Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

8
Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014 Pág.6 Pág.7 Pág.6 Págs.4 e 5 Otimismo e alto astral são marcas de colaborador Festa em comemoração ao Dia das Crianças agita ADC Rumo ao crescimento: Avibras inaugura moderna fábrica de blindados Instalações 2 e 4 promovem Sipat com sucesso Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014 A Cooperativa da Avibras está se pre- parando para trazer novidades aos cooperados. A sede da entidade cará em denitivo na Instalação 2, e novos pro- dutos e serviços serão lançados em 2015. Será criada uma espécie de Lan House, na qual os cooperados poderão acessar a internet em horários determi- nados para consultas e pesquisas. Tam- bém será oferecido o serviço de interme- O Jornal Nossa Gente traz uma maté- ria especial sobre a nova fábrica de veículos blindados, que começa a operar na Instalação 2, em Jacareí, a partir de dezembro. Em uma área de 18 mil metros qua- drados, a planta vai aumentar a produtivi- dade, a capacidade industrial e o potencial tecnológico da empresa, além de reduzir custos. Com a transferência da Instalação 4, todas as operações serão centraliza- das, oferecendo maior infraestrutura ao atendimento das demandas nacional e internacional. A Avibras também está com nova por- taria e recepção. Todas as melhorias de infraestrutura fazem parte de um projeto arrojado e inovador. Nova Cooperativa 2015 Mais informações pelos ramais 6379 e 7281 diação na venda de dólar para viagens. Entre dezembro e janeiro, a Coope- rativa vai distribuir material escolar aos seus cooperados e dependentes. ASTROS é atração em desfile na Indonésia na Indonésia Pág.3

Transcript of Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

Page 1: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

Pág.6 Pág.7 Pág.6

Págs.4 e 5

Otimismo e alto astral são marcas de colaborador

Festa em comemoração ao Dia das Crianças agita ADC

Rumo ao crescimento: Avibras inaugura moderna fábrica de blindados

Instalações 2 e 4 promovem Sipat com sucesso

Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

A Cooperativa da Avibras está se pre-parando para trazer novidades aos

cooperados. A sede da entidade fi cará em defi nitivo na Instalação 2, e novos pro-dutos e serviços serão lançados em 2015.

Será criada uma espécie de Lan House, na qual os cooperados poderão acessar a internet em horários determi-nados para consultas e pesquisas. Tam-bém será oferecido o serviço de interme-

O Jornal Nossa Gente traz uma maté-ria especial sobre a nova fábrica de

veículos blindados, que começa a operar na Instalação 2, em Jacareí, a partir de dezembro.

Em uma área de 18 mil metros qua-drados, a planta vai aumentar a produtivi-dade, a capacidade industrial e o potencial tecnológico da empresa, além de reduzir custos.

Com a transferência da Instalação 4, todas as operações serão centraliza-das, oferecendo maior infraestrutura ao atendimento das demandas nacional e internacional.

A Avibras também está com nova por-taria e recepção. Todas as melhorias de infraestrutura fazem parte de um projeto arrojado e inovador.

Nova Cooperativa 2015

Mais informações pelos ramais

6379 e 7281

diação na venda de dólar para viagens. Entre dezembro e janeiro, a Coope-

rativa vai distribuir material escolar aos seus cooperados e dependentes.

ASTROS é atração em desfile

na Indonésiana Indonésia

Pág.3

Page 2: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

2

Sami HassuaniPresidente

E X P E D I E N T EPublicação bimestral da Avibras dirigida aos colaboradores.

Projeto gráfi co e editorial: SCV (Setor de Comunicação Visual).

E-mail: [email protected]

Supervisão: Paulo Sá.

Jornalista responsável: Graziela Marques MTB 39686.

Diagramação: Carlos Souza.

Fotos: Comunicação Visual e departamentos.

Impressão: Gráfi ca Ibraphel – São Paulo. Tel: (11) 3256-1088.

Tiragem: 1.800 exemplares. Fechamento da edição: 23/10/2014

Administração

Benefícios

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O objeti-

vo é chamar a atenção da sociedade em geral sobre a importância da prevenção, reforçando que os exames das mamas devem ser feitos, pelo menos uma vez por ano, pelas mulheres com mais de 40 anos de idade ou com histórico familiar da doença.

O público masculino também deve fi car atento, pois embora seja raro, o ho-mem também pode ter câncer de mama.

Conscientização sobre o Câncer de Mama

Para cada 100 mulheres, que recebem o diagnóstico de câncer de mama, pelo menos um homem tem a doença.

