ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página...

8
ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even- tos do calendário do agronegócio soja acontece no próximo dia 12 de março, em Roda Velha, distri- to de São Desidério. É a 13ª Pas- sarela da Soja, promovida pela Fundação Bahia e Embrapa, que aguarda mais de 1mil participan- tes nesta edição. Vitória confirmada O Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília/DF confirmou em segunda instância a tutela antecipada em benefício dos produtores representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que exime seus associados que aderiram às ações judiciais do reco- lhimento da Contribuição Social Rural, mais conhecida como Funrural. Quem fez a adesão, de antemão, já está ganhando, pois deixa de pagar o tributo de imediato, sem nenhum outro custo processual. Página 03 Página 03 A Aiba partici- pou, no dia 01 de março, de reunião no Ministério de Agricultura (DF) com os 32 presi- dentes das Câma- ras Técnicas Se- toriais do MAPA para a entrega da Agenda Estratégi- ca dos Setores. Convenção Coletiva 2011 Sem consenso na primeira reunião Após um dia inteiro de trabalho e ne- gociações na Convenção Coletiva, não houve consenso e uma nova rodada de negociações está marcada para o dia 7 de abril, às 9h, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. A Aiba con- voca todos os seus associados a parti- cipar da nova reunião. Reunião da Câmara Setorial do Milho do MAPA na Bahia Farm Show Passarela da Soja Foto Abrapa/Carlos Rudiney Representantes dos vários elos da cadeia produtiva do milho e do sorgo no Brasil vão se encontrar na Bahia Farm Show 2011, no dia 1º de junho, no auditório da feira, no CPTO. Uma reunião da Câmara Setorial dos Grãos, da Seagri, também deverá acon- tecer na ocasião. Agenda Estratégica

Transcript of ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página...

Page 1: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11

Página 02

Página 07

Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja acontece no próximo dia 12 de março, em Roda Velha, distri-to de São Desidério. É a 13ª Pas-sarela da Soja, promovida pela Fundação Bahia e Embrapa, que aguarda mais de 1mil participan-tes nesta edição.

Vitória confirmadaO Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília/DF confirmou em segunda instância a tutela antecipada em benefício dos produtores representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que exime seus associados que aderiram às ações judiciais do reco-lhimento da Contribuição Social Rural, mais conhecida como Funrural. Quem fez a adesão, de antemão, já está ganhando, pois deixa de pagar o tributo de imediato, sem nenhum outro custo processual.

Página 03

Página 03

A Aiba partici-pou, no dia 01 de março, de reunião no Ministério de Agricultura (DF) com os 32 presi-dentes das Câma-ras Técnicas Se-toriais do MAPA para a entrega da Agenda Estratégi-ca dos Setores.

Convenção Coletiva 2011

Sem consenso na primeira reunião

Após um dia inteiro de trabalho e ne-gociações na Convenção Coletiva, não houve consenso e uma nova rodada de negociações está marcada para o dia 7 de abril, às 9h, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. A Aiba con-voca todos os seus associados a parti-cipar da nova reunião.

Reunião da Câmara Setorial do Milho

do MAPA naBahia Farm Show

Passarela da Soja

Foto Abrapa/Carlos Rudiney

Representantes dos vários elos da cadeia produtiva do milho e do sorgo no Brasil vão se encontrar na Bahia Farm Show 2011, no dia 1º de junho, no auditório da feira, no CPTO. Uma reunião da Câmara Setorial dos Grãos, da Seagri, também deverá acon-tecer na ocasião.

Agenda Estratégica

Page 2: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 2

ANO 17 - Nº 187 - Mar/11Publicação mensal editada pela Associação de

Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba

Jornalista Responsável:Catarina Guedes - DRT 2370-BA

Aprovação Final:Alex Rasia

Editoração Eletrônica:Eduardo Lena (77) 3611-8811

Impressão: Gráfica Irmãos Ribeiro

(77) 3614-1201

Tiragem:2.500 exemplares

Comentários sobre o conteúdo editorial desta publicação, sugestões e críticas, devem ser encaminhadas através

de e-mail para: [email protected]

Matérias da Abapa, Fundeagro e Fundação Bahia são de responsabilidade das referidas entidades.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação é permitida e até recomendada, desde que

citada a fonte.

