Afolha 342

8
ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012 - ANO XVI - Nº 342 - R$ 1,00 A FOLHA ONLINE TODA SEMANA A MELHOR INFORMAÇÃO www.tv-alvorada-rs.com ACESSE VENDO EXCELENTE PONTO COMERCIAL BEM LOCALIZADO NO CENTRO DE ALVORADA Loja Show Room de Percianas Empresa de tradição na cidade em vendas de per- cianas e como prestadora de serviços em Porto Alegre e Região Metropolitana. Venda com todo o estoque e maquinários para fabricação de percia- nas interna, externas e manutenção. Tratar fones: 841.11.444 ou 853.66.407 Festa de São José Operário TRADICIONAL EVENTO Evento em homenagem ao Dia do Trabalhador reuniu centenas de pessoas no ginásio da paróquia nesta terça-feira, feriado de 1º de maio. PÁGINA 02 Professor Breno Nascimento recebe Título de Cidadão Honorário Vereador Schumacher, autor da homenagem, entregou dia 24 de abril, na Câmara Municipal o título ao professor. PÁGINA 4 Descobrindo os Caminhos de Alvorada, programa da SMED, levará alunos da rede municipal a pontos turísticos da cidade PÁGINA 6 Praça na entrada do bairro Jardim Algarve recebeu limpeza e reparos, além de placa pedindo a colaboração dos moradores para conservá-la limpa. PÁGINA 6

description

afolha Edição 342

Transcript of Afolha 342

Page 1: Afolha 342

ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012 - ANO XVI - Nº 342 - R$ 1,00

A FOLHAONLINE

TODA SEMANAA MELHOR INFORMAÇÃO

www.tv-alvorada-rs.comACESSE

VENDO EXCELENTE PONTO COMERCIAL BEMLOCALIZADO NO CENTRO DE ALVORADA

Loja Show Room de PercianasEmpresa de tradição na cidade em vendas de per-cianas e como prestadora de serviços em PortoAlegre e Região Metropolitana. Venda com todo oestoque e maquinários para fabricação de percia-nas interna, externas e manutenção.Tratar fones: 841.11.444 ou 853.66.407

Festa de São José OperárioTRADICIONAL EVENTO

Evento em homenagem ao Dia do Trabalhador reuniu centenas de pessoas noginásio da paróquia nesta terça-feira, feriado de 1º de maio. PÁGINA 02

Professor BrenoNascimento recebeTítulo de Cidadão

HonorárioVereadorSchumacher,autor dahomenagem,entregou dia24 de abril, naCâmaraMunicipal otítulo aoprofessor.

PÁGINA 4

Descobrindo osCaminhos de Alvorada,

programa da SMED,levará alunos da rede

municipal a pontosturísticos da cidade

PÁGINA 6

Praça na entrada do bairroJardim Algarve recebeu limpeza

e reparos, além de placa pedindoa colaboração dos moradores

para conservá-la limpa.

PÁGINA 6

Page 2: Afolha 342

2 ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012

GERAL

E X P E D I E N T E

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - A l v o r a d a / R S - ! ( 5 1 ) 3 4 8 3 - 5 3 3 4 / Fax: 3442.0449 E - m a i l : a f o l h a @ g m a i l . c o m

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoÈVERSON MACHADO KILA

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

E por falar em variáveis...

Olá queridos amigos! Na ultima terça fei-ra dia 01 de maio comemoramos o dia dotrabalhador. Além de ser um dia festivo paraalguns, foi um dia de trabalho para muitos,porém acima de tudo para mim e outraspessoas foi um dia de reflexão sobre asvariáveis que o trabalhador brasileiro en-frenta.

Tirei parte do meu feriado do trabalhador,não apenas para digitar essa coluna, mas aci-ma de tudo para refletir sobre os diferentesrumos que os trabalhadores brasileiros têmenfrentado nos últimos tempos.

Temos as mais variadas profissões para to-dos os tipos de mercado que a sociedade vaicriando. É inerente a cada profissão a sua pe-culiaridade e muitas vezes a sua regulamenta-ção. Porém, ao menos em meu entendimento,A Pirâmide de Maslow de todo trabalhador de-veria ser atendida na medida do possível.

A teoria das necessidades humanas divul-gada por Maslow, “afirma que o homem dese-ja de maneira progressiva”. Cada trabalhadortem a sua própria pirâmide de necessidades ena medida em que preencha uma necessida-de partirá para uma próxima etapa.

Como trabalhador normal que sou e acredi-to que muitos trabalhadores brasileiros tambémo sejam, compartilho a minha e que pode tam-bém ser a pirâmide de muitos em relação aoque o trabalho possa me oferecer que é a se-guinte: Segurança, Conhecimento, Reconhe-cimento e Auto-Realização.

Infelizmente o que vejo para maioria dos tra-balhadores brasileiros é que requisitos básicospara complementação dessas necessidadesnão são nem de perto atendidas. Vejamos:Quantos de nós temos segurança no seu sen-tido amplo em nossos trabalhos? Será que asjornadas estendidas pós-expedientes são emfunção de uma real dedicação a causa, ou afazemos por uma invisível coerção? Afinal decontas se eu não faço alguém poderá fazer.

