Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem...

20
INFORMATIVO SCS Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016

Transcript of Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem...

Page 1: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

INFORMATIVO SCS Ano 10, nº 127

08 de Julho de 2016

Page 2: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços – SCS Nº 127 – Ano 10 – Brasília, 08 de Julho de 2016

Sumário

1. CRÉDITO E FINANCIAMENTO .............................................................................. 3

TAXA DE JUROS AO CONSUMIDOR ATINGE MAIOR NÍVEL DESDE 2003 ......................... 3

2. SERVIÇOS ......................................................................................................... 4

CRISE VIRA MOTOR PARA EXPANSÃO DE STARTUPS NO BRASIL .................................. 4

3. SERVIÇOS – CARTÃO DE CRÉDITO ..................................................................... 6

CONHEÇA O CONTA UM, ESPÉCIE DE NUBANK PRÉ-PAGO .......................................... 6

4. SERVIÇOS - INTERNET ....................................................................................... 8

VELOCIDADE DA INTERNET CAI NO BRASIL EM TODAS AS OPERADORAS, APONTA

NETFLIX......................................................................................................................... 8

5. SERVIÇOS – MEIOS DE PAGAMENTO ................................................................ 10

SWATCH TRAZ RELÓGIO DE PAGAMENTO PARA O BRASIL ......................................... 10

6. SERVIÇOS – SOFTWARE E TI ........................................................................... 11

APLICATIVO PARA COMPRA DO MÊS QUER SUBSTITUIR SUPERMERCADOS ............... 11

7. SERVIÇOS – TURISMO...................................................................................... 13

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE TURISMO LGBT EXPANDE ATUAÇÃO NO BRASIL . 13

8. BEM-ESTAR DO CONSUMIDOR ......................................................................... 14

BRASILEIRO CRIA "WHATSAPP PARA TERAPIA" POR R$ 300 AO MÊS ....................... 14

9. FRANQUIAS ..................................................................................................... 16

FRANQUIA PARA TRABALHAR EM CASA PODE SER BOM INVESTIMENTO? ................... 16

10. CURTAS .......................................................................................................... 17

FGV: PREÇOS DE ALIMENTOS ACELERAM NO ATACADO, MAS ARREFECEM NO VAREJO

EM JUNHO .................................................................................................................... 17

IBGE ESTIMA QUEDA DE 8,4% DA SAFRA AGRÍCOLA DO BRASIL EM 2016 ............... 17

11. FEIRAS ............................................................................................................ 18

Page 3: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

3

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

1. Crédito e Financiamento

Taxa de juros ao consumidor atinge maior nível desde 2003

07 de Julho de 2016 Fonte: R7

Os juros das operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas subiram, no

mês passado, aos maiores patamares desde a década de 2000. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas subiram em junho pelo 21º mês consecutivo.

No caso das pessoas físicas, houve aumento nos juros em cinco das seis linhas pesquisadas (juros do comércio; cartão de crédito rotativo; cheque especial; empréstimo pessoal-bancos; e empréstimo pessoal-financeiras). A única queda foi em CDC-financiamento de veículos. O juro médio subiu 0,10 ponto porcentual em junho ante maio, para 8,06% ao mês (153,50% ao ano), o maior nível desde setembro de 2003.

No cartão de crédito, a taxa subiu 0,10 pp, para 15,22% ao mês (447,44% ao ano) em junho, o maior nível desde outubro de 1995. Em relação aos juros do comércio (crediário), houve alta em 11 dos 12 tipos de lojas pesquisadas, com a média geral subindo 0,02 pp, para 5,86% ao mês (98,05% ao ano). A única queda foi em veículos, onde a taxa recuou 0,01 pp, para 2,31% aos mês (31,53% ao ano). No geral, a taxa mais alta foi registrada em Minas Gerais, com 5,97% ao mês (100,54% ao ano).

Entre as pessoas jurídicas, houve alta nas três linhas (capital de giro; desconto de duplicatas, e conta garantida). O juro médio avançou 0,01 pp no mês passado ante o anterior, para 4,63% ao mês (72,14% ao ano), o patamar mais alto desde fevereiro de 2005.

No caso da conta garantida, a taxa subiu 0,02 pp, para 8,05% ao mês (153,22% ao ano), o patamar mais elevado desde o início da série histórica, em 1995.

Segundo a Anefac, as altas podem ser atribuídas a alguns fatores, como o cenário macroeconômico que aumenta o risco de elevação da inadimplência. "Este cenário se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores reduzirem a renda das famílias. Agregado a isto a recessão econômica, que deve promover o crescimento dos índices de desemprego", diz o diretor executivo de estudos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira. "O futuro é um pouco incerto. Como existe a expectativa de que o Banco Central possa vir a reduzir a taxa básica de juros (Selic), nos próximos meses, este fato pode contribuir para a redução das taxas de juros das operações de crédito", acrescenta.

