Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

74
contatovip.com.br | 1

description

Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

Transcript of Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

Page 1: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 1

Page 2: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

2 | contatovip.com.br

Page 3: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 3

Page 4: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

4 | contatovip.com.br

Rosemara ToledoJornalista DRT/RS 127763

Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda.

A revista Contato VIP chega nesse mês de fevereiro com a sua pri-meira edição de 2013. O ano está

apenas começando, mas pelo andar da carruagem será intenso. Nunca vi um mês de janeiro tão movimentado. Carros nas ruas, filas nos bancos, gente comprando, empresas contratando... Nada lembra aquele marasmo de verões passados, onde parece que todo o mundo se refugiava na praia. As pessoas continuam indo à praia, mas acredito que por menos tempo, afinal temos muito o que fazer por aqui. Em nos-sa redação então, nem se fala. Afinal um ano sempre inicia cheio de expectativas, planos e ideias. Quando esse ano marca os 20 anos de um projeto pioneiro e vencedor a nossa responsabilidade aumenta, e mui-to. E é nesse ritmo de boas energias que assumimos novos compromissos e novos desafios com nossos leitores. Vamos co-memorar juntos, o ano inteiro, aguardem que são muitas as novidades. Passado o carnaval o foco agora é a volta às aulas. E aí vem uma dúvida especialmente para os pais das crianças que vão para a escola pela primeira vez. Como escolher a escola ideal? O que deve ser levado em conta? Estas e outras questões são esclarecidas pela psicopedagoga Celsoni Danieli que ajuda os pais nesta difícil tarefa. E a volta às aulas pode ser uma festa. Além do reen-contro com os amigos, o material novinho é sempre uma atração. Fomos buscar no comércio as novidades que vão encher os olhos da garotada.E, quando iniciam os lançamentos de outono inverno, é a vez da liquidação dos artigos de verão. Então é hora de saber em que vale a pena investir e o que pode ser usado na próxima estação. Confira as sugestões em nossa seção de moda. No

Ano XX | nº 218 | Fevereiro | 2013

Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo

Reportagens:Cassiane Seben DRT/RS 16688

Colunas:Camila Toledo Docena | Eloi de SouzaIolanda T. Banunas | Luciano Baumgardt Terezinha Camargo

Departamento Comercial:Carla Oliveira Tatsch | Josefina Monteiro Luciano Baumgardt | Maura Pereira da Silva Terezinha Camargo

Editoração gráfica:André Bolesina | Augusta Simonato Citron

Redação e administração:R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RSFone: 54 3331-3448 / [email protected]

Contato VIP é uma publicação da Contato Comunicações Ltda.Fundada em 15 de julho de 1988 por Sideno João Docena (In Memoriam)

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários

Expediente

Editorial

FOTO

S | C

RIST

IAN

I LAU

XEN

mês de janeiro tivemos muitos brin-des. Foram formaturas, aniversários, casamentos. Muita gente entrou o ano comemorando e aqui em nossas páginas divide com você leitor, esses momentos especiais. Um brinde especial à família Tibola (nossa capa) que reinaugurou moderno escritório e comemora 40 anos de atividades voltado ao setor contábil e imobiliário. Experiência com inovação é o resultado do trabalho que une pai e filhos a uma competente equi-pe de trabalho. Para finalizar, cumpri-mento a nova administração municipal e vereadores, que assumem a nova legis-latura e à comunidade que comemorou os 82 anos do município de Carazinho, num clima de alegria e expectativas. E é assim, mostrando o Lado Bom da Vida que iniciamos o ano! Boa leitura.

Page 5: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 5

Page 6: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

6 | contatovip.com.br

Índice.fevereiro

TUriSMoConheça a Capadócia, cidade ponto turístico da Turquia que ficou famosa na música de Seu Jorge

direiToA internet pode ser uma ameaça a privacidade, confira o que o advogado Maurício Ferrari diz sobre o Direito Digital

SociedAdeCidadãos destaque foram homenageados nos 82 anos do município

enLAceA emocionante união de Vanessa Kunzler e André Soares

56

64

16

4836

cAPATibola comemora 40 anos comreinauguração da empresa

SeMPre nA viP

08 - Coluna Luciano Baumgardt26 - Coluna Terezinha Camargo28 - Coluna Céia Giongo 30 - Mundo Teen | Camila Docena 69 - Falando de Anjos | Eloi de Souza 71 - Tradicionalismo | Iolanda Banunas

fb.com/revistacontato vip

twiter.com/contatovip

contatovip.com.br

FOTO

| D

AN

IEL

TATS

CH

Page 7: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 7

Page 8: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

8 | contatovip.com.br

Luciano Baumgardt

Luciano Baumgardt

Publicitário

de formação,

colunista social

por excelência.

Filiado à

Federação

Brasileira dos

Colunistas Sociais.

E-mail:

lubaumgardt@

gmail.com

Twitter:

@lucolunista

VIP | Sociedade

É de Carazinho a Miss Terra RS, Jorreni Marcon. Natural de Castro/PR, ela reside em nossa cidade já há alguns anos. Formada em Psicologia pela UPF, ela tem 23 anos e trabalha duro na preparação para a final do concurso, que acontece em abril em Minas Gerais.

A dentista Laise Biazus foi a grande vencedora da 1ª Corrida Rústica Cidade de Carazinho, na Categoria I e ficou em 4º lugar na classificação geral feminina. O evento foi uma excelente iniciativa do município, segundo o assessor do turismo da cidade, Leonardo Bertoldi, o evento deverá acontecer sempre no aniversário do municipio, reunindo cada vez mais competidores.

O London Esthetic Hair durante o ano de 2012, realizou a promoção de fidelidade. No dia 15 de janeiro aconteceu o sorteio do ipad para as clientes que preencheram seus cartões fidelidade. A sortuda da promoção foi Vera Schwantes, que recebeu da proprietária do salão Karine Thomas o desejado prêmio.

O principal concurso de Beleza do Rio Grande do Sul, o Garota Verão, elegeu como Garota Verão de Carazinho a encantadora Pietra Decet, a moça já tem grande experiências em concursos de beleza e com certeza é uma excelente representante da beleza da mulher carazinhense.

O prefeito Renato Süss tem passado por dias árduos para tentar colocar a casa em ordem. A vida dos Secretários municipais não está sendo diferente, mas, estão todos muito motivados e como o prefeito, não perdem o carisma e muito menos a tranquilidade.

Nos próximos dias deve acontecer no gabinete do prefeito um café da manhã com todos os homenageados com o Troféu João de Barro. Durante o evento Renato vai apresentar seu plano de desenvolvimento do município.

Entre os projetos, está desenvolver o turismo em Carazinho, bandeira a qual apoio totalmente. Segundo o prefeito aqui existe água quente no subsolo. Estaria aí a mola propulsora do turismo?

Receber o título de Destaque Jornalístico pelo Poder Legislativo Municipal de Carazinho foi uma satisfação muito grande, na história da honraria foi a primeira vez que um colunista social recebe a nobre distinção. Mais que uma homenagem é o reconhecimento de uma comunidade para um trabalho que neste ano de 2013 completa 15 anos, fazendo o chamado “jornalismo do bem”. Colunismo social é coisa séria da mesma forma, pelo menos ao ver dos bons profissionais, é comentar fatos de fundamental importância em nossa sociedade, e, se possível, através dessas notas possibilitar que mais coisas boas possam acontecer. Fica meus mais sinceros agradecimentos a sociedade carazinhense que me acolheu, o respeito e admiração aos vereadores que votaram no meu nome, aos veículos de comunicação que acreditam no meu trabalho e aos meus estimados leitores.

Beleza

Gabinete

Corrida

Agradecimento

FOTO

| M

ARC

OS

TATS

CH

FOTO

| FA

BIA

NA

GU

EDES

Page 9: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 9

Aconteceu no Hotel Unique em São Paulo no dia 31 de janeiro o desfile show de lançamento da nova linha de maquiagem O Boticário, a Make B Black Cristal, que traz um visual glamouroso inspirado no poder e no luxo dos cristais. O desfile foi assinado por Fernando Torquatto. A nova linha deve começar a figurar nas lojas já nos próximos dias.

Exclusividade é a palavra que mais define o novo ambiente da Bier Site o B Club. A proposta é um ambiente exclusivo para os fiéis frenquentadores.

A convite da Secretaria de Turismo de Pernambuco e da Associação Pernambucana de Imprensa estive cobrindo todos os momentos do carnaval na terra do frevo e dos bonecos gigantes. Pude comprovar a grandiosidade do Galo da Madrugada, a animação dos bailes e a criatividade dos blocos que tomam conta de todas as ladeiras de Olinda. Um carnaval diferente sem dúvida nenhuma. É impossível dizer que conhece carnaval se nunca passou um carnaval em Recife e Olinda. Na próxima edição trago mais detalhes de tudo isso.

A bela Giovana Süss, filha do prefeito Renato Süss e da primeira-dama Marlene, concluiu sua faculdade em Design de Moda pela UPF, no dia 19 de janeiro. Durante a festa, que reuniu muitos carazinhenses em Passo Fundo, ela usou um vestido de sua autoria que arrancou muitos elogios.

O casal Risoleide e Jânio Pacheco recebeu amigos e familiares ao cair da tarde do dia 23 de janeiro na Casa do Lago, para brindar a formatura do filho Henrique em Agronomia, pela Universidade de Passo Fundo. Com buffet de Chef Evani Lemos os festejos seguiram pela madrugada. A noite também brindou a formatura da filha Patrícia na Residência Clínica Médica, agora a ela segue para especialização em Oncologia no Hospital da PUC em Porto Alegre.

Os empresários Fátima e João Schuster transformaram-se em sorrisos e emoção na noite do dia 12 de janeiro, quando a filha Gabriela colou grau em Direito pela UPF Carazinho. A Rancho Bier recebeu décor de Fabiano Marcondes e gastronomia de Chef Evani Lemos para comemorar a conquista da bela filha do casal.