Engajados nesta iniciativa, o Poli-clin Saúde e a Unimed Lorena realiza-ram uma campanha de mamografi as. As benefi ciárias, que não participaram desta campanha, e que não estão com os exames em dia, devem procurar o seu ginecologista para acompanhamento.

Se diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem cura.

C o

Departamentos

O que faz a área de Treinamento?

Terezinha e Cristiano em novo prédio do Treinamento

A Área de Treinamento da Avibras, su-bordinada à Gerência Administrati-

va e de Tecnologia da Informação (GAT), busca garantir o crescimento e desenvolvi-mento de seus colaboradores para geração dos melhores resultados através de trei-namentos específi cos, identifi cados nos gaps de competência individuais ou orga-nizacionais.

O setor é res-ponsável pela agen-da de treinamentos internos, pela exe-cução e emissão de certifi cados, pelo acompanhamento dos processos dos aprendizes do Senai, pelas inscrições e negociação dos trei-

namentos externos. Também acompanha os processos de

pós-graduação, mestrado e doutorado dos colaboradores, o desenvolvimento dos es-tagiários, além de participar de feiras es-tudantis e de supervisionar os processos de comissionamento, elaborando relató-

rios sobre os conhe-cimentos técnicos para a nova função e o perfi l psicológico.

A área conta com dois profi ssio-nais: a coordenado-ra de Treinamento e Seleção Terezinha de Fátima Siqueira e o auxiliar admi-nistrativo Cristiano de Almeida Ribeiro.

Com o objetivo de oferecer maior co-modidade e conforto aos colaborado-

res, a Avibras está com nova empresa de transporte coletivo. Com larga experi-ência no mercado, o Rápido Litoral que, atua há cerca de 30 anos no mercado, começa a operar na empresa no dia 1º de novembro.

Os colaboradores desfrutarão de conforto, rapidez, segurança e pontu-alidade. Os ônibus são equipados com Wi-Fi e ar-condicionado. Os itinerários serão mantidos.

Rápido Litoral é a nova empresa de transporte coletivo da Avibras

Com expressivos contratos no Brasil e no exterior, a Avibras está no rumo do cres-

cimento, contribuindo para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).

Um exemplo disso é a nova fábrica de blindados, que estará em pleno funciona-mento na primeira quinzena de dezembro. Resultado de um projeto arrojado e empre-endedor, a planta vai aumentar a capacidade industrial e o potencial tecnológico da em-presa, além de reduzir custos.

A fábrica de blindados permitirá o de-senvolvimento de novos produtos, favorecen-do assim a criação de mais empregos e o au-mento do leque de produtos para os mercados nacional e internacional.

O cenário é positivo, mas os desafi os persistem. A indústria de defesa no Bra-sil enfrenta ainda alguns percalços, que aca-bam atravancando o crescimento do setor.

Podemos citar as burocracias contratu-ais e as inconstâncias orçamentárias do go-verno. São entraves que, muitas vezes, impe-dem o acesso à fonte de recursos ou provocam o contingenciamento do orçamento.

É necessário fazer ajustes, melhorando os instrumentos de governo, para garantir a perenidade das empresas. Faz-se necessá-rio rever a governança hoje existente, crian-do meios para que setores ligados à inovação e ao desenvolvimento de tecnologia de ponta tenham acesso a crédito de maneira mais simplifi cada e sem o rigor desproporcional praticado atualmente.

O setor de alta tecnologia é capaz de iniciar um novo ciclo econômico para o Bra-sil, no qual produtos e serviços gerados têm uma grande capacidade de produzir riquezas no país e aumentar a pauta de exportação.

É com este propósito que a Avibras tem conduzido os seus negócios, visando o forta-lecimento da cadeia produtiva de defesa, a melhora da competitividade e a garantia da sustentabilidade fi nanceira.

Por uma base industrial de defesa forte

borado-resa deexperi-

ral que, ercado,

dia 1º

rão depontu-os com m m erários

Page 3: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

3

Eventos

A Avibras foi destaque no tradicional desfi -le militar, realizado no dia 7 de outubro,

em comemoração aos 69 anos das Forças Ar-madas da Indonésia. O desfi le, que aconte-ceu na Base Naval em Surabaya, apresentou os mais sofi sticados equipamentos de defesa das Forças Armadas , entre eles, as viaturas do Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (ASTROS), desenvolvi-das e fabricadas pela Avibras.

Realizado anualmente pelo governo da Indonésia, o evento tem por objetivo celebrar a fundação das Forças Armadas Nacional, datada de 5 de outubro de 1945. O presiden-te da Avibras Sami Hassuani, o gerente de vendas Hans Kristensen e o embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silvei-ra Soares, marcaram presença.

