algarvepress 17 Nov.

24
DESTAQUES: Unidade de cuidados continuados foi um flop! Pág..... 07 Loulé abre piscinas ao público Pág..... 08 Unidades de saúde podem encerrar Pág..... 13 Corte no subsídio de Natal reduz compras Pág..... 15 Derbi com dias contados na Horta da Areia? Pág..... 17 Autarquias algarvias “pescam” na Andaluzia. Pág..... 23 ANDALUCÍA ....P/23 Em algarvepress.net um zapping pelo Algarve Vídeo Vigilância causa polémica Na capital algarvia, autarquia e PSP acusadas de não abrangerem pontos vitais e de intimidação aos cidadãos. Algarve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro com novos máximo de dormidas apesar do período de crise. PÁG. 02 e 12 PÁG. 03 Turismo bate recorde

description

1 quinzena de Novembro

Transcript of algarvepress 17 Nov.

Page 1: algarvepress 17 Nov.

DESTAQUES:

Unidade de cuidados continuados foi um flop!

Pág..... 07

Loulé abre piscinas ao público

Pág..... 08

Unidades de saúde podem encerrar

Pág..... 13

Corte no subsídio de Natal reduz compras

Pág..... 15

Derbi com dias contados na Horta da Areia?

Pág..... 17

Autarquias algarvias “pescam” na Andaluzia.

Pág..... 23

ANDALUCÍA ....P/23

Em algarvepress.netum zapping pelo Algarve

Vídeo Vigilância causa polémica

Na capital algarvia, autarquia e PSP acusadas de não abrangerem pontos vitais e de intimidação aos cidadãos.

Algarve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro com novos máximo de dormidas apesar do período de crise.

PÁG. 02 e 12

PÁG. 03

Turismo bate recorde

Page 2: algarvepress 17 Nov.

A Câmara Municipal assi-nou, no dia 9 de Novembro, um protocolo com a Polícia de Segurança Pública (PSP) sobre a videovigilância ro-doviária em Faro.

A assinatura teve lugar na cerimónia que assinalou o

83.º aniversário do Coman-do Distrital da PSP, no Salão Nobre da PSP, com início pe-las 10h45.

A efectivação do protocolo

A obra de abastecimento de água e saneamento bá-sico em Farelos e Clarines foi colocada a funcionar no passado sábado, dia 12 de novembro.

A população dos referidos montes organizou uma co-memoração, com a presen-ça do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, para fes-tejar esta obra, que vai be-neficiar a qualidade de vida nas localidades.

O presidente da autarquia alcouteneja lamentou só ter conseguido agora prover as populações destes serviços, mas acrescentou que tencio-na, em breve, proceder à li-gação das povoações ao Sis-tema de Águas do Algarve, através do ramal da aldeia de Giões.

O autarca aproveitou ainda para informar a população sobre os últimos dados do Instituto Nacional de Esta-tística, que revelam que o concelho de Alcoutim já não

é o mais pobre da região e já não está entre os mais po-bres do país.

A empreitada custou 917.041,63 euros, sendo

733.633,30 euros financia-dos pelo POVT (Programa Operacional de Valorização do Território) e o restante pela autarquia alcouteneja.

vem permitir o avanço na implementação faseada de um sistema de videovigilân-cia na cidade de Faro há mui-to reclamado pela autarquia e forças de segurança.

Faro é uma cidade que, pela sua dimensão e concentra-ção de serviços, de âmbito regional, justifica a adoção de medidas e de mecanis-mos que garantam a segu-rança, considerando o flu-xo significativo de veículos que, diariamente, entram e saem da cidade.

Esta conjugação de esfor-ços constitui uma mais-valia para a manutenção da segu-rança pública, protecção de pessoas e bens, prevenção de condutas criminosas e desviantes, sendo o garante da mobilidade urbana e da segurança rodoviária.

No protocolo ficaram con-sagrados os deveres e obri-gações de cada uma das par-tes como garantia de uma gestão eficaz do sistema de videovigilância.

Em traços gerais, ao Municí-pio cabe a responsabilidade

de disponibilizar o sistema à PSP e assegurar a sua manu-tenção.

À PSP competirá o correto tratamento dos dados reco-lhidos, bem como os contac-tos com a Comissão Nacio-nal de Protecção de dados.

É de referir ainda que fica também assumida a vonta-de de dar continuidade ao

processo com vista à imple-mentação de videovigilância de pessoas e bens nas insta-lações municipais, baixa co-mercial e zona de animação nocturna.

Para a autarquia, este acto reveste-se do maior signi-ficado, dado permitir o al-cance de um dos objectivos cimeiros em termos de se-gurança na cidade de Faro.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

2

Abastecimento de água e saneamento básico a funcionar

Video vigilância em FaroREGIONAL

Page 3: algarvepress 17 Nov.

Portugal registou 15,5 mi-lhões de dormidas este ve-rão, quase mais um milhão (+ 924,7 mil) do que no mes-mo intervalo ( julho, agosto e setembro) de 2010, o que constitui um novo recorde para a atividade nestes me-ses, principal período de procura turística.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Esta-tística, as dormidas de tu-ristas estrangeiros foram as que mais contribuíram para este desempenho, tendo

também elas registado um recorde, ultrapassando a marca dos 10 milhões nestes três meses (+ 11 por cento face ao verão de 2010).

Os mercados que mais con-tribuíram para este cresci-mento de julho a setembro foram o Brasil (+29 por cen-to) e o Reino Unido (+15 por cento), tendo a Holanda, França e Estados Unidos também crescido a dois dígi-tos. Espanha, a crescer 8 por cento, apresentou igualmen-te um bom resultado.

No conjunto, estes mercados

adicionaram 706 mil dormi-das às que tinham gerado no verão do ano passado.

Todas as regiões registaram aumentos de dormidas em

relação ao verão passado, com destaque para o Algar-ve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro, que alcançaram no-vos máximos.

Pela primeira vez, o Algarve ultrapassou os 6,5 milhões de dormidas, Lisboa alcan-çou os 3 milhões, o Norte os 1,6 milhões e o Centro os 1,5 milhões.

O Alentejo aproximou-se do meio milhão (475 mil). Tam-bém os proveitos de aposen-to registaram neste período um novo máximo, de 550,8 milhões de euros (acima da marca histórica de 512 mi-lhões em 2008), revelando que a atividade de aloja-mento beneficiou fortemen-te do aumento do fluxo de turistas.

No acumulado do ano ( ja-neiro a setembro), registam--se já 32,6 milhões de dor-midas (mais 7,4 por cento ou 2,2 milhões que em 2010).

Os turistas estrangeiros re-presentaram dois terços da-quele valor, apresentando um ritmo de crescimento de 12,1 por cento.

Os proveitos de aposento mantiveram a tendência de crescimento dos últimos meses (+ 8,5 por cento para mil milhões de euros).

A procura interna estabili-zou em números próximos dos de 2010. Estes números permitem antever que, este ano, Portugal ultrapassará os 40 milhões de dormidas e chegará, possivelmente, aos 8.000 milhões de euros de receitas do turismo.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

3

À BabujaREGIONAL

Verão recorde para o Turismo

Algarve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro com no-vos máximo.

Page 4: algarvepress 17 Nov.

O Núcleo de Tavira, da Liga dos Combatentes, rea-lizou junto ao Monumento aos Combatentes, em pleno coração da cidade, uma ce-rimónia militar em homena-gem aos combatentes que deram a vida pela Pátria ou que vieram a falecer depois de a ter servido.

Uma Força do Regimento de Infantaria 1, a dois pelo-tões, prestou as honras mili-tares tendo efectuado salva de tiros.

As entidades presentes co-

locaram flores na base do monumento e foi observado um minuto de silêncio. Nes-te dia comemora-se a assi-natura do Armistício, que pôs termo à Primeira Guerra Mundial(14-18).

Albufeira mantém viva a tradição do São Martinho. Um pouco por todo o con-celho, a população sai à rua para festejar a data com os tradicionais magustos, pro-vas de vinho, música e mui-ta animação.

O Dia de São Martinho é comemorado a 11 de novem-bro. A tradição manda que a efeméride se festeje com castanhas assadas, água pé e provas de vinho novo, proveniente das vindimas, decorridas nos meses de se-tembro e outubro.

A freguesia da Guia feste-jou a data com um magus-to, junto ao Polidesportivo do Guia Futebol Clube,no sábado,dia 11.

