Ano N Abril de SENAR é parceiro da TV Globo em evento na ... · Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017...

3
Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017 SENAR BRASIL Informa SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109 1300 - acesse: www.senar.org.br SENAR é parceiro da TV Globo em evento na capital do Brasil Prevenção contra febre amarela A rua de lazer dos brasilienses aos do- mingos e feriados foi palco de uma ofi- cina de horta urbana promovida pelo SENAR, parceiro da TV Globo Brasília no evento “Meu Eixão”. O eixão é uma via que corta o Plano Piloto, de sul a norte. O SENAR criou um folder para levar à população rural informações sobre os perigos da febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, até abril deste ano já foram mais de 420 casos, con- centrados principalmente na região sudeste do País. O informativo traz da- dos relacionados aos principais sinto- mas, tratamento e o esquema de vaci- nação que está sendo disponibilizado pelo governo. “O SENAR percebeu que precisava informar a população sobre a febre amarela, já que atualmente o campo é a região mais atingida pela doença. Esse informativo está disponível na versão web e cada Regional do SENAR recebeu um arquivo para produzir o material de acordo com a necessidade local”, explica a coordenadora de Pro- gramas e Projetos na Área de Saúde Rural, Deimiluce Lopes Fontes Coaracy. des despertaram o público para a pro- dução de alimentos mais saudáveis através de uma atividade que também pode ser considerada uma terapia prazerosa. No final, os participantes ganharam sementes de manjericão e cebolinha para colocarem em prática o que aprenderam nas demonstrações. O material também está disponível no portal do SENAR, para baixar, aces- se: http://bit.ly/2qu1PI3 Em uma estrutura montada num dos canteiros centrais, os técnicos do SENAR Thiago Campos e Roziron Lou- zeira orientaram as pessoas sobre o aproveitamento de pequenos espaços para o cultivo orgânico de hortaliças e temperos em garrafas pet, vasos e jar- dineiras. Foram passadas dicas sobre o local ideal, luminosidade, preparo da terra, irrigação, nutrição, transferência de mudas para o lugar definitivo e co- mo fazer uma sementeira. Aproximadamente 450 pessoas parti- ciparam das 15 oficinas realizadas ao longo do dia pela entidade. As ativida- As áreas de Assistência Técnica e Ge- rencial, com Matheus Ferreira, Bárbara Evelyn Silva e Luana Frossard de Aguiar, e de Comunicação do SENAR foram responsáveis por toda a organização e realização do evento com a TV Globo Brasília. Veja a cobertura do Canal do Produtor: http://bit.ly/2pKjsmR E a matéria da TV Globo Brasília: https://glo.bo/2oR3auV

Transcript of Ano N Abril de SENAR é parceiro da TV Globo em evento na ... · Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017...

Page 1: Ano N Abril de SENAR é parceiro da TV Globo em evento na ... · Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017 SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109

Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017

SENAR BRASIL I n f o r m a

SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109 1300 - acesse: www.senar.org.br

SENAR é parceiro da TV Globo em evento na capital do Brasil

Prevenção contra febre amarela

A rua de lazer dos brasilienses aos do-mingos e feriados foi palco de uma ofi-cina de horta urbana promovida pelo SENAR, parceiro da TV Globo Brasília no evento “Meu Eixão”. O eixão é uma via que corta o Plano Piloto, de sul a norte.

O SENAR criou um folder para levar à população rural informações sobre os perigos da febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, até abril deste ano já foram mais de 420 casos, con-centrados principalmente na região sudeste do País. O informativo traz da-dos relacionados aos principais sinto-mas, tratamento e o esquema de vaci-nação que está sendo disponibilizado pelo governo.

“O SENAR percebeu que precisava informar a população sobre a febre amarela, já que atualmente o campo é a região mais atingida pela doença. Esse informativo está disponível na versão web e cada Regional do SENAR recebeu um arquivo para produzir o material de acordo com a necessidade local”, explica a coordenadora de Pro-gramas e Projetos na Área de Saúde Rural, Deimiluce Lopes Fontes Coaracy.

des despertaram o público para a pro-dução de alimentos mais saudáveis através de uma atividade que também pode ser considerada uma terapia prazerosa. No final, os participantes ganharam sementes de manjericão e cebolinha para colocarem em prática o que aprenderam nas demonstrações.

