Ano 946 ortaleza de Noite dos Enamorados - Cristo é Vida · 2013-06-15 · Sim, e há diversas...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXV - Nº 946 • Fortaleza, 16 de junho de 2013 Noite dos Enamorados DIA 22 • 19 HORAS PRÓXIMO SABADO Deixe que as instruções da Palavra de Deus abracem sua vida, guiando quanto à pessoa certa, edificando seu relacionamento e abençoando sua vida!

Transcript of Ano 946 ortaleza de Noite dos Enamorados - Cristo é Vida · 2013-06-15 · Sim, e há diversas...

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXV - nº 946 • Fortaleza, 16 de junho de 2013

Noite dos Enamorados

DIA 22 • 19 HORASP R Ó X I M O S A B A D O

Deixe que as instruções da Palavra de Deus abracem sua vida, guiando quanto à pessoa

certa, edificando seu relacionamento e abençoando sua vida!

ao rebanho de deus

- Pr. José Nogueira -

Trataremos em nosso VII Encontro de assuntos tremendamente im-portantes. Veremos lutas maiores que nós (mas menores do que o Senhor nosso Deus!). E como nós estamos? Estamos preparados emocional e espiritualmente? Quantos pais, professores e líderes se veem hoje em dia confrontados com uma avalanche de más influências poderosíssimas – e muitos já viram seus lares, filhos, crianças, alunos e discípulos atraídos, seduzidos, enganados e tragados por esses males! E muitos ficam, às vezes e muitas vezes, desanimados.

Se você hoje está meio quebrado e sentindo-se fraco, quero lembrar-lhe que durante a caminhada da vida há momentos em que as cores passam a alternar apenas entre tons opacos e sombrios. Os problemas chegam e – de repente - o que antes despertava paixão, agora parece um fardo. O que encantava o coração torna-se um peso. A alegria é substituída pela apatia, o ardor pela dúvida, a disposição pela desesperança.

Sim, e há diversas causas para o desânimo, tanto as biológicas quanto as emocionais e espirituais. Há aqueles que perdem o sabor pela vida a partir das tragédias que se abatem sobre seus dias. Outros perdem a alegria devido a gatilhos mais biológicos - enfermidades físicas prolongadas ou crises de ansiedade, estresse, depressão e síndromes que teimam em permanecer. Há também os que se encontram desanimados pelo próprio distanciamento de Deus. A vida devocional e os assuntos do Alto já não fazem parte de sua rotina. Não há tempo para orar, ler a Palavra ou cultuar a Deus.

Um dos cenários bíblicos mais angustiantes que aparenta total exaustão e profundo desânimo se passou com Davi em Ziclague. O desfecho foi surpreendente e o que aconteceu com ele pode acontecer conosco.

A vida de Davi, creio eu, foi registrada na Pala-vra, como exemplo de inconstância humana como talvez nenhum outro personagem na Palavra. Foi guerreiro implacável e na força de Deus derrotou o gigante filisteu. Por outro lado adulterou com Bate-Seba. Reconstruiu Jerusalém que passou a ser chamada cidade de Davi, porém magoou seus filhos e foi um desastre como pai. Era temente ao Senhor e foi chamado homem segundo o coração de Deus, entretanto, em sua família houve incesto, assassinato, mentiras e traição. Talvez a inconstância tenha sido uma das principais marcas da trajetória deste servo de Deus.

Entre montanhas e vales ele chegou a um dia, dentre tantos, que o tomou por completo e exaustivo desânimo. No retorno de uma cansativa

batalha, ele encontrou Ziclague, a cidade que habitava, saqueada e destru-ída. Todas as mulheres e crianças haviam sido levadas cativas. A cidade era um monturo de cinzas. Seus homens e amigos leais, agora amargurados, falavam em apedrejá-lo. E ali se encontra Davi, caído, sem consolo nem esperança, vendo suas forças faltarem. Não apenas forças físicas, mas as forças da alma. Talvez tenha sido um dos raros momentos em sua história que ele se enxergou sem ação.

Mas algo inesperado acontece com aquele homem caído. Diz a Palavra que “todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus”. Esta frase, encontrada no primeiro livro de Samuel, capítulo 30, verso 6, revela-nos uma das mais poderosas ações de Deus na vida de seus filhos: levantar-nos quando tudo parece perdido; abrir o caminho quando não sabemos para onde ir; dar-nos perseverança quando a vontade é parar.

O que mais me intriga é que este “reânimo” veio absolutamente do Senhor, pois não havia ali elementos de esperança. Seu coração fraquejou, seus amigos lhe faltaram, as forças físicas estavam consumidas. Porém, ali, ele “se fortaleceu no SENHOR seu Deus”.