Temos acesso pleno ao conhecimento ouas empresas nos qualificam apenas no quenecessitam para o seu retorno de investimen-to? Ganhamos o suficiente para buscar o co-nhecimento ou cada vez mais nossos ganhosaumentam em uma proporção inadequada paranossa expansão e então trabalhamos mais paramantermos o que já possuímos?

Temos reconhecimento no exercício de nos-sas atividades ou o reconhecimento aplica-sesomente aos grandes cargos e salários e aca-bamos assim caindo na infeliz condição devalermos pelo que temos e não pelo que so-mos?

Conseguiremos atingir a auto-realizaçãosem o complemento das outras necessidadesanteriores?

Enfim existe muita coisa a pensar e proporpara melhorias das nossas condições de tra-balho, porém é necessário que esta reflexãoparta de nós, pois os trabalhadores que fazemparte da corte real e que literalmente mamamna estrutura política que é mantida pelo traba-lhador comum, jamais se movimentarão paramudar o status quo vigente, afinal de contasessa “turma” que milita na política nacional, játem a sua pirâmide de Maslow realizada e ple-namente satisfeita, então por que se preocu-parem com a nossa?

Nossos ensejos e desejos dependem intei-ramente de nós mesmos.

Avenida Frederico Dihl, 584 !!!!!3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve !!!!!3443-5183

EspEtão CarnEsE MErCado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 46! 3483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

!3442-1711 / 3483-2225Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

Festa de São José Operário

Vereador Prof. Borba e Preto

A Paróquia São José Operário realizou dia 1º de maio seu tradicional almoço em come-moração ao Dia do Trabalhador. Centenas de pessoas estiveram presentes confraterni-

zando nesta festa que já faz parte do calendário de evento do município.

Mais uma vez multidão lotou o ginásio da paróquia

Prefeito Brum com amigos

Dep. Stela e VerereadoresMarcos Tiago e Serginho

Vanio, Borba, Marcos, Carla, Brum e Rejane

Prof. Daniel, Pila e amigos

Deputado Luis Carlos Busato

Rosa Feijó e grupo de amigos

Page 3: Afolha 342

ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012 3

Pingou e Respingou...A CNBB/Confederação Nacional dos Bispos do Brasil,

pede que a lei da ficha limpa também seja aplicada parao preenchimento de cargos de confiança (CCs) nas

prefeituras. Para a entidade, a medida será umimportante passo contra a corrupção.

Lei aparte, esta prática abusiva já devia há muitotempo estar sendo praticada, com certeza evitaria

vários escândalos prefeituras a fora, como porexemplo a Operação Cartola.

PANORAMA

EDITORIAL

VOTO CONSCIENTE E CIDADÃOA democracia é o pilar da liberdade e do desenvolvimento de

um país. Ela se faz através de direitos, onde todo cidadão podeexpressar por palavras e pela sua maior arma, o voto, o destino deseu país, estado ou município através de seus representantespolíticos.

Porém, um país se torna cada vez mais avançado na democraciaquando o cidadão é conscientizado de sua responsabilidade, isto é,sente-se responsável de que seus atos podem transformar a realidadeatual para melhor.

Democracia se faz pela liberdade e o respeito a ela e assim, temosde levar em consideração que quando falamos em votos observamosque há vários tipos de eleitores. Porém é fundamental que hajaconsciência de que, ao escolhermos nossos políticos pelo votoprecisamos ganhar com tal escolha e não que apenas uns poucossejam privilegiados.

Temos que deixar de ser egoístas e pensar em toda comunidade. Ofundamental é analisamos o perfil daquele que vem pedir nosso voto.Embora saibamos e vemos tantos políticos que usam do dinheiropúblico para si próprio e para os seus, não podemos deixar desentirmos corresponsáveis, pois se eles estão no poder é porqueforam colocados por nós, neste sentido também somos responsáveis.

No entanto, temos a arma do voto para que, ao escolhermos

CHARGE

erradamente certos representantes, possamos corrigir em cada novopleito eleitoral. Não se pode escolher um político pelo coração, pelaemoção, mas sim, pela razão, olhando sua capacidade administrativa,de persuasão, sua idoneidade, seu passado, seus trabalhos prestadosa comunidade. Ele precisa ser alguém que, ao analisarmos, nossintamos bem representados no sentido coletivo.

O candidato que procura conquistar o eleitor com algumbenefício pessoal não é um bom candidato. Temos de serconscientes de que tal atitude nada mais é que tentar comprá-lo.E o eleitor, quando sede a tais propostas está, de certa forma,contribuindo para que sempre tenhamos políticos corruptos esem compromisso com a sociedade.

Ao aceitar tal proposta escusa de políticos, na verdade, ele nãodeve mais nada, pois já pagou seu voto. O eleitor tem que ficarconsciente de que este seu voto pode fazer a diferença tirando aoportunidade de um outro político que seja idôneo e que realmentetenha compromisso, não seja eleito. Enfim, ainda que muitas vezes sevote pela emoção, ou por algum favor, não se pode dizer que não éum voto consciente, porém, ainda que seja consciente não é um votocidadão, pois é de efeito negativo, isto é, não constrói uma sociedademelhor, nem mais justa onde todos possam desfrutar de melhorqualidade de vida. O seu voto, o meu voto, o nosso voto precisa serconsciente e cidadão.