Cristal B Club

Carnaval

Temporada de formaturas

VIP | SociedadeFO

TO |

CRIS

TIA

NI L

AUXE

N

FOTO

| CR

ISTI

AN

I LAU

XEN

Gabriela com o irmão Rafael, a cunhada Emily e a sobrinha Lívia.

Risoleide e Jânio realizados com o desempenho profissional dos filhos

A emoção do casal Fátima e João era visível com a conquista da filha

Henrique ao lado da namorda Jéssica Maciel Marinho

FOTO

| KE

LLY

LEM

ES

Page 10: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

10 | contatovip.com.br

Felipe e Matheus

Bruna Paola Marks completou 15 anos dia 03 de dezembro de 2012. A comemoração aconteceu no dia 15 de dezembro, com um Luau na chácara da

família. A noite foi marcada pela emoção de familiares e amigos que estiveram ao lado da belíssima aniversariante, nesta data tão especial. A decoração ficou por conta da Natur Shop, as fotos do evento foram de Verônica Kinder e a sonorização do Dj Xapada.

Bruna Paola Markscomemora 15 anos

com um Luau

Vó Leonila Kochenborger

Padrinhos Ronaldo e Maria Inês,Guilherme e Matheus

Primas

Primos

DJ Xapada Amigos CTG Unidos pela Tradição Amigos do colégio SORG

Mana Mariana e o namorado Nathan

Bruna com a mãe Marione Ko-

chenborger e a mana Mariana

Dinda Ivana Kochenborger

VIP | Sociedade

Page 11: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 11

Page 12: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

12 | contatovip.com.br

O Aniversário deDeonila Maria Da Cás Kohmann

Família Da Cás

Deonila com seus lindos bisnetos

Deonila com os manos Jadir e Tereza Soprando as velinhas

Os filhos Paulo, Regina e Carlos com a aniversariante

FOTO

S | C

ATY

PHO

TO S

TÚD

IOVIP | Sociedade

Page 13: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 13

Aaventura de chegar aos 90 anos com saúde e cercada de pessoas amadas é um privilé-gio e motivo de festa. Assim o aniversário

de Deonila Da Cás Kohmann mereceu uma come-moração muito especial. Aconteceu no dia 20 de janeiro, durante um alegre almoço, no Salão Social do Clube Comercial de Carazinho. Deonila tem 03 filhos, 12 netos e 06 bisnetos. Todos estiveram presentes com exceção da neta Marta, agrônoma, que está fazendo mestrado nos Estados Unidos. Não faltaram familiares e amigos de Carazinho e de cidades e estados mais distantes que vieram participar desse evento tão importante.

Carlos, Leila, Clacir, Deonila e Paulo Kohmann, Regina Kohmann Dietrich e Eugênio Dietrich

Família Kohmann

Netos

Familiares homenagearam a aniversariante interpretando músicas italianas

Familiares e convidados

VIP | Sociedade

Page 14: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

14 | contatovip.com.br

Viajantes

Luciano Baumgardt

Publicitário,

viajante e

defensor do

turismo como

mola propulsora

da economia

E-mail:

lubaumgardt@

gmail.com

Todos que por esta coluna passam têm em comum o desejo e o prazer de conhecer o novo, vão além das suas fronteiras e se encantam com novos horizontes. Seja você também um viajante.

VIP |Mundo

O casal Jarbas Bohrer e Camila De Bortoli embarcou com a LN Viagens para

uma viagem à um dos mais belos e atraentes destinos do interior do Brasil.

Um local que o próprio nome já diz tudo, Bonito no Mato Grosso do Sul.

Giane e Cleusa Weber curtiram toda a brasilidade e a história de Porto

Seguro em dias de muito sol, na viagem organizada pela LN Viagens.

Pense em um lugar para desfrutar de praias paradisíacas, olhar para um

infinito mar azul e fazer pouquíssimo esforço. Tudo isso e muito mais, o casal

Renata Penz Siqueira e Fábio Marques curtiram em Punta Cana, no Caribe.

As irmãs Giordana e Bruna Grehs viajaram com a LN Viagens para a capi-

tal potiguar. Em Natal, a capital do Rio Grande do Norte, as irmãs curtiram

o sol, os passeios de bugue e as maravilhosas dunas de Genipabu.

Com a LN Viagens, Acácia Fraga deu as boas vindas ao ano de 2013 em

Madri na Espanha. A cidade acolhe algumas das maiores e mais animadas

festas de Ano Novo da Península Ibérica, onde se recebe o novo ano

tomando muitas “cavas”, a espumante espanhola.

A LN Viagens levou Tatiane Barichello e Eduardo Kraemer para o

maravilhoso estado de Pernambuco para curtir a encantadora, charmosa

e inesquecível Porto de Galinhas, com suas águas límpidas, areias brancas

e imensos coqueirais.

´

Page 15: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 15

Page 16: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

16 | contatovip.com.br

a união de vanessa Kunzler & andré soares

Em 22 de dezembro de 2012, num entardecer mágico e abençoado por Deus, Luis Andre Soares, filho de José e Lorena Soares, e Vanessa Kunzler, filha de Lauro e Lúcia

Kunzler, oficializaram a união de 10 anos.Em uma cerimônia emocionante, os noivos chegaram com um MD 1929, embalados à voz e violão de Sole Ferreira. Fredy, o pequeno yorkshire do casal, levou as alianças, sendo conduzido pelo sobrinho Gabriel e pela afilhada Mariana. André homena-geou a noiva cantando para ela “Eu não vou aceitar” de Bruno e Marrone. E ela, contratou um avião que sobrevoou o local sol-tando 150.000 pétalas de rosas. Não ficando por aí as surpresas, ainda teve a dança dos amigos do noivo que deram um show na abertura da festa. A Casa do Lago, iluminada por um show de fogos de artifício a noite e pelo sol do amanhecer, um cenário que tão cedo não sairá da memória dos que puderam prestigiar esse momento!!

Família do noivo

Família da noiva

Page 17: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 17

DECORAÇÃO:Fabiano Marcondes

FOTOS:Cristiani Lauxen

GASTRONOMIA: Gabriela Tatim

PRODUÇÃO DA NOIVA: Mano Escobar

TRAJE DA NOIVA:Vestido confeccionado por Atelier Elaine de Passo Fundo

TRAJE DO NOIVO:Celestino Moda Homem

ANIMAÇÃO: Dilamar FILMAGEM:MIX Filmagens

VIP | Sociedade

Page 18: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

18 | contatovip.com.br

Os noivos Natália e Willian recebendo o carinho da tia e avó da noiva, Laurinda Siqueira de Souza e Licianor Rodrigues Siqueira, durante a

comemoração de noi-vado, na cidade de Mineiros em Goiás

noivado de natália Denicoló e willian sikilero

Lisiane ewerlingdos santos colou grau em Direito

O casal de namorados Natália Carvalho Denicoló e Willian

Sikilero, ficaram noivos no dia 21 de dezembro de 2012. A comemoração foi realizada na presença de familiares e amigos do casal, na cidade de Mineiros, no estado de Goiás. O casamen-to está marcado para o mês de janeiro de 2014. A família deseja felicidades aos noivos!

No dia 12 de janeiro deste ano, Lisiane Ewerling dos Santos, filha de Gilmar e Salete Ewerling dos Santos, colou grau em Direito, pela UPF. A colação e o baile foram reali-zados na Bier Site Eventos, e a recepção foi no Clube Comercial. Os pais, o namorado, Francis Wecker e o irmão, Felipe, parabeni-zam Lisiane por mais esta conquista.“LUTA. Teu dever é lutar pelo Direito. Mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça” (Eduardo Couture).

FOTO

S | J

ULI

AN

A TA

VARE

S

VIP | Sociedade

Page 19: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 19

Page 20: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

20 | contatovip.com.br

Betina José Vitor

Clara

Caroline

Pietro

Sthefany

Bianca

Eduarda

Page 21: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 21

Av. Pátria, 329 sala 104 | 54 3331.3530

Meninas e meninos 0 a 16 anos

Maria Eduarda

Lorrana

Yasmin

Joana

Gabriela

Edu

Sthefany

Laura

Bianca

Valenthina

Em Fevereiro todo o estoque com

40% de desconto

Gentileza:

*Exceto acessórios

Page 22: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

22 | contatovip.com.br

Dieisi & Diogo pinzonEm uma belíssima cerimônia na Igreja Nossa Senho-

ra da Glória, na noite de 22 de dezembro de 2012, Dieisi Marieli Ramos e Diogo Bandeira Pinzon,

uniram-se em matrimônio. Durante o casamento religioso Wag Voz e Violão, deixou o romantismo no ar, cantando músicas escolhidas pelo casal. A recepção foi realizada no Casablanca Eventos, onde os noivos agraciaram os convi-dados com uma linda dança, que iniciou com um tango e passou por vários ritmos, animando todos os presentes.

Pais do noivo Celso e Marisa Bandeira Pinzon

O casal com a mãe da noiva Marta Loreto Padrinhos dos noivos

NOIVA: Tatieli Bernardi (Center Noivas/Ronda Alta)Estética Ella´s por Elas

DECORAÇÃO: Perfil Produções e Eventos

GASTRONOMIA: Viccenzo´s

FOTOGRAFIAS: Cris Retratos / Kelly Lemes

FILMAGEM: Mix Filmagens

VIP | Sociedade

Page 23: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 23

A Formanda com a mãe Marta Loreto

Com o esposo Diogo Pinzon

formatura de Dieisi em estética e cosméticaOs últimos meses

foram de grandes realizações para

Dieisi Pinzon, após casar-se em 22 dezembro 2012, no dia 12 do mês de janeiro deste ano, formou-se Esteticista e Cos-metóloga pela Universidade Luterana do Brasil. A colação foi realizada na ULBRA e seus convidados foram recepciona-dos no Strike Boliche Bar. O cabelo ficou por conta de Ben-drigo Zanfir e a decoração pela Gota D’Orvalho. Dieisi já atua na área da saúde e da beleza, na Estética Ella’s por Elas, e a partir de agora, com a conclu-são deste curso, disponibilizará aos seus clientes um serviço de forma ainda mais eficiente e com muita qualidade.