Avibras destaca-se em tradicional desfi le militar na Indonésia

Viaturas ASTROS está entre os mais sofi sticados equipamentos de defesa das Forças Armadas da Indonésia

Este ano a comemoração foi especial porque marcou a conclusão da primeira eta-pa do processo de modernização das Forças Armadas do país, iniciado há cinco anos, pelo então presidente Susilo Bambang Yudho-yo-no. No dia 20 de outubro, Susilo transmitiu

o cargo ao presidente eleito Jokowi Widodo.Presentes à cerimônia, ambas as auto-

ridades destacaram que a modernização das Forças Armadas, com equipamentos de últi-ma geração, fortalece a postura, a dignidade e a independência da nação.

Ministro da Defesa Celso Amorim prestigiou o estande da Avibras

3ª Mostra

As viaturas do Sistema ASTROS 2020 e os produtos (Míssil Tático de Cru-

zeiro AV-TM 300 e Foguete Guiado AV--SS-40G) foram destaques na 3ª Mostra BID Brasil, projetando ainda mais a Avi-

bras no cenário mundial de Sistemas de Dissuasão. O evento foi promovido entre os dias 2 e 6 de se-tembro, pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex--Brasil) com apoio do Mi-nistério da Defesa.

O estande da Avibras recebeu a visita do ministro da Defe-sa Celso Amorim e demais autoridades das Forças Armadas Brasileiras, adi-dos militares, delegações e represen-tantes estrangeiros.

Os colaboradores José de Sá, diretor da DCBA, Eduardo Ávila e Coro-

nel Paulo Henrique Gabriel, que atua em Brasília, foram agraciados com o diploma “Amigos do Grupo ASTROS” em solenidade realizada no dia 2 de setembro, no 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa (GLMF/CIF) do Exército Brasileiro (EB) em Goiás.

A homenagem foi concedida em reconhecimento aos relevantes servi-

Colaboradores recebem o diploma “Amigos do Grupo ASTROS”ços prestados ao Grupo. O evento, que teve a presença de várias autoridades militares e civis da região, comemorou o aniversário de 10 anos do grupo.

“Receber este diploma é uma honra, bem como uma comprovação do reconhecimento do 6º GLMF, pela parceria e apoio que a Avibras tem demonstrado com aquela importante Organização Militar do Exército Bra-sileiro”, declarou o diretor da DCBA, José de Sá.

De 5 a 8 de novembro acontece a sexta edição da Indodefence 2014

Expo & Forum, em Jacarta na Indo-nésia. A Avibras participará da feira e apresentará toda a sua linha de produ-tos dedicados ao setor d e Defesa, entre eles o Sistema ASTROS e Skyfi re.

Considerado uma excelente plata-forma de negócios, o evento, organizado pelo Ministério da Defesa da Indonésia, vai reunir mais de 600 empresas de 50 países.

Novembro tem Indodefence

Coronel Gabriel, Eng José de Sá e Eduardo Ávila

Page 4: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

Administração

Avibras tem nova fábrica de blindados

4

Resultado de um projeto arrojado e em-preendedor, a nova fábrica de veículos

blindados da Avibras começa a operar na Instalação 2, em Jacareí, a partir de de-zembro. Com 18 mil metros quadrados, a planta abrigará as seguintes áreas: Fa-bricação de Veículos Especiais (Mecâni-ca, Eletrônica e Integração); e Projetos e Engenharia Veicular, Documentação Téc-nica, Garantia da Qualidade e Almoxari-fados inerte e químico.

Além dos departamentos, que hoje es-tão instalados na Instalação 4, a nova fá-brica comportará também o Departamen-to de Assistência ao Cliente (GAC), com áreas e salas para treinamento ao cliente.

Com o objetivo de aumentar a produ-tividade, a capacidade industrial e o po-tencial tecnológico da empresa, e reduzir custos, a Instalação 2, que já é a maior planta industrial de munição e mísseis da América Latina, também se transformará na mais moderna unidade de blindados

sobre rodas do Brasil. A unidade já reúne grande parte da

potencialidade industrial da empresa e com a transferência da Instalação 4, todas as operações serão centralizadas, além de oferecer maior infraestrutura para aten-der as demandas nacional e internacional.

No que diz respeito ao tamanho da área, as novas instalações contribuirão para a melhoria do layout para os fl uxos de processos produtivos da fábrica veicu-lar. Na Instalação 4, atual, a área útil é

de 14 mil metros quadrados. Já na nova fábrica, o espaço chega a 18 mil metros quadrados.

