Ano I nº1 junho 2008

19
CONEXÃO AMACLERJ _________________________________________________________ Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro - AMACLERJ ______________________________________________________________ EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO _________________________________________________________ ANO I Nº 1 JUNHO 2008 _________________________________________________________

description

Public

Transcript of Ano I nº1 junho 2008

Page 1: Ano I nº1 junho 2008

CONEXÃO AMACLERJ

_________________________________________________________

Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro - AMACLERJ

______________________________________________________________

EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO

_________________________________________________________

ANO I Nº 1 JUNHO 2008 _________________________________________________________

Page 2: Ano I nº1 junho 2008

E X P E D I E N T E

REDATOR: Elvandro de Azevedo Burity SECRETÁRIO: Carlos Roberto Alves REVISÃO: Ademilton Madureira Lima

Redação e Administração: Rua do Lavradio, 97 - Rio de Janeiro - RJ CEP 23230-070

Esta publicação, patrocinada pela AMACLERJ, publicará artigo e

informará assuntos relacionados com a cultura em geral e os que puderem interessar.

A publicação de artigos/informações é livre, sujeita, porém, ao critério do EXPEDIENTE DA CONEXÃO AMACLERJ. Tendo em vista o espaço disponível, solicita-se a quem nos honrar com sua colaboração que o artigo tenham no máximo uma folha de papel A4, que seja entregue em disquete ou outra mídia digital, no word, espaço simples. Em ambos os casos, sempre, com a indicação e/ou identificação do autor, não se admitindo pseudônimo ou anonimato.

CONEXÃO AMACLERJ não tem fins lucrativos. Os conceitos emitidos em artigos/informações são de responsabilidade do autor, não representam, direta ou indiretamente, o pensamento do Expediente do CONEXÃO AMACLERJ, nem da AMACLERJ ou do GOB-RJ.

Distribuição gratuita via internet, no Portal do GOB-RJ (http://www.gob- rj.org.br/portal/ - link Academia de Letras - Conexão AMACLERJ) de onde o internauta poderá baixar. Bem como, remetido em arquivo com extensão PDF (Portable Document Format) para todos os endereços eletrônicos constantes do cadastro da AMACLERJ. Assim sendo, caberá ao leitor/internauta, por sua própria conta e risco, providenciar/baixar o Adobe Acrobat Reader.

2

Page 3: Ano I nº1 junho 2008

CONEXÃO AMACLERJ

Órgão de divulgação e informação da Academia Maçônica de Artes, Ciências e

Letras do Estado do Rio de Janeiro - AMACLERJ Aprovado na plenária de 16 de junho de 2008

Fundado em 13 de Junho de 2008 – E4V4 Idealizador: ELVANDRO BURITY

ANO I - Nº 1 - JUNHO - 2008

Editorial Na edição do primeiro número do órgão de divulgação da

AMACLERJ, como membro fundador da Academia e na condição de atual Grão-Mestre do GOB-RJ, fomos solicitados a trazer uma mensagem no Editorial desse Órgão de Comunicação Acadêmica.

A primeira idéia que nos ocorreu, foi louvar a excelente iniciativa e o grande trabalho desenvolvido pelo Irmão e Acadêmico Elvandro Burity, na idealização desse veículo, que não será somente um elo de divulgação e informação da Academia, como também, uma Conexão da Academia com o Meio Cultural.

Outro aspecto que merece relevo é a responsabilidade que traz esse Órgão de Comunicação para todos os Acadêmicos, que serão incentivados a intensificarem suas produções Culturais, considerando ser responsabilidade de todos os Imortais municiarem a “CONEXÃO AMACLERJ” para que ela possa cumprir condignamente, não somente seu papel de divulgadora dos eventos acadêmicos, mas principalmente, de sua missão propagadora da produção intelectual de seus membros.

Merece também relevância, a iniciativa da abertura das páginas da “CONEXÃO AMACLERJ” ao Mundo Cultural Intelectual, temos absoluta certeza que a Contribuição de nossos Amigos e Confrades enriquecerão sobremaneira nosso boletim.

Finalmente, confiamos no pleno sucesso dessa iniciativa e esperamos usufruir de maravilhosos trabalhos e sublimes mensagens que engalanarão as páginas de nossa “CONEXÃO AMACLERJ”.