A Anefac lembra que, considerando todas as elevações da Selic promovidas pelo Banco Central desde março de 2013, houve aumento de 7,00 pontos porcentuais (ou alta de 96,55%) na taxa básica de juros, para o nível atual de 14,25%. No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou elevação de 65,53 pp (+74,49%). Já na pessoa jurídica, houve elevação de 28,56 pp (+65,53%). http://noticias.r7.com/economia/taxa-de-juros-ao-consumidor-atinge-maior-nivel-desde-2003-07072016

Voltar ao índice

Page 4: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

4

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

2. Serviços

Crise vira motor para expansão de startups no Brasil

07 de Julho de 2016 Fonte: Exame

A história do mineiro Eduardo L’Hotellier, de 31 anos, parece com a de

jovens ambiciosos do Vale do Silício que, com uma ideia consistente, acabam mudando a lógica de um setor inteiro. Em 2011, L’Hotellier criou a GetNinjas, plataforma online para recrutar mão de obra avulsa, como diarista, carpinteiro e pintor.

Essa espécie de Mercado Livre dos serviços gerais surgiu depois que L’Hotellier, então um consultor com passagem pela McKinsey e pela Angra Partners, sentiu na pele uma dificuldade comum no Brasil: encontrar gente boa para trabalhos domésticos. A crescente demanda fez o negócio decolar rapidamente: a GetNinjas tem hoje 130 000 profissionais cadastrados e 1 milhão de clientes mensais.

A empresa não revela os valores, mas estima-se que o faturamento já atinja 20 milhões de reais por ano. “Os números crescem a taxas de 2 dígitos por mês”, diz L’Hotellier. Um motor para a expansão veloz é a severa crise brasileira: com menos negócios nos clientes habituais, muitos profissionais autônomos migraram para a GetNinjas em busca de novos contatos.

O serviço também chamou a atenção de investidores. Em 2015, o fundo de investimento americano Tiger liderou um aporte de 40 milhões de reais para a ampliação das operações da GetNinjas na América Latina. “A ideia é ser um classificado global de serviços”, afirma L’Hotellier. No horizonte de empreendedores como L’Hotellier, os percalços da economia brasileira estão longe de ser um problema.

Ao contrário: para negócios como o da GetNinjas, a crise é uma oportunidade de brilhar. A ABStartups, uma associação do setor, estima que no ano passado tenham surgido 1 000 empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento, 30% mais do que em 2014.

O volume de recursos aportados em startups brasileiras vem crescendo 30% ao ano desde 2011 — em cinco anos, superou 1,3 bilhão de dólares, segundo a Lavca, associação de fundos com atuação na América Latina. Uma crise econômica costuma ser catalisadora de startups.

Num momento em que o resto da economia precisa ganhar eficiência para lidar com receitas em queda, ganham espaço as empresas inovadoras, enxutas por natureza. Foi assim nos Estados Unidos.

Em 2008, em meio à recessão causada pelo estouro da bolha imobiliária, engatinhavam negócios como o Uber, aplicativo que possibilita o compartilhamento de veículos, e o Airbnb, que permite alugar quartos de particulares. Juntas, as duas empresas valem hoje quase 100 bilhões de dólares.

No Brasil, negócios inovadores têm também encontrado um terreno fértil. Com uma diferença em relação à experiência americana: lá, as startups

Page 5: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

5

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

surgiram num cenário de acesso quase universal à internet. Aqui, apenas metade dos 200 milhões de brasileiros está conectada à rede. Mesmo com muita gente ainda para entrar nesse mercado, o país já é a quinta maior economia digital.

Com uma população hiperativa nas redes sociais, o Brasil está entre os três principais mercados para Facebook, Google e Twitter. Em meio à transição tecnológica de PC para celular como porta de acesso a serviços online, o país tem o maior número de celulares por habitante no mundo.

“Olhando para a frente, isso só deve melhorar o ambiente para startups no Brasil”, diz Julie Ruvolo, diretora de investimentos da Lavca, em São Francisco. Não por acaso, o Google inaugurou em junho, em São Paulo, o Campus, espaço para abrigar empresas de tecnologia. É a sexta unidade no mundo.

“Só países com alta taxa de criação de startups, como o Brasil, recebem esse tipo de investimento”, afirma André Barrence, diretor do Google Campus no Brasil. Com a crise, muitos profissionais qualificados trocaram a gerência em grandes empresas pela abertura de um negócio de tecnologia. http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/111602/noticias/crise-vira-motor-para-expansao-de-startups-no-brasil

Voltar ao índice

Page 6: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

6

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

3. Serviços – Cartão de Crédito

Conheça o Conta Um, espécie de Nubank pré-pago

08 de Julho de 2016

Fonte: Exame

Você tem dificuldade para controlar suas finanças e não sabe usar com consciência o crédito oferecido pelo banco. Ou você é “desbancarizado” —possui dinheiro, mas não tem conta por opção própria, por dificuldade de acesso a uma agência ou porque já teve problemas com instituições financeiras que resultaram em dívidas.

Pessoas com esses perfis são o público-alvo do Conta Um, um aplicativo para smartphones, espécie de Nubank pré-pago, que tem ganhado cada vez mais adeptos. Já são 45 mil usuários e a expectativa de seus fundadores é chegar a 1,2 milhão em três anos.

Funciona assim: primeiro, é preciso criar uma conta através de cadastro no site ou pelo próprio aplicativo, que está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store. Basta informar CPF, nome completo, número de telefone e e-mail, além de criar uma senha. É possível se cadastrar utilizando o login do Facebook.