As instalações foram projetadas com telhado contendo iluminação natural e isolação térmica para garantir maior con-forto aos colaboradores. Optou-se também pela instalação de lâmpadas de led, que resultará em signifi cativa redução no con-sumo de energia elétrica.

Também será feita a captação da água de chuva, onde a mesma será armazenada e fi ltrada, tendo seu uso específi co em jar-dins e vasos sanitários, reduzindo assim o consumo de água na empresa.

De acordo com o diretor industrial, engenheiro Fábio Nakagawa (DI), todas as atividades ligadas ao desenvolvimento e fabricação veicular estarão concentra-das na nova unidade. Segundo ele, a cons-trução da fábrica consta em plano diretor, que foi aprovado pela diretoria e o maior acionista João Brasil, objetivando a me-lhor solução para a fabricação veicular, após a venda da Instalação 4.

“Todo o investimento foi feito com recursos próprios. A obra teve início com o projeto e terraplanagem em junho de 2012. A expectativa é que a empresa este-ja operando plenamente em dezembro de 2014”, disse Fábio.

Transferência – O diretor indus-trial explica que a mudança deve durar cerca de um mês. Foi feito um planeja-mento para que a transferência de todas as áreas não interfi ra nas metas e nem prejudique a produção.

A Instalação 4 tem 382 colaboradores, em áreas envolvidas no processo produtivo e em áreas de apoio. Novas instalações do almoxarifado: otimização dos fl uxos de processo

Com 18 mil metros quadrados, planta tem por objetivo aumentar a produtividade, a capacidade industrial e o potencial tecnológico da empresa, além de reduzir custo

Operações da fábrica veicular serão centralizadas

Page 5: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

5

Produtividade, investimentos em tecnologias e redução dos custos

A fábrica de blindados vai permitir o de-senvolvimento de novos produtos, favo-

recendo assim a criação de novos empregos e o aumento do leque de produtos para os mercados nacional e internacional.

De acordo com Fábio, a capacidade in-dustrial também será elevada – uma média de 100 viaturas por ano. “Temos todas as condições de atender os contratos vigentes e as novas demandas”, disse.

Com as operações em um único lu-gar, há um ganho operacional com a re-dução dos custos em logística e o aumen-to de produtividade com a otimização dos

f luxos de processo. Segundo Fábio, a calderaria, monta-

gem, integração e pintura, por exemplo, estão concentradas em um único prédio. O recebimento de todos os materiais destina-dos à Instalação 2, também fi cará nas novas instalações do almoxarifado.

Modernização - A área de pintura é totalmente nova. São três cabines de pintura modernas, uma cabine para lavagem e uma cabine para testes de estanqueidade.

Com total infraestrutura, a área de As-sistência ao Cliente terá salas de treinamen-to e manutenção, totalmente modernas.

Com nova portaria e recepção, a Avibras recebe clientes, fornecedores e visitan-

tes em geral, com todo conforto, comodida-de e infraestrutura. O prédio novo também tem cinco salas de reunião e duas salas de reunião vip, todas equipadas, para facili-tar o dia a dia de trabalho dos gestores e de seus colaboradores.

Espaço “Bistrô” - Entre os novos projetos da Avibras, um foi voltado espe-cialmente para o bem- estar dos colabora-dores. O espaço “Bistrô”, dirigido pela em-presária Carmem Vargas, foi inaugurado em outubro. O Bistrô, localizado no prédio da nova portaria, é uma área de alimen-

Novas portaria e recepção: em busca do melhor atendimento

tação destinada aos colaboradores, visitan-tes e terceiros.

O Bistrô oferece, com qualidade e pre-ços atraentes, um diversifi cado cardápio composto por café, chás, sucos, refrigeran-

tes, salgados e lanches para agradar a to-dos os paladares.

O local é ideal para quem deseja to-mar um café, mudar a rotina na hora do almoço, para quem estuda e precisa refor-çar as energias para a segunda jornada ou simplesmente para quem deseja ter um momento de descontração.

O espaço conta com uma área aberta e outra fechada com mesas e ar- condicio-nado. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.

Para os colaboradores, o consumo po-derá ser efetuado através de desconto em folha de pagamento.

Administração

A nova área de Treinamento e Se-leção (GAT) foi concebida para

garantir o crescimento e o desenvolvi-mento dos colaboradores, para gera-ção dos melhores resultados através de treinamentos específi cos, identifi -cados nos gaps de competência indivi-duais ou organizacionais.

São três salas individuais para entrevistas, uma sala de integração e um auditório para treinamento, com capacidade para 48 pessoas, além da copa. A área atende as normas e cri-térios para a promoção da acessibili-dade das pessoas com defi ciência ou com mobilidade reduzida.

