Ai tp3-g3-a

22
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores Aplicações Informáticas Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação 2011/2012 Docente : Lino Oliveira Grupo nº3 Ana Ferreira – 9090011 Bruna Almeida - 9090013 Márcio Monteiro - 9070131

description

Trabalho AI Grupo3

Transcript of Ai tp3-g3-a

Page 1: Ai tp3-g3-a

1

Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores

Aplicações Informáticas

Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

2011/2012

Docente: Lino Oliveira

Grupo nº3

Ana Ferreira – 9090011

Bruna Almeida - 9090013

Márcio Monteiro - 9070131

Page 2: Ai tp3-g3-a

2

Sumário Introdução 3

Ambiente Pessoal de Aprendizagem 4

Portefólio Electrónico 7

Mahara 10

Moodle e Mahara 12

Grau de dificuldade de instalação e configuração 14

Comentários e sugestões de melhoria do guião de instalação

17

Sugestões de melhoria no Guião 18

Conclusão 19

Bibliografia 20

Page 3: Ai tp3-g3-a

3

IntroduçãoEste trabalho tem como objectivo demonstrar a capacidade de gestão de conteúdos de aprendizagem criados e mantidos através de uma interface Web para aplicações instaladas em servidores. Desta forma foi realizado, individualmente, um PLEfolio, ou seja, um ambiente pessoal de aprendizagem e portefólio electrónico. O ambiente configurado teve como base as unidades curriculares (UC) frequentadas por nós. Nas UC’s foram incluídos conteúdos. Outro objectivo deste trabalho foi desenvolver, nos ambientes criados, actividades de partilha e relacionamento entre os elementos do grupo.Para uma melhor compreensão iremos fazer uma contextualização abordando os conceitos de ambiente pessoal de aprendizagem, portefólio electrónico e interacção entre Moodle/Mahara.É importante ainda referir que quanto à plataforma falamos acerca do grau de dificuldade de utilização, de que maneira a sua utilização poderá melhorar a nossa aprendizagem, focando as diferenças do “antes” e “depois” da utilização da mesma, de que modo as eventuais dificuldades anteriores à sua utilização ajudaram a definir o ambiente criado, quanto à instalação das aplicações, do grau de dificuldade de instalação e configuração da plataforma e elaboramos também comentários e sugestões de melhoria do guião de instalação disponibilizado.

Page 4: Ai tp3-g3-a

4

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (1/3)Permite gerir os conteúdos e processos de

aprendizagem;

É um ambiente que possibilita determinar e definir objectivos, gerir a aprendizagem, administrar todo o conteúdo e interagir com redes sociais de aprendizagem;

Um dos objectivos do PLE é criar um espaço para desenvolver a própria aprendizagem com o principal propósito de alcançar objectivos educacionais.

Page 5: Ai tp3-g3-a

5

Existe um maior controlo em todo o processo de aprendizagem, é possível distinguir a informação relevante, proporciona pesquisas mais criativas, uma melhor organização dos conteúdos e sua actualização e trabalho em rede;

Um ambiente pessoal de aprendizagem pode conter blogs, redes sociais como o  Facebook e o Twitter e conteúdos do YouTube entre outros do interesse do utilizador.

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (2/3)

Page 6: Ai tp3-g3-a

6

Através do PLE conseguirá movimentar-se com segurança e eficiência neste tipo de universo pois através das diferentes ferramentas consegue enfrentar a comunicação e aprendizagem online, proporcionando-lhe acesso a recursos, pessoas, e ambientes que são necessários para a sua forma autónoma e através do seu controlo, podendo servir como se de uma portfolio digital.

Ambiente Pessoal de Aprendizagem (3/3)

Page 7: Ai tp3-g3-a

7

Portefólio Electrónico (1/3)

Os portefólios feitos em suporte digital suportam uma variedade de processos que ajudam a controlar e orientar melhor o trabalho e a sua finalidade;

Ajudam a desenvolver capacidades de recolha, selecção e reflexão que contribuem para o seu processo de aprendizagem e podem ser considerados como uma ferramenta de gestão do conhecimento.

Page 8: Ai tp3-g3-a

8

Portefólio Electrónico (2/3)

Para que um portefólio seja construído nas melhores condições deve ter subjacente um sistema tecnológico de apoio que assegure:

Um bom suporte para o armazenamento de ficheiros

Um suporte à criação e à edição dos documentos e

às reflexões

Condicionamento de acessos

Um suporte à interacção

Page 9: Ai tp3-g3-a

9

O portefólio electrónico resolve alguns dos problemas que surgem nos portefólios tradicionais como a falta de espaço, falta de personalização de um ambiente, falta de interacção com docentes e/ou colegas, não se consegue actualizar constantemente os trabalhos e algo estático como o portefólio tradicional não representa o percurso do aluno ou do autor do portefólio.

Portefólio Electrónico (3/3)

Page 10: Ai tp3-g3-a

10

Mahara (1/2)

Criado em 2006, o projecto Mahara é o resultado de uma colaboração entre a Universidade de Massey, Universidade de Tecnologia de Auckland, o "Open Polytechnic" da Nova Zelândia, e a Universidade Victoria, de Wellington.

Apresenta-se como uma solução completa de e-Portfolio, desenhado para fornecer aos seus utilizadores as ferramentas necessárias para que possam demonstrar determinadas coisas, por exemplo: o que aprenderam ao longo da vida, as suas capacidades, os seus trabalhos, etc.

Algumas das suas características são: Suporta vários idiomas e temas; Software código aberto; Gere, armazena e exibe conteúdo; Redes sociais; Repositório de ficheiros; Blog; Informação do perfil, entre outras.

Page 11: Ai tp3-g3-a

11

Mahara (2/2)Como e-Portfolio permite: Seleccionar quem pode ver a informação; A informação que se pretende que seja visualizada por

outros utilizadores é colocada numa área destinada para tal, denominada de “vista” (view);

Podem existir diversas “vistas” (views), com artefactos (artefacts) diferentes, sendo que cada uma delas pode ter acessos diferentes;

Obter comentários públicos ou privados; Os outros utilizadores podem relatar conteúdo

censurável directamente ao administrador do Website e receber notificações, alterações e actualizações automáticas das vistas e artefactos que pretenderem.

A arquitectura do Mahara foi inspirada na arquitectura modular e extensível do Moodle e não está disponível em Português mas dá a possibilidade de interacção com o Moodle.

Page 12: Ai tp3-g3-a

12

Moodle e Mahara (1/2)O Moodle é um software livre, de apoio à

aprendizagem, executado num ambiente virtual.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas.

É um sistema que consiste na administração de actividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa.

O Mahara fornece um sinal único na capacidade que permite aos utilizadores, à escolha do administrador, para ser automaticamente conectado em ambas as contas, nomeadamente, a do Mahara e a do Moodle, fornecendo um nome de utilizador e palavra-chave apenas num dos sites.

Page 13: Ai tp3-g3-a

13

Moodle e Mahara (2/2)

Através desta plataforma, a comunicação e interacção entre docente, aluno e instituição são simplificadas.

Além de todos os recursos que o Moodle disponibiliza para instituições de ensino e professores existe ainda a possibilidade em agregar os e-Portfolios ao sistema. Assim, num único local podemos consultar o histórico de actividades do aluno no Moodle, verificando-se o seu desempenho académico e o seu currículo. O aluno aí, pode ainda criar os seus próprios conteúdos personalizados, participar em redes sociais, ter listas de amigos, etc.

Para o aluno parece funcionar tudo num mesmo sistema, sendo que os dois compartilham informações e o mesmo pode permitir que os seus dados sejam ou não visualizados por outros alunos.

Page 14: Ai tp3-g3-a

14

Grau de dificuldade de instalação e configuração (1/4)Através do processo de instalação e de

integração das duas plataformas, da qual o grupo não obteve sucesso nesta última, consideramos que a facilidade e operabilidade estão bem presentes nas duas plataformas;

O Mahara é uma plataforma bastante fácil de “trabalhar”, apresentando uma configuração que proporciona uma utilização bastante clara, rápida mas no entanto é necessário um conhecimento razoável da Língua Inglesa.

Page 15: Ai tp3-g3-a

15

O Moodle é um Sistema de Gestão de Aprendizagem – Learning Management System (LMS) e na utilização desta plataforma foi possível explorar com facilidade várias características e funcionalidades;

Após instalação em máquina própria, conseguimos ver tudo aquilo que constrói o Moodle do dia-a-dia que estamos habituados, criar perfis de utilizador, atribuir privilégios, restrições, abrir fóruns, wikis, personalizar layout e também as várias disciplinas.

Grau de dificuldade de instalação e configuração (2/4)

Page 16: Ai tp3-g3-a

16

Os problemas surgiram com a necessidade de instalação do Xampp, tendo em conta que as versões que constavam no guião não eram de todo as mais recentes e por conselho do professor seriam conveniente tentar com versões actualizadas.

As tentativas foram realizadas pela ordem que mencionamos, Xampp 1.7.7 VC9, Xampp1.7.4 VC6, Xampp1.7.2 e por fim a versão Xampp 1.7.1 sendo que foi a única que se mostrou fiável e que possibilitou a instalação do Mahara e Moodle.

Grau de dificuldade de instalação e configuração (3/4)

Page 17: Ai tp3-g3-a

17

De seguida o grupo teve dificuldades em activar as extensões php_curl.dll, php_openssl.dll em C:\xampp\php\php.ini.

Com o Moodle o grupo conseguiu a sua instalação com sucesso e sem problemas com a versão Moodle 2.0.7, a versão Moodle 2.0.7 + não foi bem sucedida, daí o grupo recorrer a uma versão inferior.