E, reanimado, se levantou. Davi perseguiu os amalequitas com alguns de seus homens, tomou de volta as mulheres e crianças, e ainda o despojo - que partilhou entre todos. Reconstruiu a cidade e habitou nela. Recuperou o respeito de seus homens com o brilho de quem um dia iria reinar sobre todo Israel.

O reânimo é uma experiência íntima e profunda, que se passa de forma diferente na caminhada de cada um. Se os cenários de nossas vidas são distintos, bem como aquilo que nos abate, a fonte do nosso reânimo é a mesma: o SENHOR nosso Deus.

Sabemos que os conflitos, decepções, alvos não realizados, objetivos frustrados são frequentes causadores de profundo abatimento de espírito. Perante estes, muitos gigantes da fé já foram nocauteados e perderam o fôlego. Se é este o seu caso talvez você se sinta, de alguma forma, como Davi naquele dia. Após voltar de uma batalha em que lutou lado a lado com seus homens, e juntos prevaleceram, porém agora as coisas deram errado – e alguns até falam em apedrejar você.

Frustrações e a fixação em derrotas passadas possuem a capacidade de gerar ansiedade crônica na alma humana. Se não forem tratatas, elas passam a ser o seu último pensamento ao dormir e o primeiro ao acordar. Sentimentos de impotência fazem o seu coração disparar perante a simples lembrança de ter que enfrentar tudo aquilo de novo.

Mas, você pode pensar na vitória de Davi – como o SENHOR o ergueu diante de um tremendo desânimo. Nesses momentos você tem que tomar uma decisão: Ou vai ficar lambendo suas próprias feridas, alimentando-se de uma destrutiva autocomiseração, que o levará a uma trilha na qual você perderá seu vigor. Ou você decidirá confiar no poder de Deus, num entregar--se ao Senhor e pôr sobre Ele tudo aquilo que você não pode resolver, res-ponder ou apagar. E, nas palavras do Salmo 37:5-7, descansar nEle. A reação do Alto será a mesma que visitou Moisés no deserto, Elias na caverna e Davi em Ziclague: Deus o reanimará.

É preciso lembrar que o Senhor nos criou com corações ensináveis. Assim, devemos sempre nos lembrar daquilo que nos traz esperança. A esperança cura a alma e prepara o espírito para o que Deus fará. Podemos a cada dia orar pedindo que nossa vida não se torne um poço

de ressentimentos, que não fiquemos para sempre caídos, que o desânimo – quer seja físico, emocional ou espiritual – não nos derrote.

Podemos rogar que aquilo que - de forma fantástica - aconteceu com Davi em Ziclague, aconteça também conosco: sermos reanimados pelo Senhor nosso Deus! E prontos para novas batalhas!

leitura para Consagração

Geração Impura: Ataques à Família Brasileira

A família brasileira está sendo perseguida por inimigos poderosos. Há uma orquestração perversa com o propósito de solapar seus

alicerces e desconstruir seus valores. Eis quatro forças poderosas que se voltam contra a família em nossos dias:

1 - A Mídia Televisiva. A televisão é o mais poderoso instrumento de comunicação em nossa nação. É considerada o quarto poder. A televisão brasileira é conhecida em todo o mundo por seu liberalismo. As telenovelas brasileiras são as mais imorais do mundo. Talvez nada exerça mais influência sobre a família do que as telenovelas da Rede Globo. Dizem que a televisão apenas retrata a realidade. Mentira! A televisão induz a opinião pública. Ela não informa, mas deforma. Agora, de forma desavergonhada a TV brasileira abraçou a causa homossexual com o propósito de induzir a sociedade a aceitar isso como certo. Trata-se de uma indução tendenciosa para prática homossexual, que a Escritura chama de pecado, disposição mental reprovável, paixão infame, e contrária à natureza (Romanos 1:24-28).

2 - STF. A suprema corte brasileira, o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, legitimou os direitos da relação homoafetiva. A nação brasileira já colocou o pé na estrada do relativismo moral, da absolutização do erro, da conspiração irremediável contra a família. Os juízes do STF reconheceram como legal e moral a relação de um homem com um homem e de uma mulher com uma mulher. Estão desmoronando o que Deus edificou. Estamos nos insurgindo não apenas contra a família, mas contra o próprio Deus que instituiu o casamento e estabeleceu a família. Julgando-se sábios, tornaram-se loucos, pois ninguém pode insurgir-se contra Deus e prevalecer.

3 - O Ministério da Educação. Com os recursos suados dos trabalhadores brasileiros que, com dignidade lutam para o progresso da nação, o ministério da educação está lançando um kit gay, para ser distribuído nas escolas públicas, cuja finalidade, mais uma vez, não é esclarecer crianças e adolescentes sobre a sexualidade, mas induzi-los à prática homossexual. Querem tirar das famílias o direito de orientar seus filhos.

