ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 ALEGRIA EM VIR À CASA DO SENHOR (III) Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” (Salmo 122.1) O Salmista estava vivendo uma crise em sua vida. Sua alma estava abatida e ele buscava se reanimar. Há um versículo na Bíblia que diz “quero trazer à memó- ria o que me pode dar esperança” (Lm 3.21). É isso exatamente que o escritor do salmo 42 faz. Ele busca no passado algo que possa reanimar a sua alma, que possa novamente tirá-la do abatimento. Então ele escreve: “Lembro-me destas coisas - e den- tro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa” (Salmo 42.4). Um hino do “Cantor Cristão” diz: “quantos que corriam bem, já não mais contigo estão; outros seguem, mas tam- bém, frios, sem amor estão”. Esses crentes precisam voltar a ter ânimo, a voltar à Casa de Deus com ale- gria. O salmista lembrou que ele lidera- va o povo quando ia à Casa de Deus. Era uma ocasião festiva. A alegria era tanta que quando marchavam para a casa de Deus iam gritando de alegria, com lou- vor. E a multidão festejava. Hoje, se espera muito sair da igreja com as bênçãos. Bênçãos legitimamente prometidas nas Escrituras ou em muitos casos hoje, fictícias, prometidas sem au- toridade das Escrituras Quanto ao salmis- ta, sua visão era diferente: Não esperava terminar o culto para sair com alegria. Ele ia com alegria à Casa de Deus. Para ir á Casa de Deus com alegria é necessário um preparo. É preciso que os crentes se preparem antecipadamente para isso. Antigamente, os crentes ti- nham um preparo todo especial para ir à casa de Deus. Já deixavam sua roupa preparada para vestir no domingo, geral- mente a roupa chamada “domingueira”, a melhor roupa que possuíam. Passavam a semana preparando a lição da Escola Bíblica Dominical que era levada muito a sério. E não era só o professor que prepa- rava a lição. Os alunos também estuda- vam. Havia os textos de um devocionário relacionado à lição que era estudado du- rante toda a semana. Isso em se tratando do domingo, o principal dia de culto. Mas os cultos que eram programados durante a semana também eram bastante concor- ridos, especialmente durante o tempo de renovação espiritual. Ainda mesmo os cultos de oração eram bastante frequen- tados durante a semana. E havia muitos jovens nos cultos de oração. Mas o inimigo tenta colocar algum empecilho para que o crente não se ale- gre por ir à Casa do Senhor. Parece que, nos momentos antes de sair de casa, o diabo trabalha bastante para trazer confusão e contrariedade, para entris- tecer os crentes. É preciso estar atento às suas artimanhas e aprender a se pre- parar para estar na Casa do Senhor com alegria. Se você perdeu a alegria de vir à Casa de Deus, fale à sua alma: “espera em Deus, pois ainda o louvarei”. Pr. João Leão

Transcript of ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua...

Page 1: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017

aLEGria EM vir À Casa Do sEnHor (iii)Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” (Salmo 122.1)

O Salmista estava vivendo uma crise em sua vida. Sua alma estava abatida e ele buscava se reanimar. Há um versículo na Bíblia que diz “quero trazer à memó-ria o que me pode dar esperança” (Lm 3.21). É isso exatamente que o escritor do salmo 42 faz. Ele busca no passado algo que possa reanimar a sua alma, que possa novamente tirá-la do abatimento. Então ele escreve:

“Lembro-me destas coisas - e den-tro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa” (Salmo 42.4).

Um hino do “Cantor Cristão” diz: “quantos que corriam bem, já não mais contigo estão; outros seguem, mas tam-bém, frios, sem amor estão”.

Esses crentes precisam voltar a ter ânimo, a voltar à Casa de Deus com ale-gria. O salmista lembrou que ele lidera-va o povo quando ia à Casa de Deus. Era uma ocasião festiva. A alegria era tanta que quando marchavam para a casa de Deus iam gritando de alegria, com lou-vor. E a multidão festejava.

Hoje, se espera muito sair da igreja com as bênçãos. Bênçãos legitimamente prometidas nas Escrituras ou em muitos casos hoje, fi ctícias, prometidas sem au-toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava terminar o culto para sair com alegria. Ele ia com alegria à Casa de Deus.