FOTO

S | K

ELLY

LEM

ES

As amigas Josiane e Maiara que dividiram a festa com Dieisi

VIP | Sociedade

Page 24: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

24 | contatovip.com.br

Formatura deinglês FISKA Escola FISK recebeu no dia 12 de dezembro de 2012, os

alunos concluintes do curso de inglês. Os formandos foram recepcionados pela equipe FISK, com um delicioso coque-

tel elaborado por Carla & Cia. A confraternização foi marcada por depoimentos dos professores e dos formandos, que emocionaram a todos presentes. A FISK de Carazinho parabeniza os queridos formandos. CONGRATULATIONS TO: Ana Claudia

Tauchert, Barbara Pedroso, Bruna de Britto, Bruno dos Reis, Carlos Tauchert, Daiane Re-nata da Silva, Joana Agne Bagatini e Tássia Carolina dos Reis, com as teachers Renata e Tânia. (Os formandos Bruno e Carlos não puderam comparecer na ocasião).

Equipe FISK : Juliana, Lenira, Tânia, Renata e Josemaris

VIP | Sociedade

Page 25: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 25

Page 26: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

26 | contatovip.com.br

Terezinha Camargo

Colunista social,

publicitária e radialista

E-mail:

[email protected]

Terezinha Camargo

VIP | Sociedade

FOTO

| KE

VIN

NIC

OLA

I

FOTO

S | S

C ES

TUD

IO F

OTO

GRá

FICO

A jovem carazinhense Larissa Nicolai completou 18 anos no dia 12 de janeiro. Ela é aluna do Curso de Administração de Empresas da UPF. Larissa recebeu as homenagens de seus pais Maria Elisabete e José Nicolai, demais familiares e amigos. Todos lhe desejam muitas felicidades e sucesso nesta nova etapa de sua vida. Parabéns.

O casal Silvana Grande e César Demarchi, escolheu o dia 26 de janeiro para selar a sua união em cerimônia e festa de casamento, realizada no Q’Assado Eventos. Ela é filha de Dulce Maria Puhl e Sebastião Valentin Grande e ele de Arlete e Paulo Demarchi. A presença de familiares, amigos e a alegria dos noivos marcaram esse momento tão significativo. Silvana e César organizaram o casamento com muito bom gosto, iniciando com o convite onde consta as palavras de Pablo Neruda “ ...E desde então sou porque tu és, desde então és, sou e somos...E por amor ...Serei, Serás, Seremos...”

Aniversário

Enlace

Os pais da noiva Dulce M. Puhl e Sebas-tião V. Grande

Os pais do noivo Arlete ePaulo Demarchi

Os noivos César e Silvana com sua belissima caricatura

Page 27: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 27

VIP | Sociedade

Férias na BolíviaAs famílias Graebin e Villagra estiveram de férias na Bolívia, terra natal do Dr.Max Esteban Reyes Villagra. Nelda Graebin, a filha Roselei e os netos Pablo e Manue-la e o genro Max, foram recebidos pelos Villagra em Co-chabamba e La Paz. A Bolívia é um país que possui uma cultura muito rica e paisagens exuberantes. Os passeios ao lago Titicaca, ao Cristo de La Concordia, ao Valle de La Luna e à montanhas de estalactites deslumbraram os viajantes. A Dra.Roselei e sua mãe Nelda ficaram encantadas com a receptividade dos bolivianos, em especial da família Villagra. Foram dias felizes em que o casal de médicos Max e Roselei, os filhos Pablo, Manu e a vovó Nelda estiveram em suas férias de Natal/2012.

Maxito, Max, Nelda, Roselei, Trinidad, Pablo e Manu na praça dos03 poderes em La Paz

Vista parcial de La Paz do mirante

Nelda Graebin com Max, Roselei e filhos na Valle de La Luna

Cristo de La Concordia Aos pés de Cristo

Roselei e Pablo com chiquititas bolivianas Família Villagra com os Graebin ma praia de Copacabana

Page 28: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

28 | contatovip.com.br

VIP | Sociedade

Céia Giongo Passo Fundo

festadas estrelas

Céia GiongoColunista social e

Jornalista. Assina

coluna no jornal O

Nacional, de Passo

Fundo e apresenta

programa no

canal 20 NET.

Blog: ceiagiongo.

blogspot.com

Na noite de 12 de dezembro no Restaurante Casa Rosada, a coluna reuniu convidados para sua tradicional Festa das Estrelas. Com doação de brinquedos para o Natal das crianças, entregues a ONG Mãos Amigas.

Céia com Marilene Ughini e Miriam Tombini

Mari Brair com Osmar e Carla Delabona Teixeira

Voluntárias da ONG Mãos Amigas com a Miss Rio Grandedo Sul, Vitória Centenaro

Céia com Bariba Brizola e RafaelBrizola Marquest

Vera Buaes,Céia, Liziane Buaes e Ivera Vjeira Marques

Destaco algumas presençasimportantes da festa:

Page 29: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 29

Page 30: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

30 | contatovip.com.br

Camila DocenaE-mail:

mundoteen@

contatovip.com.br

Blog:

mundoteenvip.

blogspot.com.br

Twitter:

@CamilaDocena

mundoTEEN

VIP | Sociedade

Hora da aula!Janeiro passou tão rápido que nem parece que em poucos dias estaremos em aula de novo. Vamos ter de nos despedir da rotina de ficar acordado até tarde, de sair sempre que quiser e de achar que todo o dia é sábado. Tem o pessoal que está voltando pra escola e o pessoal que está indo para a faculda-

A moda “periguete” está fazendo sucesso nas novelas, não dá pra negar. Ao mesmo tempo em que ela é muito criticada pela vulgaridade, é também ovacionada pela ousadia. Mas, cá entre nós, quem não fica babando pelos shortinhos estilo dip-dye, coloridos e destruídos que as personagens usam? Eles super combinam com o clima quente e continuam com tudo no verãozinho de 2013. E não é difícil personalizar um short velhinho e deixá-lo com a sua cara. Existem vários tutorias na internet que ensinam tudo, passo a passo. Vale a pena arriscar!

tá com tudo!

de. Algumas coisas mudando e outras nem tanto. Vamos lá, não tem porque reclamar. Estaremos na presença diária dos amigos, aprenderemos coisas novas – o que é sempre bom! – e também não vamos cair no “tédio” que às vezes vem junto com as férias. Mas neste ano, vamos prometer caprichar nos estudos?

Que tal associar conteúdos difíceis a músicas? Eu, por exemplo, só consegui aprender funções orgânicas através de uma paródia de YMCA (haha!). Fica a dica para os professores darem trabalhos assim - nós adoramos fazer!Querendo ou não, fazer resumos dos conte-údos é sempre uma ótima forma de estudar. Você se obriga a passar por todo o conteúdo e ressalta as coisas mais importantes. É bom até para dar mais uma olhadinha antes da prova. Vale a pena.Tenha uma agenda! E anote tudo o que tiver que fazer ou estudar. Assim fica mais fácil de definir as prioridades e não chegar desavisado em dias de prova.Faça grupos de estudos. E estudem! Não adianta apenas reunir os amigos pra “es-tudar”, se for pra ficar jogando vídeo game ou fazendo qualquer coisa que pareça mais interessante. Se comprometam a estudar MESMO, nem que seja por duas horas, e deixem a diversão para depois. Estudar em grupo sempre dá ótimos resultados, se realmente houver estudo, é claro.

=

=

=

=

Dicaspara ler para assistir

A @bruudovale nos indicou um livro da escritora Meg Cabot, “O garoto da Casa ao lado”. A história toda se desenvolve através de e-mails, misturando amor, comédia e suspense. O livro conta a história de Melissa Fuller, uma jornalista de celebridades que está prestes a perder o emprego, e acaba se envolvendo em uma séria confusão! Já en-trou para a minha lista de #livrospraler. Tem alguma dica ou sugestão? Mande um e-mail!

A série “The Carrie Diaries”, é baseada nos livros de mesmo nome da autora Candace Bushnell. A história se passa em 1984 e mostra os dilemas da vida adolescente da personagem Carrie, que acabou de perder sua mãe. Mas a vida dela muda quando ela tem a chance de realizar o seu maior sonho: ir para Nova York. Carrie então, terá de escolher entre sua antiga vida ou as novas oportunidades. Já assisti os primeiros episódios e garanto que você também vai se apaixonar!

Page 31: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 31

Page 32: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

32 | contatovip.com.br

O casal Creuza e Dorival de Freitas comemoraram o aniversário de 3 anos do neto Bernardo, na “Festa Mania”. Na foto os filhos: Janaina, Indianara, Sepé-Tiarajú e JoãoEduardo; os genros Diego Dias Vargas e Fernando Almeida; nora Bruna Heberle e os netos: Kauê, Bernardo, Bento Gabriel, Ícaro e Matheus à caminho.

O ano de 2012 foi marcado por mui-tas comemorações na família Vieira de Freitas. Em dezembro, dia 08, foi

realizado em Tramandaí, o chá de fraldas na resi-dência da Indianara e Fernando, que aguardavam o segundo herdeiro. Dia 16 aconteceu a festa de 1 aninho do neto Ícaro na residência dos dindos,

No dia 12 de janeiro, Daniela Cristiane de Almeida colou grau em Estética e Cosmética pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Ela é filha de Neri José de Almeida e Zara Marli de Almei-da, tem dois irmãos: Guilherme e Graziela. A colação foi realizada no auditório da Universidade e a recepção na Associação Ex Alunos do La Salle.

Jandira e Luís. Dia 22 de dezembro, foi a vez do neto Bernardo comemorar o seu terceiro aniversário. E por último, no dia 11 de janeiro de 2013, o nascimento do neto Matheus, em Tramandai, residência oficial dos pais Fernan-do e Indianara. Ele que é geólogo, trabalha e mora temporariamente no Rio de Janeiro.

brinDesna família vieira de freitas

formatura de estética e cosmética

VIP | Sociedade

Page 33: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 33

formatura de sabrina Leocádio

Parabéns para Sabrina Leocádio, que colou grau no curso de Ciências Biológicas pela Universidade de

Passo Fundo, no dia 19 de fevereiro, em solenidade no auditório da UPF Campus Carazinho. Após a cerimônia, a formanda recepcionou familiares e amigos com uma linda festa. “Estamos todos muito felizes e orgulhosos com sua conquista. Que Deus ilumine seu caminho e lhe traga muito sucesso. Amamos muito você!” Com muito carinho de seu esposo Juliano Pereira, seus pais Zilmar Teixeira e Edith Leocadio Teixeira e seus irmãos Cristiano e Juliana.

VIP | SociedadeFO

TO |

KELL

Y LE

MES

Page 34: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

34 | contatovip.com.br

VIP | Sociedade

No dia 12 de Janeiro ocorreu a colação de grau de Volnei Carlos Leida em direito na Universidade de Passo Fundo, campus Ca-razinho. Sua esposa Nadir dos Santos Pena está lhe homenageando e desejando muito sucesso em sua profissão.

A carazinhense Larissa Ferreira colou grau em Engenharia Ambiental no dia 25 de janeiro de 2013. A cerimônia de colação de grau aconteceu no Centro de Eventos da UPF em Passo Fundo, após, os convidados foram recepcionados no salão de festas Scorsatto. Seus pais Aldori Ferreira e Terezi-nha Beatriz Ferreira, bem como seus irmãos Rodrigo, Graciela, Andressa e Eduardo lhe desejam muito sucesso. Parabéns Larissa!

A data de 19 de janeiro de 2013 ficou marcada como a realização de um sonho para Marcelo S. Rodrigues. Ele colou o grau no curso de Direito da ULBRA. A colação e a festa foram realizadas na Bier Site Eventos.

formatura de Direito formatura deeng. ambiental

Page 35: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 35

VIP | Sociedade

se os senhores da guerramateassem ao pé do fogoDeixando o ódio pra trás,antes de lavar a ervao mundo estaria em paz!”

Chagas Leite

O músico e compositor nativista, João Chagas Leite, nasceu em Uruguaiana e atualmente reside em Santa Maria. Tem mais de 25 anos de carreira, e 13 CDs gravados. Foi agraciado

com muitos prêmios, nos mais diversos festivais. Foram 13 primeiros lugares em festivais de música nativista, tendo vencido duas vezes consecutivas a 3ª e 4ª Tertúlia Musical Nativista, entre outros. Tem trabalhado bastante em Salvador e em cidades do Nordeste, viajando também para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O músico esteve em Carazinho no mês de janeiro, nos dias 11 e 12, no Flor Café e Bistrot, na Rua Carlos Barbosa, ao lado da Caixa Econômica Federal. Na oportunidade ele cantou músicas do seu vasto repertório, como: Seiva de vida e paz; Ave Sonora, Desassossegos; Por quem canta os cardeais; Partida; Chasque de violão; entre outras. As apresentações contaram com uma grande participação do público, que ouviram e cantaram as músicas. João revelou ainda, que está ansioso aguardando um convite para cantar na Seara da Canção Gaúcha. Mara Zambiasi e Letícia Bervian com o músico João Chagas Leite

“João

Page 36: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

36 | contatovip.com.br

Carazinho comemora 82 anoshomenageando cidadãos destaqueNa noite do dia 22 de janeiro, em uma Sessão Solene no Legislativo, para comemoraro aniversário de 82 anos de emancipação de Carazinho, foram agraciados os cidadãos destaques do município.

Roveno Adam rCidadão Honorário de Carazinho.

Michael ChehadeCidadão Comenda O Bombeador.

Ema Pereira RittesComenda Leonel Brizola

Clóvis NascimentoEleitor Presente

Luciano BaumgardtDestaque Jornalístico.

Erineu Clóvis Xavier Comenda O Bombeador.

Jocélio Cunha Cidadão Comenda O Bombeador.

Wilmar Harold SchützCidadão Emérito.

José de Almeida Sobrinho Comenda Leonel Brizola

Erselino Achylles ZottisCidadão Honorário de Carazinho.

Jussara Sirena Honorífico Comenda O Bombeador.

Cândido Subtil Neto Cidadão Comenda O Bombeador.

Page 37: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 37

erselino achylles Zottiscidadão Honorário de carazinho

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carazinho, Erselino Achylles Zottis, recebeu

o título de Cidadão Honorário de Carazinho, através de homenagem do Poder Executivo, na Sessão Solene que marcou os 82 anos de Carazinho.Erselino é filho de André Zottis e Emília Assumpta Abbati, nasceu em 24 de maio de 1936, no município de Nova Prata. É casado com Eneida Bahu Zottis, pai de Izana e Ricardo, avô de quatro netos, Felipe, Júlia, Tiago e Luciana.Sua profissão é comerciante, proprietário da loja Novitá. Há mais de 30 anos ele está na presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Carazinho, é Conselheiro Fiscal da Fecomércio RS, integrante do Lions Clube Carazinho Centro desde 1976, compõe os seguintes Conselhos: Conselho de Representantes da Fecomércio RS, Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal do Plano Diretor do Distrito Industrial, do Conselho Municipal do Trânsito e do CONSEPRO.Zottis já participou da diretoria de outras entidades como: conselheiro do SESC/RS, vice-presidente do Hospital de Caridade de Carazinho, membro da Comissão Municipal de Emprego e Renda, e foi presidente do Lions Clube Carazinho Centro por três vezes.

Sindicato do ComércioVarejista de Carazinho

Diretoria 2010/2014 Presidente: Erselino Achylles ZottisVice Presidente: Ádel TamimiVice Presidente: Liryo BarzottoVice Presidente: Fabrício ToméVice Presidente Finanças e Patrimônio: Arsildo AndersDiretor Finanças e Patrimônio: Luiz Carlos Dal Castel

Vice Presidente Administrativo: Darci Paulo HuppesDiretor Administrativo: Márcio Silmar BeckerDiretor Conselho de Relações do Trabalho: Renato SüssVice Diretor Conselho Relações do Trabalho: Celso VailattiDiretor Conselho de Desenvolvimento Produtos/Serviços: Paulo DiehlDiretor Conselho de Formação Empresarial: Darci VedanaDiretor Conselho de Eventos e Promoções: Sônia PensinDiretores: Hermes Danielli, Gilnei Fenner, Magali Eunice Kreutzer, Mário Walber, Olavo Protásio Wobido e Valdete Beatriz Jung Tamimi.Conselho Fiscal: Ivani Maria Pedrassani De Lira, Nelda Graebin, Rose Maria Groff, Iverlaine Denicoló, Paulo Berwig E Rodolpho Walter Kreutzer.Colaboradoras: Marili Margarida

Schneider Ortiz - Executiva; Marilene Ross Machado - Setor Financeiro; Gisele Fabiane Rosa - Auxiliar Administrativo

Produtos e serviços oferecidospelo Sindicato - Gabinete odontológico próprio, Dr. Paulo Sirena, localizado nas dependências da entidade, com atendimento das 07h30min às 20h;- Assessoria jurídica – Dr. Michael Dorneles Chehade; - Cursos e palestras; - Auditório; - Sala de reuniões- Convênio com: Sesc/Senac; Ulbra; SACE - Laboratórios de Análise Clínicas; Exata – Radiologia e Diagnóstico Odontológico; aparelho ortodôntico – Dra. Luize Ravison Leite Branda; e Cia da Vacina.

VIP | Sociedade

FOTO

| M

ARC

OS

TATS

CH

Page 38: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

38 | contatovip.com.br

O empresário Roveno Valdemar Adam rece-beu o título de Cidadão

Honorário de Carazinho, através de homenagem do Poder Legis-lativo.Nascido em Sarandi, logo criança mudou para Carazinho, aos 18 anos de idade, iniciou sua vida profissional, atuando na empresa Auto Abastecedora Carazinho Ltda. (Hotel e Posto do baixinho) como caixa, empresa a qual nesta época tinha seu pai pertencente ao quadro societário. Atuou no Jornal O Interior (Jornal das Cooperativas) como fotógrafo e motorista. Foi vendedor na empresa de Aldo Perin, no ramo de implementos agrícolas. Atuou

És um grande homem em todos os sentidos. Em altura, atos e atitu-des. Admiro demais o ser humano que és. Pelo teu foco, caráter, a tua sensibilidade, paciência, bondade e humanismo para com todos. Obri-gado por ser meu GRANDE PAI!Exemplo de homem a ser seguido. TE AMO

Leandro Adam, filho

Roveno recebeu a honraria do vereador Gian Pedroso

Carregar os sentimentos de honra, dignidade, honestidade, verdade

e sabedoria são marcas indeléveis em sua personalidade e isso o torna

um ser humano transparente e verdadeiro em tudo que faz, são

poucas palavras para relatar o meu sentimento de amor e gratidão a

você pai.

Leonardo Adam, filho

roveno adam cidadão Honorário de carazinho

como sócio de Nelson Goulart na Boate Ellus Discotec, de 1979 a 1982. Foi funcionário, no cargo de gerente da Funerária Seffrin, empresa a qual comprou no ano de 1982 e posterior-mente vendeu a seu irmão no ano de 1998. Em 1990, com o falecimento de seu pai, passou a exercer a gerência da Auto Abastecedora Carazinho Ltda, onde atua exclusivamente até os dias atuais na administração no complexo. Além da sua carreira profissional, Roveno é colabora-dor em entidades filantrópicas da cidade, como Asilo São Vicente de Paula, APAE, Liga de Combate ao Câncer e Patronato Santo Antônio.

VIP | Sociedade

FOTO

| M

ARC

OS

TATS

CH

Page 39: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 39

michael Dorneles chehadecidadão comenda o bombeador

O advogado, Michael Dorne-les Chehade, recebeu o tí-tulo de Cidadão Comenda

O Bombeador, através de homena-gem do Poder Legislativo.Michael é filho de Jorge Chehade e Constância Dorneles Chehade, nas-ceu em Itacurubi, está em Carazinho desde outubro de 1972. É casado com Jussara Nedeff Chehade, tem um filho, Michael Nedeff Chehade e duas netas, Mariana e Gabriela Schöler Nedeff Chehade.Graduou-se em Direito na Facul-dade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), exerceu ativi-dades comunitárias em São Borja e Carazinho. Atuou junto a Fundação Hospitalar Cônego João Batista Sorg (Hospital Operário), ao Hospital de Caridade de Carazinho, do qual é sócio benemérito, na APAE, no Asilo São Vicente de Paula, presidiu o Clube Comercial, fez parte da diretoria do Grêmio Aquático de Carazinho.