Já na freguesia de Ferreiras, a data foi assinalada com as castanhas assadas à manei-ra tradicional e prova de Je-ropiga.

O evento teve lugar no edi-fício Junta de Freguesia de Ferreiras e contou com mú-sica tradicional portuguesa.

Também a freguesia de Olhos de Água celebrou o São Martinho com um ma-gusto, jeropiga e música ao vivo no Polidesportivo de Olhos de Água marcaram a data.

Muitos, albufeirenses e fo-rasteiros, festejaram o dia que recorda a lenda de um valente soldado romano, mais tarde conhecido por Martinho de Tours, que ao

passar a cavalo por um men-

digo quase nu, como não ti-nha nada para lhe dar, ofere-ceu-lhe metade da sua capa.

Estava um dia chuvoso e diz-se que, nesse preciso momento, parou de chover, como uma recompensa de Deus por Martinho ter sido bom.

É por isso que nesta altura do ano, se celebra o verão de São Martinho.

A sua generosidade e humil-dade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro, fizeram dele um dos santos mais queridos da população.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

4

REGIONAL

Liga homenageia combatentes

Festejou o São Martinho

Page 5: algarvepress 17 Nov.

José Mateus, Presidente da Direcção informou que a instituição já tem trezentos e trinta sócios “o que é bom. É sinal que está em desenvolvimento e também que as pessoas confiam em nós, o que aumenta a responsabilidade sobre o objectivo a que se propôs. A obra está parada, mas vamos procurando resolver a situação. Não queremos deixar a obra como está. A obra em termos de construção está finalizada. Falta fechar o edifício. Montar os alumínios que já estão prontos. As carpintarias também já estão prontas e depois os arranjos exteriores. A direcção tem cada vez mais trabalhos e dificuldades pela frente. Há sempre quem reconheça o nosso trabalho e nos procure ajudar.A Drª. Margarida Flores, no dia 19 de Agosto, pelo seu aniversário que comemorou com um jantar na Ilha de Cabanas, abdicou de todo o valor das prendas oferecidas pelos convidados e entregou ao Pontão quase dois mil euros”. José Vitorino, referiu que a direcção estava empenhada na concretização do projecto. Espero que aquela obra seja uma realidade no próximo ano. Estamos empenhados nisso para que a Conceição de Tavira venha a ter o seu Centro de Dia. As coisas não estão fáceis, mas não vamos viver da crise para a frente e para trás.

A Câmara Municipal tam-bém irá honrar os seus com-promissos e ai está o Sr. Vereador e Presidente da Assembleia Municipal. A presença dos sócios é im-

portante, para dar mais for-ça à direcção. Estamos numa freguesia que queremos que seja uma referência a nível do concelho. Todas as colec-tividades do concelho são importantes, mas o Pontão, pelo fim a que se destina é

a grande obra, uma obra de um milhão de euros que a Junta de Freguesia continu-ará a apoiar.

Vamos todos empenhar-nos para que em 2012 aquelas portas já se encontrem

abertas”. Abílio Lopes, “Quero dar os parabéns ao Pontão pela ousadia da obra que estão a levar a efeito. Não tem sido fácil. São as coisas mais difíceis que no fundo nos dão mais prazer quando as conseguimos realizar. Já foi dito aqui que o Rotary Clube de Tavira reconhecendo o mérito desta instituição, resolveu atribuir ao Pontão todo o apuro da Gala de Solidariedade que fizemos, em Julho, no Convento da Graça. Posso dizer-vos em primeira-mão que já fechamos as contas e temos um cheque de três mil euros que iremos entregar no mês de Novembro. Quero deixar um desejo que tenho a certeza que para o ano ou no mais curto espaço de tempo, este aniversário seja realizado nas novas instalações”. José Otilio Baía, começou por dizer que o Pontão é uma Associação simpática. Com muitos sócios e amigos e com objectivos muito importantes. “São onze anos. Ainda é uma criança. Na pessoa do José Mateus quero cumprimentar a direcção, todos os sócios e amigos. Não vale a pena continuar a falar de crise. Todos sentimos isso. Estou

convencido que com a força desta direcção os objectivos serão cumpridos no mais curto espaço de tempo”. José Manuel Guerreiro, depois dos cumprimentos, referiu que o Presidente da Junta de Freguesia “está muito atento a esta situação. Será um brinde para ele e para as pessoas do concelho de Tavira quando conseguirem a conclusão e inauguração deste equipamento. Quando vermos os jovens e menos jovens lá instalados. Ao Presidente do Rotary Clube de Tavira, assim todas as associações no concelho de Tavira fizessem o mesmo. O Rotary, além de outras actividades, todos os anos escolhe uma associação para entregar a receita de uma Gala e se calhar vou fazer um desafio a outras entidades que porventura lerem. Façam a mesma coisa e se lembrem do Pontão. A população da Europa, de Portugal e Tavira não foge à regra, está a envelhecer. Tem de se criar condições para que os menos jovens tenham espaço onde sejam bem tratados e possam conviver”.

Geraldo de Jesus

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

5

REGIONAL

Associação “O Pontão” Comemorou 11º aniversário

“ Não tenham dúvidas de que esta direcção trabalha para isso, todos os

dias. Pela minha parte, a Associação

com 330 sócios pagantes, é a maior

instituição do concelho de Tavira.

Fundada em 27 de Outubro de 2000, a Associação “O Pontão” para comemorar o 11º Aniversário organizou um jantar para os sócios e familiares e teve como convidados, José Otília Baia, Presi-dente da Assembleia Municipal, o Vereador, José Manuel Guerreiro, em representação da Câmara Municipal, José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição e Abílio Lopes, Presidente do Rotary Clube de Tavira.

Page 6: algarvepress 17 Nov.

Com o objectivo de incen-tivar os cidadãos com 60 ou mais anos de idade à prática do turismo, a Fundação Ina-tel está a desenvolver o Pro-grama Governamental Tu-rismo Sénior 2011/2012, de Outubro deste ano a Abril de 2012.

O programa visa obter um grande alcance social, dan-do a possibilidade às pes-soas com baixos rendimen-tos de usufruírem de um período de férias sociais e de um convívio em regime de pensão completa e, ao mesmo tempo, promover e desenvolver o turismo e as economias das várias regi-ões do país.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu uma pareceria com a Fundação INATEL, que prevê a visita de cente-nas de pessoas, nos perío-dos de época média e baixa,

ao património histórico edi-ficado da vila, bem como à Casa de Odeleite.

É de salientar o êxito regis-tado nas primeiras visitas realizadas a Castro Marim, por parte dos participantes da Fundação INATEL, ao abrigo do programa Turísti-co-Cultural.

Assim, a Autarquia com a colaboração da Empre-sa Municipal NovBaesuris, está a proporcionar aos visi-tantes da Rota dos Musicais, visitas guiadas aos patrimó-nios de Castro Marim: his-tórico, natural e dos saberes tradicionais.

Até Abril de 2012, os parti-cipantes do «Turismo Sénior 2011/2012», terão também asseguradas deslocações ao Centro de Interpretação do Território, no Revelim de Santo António, com provas gastronómicas que incluem o queijo de cabra, o pão ca-

seiro de Odeleite, o mel de rosmaninho e a doçaria re-gional, destacando-se aqui o bolo das três delícias da Pas-telaria a Prova do Azinhal, que tem na sua composição, a amêndoa, a alfarroba, o figo e a flor de sal.

A Câmara Municipal enten-de que esta parceria com a Fundação INATEL é bastan-

te frutuosa, na medida em que permite a divulgação da nossa riqueza patrimonial e natural, sendo, também, uma alavanca para a dinami-zação do tecido económico do concelho, criando boas oportunidades de negócio ao nível da gastronomia e dos saberes tradicionais lo-cais.

o presidente da Câmara Mu-nicipal de Vila Real de Santo António (VRSA), Luís Gomes, recebeu esta quinta-feira, na Casa da Câmara, o Embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva.

Na ocasião, o autarca e o Em-baixador avaliaram e debate-ram as melhores formas de Vila Real de Santo António ampliar o protocolo de geminação já estabelecido com o município francês de La Baule, nomea-damente ao nível do turismo e desporto.

O encontro serviu ainda para abordar a actual situação euro-

peia, nomeadamente o quadro político-económico suscitado pela crise das dívidas sobera-nas, e respectivos impactos na gestão autárquica e no poder local.