Para ir á Casa de Deus com alegria é

necessário um preparo. É preciso que os crentes se preparem antecipadamente para isso. Antigamente, os crentes ti-nham um preparo todo especial para ir à casa de Deus. Já deixavam sua roupa preparada para vestir no domingo, geral-mente a roupa chamada “domingueira”, a melhor roupa que possuíam. Passavam a semana preparando a lição da Escola Bíblica Dominical que era levada muito a sério. E não era só o professor que prepa-rava a lição. Os alunos também estuda-vam. Havia os textos de um devocionário relacionado à lição que era estudado du-rante toda a semana. Isso em se tratando do domingo, o principal dia de culto. Mas os cultos que eram programados durante a semana também eram bastante concor-ridos, especialmente durante o tempo de renovação espiritual. Ainda mesmo os cultos de oração eram bastante frequen-tados durante a semana. E havia muitos jovens nos cultos de oração.

Mas o inimigo tenta colocar algum empecilho para que o crente não se ale-gre por ir à Casa do Senhor. Parece que, nos momentos antes de sair de casa, o diabo trabalha bastante para trazer confusão e contrariedade, para entris-tecer os crentes. É preciso estar atento às suas artimanhas e aprender a se pre-parar para estar na Casa do Senhor com alegria. Se você perdeu a alegria de vir à Casa de Deus, fale à sua alma: “espera em Deus, pois ainda o louvarei”.

Pr. João Leão

Page 2: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 02

Parabéns aos noivos...Trocaram alianças no último sábado dia 28/01, assumin-

do o compromisso de noivado, os irmãos Luciana Chaves e Israel Pedersoli. Ele é filho do casal Roberto e Orminda. Parabéns aos noivos e familiares!

Oremos para que o Senhor continue a abençoar o casal for-talecendo seu relacionamento e suprindo suas necessidades.

anivErsÁrio Da Cbn EM JULHo O CONPLEX (Conselho de Planejamento e Execução) da nossa Igreja de-

cidiu, em sua última reunião, enviar para participar da XXIX Assembléia da Convenção Batista Nacional, da qual a nossa Igreja faz parte, os seguintes ir-mãos: Pr. João Leão e Elzimar M. Xavier; Pr. Antonio Jone e Vera Lúcia Rocha; Maria Helena de S. Soares, e Cleoníce de F. da Luz Costa. Essa Assembléia ocorrerá nos dias 25 a 29 de julho deste ano na cidade de Armação de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro.

As informações sobre a Assembléia estão no site da Convenção Batista Na-cional (CBN) e no jornal “O Batista Nacional” que foi distribuído recentemen-te em nossa Igreja. Qualquer membro de Igreja Batista Nacional pode parti-cipar. Para isso é necessário se inscrever no site da CBN, e fazer o pagamento conforme a opção de hospedagem desejada.

A Convenção Batista Nacional surgiu como fruto de Renovação Espiritual, o avivamento ocorrido no Brasil nos final dos anos 1950 e nos anos posteriores. Neste ano a CBN comemora o seu cinquentenário.

Durante essa Assembléia do 50º aniversário da CBN será lançada a segunda edição do livro de autoria do Pr. João Leão, “Colunas da Renovação”. Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção, por unidade doutrinária,

por visão evangelística e missionária e por um avivamento espiritual.

EsCoLa PrEParaTÓria DE obrEiros A nossa Escola Preparatória de Obreiros iniciou suas atividades deste ano

na última quarta-feira dia 1º de fevereiro. Você, que não fez sua inscrição e deseja fazer o curso da nossa Escola, ainda pode fazer sua matrícula. Basta procurar a ir. Marília que é a nossa secretária/tesoureira, ou com a ir. Miriam Paula em nossa secretaria ao longo da semana.

A nossa Escola de Obreiros tem como objetivo preparar o membro de Igreja para servir na sua igreja. Não é um preparo teológico visando a ser pastor ou missionário. Mas ajudará o crente na sua vida cristã e a ser mais eficiente no seu chamado dentro do corpo da Igreja.

É uma excelente oportunidade de você investir no seu crescimento espiritual.

Page 3: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 03

bibLioTECa E viDEoTECaVocê sabia que temos em nossa igreja uma boa bibli-oteca

com diversos títulos, à disposição dos irmãos? São livros selecionados por nossos pastores, que certamente

irão edifi car sua vida e de sua família. Temos ainda DVD’s com fi lmes cristãos para todas as faixas etárias. Aproveite este material e busque edifi car sua vida e seus familiares. Não há nenhum custo, é gratuito. Basta fazer o seu pedido

com nossos irmãos bibliotecários ao fi nal de nossos cultos.