É advogado da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, Sindicato do Comércio Varejista de Carazi-nho, entre outras cooperativas e sin-dicatos, pessoas e empresas, desde a década de 1980.Entre as décadas de 1990 e 2000, por ocasião da disputa da BERTOL com a COOPERA, juntamente com cole-gas, foi contratado por Cooperativas e Sindicatos da região para defender os interesses dos agricultores em rumoroso caso, culminando com a prevalência de suas teses jurídicas, desonerando o quadro social da Coopera.Chehade presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subse-ção Carazinho, no triênio de 1997 a 2000. Em cujo mandato esteve atento aos problemas de Carazinho, postulou revisão de obras executa-das na Avenida Pátria, com redução de rotatórias, exigiu que fossem pagos os salários dos servidores municipais em atraso, foi contra a

venda da Eletrocar, contra a paralisação do atendimen-to médico-hospitalar em final de ano, posições essa, acatadas pelos entes públicos. Apoiou, desde o início, a conquista da ULBRA para Carazinho. Foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil.Postou-se contrário a transferência da execução do Trevo do baixinho, atual Diógenes Martins Pinto, exi-gindo que fosse mantido o projeto aprovado quando da concessão da rodoviária à iniciativa privada, recebendo o apoio da municipalidade, sendo mantida a obra e evitados novos acidentes fatais.

Michael recebeu o título do vereador Paulino de Moura

Michael acompa-nhado da irmã Mariana, do filho Michael e da esposa Jussara

Michael falou em nome de todos os agraciados

Valores firmes e muita vontade em tudo que realiza, luta com dedicação pelo

que acredita e defende suas posições com esforço acima da média. De origem

simples e vida sofrida, faz de qualquer situação que se envolve, independen-

te da dimensão que esta se apresente, missão de vida. Essa inquietude se

estendeu para a comunidade, provocando ações. Pequenos atos, que nem

sempre têm notoriedade, mas feitos ao natural, com força pelo que acredita.

Sorte de Carazinho e região, que a luta do marido, pai e avô Michael, coincide

com os ideais das pessoas que vivem ao seu redor e podem contar com essa

índole batalhadora que tanto nos orgulha dentro de nossa casa. Enganam-se

quem entende que essa homenagem é recebida como um reconhecimento,

a luta sempre foi espontânea e, a honraria é recebida como um compromisso

de, talvez, tentar seguir fazendo ainda mais. A família está orgulhosa pelos

valores que nos foram oferecidos uma vida toda, serem homenageados na

pessoa de quem justamente nos fez acreditar neles.

Michael Nedeff Chehade, filho

Eu conheço o Michael há mais de 30 anos,

além de fazer parte do quadro jurídico

da cooperativa ele é um grande amigo.

Fico muito feliz por essa homenagem que

Carazinho prestou a ele, pois é uma pessoa

extraordinária, um grande amigo, ótimo

pai e profissional admirável. Já fez muito

pelo município e também pelo agronegó-

cio, essa honraria é a prova da sua liderança

e eterna preocupação com o bem estar

da sua comunidade. Portanto, esse é um

reconhecimento mais do que justo, deixo

aqui mais uma vez os meus parabéns a está

grande personalidade.

Nei César Mânica, amigo

Amigo Michael Chehade, advogado de

sucesso pautado na ética, pessoa humilde

e simples no dia-a-dia, sempre disposto

a ajudar o próximo e fazer o bem para a

sociedade. Um grande amigo, parceiro de

caminhadas e churrascos, sempre disposto

a nos apoiar nos momentos difíceis e

dividir as alegrias das conquistas. Obrigado

pela tua amizade, sou honrado em ter um

amigo tão especial na minha vida. Estare-

mos juntos em tantas outras homenagens

que receberás, pois merece, por tudo

que tens realizado pela nossa cidade. Um

abraço meu amigo!

Gilberto Largura, amigo

VIP | Sociedade

FOTO

| M

ARC

OS

TATS

CH

Page 40: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

40 | contatovip.com.br

Jocélio cunhacidadão comenda o bombeador

O contador e advogado, Jocélio Cunha, recebeu o título de Cidadão

Comenda O Bombeador, através de homenagem do Poder Legislativo.Jocélio é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF), e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Empresário, sócio-proprietário do Escritório Contalex de Carazinho. Atua como vice-presidente do Hospital de Caridade de Carazinho, diretor da área de Relações

Jocélio com seus pais, filhas e namorada

O homenageado com o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores

É com muita satisfação e orgulho que

reconhecemos nesta homenagem o trabalho árduo

deste grande homem, excelente namorado, um

brilhante pai, um exemplo para ser sempre seguido,

que preenche cada espaço com tanto carinho e

dedicação sempre. Com todas essas qualidades

e muito mais, ainda consegue dedicar um pouco

do seu precioso tempo e de sua sabedoria para

ajudar a sociedade de sua cidade, homenagem

absolutamente merecida, prestada pela Câmara de

Vereadores de Carazinho.

Deise Kaminski, namorada

Obrigado por me proporcionar

tamanha emoção e orgulho com esse

título, me enchendo o peito de alegria,

e coragem para seguir adiante sempre.

Com teu exemplo diário, de lutas e

conquistas, onde não importam os

obstáculos, as tempestades, os dias

nublados, porque você está sempre

de pé, direcionando os seus objetivos,

planos e sonhos, para um lugar de

vitórias e sucesso. Amo você!

Amanda Cunha, filha

Muito mais do que uma homenagem prestada pelo Legislativo

carazinhense, o título de Cidadão Comenda O Bombeador, significa

o reconhecimento de seu trabalho incansável em busca do

desenvolvimento. É com muito orgulho e admiração que dia-a-dia

o acompanho, um cidadão que não se satisfaz somente com seus

projetos sociais pessoais, mas também com todos aqueles em prol

da comunidade, projetos estes, que não possuem fins lucrativos,

que então, engrandecem o caráter deste homem, cumprindo com

sua responsabilidade social. Muito obrigado por tudo que me

ensina sempre, podendo contar com tua força, amor, sabedoria,

garra e coragem invejáveis. Te Amo.

Maiara Cunha, filha

Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), vice-presidente Regional da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Yacamim. Além de ser membro de diversos Conselhos Comunitários e de Desenvolvimento em Carazinho e Região.A frente de todas as entidades a qual Jocélio já participou, ele se destacou perante a comunidade carazinhense na busca pelo desenvolvimento do município e também de toda a região.

VIP | Sociedade

Page 41: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 41

VIP | Sociedade

A formatura em Medicina de Marília Weissheimer Ferrari

O dom em trabalhar salvando vidas Marília Weissheimer Ferrari herdou dos pais os

médicos pediatras Sandra Weissheimer e Orlando Ferrari. Após muita dedicação, horas sem dormir, muito estudo, no dia 15 de dezembro ela colou grau em Medicina pela Universidade de Passo Fundo. O Gran Palazzo foi local escolhido para ser o palco deste dia especial. Familiares e muitos amigos estiveram lá para abraçar e brindar junto com a nova médica a tão sonhada conquista. Marília já está aprovada e no dia 1º de março inicia sua Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo.

os médicos sandra weissheimer e orlando ferrari receberam familiares e amigos para brindar a conquista da filha

Marília e o irmão Felipe, formado em Relações Internacionais

Dra. Sandra Weissheimer realizada ao lado da filha

Marília brindou o inicio da carreira tão sonhada

Dra. Sandra Weissheimer, Marília e a avó materna Maria

Marília e os avós paternos Ana e Ambrósio Ferrari

A formanda e o irmão Theo

A formanda com Maiari Ferra-ri e o pai Dr. Orlando Ferrari

FOTO

S | D

AN

IEL

TATS

CH

Page 42: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

42 | contatovip.com.br

O 1º aniversário de Laura

Acasa de festas Uni Dunê Te foi transformada em um grande jardim, para receber a comemoração do primeiro aniversário da filha de Giovana Cecconello e Jeferson

Albuquerque Bonomo. A pequena Laura estava radiante, brincou, dançou e distribuiu muitos sorrisos. O tema da festa não poderia ser outro, pois somente flores eram capazes de se harmonizar com tamanha alegria dos pais e familiares por comemorar o aniversário de Laura.

filha de Giovana cecconello e Jeferson bonomo ganha festa inspirada na beleza das flores.

FOTO

S | K

ELLY

LEM

ES

VIP | Sociedade

Page 43: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 43

Page 44: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

44 | contatovip.com.br

Engana-se quem pensa que não vale a pena comprar roupas nas promoções de verão, pois, além de

ter mais de dois meses de calor antes da chegada do frio, muitas peças compradas agora poderão, também, ser usadas nas estações de outono e inverno.Na loja Fêmina Moda Jovem todos os produtos da linha verão, jeans e lingeries estão com desconto de 30% à vista e à prazo o valor é negociado. Essa promoção iniciou no final do mês de janeiro e vai até o fim deste mês. Marta de Moura, proprietária da Fêmina, explica que muitos produtos que estão com desconto hoje podem ser usados no inverno, “Temos shorts, que atualmente se usa muito no inverno, as próprias calças jeans, blazers, camisas, vestidos, calças de couro e até mesmo regatinhas, que podem ser utilizadas com casaqui-nhos”, informa Marta, salientando ainda, que também estão com descontos as bolsas, que são usadas sempre. Com a democratização que vem acontecendo na moda há alguns anos, a expressão “isso não

A liquidação de também cabe no guardaroupa de

se usa mais” praticamente sumiu. Com a exceção de algumas peças que enjoam, ou são um pouco “datadas”, a maioria pode ser atualizada, basta usar com outras peças mais modernas.A proprietária da loja L’eiffel, Alexandra Wedi afirma que os vestidos que estão na promoção de verão devem seguir na moda durante o outono e o inverno, usando-os com blazers, casaque-tos e até mesmo casacos mais pesados. Na L’eiffel as promoções são de roupas verão e calças jeans, os descontos iniciaram na metade do mês de janeiro e devem ir até o início de março, ou enquanto durarem os estoques, informa Alexandra. Os descontos são de 30 % a 50% para quem comprar a vista e de 20% a prazo. O clássico pretinho básico, a camisa branca, a calça jeans, o paetê e a cor dou-rada, que já chegou no inverno de 2012 e seguiu no verão de 2013, devem continuar, também, nas próximas estações. Portanto, essas são peças essenciais para ter no guarda-roupa em qualquer época do ano.