Uma vez criada a conta, você pode solicitar seu cartão pré-pago MasterCard, que deve chegar até você em poucos dias, e carregá-lo. A partir disso será possível aproveitar os serviços oferecidos, como transferências de valores (TED e DOC para qualquer banco e para outros usuários do Conta Um), pagamento de contas e recarga de celular.

“O sistema permite que o usuário faça todas as transações de um banco, sem precisar de um banco”, diz Pierre Schurmann, cofundador do Conta Um. “Diferente do Nubank, que oferece crédito, nós oferecemos serviços através de uma conta digital, somos uma instituição de pagamentos”, completa.

A ideia, segundo Schurmann, é que todas as pessoas tenham acesso a serviços bancários sem burocracia —como oferece um cartão pré-pago, sem risco de calote para a companhia, é bem simples e rápido para abrir uma conta. É possível fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário comum.

“O cliente não precisa esperar dias ou até semanas para ter acesso ao serviço, já que não temos fazer avaliação de crédito”, afirma Schurmann. “E, se houver qualquer problema ou dúvida, ele consegue se comunicar com a gente através de canais online (no próprio aplicativo, site ou redes sociais do Conta Um) e telefone, o que agiliza e personaliza o procedimento.”

Outra vantagem é que, com o cartão pré-pago, o valor disponível é limitado à quantidade de dinheiro que foi carregada pelo próprio usuário, o que impede que ele fique com saldo negativo. Este tipo de produto é um velho aliado de quem não consegue controlar seu impulso por compras.

“Quando o dinheiro do cartão acaba, a pessoa fica impedida de gastar mais e, assim, acumular dívidas. Ou seja, o bolso agradece”, brinca o consultor financeiro e autor do blog “Você e o Dinheiro” André Massaro.

Segundo Massaro, o produto também é mais seguro do que andar com várias notas de reais na carteira. “Hoje em dia as pessoas não fazem mais isso, porque é muito mais cômodo carregar um cartão consigo. E, se precisar de dinheiro em espécie, é possível sacá-lo utilizando o próprio cartão.”

Page 7: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

7

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

O consultor destaca ainda que a utilização de um meio de pagamento eletrônico gera histórico de movimentação dos recursos. “Uma empresa que possua um cartão pré-pago para uso corporativo consegue monitorar através do extrato no próprio aplicativo onde o dinheiro foi gasto. Assim, reduz o risco de que irregularidades aconteçam”, diz.

Mas é preciso ficar atento com as taxas. No caso do Conta Um, é cobrada uma taxa de 5 reais por mês dos consumidores ativos —o valor é descontado caso haja movimentação da conta. Se não houver, a taxa não será cobrada, e nem acumula. Também é cobrado o valor de 4,90 reais por operação de transferência (DOC e TED), tanto para usuários do Conta Um quanto para outros bancos.

O cartão O Conta Um disponibiliza aos usuários exclusivamente o cartão pré-pago da

MasterCard. Ele é aceito em todos os lugares que trabalham com esta bandeira. E o usuário também pode utilizar mais de um milhão de caixas automáticos MasterCard, Maestro ou Cirrus para sacar dinheiro com seu cartão pré-pago. Veja aqui onde encontrar o caixa mais próximo a você.

Para carregar o cartão, o usuário consegue emitir um boleto com o valor desejado através do aplicativo ou site Conta Um. Também é possível colocar créditos em lojas do Pão de Açúcar e do Extra, direto no caixa.

Há um limite de movimentação de 15 mil reais por mês com cada cartão, mas, para carregar um valor acima de 5 mil reais, será exigida a apresentação de documento pessoal e comprovante de residência —norma do Banco Central—, segundo Schurmann. É permitido ter até oito cartões por CPF.

O usuário do cartão pré-pago oferecido pelo Conta Um tem direito aos benefícios do programa Surpreenda, da MasterCard. Apesar de o programa da bandeira oferecer ao cliente que adquirir um pacote de viagem a possibilidade de ganhar um pacote adicional, ele não permite que os pontos gerados em compras possam ser convertidos em milhas. Veja aqui outros benefícios oferecidos pelo programa.

Se informe O Conta Um oferece exclusivamente o cartão pré-pago da MasterCard, mas

você consegue encontrar no mercado produtos semelhantes de outras bandeiras, como a Visa, por exemplo —o diferencial, neste caso, são os serviços oferecidos pelo aplicativo, como as transferências e pagamentos de contas.

De qualquer forma, a dica de especialistas em finanças é se informar sobre todas as taxas antes de adquirir qualquer produto. Uma pesquisa realizada pela Proteste (associação dos consumidores) no início deste ano mostrou que, em alguns casos, as taxas cobradas para utilizar cartões pré-pagos podem não valer a pena.

Os cartões pré-pagos analisados na pesquisa não são aqueles usados para viagens, que permitem fazer pagamentos em outros países e são carregados com moedas como o dólar e o euro.

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/conheca-o-conta-um-especie-de-nubank-pre-pago

Voltar ao índice

Page 8: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

8

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

4. Serviços - Internet

Velocidade da Internet cai no Brasil em todas as operadoras, aponta Netflix

06 de Julho de 2016

Fonte: G1

A Netflix libera com frequência os resultados do ranking de velocidade da Internet. Atualmente, os números mostram uma queda geral na qualidade da banda larga do Brasil ao longo dos cinco primeiros meses de 2016. Os dados, divulgados em junho, revelam que a banda larga brasileira tem perdido velocidade, com todas as operadoras analisadas apresentando desempenho inferior a medições anteriores, prolongando uma tendência de queda desde janeiro.

