraguai: vitórias e desafios

por Joelson Lourenço da Silva e família (missionário)

As visitas da Semad-pB

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pe-las veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda. Certa-mente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias. Salmos 23.

Meus amados irmãos, é com muita alegria que através desse relatório comunico

as maravilhas que o Senhor Je-sus está realizando aqui na ci-dade de Natalio, departamento de Itapuã. No bairro Santa Rosa começamos o trabalho com as crianças e, para gloria de Deus, já são treze, entre crianças e adolescentes. Pedimos orações, pois por vitórias em nossas lutas. Fo-mos duramente perseguidos e agredidos com palavras, como por exemplo: impostores, falsos profetas e etc. Algumas igrejas daqui tem como único ensino e doutrina ques-tões legalistas, e por isso, nos atacam pelo motivo de buscar-mos o ensino da Palavra de Deus durante nossos cultos. Peço a igreja que orem de maneira especial para que Deus possa derribar estas paredes, pois nosso objetivo é trabalhar junto com eles para a expansão do Reino do Senhor. Outrossim, informo que uma irmã nova convertida, que se

chama Caetana e possui 80 anos de idade, testemunhou um milagre em sua vida. Ela vinha sofrendo a mais de um ano com uma forte dor de cabeça e os médicos não detecta-vam o problema. Mas graças a Deus, através das nossas orações, no dia em que se entregou a Jesus, ela foi curada.

Pedidos de Orações:1. Que o Senhor continue nos dando sabedoria e inteligência para reali-zarmos Sua obra neste país;2. Pela cidade de Natalio e pelo seu povo. Para que Deus esteja traba-lhando nos corações a fim de que sejam libertos da idolatria;3. Pelo trabalho com as crianças e o projeto com os jovens que está em

planejamento e a espera de recursos;4. Pelos nosso irmãos no-vos convertidos. Ñandejara ta pende rovasa, ou seja, que Deus vos abençoe!

Page 14: adpb

14 | semad-pb - igreja, reflexões e missões

AD News

Quantos templos evangélicos há na paraíba?

Após o treinamento dado a um grupo de pastores e líde-res da ADPB, nos dias 18 e 19 de abril, será possível saber quantos templos existem na Paraíba. O grupo foi treinado pelo missionário André Luís Bruneto da Sepal (missão in-ternacional servindo a pas-tores e líderes) para realizar uma pesquisa, cujo objetivo é dar suporte ao ministério na implantação de igrejas em áreas estratégicas da Paraíba.

O cinema também evangeliza!

A Semad implantou um novo projeto nos bairros de João Pessoa. Reunir o público numa praça ou num outro local para assistir a um filme de caráter evangelizador é o novo objetivo da secretaria. “Queremos proclamar Jesus, não importa os meios, desde que atendam e facilitem a nossa missão. O Truck Multimídia, a cada semana, estará num determinado bairro da nossa cidade. É um projeto inovador, mas necessário”, disse o Pr. Eduardo Leandro Alves, secretário.

Um feriado diferente em Mangabeira I

No feriado de Tiradentes, a ADPB não descansou em sua ação evangelizadora. O setor 7, que compreende 16 congregações da AD na capital, se mobilizou e foi às ruas para proclamar o Reino de Deus.Segundo o Pr. Moisés de Jesus Carlôto, líder da AD em Manga-beira I, a ação do departamento social e evangelismo foi de ex-trema importância para a igreja e comunidade local.Corte de cabelo, consulta mé-dica, atendimento odontológico e psicológico e verificação de pressão arterial, tudo isso acon-teceu gratuitamente na praça do Coqueiral, em Mangabeira I.

Além de palestras e peças te-atrais. Enquanto uma equipe trabalhava no social, outra, com literaturas nas mãos, evangelizava as pessoas que trafegavam na praça.No turno da tarde, as crianças missionárias ocuparam a área para também evangelizar outras crianças que brincam diariamente nela.O resultado foi a conversão de 15 crianças e 2 adultos para a honra e glória do Se-nhor Jesus.O Pr. Moisés agradece ao de-partamento social do templo central que contribuiu decisi-vamente na realização desse evento.

Miss. Luís André

Grupos de Trabalho

Page 15: adpb

igreja, reflexões e missões - semad-pb | 15

predominantemente mulçumano e o sul cristão. A Nigéria tem atualmente 158,2 milhões de habitantes.

Daniel Nascimento

extremistas passaram pelo local de carro e jogaram um explosivo na di-reção das centenas de cristãos. Cer-ca de 10 minutos após o bombardeio, os agentes de segurança levaram os feridos para o Hospital Janvak a pou-cos metros de distância. Soldados e a Polícia Militar da Nigéria têm orga-nizado uma força-tarefa encarrega-da de estabelecer a paz na região, e pelos últimos incidentes não descar-taram a possibilidade do ataque ter sido organizado pelo mesmo grupo radical islâmico Boko Haram. As comunidades cristãs e mulçumanas vivem em ruas próxi-mas, mas separadas umas das ou-tras. Os ataques só serviram para aumentar tensão entre eles. A região central da Nigéria tem sido recen-temente palco de constantes aten-tados, pois fica entre o norte do país

Nigéria sofre com grupo terrorista que deseja transformar o país em uma nação islâmica

Mundo

notic

ias.

terr

a.co

m.b

r

A comunidade cristã da Ni-géria, maioria da popula-ção, tem sofrido inúmeros

ataques de grupos extremistas islâ-micos. A repressão tem se tornado maior com o projeto de lei que deseja transformar o país, que possui 51,3% da população cristã e 45% de mulçu-manos, em uma nação totalmente devota de Alá.Reuniões evangélicas são atacadas quase todos os dias. No último fim de semana, durante uma reunião cristã no norte da Nigéria, seis homens armados com bombas e armas de fogo invadiram o local e dispararam contra as deze-nas de pessoas que faziam um culto em uma universidade. Vinte pessoas ficaram feridas no ataque. Até o fe-chamento da matéria nenhum grupo teria assumido a autoria do aten-tado, mas a suspeita está sobre o grupo radical islâmico Boko Haram, principal interessado no extermí-nio de cristãos na região. Estima-se que desde 2009 o Boko Haram tenha matado 1.200 pessoas, a maioria em ataques no norte da Nigéria. O grupo quer a todo custo implementar a lei islâmica (Sharia) e transformar a Ni-géria em um país islâmico. Na última terça (24) alguns cristãos foram atacados enquanto assistiam a um jogo de futebol. Os

Jeff

Atta

way

, Per

secu

tion.

org

[© A

ssoc

iate

d Pr

essL

aPre

sse]

Page 16: adpb