INVERNO

VIP | Moda

VERÃO

FOTO

S | D

IVU

LGAÇ

ÃO

Page 45: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 45

Foi-se o tempo em que os calçados eram exclusi-vos cada um de uma estação, atual-mente há uma mistura muito grande nos estilos, cores e variedades. As-sim, os calçados de verão acabam sendo utilizados no inverno e até mesmo os de inverno em alguns momentos do verão. Na loja Napolitana Calçados as promo-ções iniciaram no mês de janeiro e se estendem até o final deste mês. De acordo com a proprietária Francini Vicari, os descontos são de 30% à vista e 15% parcelado em três vezes. Além dos calçados na loja feminina, a loja de esportes está com promoção de camisetas, shorts e bermudas.Está em liquidação a linha verão e alto verão, mas Francini explica que muitos calçados podem ser utilizados também no inverno, “Como nós já fizemos a coleção da próxima estação, sabemos que este ano o inverno será bastante aberto, então os peep toes e as sandálias de calcanhar fechado, po-dem ser usadas no inverno com meia e no verão sem meia”, conta.

Os calçados de verão que também entram no inverno

Vestidos com casacos, meias-calças e botas;Short com blusas fininhas, casaco, meia calça e botas, e até mesmo, cachecol ou manta;Vestidos longos podem ser usados como saia, com blusas por cima;Sobreposições: pode-se usar uma blusa mais quentinha sobre um vestido, por baixo dele;Blusas fininhas com casaquinho e cachecol;Inclusive as sandálias podem ser usadas com meias.

Sugestões de uso das roupas de verão no inverno:

VIP | Moda

FOTO

S | D

IVU

LGAÇ

ÃO

Page 46: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

46 | contatovip.com.br

Quando um jovem casal de empre-sários e empreendedores tem a palavra evolução como princípio

que norteia o seu trabalho, eles crescem e a população ganha com isso. Em Carazinho é isto que vem acontecendo desde o ano passado, com os empresários Luciano Pitoni e Carina Paula Andreola, proprietários da Funerária Somosplam, que vêm prestando um atendimento de excelência no seu setor, sendo inclusive referência para a região. Eles atendem os familiares sempre em uma hora difícil, utilizam do seu carisma e compreen-são para tornar a passagem por esse momen-to delicado, um pouco mais suave.Luciano e Carina depois de muitos cursos de aperfeiçoamento estão trazendo uma ampla experiência no setor, pois, a família possui outras funerárias em Erechim. Juntos, estão dando vários passos na evolução da empre-sa, contanto com uma equipe de trabalho qualificada, laboratórios de Tanotopraxia e preparação, uma frota de veículos, e, além das quatro capelas já existentes, em breve, será inaugurada uma luxuosa capela, junto ao escritório da Somosplam, para oferecer um conforto ainda maior às famílias.No início deste ano, mais uma grande no-vidade chega até Carazinho, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da popula-ção. Luciano e Carina iniciaram, no fim do mês de janeiro, a venda do seu mais novo

SOMOSPLAMASSISTÊNCIAFAMILIARevolução é a palavra de ordem

empreendimento, a Somosplam Assistên-cia Familiar, uma modalidade de micro seguro, o qual as famílias poderão aderir com uma mensalidade que varia de R$ 35,00 a R$ 45,00 mensais por família de até 6 pessoas. Contando, em caso de necessidade, com um funeral padrão luxo completo com todos os aparatos de coroa de flores , anúncios na rádio, translado, entre outros. “Quando decidimos pela implantação do sistema em Carazinho, procuramos ter a certeza de que isso aumentaria o padrão de qualidade do nosso atendimento”, comentam Luciano e Carina. Eles contam que muitas vezes as pessoas podem pensar que por um valor tão baixo, teria direito a um funeral de baixa qualidade e padrão, mas o que acontece é justamente o contrário, um funeral de luxo, que não envergonha ninguém, independente da classe social que a pessoa pertença.Mas as vantagens não terminam aí, as famílias que aderirem ao plano também contarão com empréstimo gratuito, por um prazo determinado, de equipamentos ambulatoriais, como cadeira de rodas e de banho, muletas, bengalas e, tudo isso visando o bem estar e a recuperação rápida de nossos associados.Para quem pensa que terminou, Luciano e Carina ressaltam ainda, que as famílias associadas receberão um cartão de asso-ciado do plano, que dá direitos a descon-tos especiais em médicos, laboratórios, farmácias, dentistas, postos de combus-

Os proprietários Luciano Pitoni e Carina Andreola

tíveis e diversos segmentos do comércio de Carazinho. Tudo para que o associado faça economia, que valorize o comércio local e também recupere o dinheiro que ele está pagando ao plano, ou seja, se o associado utilizar o cartão, no final do mês ele recuperou o valor da mensalidade e muito mais, fez uma economia maior do que o valor da mensalidade.Eles estão implantando o plano porque viram uma necessidade no mercado, ninguém gosta de falar no assunto morte, porém todas as pessoas estão sujeitas a passar por esta situação. “No nosso dia--a-dia na Funerária percebemos que as pessoas têm dois tipos de sentimentos, o emocional, por perder um ente queri-do e a preocupação financeira, de ter uma divida que não foi planejada, mas aconteceu. Queremos que as famílias que tenham o plano, só fiquem com o sentimento emocional, porque a divida não vai existir”, explica Carina. Somente o fato das pessoas poderem proporcionar uma cerimônia com muita dignidade e respeito ao seu ente querido, já nos deixa com um sentimento de dever cumprido, afirma Luciano. Somosplam Assistência Familiar é uma solução fantástica para aquelas pessoas que gostam de fazer eco-nomia e também proporcionar bem estar e segurança a sua família. “A Somosplam Assistência Familiar é tudo isso e muito mais, são pessoas cuidando de pessoas com carinho, respeito e, acima de tudo, com muito amor naquilo que fazem”.

VIP | EmpresaFO

TO |

DA

NIE

L TA

TSCH

Page 47: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 47

Page 48: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

48 | contatovip.com.br

No dia 18 de janeiro aconte-ceu o coquetel de reinau-guração da empresa Tibola

Contabilidade, em comemoração aos seus 40 anos. Na ocasião esti-veram presentes inúmeros clientes e convidados que brindaram com os proprietários e colaboradores da empresa esta data tão especial.Na oportunidade foram apresenta-das aos clientes as novas instalações da empresa, fruto de planejamento estratégico efetuado em dezembro de 2011. A Tibola Contabilidade conta atualmente com uma equipe de 26 colaboradores.A empresa no ano de 2012 passou por uma grande reformulação em

VISÃO“Ser referência no norte do Rio Grande do Sul pela excelência na prestação de serviços contábeis.”

MISSÃO“Oferecer soluções de gestão de forma ágil, com atendimento diferenciado e uma equipe capacitada, que auxiliem os clientes na tomada de decisões.”

VALORES• Ética• Respeito• Comprometimento• Trabalho em equipe• Responsabilidade Social• Capacitação

seus processos internos e em sua estrutura física, proporcionando um espaço e uma forma diferenciada de atendimento ao cliente.O foco atual da empresa está na gestão da qualidade, com implan-tação do sistema Customer Rela-tionship Management - CRM, termo americano que significa: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Através deste sistema o escritório mantém o histórico de informa-ções e atendimentos realizados aos clientes, e a pessoa responsável pela qualidade tem a possibilidade de ge-renciar todos os processos internos, se os mesmos estão atendendo aos requisitos estipulados.

tibola brinda 40 anos ao ladode clientes e funcionários

Sócio GerenteBacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo – UPFMBA em Finanças e Análise de Investimentos pela SESU/SCEspecialista em Auditoria e Perícia pela UPF

Sócio FundadorBacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo – UPFMBA em Gestão empresarial pela FGVCRC/RS 18.939

VIP | CapaFO

TOS

| DA

NIE

L TA

TSCH

Page 49: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 49

“Há mais de 30 anos, as empresas Madeireira Jacarezinho e Tibola Contabilidade são parceiras em suas atividades. Nesse período muitas mudanças aconteceram e sempre encontramos orientação junto aos profissionais do Tibola Contabilidade. Por isso, quere-mos parabenizar o escritório pela trajetória e desejar sucesso nos próximos anos.”Débora rodrigues da silva – sócia Gerentemadeireira Jacarezinho e motel casa de pedra

“Neste simbólico momento dos 40 anos do Escritório Tibola gostaria de expressar a satisfação em sermos clientes desde a sua fundação. Sabemos da capacidade, honestidade e integridade deste escritório. Parabéns a Família Tibola!”marisol mazzutti – sócia Gerenterede de farmácias Glória

“Sou cliente do Escritório Tibola desde que abri a primeira em-presa há 12 anos, e de lá para cá desenvolvemos continuamente um relacionamento profissional e ético. O atendimento é muito cordial por todos os departamentos, e a assessoria que temos para manter atualizada nossa contabilidade é essencial para nos guiar na gestão das quatro lojas que temos hoje!”fabrício tomé - sócio Gerentecomercial Água e Luz e central de tintas Água e luz

“Qualquer empresa para ser bem sucedida necessita de boa asses-soria contábil e boas parcerias. Durante muito tempo o Escritório de Contabilidade Tibola tem se mostrado um excelente apoiador e parceiro. Todo sucesso de vocês é reflexo de seu excepcional trabalho e dedicação. Parabéns pelos 40 anos de serviços presta-dos aos empresários de Carazinho e região.”evandro Zanolla - sócio Gerentevarejão paulista

os clientes aprovam o trabalho da empresa

VIP | Capa

Rua Presidente Vargas, 27 - Centro | Carazinhowww.tibola.com.brFone: Contabilidade: (54) 3330.2144 | Imobiliária: (54) 3330.2151

Novas instalações

Page 50: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

50 | contatovip.com.br

O melhor da volta às aulasconversamos com alguns estudantes pra saber deles qual é a melhor parte de voltar ao colégio. rever os amigos, colocar o papo em dia e aprender coisas novas. voltar às aulas é sempre muito bom!