Até breve. Eduardo Gomes de Souza Grão-Mestre do GOB-RJ

3

Page 4: Ano I nº1 junho 2008

“1808/2008 - 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL

AO RIO DE JANEIRO”.

Chegada da Família Real de Portugal ao Rio de Janeiro em 7 de março de 1808. Óleo sobre tela. Geoff Hunt - RSMA/1999 - 69 x 92 cm. Coleção Particular

4

Page 5: Ano I nº1 junho 2008

Biografia do Patrono Cadeira 01 da AMACLERJ

Ocupada pelo Acad. Ademilton Madureira Lima Dos arquivos da Academia

ALCINDO GUANABARA -Jornalista, político e tribuno brasileiro. Nasceu a 19/07/1865, em Magé, Estado do Rio de Janeiro e faleceu em 1918 Passou sua infância em São Fidelis, Monteverde, Paraíba do Sul e Mangaratiba. Iniciado em 05 de novembro de 1894.

Dotado de viva inteligência, desde cedo adquiriu rudimentos de latim, professorado pelo vigário local, a quem acolitava a missa. Em 1880, transferiu-se com a família para

Petrópolis, onde foi admitido gratuitamente como interno, num dos melhores educandários da cidade serrana. De tal modo sobressaiu-se nos estudos que, após dois anos de preparos, ministrava matemática no colégio. Em 1884, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mas não chegou a doutorar-se. A primeira folha a receber-lhe a colaboração foi a ‘Fanfarra”. Entretanto, interesses de ordem pública, impediram-no de prosseguir nesse posto. Falho de recursos financeiros, viu-se coagido a aceitar empregos de baixa classe, como: porteiro do Jóquei Clube, e, posteriormente, inspetor disciplinar num asilo de meninos desamparados. Aí permaneceu, até fixar-se como redator da “Gazeta da Tarde”. Passou para “Novidades”, onde ganhou prestígio, advogando a causa da escravidão, sob o pseudônimo de Nestor. Prevendo a queda da monarquia, emprestou, desde logo o calor de sua pena ao “Diário do Comercio” e, em 1889 ao “Correio do Povo”, para a campanha republicana. Homem de atitudes, protestou, veementemente, em 1891, contra o golpe de Estado do Marechal Deodoro. Viajou para a Europa, como Diretor-Geral, da Imigração. Superintendeu a folha da “República”, e no quatriênio de Prudente de Moraes. foi exilado para a Ilha de Fernando de

Noronha. Desafeto do Presidente levantou, pelas colunas da “Tribuna”, colossal campanha conta ele, batalhando pela eleição de Campos Salles, que o sucedeu. Redator político do “País”, abordou com superior critério, os assuntos de maior interesse para o Brasil. Publicou: “História da Revolta”, “A Presidência de Campos Sales”, “Discursos Fora da Câmara”, etc. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Bibliografia: “Vultos do Brasil” de Eli Behar

“Maçons e Maçonaria - Uma Análise”, de Frederico G. Costa

5

Page 6: Ano I nº1 junho 2008

Trabalhos Acadêmicos... Ademilton Madureira Lima

Membro Efetivo da AMACLERJ - Cad. 01 Patronímica de Alcindo Guanabara

VELHO AMIGO Acalma, coração! Vê se descansa! Senão, podes levar-nos à loucura! O mundo que nós deu tanta esperança não fez deste meu peito uma clausura! Disfarça, velho amigo! A fé não cansa! Um dia essa aflição poder ter cura! Há muito que deixei de ser criança e a vida para mim foi bem mais dura! Não chores. Entre nós não há segredo! Não deixes que outros saibam do seu medo e aceita a realidade desta vida! Contém esse soluço. Sê mais forte! Quem conheceu a Luz não teme a morte porque sua missão já foi cumprida!

6

Page 7: Ano I nº1 junho 2008

Elvandro Burity Membro Efetivo da AMACLERJ - Cad. 19

Patronímica de Joaquim Nabuco O TEMPO QUE VOA... O tempo passa depressa... Oh! Tempo surdo-mudo

Tudo surpresa Como as pessoas esquecem.

Oh! Tempo Soturno cocheiro

Deste carro fúnebre: A vida.

Passa logo... Passa depressa...

Espera! Eu não notei!

Oh! O tempo que voa sem volta Passou...

