ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de...

19
ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA

Transcript of ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de...

Page 1: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

ANÁLISE SARESP 2012

LÍNGUA PORTUGUESA

Page 2: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.
Page 3: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.
Page 4: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012

Page 5: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Sugestões de abordagem CEFAF

7º ano• abaixo do básico - 0,5%• básico + 3% • adequado + 1,5• avançado + 2%

9º ano =

Page 6: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Sugestões de abordagem CEFAF

3ª série EM

• Abaixo do básico – 3%• Básico + 0,4%• Adequado + 3%• Avançado - 0,20%

Page 7: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Análisequestão - nível adequado

H50 H50- Articular conhecimentos literários e informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semântica e pragmáticas) autorizadas pelo texto, para explicar ambiguidades, ironias, expressões figuradas, opiniões ou valores implícitos.

GIII – Reflexão sobre conteúdo e forma de textos.

Tema 6 – compreensão de textos literários.

Page 8: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

MELHOR UM MÁGICO NA MÃO QUE DOIS VOANDO

Discretamente maquilado, sorri o pálido rosto do mágico debaixo dos refletores, enquanto no alto a mão volteia, se espalma, e em gesto de quase dança mergulha seca na cartola.

Mas algo parece retê-la lá dentro. Esforça-se o mágico, puxa, joga para trás o peso do corpo. Tenta sorrir para o público. E já o antebraço afunda na cartola, some o cotovelo. Ainda luta cravando a outra mão no tampo da mesinha. Depois os pés. Inútil. O ombro é tragado no vórtice das abas, nem se salvam o pescoço esticado, a cabeça. Diante da plateia expectante que acredita tratar-se de um novo truque, todo o corpo desaparece pouco a pouco, num último adejar das caudas do fraque.

No fundo de cetim preto, triunfa o coelho. Pela primeira vez, conseguiu botar um mágico na cartola.

(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Roco, 1986)

Page 9: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

O desfecho da história é irônico porque

(A) apresenta um coelho que sai da cartola.(B) demonstra uma mágica impossível.(C) explica como a plateia participa das

apresentações.(D) mostra um truque geralmente explorado por

todos os mágicos.(E) revela o oposto do que acontece normalmente nas

mágicas.

Page 10: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

O desfecho da história é irônico porque

(A) apresenta um coelho que sai da cartola.(B) demonstra uma mágica impossível.(C) explica como a plateia participa das

apresentações.(D) mostra um truque geralmente explorado por

todos os mágicos.(E) revela o oposto do que acontece normalmente

nas mágicas.

Page 11: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.
Page 12: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Comentários

A ironia emerge da quebra de expectativa – dos leitores, em primeiro lugar, mas em um segundo plano, do próprio mágico, que claramente não estava esperando por este desfecho para a sua mágica: o texto descreve um mágico claramente desesperado, resistindo à inevitável “tragada” para dentro da cartola. Por fim, a própria ironia do texto é a reação do coelho, feliz pelo sucesso da sua primeira tentativa em executar a mágica de colocar um mágico dentro da cartola.

Page 13: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Relação AAP

GIII – Reflexão sobre conteúdo e forma de textos.

Tema 6 – compreensão de textos literários.

Page 14: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.
Page 15: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Distribuição Percentual dos Alunos da Rede Estadual por Nível de Desempenho Agrupado em Redação – SARESP 2012

Page 16: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Propostas de redação do SARESP 2012

7º ano EF – narrativa de aventura.

9º ano EF e 3º ano EM – artigo de opinião.

Page 17: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

• COMPETÊNCIA I – TemaDesenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e situacionais da propostade redação.

• COMPETÊNCIA II – GêneroMobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero.

• COMPETÊNCIA III – Coesão & CoerênciaOrganizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção.

• COMPETÊNCIA IV – RegistroAplicar as convenções e normas do sistema da escrita.

• COMPETÊNCIA V – ProposiçãoElaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema (EM)

Page 18: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

3ª série do EM

Em uma escola pública estadual, Silvana, professora de Língua Portuguesa da 3ª série do EM, propôs aos seus alunos a elaboração de um artigo de opinião que seria publicado no jornal de sua cidade. Neste texto, eles teriam de defender um ponto de vista sobre o seguinte tema:

Redução da maioridade penal: solução eficiente no combate à criminalidade ou medida desumana contra pessoas ainda em desenvolvimento?

Como ponto de partida, a professora trouxe três textos sobre esse mesmo assunto.

Page 19: ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Texto I – Maioridade penal (Veja)Texto II – Maioria quer redução da maioridade

penal, diz pesquisa. (Globo).Texto III –Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

Proposta de Redação:Imaginando que você seja um desses alunos da professora Silvana, com base nos textos I, II e III, escreva um artigo de opinião se posicionando a favor ou contra a redução da maioridade penal e propondo qual a melhor maneira de prevenir que crianças e adolescentes se envolvam com o mundo do crime.