“Voltar às aulas significa o começo de um ano repleto de aprendizagem, de en-sinamentos que além de serem bases para nosso futuro, levamos para o resto da vida. É o reencontro com os amigos, no meu caso em especial, por ser o último ano, o da despedida, do que du-rante anos foi minha segunda casa.” Pietra Decet - 3º ano - Colégio Nossa Senhora da Glória

“Eu acho que a melhor coisa na volta às aulas é poder reencontrar os

amigos, contar as novidades, rever os professores e usar o material escolar

novo!” Jéssica Toniolli Weingärtner - 1º ano - Colégio ND Aparecida

“Primeiro dia de aula é sempre um dia único. Cada ano são pessoas novas, professores novos, métodos e matérias diferentes... É muito bom voltar para o colégio e conhecer os futuros amigos, mas melhor que rever os velhos, não existe! Apesar de serem umas “malinhas” às vezes, fazem muita falta nas férias, sempre aproveitamos a manhã para contar todas as novidades e rir mui-to.” Bruna Paludo - 1º ano - Colégio La Salle

“Eu gosto da volta as aulas porque fazemos novas ami-zades, aprendemos novas coisas como brincadeiras, palavras, números, etc. E é por isso que a volta as aulas é tão legal!” Bibiana Cenci - 3ª série - Colégio Sinodal Rui Barbosa

6

K

I!

,

wVIP | Educação

Page 51: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 51

Page 52: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

52 | contatovip.com.br

como escolher a ESCOLA

do seu filho?

Essa é uma pergunta que fica na cabeça dos pais, principalmente das crianças, na hora de escolher a primeira escola, ou na hora de fazer alguma mudança. Priorizar aquela

que é mais próxima, a que tem um valor acessível, a que tem professores com melhores currículos, a que tem mais atividades extracurriculares, ou a que tem o espaço maior, são apenas alguns ques-tionamentos que os pais têm na hora da decisão.O momento da escolha pode ser uma tarefa difícil, afinal a maioria das crianças chegam a passar mais tempo na escola do que na própria casa. A psicopedagoga, Celsoni Danieli dá dicas de quais são as prioridades que os pais devem ter nessa hora. Ela diz que em primeiro lugar, os pais devem conhecer o espaço físico do local, “como é a sala de aula, os banheiros e a segurança, em segundo, conhecer a proposta pedagógica, se as metas e objetivos vão de encontro a o que os pais procuram”, ensina Celsoni.Ela salienta que os pais não devem idealizar a vida e as vontades dos filhos, tendo um grande cuidado para que as propostas da escola sejam condizentes ao filho, e não aos pais. Uma dica muito importante que a psicopedagoga dá é que, “tem muita gente que acha uma escola boa, porque os amigos também têm filho estudando lá e para ele é ótima”, com isso, Celsoni ressalta que cada colégio pode ser diferente de um aluno para outro. “A escola é muito importante na

questão de repassar valores, respeito, convivência social aos alunos, por que aprender, todo mundo é capaz, por isso os pais devem investigar como é esse tratamento”, afirma Celsoni. E mesmo depois de ter feito a escolha, ela pede para que os pais continuem atentos, observando como este trabalho está sendo realizado pela equipe.Depois de ter tomado a decisão e matriculado o filho em um colégio, a psicopedagoga diz que a fa-mília deve confiar na escola, observando o que eles estão ensinando aos filhos, mas sem desconfianças. “Quem faz a escola é o aluno, ele fará o próprio aprendizado, embora a família seja o fator primor-dial no relacionamento aluno – escola”, conta.Celsoni diz que a troca de escola deve acontecer somente em últimos casos, após o acontecimento de vários agravantes, ou se a família perceber que o aluno tem limitações e não está dando conta de todas as exigências da atual escola, e também se sa-bem que em outra há uma proposta mais de acordo. “Por isso a importância de analisar bem o perfil do filho e da escola já no primeiro contato, para que no futuro não haja esse tipo de problema”, finaliza.No caso das escolas públicas, tanto municipais como estaduais, os pais não têm muita opção de escolha, por conta do número de vagas e da locali-zação, pois, o aluno tem que estudar na instituição mais próxima de casa. Porém, também é essencial que os pais visitem a escola, conheçam a coordena-ção, as condições dos espaços físicos e os profissio-nais que lá atuam.

VIP | Educação

Page 53: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 53

Colégio La Salle: A coordenadora de Educação Infantil, Flávia Piva, in-forma que o acesso dos pais a Escola acontece durante o ano todo, mas, principalmente, nos meses de outu-bro a janeiro, e a grande maioria são pais dos alunos da Educação Infantil. Segundo ela, a equipe escolar apre-senta todo espaço físico do ambiente escolar, os professores, as propostas sobre educação, valores, conteúdos, formação e o material didático, junto a um portfólio que é feito de todas as séries. Para Flávia, o que se destaca mais entre os aspectos prioritários dos pais, é quanto aos professores, se estão preparados, a formação, experiência e o espaço físico, as áreas abertas e a segurança. Ela diz ainda, que o diferencial do Colégio La Salle, está em como é apresentado o dia-a--dia da sala de aula, o envolvimento, a preparação das aulas, tudo de uma forma que contagie o aluno.

Colégio Notre Dame Aparecida: O vice-diretor, André Binsfeld, conta que há um procedimento padrão para as entrevistas e visitas dos pais na Escola, feito pela coordenação pe-dagógica, onde são formados grupos de pais para conhecer o colégio, divi-

para ajudar na sua escolha, confira como funcionam algumas escolas em carazinho

didos em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, cada grupo visita o espaço destinado ao seu filho. Neste primeiro contato, é apresentada a estrutura física e o sistema educacional. Binsfeld diz que o colégio busca em primeiro lugar a humanização, e isso é o que os pais que procuram à escola têm como prioridade. Ele conta ainda, que o diferencial da instituição, além da humanização, é o desenvol-vimento científico, onde incentivam e auxiliam os alunos a ter condi-ções para buscar informações e transformá-las em conhecimento. Oferecem também, a dimensão do cuidado, do trabalho social, para que o aluno possa desenvolver em-preendedorismo e a capacidade de se articular em todas as áreas.

Colégio Sinodal Rui Barbosa: A psi-cóloga, Silvana Lima, diz que para a equipe, apresentar a instituição aos pais que desejam conhecê-la é um momento de singular importância. Os pais são recebidos pela Coor-denação Pedagógica ou Serviço de Psicologia, oportunidade em que é apresentada a proposta de traba-lho. Ela conta que alguns aspectos

importantes devem ser elencados, entre eles, a proposta pedagógica do Colégio, as principais linhas de trabalho desenvolvidas, ressaltan-do-se o cuidado com o estímulo e desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança. A construção de valores e formas de pensar são estimuladas e experimentadas através de projetos e atividades lúdicas diárias. Silvana afirma que também é importante o olhar cui-dadoso no que se refere a organi-zação dos espaços, rotina, discipli-na e alimentação. A formação dos profissionais que interagem com a criança e a dinâmica de trabalho são conhecidas em um segundo momento, quando eles convidam a família para conhecer o espaço físico da escola, salas de aula, sala de música, auditório, laboratórios de informática e ciências, parqui-nhos e biblioteca. Apresentando as atividades desenvolvidas em todos estes ambientes. Procurando apre-sentar um espaço aconchegante e seguro, que favoreça e promova, além de momentos livres, uma proposta de trabalho consistente, que valorize os vínculos afetivos e o conhecimento.

Page 54: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

54 | contatovip.com.br

VOLTAAULAScom o início de mais um ano letivo, vem a difícil (e deliciosa) tarefa de escolher os materiais para ir a escola. separamos algumas opções lindas pra você se inspirar...

àsCaderno

Angry Birdsna Riscos

e Rabiscos

Mochila Zoo Sapo na Melancia

Kit Borrachas Cupcake na Dummy Objeto

Agenda Minnie e Agenda Pânico na ABC Papelaria

Mochila Monster High na Play Kids

Caderno Everlast na ABC Papelaria

Canetas na Dummy Objeto

Estojo Avengers e Barbie Zoops na Riscos e Rabiscos

Calculadora videogame Imaginarium na Dummy Objeto

Mochila de rodinhas Bob Esponja na ABC papelaria

FOTO

S | A

ND

RÉ B

OLE

SIN

A

VIP | Shopping

Page 55: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 55

Por que é tão importante saber um segundo idioma?

Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, dominar um segundo idioma

deixou de ser um diferencial para se transformar em uma condição de sobrevivência.Não saber falar outra língua nos dias atuais, impossibilita qualquer crescimento profissional. Quanto maiores suas habilidades e competências, maior será a sua remuneração no mercado de trabalho. É por isso que quanto mais cedo estivermos ligados a uma segunda língua melhor será o nosso rendimento no futuro. Um segundo idioma se torna útil em todas as ocasiões: para quem está estudando e já está pensando em ingressar no mercado de trabalho; para quem acabou de se formar e agora dispõe de um tempo livre; para quem já está no mercado de trabalho e sonha com uma ascensão profissional; para quem quer ir ao exterior; para crianças, jovens, adultos e idosos. Pensando nisso, a Idiomas Escola de Línguas, já há um ano com suas atividades na cidade de Carazinho, traz uma metodologia diferenciada e inovadora aos seus alunos. Aliando língua e cultura, o foco do ensino está no uso

da língua para a comunicação oral e escrita, em diferentes situações e contextos. Os professores são qualificados, com sólida formação pedagógica, fluentes na língua que ensinam, com experiência no exterior e sempre em constante processo de qualificação profissional. O material didático utilizado possui padrão de qualidade internacional e atende às necessidades específicas dos aprendizes, que são organizados por nível de conhecimento, de acordo com a faixa etária (crianças, adolescentes e adultos). O ambiente é estimulante, lúdico e divertido, com múltiplas exposições às novas línguas, proporcionando aprendizado através da vivência de situações reais, com a realização, ainda, de eventos, viagens e atividades culturais. As salas de aula são equipadas com notebooks, som, vídeo, lousa interativa e acesso à internet, para que, dessa forma, o aluno encontre motivação e prazer em aprender ou aprofundar seus conhecimentos no novo idioma.Por isso, não perca mais tempo, matricule-se já na Idiomas e invista no seu futuro!