No final da cerimónia, ficou estipulado manter e reforçar os laços de proximidade entre a ci-dade pombalina e França, atra-vés da promoção de intercâm-bios escolares com os alunos do pólo de VRSA da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Desde Dezembro de 2010, a ci-dade francesa de La Baule já dá nome à antiga estrada da Ponta da Areia, que se chama agora «Avenida Ville de La Baule».

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

6

TURISMO

Embaixador de França em

Portugal

INATEL promove Turismo Sénior

Pascal Teixeira da Silva, (embaixador de França )recebe uma lembraça de Luís Gomes , (presidente da autarquia Vila realensse)

Page 7: algarvepress 17 Nov.

A concelhia do PS/Vila real de Santo António (VRSA), atra-vés de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, “pro-põe a reversão do terreno dado gratuitamente e quer que se en-contre novo parceiro capaz de alavancar o projecto.

Em Julho de 2009, em plena campanha eleitoral autárquica, Luís Gomes com pompa e cir-cunstância e todo o mediatismo que lhe é conhecido, anunciou para VRSA a construção da maior Unidade de Cuidados Continuados do Algarve.

Anunciou-se o arranque das obras para Outubro de 2009, conclusão em 2010 e entrada em pleno funcionamento no inicio de 2011, o investimento

seria de 9 milhões de euros com a criação de 150 postos de tra-balho.

O PS viu com bons olhos a construção deste equipamento no concelho em razão do nú-mero de postos de trabalho que iriam ser criados e do valor do investimento apenas questio-nando da sua localização, por razões de cumprimento da le-galidade.

Assim, foi cedido à empresa pri-vada VillaLiving , de uma forma gratuita, um lote de terreno de 2.335 metros quadrados. Afinal tal anúncio não passou disso, de um vaticínio, já que rigoro-samente nada foi consumado até ao momento.

De acordo com o protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Castro Marim e a Administração Regional de Saú-de do Algarve (ARS) foi criado o Gabinete de Aconselhamento e Prescrição de Exercício Físico, destinado ao combate da obesi-dade no concelho. O Gabinete instalado na Unidade de Saúde do Guadiana, em Castro Marim, funciona em articulação com o médico de família, o Gabinete de Saúde Familiar, o Gabinete de Saúde Escolar e uma nutri-cionista. A sua acção é dirigida a toda a população, em especial a pessoas que se encontrem em risco de pré-obesidade e obesi-dade, aos quais será aconselha-do e prescrito o exercício físico de acordo com as característi-cas do indivíduo. Semanalmen-te, realizam-se duas sessões de aconselhamento às quintas e sextas-feiras, cuja monitori-

zação está a cargo de um téc-nico de educação física da Au-tarquia. Esta acção, integrada no programa de “Luta Contra a Obesidade no Algarve”, visa combater a obesidade, a epide-mia do século XXI, despertan-do os castromarinenses para os benefícios da prática de activi-dade física, do enriquecimento da auto-estima, do combate ao sedentarismo e do incremento da saúde e bem-estar, assentes no exercício físico. A criação do Gabinete de Aconselhamento e Prescrição de Exercício Físico é um passo significativo na con-solidação da política desporti-va para o concelho que, assim, operacionaliza as suas activida-des na busca de mais qualida-de, melhores conteúdos e maior aderência à actividade física, com ganhos positivos para a vida dos cidadãos.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

7

SAUDE

Maior Unidade de Cuidados Continuados não passou de um flop!

Castro Marim combate a obesidade

Page 8: algarvepress 17 Nov.

A Guadi Centro de Ani-mais, associação que tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de Vila Real de Santo António, será este ano a responsável pela mon-tagem e manutenção do já tradicional presépio gigante de VRSA, beneficiando, em contrapartida, das receitas que vierem a ser geradas com as entradas.

O protocolo foi aprovado na passada terça-feira, em reu-nião de Câmara, e permite à Guadi obter algumas verbas para fazer frente às despesas com alimentação, cuidados de saúde e manutenção dos animais acolhidos no canil

intermunicipal de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

Para cumprir esta meta, foi fixado um preço por entrada de 50 cêntimos, valor que, apesar de simbólico, per-mitirá ainda a realização de uma campanha de sensibi-lização para a problemática dos animais de estimação abandonados.

De acordo com o vereador com a pasta da cultura, José Carlos Barros, a iniciativa tem em consideração a ac-tual situação económica na-cional, que exige um esforço conjunto de todos, onde a união de sinergias é uma das formas mais eficazes na su-peração de obstáculos e na

dinamização da economia e sociedade em geral.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António es-tará patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, entre os dias 6 de

Dezembro e o dia 8 de Ja-neiro de 2012. Em média, é visitado por cerca de 60 mil pessoas, ocupa uma área de 160 metros quadrados e as-cende às 3500 figuras

Após trabalhos de remo-delação, as piscinas exte-riores de Loulé abrem esta semana ao público.

Inauguradas no dia 21 de

junho de 1986, as piscinas evidenciavam nos últimos anos fortes patologias ao ní-vel dos revestimentos o que, a curto prazo, poderia vir a colocar em segurança os seus utentes.

As obras realizadas incidi-ram sobre a piscina de 50 m e consistiram na remode-lação e impermeabilização do revestimento com uma membrana em PVC com ar-madura de poliéster, pro-

porcionando uma superfí-cie adequada para a prática dos desportos aquáticos e a ausência de perdas de água (estanqueidade).

O valor da obra foi de cer-ca de 130 mil euros, e teve a duração de aproximadamen-te 60 dias, tendo decorrido nos meses de setembro e outubro de 2011.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

8

Entradas no presépio gigante revertem a favor da Guadi

REGIONAL

Piscina de 50m abre ao público

Page 9: algarvepress 17 Nov.

Seminário sobre as novas oportunidades na agricultu-ra em Angola e exposição de livros de escritores Angola-na.

No sábado, 12 de Novem-bro, o Teatro Municipal de Portimão recebeu o seminá-rio “Desenvolvimento Agrí-cola, Florestal e Rural em Angola.

Uma visão geoestratégica, uma iniciativa integrada nas

comemorações do 36º Ani-versário da independência de Angola, que contou com a presença do cônsul geral de Angola em Faro, Sá Mi-randa.

A agricultura como opção geoestratégica prioritária, as oportunidades na área da gestão florestal e as po-tencialidades dos recursos,

foram os grandes temas abordados neste encontro, que contou com a colabora-ção de especialistas na área como o Geógrafo Jorge Ka-lukembe e os Engenheiros Florestais Rui Simões e Mar-ta Cortegano.

Ao mesmo tempo esteve patente uma exposição de livros de autores angolanos.

As comemorações termina-ram com um jantar no Cen-tro de Congressos do Arade.

Estas comemorações são uma organização da Asso-ciação Nacional de Angola-nos – ANANG, associação não-governamental sem fins lucrativos que tem por ob-jectivo a criação de projec-tos humanitários que visam a valorização das comuni-dades angolanas, e contam com o apoio da Câmara Mu-nicipal de Portimão.

Sempre que se debate o tema da regionalização, recorrente-mente centra-se esse debate em torno de aspectos progra-máticos e mais ou menos teó-ricos, descurando as questões mais práticas e sensíveis.

Parece-me que quem quiser debater este assunto com seriedade, terá que se debru-çar sobre aspectos como por exemplo o Urbanismo. Talvez seja esta a matéria em que mais existe sobreposição de competências pelos Muni-cípios e pela Administração central. Isto é, antes de se de-senhar a reforma político-admi-nistrativa do território, tem que perceber que a regionalização será sempre contraproducen-te, caso os Municípios não tenham total controlo sobre o urbanismo e o ordenamento do território, permitindo uma reforma política dos solos, le-vando consequentemente a que se permita baixar os cus-tos de acesso a habitações e espaços comerciais. Em última análise, a definição de uma po-lítica local de solos permitirá, por um lado ordenar de forma racional o território, permitindo aos actores políticos e agentes económicos locais, perceber claramente onde se justifica o loteamento. Por outro lado, permitirá ainda que as autar-quias centrem nelas próprias o planeamento económico lo-cal, sendo certo que a indús-tria da construção gera directa e indirectamente as maiores receitas dos Municípios. Jun-tamente com esta questão, há precisamente o IMI. O regime que hoje vigora parece-me al-tamente castrador para os Mu-nicípios, já que as Finanças, entenda-se a DGCI não forne-ce aos Municípios informação

aprofundada sobre as receitas geradas. É um imposto que tem a base de incidência no património edificado, mas as autarquias têm uma margem de manobra muito residual na definição deste imposto, sa-bendo apenas quanto recebe. Ora, assim é impossível fazer--se um planeamento económi-co rigoroso e fidedigno, pelo que acho que importa rever este regime, no contexto do debate da regionalização.