4 - O Congresso Nacional. Está no Congresso um projeto de lei que visa punir aqueles que se manifestarem contra a prática homossexual. Tal projeto contraria a Constituição Federal, que nos faculta a liberdade de consciência e de expressão. Querem leis que sejam contra Deus, pois a Palavra de Deus considera a relação homossexual como algo contrário à natureza e uma abominação para Deus (Levítico 18:22; Romanos 1:24-28; 1 Coríntios 6:9-11). Essa lei visa não apenas legitimar o ilegítimo, tornar moral o imoral, mas também, punir com os rigores da lei, aqueles que, por dever de consciência, não podem se curvar ao erro.

Leiamos, em nossa Leitura Bíblica Anual: Jó, capítulo 37.

RETIRO DA MOCIDADEJOVENS DE DEUS

brilhando numaGERAÇÃO PERDIDA

04 a 06 de outubroCDE do 7 de Setembro • Pajuçara

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração

corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” - Filipenses 2:15

Mais informações e inscrições: Liderança da Mocidade

RETIRO DO MINISTÉRIO DORCASJesus, O Deus da Restauração

6 e 7 de DezembroHotel Don’Ana - Iguape/CE

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os

contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” -

Isaías 61:1

nossos retiros 2013

RETIRO DE CASAIS • 29/Nov a 01/Dez

Piscina do Hotel • www.longbeachcanoa.comHotel Long Beach«««« - Canoa Quebrada/CE

Casados, Mais Felizes

Ap. Standard ....................... R$ 550,00Ap. Bangalow (vista jardim) .. R$ 570,00

Ap. Bangalow (luxo) ............ R$ 580,00Ap. Bangalow (vista piscina)..R$ 590,00

*Haverá taxa extra de 50 reais pela noite de sexta-feira e café da manhã de sábado.

ÚLTIMAS

VAGAS!

domingo09h: Escola Bíblica Dominical (EBD)16h: Ensaio do Coral Cristo é Vida18h: Culto de Louvor

e Adoração a Deusterça-feira19h: Koinonia - Estudo Bíblico

e Tempo de Oraçãoquarta-feira19h: EBEC - Programação Edificante

para Meninos e Meninas

quinta-feira15h: CBD - Treinamento Ministerial19h: CTBPL - Curso de Treinamento

Bíblico para Pastores e Líderessexta-feira19h: Curso de Libras - Evangelismo

e Edificação com Surdossábado09h e 16h: Grupos de Evangelismo19h: Mocidade Cristo é Vida -

Programação Especial para Jovens

notas & notíCias

2013jun

2013jul

O REINO DE DEUSO Reino de Deus é o tema absolutamente central da Bíblia. No entanto, há diferentes compreensões a seu respeito. Teólogos católico-romanos dizem que o Reino de Deus se encontra em todos os lugares por onde a igreja católica se difundiu. As controvérsias acerca das doutrinas da fé carismática e pentecostal dependem da compreensão correta do que significa Reino de Deus na Bíblia. Em nossa EBD, a partir do próximo domingo (dia 23), vamos estudar

a Doutrina Bíblica do Reino de Deus, nas seguintes classes:• 15 a 17 anos - Rodolfo e Vickson • 18 anos em diante - Pr. José Nogueira, Jefferson e Bruno Braga• Casados - Raphael e Bruno Magalhães

AGENDA DA IGREJA 22 (sábado) • 19h: Noite dos Enamorados (Mocidade Cristo é Vida) 27 (quinta) • 19h30: Encerramento do Semestre do CBD/CTBPL Estudo sobre Aconselhamento Bíblico: Transtornos de Comportamento na Ficção (Cinema e Literatura) 29 (sábado) • 17h: Encontro Pastoral com os Namorados e Noivos Amor: Suas Formas de Querer Bem (Aplicação do filme “Terra das Sombras” – C.S.Lewis) 19h: Chá de Panela do Felipe e Natália (Mocidade)

04 a 07 (qua-dom) • Retiro EBEC: Criança de Valor 05 (sexta-feira) • 19h30: Celebração 60º Aniversário da irmã Valdecy 07 (domingo) • 09h: Batismo e Ceia do SENHOR 10 a 13 (qua-sáb) • Mocidade: Semana de Filmes Edificantes 13 (sábado) • 17h: 1º Aniversário da Lis (Paula e Lívio Rafael) 16 a 21 (ter-dom) • EBJ: Escola Bíblica de Jovens (programações à tarde e noite) 27 (sábado) • 09h: Reunião do Conselho Administrativo 19h: Casamento de Felipe e Natália 28 (domingo) • 09h: Assembleia Geral da Igreja (abertura dos Cofres Missionários)

NOSSA SEMANA

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdaAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira (9912-0017 e 8899-0476)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSõES