André Pércia - Cura de Fobias Pela PNL

3
Nesta primeira parte do exercício, veja-se adentrando numa sala de cinema. Tome um assento. Perceba que a tela de projeção preenche todo o seu visual. Você só consegue enxergar a tela, de tão grande que ela é. Recorde-se da última vez que você viveu a experiência com o seu incômodo. Agora, busque na memória qual foi a primeira experiência com este incômodo. Na sequência, relembre um momento anterior à sua primeira experiência, quando tudo estava bem. Deixe surgir na tela do cinema uma imagem deste momento anterior, quando tudo estava bem. Isso. Escolha um momento, congele a imagem em preto e branco e cole no seu lado esquerdo da tela. Em seguida, deixe surgir na tela do cinema uma imagem de um momento posterior ao incômodo, quando tudo estava bem. Um momento após o incômodo, em que você já tinha passado pelo incômodo e retornado a um estado de bem estar. Tal qual você fez com o momento anterior, congele uma imagem deste momento posterior, só que colorida, e cole no seu lado direito da tela. Perceba agora estas duas imagens se alternando. Você bem, antes. Você bem, depois. Agora veja estas duas imagens ao mesmo tempo. Você bem, antes, você bem, depois. Então, imagine- se saindo do seu corpo e indo até a cabine de projeção, que fica atrás de você. Acomode-se. Veja você mesmo vendo, da cabine de projeção, a tela em que aparece você bem, antes e você bem, depois. Agora busque uma situação em que você se sente seguro, confiante, fazendo algo que lhe dá prazer e satisfação. À medida que vai resgatando esta situação, imagine um gesto que simbolize esta situação. Pode ser um cruzar o dedos, uma figa, um sinal de positivo. Da cabine de projeção, aperte um botão de controle do filme que faz com que surja um espaço na tela entre as imagens de você bem, antes do incômodo e você bem, depois do incômodo. Agora, estando no conforto e na segurança da cabine, protegido pelo símbolo que você elegeu, aperte a tecla play para o filme rodar e fixe seu olhar na tela de projeção. Assista o desenrolar das cenas, partindo desde a situação em que você estava bem, a história atinge o ponto central e termina com a cena de você bem, depois. Observe o colorido desta última imagem, de você bem. Então imagine-se saindo da cadeira e adentrando na tela, o momento em que você está bem, depois, sempre protegido pelo símbolo que você escolheu. Agora, eu vou contar até 3 e quando

description

Curas de fobias pela PNL

Transcript of André Pércia - Cura de Fobias Pela PNL

Page 1: André Pércia - Cura de Fobias Pela PNL

Nesta primeira parte do exercício, veja-se adentrando numa sala de cinema. Tome um assento. Perceba que a tela de projeção preenche todo o seu visual. Você só consegue enxergar a tela, de tão grande que ela é. Recorde-se da última vez que você viveu a experiência com o seu incômodo. Agora, busque na memória qual foi a primeira experiência com este incômodo. Na sequência, relembre um momento anterior à sua primeira experiência, quando tudo estava bem. Deixe surgir na tela do cinema uma imagem deste momento anterior, quando tudo estava bem. Isso. Escolha um momento, congele a imagem em preto e branco e cole no seu lado esquerdo da tela. Em seguida, deixe surgir na tela do cinema uma imagem de um momento posterior ao incômodo, quando tudo estava bem. Um momento após o incômodo, em que você já tinha passado pelo incômodo e retornado a um estado de bem estar. Tal qual você fez com o momento anterior, congele uma imagem deste momento posterior, só que colorida, e cole no seu lado direito da tela. Perceba agora estas duas imagens se alternando. Você bem, antes. Você bem, depois. Agora veja estas duas imagens ao mesmo tempo. Você bem, antes, você bem, depois. Então, imagine-se saindo do seu corpo e indo até a cabine de projeção, que fica atrás de você. Acomode-se. Veja você mesmo vendo, da cabine de projeção, a tela em que aparece você bem, antes e você bem, depois.