Dia do Trabalho: HistóriaComemorado no dia 1º de maio no Brasil e em diversos países do

mundo, O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é dedicado a fes-tas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatóri-os. Sua história remonta o ano de 1886 na industrializada cidadede Chicago (Estados Unidos). No dia primeiro de maio deste ano,milhares de trabalhadores foram à s ruas reivindicar melhores con-dições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de13 para 8 horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Uni-dos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias depoisdos acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhado-res provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou re-volta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos compoliciais. No dia 4 de maio, em um conflito de rua, manifestantesatiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete de-les. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no gru-po de manifestantes. O resultado foi a morte de 12 protestantes edezenas de pessoas feridas.

Esses dias marcaram ahistória da luta dos traba-lhadores por melhores con-dições de trabalho. Para ho-menagear aqueles que mor-reram nos conflitos, a Se-gunda Internacional Socia-lista, ocorrida na capitalfrancesa em 20 de junho de1889, criou o Dia Mundialdo Trabalho, que seria co-memorado em 1º de maiode cada ano. No Brasilexistem relatos de que adata é comemorada des-de o ano de 1895. Contu-do, foi somente em setem-bro de 1925 que esta datatornou-se oficial, após acriação de um decreto doentão presidente ArturBernardes.

NÃO EXISTE O MENOS PIOR: TEM QUE SER O MELHORExiste uma pergunta que aflige a sociedade de nosso país: A cor-

rupção está ou não no sangue do brasileiro? Isso vem em nossasmentes, quando presenciamos pessoas, aparentemente de boa índo-le, ingressarem na vida pública, ou mesmo na iniciativa privada ese tornarem corruptas.

Em ano de eleições municipais essa pergunta atormenta a todos,especialmente, quando presenciamos boa parte do Congresso Naci-onal envolvido em escândalos (e o pior tudo vai acabar em pizza!).Praticar atos corruptos está se tornando comum aos políticos. Emmunicípios pequenos onde grande parte da população tem baixonível de escolaridade o controle social sobre o gasto público é maisdifícil e facilita práticas de clientelismo e corrupção, o que não querdizer que em grandes cidades esta prática não seja usada, é sim, eem grande escala também.

Após a criação da reeleição os políticos planejam o seu primeiromandato, e tendem a ser mais eficientes fazendo uma boa adminis-tração para, então, tentarem a reeleição e, assim, permaneceremno cargo. Espertos tentam evitar atos de corrupção no primeiromandato, para assim aumentar suas possibilidades de reeleição.

Devemos lembrar de casos isolados que demonstram que nemtodos os homens públicos são malandros. Que há muita gente ho-nesta, pena que a maioria destes não estão no poder! Persistimosna afirmação de que quem estraga o Brasil são os políticos desones-tos e, pior, são eles que elaboram as leis que regem esta nação.

Isso só mudará quando todos se conscientizarem e deixarem deser acomodados e começarem a mudar esta triste realidade. Que talcomeçarmos a pensar nisso na próxima eleição? Isso mostraria o des-contentamento da população com seus políticos que não pensam nocoletivo, mas sim em seu bolso. Nas eleições, pensem com carinho enão vão para as urnas pensando em votar no "menos pior". Comcerteza ele vai ficar bem pior, depois do seu voto.

Page 4: Afolha 342

4 ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012

GERAL

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGALCARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O X

Selma Modas

AV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592PDA. 46 -3483-2121

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo.

LANÇAMENTO OUTONO\INVERNO 2012

Porque você merece o melhor

NA BOCADO POVO

AIRTON PACHECO

O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIAEssa é a historia de um menino que não

tinha um pingo de paciência com os outros.Então, seu pai lhe deu um saco de pregose lhe disse que toda vez que perdesse apaciência, ele deveria pregar um prego atrásda porta. No primeiro dia, o menino pregou37 pregos atrás da porta. As semanas se-guintes, á medida que ele aprendia a con-trolar seu temperamento, pregava cada vezmenos pregos atrás da porta. Com o tempodescobriu que era mais fácil controlar seugênio que pregar pregos atrás da porta.Chegou o dia em que pode controlar seucaráter todo o dia. Depois de informar o pai,este lhe sugeriu que retirasse um prego acada dia que conseguisse controlar seu ca-ráter. Os dias se passaram e o menino podefinalmente anunciar a seu pai que não ha-via mais pregos atrás da porta. Seu pai opegou pela mão, o levou até a porta e lhedisse: - Meu filho, vejo que tem trabalhadoduro, mas veja todos estes buracos na por-ta, nunca mais será a mesma coisa. Todavez que você perde a paciência, deixa cica-trizes exatamente como as que veem aqui.Você pode insultar alguém e retirar o insul-to, mas dependendo da maneira como falapoderá ser devastador e a cicatriz ficará parasempre. Uma ofensa verbal pode ser tãodaninha como uma ofensa física. Os ami-gos são joias raras e preciosas, nos fazemrir e nos animam a seguir adiante, nos es-cutam com atenção e sempre estão pron-tos a abrir seu coração.

