Amálgama Dental

3
Amálgama Dental Amálgama Dental Introdução Um amálgama é um tipo especial de liga que contém mercúrio como um de seus constituintes. Como o mercúrio é líquido à temperatura ambiente, pode formar ligas com outros metais que estejam no estado sólido. Essas ligas podem ser classificadas como: ligas ricas em cobre, ligas pobre em cobre, ligas de fase dispersa ou ligas de composição única. Existem vários fatores que afetam a qualidade das restaurações de amálgama como por exemplo: relação mercúrio:liga, condensação, escultura e acabamento, alterações dimensionais, deterioração marginal, etc. Esse trabalho visa esclarecer e salientar vários desses pontos e aspectos. Composição da liga A especificação N°1 da ADA exige que as ligas de amálgama contenham, predominantemente, prata e estanho. Quantidades não especificadas de outros elementos, como cobre, zinco, ouro e mercúrio, são permitidas em concentrações menores do que o conteúdo de prata e estanho. Durante a década de 70, muitas ligas de amálgama contendo entre 6 e 30% de cobre foram desenvolvidas. Muitas destas ligas ricas em cobre produzem amálgamas que são superiores em muitos aspectos aos amálgamas tradicionais pobres em cobre. Para produzir o amálgama dental, o mercúrio é misturado com o pó da liga de amálgama. O produto da mistura é uma massa plástica igual à que ocorre na fundição das ligas a temperaturas entre as do liquidus e do solidus. Instrumentos especiais são usados para forçar a massa plástica dentro da cavidade preparada pelo processo conhecido como condensação. A transformação da mistura pó-mercúrio em uma massa plástica é seguida pela presa e endurecimento do amálgama, quando o mercúrio líquido é consumido na formação de novas fases sólidas.

description

Amálgama

Transcript of Amálgama Dental

Amlgama DentalAmlgama DentalIntroduoUm amlgama um tipo especial de liga que contm mercrio como um de seus constituintes. Como o mercrio lquido temperatura ambiente, pode formar ligas com outros metais que estejam no estado slido. Essas ligas podem ser classificadas como: ligas ricas em cobre, ligas pobre em cobre, ligas de fase dispersa ou ligas de composio nica.Existem vrios fatores que afetam a qualidade das restauraes de amlgama como por exemplo: relao mercrio:liga, condensao, escultura e acabamento, alteraes dimensionais, deteriorao marginal, etc.Esse trabalho visa esclarecer e salientar vrios desses pontos e aspectos.

Composio da ligaA especificao N1 da ADA exige que as ligas de amlgama contenham, predominantemente, prata e estanho. Quantidades no especificadas de outros elementos, como cobre, zinco, ouro e mercrio, so permitidas em concentraes menores do que o contedo de prata e estanho.Durante a dcada de 70, muitas ligas de amlgama contendo entre 6 e 30% de cobre foram desenvolvidas. Muitas destas ligas ricas em cobre produzem amlgamas que so superiores em muitos aspectos aos amlgamas tradicionais pobres em cobre. Para produzir o amlgama dental, o mercrio misturado com o p da liga de amlgama. O produto da mistura uma massa plstica igual que ocorre na fundio das ligas a temperaturas entre as doliquiduse dosolidus. Instrumentos especiais so usados para forar a massa plstica dentro da cavidade preparada pelo processo conhecido comocondensao.A transformao da mistura p-mercrio em uma massa plstica seguida pela presa e endurecimento do amlgama, quando o mercrio lquido consumido na formao de novas fases slidas.Fases Metalrgicas do Amlgama Dental: so designadas pelas letras gregas ? (gama).A Influncia das Fases Ag-Sn sobre as Propriedades do Amlgama: se a concentrao de estanho ultrapassa 26,8%, forma-se uma mistura da fase ? com uma fase rica em estanho. A presena da fase rica em estanho aumenta a quantidade da fase estanho-mercrio formada, quando a liga amalgamada. A fase estanho-mercrio no resiste corroso e o componente mais fraco do amlgama dental. Amlgamas de ligas ricas em estanho demonstram menor expanso do que as ligas ricas em prata.

Fabricao do p da ligaP Usinado: as aparas produzidas geralmente tm forma de agulha.Recozimento para Homogeneizao: o lingote fundido de uma liga de prata-estanho contendo gros no-homogneos com composio varivel. Para restabelecer a relao de equilbrio de fases, executado um tratamento trmico homogeneizador.Tratamentos da Partcula: o tratamento cido das partculas da liga h anos uma rotina de fabricao. A funo exata deste tratamento no est totalmente compreendida, porm, est relacionada com a dissoluo preferencial de componentes especficos da liga. Amlgamas produzidos a partir de ps lavados em cidos tendem a ser mais reativos que aqueles feitos com ps no-lavados.Atomizao do P: o metal liquefeito atomizado em gotculas esfricas. Estes ps atomizados so chamados de ps esfricos. Estes ps recebem um tratamento trmico que altera os gros e torna lenta a reao dessas partculas com mercrio. E so, tambm, geralmente tratados com cido.Tamanho das Partculas: o tamanho mdio das partculas dos ps modernos varia entre 15 e 35 micrmetros. A influncia mais significativa sobre as propriedades do amlgama se relaciona com a distribuio dos tamanhos das partculas em torno da mdia. As partculas podem ser classificadas de acordo com os tamanhos e, desta maneira, so misturadas para produzir um p com uma distribuio de tamanho timo. A tendncia atual da tcnica do amlgama favorece o emprego de partculas com tamanho mdio a pequeno, para produzir um endurecimento mais rpido do amlgama com uma resistncia inicial maior.Ligas Usinadas Comparadas com Ligas Atomizadas: amlgamas produzidos de ps usinados ou ps derivados da mistura de limalhas e ligas esfricas tendem a resistir melhor condensao do que os amlgamas produzidos totalmente de ps esfricos. Ligas esfricas exigem menor mercrio do que as ligas usinadas tpicas porque as ligas esfricas tm uma rea de superfcie menor por volume do que as ligas usinadas. Amlgama com menos quantidade de mercrio geralmente tem propriedades melhores.

Amalgamao e estrutura resultanteLigas Pobres em Cobre: a amalgamao ocorre quando o mercrio entra em contato com a superfcie das partculas da liga de Ag-Sn. O mercrio se difunde dentro das partculas da liga. O mercrio tem um limite de solubilidade para a prata e para o estanho. Quando esta solubilidade ultrapassada, cristais de dois compostos metlicos binrios precipitam dentro do mercrio. Estes so os corpos centrais cbicos do composto Ag2Hg3(a fase ?) e o composto hexagonal fechado Sn7-8Hg ( a fase ?2). Por ser menor a solubilidade da prata no mercrio do que a do estanho, a fase ?1precipita primeiro que a fase ?2. medida que o mercrio desaparece o amlgama cristaliza. Um tpico amlgama pobre em cobre um composto em que as partculas no-consumidas esto presentes nas fases ?1e ?2.As propriedades fsicas do amlgama endurecido dependem da percentagem relativa das fases microestruturais. As partculas Ag-Sn no-consumidas tm um efeito forte. Quanto mais dessas fases forem retidas na estrutura final, mais resistente ser o amlgama. O componente mais fraco a fase ?2. a alta proporo de fase ? no-consumida no...