O ranking de banda larga da Netflix é uma estimativa que analisa a velocidade de conexão da base de usuários do serviço no mundo todo, fornecendo dados que permitem analisar não apenas quais países possuem Internet de melhor qualidade, mas também quais são as operadoras de melhor performance.

Como é realizado o teste? A Netflix monitora a velocidade média com que seus usuários acessam

seu catálogo de vídeos durante horários de pico, traçando a partir da coleta desses números resultados que lançam um olhar sobre a performance geral da Internet em uma série de países em que opera — incluindo o Brasil.

No caso do uso do streaming de vídeos, a baixa velocidade e conexão instável prejudicam a qualidade da experiência de assistir filmes e séries online, já que esses fatores podem forçar vídeos em baixa resolução: quanto mais rápida a Internet, melhor a qualidade do filme e da série na telinha.

Queda da velocidade do Brasil Levando-se em conta as medições realizadas em 2016, a velocidade da

Internet brasileira vem caindo. O gráfico abaixo mostra que, desde o mês de janeiro, houve queda no desempenho médio da banda larga no país.

Em janeiro, a velocidade média da Internet no país era superior a 2,7 Mbps. Em maio, o índice ficou entre 2,6 e 2,625 Mbps. O resultado geral dos primeiros cinco meses é uma média entre a performance de todas as operadoras analisadas no ranking.

Algo que contribui para o cenário negativo é o fato de que, no mês de maio, todas as operadoras mencionadas no ranking demonstraram perda de desempenho. Live TIM e Vivo foram as que perderam mais velocidade de abril para o mês seguinte: de 3,19 Mbps (mebabits por segundo) para 3,11 Mbps no caso da Live TIM e de 1,96 para 1,88 no caso da Vivo. Em ambos os casos, houve perda de 0,8 Mbps (ou 800 Kbps).

Quem se manteve mais estável foi a GVT, com perda de apenas 0,3 Mbps (300 Kbps). Contudo, vale lembrar, que durante o período a operação da GVT foi absorvida pela Vivo e o cenário pode mudar.

Page 9: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

9

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

A Live TIM, mesmo tendo perdido bastante de um mês para outro, ainda é a operadora com melhor performance na hora de consumir o streaming da Netflix. Em segundo, vem a Net Virtua (3,07 Mbps).

A GVT ficou em terceiro lugar com 2,92; a Algar em quarto com 2,27; a Oi em quinto lugar com 1,92 e, na lanterna, a Vivo, com 1,88 Mbps. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/velocidade-da-internet-cai-no-brasil-em-todas-operadoras-aponta-netflix.html

Voltar ao índice

Page 10: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

10

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

5. Serviços – Meios de Pagamento

Swatch traz relógio de pagamento para o Brasil

05 de Julho de 2016 Fonte: Mobiletime

Swatch trouxe para o Brasil o Bellamy, seu primeiro relógio para pagamento

sem contato, usando o padrão NFC para comunicação por aproximação. O produto conta com um elemento seguro fornecido pela OT associado a uma conta de cartão de débito pré-pago Visa emitido pela Brasil Pré-Pagos. Na prática, o relógio funciona como um cartão e pode ser carregado com crédito pelo site da Brasil Pré-Pagos na Internet. Para realizar pagamentos, basta aproximar o relógio de qualquer terminal de POS que aceite NFC – são mais de 2,5 milhões no Brasill. Quatro versões em cores diferentes do Bellamy serão vendidas a partir de julho no País ao preço de R$ 725 cada. Foram produzidas alguns milhares de unidades para o primeiro lote de venda no Brasil. Somente outros dois mercados tiveram o produto lançado até agora: Suíça e China.

O nome Bellamy foi inspirado no escritor norte-americano Edward Bellamy, que em 1888 escreveu o livro "Daqui a cem anos: revendo o futuro", no qual previa um mundo sem dinheiro em papel ou moeda, relatou Carlo Giordanetti, diretor criativo da Swatch, durante a apresentação do produto nesta terça-feira, 5, no Rio de Janeiro.

"Estamos dando um novo passo nos meios eletrônicos de pagamento. O cartão não vai deixar de existir na minha geração, mas estamos observando a desconstrução dele em vários formatos, como o celular, ou os vestíveis, ou em relógios, como o Bellamy", disse Percival Jatobá, vice-presidente da Visa no Brasil.

Tecnologia Cabe ressaltar que o Bellamy não é um relógio conectado ou um "smart

watch". Ele não acessa a Internet e nem se comunica com o smartphone do dono. Mas dentro dele há uma antena NFC para a realização do pagamento por aproximação, além do elemento seguro instalado pela OT em seu centro de serviços em Cotia/SP. É o mesmo local onde é feita a personalização de cartões de crédito e de débito de vários emissores, explica Paollo Villasco, presidente da OT para América Latina.