AQUELE ABRAÇOO abraço da coluna vai para todos os ani-

versariantes do mês de abril, em especialao meu cunhado Marcos Fagundes e aoamigo Ronaldo. " Onde existe fé, semprebrilha a esperança".

Feliz Aniversario!

PARA REFLETIRUm dia, um velhinho foi a uma de suas

consultas periódicas ao medico, só que des-ta vez um pouco apressado. O medico en-tão lhe perguntou: - Porque a pressa? Eele respondeu: Todos os dias neste horáriovou visitar minha esposa que esta num asi-lo. E o medico comentou: - Que bacana!Então vocês matam as saudades, batempapo, namoram um pouquinho! E o velhi-nho diz - Não! Ela não me reconhece mais,por causa de sua doença. O medico surpre-so então pergunta: - Mas por que tanta pres-sa para vela então, já que não o reconhecemais? E com um sorriso no rosto, o velhi-nho responde: - Mas eu a reconheço! Eusei quem é ela e o que representa na minhavida há tantos anos. Por isso todos os diaseu a reconquisto, como se cada conquistafosse única e verdadeira. Este é o verda-deiro amor... Incondicional.

UM FORTE ABRAÇO A TODOSContato: 8463.1101

E-mail: [email protected]

PLANTÃO PERMANENTERUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Schumacher entrega Título de CidadãoHonorário ao professor Breno Nascimento

O Vereador Schu-macher entregou nanoite desta terça-feira,24 de Abril, o título decidadão honorário aoprofessor Breno Josédo Nascimento.

Tal honraria temcomo objetivo reconhe-cer seus valorosos ser-viços prestados na áreada Educação em Alvo-rada durante 4 décadas.“Breno é um apaixona-do pela educação. É re-conhecido pela comuni-dade escolar como umgrande professor, amigoe colega de trabalho, umverdadeiro exemplo aser seguido”, afirmouSchumacher.

Breno iniciou suadocência na Escola Jú-

lio Cesar Ribeiro deSouza, em 1974. Leci-onou por 22 anos naEscola Antônio de Cas-tro Alves, recebendogrande destaque comoprofessor e vice-diretor.

Concomitantementelecionou nas EscolasPalloti, São Francisco,São Marcos e ÉricoVeríssimo, sempre re-cebendo reconheci-mento e destaque dacomunidade escolar.

Transferiu-se paraescola Jango em 1997,no mesmo ano assu-miu a direção. No anode 2002, foi convidadopara ser o primeiro di-retor da escola OlgaBenário Prestes, apósuma ótima administra-

ção, retornou para es-cola Jango, onde reas-sumiu a direção em2009, aposentando-seem abril de 2011.

Atualmente dedica-se em coordenar o gru-po de Xadrez da Esco-

la Jango, que vem aolongo dos anos ga-nhando títulos em di-versas modalidades.

Breno é casado comClotilde ha quase 40anos, é pai de Marce-lo, Juliano e Etiene.

Elege nova diretoriaDia 26 de abril, a

Associação Comerciale Industrial de Alvora-da (Acial) real izousuas eleições paranova diretoria e seusconselhos Fiscal e De-liberativo.

A nova diretoriatem como presidenteMaurício Farias Car-doso. Os vice-presi-dentes que respon-dem a cada setor são

Joares José Carlesso(Indústr ia), NelsonJosé Degasperi (Co-mércio), Gelson Gar-cez (Serviços) e Pau-lo Vinicius da Silva (Fi-nanças e Patrimônio).

Integram ainda anova gestão os se-guintes diretores:(para a Indústria) LuizRogério Ayres da Sil-va, Celeste ManoelBattisti, Celso Freire

de Carvalhaes, Ran-gel Pereira Machio;(para o Comércio) Ed-son Signor, OlmiroPerotti, Jefferson De-llosbel, Adriano Mayer,Roberto Degasperi;(para Serviços) Dan-glars Coelho Azambu-ja, Vilmar Guzatti, Ale-xandre Ramos. Anto-nio Cardoso continuarespondendo pela di-retoria de Responsa-

bilidade Social, e RaulJefferson Reolon per-manece como diretorde Finanças e Patri-mônio.

A nova gestão,para o biênio 2012-2014 será empossa-da em cerimônia ofi-c ia l que ocorre naquinta-feira, dia 3 demaio, a par t i r das19h30min, na sedeSocial da Acial.

Page 5: Afolha 342

ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012 5GERAL

PalavraAmiga

MissionáriaLúcia Heibutcke

SEJA FELIZCOM JESUSA luz é agradável, é bom ver o sol.

Por mais que um homem viva, devedesfrutar sua vida toda. Lembre-se,porém, dos dias de trevas, pois serãomuitos. Tudo o que esta para vir nãofaz sentido. Alegre-se, jovem, na suamocidade! Seja feliz o seu coração nosdias da sua juventude! Siga por ondeseu coração mandar, até onde a suavista alcançar, mas saiba que por todasessas coisas Deus o trará a julgamento.Afaste do coração a ansiedade e acabecom o sofrimento do seu corpo, pois ajuventude e o vigor são passageiros.