Área de Treinamento em novo espaço

Sala de Reunião: moderna e equipada

Auditório para uso da área de Treinamento

A expectativa é aumentar a capacidade industrial: uma média de 100 viaturas por ano

Prédio tem design arrojado

Espaço Bistrô: qualidade e cardápio variado Nova recepção: maior conforto aos visitantes

Page 6: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

6

ADC Notícias

A ADC Avibras fez a alegria da crian-çada no dia 12 de outubro (Dia das

Crianças), com festa animada e repleta de atrações. Cerca de 830 pessoas parti-ciparam do evento.

Foram distribuídos sorvetes, pi-poca, cachorro-quente, algodão doce e refrigerante. Também foram sorteados vários brindes entre brinquedos, bicicle-tas e cestas. As crianças se divertiram com os variados brinquedos espalhados pelas dependências da ADC, além da pintura de rosto, Slackeline (equilíbrio na corda bamba) e manicure infantil. A

ADC faz a alegria da criançada com festatirolesa foi uma das atrações mais con-corridas da festa.

“Tivemos grande adesão dos asso-ciados e conseguimos atingir o nosso objetivo, que foi proporcionar muita alegria às crianças neste dia especial”, declarou José Maurício, vice-presidente da ADC.

Este ano a ADC contou com o apoio de empresas parceiras como Monaro Camisetas, Banco Itaú, Milclean, Unio-donto, Evolução Treinamentos, Depósito Apolo e GR Alimentação, que contribuí-ram para o sucesso do evento.

Os colaboradores Gilberto Dias Salles (GEIN) e Antonio Rogé-

rio Machado (SFV) participaram entre os dias 13 e 14 de setembro, da gincana em comemoração ao 10º Aniversário do Clube de Pesca Tro-pical, na praia de Massaguaçú, em Caraguatatuba. Mais de 30 equipes participaram do evento.

Gilberto, o seu filho Douglas e Antonio Rogério, representantes da ADC Avibras, conquistaram o 13º lugar.

Colaboradores participam de Torneio

de Pesca

Notícias da CIPA

Este ano a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

da Instalação 2 inovou com a in-serção do tema Meio Ambiente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes, realizada de 6 a 10 de outubro. A Sipat-Ma teve 18 pa-lestras, sendo nove técnicas e nove teatrais.

“Atingimos 59% de todos os colaboradores da Instalação 2. Fo-ram ministradas palestras de alta qualidade técnica e outras, com um foco no lúdico e linguajar descon-traído, através de abordagens tea-trais”, declarou o presidente da Cipa, Luis Henrique Fagundes dos Santos.

A Sipat é uma atividade obrigatória para todas as Cipas e tem por objetivo cons-

cientizar e prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, melhorando a quali-dade de vida do trabalhador.

O evento abordou temas atuais como prevenção ao câncer, ao tabagismo, o dile-ma da energia elétrica no Brasil, prevenção odontológica, saúde auditiva e reciclagem ambiental, trazendo profi ssionais reconhe-cidos nacionalmente pelos seus trabalhos e dedicação em suas respectivas áreas. A Cia--Sipat, uma das maiores empresas teatrais do Estado de São Paulo, especializada em Segurança no Trabalho, fi cou responsável pelas apresentações cênicas.

Para Luís, a grande adesão dos colaboradores demonstra que a Cipa está no caminho certo. “Se-lecionamos temas que agregam no cotidiano do colaborador, não só no ambiente de trabalho, mas tam-bém no convívio social e familiar. Tudo isso foi possível graças ao empenho dos cipeiros e das áreas apoiadoras”, destacou. Foram sor-teados 762 brindes.

Instalação 4 - A Sipat da Ins-talação 4, realizada em setembro, teve como tema “Mudança com Segurança”. Durante as atividades

foram destacadas as mudanças, em vários aspectos, inclusive ambientais, que vão atin-gir os colaboradores com a transferência das atividades da Instalação 4 para a Instalação 2, em Jacareí.

Sipat-Ma da Instalação 2 aborda saúde, segurança e meio ambiente

Sipat-Ma atraiu cerca de 70 pessoas por palestra

Abertura aconteceu no pátio do estacionamento

Page 7: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

7

Entrevista do mês

Gente em destaque

Com 23 anos de atuação na Avibras, o técnico de Segurança do Trabalho

Benedito Antonio Santos (AET), mais co-nhecido como Benê, é apaixonado por sua profi ssão. Com base no respeito ao próximo e focado na mudança de comportamento para um melhor desenvolvimento no traba-lho, Benê é considerado um otimista nato.