Para pagamentos até R$ 50, basta aproximar o relógio da máquina de POS. Acima desse valor, é necessário digitar uma senha no terminal, que deve ter sido previamente registrada no site da Brasil Pré-Pagos. Ao contrário dos smartwatches em geral, o Bellamy não precisa ser recarregado recorrentemente: sua bateria dura por vários anos. Mas a validade do cartão de débito pré-pago embutido nele é de quatro anos. O acompanhamento do extrato pode ser feito pelo site ou pelo app da Brasi Pré-Pagos. http://www.mobiletime.com.br/05/07/2016/swatch-traz-relogio-de-pagamento-para-o-brasil/444502/news.aspx?__akacao=3441442&__akcnt=4b5767d4&__akvkey=7782&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=MOBILE+TIME+News+-+05%2F07%2F2016+22%3A05

Voltar ao índice

Page 11: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

11

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

6. Serviços – Software e TI

Aplicativo para compra do mês quer substituir supermercados

07 de Julho de 2016

Fonte: Exame Um grupo de jovens empresários investiu R$ 10 milhões numa startup

com a proposta de que as pessoas aposentem o carrinho de supermercado para fazer a "compra do mês", que inclui itens básicos, como sabão em pó, óleo e papel higiênico.

A ideia é que, por meio do site ou aplicativo da Home Refill, os consumidores programem a compra desses itens sem sair de casa. O serviço estreia oficialmente na próxima semana, apenas na cidade de São Paulo.

Faz um ano e sete meses que Guilherme Aere dos Santos, de 26 anos, presidente executivo da Home Refill, testa o conceito. "A plataforma vai dar economia, o consumidor não poderá mais ser enganado", diz Santos.

Segundo ele, a ineficiência dos supermercados - com quase 90 dias de estoques acumulados entre centros de distribuição e lojas - geram uma experiência ruim para comprador.

Um dos motes da campanha publicitária, assinada pelo publicitário Caio Andrade, é que hoje o consumidor paga por dois produtos, leva três, mas na verdade só precisa de um.

Segundo os executivos, o serviço vai ajudar a acabar com a compra por impulso, deixará de acumular produtos desnecessários em casa e poderá usufruir dos benefícios da negociação direta com a indústria.

O sócio e diretor financeiro da empresa, Eduardo Chazan, de 27 anos, diz que hoje as negociações entre o varejo e a indústria estão difíceis e os fabricantes, muito pressionados.

A proposta, no modelo da Home Refill, é comprar os produtos diretamente dos distribuidores e de indústrias de segmentos diversos. Oito grandes fabricantes, entre as quais a Unilever, e 200 fornecedores já vendem seus produtos para a plataforma.

Medida certa Durante o período de testes, os empreendedores conseguiram identificar

a lista de compra básica para oito perfis: solteiro, casal sem filho, casal com filhos até 3 anos, casal com filhos até 12 anos, casal com filhos mais velhos, repúblicas, pequenos escritórios e consumidores idosos.

Ao fazer o cadastro na plataforma, a pessoa vai escolher o perfil em que se encaixa e personalizar a lista. Ao todo, mais de 2 mil produtos estão disponíveis no Home Refill, entre alimentos, artigos de higiene e limpeza, utilidades domésticas e itens para animais de estimação.

O consumidor vê o preço daquele produto nas lojas físicas, o preço médio e a economia proporcionada pela compra no site. A entrega é realizada sete dias após o pagamento com cartão de crédito, sem custo de frete.

Page 12: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

12

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

Santos conta que a isenção de frete é possível porque a startup tem como sócia a Logos, uma das maiores empresas de logística do mercado brasileiro.

Ela compartilha seus caminhões para transportar produtos e também os centros de distribuição.

Economia Após a primeira compra, um algoritmo vai monitorar a lista de produtos

criada pelo consumidor e oferece marcas com preços mais em conta, além de ajudar o cliente comprar as quantidades de produto que realmente precisa.

Chazan calcula que, numa cesta com 72 produtos, o consumidor que utiliza o Home Refill pode economizar, em média, 15% no valor total, na comparação com a compra em supermercados.

Os jovens empresários têm metas ousadas: atualmente, eles faturam R$ 600 mil, com um total de 2 mil consumidores cadastrados. Até dezembro deste ano, eles estimam que terão 30 mil clientes e faturamento de até R$ 11 milhões.

Procurada, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) disse que não tinha porta-voz para comentar o assunto.

Para os executivos, a chave do sucesso da plataforma é a relação direta com a indústria, que vai ganhar acesso às informações sobre o perfil de consumo das pessoas.

A médio prazo, isso permitirá que elas programem melhor sua produção. Quanto a possíveis conflitos de interesses da indústria escoar seus

produtos pelas lojas tracionais e também por meio de aplicativos, a Unilever informou, por meio de nota, que "tem uma estratégia diversificada para atender a diferentes necessidades e perfis de consumidores". http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/aplicativo-para-compra-do-mes-quer-substituir-supermercados

Voltar ao índice

Page 13: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

13

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

7. Serviços – Turismo

Associação internacional de turismo LGBT expande atuação no Brasil

07 de Julho de 2016 Fonte: Brasilturis

A Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA – International Gay &

Lesbian Travel Association na sigla em inglês) deu as boas-vindas a Clovis Casemiro como novo membro de sua equipe internacional nesta semana e com o título de Coordenador – Brasil. A posição foi criada para encorajar um maior envolvimento entre as empresas de turismo, que recebem e operam os turistas LGBT no Brasil – um dos maiores mercados para o segmento na América do Sul e para todos os associados globais da IGLTA.