Eclesiastes11 7 a 10

DEUS quer que seu povo se alegre,mas todo esse regozi jo deve sermoderado, sabendo que o resultado depraticas pecaminosas, será aflição esofrimento no presente e julgamento nofuturo. Portanto eu te aconselho aaceitar JESUS como seu únicoSENHOR E SALVADOR ter uma vidaFELIZ e no futuro a vida ETERNA.

AMEM!

SOLIDARIEDADEA COMUNIDADE TERAPÊUTICA BOM SA-MARITANO, faz um trabalho para recuperarvidas que infelizmente caíram no mundo dasdrogas. Este trabalho usando a palavra deDeus. Cura, liberta e Salva. Para que pos-samos continuar com esta obra precisamosdo seu apoio e da sua ajuda. Visite-nos paraconhecer nosso trabalho na rua São Joaquim,55 Jardim Alvorada, ou ligue e colabore co-nosco com todos os tipos de doações. Fones:3411-6370 com Pastor Arnold ou 9410.0551com esta colunista. Desde já agradeço a suaatenção. Que Deus lhes abençoe.

Aconteceu nos dias26 e 27 de abril, o ciclode palestras alusivas àSemana da Educaçãono município.

Na Sede Social Clu-be União, o palestran-te Jairo Henrique Ro-gge falou sobre “A Ori-gem indígena no RioGrande do Sul”. Ele épesquisador da Unisi-nos e desenvolveu ati-vidades no Instituto An-chietano de Pesquisas,na área de arqueologiatrabalhando, principal-mente, os temas ar-queologia do planaltomeridional e arqueolo-gia tupi-guarani.

Prestigiaram oevento a secretária deEducação, Janice Nu-nes, os vereadoresProf. Borba e Prof. Ser-ginho e a secretária dePlanejamento Urbanís-tico e Habitação (SPH),Solange Pereira dosSantos.

Em sua fala, a se-cretária Janice Nunesdestacou a importânciade atividades comoessa e completou di-zendo que a secretariapropõe, com esse tipode atividade, a troca deconhecimento. Já o ve-reador Borba salientouo trabalho que vemsendo desenvolvido naeducação do municípioe declarou que osavanços que estão sen-do realizados no ensinoda cidade são os melho-

Palestras e atividades culturaismarcaram a Semana da Educação

res do Estado. O grupode ballet Cultuarte, daSecretaria Municipal deCultura e Turismo, fezuma apresentação aospresentes.

No mesmo instanteem que ocorria a pales-tra no União, a profes-sora Maria José Ma-chado de Lima falavapara o outro grandegrupo de professores,no Shopping Portover-de. O tema abordadofoi “Há vagas para pro-fessores: professoressem medo de ousar”.

Ainda na quinta-fei-ra, à noite, ocorreu apalestra "Desafios daEducação de Jovens eAdultos", pela profes-sora Maria José Ma-chado de Lima, desti-nada aos educadoresdo EJA.

Durante a tarde, as

palestras prossegui-ram, havendo apenas atroca de local. Na sex-ta feira, 27, outros te-mas foram discutidos:"Contribuições dasneurociências para oprocesso de ensino eaprendizagem", com apsicopedagoga AndréiaGonçalves, e "Entenden-do os transtornos e as di-ficuldades de aprendiza-gem", com a professoramestre Yolanda PereiraMorel.

Todas as palestrasforam precedidas deapresentações cultu-rais. Além do BalletCultuarte, também seapresentaram o grupode danças e a orques-tra de violões do CCPFlorestan Fernandes eo coreógrafo WagnerMachado, que descon-traiu os professorescom uma dinâmica dealongamentos e ritmos,em um ambiente bas-tante descontraído.

ONG MOVIMENTAÇÃO PROMOVE GALETO CULTURALGaleto Pró-Cultura em apoio ao Fundo para a cultura criado pelo Grupo de Estudo do Ponto de

Leitura da Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO. O Fundo Pró-Cultura doUmbu foi instituído a partir dos Microprojetos do Território de Paz do Programa Mais Cultura doMinistério da Cultura em apoio ao PRONASCI, do Ministério da Justiça.

O Galeto com atividade cultural acontece dia 6 de maio (domingo) a partir das 12h, na EscolaMunicipal Normélio Pereira de Barcellos, Rua 12 de Julho, 540, no Umbu.

Page 6: Afolha 342

6 ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012

GERAL

O SENTIDO DA VIDANós humanos estamos em contínuo desenvolvimento e

processos de transformação ocorrem ao longo da nossavida. Concebemos a nossa existência por nossos pensa-mentos, ações, estilo de vida e valores que aprendemos.Atualmente, a busca pela qualidade de vida é uma constan-te, mas para que isto ocorra, envolve equilíbrio e harmoni-zação de todos os aspectos do ser, sejam físicos, psíqui-cos, sociais, culturais, ambientais e espirituais.