Agora busque uma situação em que você se sente seguro, confiante, fazendo algo que lhe dá prazer e satisfação. À medida que vai resgatando esta situação, imagine um gesto que simbolize esta situação. Pode ser um cruzar o dedos, uma figa, um sinal de positivo. Da cabine de projeção, aperte um botão de controle do filme que faz com que surja um espaço na tela entre as imagens de você bem, antes do incômodo e você bem, depois do incômodo.

Agora, estando no conforto e na segurança da cabine, protegido pelo símbolo que você elegeu, aperte a tecla play para o filme rodar e fixe seu olhar na tela de projeção. Assista o desenrolar das cenas, partindo desde a situação em que você estava bem, a história atinge o ponto central e termina com a cena de você bem, depois. Observe o colorido desta última imagem, de você bem. Então imagine-se saindo da cadeira e adentrando na tela, o momento em que você está bem, depois, sempre protegido pelo símbolo que você escolheu. Agora, eu vou contar até 3 e quando eu disser, 3, rebobine o filme para trás, com você dentro. Imagine-se voltando na fita, com aquele barulho característico, com o som e a imagem retroagindo, numa retrocesso que dura apenas alguns segundos, de tão rápido. Vamos lá, 1, 2, 3.... Muito bem.

Saia então da tela de projeção e volte para a sua cadeira. Assista você bem, antes, bem, depois. Você bem, antes. Você bem, depois. Repita o processo. Você fica vendo você fica vendo você bem, antes... Bem, depois. Faça este processo um pouco mais rápido, agora com o filme todo colorido. Então esta parte de você volta pra cadeira, e você fica assistindo você bem antes... Bem, depois. De novo uma parte de você sai de dentro de você e vai pra sala de projeção, onde você se sente seguro e capaz, com o símbolo que escolheu. Aperte o botão e veja você na poltrona assistindo o filme, com você bem, antes... Você bem, depois. Você percebe que aparece um filme em preto e branco no meio, que corresponde justamente ao seu incômodo. Você observa, analisa o antes, o evento, o desfecho com você bem... Saia da sala e adentre novamente a na tela. Rebobine novamente o filme tal como você fez da vez anterior quando eu contar até 3, mas faça mais rápido. 1, 2, 3....Isso... Muito bem. Saia de dentro da tela e volte pra poltrona. Veja, em preto e branco, a imagem de você bem, antes.

Page 2: André Pércia - Cura de Fobias Pela PNL

Bem, depois. Mais uma vez. e você fica assistindo você bem antes... Bem, depois. De novo uma parte de você sai de dentro de você e vai pra sala de projeção, onde você se sente seguro e capaz, com o símbolo que escolheu. Aperte o botão e veja você na poltrona assistindo o filme, com você bem, antes... Você bem, depois. Saia da sala e adentre novamente a na tela. Rebobine novamente o filme tal como você fez da vez anterior quando eu contar até 3, mas faça mais rápido ainda. 1, 2, 3. Faça ainda mais uma vez. Saia de dentro da tela e volte pra poltrona. Veja, em preto e branco, a imagem de você bem, antes. Bem, depois. Mais uma vez. e você fica assistindo você bem antes... Bem, depois. De novo uma parte de você sai de dentro de você e vai pra sala de projeção, onde você se sente seguro e capaz, com o símbolo que escolheu. Aperte o botão e veja você na poltrona assistindo o filme, com você bem, antes... Você bem, depois. Saia da sala e adentre novamente a na tela. Rebobine novamente o filme tal como você fez da vez anterior quando eu contar até 3, mas faça mais rápido ainda. 1, 2, 3.

Na segunda parte do exercício, em que você tem fixado bem a imagem de você bem, antes e bem, depois, veja na tela você passando por uma situação que no passado lhe gerava o incômodo. Mas note que você enfrenta esta situação com tranquilidade. Deixe que esta imagem apareça na tela da forma mais agradável, com você se sentindo bem, sabendo que você tem o controle da situação e nada lhe incomoda mais.