7

Page 8: Ano I nº1 junho 2008

Carlos Alves Membro Efetivo da AMACLERJ - Cad. 32

Patronímica de Urbano Duarte Artista: Carlos Alves

Categoria “hor concours”. Quadro exposto no LXIX Salão de Artes Comemorativo as Mães e a Mulher

realizado, no dia 29 de maio de 2008, na sede do GOB-RJ, em parceria com a Fraternidade Feminina Cruzeiro do SUL GOB-RJ, AMACLERJ e Pincéis Unidos

Movimentam as Artes - PUMART. 8

Page 9: Ano I nº1 junho 2008

Ubirajara Gouveia de Almeida Membro Efetivo AMACLERJ -Cad. 24

Patronímica de José de Souza Marques

BELEZA AFRICANA - (óleo sobre tela) Artista: Ubirajara Gouveia de Almeida

Medalha de Ouro: II Grande Salão de Artes Plásticas da Cidade do Rio de Janeiro - 2003 - Real Engenho das Artes - Country Club da Tijuca. Medalha de Ouro: Instituto da Arte da Urca - Salão de Artes Plásticas realizado em 2008 no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho 1º Reg.

9

Page 10: Ano I nº1 junho 2008

Apresentação.

Alceu Reis Membro Efetivo da AMACLERJ - Cad. 05

Patronímica de Antonio Carlos Gomes QUARTETO RAGA (*)

Raga é o nome dado aos modos que regem a música clássica indiana há séculos. Embora as notas sejam um elemento importante do raga, este não se resume a uma escala. Um raga pode ser visto como um conjunto de normas de como construir uma melodia. É um sistema usado para compor ou improvisar, permitindo variações infinitas dentro das notas estabelecidas. Assim é o Quarteto Raga. Desde sua formação, o conjunto vem procurando estabelecer a sua própria identidade musical e estética, novas sonoridades, novos caminhos pela música, ou seja, variações infinitas dentro das notas estabelecidas.

O quarteto é composto por quatro dos mais destacados instrumentistas brasileiros, premiados em diversos concursos nacionais e internacionais. O quarteto é formado pelos músicos Ricardo Amado, Spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Adonhiran Reis, membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, assim como Gabriel Marin, Spalla do naipe de violas, e Alceu Reis (o primeiro da direita para a esquerda), Spalla do naipe de violoncelos da mesma orquestra.

Dentro de suas prioridades, estão a divulgação de compositores nacionais (consagrados ou não). Para tanto realiza um constante trabalho de pesquisa junto a bibliotecas e museus sobre material nunca gravado e muitas vezes nunca executado. O repertorio do Quarteto Raga inclui compositores do passado, e os compositores de hoje.

Dia 1º de julho no Auditório do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM - entrada franca - às 20h 30 min. apresentação de Alceu Reis (violoncelo), Ricardo Amado (violino), Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)

10

Page 11: Ano I nº1 junho 2008

ENCONTRO DA CULTURA MAÇÔNICA

Osvaldo Pereira Rocha (*) Membro Correspondente da AMACLERJ no Maranhão

Aconteceu na bela cidade de Londrina-PR, de 18 a 21/04/2008

EV., o XIII Encontro Nacional de Cultura Maçônica, reunindo Irmãos autores de livros maçônicos e outros líderes de literatura maçônica brasileira, promoção conjunta da Editora A TROLHA, do INBRAPEM - Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Maçônicos, da ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, da UBRAEM - União Brasileira de Escritores Maçons e da AABML - Associação das Academias Brasileiras Maçônicas de Letras e Revista Maçônica Trolha, todas representadas por seus dirigentes, que compuseram as mesas diretoras de cada seção de trabalho, que resultou em sucesso absoluto e que, aliás, não poderia ser diferente.

A abertura solene do referido encontro foi prestigiada com as presenças de autoridades civis do estado e, principalmente de Londrina, todas elas elogiando a iniciativa do citado evento, promovido pela cultura maçônica brasileira, que a elegeu para sediá-lo e cumprimentar seus coordenadores.

A presidência dos trabalhos esteve com o Editor responsável

pela Revista A TROLHA, Irmão Edenir José Gualatiere que, às vezes, se revezava nessa missão com o Soberano Irmão Antonio do Carmo Ferreira, que é Presidente da ABIM e Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco (lançou, na oportunidade, seu mais novo livro “Nas Canteiras da Arte Real”, que provocou longa fila de irmãos interessados no autógrafo deste renomado escritor maçônico).