Av. Ahylon Macêdo, 11, Barreiras - BA - CEP. 47.806-180 - Fone: (77) 3613-8000 Fax: (77) 3613-8020

www.aiba.org.br

No próximo dia 14 de março, a Aiba par-ticipará como painelista do 3º Fórum

Nacional do Milho – Planejamento Geomer-cadológico para o Milho Brasileiro, que será realizado como parte das atividades da tradi-cional feira agrícola Expodireto-Cotrijal, que acontece na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul. O diretor executivo da Aiba, Alex Rasia, fará uma apresentação de 20 mi-nutos sobre o milho do cerrado baiano e sua conjuntura. O Fórum será mediado pelo ex se-cretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein. O objetivo do fórum é promo-ver uma ampla e qualificada discussão sobre o tema, e, ao final, um documento síntese com todas as contribuições será elaborado.

Milho da BA em discussão na

Expodireto (RS)

O Tribunal Regio-nal Federal da

1° Região em Brasí-lia/DF confirmou em segunda instância a tutela antecipada em benefício dos produ-tores representados pela Associação de Agricultores e Irrigan-tes da Bahia (Aiba), que exime seus asso-ciados que aderiram às ações judiciais do recolhimento da Contribuição Social Rural, mais conhe-cida como Funrural. Trata-se do resultado de uma batalha judi-cial travada há mais de uma década pela Aiba, que questionava a constitucionalidade do tributo, por ser este baseado em Lei Ordi-nária, quando deveria ser em Lei Comple-mentar.

Associados da Aiba já colhem benefícios da ação contra o Funrural

pagou referente ao tri-buto nos últimos dez anos do ajuizamento da ação.

“A decisão tomada pelo Tribunal Regio-nal Federal é muito importante e dá ainda mais segurança jurí-dica aos produtores que aderiram ao não recolhimento do Fun-rural, amparados pela tutela, que vigora há um ano. O Tribunal Federal do DF aponta claramente por man-ter hígida a vitória da

A Aiba e o Oeste da Bahia perderam no dia 2 de março um amigo querido, o produtor rural Miguel Moreira de Carvalho, companheiro leal da entidade desde 1992. Simpático e atu-ante, faleceu aos 78 anos, deixando com sua ausência, uma grande saudade em todos os que o conheceram.

Pesar

Quem fez a adesão, de antemão, já está ga-nhando, pois deixa de pagar o tributo de ime-diato, sem nenhum outro custo processu-al. “Baseado em uma colheita de 50 sacas de soja por hectare, a preços de mercado, o ganho equivale a uma saca por hectare ao ano!”, exemplifica o diretor executivo da Aiba, Alex Rasia. Mas os benefícios vão mui-to além.

Segundo o advoga-do Jeferson da Rocha, da banca Felisberto Córdova Advogados, uma das contratadas pela ação, junto com o escritório Pamplona Balsissarella & Advo-gados Associados, o produtor que adere à ação tem direito a ser ressarcido em tudo o

Aiba na ação coleti-va em favor de seus associados”, afirmou Jeferson Rocha.

No início deste mês, a Aiba enviou, a todos os associa-dos, uma carta infor-mando os procedi-mentos necessários para a adesão. Basi-camente, o produtor precisa comparecer à Aiba, preencher o formulário, e retirar a documentação que certifica a participa-ção dele na ação.

Alex Rasia - diretor executivo da Aiba

Page 3: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 3

Já tem data e hora o encontro entre

os representantes dos vários elos da cadeia produtiva do milho e do sorgo no Brasil durante a Bahia Farm Show: será em 1º de junho, das 9h às 12h, no auditório da feira, no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste Baiano (CPTO). Cer-ca de 20 representan-tes devem participar da reunião, que é res-trita aos membros e convidados. A reunião durante a feira aten-deu ao pleito da Asso-ciação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que argumen-ta a boa oportunidade de ter como cenário do encontro a “feira de tecnologia agrícola e negócios que mais cresce no Brasil”. Além disso, ao longo dos últimos anos, o Oeste protagonizou, através dos produtores e, mais fortemente nos dois últimos anos, do Governo do Estado da Bahia/ Secretaria da Agricultura (Seagri), uma série de iniciati-vas para mudança nos mecanismos públicos de comercialização da safra, que ajudaram a minorar problemas crônicos de escoa-mento do milho do Oeste.

No ultimo dia 1º de março, o diretor exe-cutivo da Aiba, Alex

Bahia Farm Show sediará reunião da Câmara Setorial do Milho e Sorgo do MAPA

Rasia, e o diretor ad-ministrativo da enti-dade, e representante do Oeste na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho e Sorgo (CSCMS) do MAPA, Celestino Za-nella, reuniram-se em Brasília, com o pre-sidente da CSCMS, César Borges e com um dos coordenado-res gerais de apoio às Câmaras do Ministé-rio, Manoel Galvão, para acertar os deta-lhes. Antes da feira, a CSCMS ainda se reunirá em Brasília, no dia 29 de março, quando os represen-tantes da Aiba farão uma apresentação so-bre o Oeste, a Bahia Farm Show e a atua-ção da entidade, que completou 20 anos no ano passado.

CâmaraEstadual

A Secretaria da Agricultura e a Aiba, esta última respon-sável pela secretaria executiva da Câmara Setorial dos Grãos do Estado da Bahia, es-tão definindo o mode-lo da reunião estadu-al durante a feira. A princípio, a Câmara baiana, que contem-pla todos os grãos, será convidada oficial da Câmara do MAPA, que é específica para

milho e sorgo. Entre-tanto, uma reunião oficial da Câmara es-tadual também deverá ser realizada. Dentre os tópicos prioritários da Câmara da Secre-taria da Agricultura da Bahia, está agroin-dustrialização regio-nal. No ano passado, foram inauguradas duas indústrias re-lacionadas à cadeia produtiva dos grãos, a avícola Mauricéia, e a Coringa, de ali-mentação humana, ambas em Luís Edu-ardo Magalhães, que, juntas, segundo a Se-agri, processarão cer-ca de 40% da produ-ção anual do Oeste, e outras como a Vita-

milho, de Barreiras, estão a caminho.

Agendasestratégicas

Ainda em 1º de março, em Brasília, os representantes do Oeste, Alex Rasia e Celestino Zane-la, participaram no Ministério da Agri-cultura de uma reu-nião com o ministro Wagner Rossi e 32 presidentes de todas as Câmaras Técnicas Setoriais, para entre-ga da Agenda Estra-tégica dos Setores. Na ocasião, Rossi in-formou que, entre as prioridades do gover-

no para os próximos anos estão a moder-nização do Ministério da Agricultura, e a desburocratização de processos. O ministro ressaltou também a importância do traba-lho das Câmaras para a formulação de políti-cas públicas para o se-tor e se comprometeu a, a partir deste ano, receber seus represen-tantes no gabinete após cada reunião realizada em Brasília. “As câ-maras, tanto federais como estaduais, têm sido excelentes canais de comunicação, di-minuindo as distâncias entre os setores priva-do e publico”, avaliou Alex Rasia.

Foto Abrapa/Carlos Rudiney

Remanejamento

Para aumentar ainda mais a parti-cipação do cerrado baiano nas Câma-ras Técnicas Seto-riais, a Aiba proto-colou a renovação das indicações para as Câmaras do mi-lho e do feijão. No milho, permanecem Antonio Grespan, agora, como titular, e Celestino Zanella, como suplente, e, na Câmara do feijão, Milton Zancanaro e Luis Antonio Ber-gamaschi, respec-tivamente, titular e suplente.

Page 4: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 4

Atendendo ao pleito da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Agência

Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), alterou para o dia 28 de fevereiro, a data limite para o plantio do algodão sequeiro e irrigado. Com a mu-dança, os cotonicultores terão mais uma opção de rotação de cultura, contribuindo para a sustentabili-dade do algodão na região.

Antes da alteração a data estava prevista para o dia 20 de janeiro, no plantio de algodão sequeiro e 10 de fevereiro no plantio de algodão irrigado. O parecer técnico foi emitido pela Associação dos En-genheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem).

Segundo a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, com o aumento do prazo para o plantio de algodão, os produtores terão mais uma opção de plantio na mesma safra. “Além disso, a rotação de culturas fa-vorece o aumento da fertilidade do solo e o controle de pragas e doenças”, destacou.

Para o Coordenador Regional da Adab em Bar-reiras, Pedro Mariano, a mudança do prazo é válida e irá proporcionar mais alternativas para o produtor manejar a rotação de cultura. Ele lembra que de-vem ser utilizadas as tecnologias adequadas, como plantio adensado, cultivares de ciclo precoce, para não comprometer o prazo de destruição de soqueira e manter o vazio sanitário do algodão. “Para os co-tonicultores que produzem algodão irrigado abre-se uma grande perspectiva para que plantem soja pre-coce seguida do algodão adensado ou semi adensa-do, após o dia 10 de fevereiro, com custos e ciclos inferiores ao tradicional”.

Os cotonicultores que plantam algodão sequeiro nas proximidades das serras, já cultivam soja pre-coce e em seguida plantam safrinha. Esta poderá ser de algodão adensado, tendo em vista que, al-guns produtores já o fizeram, obtendo bons resul-tados. Com a flexibilidade na data limite de plantio do algodoeiro, os produtores pretendem continuar nesse sistema de plantio. Essa modalidade melhora a renda do produtor, otimiza a utilização das má-quinas, equipamentos e recursos humanos, além de contribuir para a sustentabilidade do sistema, já que os produtores poderão contar com mais cultura no processo de rotação.

Adab altera datalimite para o

plantio do algodão

No último dia 16, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), promo-

veu uma reunião em Salvador, com represen-tantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Banco do Nordeste e Banco do Brasil, para renegociação de dívidas antigas dos produtores de algodão da região sudoeste.

A Abapa foi representada pela presidente, Isabel da Cunha, pelo 1º diretor - secretário, João Carlos Jacobsen e pelo cotonicultor da região sudoeste, Gilberto Melo. Após a nego-ciação, o Banco do Brasil propôs disponibilizar

Abapa negocia dívidas dos produtores de algodão da região sudoeste

um profissional na agência de Barreiras para atender os produtores e o Banco do Nordeste irá viabilizar propostas de negociação de dívida.

“Com o objetivo de buscar soluções e bene-fícios para nossos associados, a Abapa promo-veu essa reunião que obteve resultados satisfa-tórios. Conseguimos alternativas para negociar as dívidas dos produtores de algodão da região sudoeste, que poderão regularizar sua situação e consequentemente ter acesso à novas linhas de crédito para desenvolver e implementar a cultura do algodão em suas propriedades”, ava-liou Isabel da Cunha.

Com a ajuda das prefeituras municipais, os processos de licenciamento ambien-

tal tornam-se mais ágeis e eficientes. Isto é possível, graças à Descentralização da Ges-tão Ambiental, um recurso previsto em lei estadual e incentivado pelo Governo Fede-ral, que habilita as prefeituras a encampar a tarefa de licenciar as propriedades rurais no território dos seus municípios, desafo-gando o trabalho do Estado e seus órgãos ambientais, como o Instituto do Meio Am-biente (IMA). Foi para falar sobre o quan-to a Descentralização da Gestão Ambien-tal pode trazer vantagens ao município, aos produtores e a biodiversidade, que, no último mês, a equipe do Plano Oeste Sus-tentável visitou os prefeitos e secretários de Meio Ambiente de Correntina, Cocos e

Equipe do POS visita prefeituras da região

Jaborandi, no Oeste da Bahia.O grupo foi composto pelo diretor de

Meio Ambiente da Aiba, Cisino Lopes, pelo especialista em Conservação e Agro-negócio da ONG ambientalista The Nature Conservancy (TNC), Adolfo Dalla Pria, e pelos técnicos do Plano Oeste Sustentável Carlo Rodrigo e Luiz Sthalke. As reuni-ões, que aconteceram com a ajuda dos de-legados regionais da Aiba, Armando Ayres de Araújo, de Cocos e Jaborandi, e Luís Carlos Bergamaschi, da microrregião do Rosário, distrito de Correntina, incluíram apresentação detalhada do POS e seus pro-cedimentos e benefícios. Um desses, diz Dalla Pria, é a possibilidade do município montar um banco de dados georreferen-ciado com todas as propriedades regulari-

zadas. As informações cartográficas de alta precisão, com imagens de satélite atualizadas, são cedidas gra-tuitamente para as prefeituras parti-cipantes.