“Acho que nasci técnico de Segurança do Trabalho. Busco sempre evoluir e man-ter um padrão de qualidade, que traga re-sultados positivos”, destacou.

Sempre com astral elevado, Benê prima pela lealdade, companheirismo e respeito aos colaboradores, visando à qualidade de vida do trabalhador. “Vidas estão em jogo e trabalhar com prevenção, orientando as pessoas para um melhor comportamento, é maravilhoso”, declarou.

Carreira – Benê iniciou sua carreira na Avibras em 1987, época em que traba-

Otimismo é marca de colaborador da AETlhava como garçom, no restaurante Vip, em uma empresa terceirizada. Perma-neceu nesta área por três anos.

Em 1990, Benê foi para a área ativa, na linha de produ-ção, mas cinco anos depois saiu da em-presa para dedicar--se a um projeto pes-soal. Após um ano, Benê retornou para a Avibras e atuou no almoxarifado na área de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Durante a sua carreira, Benê enfren-tou problemas de saúde, que resultaram em cirurgias e afastamentos. Apesar das

A música inspira e proporciona uma sensação de bem-estar e alegria con-

tagiante. Levado por essa magia, o colabo-rador Márcio Fernandes de Jesus (SFMV) tornou-se DJ Neno, como é conhecido nas pistas.

O talento para essa atividade é he-rança de família. Inspirado pelo irmão De-nilson, que também é DJ, Márcio atua no ramo há 13 anos. Ele estuda a música antes de tocar, nunca perde as batidas e o tempo de cada som e estilo.

“Música é minha vida. Meu estilo é gangstar rap, estilo que mexe com as pes-

Colaborador agita as pistas de dança como DJsoas”, declarou.

Criatividade, bom gosto, visão de pú-blico, percepção musical e mixagem perfei-ta são as características de um bom DJ, que signifi ca Disc Jóquei, de acordo com a Classifi cação Brasileira de Ocupações (CBO).

Segundo Márcio, além de proporcio-nar prazer, a atividade como DJ agrega em seu dia a dia de trabalho na Avibras. “O respeito, que tenho pela música e pelos seus diferentes estilos, é o mesmo dispen-sado aos meus colegas de trabalho. Uma perfeita harmonia”, concluiu.

O colaborador Márcio Fernandes, o DJ Neno, atua no ramo há 13 anos

Casado e pai de três fi lhos, Benê sempre se preocupou com o bem-estar das pessoas

adversidades, o colaborador continuou fi r-me em seus projetos. Em 2010 fez o curso para técnico de Segurança do Trabalho e começou a atuar na AET. “Trabalhar com prevenção são algumas das minhas maio-res realizações”, concluiu Benê.

Profi ssionais recebem homenagem pelo seu dia

No dia 30 de setembro foi comemorado o Dia da Secretária. Para reforçar a im-

portância dessas profi ssionais para o desen-volvimento da empresa, a Avibras realizou um café da manhã especial em homenagem às secretárias, assistentes e auxiliares.

Durante o evento, o presidente da Avi-bras Sami Hassuani destacou que as pro-fi ssionais são fundamentais para manter

a empresa no rumo certo. “As secretárias zelam e primam pelos procedimentos inter-nos. Elas são guardiãs de todo esse patri-mônio”, declarou.

Segundo Sami, é necessário que os ges-tores e as suas assistentes estejam sempre alinhados e sejam exemplos para os demais colaboradores de suas áreas, mantendo o espírito de equipe e de união.

Dia da Secretária

Secretárias, assistentes e auxiliares são homenageadas com café da manhã especial

As secretárias, assistentes e auxiliares participaram em agosto do curso de

Redação Empresarial e Nova Ortografi a, ministrado pela professora de língua por-tuguesa Laís Albuquerque Gullo.

O objetivo foi oferecer às profi ssio-nais orientações para a produção de tex-tos focando a simplicidade, a clareza e a concisão de ideias, além de apresentar as principais mudanças da nova ortografi a da Língua Portuguesa.

Redação Empresarial

C

Page 8: Ano 14 - Nº 95 - Setembro/Outubro 2014

8

Qualidade de vida

Cólicas intermitentes, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas

de prisão de ventre e diarreia, e sensação de que o intestino não foi esvaziado completamen-te com a evacuação. Esse conjunto de sintomas é comum a muitas doenças intestinais, entre elas a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

De acordo com Dr. Francir, trata-se de um distúrbio fun-cional, característico de um desequilíbrio, que pode ter várias causas. Ele ressal-ta que avaliação médica é muito importante para o diagnóstico e assim, afas-tar a necessidade de um tratamento médico mais específi co.