11

Page 12: Ano I nº1 junho 2008

O Presidente da Academia Maçônica Internacional de Letras (AMIL), Irmão Bernardo Martins Pereira, abrilhantou o evento maçônico-cultural com sua presença e brindou aos presentes com sua fala.

Por tudo isso, o XIII Encontro Nacional da Cultura Maçônica

teve o mais absoluto sucesso.

O mencionado encontro, que se revelou em grande acontecimento cultural, como se esperava, contou com a brilhante participação do Soberano Grão-Mestre do Estado, Irmão João Krainski Neto, Presidente da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, que foi anfitrião maior de todos os irmãos e cunhadas que para Londrina se deslocaram de seus respectivos estados.

O estado do Maranhão esteve representado pelos Irmãos Osvaldo Pereira Rocha, João Francisco Batalha - Venerável Mestre da Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas Afonso Augusto de Morais e Álvaro Francisco de Araújo Leite - Membro da AMIL e Venerável Mestre da Loja Labor e Fraternidade.

======= (*) - Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Autônomo do Maranhão -

GOAM. Presidente do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense - IHMM. Fundador e

atual Diretor de Comunicação da Academia Maçônica Internacional de Letras - AMIL. 12

Page 13: Ano I nº1 junho 2008

Amigos da AMACLERJ... Yára Vargas (*)

Cadeira 14, do Quadro Membro Efetivo Letras - Patronímica de Coelho Neto - ALAP

NOSSO NINHO Pássaros cantando,

o vento esvoaçando as folhas, a mangueira, a pitangueira,

cheia de flores... Ah!... quanta alegria terias,

se pudesses apreciar a natureza do nosso ninho...

Colher o primeiro fruto, amar o desabrochar

da primeira rosa amarela. Parece que te vejo

de um lado para outro, a tudo querendo ver ao mesmo tempo.

O teu sorriso vibrante, o teu olhar mais azul diante da natureza do nosso ninho...

Depois calmamente sentarias e o teu pensamento ficaria

livre a vagar num êxtase de felicidade.

Deus permita ao meu amor, do plano onde estiver,

ouvir o canto dos pássaros, o esvoaçar das folhas e ver o desabrochar das rosas amarelas.

(*) - Carioca, comendadora, professora de ensino superior, advogada, palestrante, escritora e poetisa. Presidente da Academia Guanabarina de Letras. Detentora de

Medalhas de Mérito Cultural

13

Page 14: Ano I nº1 junho 2008

João Batista Pereira de Carvalho (*)

Cadeira nº 40, do Quadro de Efetivo Letras - Patronímica de Gilberto Freire Melo - ALAP

LUZILÂNDIA Meu nome é João, nome e sobrenome.

Minha terra, meu país é pedaço de chão, seco e pedregoso,

que se chama Luzilândia. Lá,

no calor das onze, a gente sopra o vento

para espantar a saudade e esperar a fome,

que nem sempre é de doer. Minha terra, meu país

é um chão duro, danado de seco,

desde os tempos em que nasci. As mangueiras não dão mangas,

são sombras para se gemer e para abanar o vento

ajudando a enxotar o calor. Mas a gente é feliz,

não tem do que reclamar, tem sempre um amigo por perto,

a lua passa rente, bem na cabeça da gente

e o dia não costuma se atrasar. É Luzilândia

meu país, meu lugar... (*) - Maçom de Loja jurisdicionada ao GOB-RJ. Natural do Piauí, advogado, poeta,

escritor, trovador, com prêmios em concursos literários.

14

Page 15: Ano I nº1 junho 2008

Eduardo Perry/Angra dos Reis/Maio 2008 (*) Recebido via mensagem eletrônica do “Poetas del Mundo”.