O material também está disponível no portal do SENAR, para baixar, aces-se: http://bit.ly/2qu1PI3

Em uma estrutura montada num dos canteiros centrais, os técnicos do SENAR Thiago Campos e Roziron Lou-zeira orientaram as pessoas sobre o aproveitamento de pequenos espaços para o cultivo orgânico de hortaliças e temperos em garrafas pet, vasos e jar-dineiras. Foram passadas dicas sobre o local ideal, luminosidade, preparo da terra, irrigação, nutrição, transferência de mudas para o lugar definitivo e co-mo fazer uma sementeira.

Aproximadamente 450 pessoas parti-ciparam das 15 oficinas realizadas ao longo do dia pela entidade. As ativida-

As áreas de Assistência Técnica e Ge-rencial, com Matheus Ferreira, Bárbara Evelyn Silva e Luana Frossard de Aguiar, e de Comunicação do SENAR foram responsáveis por toda a organização e realização do evento com a TV Globo Brasília.

Veja a cobertura do Canal do Produtor: http://bit.ly/2pKjsmR

E a matéria da TV Globo Brasília: https://glo.bo/2oR3auV

Page 2: Ano N Abril de SENAR é parceiro da TV Globo em evento na ... · Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017 SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109

Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017

SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109 1300 - acesse: www.senar.org.br

Gestão efi ciente da água

Técnicos afi nados com procedimentos do Banco Mundial

Trinta instrutores do SENAR vieram a Brasília para mais uma capacitação do Programa Nacional de Irrigação. Durante cinco dias, os profi ssionais mergulharam nos conceitos da gestão efi ciente da água com foco nos siste-mas de irrigação por aspersão conven-cional e pivô central. As aulas práticas aconteceram em duas propriedades nos arredores da capital. Além do aprendizado, os instrutores também orientaram um produtor sobre como otimizar o uso da água e ter uma pro-dução de qualidade, utilizando um

A equipe técnica do projeto ABC Cer-rado participou, em abril, de um trei-namento sobre aquisições e contratos do Banco Mundial, entidade responsá-vel pelo repasse fi nanceiro do projeto.

O encontro aconteceu em Brasília e reuniu tanto os gestores quanto os profi ssionais que lidam com a parte fi -nanceiro-administrativa do ABC Cerra-do. “Como utilizamos recursos de uma instituição internacional precisamos seguir as diretrizes sobre o uso des-

equipamento simples desenvolvido pela Embrapa, chamado Irrigas.

“Com o programa, o SENAR quer mos-trar para o produtor que é possível ter efi ciência e otimizar o uso da água com os sistemas de irrigação, trazendo assim, mais economia para a proprie-dade rural”, destaca o coordenador Ra-fael Diego Nascimento da Costa.

se recurso, tanto para contratação de consultores quanto para as aquisições que são feitas dentro do projeto como, por exemplo, compra de materiais e alimentação para os treinamentos de produtores“, explica o coordenador do ABC Cerrado no SENAR, Mateus Tava-res.

O treinamento abordou a consulto-ria individual e as linhas gerais sobre plano de aquisições com informações sobre propostas e cotações.

O Brasil conta com, aproximadamen-te, 11,5 milhões de hectares com In-tegração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), um número que aumentou quase 10 milhões de hectares em 10 anos. O ótimo resultado foi apresen-tado para especialistas, pesquisado-res e estudantes de todo o País que estiveram reunidos durante dois dias, em Goiás. O SENAR, que incentiva a adoção da tecnologia com o Projeto ABC Cerrado, participou do encontro, promovido pela Rede de Fomento iLPF, uma parceria público-privada formada por empresas e instituições como a Embrapa.

iLPF em franca expansão

O treinamento foi ministrado pelo Ins-tituto de Pesquisa e Inovação na Agri-cultura Irrigada (Inovagri), parceiro do SENAR no Programa de Irrigação.