No intestino irritável, a co-ordenação do movimento peristáltico é defeituosa e não promove o movimento propulsivo adequado para que o bolo fecal seja expelido. O esforço, que o intestino faz para eliminar o que está retido, acarreta um estí-mulo grande em suas paredes e provoca, num primeiro momento, prisão de ventre e, depois, evacuações de fezes fragmentadas, em peda-ços, muitas vezes amolecidas, assim como al-ternância das crises de obstipação e diarreia.

Segundo Dr. Francir, fatores como o es-tresse, as alterações emocionais e a alimen-tação inadequada, estão ligados à SII. “Hoje, estamos mais suscetíveis às reações alérgicas e às sensibilidades, principalmente pela prefe-rência por alimentos industrializados, em ra-

Síndrome do Intestino Irritável: O que fazer?zão da correria do dia a dia”.

Alguns medicamentos também podem ir-ritar o intestino, assim como frituras, refrige-rantes, álcool e mastigação inadequada.

Autoconhecimento – Dr. Francir disse que o portador da SII deve ter

uma agenda pessoal e fa-zer anotações diárias

sobre o seu compor-tamento social e

alimentar, ava-liando assim o seu histórico familiar e o seu cotidiano. Além do acom-

panhamento nu-tricional, alguns

pacientes também necessitam de re-

médios para melhorar a motilidade intestinal. “O

objetivo é reestabelecer o equilíbrio”.

Mudanças na dieta ajudam a controlar a SII

A nutricionista Bruna Lopes Shah expli-ca que os alimentos ricos em fi bras solúveis e insolúveis favorecem a formação adequada de um único bolo fecal. Fibras solúveis são as que formam e compactam o bolo fecal. Normalmen-te são encontradas em polpas de frutas e em alguns cereais.

Já as insolúveis formam o bolo fecal, mas não têm o poder de compactá-lo, funcionam mais como laxantes e estão presentes nas cas-

cas das frutas e de cereais e em todas as ver-duras. De acordo com a tendência a apresentar constipação ou diarreia, os portadores da SII serão orientados a ingerir mais fi bras solúveis e ou mais fi bras insolúveis.

Dicas - O cuidado com a alimentação é fundamental e a mudança de hábitos alimen-tares ameniza o desconforto. Faça refeições mais frequentes e em menor quantidade; pra-tique atividade física regularmente; beba bas-tante água, no mínimo dois litros por dia; evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros; au-mente a ingestão de fi bras e evite o estresse.

Em casos de gases intestinais, evite ali-mentos como feijão, lentilha, cenoura, uva-pas-sa, damasco, brócolis, couve-fl or, cebola e repo-lho. Observe também o leite e seus derivados. Algumas pessoas possuem intolerância e a diminuição da ingestão desses alimentos pode melhorar os sintomas.

Devem ser evitados alimentos que irritem o intestino, como condimentos picantes e pro-dutos com excesso de conservantes, além de frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi e maracujá.

Evite produtos que contém cafeína como chá preto, chá mate, chá verde, café, chocolate e refrigerantes. A ingestão de gorduras também deve ser evitada, como frituras, amendoim, queijos amarelos, alimentos que contenham glúten, açúcar e carne de porco. Selecione bem os alimentos que serão consumidos. Se você perceber que determi-nado alimento piora os sintomas, evite-o.

PALIO WEEKEND, ANO 98, PRATA / ABAIXO DA TABELA4 portas, completa. Rogério – R: 6192 / 9-8819-4995.

DAKOTA C.E 1999 V6,SPORT 3.9, VERMELHA R$ 23.000,00. Gasolina/Gnv, compl. Marcus – R: 6208.

FIAT IDEA 1.4 ELX 2010/ FLEX/ PRATACompleto, R$ 23.000,00. Helder – R: 7298. Cel: 9-9159-5915

GOL 98 MI 1.0/ REVISADO/ MOTOR NOVO/ PNEUS SEMINOVOSRoxo, excelente estado. R$ 9.000,00. Vagner – Cel: 9-9730-4259.

MITSUBISHI LANCER 11/12, AUTOMÁTICO/ COMPLETOPrata, gas., R$ 58.000,00. Ubirajara – R: 6276.

PEUGEOT 206 HOLIDAY/ 16 V, FLEX, 2005/2006/ PRATA4 portas, completo. Aceito proposta. Diego – R: 5104.

CORSA SEDAN CLASS.LIFE 1.0/1.0 2007/ FLEX POWER/ 4 PTSBaixa km. R$ 15.500,00, trav. elét, alarme, revi. Tatiane– R: 6064.