EsCoLa DE MÚsiCa TibA nossa Escola de Música reiniciou suas atividades

ontem, sábado dia 04/02. As aulas de quarta-feira reiniciam nesta próxima quarta, dia 08/02. Se você deseja estudar música, aprendendo a tocar algum instrumento, entre em contato com a nossa secreta-ria e busque informações sobre valor e horários com a ir. Miriam Paula.

CULTo Da saUDaDE E CoraL EvanGéLiCoNo dia 19 de fevereiro teremos a Ceia do Senhor. É o terceiro domingo do mês.

Nesse mesmo dia, pela manhã, teremos conosco o Coral Evangélico de Belo Hori-zonte. Nessa mesma ocasião realizaremos o “Culto da Saudade”. Por isso, nosso louvor constará de músicas mais antigas. Pedimos que os irmãos orem e se pre-parem, desde já para esse culto, que cremos, será uma bênção para todos nós.

Não deixe de adquirir a Bíblia Edição Comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja. Compre-a para si mesmo(a) ou para oferecer de presente a ou-tras pessoas. O preço da Bíblia é R$ 45,00 (qua-

renta e cinco reais). Procure alguém que atenda na biblioteca e adquira o seu exemplar.

Page 4: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Imagine alguém muito poderoso, que consegue fazer ou criar qualquer coisa. Alguém que teve uma grande ideia: criar o mundo. Esse “alguém” é DEUS! Como ele criou o mundo, você já deve ter lido nos versículos de hoje: Gêne-sis 1.1 e 2. Só existia um mar profundo, bem escuro. Então, ele usou sua palavra poderosa e disse... O que ele disse? Que apareça a _______! Foi a primeira coisa que ele criou.

E assim tudo começou.É importante saber:- Só existe UM DEUS.- Só existe UMA VERDADE.- Só existe UMA CRIAÇÂO.Sabe o mais incrível na cria-

ção? VOCÊ faz parte dela. VOCÊ faz parte da ideia de Deus!

PErGUnTas sobrE a Criação CoMo sUrGiU o MUnDo? (GÊnEsis 1.1 a 2)

oração: Senhor, nosso poderoso Deus, obrigado, em especial, que eu faço parte da criação, que eu faço parte da criação, que sou ideia tua.

Page 5: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 05

No meio da noite a vozinha infantil começa a chamar: “Mamãe!” Não parece alarmada, nem com medo. Então mamãe, meio dormindo, meio acordada, responde: “Durma direi-tinho. Ainda é de noite!”

Passados alguns instantes, novamente: “Mããããe!” E como a voz ainda parece tran-quila, a mãe grita de lá: “O que é?” com esperança de que sua voz, mesmo à distância, acalme a criança. Mas isso não acontece, pois a vozinha chama: “Venha aqui!”

Então, ela sai da cama quentinha e vai até onde está a criança. “O que é?” E a resposta é a seguinte: “A senhora tem que orar por mim, pois tem um bla-bla-bla-bla”.

“Não entendi nada do que você disse. Diga-me claramente por que eu tenho que orar por você”.

Então, com uma nota de impaciência na voz, ele diz: “A senhora tem que orar por mim, porque tem um espírito mau naquele canto”.

O menino tem sete anos de idade e já sabe dizer: “Tem um espírito mau naquele canto”. Ou-tras crianças em situação semelhante diriam: “Tem um homem mau ou um monstro”. Mas esse garotinho já aprendeu algumas coisas e sabe dar os nomes aos bois. É um espírito mau, diz ele.

“Veja só”, pensa a mãe sentando-se na beira da cama, “ele faz o diagnóstico do pro-blema e sabe pedir o remédio certo!”. Tem um espírito mau ali naquele canto. E a gente não começa a berrar nem gritar; e nem tem medo. Apenas chama uma pessoa mais forte e pede que ore. E ela ora.

“Espírito mau, diz a mamãe, “eu lhe ordeno que vá embora. Aqui não é seu lugar, e não pense que pode assustar-nos, pois o Senhor Jesus é muito mais forte que você”.

Em palavras simples, o menino repete quase a mesma coisa, e ela diz: “Amém”, pen-sando: “Bom, acabou”. Mas não; não acabou.