Em termos objectivos, co-missões de acompanha-mento do planeamento territorial e pareceres ex-ternos dos licenciamen-tos, são procedimentos redundantes e claramente sobrepostos à actividade das autarquias, que gera mais consumo de recursos ao Estado, do propriamen-te benefícios. Crie-se sim, uma comissão nacional que fiscalize a aplicação da legislação nacional, pelos municípios, género uma ASAE do Urbanismo, invista-se na fiscalização os recursos poupados e deixe-se o planeamento, a concepção e a gestão urba-nística a quem está de facto no território e o conhece.

Terá forçosamente que existir no futuro um controlo activo por parte das autar-quias sobre o seu urbanis-mo, impedindo que o dese-nho e a concepção urbana fiquem nas mãos dos cons-trutores e dos imobiliários.

Ricardo Gomes

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

9

REGIONAL

Aniversário da independência

de Angola

OpiniãoAinda a propósito da Regionalização

Page 10: algarvepress 17 Nov.

Na sala de reuniões e Eventos do Tivoli Victoria Hotel em Vilamoura, decor-reu no dia 14 de Novembro o Seminário Novos Horizontes na Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência.

Organizado pela Associa-ção Existir de Loulé, este evento mobilizou cerca de uma centena de participan-tes que se deslocaram de todo o País para debater ideias, apresentar progra-mas e soluções sobre a qua-lidade de vida, empregabi-lidade, tecnologia, lazer e desporto, entre outras, rela-cionadas directamente com as pessoas deficientes em

Portugal.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do presidente da Câmara Mu-nicipal de Loulé, Seruca Emídio, o deputado Mendes Bota e o presidente da Asso-ciação Existir, Paulo Graça.

Estiveram igualmente pre-sentes a deputada Elsa Cor-deiro, Humberto Santos, da Associação Portuguesa De-ficientes, tendo o Desporto Adaptado encerrado o dia de trabalhos com moderação a cargo do Filipe Nascimento.

Luís Nadkarni

A ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Al-garve, vai realizar, nos dias 26 e 27 de Novembro, na Galeria Arco, em Faro, en-tre as 09:30 e as 18:00, um workshop de formação ini-

cial de fotografia, dirigido a todas as pessoas interes-sadas na fotografia e em de-senvolver competências na área, sendo os formadores os fotógrafos Maia Coimbra e João Pelica.

Motivar participantes para a

fotografia digital Aumentar competências técnicas nos conceitos básicos da fotogra-fia Realizar actividade práti-ca de fotografia com análise crítica Sensibilizar para a importância dos direitos de imagem e de autor Demons-

trar o workflow – prepara-ção, realização, armazena-mento e publicação de uma fotografia. – Associação Li-vre de Fotógrafos do Algarve

www.alfa.pt • [email protected]

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

10

Workshop de Fotografia Inicial

REGIONAL

Seruca Emidio (presidente C.M.Loúle) Paulo Graça (presidente da Associação Existir) Mendes Bota ( deputado)

Alguns clientes da Associação que estiveram presentes

“Novos Horizontes”- qualidade de vida das pessoas com deficiência

Page 11: algarvepress 17 Nov.

A casa do Benfica de Loulé na pessoa do vice-presidente Paulo Coelho e Badinha com a colaboração da Associação Existir organizaram uma acção para alguns clientes irem assis-tir um jogo no Estádio da Luz, que se realizou no dia 29 de Novembro.

Colaboradores nesta acção fo-ram João Monteiro ( chefe dos assuntos externos da Associa-ção Existir ) Sérgio Lancinha e Nelson Santos como motorista e auxiliar.

Esta acção esta incluída no apoio às causas sociais que é um projecto desenvolvido pela Casa do Benfica que sensibi-lizado com a problemática difi-culdade da deslocação das pes-soas com mobilidade reduzida prontificou e desenvolveu esta actividade.

Com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Loulé na

cedência de uma carrinha de 9 lugares. Deslocamo-nos em 2 carrinhas, ao todo foram 18 pessoas .

A acessibilidade no estádio da luz é boa. A única coisa de te-nho a apontar são os lugares para as cadeiras de rodas que ficam atrás das bancadas e quando as pessoas se levantam para festejar os golos, nós não conseguimos ver nada.

O ambiente foi de festa e boa disposição. Não tenho palavras para descrever a sensação que é ao estar no estádio e ver a imensidão das pessoas a tor-cer pelo clube, ouvir o hino do nosso clube, ver nas bancadas tudo de vermelho .

Temos que agradecer ao Spor-ting Lisboa Benfica pela amável recepção e nas cedências dos bilhetes para os participantes.

Elsa Ramos

No dia 18 de No vembro, às 21h30, sobe ao palco do IPJ o espectáculo de dan-ça Pestanejar, do Projecto Companhia do Sótão.

Este projecto da ASMAL (Associação de Saúde Men-tal do Algarve) está enqua-drado nos objectivos de uma das suas valências, o fórum sócio-ocupacional .

O fórum sócio-ocupacional pretende a reabilitação e a inclusão social dos seus in-tervenientes, bem como a

redução dos danos inerentes às diferentes experiências de doença mental, por meio de diversificados processos de criação artística das artes performativas, nomeada-mente na área do teatro e da dança. “Pestanejar”, primei-ra produção da Companhia do Sótão – ASMAL, cujo os ensaios estão a decorrer desde Abril 2011, no IPJ, tem direcção coreográfica da co-reografa Ana Borges, da as-sociação corpodehoje.

A dramaturgia do espectá-

culo foi criada a partir do imaginário, das vivências e recordações de infância de cada um dos utentes.

O projecto que é co-finan-ciado pela Administração Regional de Saúde do Algar-ve, e conta com o apoio de outras entidades públicas e privadas.

Tem uma parceria com a cor-podehoje, associação cultu-ral, e conta com a participa-ção de jovens da Associação Uma Porta Amiga.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

11

REGIONAL

Assistir ao Benfica sobre rodas

“Pestanejar”-espectáculo de dança

Page 12: algarvepress 17 Nov.

O movimernto Cidadãos com Faro no Coração (CFC, liderado pelo ex-edil faren-se José Vitorino, através de nota de imprensa, que trans-crevemos na íntegra, mani-festa-se “contra o uso da PSP pela Câmara, para intimidar cidadãos pacíficos; e contra deixar para trás a videovigi-lância na Baixa/”noite”.

Uma colaboração sã entre a autarquia e o Comando da PSP ao serviço da ordem pública é essencial, mas não é isso o que acontece em Faro. O CFC – Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração”, de-nuncia publicamente o fac-to da Câmara manifestar-se pouco preocupada com as pessoas e bens, ao mesmo tempo que usa a PSP como

força armada para intimidar cidadãos pacíficos e tentar pôr a cidade num “colete de forças”.

Ao contrário do que a Câma-ra instiga, em vez de ser im-placável para com cidadãos

pacíficos, há que ser impla-cável com os criminosos.

Tendo as condutas da Câ-mara revelado nos dois úl-timos anos que quem a di-rige não merece confiança, apela-se ao Comando da PSP para deixar de satisfa-zer os frequentes pedidos da autarquia para intervir injustificadamente contra a população, sem apresentar documentos legais ou factos graves que o fundamentem.

Em matéria de segurança (insegurança), são conhe-cidos os muitos assaltos e violentos desacatos na Baixa/”noite” (zona comer-cial e zona de animação no-turna). É muito o medo dos frequentadores e são muitos e legítimos os protestos dos moradores, sendo também a situação má para quem ex-

plora os bares.

Estas são as duas áreas de prioridade absoluta para instalação das câmaras de videovigilância, mas o que a Câmara e o Presidente têm feito é pressão para serem

instaladas nas principais ar-térias rodoviárias. E o des-pudor da Câmara é tal que

perante a gravidade do que se passa na Baixa e “zona da noite” apenas afirma “a vontade de dar continuidade ao processo “ noutras zonas,

nem se sabendo quando.

Estas tomadas de posição do CFC surgem a propósi-to da Comemoração do 83º aniversário do Comando Distrital da PSP, endereçan-do o Movimento públicos parabéns à Instituição, seus Comandos e a todos o que nela prestam ou prestaram serviço, em especial aos re-presentantes das Associa-ções Sindicais.

O CFC tem consciência das limitações da PSP quanto a meios humanos e materiais, com consequentes proble-mas de insegurança para as populações e esforço acres-cido dos profissionais pe-rante as carências. Por isso, apela-se ao Governo pelo re-forço dos mesmos”, conclui o documento CFC.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

12

REGIONAL

Contra o uso da PSP pela Câmara para intimidar cidadãos pacíficos”

“A prioridade da videovigilância

é a Baixa e zona da noite e não as artérias

rodoviárias Tendo-se comemorado

mais um aniversário do

Comando Distrital da PSP”

Page 13: algarvepress 17 Nov.

A nossa grande preocupa-ção são os doentes e, neste momento, a questão priori-tária consiste na necessida-de de garantir o acesso aos serviços de saúde às pes-soas que correm o risco de ficar privadas de assistência médica nas freguesias onde residem”, sublinhou Miguel Freitas, para reconhecer que a ARS de Faro garantiu que não há decisões tomadas e caso se concretizem alguns encerramentos “vão ser cria-das alternativas para as pes-soas”.

Para nós esta é uma matéria séria, que merece muito tra-balho e um forte consenso regional, particularmente com os autarcas, pois em causa estão populações

idosas, que ficarão comple-tamente desamparadas se forem encerrados estes ser-viços em locais onde nem farmácia existe, observou Miguel Freitas.

Outra matéria também abordada nestas reuniões teve a ver com a situação dos profissionais de saúde, nomeadamente, os médicos e enfermeiros com contrato a termo, tendo sido assegu-

rado pela ARS que não have-rá despedimentos e serão re-novados todos os contratos considerados necessários para garantir o normal fun-

cionamento dos serviços.

Neste momento há cerca de 145 mil pessoas sem mé-dico de família na região e uma parte dos clínicos que operam no Algarve estão com contrato a termo, o que

constitui uma forte preocu-pação para nós, mas foi-nos garantido que estes contra-tos irão manter-se, possibi-litando assim assegurar a resposta atual nesta área”,

referiu o Parlamentar socia-lista. Miguel Freitas revelou, também, que as Unidades de Saúde Familiar (USF) têm representado uma resposta muito interessante na re-gião, pois permitiram inte-grar 15 mil cidadãos que não tinham médico de família, pelo que é importante que continuem a ser uma priori-dade regional.

Acima de tudo é necessário garantir um bom serviço de saúde na região e por isso esperamos que os cortes or-çamentais não sejam cortes cegos, que não ponham em causa o ato médico, tanto ao nível dos clínicos como dos enfermeiros e restante pessoal técnico de saúde”, referiu Miguel Freitas.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

13

REGIONAL

Carlos Sousa (esq.) diretor do ACES Central em conversa com Miguel Freitas.

Possibilidade de encerramento de extensões de saúde na regiãoO líder do PS e Deputado à Assembleia da República, Miguel Freitas, manifestou a sua preocupação perante o eventual encerramento de Extensões de Saúde na região, durante uma visita que efetuou ao Agrupamento de Centros de Saúde da zona central do Algarve e depois de ter reunido com a nova direção da Administração Regional de Saúde (ARS).

“Esta é uma matéria séria, que

merece muito trabalho e um forte consenso

regional”

Page 14: algarvepress 17 Nov.

A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas que mais impacto causa no ambiente, devido não só ao au-mento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e à sua perigosida-de.

Contudo, apesar da produção de resíduos ser inevitável, exis-tem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e me-nos nociva a sua gestão. Neste âmbito, a Autarquia de Loulé irá promover de 19 a 27 de no-vembro um conjunto de ações inseridas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011, iniciativa que tem como objeti-vo consciencializar a socieda-de para a importância da pre-venção de resíduos. Como tal, encontra-se a ser dinamizado, na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Alman-cil, o Projeto FuturEscolas que tem como objetivo sensibilizar toda a população escolar para a problemática dos resíduos e en-

siná-la a gerir adequadamente os seus resíduos orgânicos, dar a conhecer e a utilizar a vermi-compostagem como prática no dia-a-dia da comunidade esco-lar e incentivar a produção e consumo de produtos hortíco-las localmente e de forma or-gânica.

A Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho é a primei-ra em Portugal a dispor de um vermidigestor, equipamento disponibilizado pela Câmara

Municipal de Loulé e que per-mite o tratamento em média e larga-escala dos resíduos orgâ-nicos, produzindo-se, assim, uma significativa quantidade de vermicomposto, que é apli-cado na horta da escola, a qual é mantida pelos alunos do CEF Jardinagem.

Outras das iniciativas progra-madas é o workshop Compos-tagem Doméstica, a realizar no dia 19 de novembro, pelas 15h00, na Fundação Manuel

Viegas Guerreiro, em Querença.

Através deste workshop, rea-lizado em parceria com o Pro-jeto Querença e com o apoio da Algar, e cuja formação será ministrada por Ana Arsénio, da Associação In Loco, pretende--se sensibilizar os participantes para a problemática dos resídu-os, ensinando a valorizá-los e a produzir fertilizante orgânico. Para mais informações e inscri-ção (gratuita), os interessados devem contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Ur-banos.

Nos dias 21 e 23 de novembro, terão ainda lugar as sessões de sensibilização Consumir Me-lhor e Prevenção de Resíduos, realizadas em parceria com a Deco e dirigidas aos utentes da Associação Existir, com o objetivo de informar sobre as questões associadas ao consu-mo sustentável e sobre as dife-rentes formas de minimização e redução de resíduos no dia a dia.

Para finalizar, durante a semana de 19 a 27 de novembro, estará patente no Mercado Municipal uma exposição subordinada à temática “Prevenção de Resídu-os”. Após a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta exposição será disponibilizada às escolas do Concelho, com o objetivo de sensibilizar a popu-lação escolar para esta proble-mática.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

14

Prevenção de resíduosECONOMIA

Semana Europeia da Prevenção de Resídu-os 2011

Page 15: algarvepress 17 Nov.

Um estudo do observador Cetelem posto extraordinário sobre o subsitio de Natal irá in-fluenciar significamnte o con-sumo das familias nesta altura do ano.

70% dosinquiridos afirma que os cortes nosubsidio irão in-fluenciar assuas compras de Nataslna regiãocentro do país a sua percentagemde indivi-duosque afirmaque o imposto extraordinário terá influencia-nas compras de Natal atinge os 80%. No Sulchega aos 75% e no Norte aos 72%.

A região de Lisboa surge no estudo comoa menosafectada apenas 53% considera que este impostoextraordinário irá ter impacto nas suascompras de Natal.

Este estudo do Observador Cetelem revela ainda que 31% dos consumidores portugue-ses entre os 18 e os 24 anos não

recebe subsídio de Natal e, como tal, são os que menos sentirão o impacto dos cortes apenas 53% dos inquiridos nesta faixa etária refere que poderá diminuir o seu consumo nesta época festiva. Já as faixas etárias entre os 25 e 34 e os 35 e os 44 anos são as que mais mencionam o impacto destas medidas nas compras de Natal (79% e 76%, respectiva-mente).

Como é do conhecimento geral, o Natal é uma época de consu-mo por excelência: as tradições de Natal apelam ao consumo e as campanhas de marketing são bastante agressivas.

Tudo nos incentiva ao consumo. Actualmente, estamos a viver um período de recessão que, só por si, já leva os portugueses a diminuir o consumo.

O corte no subsídio de Natal fará com que a redução no consumo seja ainda maior, como pode-mos constatar pelas conclusões

deste estudo», afirma Concei-ção Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

Para além do impacto no con-sumo, o estudo do Observador Cetelem revela ainda que o cor-te no subsídio de Natal terá im-pacto nas poupanças dos con-sumidores (37%) e nos gastos a médio-longo prazo (29%).

Apenas para 11% dos inquiridos

os cortes não irão ter qualquer tipo de influência. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, atra-vés de um inquérito quantitati-vo, a 500 indivíduos de Portu-gal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de con-fiança de 95%.

No âmbito da Semana Euro-peia de Prevenção de Resíduos, que se assinala de 19 a 27 de novembro, a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com o Projeto Querença, e com o apoio da Algar, irá promover a realização de um Workshop sobre Compostagem Domés-tica que decorre no dia 19, em Querença, nas instalações da Fundação Manuel Viegas Guer-reiro.

Este workshop, cuja formação será ministrada por Ana Ar-

sénio, da Associação In Loco, realiza-se entre as 15h00 e as 17h00 horas e permitirá aos participantes tomarem conhe-cimento das técnicas para fa-zerem compostagem no seu quintal, de forma a reduzirem os seus resíduos e a produzirem um composto que pode ser uti-lizado no jardim ou horta.

Esta é uma forma de valoriza-ção do lixo, que permite pro-duzir fertilizante orgânico. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 25 participantes.Saiba mais em:

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

15

ECONOMIA

Corte no subsídio de Natal terá impacto nas compras de Natal

compostagemdoméstica

Workshop:

Page 16: algarvepress 17 Nov.

No último ano, 74 por cen-to dos doentes tiveram de faltar ao trabalho devido à Doença Inflamatória do Intestino (DII). Vinte e cin-co por cento foram alvo de acusações, comentários ou sofreram de discriminação no local de trabalho.

Quarenta por cento das pessoas com DII evitaram relacionamentos íntimos ou terminaram uma relação devido à sua condição. Um inquérito promovido pela Federação Europeia das As-sociações de Crohn e Colite Ulcerosa (EFCCA), para ava-liar o real impacto da Doen-ça Inflamatória do Intestino

(DII), revelou que a doença tem implicações significati-vas na vida dos doentes, a nível do trabalho e das rela-ções interpessoais.

Participaram no inquérito mais de seis mil doentes de 25 países. “A participação de mais de seis mil doen-tes de DII em toda a Europa ultrapassou totalmente as nossas expectativas”, afir-ma Marco Greco, presidente da EFCCA. “Infelizmente, o impacto da DII nas nossas vidas ainda acontece a um nível inaceitável, como pode ser concluído a partir dos resultados deste inquérito” completa. Em Portugal exis-

tem cerca de 15 mil doentes com DII, registando-se 100 novos casos todos os anos. Em 20 por cento dos casos a doença tem início durante a infância ou adolescência

De acordo com o inquérito, 74 por cento dos inquiridos teve de ausentar-se do tra-balho no último ano, devido à doença. Mais de um quar-to afirma mesmo ter estado ausente do trabalho por um período superior a 25 dias. Um quarto dos doentes foi alvo de acusações, comen-tários injustos ou sofreu al-gum tipo de discriminação no local de trabalho.

A maioria dos doentes está empregada a tempo intei-ro, embora alguns estejam desempregados ou tenham empregos precários em con-sequência da doença. Além do trabalho, a DII tem um impacto significativo tam-bém nas relações interpes-soais. Quarenta por cento dos doentes afirma ter evi-tado ou terminado uma rela-ção íntima devido à doença.

Por outro lado, o contacto com outras pessoas na mes-ma condição ou que façam parte de associações parece ter um impacto positivo na vida dos doentes. A nível do diagnóstico, os doentes consideram que o acesso a cuidados especializados é geralmente bom, tendo a

maioria um diagnóstico fi-nal atempado. Apesar disso, cerca de 18 por cento dos doentes considera ter espe-rado demasiado tempo pelo diagnóstico da sua doença.

O número de internamento de doentes com DII é bas-tante elevado – aconteceu em 85 por cento dos casos -, representando uma mor-bilidade significativa e uma elevada procura de serviços de saúde.

No que diz respeito ao trata-mento, os doentes afirmam que, embora tenha aumen-tado, o acesso a terapêu-ticas biológicas ainda está disponível apenas para uma minoria.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

16

Responsável por ausências do

trabalho

REGIONAL

“A participação de mais de seis mil doentes de DII em toda a

Europa ultrapassou totalmente as nossas

expectativas.

Page 17: algarvepress 17 Nov.

O compositor Jaime Reis apresenta, às 17h30 do dia 18 de novembro, a confe-rência “Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical”, seguida de um

concerto comentado de duas composições suas (Calmo-dulin Synthesis e Lysozyme Synthesis)

Este evento terá lugar no Grande Auditório do Cam-pus de Gambelas e integra-

-se no ciclo de seminários do Centro de Biomedicina Mo-lecular e Estrutural (CMBE) ao qual se juntou a Socieda-de Portuguesa de Biofísica. Aberta a todos os interessa-

dos, esta conferência-con-certo será seguida de um Porto de Honra, proporcio-nando uma conversa infor-mal com o compositor, in-térpretes e cientistas.

Um derby com dias contados na Horta da Areia?No passado Sábado assistimos ao derby farense en-tre o Sport Faro e Benfica e o Culatrense, a contar para a 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Algarve. Mais importante que o resultado (1-0 para o Faro e Benfica, que se aceita), e a postura do públi-co, sempre correcta, apesar dos habituais apupos de ambas as massas adeptas a jogadores adversários e equipa de arbitragem, um ambiente bem diferente (para melhor) de tempos idos (não muito distantes), quando o campo era elameado e não relvado, a afir-mação de Macário Correia ao nosso jornal.

Quando chegou a campo Municipal da Horta da Areia para cumprimentar as duas equipas, conti-nental e insular, e, questionado por Algarve Press sobre a possibilidade da concretização de um velho sonho dos culatrenses e os seus adversários pas-sarem a deslocar-se á Culatra para defrontarem o Culatrense, como acontece na Madeira ou Açores, até porque já existe um campo de futebol de relva-do sintético na Culatra, o edil de Faro respondeu: “O assunto está a ser estudado - Se tal acontecer dificilmente lá alguém conseguirá ganhar...”, sorriu. M.L.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

17

Biologia e Música em conferência e concerto

PALMADASPALMAS

REGIONAL

&

Page 18: algarvepress 17 Nov.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, encontra-se em fase de ensaios da sua pró-xima produção, denominada Laço de Sangue, que estreará no próximo dia 07 de Dezem-bro, pelas 21h30 no Teatro Le-thes, em Far0.

Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espectáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o ou-tro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfa-beto, possa obter uma corres-pondente.

Ao conseguir uma correspon-dente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a de-cretar o grande drama da bar-reira de cor, com todos os me-dos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente.

No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue

entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou que-brado pela terrível consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atra-vessa séculos.

Athol Fugard é filho de um ca-sal anglo-africânder. Abandona a universidade e decide correr Mundo. Regressa à África do Sul nos últimos anos da década de 50, tornando-se funcionário judicial.

É nesta função que se aperce-be das humilhações sofridas pelos negros. Lança-se então numa produção teatral civica-mente empenhada, onde ética, liberdade e igualdade são temas maiores.

Participa na acção do renomado grupo teatral Serpent Players, que se apresenta, exclusiva-mente, diante de plateias negras nos guetos das cidades indus-triais brancas. O espectáculo conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer.

Um total de doze fadistas amadores participa na III edi-ção das “Noites de Fado Alma-drava A iniciativa decorre nos dias 18 e 19 de Novembro, no salão nobre da Junta de Fregue-sia de Santa Luzia, em Tavira. A Almadrava – Rede Cultural e Social de Santa Luzia promete um ambiente “de taberna tipi-camente lisboeta”, não faltan-do o tradicional caldo verde (com pão frito) e tapas de quei-jo e chouriço.

E é nesta atmosfera que, no primeiro dia, sobem ao pal-co Filipa Malteiro do Cartaxo, Aurora Gonçalves de Cabanas de Tavira, Mayte´Salgueiro de Sevilha, Márcio Gonçalves de Santa Luzia, Argentina Freire de Faro e Emanuela Furtado de Tavira.

Os músicos serão Aníbal Vi-nhas, Ricardo Martins e Nuno Martins.

Já na noite de 19 de Novembro, os fadistas serão Teresa Viola de Moncarapacho, Arcilio Sil-va de Lisboa, Ines Gonçalves de Moura, Miguel Martinsde Almodovar, Elsa Jeronimo de Vila Real de Santo António e Helder Coelho de Faro.

Os músicos serão Vítor do Car-mo, José Santana e António Correia. A Almadrava explica a organização desta terceira edi-ção pelo “enorme sucesso do ano transacto”. Foram escolhi-dos fadistas de uma nova gera-ção e alguns fadistas com muita experiência, uma mistura entre o tradicional e a nova aborda-gem ao típico estilo musical português.

