Amigladalite

9
1 INTRODUÇÃO A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.

Transcript of Amigladalite

Page 1: Amigladalite

1

INTRODUÇÃO

A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.

Page 2: Amigladalite

2

DESENVOLVIMENTO

Amigdalite ou Amidalite é uma doença infecciosa que acomete as amígdalas (órgão de defesa), que estão localizadas próximo a base da língua.

Existem três tipos distintos de amigdalite: Aguda: pode ser causada por vírus ou bactéria; Subaguda: esta pode durar de 3 semanas a 3 meses, sendo sua

etiologia a bactéria Actinomyces sp.; Crônica: este tipo pode durar muito tempo caso não seja tratada e

quase sempre possui etiologia bacteriana.

CAUSAS

Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana.

A bactéria mais comum entre as causas de amigdalite é a Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, a exemplo da faringite. Outras bactérias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença.

Fatores de riscoAlguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento de

amigdalite. Confira:Idade: pessoas mais jovens costumam ter mais chances de apresentar a doença do que pessoas mais velhas. Geralmente, amigdalite aparece em crianças e préadolescentes.

Exposição a vírus e bactérias também pode levar à amigdalite, especialmente em crianças que frequentem creches e escolas. Sintomas

Sintomas de Amigdalite Alguns sintomas são característicos da amigdalite. Veja: Amígdalas inchadas e vermelhas Manchas brancas ou amareladas nas amígdalas Dor de garganta Dificuldade e dor ao engolir Febre Nódulos linfáticos no pescoço Voz rouca

Page 3: Amigladalite

3

Dor de estômago, especialmente em crianças pequenas Mau hálito Dor de cabeça Pescoço rígido.

Diagnóstico e exames Buscando ajuda médica Procure um especialista se estiver com dor de garganta por mais de

24 horas e se ela vier acompanhada de dificuldade de deglutição e de sensação de cansaço, fadiga e fraqueza.

Na consulta, descreva todos os seus sintomas ao médico e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Esteja também preparado também para responder às perguntas do médico. Veja exemplos:

Quando os sintomas começaram? Você ou sua criança apresentaram febre e dificuldade de deglutição? Há alguma medida que alivie os sintomas, como analgésicos e

bebidas quentes? Os sintomas apresentados são frequentes ou ocasionais? Diagnóstico de Amigdalite Para realizar o diagnóstico será feito um exame físico, no qual o

médico examinará a boca e a garganta para ver se as amígdalas estão inchadas, o hálito e também o pescoço do paciente.

Depois disso, alguns exames poderão ser solicitados pelo especialista:

Contagem de células sanguíneas Teste de mononucleose Exame rápido para detecção do antígeno Cultura da superfície da garganta.

 Tratamento de Amigdalite

O tratamento para amigdalite é feito basicamente com medicamentos. Se for uma amigdalite simples, o médico ou médica poderá prescrever remédios anti-inflamatórios, que irão combater os micro-organismos causadores da infecção, além de proporcionar alívio da dor.Medicamentos para Amigdalite

O tratamento para amigdalite é feito basicamente com medicamentos. Se for uma amigdalite simples, o médico ou médica poderá prescrever remédios anti-inflamatórios, que irão combater os micro-organismos causadores da infecção, além de proporcionar alívio da dor. Alguns medicamentos que podem ser receitados são:

Page 4: Amigladalite

4

Amoxicilina + Clavulanato de Potássio Arflex Benzetacil Bi Profenid Broncho-Vaxom Cataflan Ceclor Cefaclor Cefadroxila Cefanaxil Cetoprofeno Ceftriaxona Dissódica Ceftriaxona Sódica Clavulin Clindamicina Diclofenaco Colestiramina Diclofenaco Resinato Dipirona Doxiciclina Eritromicina Flanax Hexomedine Hincomox Ibuprofeno Nimesulida Paracetamol

Se a amigdalite está sendo causada por uma bactéria, antibióticos serão receitados para curar a infecção. Os antibióticos podem ser ministrados por injeção ou por via oral e o tratamento dura em média 10 dias. Exemplos de antibióticos para tratar amigdalite são:

Amoxicilina Azitromicina Benzatina (Benzetacil) Cefalexina Eritromicina

Se o médico prescrever medicamentos, não interrompa o tratamento só porque o desconforto passou, caso contrário a infecção não vai ser curada completamente.

Cirurgias para Amigdalite

Page 5: Amigladalite

5

Algumas pessoas com reincidência da infecção podem precisar de cirurgia para remover as amígdalas, bem como pessoas que apresentam sintomas diferenciados, como dificuldade para respirar, e pessoas que não respondem ao tratamento. Nesses casos, ela terá que passar pela cirurgia de retirada das amígdalas, que tem rápida recuperação.

Complicações possíveisAmigdalite pode levar a complicações mais graves, como:

Dificuldade para respirar, causada pela obstrução das vias respiratórias devido a amígdalas inchadas

Desidratação causada por dificuldade na ingestão de líquidos Insuficiência renal Abscesso perintonsilar ou abscesso em outras partes da garganta Faringite bacteriana Febre reumática e transtornos cardiovasculares associados a ela.

Expectativas

Os sintomas de amigdalite costumam desaparecer de dois a três dias depois do início do tratamento. A infecção geralmente é curada após o término do tratamento, mas algumas pessoas podem precisar de mais um ciclo de antibióticos.

As complicações de amigdalite causada por estreptococos não tratada podem ser graves. Crianças com amigdalite associada à infecção estreptocócica ou à faringite devem geralmente resguardar em casa até que tenham tomado os antibióticos por 24 horas. Isso ajuda a reduzir a transmissão da doença.

Prevenção

Lave as mãos frequentemente. Elas são a principal porta de entrada para muitos vírus e bactérias.

Evite compartilhar itens de uso pessoal, como talheres e escovas de dente.

CONCLUSÃO

Page 6: Amigladalite

6

Com base o tema conclui-se que amigdalite é a inflamação da amígdalas que são gânglios linfáticos presentes no fundo da garganta que atuam defendendo esta região de vírus e bactérias.

Ela causa sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e febre, e seu tratamento deve ser feito com a toma dos remédios indicados pelo médico, embora soluções caseiras como o gargarejo com água salgada possam ser úteis.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Page 7: Amigladalite

7

http://www.tuasaude.com/amigdalite/