77COMPARTILHAMENTOS COMPARTILHAR TWEETAR COMPARTILHAR EMAIL COMENTÁRIOS

A Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA – International Gay & Lesbian Travel Association na sigla em inglês) deu as boas-vindas a Clovis Casemiro como novo membro de sua equipe internacional nesta semana e com o título de Coordenador – Brasil. A posição foi criada para encorajar um maior envolvimento entre as empresas de turismo, que recebem e operam os turistas LGBT no Brasil – um dos maiores mercados para o segmento na América do Sul e para todos os associados globais da IGLTA.

“O Brasil tem consistentemente se classificado como um dos principais países da América do Sul para o turismo-friendly LGBT e temos um longo relacionamento com a Embratur, Revista VIAG e Abrat GLS”, disse John Tanzella, Presidente da IGLTA. “A fim de se conectar melhor com a indústria do turismo brasileiro, precisamos ter alguém fluente em português, que compreenda o mercado. Clovis traz mais de três décadas de experiência, incluindo quase 20 anos de trabalho com a IGLTA”.

Casemiro, que reside em São Paulo, começou sua carreira no turismo em 1979 e envolveu-se com a IGLTA em 1997. Atuou por quatro anos à frente da diretoria da associação (1998-2002) – e por cinco anos como embaixador voluntário (2007-2012) – promovendo o turismo LGBT no Brasil. Sua experiência no setor inclui a participação direta nas áreas de vendas, marketing e gestão com algumas das principais redes hoteleiras como Othon, Sheraton, Blue Tree e Nobile. Também tem passagem pela operadora de turismo TAM Viagens e ajudou a abrir o departamento LGBT da empresa.

“Estou muito orgulhoso em voltar para a família IGLTA”, disse Casemiro. “Meu tempo com a associação foi muito importante para o Brasil e nossos membros. Trouxemos novos destinos como Florianópolis (SC), Recife (PE), Salvador (BA) e o aumento do mercado para o Rio de Janeiro e São Paulo. Espero abrir mais destinos com nosso estilo brasileiro”, conclui Clóvis

O e-mail institucional para contatos diretos com Clovis Casemiro é o [email protected] http://novo.brasilturis.com.br/associacao-internacional-de-turismo-lgbt-expande-atuacao-no-brasil/

Voltar ao índice

Page 14: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

14

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

8. Bem-Estar do Consumidor

Brasileiro cria "WhatsApp para terapia" por R$ 300 ao mês

07 de Julho de 2016 Fonte: Exame

E se você pudesse conversar com o seu psicólogo ao longo do mês

apenas abrindo um aplicativo no seu smartphone? Um empreendedor brasileiro criou uma plataforma que conecta

psicólogos e pacientes por mensagens de texto, funcionando como uma espécie de WhatsApp da terapia.

O app é chamado Fala Freud e poderá ser usado em todo o território nacional, colocando psicólogos do sudeste para atender pacientes do centro-oeste e vice-versa.

Criado por Yonathan Yuri Faber, ele tem o objetivo de levar o atendimento psicológico para locais em que não existem muitos psicólogos ou para pessoas que não têm dinheiro para pagar por sessões de terapia.

A mensalidade do Fala Freud é de 300 reais. Metade desse valor fica com o psicólogo que presta o atendimento via aplicativo, enquanto o restante fica com a empresa de Faber.

Semanalmente, os psicólogos precisam escrever relatórios sobre o progresso dos pacientes. Antes do início do atendimento, o psicólogo-chefe da plataforma faz uma triagem para identificar se a pessoa tem ou não perfil para ser atendida por meio do app.

Por exemplo, pessoas com distúrbios psicológicos graves não poderão ser clientes do aplicativo, pois precisam de um atendimento presencial.

O aplicativo, entretanto, ainda divide opiniões de psicólogos. "O atendimento, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não irá

substituir o da terapia presencial, ele será baseado em uma orientação, um acolhimento e que com certeza ajudará muitas pessoas a evoluírem e se tornarem cada vez mais inteligentes emocionalmente. Aqueles casos em que realmente houver necessidade de um acompanhamento intenso indicaremos a terapia tradicional", afirmou Dayane Costa Fagundes, psicóloga que atenderá pacientes por meio do Fala Freud. "Muitas pessoas tem dificuldades e estigmas para ir a um consultório terapêutico, outras têm receio em falar frente a frente com alguém sobre seus problemas."

Já a psicóloga Renata Paula Monticcelli tem uma visão cética em relação ao aplicativo.

"A fala ou a escrita não detecta emoções verdadeiras. Elas podem ser mentirosas. Na terapia, a pessoa se defende, se justifica e fala coisas que às vezes fazem sentido, às vezes não. Se o profissional interpretar a linguagem corporal, ele pode entender melhor os sentimentos verdadeiros do paciente. A escrita é subjetiva. Não tem como eu por minha mão no fogo dizendo que o que eu escrevo será interpretado da maneira que eu quero", declarou a profissional, que tem 35 anos de experiência em atendimento psicológico.