Frente à baía de Angra os fios dos postes se postam como pautas, esticados, um a um, horizontalmente e numa distância igual entre si,na vertical. Preparam-se assim para o cair da tarde, num brinde ao sol que ao longe arde iluminando as asas dos pássaros em alarde. E de repente, os passarinhos neles pousam... um bando em ritual, como se cada qual fosse uma nota da escala musical. Chega o Dó, o Ré e o Mi, pousa o Fá, o Sol e o Lá e num rasante entra o Si. E em revoada, o Fá voa para o Mi o Mi voa para o Si,

bate as asas em bemol, e todos voam para o Sol. Ao fim da apresentação, o sol, já cansado de brilhar,

deixa a galeria e traz o escurecer,

dizendo a todos que agora é descansar.

Os pássaros para os ninhos, os fios e postes

no escuro vão sumindo e o céu fecha seu pano

assim, de vagarinho. No canto, a lua

inda apagada, a tudo assiste

sem no entanto se mostrar.

Retoca a purpurina de seu rosto

e no mesmo camarim do sol já posto

espera o seu momento de brilhar.

(*) - Composição poética e fotográfica feita a partir da varanda de um apartamento do Porto Real Resort - Baia da Ilha Grande - Angra dos Reis.

15

Page 16: Ano I nº1 junho 2008

Cadeira 01 02

03 * 04* 05 06 07* 08 09* 10* 11

12* 13 14 15* 16 17 18 19 20* 21 22 23 24 25 26 27 28 29* 30 31 32 33*

Quadro da Academia

Acadêmico Ademilton Madureira Lima

Sergio Tavares Romay Alceu de Almeida Reis José Carlos Martinho

Luiz Viana

Bernardino Coelho Pontes

Reginaldo Barbosa dos Santos Paulo Gomes dos Santos Filho

Eduardo Gomes de Souza Carlos Gomes

Celso Luiz Serra Elvandro de Azevedo Burity

Walnir Lima Almeida Gilberto Jorge da Cruz Araújo

Ziéde Coelho Moreira Ubirajara Gouveia Almeida

Roberto Pumar Silveira Almir José Sant´Anna Cruz

Eurípedes de Mattos Ary Azevedo de Moraes Antonio Alves Carvalho

Edimo Muniz Pinho Carlos Roberto Alves

nº * - desocupada

16

Page 17: Ano I nº1 junho 2008

Diretoria Executiva 2008/2009

Presidente Acadêmico - Gilberto Jorge da Cruz Araújo

Vice-Presidente

Acadêmico - Paulo Gomes dos Santos Filho

Primeiro Secretário

Acadêmico - Eurípedes Mattos da Silva

Segundo Secretário

Acadêmico - Carlos Roberto Alves

Tesoureiro

Acadêmico - Elvandro de Azevedo Burity

Diretor de Relações Públicas

Acadêmico - Ziéde Coelho Moreira

Diretor de Comunicação e Divulgação

Acadêmico - Roberto Pumar Silveira

17

Page 18: Ano I nº1 junho 2008

Noticiário Acadêmico. Você sabia que...

O Acadêmico Ary Azevedo de Moraes lançou, em 2006, o livro:

EU VI E VIVI

O Acadêmico Membro Correspondente da AMACLERJ Osvaldo Pereira Rocha, em 2007, lançou o livro:

CARNAVAL DA MINHA JUVENTUDE e outras crônicas, discursos e relatos

18

Page 19: Ano I nº1 junho 2008

Em julho de 2008, em data não confirmada acontecerá o LXX Salão de Artes Comemorativo do 152º de Fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ - uma parceria entre a AMACLERJ e a Pincéis Unidos Movimentam a Arte - PUMART.

No dia 11 de agosto de 2008 acontecerá o lançamento do livro:

FGTS 41 anos

Ganhos - Perdas - Fraudes autoria do amigo da AMACLERJ e Irmão Mario Avelino.

No dia 30 de agosto de 2008 a Academia Maçônica do Rio Grande (RS) comemorará o 25º aniversário de Fundação. Da programação consta a realização de um Encontro Maçônico Cultural com foco no RITO SCHRÖDER, RITO YORK (REAL ARCO). A expectativa é de que entre os finalistas exista algum com conhecimento sobre o Rito Schröder. Haverá certificado para os participantes. Evento aberto a todos os Maçons.

A AMACLERJ, em consonância ao facultado pelo Art. 20 das disposições estatutárias, firmou acordo com a Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro - FALARJ - com vista à divulgação e aperfeiçoamento das atividades artístico-culturais de seus acadêmicos e o intercâmbio com Instituições Acadêmicas do Estado do Rio de Janeiro.

19