“Mamãe”, indaga o menino, “os maus espíritos falam?”Mamãe quer voltar para a cama e não tem muita vontade de fi car conversando este

tipo de assunto com uma criança, altas horas da noite. Então responde: “Não; eles não falam. Agora vai dormir, viu?” Mas o menino replica impacientemente: “Eles falam, sim. Os maus espíritos falam, pois quando a senhora disse que o Senhor Jesus é muito mais forte que ele, ele disse que isso não é verdade, isso não é verdade”.

Então mamãe tem que admitir que os maus espíritos falam conosco desta forma, real-mente, “mas agora ele foi embora”, diz ela enquanto recoloca a coberta sobre ele.

“É mesmo”, diz o garotinho satisfeito. E dorme o resto da noite toda, um sono bem pesado.No dia seguinte, à noite, quando o levo para a cama, e depois da sua oraçãozinha

noturna e dos cânticos, o garotinho me diz: “Mamãe, agora a senhora tem que dizer ao espírito mau que ele não deve fi car ali, e dizer também, mamãe, que ele não pode falar comigo”. E foi exatamente o que fi z.

“Ótimo!” exclama o menino depois. “Agora ele não vai ter coragem de se mexer, e não me disse mais nem uma palavra.”

Solta um suspiro de contentamento, e dorme um sono pesado a noite inteirinha”

(Extraído de “Poder do Alto” n. 25, Terceiro Trimestre de 1980, revista que não é mais editada. “OS PAIS DEVEM EXERCER AUTORIDADE ESPIRITUAL EM FAVOR DOS FILHOS”)

PEQUEna HisTÓria DE Fé

Page 6: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 06

CaLEnDÁrio ECLEsiÁsTiCo

CUrso - TrEinaMEnTo DE LÍDErEs DE CéLULas

FEvErEiro

Dia 11• Bazar

Dia 12• Almoço na igreja

Dia 13• Reunião de oração de casais

Dia 19• Ceia do Senhor e “Culto da Sau-

dade” com apresentação do Co-ral Evangélico.

Dia 24• Vigília

Dia 28• Feriado Carnaval

Na próxima quarta-feira, dia 01 de fevereiro, teremos o início das aulas na Escola Preparatória de Obreiros. Uma das primeiras disciplinas do primeiro bimestre será Treinamento de Líderes de Células. A seguir, teremos a disciplina Formação de discipuladores. As duas disciplinas, acima mencionadas, são específi cas para quem pretende liderar uma célula.

Haverá duas opções para aqueles que pretendem fazer estas disciplinas:

1ª – na Escola Preparatória de obreirosTreinamento de Líderes de células: Início: 01 de fevereiro - quarta-feira de 19h às 21h2Término: 22 de fevereiroFormação de discipuladores: Data a confi rmar

2ª – Escola bíblica Dominical - 9h às 10h.

A previsão para começar essas duas disciplinas no horário da Escola Bíblica Dominical é no mês de março. Estamos aguardando um número sufi ciente de alunos para formar uma turma e defi -nirmos a data.

Portanto, aqueles irmãos que preten-dem servir a Deus no ministério celular, devem fazer a sua escolha por uma des-sas opções e se matricular na secretaria da igreja.

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das boas novas” espalhe

as boas novas do Evangelho

Que formosos são sobre os montes os pés do que anun-cia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia

coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52.7)

Page 7: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 07

PEDiDos DE oração Para a sEMana

anivErsarianTEs LoUvor

PorTaria

inTroDUTorEs (culto à noite)

anivErsarianTEsDE CasaMEnTo

Dia PELa iGrEJa PELo FUnDo PELa PaTrÍa/oUTros

05/02Dom

Pelos novos convertidos em nossa igreja. Para que per-maneçam firmes no Senhor.

Ore pelos missionários con-veniados do FMABJ (veja a lista na pág. 08).

Oremos pelos alunos e pro-fessores neste período de retorno às aulas.

06/02Seg

Oremos pelas nossas Células que se reúnem nos lares de nossa Igreja.

Oremos pelos mantenedo-res do FMABJ e para que outros sejam despertados.

Ore pelo Presidente Michel Temer e sua equipe de mi-nistros.

07/02Ter

Oremos pelos casais de na-morados e noivos de nossa Igreja.

Ore pela ir. Vera Lúcia e suas atividades de assistên-cia aos campos do FMABJ.

Oremos pela Polícia Federal e o trabalho de combate à corrupção em nosso país.

08/02Qua

Ore pela Escola Preparatória de Obreiros, professores e alunos.