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

18

CULTURA

ACTA -apresenta - Laço de Sangue

Noites de Fado Almadrava

Page 19: algarvepress 17 Nov.

Turismo do Algarve apoia longa-metragem de realizador dinamarquês

O filme The Right Juice ainda está em pré-produção, mas vai ser apresentado no princípio de Dezembro como uma comédia em inglês cheia de personagens algarvias.

As filmagens começam na Primavera do próximo ano no Algarve, o único décor desta longa-metragem do realizador dinamarquês Kristjan Knigge. Esta é uma produção local que aborda a história do jovem in-glês Oliver Fellows.

Após um colapso na bolsa de Londres, Fellows decide viajar para o Algarve, onde compra um terreno para se dedicar à agricultura. Tudo muda quando Fellows descobre petróleo em vez de água nas suas próprias terras.

O filme tem um tema ético so-bre o controlo e a conservação da água. Tem amor, acção e também nos faz rir.

Será falado em inglês e espera-mos assim chegar aos cinemas mundiais, promovendo o Algar-ve, explica o realizador.

O norte-americano Chris Pa-rker e a inglesa Barbara Boulter são os produtores desta longa- -metragem de baixo custo (tem um orçamento de pouco mais de 340 mil euros) que será to-talmente filmada no Algarve. «Acreditamos no projecto por ser um excelente veículo de di-vulgação do destino, uma vez que o filme rodado na nossa re-gião passará no circuito comer-cial», refere o presidente do Tu-rismo do Algarve, António Pina. The Right Juice tem o apoio do Turismo do Algarve, das Câma-ras Municipais de Portimão e de Silves e da Algarve Film Com-mission.

O Museu da Cidade de Olhão acolhe, como exposição per-manente, que é inaugurada ontem, dia 16 de novembro, às 18h00, a mostra Sal d’Olhão.

Nesta altura, e desta forma, será assinalado o Dia Nacional do Mar na cidade cubista. O Dia Nacional do Mar é uma data co-memorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de outubro de 1997.

Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de novembro foi ins-

titucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar.

O Museu da Cidade de Olhão comemora este dia com a inau-guração de uma exposição alu-siva à história da exploração do sal marinho no concelho de Olhão.

Trata-se de uma atividade que, ao longo da história, se reveste de grande relevância socioeco-nómica a nível local e nacional. Sal d’Olhão é uma mostra onde se pretende evidenciar a impor-tância da atividade salineira no território olhanense.

Importa, assim, divulgar o pa-

trimónio cultural associado às marinhas, termo português mais antigo para designar ‘sa-lina’, que se reveste de grande riqueza enquanto testemunho histórico, cultural e natural da

região.

Conheça um pouco mais desta atividade tradicional e do patri-mónio local com ela relaciona-do visitando esta exposição no Museu da Cidade de Olhão.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

19

CULTURA

The Right Juice é apresentado em dezembro

Dia Nacional do Mar celebrado com inauguração da exposição Sal

Page 20: algarvepress 17 Nov.

Participaram no passeio cerca de 140 utilizadores de bicicleta, representando dezanove colec-tividades e ainda alguns indi-viduais que percorreram, por estradas do concelho de Tavira, 55 quilómetros. O almoço/con-vívio foi na sede onde também foram entregues as lembranças.

O Vereador do Pelouro do Des-porto, José Manuel Guerreiro, disse-nos que Tavira é terra de ciclismo.

Aliás, somos a capital do ci-clismo em Portugal e como tal temos alguns grupos de ciclo turismo, no caso, o União de Ciclismo, muito bem organiza-do que mobiliza muita gente e depois tem o reconhecimento de todos os anos, organizar um passeio de ciclo turismo com o fim de homenagear os sócios já

falecidos.

É assim que se fazem as coisas que acabam num convívio mui-to agradável. Cento e quarenta ciclo turistas a pedalar pelas estradas do concelho e este repasto que envolveu muitos voluntários. É assim que se vão fazendo as coisas no concelho

de Tavira”. Perguntámos a Fer-nando Gomes, presidente da di-recção, como conseguiu juntar tantos ciclo turistas que partici-

param, todos eles, na romagem ao cemitério!

É o sinal de que ainda se lem-bram deles. Este é o resultado de um trabalho que fazemos durante o ano todo. Nós parti-cipamos nas organizações deles

e els sentem-se na obrigação de participar nas nossas.

No ciclo turismo também se fazem amizades. Na hora do almoço/convívio é ver a alegria entre todos.

Algumas pessoas não vieram almoçar. O espaço ficou cheio e algumas ficaram no quintal. Se viessem todos não sei onde os meteria.

Como viu, houve uma boa or-ganização, muitos voluntários e saiu tudo bem. No dia 11 a comemoração de mais um ani-versário.

É verdade. Vamos festejar o XIII aniversário. Já temos mui-tas inscrições e contamos com muitas mais.

A colectividade, apesar de pra-ticar uma modalidade de lazer, já foi distinguida pela Câmara Municipal de Tavira, sinal de que está a cumprir o fim para que foi criada. Temos trabalha-do, a nível de direcção e temos de agradecer os apoios que temos recebido, dos amigos e família, Câmara Municipal de Tavira, Juntas de Freguesia, As-sociação de Ciclismo do Algar-ve e comércio local.

Geraldo de Jesus

www.algarvepress.net – diário online 1ª quinzena de Novembro de 2011

20

DESPORTO

O União de Ciclismo Tavirense, não esquece aqueles o representaram e que já abandonaram a vida terrena. No caso, Jaime Baltazar e João Fernandes. Para isso, organizou um passeio de ciclo turis-mo que teve início com uma romagem ao cemitério, onde foram prestadas as homenagens e colo-cadas coroas de flores, nas respectivas campas.

Quase centena e meia de amantes das duas rodas pedalaram por solidariedade.

Homenagem a cicloturistas ja´falecidos

Homenagem cicloturistas falecidos

Page 21: algarvepress 17 Nov.

A O2-Portimão faz-se re-presentar neste Europeu da DSISO pelo seu nadador Fi-lipe Santos (Nadador da Se-lecção) e pelo seu treinador Paulo Sousa (Treinador da Selecção).

O Campeonato disputa-se em Coimbra de 15 a 21 de Novembro e o nosso atleta vai nadar os 200 Mariposa (18 NOV.), os 50 Livres (19 NOV.) e os 200 Livres (20 de NOV).

O grande objectivo para esta a participação é que o nosso atleta consiga pela primeira vez um pódio internacional. Recordamos que este pro-jecto teve início em 2008, quando o atleta e treinador participaram no Mundial de Albufeira, nessa altura o Filipe não tinha um único

mínimo para a competição, teno atingido o 11º lugar nos 50 livres e respectivo míni-mo A.

Em 2010 a prestação foi bem melhor pois o nosso nada-dor esteve em 4 finais, tendo

ficado na 4ª posição mundial nos 200 Mariposa e 200 Li-vres, sendo que em maripo-sa esteve muito perto do 3º lugar.

Treinador e Atleta tem de-senvolvido um trabalho pro-

gressivo e consistente que aponta para uma boa pres-tação do nosso atleta para este Europeu e preparação de uma melhor prestação ainda nos próximos Cam-peonatos do Mundo que se realizam em Itália em 2012.

A Associação Académica da Universidade do Algarve, atra-vés do seu Gabinete de Des-porto, irá dar continuidade à iniciativa Troféus Reitor da Uni-versidade do Algarve, através da dinamização da competição de basquetebol.

Depois das modalidades de Futsal e futebol de 11 já terem iniciado os seus jogos, chega a vez do basquetebol abrir o seu período de inscrições até dia 14 de Dezembro, para no inicio do ano civil de 2012 iniciar a com-petição a 11 de Janeiro.

A competição está aberta à formação de equipas de parti-cipantes da comunidade aca-démica e não só. Os jogos irão decorrer nas instalações do Pavilhão da Escola EB 2,3 Jo-aquim Magalhães, através da parceria desenvolvida com a Di-

visão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro, a qual cede a utilização desta

instalação ao Gabinete de Des-porto da AAUALG.

O desenvolvimento desta orga-

nização segue os pressupostos da máxima:” Desporto Acadé-mico também é Fair-play”.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

21

DESPORTO

Paulo Santos (Treinador da Selecção) Filipe Santos ( nadador da Selecção)

Troféu Reitor de Basquetebol

Filipe Santos participa no Europeu de Natação

Page 22: algarvepress 17 Nov.