“A partir daí, podemos montar um mapa fidedigno da regularização e identificar onde estão as proprieda-des que ainda necessita de orientação para a regularização, contribuindo para a preservação da biodiversida-de”, afirma, acrescentando que nas três prefeituras, tiveram excelente receptividade.

Page 5: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 5

A Associação de Agricultores e

Irrigantes da Bahia (Aiba) aproveitou o su-cesso de um dos mais tradicionais e concor-ridos eventos de trans-ferência de tecnologia do Oeste da Bahia, o Dia de Campo das Se-mentes Oilema, para mostrar ao público de mais de 1,2 mil parti-cipantes, alguns dos principais trabalhos da entidade, cujos resulta-dos positivos já podem ser usufruídos pelo produtor rural, com grandes vantagens para o seu negócio. Tratam-se do Plano Oeste Sustentável, iniciati-va de regularização ambiental promovida conjuntamente pelo Governo do Estado da Bahia, via Secretarias de Agricultura (Seagri) e do Meio Ambiente (Sema), e a Aiba, além das questões jurídicas vitoriosas, como a tu-tela antecipada para o fim do recolhimento da Contribuição Social Rural (Funrural), e as questões referentes ao Salário Educação, Cré-ditos de ICMS, PIS/Cofins nas contas de energia elétrica, dentre outras.

Uma equipe da Aiba, formada pelo vice-presidente Sér-gio Pitt, o diretor exe-cutivo Alex Rasia,

Aiba faz corpo a corpo com o produtor rural do Oeste no dia de campo das sementes Oilema

os representantes do corpo jurídico, Wag-ner Pamplona e Jefer-son da Rocha, além dos técnicos do Pla-no Oeste Sustentável, Carlo Rodrigo e Luiz Sthalke, falou para 12 grupos com média de 40 produtores rurais cada, que percorreram as estações experimen-tais do Condomínio Ir-mãos Gatto, debaixo da forte chuva que co-meçou desde as 8h da manhã.

“Foi uma ocasião

importante para mos-trar que o trabalho da Aiba em 20 anos vai além do sucesso ins-titucional, intangível, e tem resultados prá-ticos, mensuráveis e fundamentais para a sustentabilidade eco-nômica do produtor”, disse Pitt, que agrade-ceu a acolhida dos an-fitriões do evento, os Irmãos Gatto, e o pro-dutor Celito Missio. “É bom lembrar que o alcance dessas vitórias é tanto para o nosso as-

sociado de hoje, como também para aquele que quer se juntar aos nossos quadros e fa-zer parte dessas ações a qualquer tempo”, acrescenta o diretor Alex Rasia.

Tempo bom para a tecnologia

Nem a chuva, nem a lama tiraram o brilho

do Dia de Campo das Sementes Oilema, um dos eventos de maior participação de agricul-tores da região, e que é empreendido há 13 anos, com forte parti-cipação também dos demais agentes da ca-deia produtiva da soja. Munidos de capas de chuva oferecidas pela organização do evento, os grupos percorreram os canteiros experimen-tais montados no Con-domínio Irmãos Gatto para assistir as palestras

e conferir o resultado do desenvolvimento de tecnologias.

“Realmente, com o tempo que fez, o dia de campo este ano su-perou em muito nos-sas expectativas, e esta participação da Aiba foi enriquecedora. O produtor parou e ouviu com atenção”, teste-munhou Valter Gatto, associado da Aiba há 20 anos. O condomí-nio Irmãos Gato fica na localidade de Pla-cas, em Barreiras.

Page 6: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 6

A C o o p e r a t i v a dos Produtores

Rurais de Algodão Colorido de Angical (Coopacipa), com sede na Agrovila de Itacolomim, recebeu da Associação Baia-na dos Produtores de Algodão (Abapa), 10 pulverizadores cos-tais, o preparo do solo e orientações técni-cas, voltadas para o manejo fitossanitário, enfatizando o comba-te ao bicudo. A Co-opacipa completou recentemente um ano de fundação e possui 25 produtores. Cada cooperado planta um hectare de algodão orgânico.