No Mahara a versão instalada foi a V.1.4.1 e as dificuldades passaram pela configuração da palavra pass “root”.

Grau de dificuldade de instalação e configuração (4/4)

Page 18: Ai tp3-g3-a

18

Sugestões de melhoria do Guião (1/1)O grupo considera o guião bastante útil mas

com ressalva que existe informação que deveria estar mencionada de forma clara existindo mesmo alguma em falta;

Adicionar a informação de como se activa as extensões php_curl.dl, php_openssl.dll e php_intl.dll, destacando que esta se faz através da eliminação do “;”

Adicionar informação acerca da compatibilidade das versões com os sistemas operativos. O grupo considera que poderá ser uma das causas para não conseguir instalar versões mais recentes.

Inserção de imagens de passo a passo seria uma mais-valia tornando-se numa ajuda visual bastante útil.

Um tópico com perguntas e respostas pode ajudar a encontrar a causa de erros a quem pretende instalar as plataformas.

Page 19: Ai tp3-g3-a

19

Conclusão (1/2)

A realização este trabalho fez-nos ver como um portefólio electrónico, neste caso, o Mahara, pode ser útil e criativo.

Um PLE permite-nos fazer a gestão dos conteúdos e processos de aprendizagem e tem como meta alcançar objectivos educacionais. Pode conter blogs, redes sociais (Facebook, Twitter, etc.) e conteúdos do YouTube.

Um portefólio electrónico demonstra o percurso de aprendizagem de uma pessoa ao longo do tempo, assim como as suas capacidades, o que se torna bastante útil para o desenvolvimento contínuo do indivíduo.

Page 20: Ai tp3-g3-a

20

Conclusão (2/2)

O Mahara que se revela uma ferramenta fácil de utilizar, com o senão de não existir ainda em idioma português.

Apesar das dificuldades encontradas durante a instalação do Moodle e Mahara, consideramos que ambos trazem bastantes vantagens para o aluno e professor no processo de ensino/aprendizagem.

Page 21: Ai tp3-g3-a

21

Bibliografia Papagallis - Como construir um Ambiente Pessoal de Aprendizado? [Em linha].

[Consulado em 12 Outubro de 2012]. Disponível em: WWW: <URL http://papagallis.com.br/2007/02/08/como-construir-um-ambiente-pessoal-de-aprendizado/>

WIKIPÉDIA. - Personal learning environment [Em linha]. [Consultado em 12 de Outubro de 2012]. Disponível em: WWW: <URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_Learning_Environment>

  Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede – Considerações Finais [Em

Linha]. [Consultado em 11 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW <URL: http://orfeu.org/weblearning20/consideracoes_finais>

  MOTA, José - Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão

do conceito [Em Linha]. [Consultado em 11 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW <URL: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66>

  PORTEFÓLIO: Uma ferramenta de apoio à reflexão continuada. [Em linha].

[Consultado em 10 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW: <URL: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=cHJvZnNpbnRyYS5vcmd8YXBzfGd4OjJiMTA1MWQwMjIwM2Y1MDE>

Page 22: Ai tp3-g3-a

22

CRUZ, Jorge – Portefólio digital (e-portefólio): Tese de Mestrado [Em linha] [Consultado em 15 de Janeiro de 2012] Disponível em WWW <URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11380/1/tese.pdf>

Mahara – About Mahara [Em linha]. [Consultado em 4 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW: <URL: http://mahara.org/about>

  Kineo – Mahara e-Portfolio [Em linha]. [Consultado em 4 de Janeiro de 2012].

Disponível em WWW: <URL: http://kineo.com/moodle/mahara.html>

  Mahara – Features [Em linha]. [Consultado em 5 de Janeiro de 2012]. Disponível em

WWW: <URL: http://mahara.org/features>

  Kineo – Mahara e-Portfolio [Em linha]. [Consultado em 4 de Janeiro de 2012].

Disponível em WWW: <URL: http://kineo.com/moodle/mahara.html>

  RAMIRO, Marques - O que é Moodle? Para que Serve? Usa-o? Não? Porquê? [Em linha].

[Consultado em 10 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW: <URL: http://www.profblog.org/2009/02/o-que-e-moodle-para-que-serve-usa-o-nao.html>

  Mahara – Features [Em linha]. [Consultado em 10 de Janeiro de 2012]. Disponível em

WWW: <URL: http://mahara.org/features>

  Colaborativo.org - Mahara: Como incrementar as características sociais do Moodle

e criar comunidades educacionais? [Em linha]. [Consultado em 10 de Janeiro de 2012]. Disponível em WWW: <URL: http://www.colaborativo.org/blog/2008/11/13/mahara-como-incrementar-as-caracteristicas-sociais-do-moodle-e-criar-comunidades-educacionais/>