Page 15: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

15

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

"Na terapia, é preciso ter vínculo com a pessoa. Não é como abrir uma geladeira quando você precisa de alguma coisa", disse Renata.

Faber, fundador do Fala Freud, sabe que existe uma resistência por parte dos psicólogos, mas acredita que as gerações de profissionais mais jovens irão se adaptar bem ao atendimento via app. Ele cita o exemplo do bem-sucedido Talk Space, um aplicativo semelhante que oferece orientação psicológica a pacientes nos Estados Unidos.

"A psicologia ainda é uma ciência muito moderna. A geração de psicólogos que temos hoje no Brasil já é muito antiga. Essas pessoas cresceram na era da TV e não na era do smartphone. Quando você entrega esse aplicativo na mão de uma pessoa como essa, ela o enxerga com outros olhos. Mas toda ciência evolui", afirmou Faber.

O Conselho Federal de Psicologia deixa claro que o aplicativo não substitui a terapia presencial.

"O atendimento clínico, a psicoterapia em si, não é recomendável via aplicativos, Skype ou métodos semelhantes. Do ponto de vista de uma terapia, isso não é regulamentado, está vedado. Não é possível fazer atendimentos via app ou Skype", afirmou Rogério Oliveira, conselheiro do Conselho Federal de Psicologia.

"A psicologia vai além de conceitos simples, como escuta ou fala. A psicologia tem diversos conceitos do atendimento clínico que vai muito além do senso comum. Isso é uma barreira para as tecnologias atuais", declarou Oliveira.

O Fala Freud tem previsão de lançamento o final de julho, com 50 psicólogos, entre os mais de 2 mil interessados em participar do app. No entanto, ele ainda precisa de uma parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia.

"O app precisa passar pelo crivo do Conselho para que os profissionais não cometam falta ética, o que pode levar a uma cassação do registro, bem como para que pessoas que não são psicólogos não atendam pacientes de forma fraudulenta", segundo Oliveira. http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/brasileiro-cria-whatsapp-para-terapia-por-r-300-ao-mes

Voltar ao índice

Page 16: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

16

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

9. Franquias

Franquia para trabalhar em casa pode ser bom investimento?

07 de Julho de 2016 Fonte: Sua Franquia

Trabalhar de casa. Quem nunca pensou nessa possibilidade? E é por realizar

essa vontade aliada ao baixo investimento para se tornar empreendedor que as franquias home based ganham cada vez mais adeptos no mercado brasileiro. “Além das facilidades de se trabalhar em casa, como a flexibilidade de horário, há outras vantagens como o baixo valor envolvido no momento da aquisição de uma franquia home based”, explica Marco Lisboa, diretor da Vip House Mais, microfranquia especializada em limpeza e higienização de ambientes residenciais e comerciais e que tem investimento a partir de R$ 15 mil.

O executivo explica que a não obrigatoriedade de ponto comercial logo no início do negócio reduz o valor que será pago pela franquia e, consequentemente, o tempo de retorno de investimento. “Outro ponto é a redução dos custos fixos mensais com funcionários, por exemplo, já que o próprio empreendedor pode executar os serviços”, complementa.

Lisboa ressalta, porém, que o resultado do investimento, como em todo tipo de negócio, exige disciplina. “Estar em casa não significa ter menos trabalho. É preciso ter muita responsabilidade por parte do empreendedor para fazer a franquia engrenar”.

Atualmente, diversas redes oferecem o modelo de franquias para trabalhar em casa. O Portal Sua Franquia listou 20 opções de microfranquias:

Ahoba Viagens – Investimento inicial: R$ 3 mil Auto Spa Express – Investimento inicial: R$ 9,9 mil Mr. Kids – Investimento inicial: R$ 20 mil DivulgaPão – Investimento inicial: R$ 20 mil Portal da Cidade – Investimento inicial: R$ 20,750 mil Flyworld Viagens – Investimento inicial: R$ 21 mil Quinta Valentina – Investimento inicial: R$ 21 mil Web4br – Investimento inicial: R$ 22,5 mil Dona Resolve – Investimento inicial: R$ 30 mil The Kids Club – Investimento inicial: R$ 31 mil Help Home – Investimento inicial: R$ 33,5 mil Tutores – Investimento inicial: R$ 33,5 mil Jan-Pro – Investimento inicial: R$ 35,8 mil Concretta – Investimento inicial: R$ 36 mil San Martin – Investimento inicial: R$ 37,8 mil Dr. Jardim – Investimento inicial: R$ 39,5 mil Sr. Computador – Investimento inicial: R$ 45,5 mil Guia-se – Investimento inicial: R$ 58,4 mil Doutor Faz Tudo – Investimento inicial: R$ 63 mil Doutor Lubrifica – Investimento inicial: R$ 63 mil

http://www.suafranquia.com/noticias/especial/2016/07/franquia-para-trabalhar-em-casa-pode-ser-bom-investimentor.html

Voltar ao índice

Page 17: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

17

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

10. Curtas

FGV: preços de alimentos aceleram no atacado, mas arrefecem no varejo em junho

07 de Julho de 2016 Fonte: R7

Os preços dos alimentos são destaque no Índice Geral de Preços -

Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado nesta quinta-feira, 7, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Pressionados pelos produtos agrícolas, os alimentos aceleraram os preços no atacado, principais responsáveis pela intensificação do IGP-DI, que ficou em 1,63% em junho ante 1,13% em maio. Por outro lado, o grupo Alimentação foi o principal responsável pela desaceleração no IPC-DI, indicador que apura a evolução de preços no varejo e oscilou de 0,64% em maio para 0,26% em junho.