O interesse pela espiritualidade no ocidente vem cres-cendo, sendo um dos objetos de investigação da ciência eda literatura. O ser humano busca incessantemente respos-tas sobre o significado da sua vida, e a esta busca pessoalchamamos de espiritualidade. É dar sentido a vida, é permi-tir-se o autoconhecimento, a liberdade, a dignidade, a fra-ternidade e o amor incondicional. É relacionar-se com Deus,com o sagrado, não importando a que religião pertença, masque estas crenças ou fé, possam te tornar mais solidário,sensível, amoroso, humanitário, responsável e mais ético.O que realmente importa é tua conduta perante o teu seme-lhante, a ti mesmo, tua família, teu trabalho, tua comunida-de, o meio ambiente e perante o mundo.

No que se refere à questão da saúde, pesquisas científi-cas evidenciam que pessoas com espiritualidade desenvol-vida tendem a adoecer menos e a ter hábitos mais saudá-veis. Como também, tem influência importante em como aspessoas interpretam suas dificuldades e como lidam comelas, propiciando aprendizagens positivas das experiênciasde vida, mesmo quando traumáticas.

Desta forma, com crédito neste modelo integral do serhumano é que a Aapecan desenvolve seu trabalho. Enten-demos que qualidade de vida relaciona-se com saúde físi-ca, mental e também espiritual. Nosso objetivo maior é pro-mover um atendimento humanizado e ético, resgatando orespeito à vida humana. Nossos pacientes, por nós chama-dos de usuários, não se resumem a um número de cadas-tro, ou um órgão adoecido, mas sim, seres humanos quevão ser acolhidos, apoiados e acompanhados em suas ne-cessidades como um todo.

Se na nossa vida há um sentido ou significado, muitasvezes, após um diagnóstico de câncer, se faz necessárioresignificar esta vida, buscando uma nova adaptação à rea-lidade. Por isso, nós profissionais da área da saúde nãopodemos negligenciar a existência de crenças e fé em nos-sos pacientes. Por experiência de trabalho denotamos quea partir delas há o surgimento de energias de mobilizaçãopara a luta contra as adversidades. Penso ser relevanteclarificar que ao tratarmos deste assunto, não estamos fa-zendo apologia de que somente a fé curaria doenças gra-ves, pelo contrário, reforçamos a necessidade de nossosusuários levarem extremamente a sério as recomendaçõesmédicas e tratamentos. Referimos-nos que, aliados a estestratamentos do corpo físico, o equilíbrio emocional, a espiri-tualidade e a fé maximizam o enfrentamento das dificulda-des, tornando os indivíduos mais resilientes, mais ativos nabusca por esta cura ou com melhor entendimento da suafinitude.

Por fim, que cada um busque na sua essência, o seusentido ou significado da vida. E para a harmonia do nossoser, que consigamos dissolver ressentimentos, trabalhar operdão, respeitar as diferenças, investir na solidariedade etermos como missão maior o amor incondicional.

Lembramos que as portas da Aapecan Porto Alegre es-tão abertas para quem precisa de ajuda, como também, paraquem quer ajudar e se tornar um colaborador. Entrem em conta-to e desta forma, farão parte da grande família Aapecan.

Fernanda Aver Pupe - CRP 07/06265Psicóloga, Especialista em Psicossomática

AAPECAN PORTO ALEGREAssociação de Apoio a Pessoas com Câncer

Fone: 30149500 - Av. Ceará, 1260

ARTIGOJogos da Série Prata de Futsalserão realizados em Alvorada

A Prefeitura de Alvora-da fechou uma parceriacom a Associação BelaVista (ABV), no qual o go-verno se compromete adisponibil izar o GinásioTancredo Neves para a re-alização de partidas daequipe, que representa acidade na Série Prata doestadual de futsal.

O acordo foi selado namanhã desta quarta feira,25, em reunião realizada nogabinete do prefeito JoãoCarlos Brum. A medida visaincentivar a prática espor-tiva no município. Participa-ram do encontro o prefeito

Brum, a secretária munici-pal de Juventude e Espor-tes (SMJE), Priscila Duar-te, o presidente da Associ-

ação de Futsal de Alvorada(AFA), Fernando Barbosa eo presidente da ABV, Die-go Amaral dos Santos.

No período de maio aoutubro, alunos dos 3ºs e5ºs Anos do Ensino Funda-mental das Escolas daRede Municipal de Educa-ção participarão de um ro-teiro de descobertas pelacidade. Aliás, essa pro-posta motivou o nome daação pedagógica desen-volvida pela SMED - "Des-cobrindo os Caminhos deAlvorada".

Durante as visitas, os alu-nos receberão informaçõessobre diversos pontos domunicípio, como o DistritoIndustrial, a Lagoa do Co-cão, o Chimarródromo, en-tre outros, e serão estimula-dos a expressarem suas

SMED inicia em maio ProgramaDescobrindo os Caminhos de Alvorada

descobertas emforma de reda-ções, maquetes,pinturas... queformarão umaexposição, no fi-nal do ano. Tam-bém, um Con-curso de Reda-ção movimenta-rá as escolas: apremiação con-templa 1 note-book, 1 compu-tador e 1 tabletpara os 3 primei-ros alunos quereceberem asmelhores avaliações.

"Descobrindo os Cami-nhos de Alvorada" está sob

a coordenação de AdrianaIrigaray que atua no SetorPedagógico da SMED.

Prefeitura faz limpeza em praça do AlgarveA Secretaria de

Serviços Urbanos(SEMSU) realizouum trabalho de lim-peza na Praça JoséLutzemberger, situ-ada no bairro Jar-dim Algarve. Alémda limpeza, foramplantadas mudasde árvores, doadaspelo horto municipal. De acordo com o titular da pasta, secretário Sergio Coutinho , nolocal eram depositados, quase que diariamente, grandes quantidades de lixo. Para ajudara manter a organização da praça, a Secretaria colocou uma placa solicitando que a popu-lação ajude na preservação da mesma.

ANTES

DEPOIS

Page 7: Afolha 342

ALVORADA, 03 A 09 DE MAIO DE 2012 7VARIEDADES

QUANDO SÓ PODEMOS DIZER:

OBRIGADO!

RRRRR U B E N SU B E N SU B E N SU B E N SU B E N S L L L L L I M AI M AI M AI M AI M A R R R R R O N D O NO N D O NO N D O NO N D O NO N D O N ( R( R( R( R( R U B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H O )))))

CONTEXTOS&

CONCEITOS

De 18 de novembro de 2010 a 13 deabril de 2012, exatos um ano e cincomeses de um encontro que era para sersimplesmente algo não mais que casual,talvez, único, ou quem sabe alguns en-contros não mais que esporádicos, e pu-ramente de sexo, somente sexo, não maisque sexo. Mas!... Não foi isto que ao lon-go de um ano e cinco meses aconteceu!

É O AMORÉ o destino, é a química, é o dese-

jo, é a tesão, ou seja lá que nome sepossa dar, para duas pessoas, que jun-tos passaram um ano e cinco mesesdizendo:"Te adoro, gosto muito de ti"

QUANDOFica ao longo do tempo, em nossa

mente, como se estivesse passado umfilme de todos os momentos.

QUANDOTodos os gestos, todas as falas, todas

intimidades.QUANDO

Ficam impregnadas como vivas lem-branças em nossa mente todos os afe-tos. Todos os beijos, todas as carícias,todos os toques, todos os cheiros, todosos atos, todos os descansos, todos oschocolates. Todas as mensagens de sau-dades, e mensagens de feliz aniversário.

QUANDOChega a saudade, quando chega a cer-

teza de que, depois de um ano e cincomeses, esta história de um início casual,de um meio intenso, chegou ao fim, por-que este era de fato o melhor fim... Dá!Dá vontade de chorar, dá insônia, dá tris-teza, dá fossa. Mas!...Não vamos ser in-justo com o destino, com a vida, com otempo, porque vamos ser sinceros ...basta um ano e cinco meses, bom! Muitobom! Muito feliz!

QUANDO SÓ PODEMOS DIZER:OBRIGADO!

Ao amor, ao destino, a química, ao de-sejo, ao tesão, ou seja lá que nome for,para esta bendita felicidade, que duranteum ano e cinco meses, Plenamente, Vivi!

... OBRIGADO!

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁRIES (21/3 A 20/4)O bom aspecto entre Sa-turno e Vênus favorece assuas iniciativas. Faça ascoisas de acordo com avontade do coração. Nadaserá mais forte do queisso.TOURO (21/4 A 20/5)Não se deixe enganar pelachoradeira de certas pes-soas que querem chamara atenção. Aproveite a flui-dez do caminho e atuecom firmeza e dedicação.GÊMEOS (21/5 A 20/6)A liberdade começa a sor-rir para a tribo de Gêmeoscom maior intensidade.Aproveite a intuição eleva-da neste período para de-cidir o que fazer com ela...CÂNCER (21/6 A 21/7)A mente e o coração pare-cem se unir agora em fa-vor da verdadeira expres-são dos seus potenciais.Não se deixe interferir pornada, libere o que tem di-reito.LEÃO (22/7 A 22/8)Seu regente, o Sol, em boaposição agora se une àLua crescente em seu sig-no para dar vazão a todoseu potencial expressivo econstrutivo. Vamos lá!VIRGEM (23/8 A 22/9)Siga os aromas que seuinstinto indica e terá umbom impulso para as no-vas iniciativas. Esqueçaum pouco o período de lu-tas e parta para a concre-tização.LIBRA (23/9 A 22/10)A doce espada do amorserá sempre capaz de cor-tar e desviar todo mal quepossa ameaçar o seu tra-jeto. Libere-se pelo amor etudo de bom acontecerá.ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Aproveite bastante o mui-to que ajuda e não dêgrande atenção ao poucoque atrapalha. A vida estácheia de presentes paradar, é só você se apresen-tar...SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)Momentos de alegria seaproximam, como sempreacontece com o povo deSagitário. Relaxe um pou-co os procedimentos e seenvolva com o momento.CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/1)O céu do momento suge-re que tem aprendido bas-tante, em especial sobre aarte de se relacionar. Emo-cionar-se é complicado,mas agora vai melhorar...AQUÁRIO (21/1 A 19/2)Você pode sentir em suascostas a força e o valordas experiências passa-das, mas não se volte,nem olhe para trás. O fu-turo se abrirá mais umavez à frente.PEIXES (20/2 A 20/3)O que tenta embargar asua voz e os seus sonhosé algo que você não podealcançar. Algo que perten-ce ao planeta e não à suaresponsabilidade pessoal.