CAMINHONETE S-10 FLEX CS ADVANTAGE/ 2011/ COMPLETO63000 km, bc.couro, prot.caçamba, capot. marít./engate. Aluísio – R: 6430.

AGILE 1.4 LTZ – 10/11 – ÚNICA DONA/ COMPLETO/ REVISADOAr/dir./vidros, travas e retrovisores elétricos/Alarme/Rack/CD Bluethooth- USB. Pneus novos. Val. tabela. Geovana – Cel: 9-8144-7454.

MAREA WEEKEND 99/99, HLX 2.0/ CINZA METÁLICO117.000 km. R$ 10.000,00. Carlos Ponte – R: 6400. Cel: 9-9200-1433.

DIVERSOS

MOTOS

IMÓVEIS/VENDE/ALUGA

HONDA SHADOW VT 750CC/ ANO2007/2007, 2º DONO15.000 km,pneus novos, Impecável. R$ 21.000,00. Fábio -R: 6159.

SUZUKI ANO 2000/ DR 800S, AZUL ESCURA/ SEMINOVAÚnico dono, baixa km. R$ 15.000,00. Honorato – R: 9018.

VIOLÃO DI GIORGIO NOVOModelo Estudante nº 18. R$ 300,00. Sidney – R: 6313.

RELÓGIO MASCULINO MARCA FOSSILOriginal EUA. Facilito pagto. R$ 350,00. Andrea Vogl – R: 6150.

ÓCULOS DE SOL MASCULINOHarley Davidson. Original. R$ 180,00. Andrea Vogl – R: 6150.

XBOX 360 DESBLOQUEADO ATUAL 2.0 COM 15 JOGOS1 controle, cabo VGA, fonte.R$ 650,00. Bruno – R: 9018.

RELÓGIO FOSSIL MASCULINO ORIGINAL/ NOVOPuls. de couro. R$ 299,00. Hamilton – R: 5108. Cel: 9-8282-5338.

BOLSA FEMININA GUESS ORIGINAL/ COR BEGETam. M. R$ 200,00. Hamilton – R: 5108. Cel: 9-8282-5338.

BALANÇA DIGITAL TOLEDO 15 kg (bateria) – R$ 350,00 e 15 kg (energia elétrica) – R$ 300,00. Luiz Mori – Cel: 9 9174-6389 ou 9204-1722.

BINÓCULO PROFISSIONAL SAKURA COM SUPER ALCANCECorpo emborr., correção de dioptria lado dir, ampl. máx. 180x, revest. de lente UV, cristal satinado., c/acessórios. R$ 160,00. Luís Otávio – R: 6337.

RELÓGIO FÓSSIL FEMININO ROSA/ ORIGINAL EUAPuls. de prata. Facilito pagto. R$ 260,00. Andrea Vogl – R: 6150.

GPS AUTOMOTIVE 4.3’ DISCOVERY CHANNEL NOVOC/ computador de bordo, câmera de ré (acionam. autom.), TV digital, e-book, MP3, base de dados de radares. Lauro – R: 6163.

VEÍCULOS

VENDO APTO 70 M² ÓTIMA LOCALIZAÇÃO BOSQUE DOS EUC.2 dorm.c/ste, 2 vagas de gar.; coz. planej; arm. wc,R$ 210.000,00. Ac. carro até R$ 50.000,00 como parte do pagto. Fábio – R: 6159. VENDO CASA COND. CASABELLA JACAREÍ Ao lado da Rod. nova e EducaMais, 2 qts, wc, sl, coz, quintal, gar.p/2 carros. R$ 165.000,00. Júnior – Cel: 9-8202-5000.

ALUGO APTO C/ SACADA BAIRRO RES. FLAMBOYANT 50 M²2 qts, wc, sl, copa, coz. americ. lazer compl.R$ 850,00 + Cond. R$ 230,00. Waldir – Tel: 3955-6060/ 3948-2010. Cel: 9-9739-5378.

VENDO TERRENO 150 M² JD. NOVA REPÚBLICA (SJC)Luis – R: 7224.

ALUGO APTO 68 M² NO SATÉLITE C/ 2 VAGAS DE GAR. COB.2 dorm, 1 c/ ste, arm. emb, coz. am., c/ arm, porcelanato, piso lamin. nos quartos/sac. R$ 1.150,00. Priscila – R: 6239/ 6249.

VENDO CASA NO SANTA INÊS II C/ GARAGEM COBERTA2 qts, sl, coz, wc, 1 qto no fundo. R$ 195.000,00. Elaine – R: 6391.

mentos que contenham de porco. Selecione bem ão cê

mi-