Segundo a FGV, o principal responsável pela aceleração dos preços no atacado foi o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 0,41% em maio para 16,07% em junho. Despontaram no atacado, entre os maiores impactos no IPA-DI, os preços da soja (em grão), apesar da desaceleração de 14,01% em maio para 11,90% em junho; e do feijão (em grão), que aceleraram de 7,34% para 58,72% na mesma base de comparação.

No varejo, por sua vez, seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, informou a FGV. A contribuição de maior magnitude para o recuo da taxa do IPC partiu do grupo Alimentação, que passou de alta de 0,77% em maio para 0,07% em junho. "Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item frutas, cuja taxa passou de 1,03% para -11,75%", diz a FGV em nota.

IBGE estima queda de 8,4% da safra agrícola do Brasil em 2016

07 de Julho de 2016

Fonte: R7

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho estima uma safra de 191,8 milhões de toneladas em 2016, um recuo de 8,4% em relação à produção de 2015, de 209,4 milhões de toneladas, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova projeção é ainda 2,1% menor do que o previsto em maio, com 4,0 milhões de toneladas a menos.

Área colhida A estimativa da área a ser colhida pelos produtores agrícolas brasileiros em

2016 é de 57,6 milhões de hectares, uma queda de 0,1% em relação a 2015, quando foram colhidos 57,6 milhões de hectares de grãos, aponta o IBGE. Em relação à estimativa de maio, a área projetada recuou 0,3%. O arroz, o milho e a soja - os três principais produtos da safra nacional - respondem por 87,4% da área a ser colhida e 92,4% da estimativa da produção.

Na comparação com 2015, houve acréscimo de 2,8% na área prevista de soja e redução de 1,2% na de milho. A projeção da área de arroz teve redução de 9,4%. Quanto à produção, houve recuo de 0,6% na estimativa para a soja, de 12,2% para a de arroz e queda de 18,0% para a de milho, quando comparadas a 2015.

Voltar ao índice

Page 18: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

18

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

11. Feiras

01/07/2016 até 10/07/2016 – EXPOTCHÊ Setor: Multisetores Local: Expobrasília Cidade: Brasília – DF 06/07/2016 até 08/07/2016 - FEBRAVAR Setor: Comércio Varejista, Atacadista e Franquias Local: Centro de Eventos BarraShoppingSul Cidade: Porto Alegre – RS 06/07/2016 até 09/07/2016 – EXPOEVANGÉLICA Setor: Multisetores Local: Centro de Eventos do Ceará Cidade: Fortaleza – CE 08/07/2016 até 10/07/2016 –FEICOOP Setor: Artesanato, Artes e Coleções Local: Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter Cidade: Santa Maria – RS 10/07/2016 até 12/07/2016 – PROFESSSIONAL FAIR Setor: Beleza e Estética Local: Expominas - BH Cidade: Belo Horizonte – MG 10/07/2016 até 12/07/2016– HAIR BRASILIA AND BEAUTY Setor: Beleza e Estética Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães Cidade: BRASÍLIA – DF 12/07/2016 até 17/07/2016– MEGA ARTESANAL 2016 Setor: Artesanato, Artes e Coleções Local: São Paulo Expo Cidade: São Paulo – SP 12/07/2016 até 14/07/2016–TRANSPOSUL Setor: Transporte e Logística Local: Centro de Eventos FIERGS Cidade: Porto Alegre – RS

Page 19: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Informativo SCS

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

19

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

15/07/2016 até 24/07/2016 – EXPOBEL Setor: Multisetores Local: Parque de Exposições Rio Apa Cidade: Bela Vista – MS 17/07/2016 até 19/07/2016 – ENFLOR - GARDEN FAIR Setor: Agronegócio Local: Recinto da Expoflora Cidade: Holambra – SP 18/07/2016 até 21/07/2016 – ELETROLAR SHOW Setor: Multisetores Local: Transamerica Expo Center - São Paulo - SP Cidade: São Paulo – SP 18/07/2016 até 21/07/2016 – LATIN AMERICAN ELECTRONICS - 2A. INTERNATIONAL TRADE SHOW Setor: Multisetores Local: Transamerica Expo Center - São Paulo - SP Cidade: São Paulo – SP 20/07/2016 até 22/07/2016 – SUPER MIX 2016 Setor: Comércio Varejista, Atacadista e Franquias Local: polo comercial de caruaru Cidade: caruaru – PE 20/07/2016 até 22/07/2016 – EXPO USIPA Setor: Multisetores Local: Associação Esportiva e Recreativa Usipa Cidade: Ipatinga - MG

O Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras está disponível no site

Voltar ao índice

Page 20: Ano 10, nº 127 08 de Julho de 2016 - mdic.gov.br · fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário

Elaboração: Departamento de Políticas de Comércio e Serviços - Secretaria de Comércio e Serviços

20

“As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e podem não refletir a opinião da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”