Realizou-se no dia 28 de Novembro Acção de Divul-gação de Desporto Adapta-do “ Tens Potencial Paralím-pico “no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, em S. Brás de Alportel.

Foi organizado pela Federa-ção Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficien-cia com a parceria do CMR SUL, IDP (Institudo do Des-porto de Portugal) Camara Municipal de S Brás de Al-portel.

Com as modalidades de Remo Indoor, Boccia, Ciclis-mo e Ténis.

Vieram alguns jovens de Portimao, Elvas, Tavira e os miúdos da Escola Primaria de S. Bras.

Os miúdos estavam todos entusiasmados por joga-rem ténis numa cadeira de rodas,por pedalarem com as mãos e quase deitados.

Acho que deviam fazer mais actividades deste tipo para todas as pessoas puderem participar e terem a noção de como é praticar desporto com pouco mobilidade.

Tive oportunidade de expe-rimentar quase todas as mo-dalidades.

As que mais gostei foram ciclismo e remo indoor. Es-sas 2 modalidades propor-cionaram- me uma sensação

de liberdade que não sinto quando estou na cadeira.

Em relação ao ténis não gos-tei porque tinha que ma-nobrar a cadeira, a raquete e tinha que apanhar a bola de ténis, tinha que fazer praticamente tudo ao mes-mo tempo e torna-se muito confuso pois exige muita coordenação motora. Tem também o incoveniente de estarmos numa cadeira ou que já acontece sempre. Pre-firo as atividades que me afastem dela.

Elsa Ramos

1ª quinzena de Novembro de 2011

22

www.algarvepress.net – diário online DESPORTO

A Assembleia Municipal de Castro Marim aprovou, recentemente, a proposta de alteração do Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho (PUHCV), apresentada pela Autarquia. O Plano de Urba-nização da Herdade de Corte Velho estende-se por uma extensão de 130 hectares, na freguesia do Azinhal, junto à margem esquerda do Rio Guadiana.

Tens potencial Paralímpico

Drª Arminda Lopes a jogar ténis

José Silva (departamento tecnico nacional da F.P.D. para pessoa deficiencia) Dr Arminda Lopes (directora clinica CMR Sul) Dr Nuno Lourenço (director executivo CMR Sul)

A Boccia é uma modalidade atrativa para as crianças.

António Ramudas no ciclismo

Um dos formadores com 2 praticantes de ténis nas suas cadeiras adaptadas.

Elsa Ramos no remo indoor

Page 23: algarvepress 17 Nov.

Ficha Técnica Algarve Press

Diretor: Manuel Luís

Redatores: Manuel Andrade, Geraldo de Jesus

Colaboradores:António Cartaxo, Carla Franco, Luís Nadkarni, Luís Neves, Nélson Pires, Octávio Escolástico, Ricardo Gomes, Rogério Barroso

Fotógrafos principais:OSORES

Paginação:Elsa Ramos (www.switch.com.pt)

Revisão:Vico Ughetto (www.switch.com.pt)

Com o intuito de desenvol-ver uma estratégia conjunta de promoção, Desidério Silva esteve esta semana em Sevi-lha, onde reuniu com Francisco Diaz Morrillo, delegado pro-vincial do Turismo, Comércio e Desporto.

Em cima da mesa estiveram várias possibilidades de coo-peração. O objetivo passa por aumentar o leque de opor-tunidades de promoção na-quela região de Espanha. Em reunião tida na passada terça feira, Desidério Silva apresen-tou diversas possibilidades de colaboração, com vista ao de-senvolvimento de parcerias nas áreas económica e desportiva.

Com mais de oito milhões de habitantes, a Andaluzia é uma das regiões mais populosas de Espanha.

A Província de Sevilha reúne 105 municípios, num total de dois milhões de pessoas. Nos últimos anos, Albufeira tem promovido um conjunto de ini-ciativas que têm reforçado a sua presença junto desta região,

com particular destaque para a cidade de Sevilha.

O Município assinou, em 2010, um Protocolo do Colaboração com o Turismo de Sevilha e aí tem realizado diversas ações de promoção. Este contato faz par-te da estratégia de aproximação ao mercado espanhol. Refira--se que, ainda recentemente, a autarquia e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira – re-alizaram um roadshow promo-cional por toda a Galiza. Além destas duas regiões, Albufeira tem procurado novas oportu-nidades de promoção na Extre-madura.

No balanço da reunião de tra-balho, Desidério Silva afirmou que “estamos a tentar estender a nossa área de influência um pouco à semelhança daquilo que temos feito com a Galiza, onde temos trabalho em par-ceria a nível local e regional. “ O autarca reforçou a ideia de que “estes contatos permitem--nos ter acesso a um conjunto de benefícios que nos ajudam a desenvolver importantes opor-tunidades de promoção”.

No ambito do protocolo en-tre as cidades de Faro e Huelva o presidente da Camara Munici-pal deslocou-se-, no inicio des-te mes, a esta cidade Andaluza com o propósito de incrementar as relações de cooperação entre ambos os Municipios.

Na sua visita oficial, o Presi-dente teve ocasião de reunir com o Alcalde local, D. Pedro Rodriguez González e com re-presentantes da empresa mu-nicipal responsável pelo de-senvolvimento económico e empresarial da região, manifes-tando total interesse na troca de experiências que permitam uma colaboração mútua em áreas de interesse estratégico comum.

Em declarações a um canal es-panhol, o Presidente da Câmara referiu que pretende fomentar o intercâmbio empresarial, cul-tural, social e desportivo com Huelva, assim como desenvol-ver relações de trabalho conjun-to, em prol de uma cooperação que se pretende mais ativa e vantajosa para ambos os mu-nicípios.

Para alcançar tal desiderato, afirmou que haverá em breve uma reunião de trabalho técni-ca com vista à calendarização de um conjunto de linhas de

ação e projetos de cooperação comuns que se pretendem levar a cabo durante o próximo ano.

Numa conjuntura económica difícil,” é importante estabele-cer pontes e parcerias estratégi-cas com outros municípios, que possam constituir uma alavan-ca no caminho do progresso e do desenvolvimento económi-co. Esse é o nosso compromis-so”, rematou Macário Correia.

1ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

23

Reunião de Desidério Silva com Delegado Provincial do Turismo, Comércio e Des-porto para preparar estratégia de coope-ração

Geminação com Huelva

ANDALUCÍA

Reforça presença na Andaluzia

Desidério Silva (presidente da C.M.Albufeira) Francisco Diaz Morrillo (delegado provincial do turismo,comercio edesporto)

Page 24: algarvepress 17 Nov.

O Maratonista e atleta de Triatlo Filipe Conceição já está em viagem para Katmandu, no Nepal, de onde voará para o co-nhecido aeródromo de monta-nha em Lukla, para iniciar a sua participação na Maratona do Everest. Esta corrida de dificul-dade extrema terá uma distân-cia de 42 Km com a particula-ridade de ser realizada sempre acima dos 5000 metros.

Como é sabido, a uma altitude destas o ar já é de tal modo ra-refeito que estes atletas enfren-tarão riscos consideráveis.

Antes de iniciarem a Maratona, os participantes farão um perí-odo de aclimatação à altitude realizando um Trek entre Lukla e o acampamento base do Eve-rest, situado a cerca de 5300 metros, no Vale de Khumbu e de onde partirão para a prova após realizarem complexos tes-tes médicos. Ao nosso atleta al-garvio votos de felicidades.

Luís Nadkarni

Através da atribuição de um subsídio no valor de 7 mil euros ao Centro Paro-quial de Quarteira, a Câma-ra Municipal de Loulé vai apoiar o funcionamento da valência Refeitório Social desta freguesia.

Em funcionamento desde 1995, este serviço garante, atualmente, 130 refeições diárias aos seus utentes, sendo que, este número tem tendência a crescer, de acor-do com a conjuntura social e económica que se vive em Portugal.

Segundo os responsáveis municipais, a continuidade do funcionamento deste ser-viço deve ser considerada e apoiada, uma vez que a po-pulação necessitada da fre-guesia de Quarteira recorre ao Refeitório Social para sal-vaguardar a sua alimentação diária.

Esta é uma iniciativa que pretende, em tempos de maior dificuldade, dar uma resposta social que minimi-ze este impacto negativo no tecido social quarteirense.

www.algarvepress.net – diário online

Algarvio no Everest

Refeitório social