Representaram a entidade o coorde-nador do projeto ABC Cerrado, Ma-teus Tavares, e os assessores técnicos do DEPPS, Rafael Nascimento da Cos-ta, José Luiz Rocha Andrade e Marce-lo de Sousa Nunes. No primeiro dia, uma reunião técnica, em um hotel de Caldas Novas, debateu os temas co-mo o avanço da adoção da iLPF no Brasil e caminho para a tecnologia continuar crescendo no País. No se-gundo dia, os participantes visitaram a Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, referência na implementação da tec-nologia no Brasil.

Page 3: Ano N Abril de SENAR é parceiro da TV Globo em evento na ... · Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017 SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109

Ano XII - Nº 105 - Abril de 2017

SENAR Administração Central - SGAN 601 - MÓDULO K - 1º ANDAR - Fone (61) 2109 1300 - acesse: www.senar.org.br

ATeG para impulsionar agricultura de baixo carbono

Do Rural à Mesa orgânico

Projeto Rural Sustentável avança

A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR foi apresentada como alterna-tiva às ações da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura - movimento formado por empresas, entidades e organizações da sociedade civil para a promoção de uma economia de baixo

Os doze integrantes da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Chapadinha (Astraf), de Sobradi-nho (DF), que passaram a fazer parte do programa Do Rural à Mesa, já estão fornecendo alimentos para os restau-rantes do Senac, em Brasília.

Em novembro do ano passado, o pro-grama Do Rural à Mesa, parceria do SE-NAR e Senac, entrou numa nova fase e passou a atender também produtores de hortaliças orgânicas.

No dia 19, uma atividade de integra-ção aproximou os principais atores envolvidos nessa cadeia: cozinheiros e produtores rurais. Um grupo de estu-

O SENAR terá um papel ainda maior na execução do Projeto Rural Sustentável no Brasil. Uma nova proposta foi apre-

carbono no Brasil. O assunto foi de-batido por integrantes do grupo e re-presentantes do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) no dia 27, em Brasília.

Na avaliação do movimento, a assis-tência técnica e a difusão de tecnolo-gias são fundamentais para a imple-mentação de um agricultura de baixa emissão de carbono. E o trabalho de-senvolvido pelo SENAR pode apoiar a adoção de técnicas como a recupe-ração de pastagens degradadas, a In-tegração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e a recuperação/restauração fl o-restal.

dantes do Curso de Aperfeiçoamento em Cozinha do Senac visitou três as-sociados da Astraf. Nas propriedades, eles conheceram o funcionamento de um sistema agrofl orestal, o manejo de hortaliças orgânicas e também parti-ciparam de uma prática de plantio. A atividade foi acompanhada pelo técni-

sentada aos superintendentes e técnicos das sete Regionais participantes do pro-jeto – Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondô-nia - durante uma videoconferência.

Atendendo a uma demanda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a entidade deverá prestar As-sistência Técnica e Gerencial (ATeG), Formação Profi ssional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) para um número maior de propriedades, em relação ao previsto inicialmente. O SENAR vai se-

A reunião contou com a presença do coordenador nacional de ATeG do SE-NAR, Matheus Ferreira; do presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jar-dim; e da coordenadora da Coaliza-ção Brasil, Luana Maia, entre outros.

co de campo Thiago Campos e pela coordenadora técnica do programa, Bárbara Evelyn Magalhães Silva.

lecionar e trabalhar com 1.859 uni-dades multiplicadoras e 96 unidades demonstrativas nos sete estados localizados nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.

A reunião foi liderada pelo coordena-dor nacional de ATeG do SENAR, Ma-theus Ferreira, e também contou com a presença do coordenador técnico do Rural Sustentável Alexandre Ma-roso Gessi e das assessoras técnicas da ATeG Bárbara Evelyn Magalhães Silva e Andréia Baumgratz.

Atualmente, 10 itens são entregues para os estabelecimentos do Senac – berinjela, beterraba, batata-doce, re-polho verde, repolho roxo, quiabo, li-mão, jiló, abóbora e cenoura -, mas a previsão é ampliar para 25 em breve.