O diretor presi-dente da Coopacipa, João Alexandrino, conta que apesar da região de Angical ter

Produtores de algodão colorido recebemincentivos da Abapa

potencial para o plan-tio de algodão, pou-ca gente conhece a cultura. “Estamos no início da luta. A Aba-pa atendeu nossa so-licitação e nos ajudou com os pulverizado-res, aração, gradagem e nivelamento do solo. Esse incentivo está ajudando mui-to nossos trabalhos”, afirmou.

Os equipamentos doados serão utiliza-dos exclusivamente nas lavouras de al-godão. “O incentivo da Abapa, foi um impulso inicial para desenvolver a agri-cultura e o trabalho de cooperativismo na comunidade”, ressaltou o técnico agrícola da Coopa-cipa, Pedro Roque Antunes.

As atividades de pesquisa da Fun-

dação Bahia ganharam em fevereiro uma fer-ramenta de apoio lo-gístico de peso: uma nova caminhonete Ford F4000, adquirida graças aos recursos do Fundeagro. O veículo, um investimento de R$116 mil, vai ganhar as estradas do cerrado baiano, conduzindo pesquisadores, en-saios, insumos e ins-

Reforço extra na trilha do desenvolvimentotrumentos de trabalho que fazem parte do dia a dia da Fundação, na pesquisa e desenvol-vimento dos melhores materiais genéticos adaptados à região Oeste.

De acordo com o presidente do Fundo, Ademar Marçal, ga-rantir a viabilidade da pesquisa científica é a função primordial e mais nobre do Fun-deagro. “A geração e

a difusão do conhe-cimento são a razão de ser da Fundação Bahia, e o Fundeagro, como um fomentador do desenvolvimento e do progresso, não apenas do algodão, mas de todo o agrone-gócio do Oeste, tem de andar lado a lado com esta grande ins-tituição de pesquisa, da qual temos a honra de ser parceiros”, dis-se Marçal.

Page 7: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 7

Um dos mais im-portantes eventos

do calendário do agro-negócio soja acontece no próximo dia 12 de março, em São Desidé-rio, na Bahia. Trata-se da Passarela da Soja, o dia de campo promovi-do pela Fundação Bahia e Embrapa há 13 anos, e que aguarda mais de 1mil participantes nes-ta edição. Além das palestras, divididas em um circuito de quatro paradas em diferentes estações experimen-tais, um dos pontos al-tos do evento em 2011 será a apresentação de três das seis novas va-riedades que estão sen-do lançadas pela Fun-dação Bahia, Embrapa e Embrapa Cerrados

Fundação Bahia e Embrapa promovem a 13ª Passarela da Soja, em São Desidério

no período. A Passare-la da Soja é realizada na fazenda Maria Ga-briela. A programação é gratuita e acontece das 7h30 às 12h30.

Na primeira estação, o público vai conhecer a BRS 313, a BRS 314 e a BRS 315, que estão disponíveis para o pro-dutor na safra 2011/12. De acordo com o pes-quisador da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, estas novas cultivares minimizam o uso de agroquímicos, garan-tindo mais sustentabili-dade, tanto econômica, quanto ambiental ao agronegócio.

Já na segunda esta-ção, o tema será fertili-dade do solo. “Fertili-

zantes: quando, onde e como aplicar” e “Micro-nutrientes: solos pobres e solos corrigidos”, que será proferida pelo espe-cialista em geoprocessa-mento José Francisco da Cunha. A parada seguin-te é a de Manejo Integra-do de Pragas na Região Oeste da Bahia, que será comandada pela ento-mologista Jurema Rat-tes. Na última estação experimental do circuito será a vez de tratar de ne-

matóides e o seu “Mane-jo na Agricultura Susten-tável”, com o professor Jaime Maia dos Santos, da Unesp/ FCAV.

“O contexto atual da soja, as novas cultivares desenvolvidas pela Fun-dação, e as excelentes expectativas para esta safra nos fazem esperar por uma das melhores Passarelas da Soja que já realizamos”, diz o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci.

SERGIO SIMON ROMERA

SERGIO LUIZ MORELLI

ROBERTO MARCELO GADOTTI

Novos Sócios

Page 8: ANO 17 Nº 187 Mar/11 Vitória confirmada - Aiba · 2014. 2. 14. · ANO 17 Nº 187 Mar/11 Página 02 Página 07 Um dos mais importantes even-tos do calendário do agronegócio soja

ANO 17 Nº 187 Mar/11 8