AF AU GC V2 TRP 420x200 - viagensauchan.com · por este método para dar sabor à carne e para...

2
A PORÇÃO DIÁRIA RECOMENDADA DE CARNE É DE 100g*, QUE CORRESPONDE A: • 1 bifana • 1 costeleta • 2 fatias médias de lombo assado • 1 lombo de coelho • 1 perna de coelho *Esta quantidade pode ser substituída por pescado ou ovos. CONGELADOS Quando compra alimentos congelados, prefira fazê-lo no final das suas compras. Use os sacos isotérmicos que estão disponíveis junto aos produtos congelados para manter a sua temperatura. Tente gerir as suas compras para que os congelados não passem mais de 30min fora do congelador. Quando congela alimentos em casa, deve ter equipamento adequado e optar por fazê-lo em pequenas porções individuais de acordo com a quantidade que irá usar. Use material plástico, como o filme ou sacos, que evitam a formação de bolhas de ar. Deve etiquetar com o nome do produto e a data em que congelou, de forma a identificar e consumir o produto que foi congelado há mais tempo. Para manter as características do produto, a temperatura de congelação deve ser de pelo menos -18°C. Verifique se o seu congelador chega a esta temperatura. GUIA DA CARNE VOL. II - PORCO E COELHO Eu quero, posso e escolho uma alimentação saudável. Pratique uma dieta equilibrada e variada, opte por carnes magras, confecionadas com pouca gordura e não ultrapasse a porção média diária recomendada nas suas refeições. Saiba mais sobre o Borrego e o Pato no próximo volume. Esclareça as suas dúvidas contactando-nos através do e-mail: [email protected] DESCONGELAR Para utilizar os congelados com segurança, opte por descongelar a carne no frigorífico, nunca à temperatura ambiente. Dentro do frigorífico descongele a carne num recipiente fundo e com rede para os sucos não entrarem em contacto com o próprio alimento. Em alternativa poderá utilizar o micro-ondas selecionando o modo e tempo de descongelação. Não volte a congelar o que já descongelou. Opte por confecionar o alimento e congelá-lo posteriormente. MARINADAS Uma marinada consiste na imersão da carne em líquidos ácidos (originalmente vinagre, mas também em vinho ou sumo de limão) durante algumas horas ou um dia. Pode optar por este método para dar sabor à carne e para torná-la mais tenra. Pode usar peças grandes ou optar pelas mais pequenas, permitindo que o sabor da marinada penetre mais rapidamente na carne. As marinadas adaptam-se perfeitamente a uma alimentação saudável, pois permitem diminuir a quantidade de sal adicionado à confeção. Coloque a carne a marinar no frigorífico, durante algumas horas ou durante um dia se a peça de carne for maior. Nunca utilize os líquidos da marinada em carne já cozinhada.

Transcript of AF AU GC V2 TRP 420x200 - viagensauchan.com · por este método para dar sabor à carne e para...

A PORÇÃO DIÁRIA RECOMENDADA DE CARNE É DE 100g*, QUE CORRESPONDE A:

• 1 bifana • 1 costeleta • 2 fatias médias de lombo assado• 1 lombo de coelho• 1 perna de coelho*Esta quantidade pode ser substituída por pescado ou ovos. CONGELADOS

Quando compra alimentos congelados, prefira fazê-lo no final das suas compras. Use os sacos isotérmicos que estão disponíveis junto aos produtos congelados para manter a sua temperatura. Tente gerir as suas compras para que os congelados não passem mais de 30min fora do congelador.

Quando congela alimentos em casa, deve ter equipamento adequado e optar por fazê-lo em pequenas porções individuais de acordo com a quantidade que irá usar. Use material plástico, como o filme ou sacos, que evitam a formação de bolhas de ar. Deve etiquetar com o nome do produto e a data em que congelou, de forma a identificar e consumir o produto que foi congelado há mais tempo. Para manter as características do produto, a temperatura de congelação deve ser de pelo menos -18°C. Verifique se o seu congelador chegaa esta temperatura.

GUIA DA CARNEVOL. II - PORCO E COELHO

Eu quero, posso e escolho uma alimentação saudável.

Pratique uma dieta equilibrada e variada, opte por carnes magras, confecionadas com pouca gordura e não ultrapasse a porção média diária recomendada nas suas refeições.

Saiba mais sobre o Borrego e o Pato no próximo volume.Esclareça as suas dúvidas contactando-nos através do e-mail: [email protected]

DESCONGELARPara utilizar os congelados com segurança, opte por descongelar a carne no frigorífico, nunca à temperatura ambiente. Dentro do frigorífico descongele a carne num recipiente fundo e com rede para os sucos não entrarem em contacto com o próprio alimento. Em alternativa poderá utilizar o micro-ondas selecionando o modo e tempo de descongelação. Não volte a congelar o que já descongelou. Opte por confecionar o alimento e congelá-lo posteriormente.