Ore por salvação de vidas em nossas congregações do Fundo Missionário.

Oremos por conversão de autoridades nos governos fe-deral, estadual e municipal.

09/02Qui

Oremos por mais conver-sões em nossos cultos na Igreja.

Oremos pelas famílias dos nossos missionários e por provisão para cada campo.

Ore pela equipe de Promoto-res de Justiça e seu trabalho contra a corrupção.

10/02Sex

Ore pelo Coral Evangélico e suas atividades de ensaio e apresentações.

Para que o Senhor nos aben-çoe com novos campos mis-sionários.

Oremos para que o nosso país seja liberto de toda corrupção.

11/02Sáb

Ore pela nossa Juventude e suas atividades de culto aos sábados.

Oremos para que o Senhor levante mais obreiros para os campos.

Oremos por mais oportuni-dades de emprego e melhor distribuição de renda.

Dia 05/02 – Maria Luíza Saraiva Pereira (Gou)Mário Lúcio da Costa

Dia 06/02 – Vanderléia Aparecida Martins Dias (SM)Wanessa Rodrigues Luz XavierGustavo Victor Santos Miranda

Dia 07/02 – Ana Augusta de Amorim PintoDia 08/02 – Mirele Alves Fonseca (Car)Dia 09/02 – Nelia Regina Costa Ferreira Silva (Gou)Dia 10/02 – Milca Santos (Gou)

Amanda Oliveira MartinsDia 11/02 – Tatiana de Fátima Pinto (SM)

Dia 06/07 – Odete e Jovelino do Rosário Sousa (Car)Mª de Fátima e José F. dos Santos (SM)

Dia 07/02 – Shirley e Ari Oliveira BacelarDia 08/02 – Adriana e Jefferson Cupertino SantosDia 09/02 – Conceição e José Maria Cappai

“O SENHOR conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre” (Salmo 37.18).

HoJE, Dia 05/02/2017:Manhã: Deivesnoite: Luciana Mendes e Elbert

PrÓXiMo DoMinGo, Dia 12/02/2017:Manhã: Maurício e Miriam Paulanoite: Raquel Paula e Isabela

HoJE, Dia 05/02/2017:Manhã: Mário Lúcio

PrÓXiMo DoMinGo, Dia 12/02/2017: Manhã: Adão

HoJE, Dia 05/02/2016:José Maria e Conceição

PrÓXiMo DoMinGo, Dia 12/02/2017:Helder e Aparecida

Page 8: ANO: 50 Nº. 06 DATA: 05/02/2017 - tibbh.com · toridade das Escrituras Quanto ao salmis-ta, sua visão era diferente: Não esperava ... Pedimos aos irmãos que orem por nossa Convenção,

Sementeira 08

sEDE e sECrETaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

EnDErEço Para CorrEsPonDÊnCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TEMPLo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HorÁrio DE aTEnDiMEnTo Da sECrETaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

aTiviDaDE PErManEnTEs

DoMinGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUarTa FEira:• 15h - União Feminina

ToDo TErCEiro DoMinGo:• Ceia do Senhor

QUinTa-FEira:• 19h30 - Culto

sEXTa FEira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁbaDo: • 19h30 - Culto Jovem

ToDa ÚLTiMa 6ª FEira:• 19h30 às 24h - Vigília

FUnDo MissionÁrioaCHiLLEs barbosa E JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MissionÁrios:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Certa vez um ancião de nossa comunidade eclesiástica, contou-me um pouco sobre a sua vida e das difi culdades enfrentadas em sua infância e juventude na dura vida da roça. Falou-me também da sua vinda para a capital mineira e da persistência para conquistar um bom trabalho e ter melhores condições fi nanceiras para sustentar a sua família. Hoje ele já se encontra aposentado há vários anos.

Ele me falou que a maioria das difi culdades que enfrentamos estão em nossas cabeças, pois nós as colocamos lá. O importante é termos fé, agir e perseverar em nossos objetivos, pois Deus está sempre conosco nos ajudando.

Por isso jovem, não tenha medo de noivar, casar, ter fi lhos, prestar prova para vestibular, concursos públicos, adquirir a habilitação e etc. Precisamos agir e fazer cumprir em nossas vidas essa palavra profética: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Aguinaldo dos Santos

DiFiCULDaDEs na CabEça“Tudo posso naquele que me

fortalece” (Filipenses 4.13)