O maior dos meus desafios foi o de aceitar minhas derrotas.Saber que não posso voltar no tempo e alterar os resultadosentender e aceitar que novas derrotas surgirão e somente assimestarei apto para as vitórias.

Geógrafo da Alma

ANÚNCIO DAGRÁFICA

Instituto de Educação CristãNovo Horizonte vence

concurso Eu Amo O Chaves

Tudo resultou de umtrabalho em equipe. Nasexta-feira dia 20 deAbril o apresentador doSBT Rafael Rochacompareceu na escolapara entregar a premi-ação do Concurso Cul-tural Eu Amo o Chaves.

O concurso foi diri-gido a todo o Estado eo objetivo era realizarum vídeo de no mínimo30 segundos com ce-nas envolvendo o Cha-ves e que mostrassemas tradições gaúchas epontos turísticos do RioGrande do Sul. Então,a Professora Maylizeidealizou o projeto cul-tural e começou um tra-balho em equipe: O TioAry e a tia Cris do trans-porte escolar levarama Diretora Liliane, aProfessora Maylize eos alunos do turno In-

tegral da nossa escolaem vários pontos turís-ticos onde as criançascaracterizadas de Cha-ves, Chiquinha e a Pro-fessora Maylize vestiu-se de Dona Florindacom roupas que ela esua mãe Dona Jussa-ra passaram a noiteconfeccionando. Osalunos Abner,Diogo,Eduarda, Ema-nuel, Endriel, Ester,Geovana, Giovana,Giulia, Isadora, Lara,Lucas, Maria Cecília,Matheus, Thyago, Ra-fael, Rayana, Vinícius eVítor cantaram e repre-sentaram talentos incrí-veis no concurso. A Bi-bliotecária Aline e aDona Jussara ajuda-ram vestir as criançaspara receberem a pre-miação do apresenta-dor do SBT Rafael Ro-

cha que compareceuem nossa escola apre-ciou a apresentação donosso Coral com LI-BRAS regido pela ProfªAmanda no dia 20 deAbril 2012 e entregoupara os alunos vence-dores do Concurso:camisetas e um bone-co do Chaves que virouo “mascote da turma”!

O vídeo vencedordo Concurso foi apre-sentado no SBT e estáno sitewww.escolanovohorizonte.com.br nolink Professores onlineda Professora Maylize.

Dedicamos essa vi-tória ao AUTOR denossa existência:DEUS e a todos os en-volvidos que de formadireta ou indireta sãomerecedores dessaconquista.

Page 8: Afolha 342

Homenagem a Monteiro Lobatona escola Érico Veríssimo

No dia 18 de abril,para comemorar adata de nascimentodo ícone da Literatu-ra Infanti l MonteiroLobato, um grupo dealunos da Turma 202(Ensino Médio), doColégio Estadual Éri-co Veríssimo, coorde-nado pela ProfessoraGoreti, encenou umapassagem da obra“Sí t io do Pica-pauAmarelo”, aos alunosda 1ª a 5ª série (En-sino Fundamental),que assistiram aten-tamente a peça.

“Nesta data, não po-deríamos deixar de ho-menagear este grandeescritor, pelas belíssi-mas obras que até hoje

mexem com o imaginá-rio dos leitores, sejameles crianças, adoles-centes ou adultos...”,justificou a professora.

VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR A Legião da Boa Vontade (LBV) muito tem contribuído para que o Brasil

vença os grandes desafios. Os programas socioeducacionais da Institui-ção atuam diretamente com ações que melhoram a qualidade de vida deseus atendidos, oferecendo-lhes educação e assistência social, valorizan-do assim o cidadão. Em 2011, a LBV totalizou 9.434.943 atendimentos ebenefícios prestados à população de baixa renda nas cinco regiões do país.

Transformar a realidade social brasileira exige o esforço de todos. Porisso, a LBV dá início à edição de 2012 da Campanha Eu ajudo a mudar!,que visa mobilizar as pessoas a contribuir para essa mudança.

No site da campanha (www.euajudoamudar.org), a LBV apresenta açõesdesenvolvidas em todo o território nacional, que necessitam de recursospara continuar amparando milhares de crianças, adolescentes, jovens, adul-tos e idosos. Na própria página da campanha na internet é possível colabo-rar com a iniciativa ou, ainda, divulgá-la para os familiares e amigos.

Em Porto Alegre, a LBV mantém o Centro Comunitário de AssistênciaSocial Alziro Zarur, localizado na Av. São Paulo, 722 no bairro São Geraldo.Para outras informações, ligue 3325-7000, acesse o site www.lbv.org.br.