MARINADASUma marinada consiste na imersão da carne em líquidos ácidos (originalmente vinagre, mas também em vinho ou sumo de limão) durante algumas horas ou um dia. Pode optar por este método para dar sabor à carne e para torná-la mais tenra. Pode usar peças grandes ou optar pelas mais pequenas, permitindo que o sabor da marinada penetre mais rapidamente na carne. As marinadas adaptam-se perfeitamente a uma alimentação saudável, pois permitem diminuir a quantidade de sal adicionado à confeção. Coloque a carne a marinar no frigorífico, durante algumas horas ou durante um dia se a peça de carne for maior. Nunca utilize os líquidos da marinada em carne já cozinhada.

AF_AU_GC_V2_TRP_420x200.indd 1 3/12/13 4:23 PM

MAIS BARATO

A forma mais económica de consumir porco:

• Pá de porco com osso e courato;

• Rojões de porco;• Fígado.

JÁ EMBALADO

Para poupar tempo opte por carne cortada e embalada:

• Bifanas da perna de porco;• Entrecosto de porco;• Costeletas.

PRONTO A COZINHAR

Pode optar por carnes elaboradas e temperadas prontas a cozinhar:

• Carne de porco marinada;• Roti de porco recheado;• Espetadas.

IMPORTÂNCIA NUTRICIONALA carne de porco tem em média cerca de 10% de gordura. Apesar disso, o lombo e as costeletas do lombo são a parte mais magra do porco, com 5% de gordura. Desta gordura 34% é monoinsaturada, a qual tem efeitos benéficos no organismo. A maioria da sua gordura está à superfície da pele, sendo visível e facilmente retirada quando confecionada ou já no prato. É a carne mais rica em vitamina B1 e tal como as restantes carnes, contém vitamina B2.

CUIDADOS A TER NA ESCOLHA E NA CONFEÇÃOAo comprar carne de porco verifique se tem uma consistência firme e cor rosa. A sua gordura deve ser branca. Para consumir a carne de porco de forma segura, cozinhe-a muito bem acima dos 70°C, em particular as peças de maiores dimensões (que demoram mais tempo a atingir esta temperatura) e as carnes picadas.

PORCO COELHOIMPORTÂNCIA NUTRICIONAL

A carne de coelho é considerada uma carne branca pelo seu moderado teor de gordura. É a carne que apresenta menor teor de colesterol (48mg por 100g de carne). Para além disto, é a carne com maior teor de vitamina B12, em que o consumo de 100g de coelho fornece cerca de 3,5 vezes a necessidade diária desta vitamina. A vitamina B12 encontra-se apenas em alimentos de origem animal, como a carne, pescado, lacticínios e ovos. A nossa capacidade de absorção desta vitamina vai diminuindo com o aumento da idade, sendo por vezes necessária a sua suplementação na população idosa. O coelho apresenta caracteristicamente uma carne rosada.

A VITAMINA B1 (TIAMINA)CONTRIBUI PARA:o normal metabolismo produtor de energia;

o normal funcionamento do sistema nervoso e coração.

A VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)CONTRIBUI PARA:a manutenção de uma visão normal;

a redução do cansaço e fadiga.

PORCO PRETO:Apresenta uma carne macia e suculenta com um sabor único. Esta é uma carne proveniente de porcos criados em regime semiextensivo, ao ar livre e com espaço apropriado para crescerem, o que promove o bem estar do animal. Contribuímos assim para uma produção mais sustentável.

PORCO (100g)

CosteletaEntrecosto

LomboPerna

221190

131195

Energia (kcal) Lípidos (g)

1612

513

Proteínas (g)

2020

2220

DICA DO DIETISTASabe como pode garantir que a carne alcança os 70˚C durante a confeção?

Pique o centro da carne com um garfo para confirmar que o suco já passou de vermelho a transparente.

CORTE SUGESTÕES CULINÁRIASASSAR GRELHAR ESTUFAR GUISAR COZER

1. Perna2. Costeleta do lombo3. Costeleta c/ pé4. Costeleta do fundo5. Entrecosto6. Pá7. Entremeada

Outras utilizaçõesAplicação Recomendada

6

7

5

4

1

23

MAIS BARATOA forma mais económica de consumir coelho:

• Coelho inteiro.

JÁ EMBALADOPara poupar tempo opte pelo coelho cortado e embalado:

• Perna de coelho;• Peito de coelho.

PRONTO A COZINHARPode optar pela carne de coelho já temperada pronta a cozinhar:

• Coelho para churrasco temperado.

117 kcal20g proteína4g gordura

Valor por 100g

A VITAMINA B12 CONTRIBUI PARA:a formação normal de glóbulos vermelhos;

o normal funcionamento do sistema imunitário e nervoso;

a redução do cansaço e da fadiga.

COELHOCom o coelho da nossa marca Polegar garantimos a oferta desta carne ao preço mais baixo. Pelas suas características nutricionais deve incluir esta carnena sua dieta para tornar a alimentação mais variada e equilibrada.

DICA DO DIETISTAPara diminuir o consumo de gordura, prepare uma marinada com ervas aromáticas como o alecrim, funcho e/ou tomilho e confecione a carne com pouca gordura.

NO JUMBO COMER SAUDÁVELE COM VARIEDADE É BARATO!

AF_AU_GC_V2_TRP_420x200.indd 2 3/12/13 4:23 PM