Viagens

Projetos

PlaygroundJogos Multimídia

Festas temáticasPasseios

AcampamentosCulinária Cinema

Imersão

Cursos a partir dos 2 anos de

idade

VIP | Educação

Page 56: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

56 | contatovip.com.br

CAPADÓCIAa música de seu Jorge somada as belas paisagens que entram em nossos lares todas as noites através da novela da rede globo, tem despertado a curiosidade e colocado a capadócia como um dos destinos mais procurados pelos turistas

VIP | Turismo

Page 57: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 57

Localizada na Turquia, numa região chamada Anatólia Central, é ali, há 330 km da capital Ankara e há quase 800 km de Istambul que fica um dos cenários mais surreais da Terra.

O nome significa “Terra dos belos cavalos” e foi habi-tada há milhares de anos por várias civilizações como os Hitital e outros povos originários da Europa e Ásia Menor. Situada em um planalto com aproximadamente 1.000 m de altitude o clima da Capadócia é acentu-adamente continental, com verões quentes e secos e os invernos frios e até com neve, o que a torna mais exuberante ainda. A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem os habitantes construíram abrigos sub-terrâneos, por vezes verdadeiras cidades que funciona-vam como um “formigueiro”, com vários andares, onde chegavam a morar 20 mil pessoas para se esconderem de inimigos ou perseguição cristã. Seu rico patrimônio histórico e cultural fica por conta das formações geológicas únicas, resultantes de fenômenos vulcânicos e da erosão. As planícies lunares elevam-se em formações rochosas de vários tamanhos que se assemelham a cogumelos e são conhecidas como “chaminés de fada”, fonte de inspiração, inclusive para o desenho “Os Smurfs”. Vulcões ativos ha milhões de anos, deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim as incrí-veis formações rochosas que se encontram na região.

VOO DE BALÃOIr a Capadócia e não andar de balão é como ir à Roma e não ver o papa. O passeio de balão é a melhor maneira de se conhecer a região.. Poucas experiências se comparam a isto. É magnífica a paisagem que se descortina aos olhos do visitante. A 1.300 metros de altura, a paisagem árida de tons terrosos em solo assume um aspecto quase onírico, montanhas e vales branco-lunar alternando--se com serpentinas verdes e as inacreditáveis casas escavadas em rochas pontiagudas que ora se assemelham a cogumelos, ora lembram cupinzais humanos

IGREJAS E MONASTÉRIOS NAS CAVERNASO Parque Nacional sem dúvida é a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia. O Göreme Open Air Museum (Mu-seu a céu aberto), é considerado Patrimônio Mundial da UNES-CO, próximo ao centro de Göreme, (1,5 Km) em uma colina, encontram-se dezenas de monastérios, capelas e igrejas do período Bizantino, a maioria do séc. X, XI e XII, cavadas nas rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha e na técnica do afresco, com lindas ilustrações da vida de Cristo nos tetos e paredes. Os monastérios são um intrigante e enigmático passeio. Após 2 mil anos permane-cem intactos, testemunhando um passado rico em história e fé.

ONDE FICARA oferta de hotéis na região é bem disputada e os preços são re-lativamente baixos, sendo que os mais aconchegantes- são os “ca-vehotels”, construídos a partir das cavernas. Quanto à alimentação também não é preciso se preocupar, porque os melhores restauran-tes do país estão nesta região, principalmente em Göreme.

VIP | Turismo

Page 58: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

58 | contatovip.com.br

Lançada a expodireto cotrijal 2013

A 14ª Expodireto Cotrijal, que foi lançada no dia 1º deste mês, acontecerá nos dias

04 a 08 de março, e a expectativa da organização é que o evento atinja o sucesso das edições anteriores. “Em primeiro lugar, é uma feira para o nosso produtor, que pode encontrar num único local as melhores tecno-logias e informações disponíveis em nível mundial sobre as mais diversas atividades, para todos os tamanhos de propriedades”, destaca Nei César Mânica, presidente da Cotrijal, organizadora do evento.Em 2012, o evento contou com a presença de 468 expositores, nas áreas de máquinas e implementos, produção vegetal e animal, pa-vilhões, imprensa, agroindústria familiar, internacional e central. O público visitante atingiu 185,5 mil pessoas, um aumento de 15% em relação à edição anterior. Mas, o destaque mesmo foi o volume de ne-gócios dos expositores, que chegou a R$ 1.106.980 bilhão.

Para esta edição, a comercialização dos estandes foi concluída há meses antes do evento e muitas empresas não puderam ser contempladas, porque não há mais espaço. “Isso demonstra a credibilidade que a Expodireto Cotrijal alcançou em 13 anos de existência”, afirma Mânica, explicando que melhorias na infraestrutura do parque estão em andamento, com o objetivo de proporcionar aos expositores e visi-tantes um melhor atendimento.A Expodireto Cotrijal vai além da apresentação de equipamentos, insumos e tecnologias. Em sua tra-jetória, uma das atuações marcantes do evento é a discussão de temas relevantes ao agronegócio, como transgenia, biotecnologia, Código Florestal, irrigação, entre outros. Eventos já tradicionais, como o Fórum Nacional da Soja, o Fórum Nacional do Milho e o Fórum Esta-dual do Leite devem, mais uma vez, atrair muitos olhares, em função dos temas relevantes a serem debatidos.

Nei César Mânica

VIP | Agronegócio

Page 59: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 59

“GRIPE NÃO É BRINCADEIRA a Gripe É mUito

mais Do QUe Um

resfriaDo. a vaci-

naÇÃo É a meLHor

forma De pro-

teGer, crianÇas,

aDULtos e iDosos.

proteJa-se”.

A população americana enfrenta a mais agressiva epidemia de gripe dos últimos tempos, o

que levou as autoridades a declararem situação de emergência em muitos es-tados. Fato que preocupa os brasileiros, pois com a proximidade do inverno au-mentam a circulação dos vírus em geral, especialmente os da gripe, incluindo o H1N1. E consequentemente os riscos de se adoecer em função da gripe e de seus agravos aumentam, podendo levar a morte. A maneira de contagio da gripe é muito rápida, e o grande número de pessoas atingidas, em um curto período de tempo, coloca a gripe entre as doenças de maior impacto negativo para as famílias, empresas, sociedades e a economia mundial. Por isso é que

devemos nos alertar e voltarmos aos ve-lhos cuidados como: álcool gel nas mãos frequentemente, o uso de lenços de papel ao espirrar ou tossir, e, principalmen-te, realizar a vacinação o mais precoce possível, como meio de se preparar para o inverno e evitar quadros de gripe com possíveis complicações. Sendo assim, a melhor forma de prevenir a gripe é através da vacinação anual. Cerca de 15 dias após a aplicação da vacina o corpo desenvolve anticorpos, ou seja, defesas contra o vírus da influenza, por isso da necessidade da vacinação precoce.A CIA DA VACINA se coloca a dispo-sição de toda a comunidade e empresas nessa campanha de vacinação 2013. Telefones para contato (54) 3331 -7616 / (54) 91239554

Maria Izabel Gambatto Enfermeira - COREN 70714

VIP | Saúde

Page 60: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

60 | contatovip.com.br

A tecnologia do laser mudou a Medicina e, mais especificamen-te, nos últimos anos, a Dermatologia. A

partir de micro-feixes de luz, com diferentes comprimentos de onda, é possível promover efeito em várias estruturas da pele e das mucosas, com precisão e segurança. Os diversos tipos de laser têm afinidade por diferentes estruturas da pele, por exemplo, os lasers de erbium e de CO2 têm afinidade pela água presente em todas as células humanas, o laser ND-YAG e o de

Lasers fracionados: a evolução da tecnologia a serviço da pele

Diodo têm afinidade pelo pigmento presente na pele e nos pelos, etc. Os lasers de erbium e de CO2, por terem grande afinidade pela água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e reor-ganizando o tecido, são indicados para rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes, manchas e de outras alterações na superfície da pele. Ini-cialmente, os equipamentos de laser de erbium e CO2 emitiam os feixes de laser em toda a extensão da pele, resultando em remoção da pele em áreas extensas. A recuperação era lenta e exigia um afastamento das

a cada ano que se passa, o avanço da tecnologia aumenta mais, e com isso, os tratamentos estéticos para o rejuvenescimento da pele estão cada vez mais avançados. são diversos tipos de lasers que estão à disposição das pessoas, para que os cuida-dos com a pele estejam sempre em primeiro lugar

VIP | Saúde

Page 61: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 61

atividades por até 30 dias. Por isso eram indicados para casos de envelhecimen-to grave, com rugas muito profundas, flacidez acentuada, lesões pré-malignas e cicatrizes faciais graves. Nos últimos 5 anos, com a descoberta do fracionamento dos feixes de laser, iniciou-se uma nova fase da terapia a laser para rejuvenescimento, com recuperação rápida e risco mínimo. Nestes equipamentos mais novos, cada micro-feixe de laser que chega à pele é separado por pequenas áreas de pele normal, o que acelera muito a cicatriza-ção da pele e reduz o tempo de recupe-ração para 3 a 4 dias. O laser fracionado é indicado para rejuvenescimento da face, pescoço e colo, para tratamento de cicatrizes de acne ou pós-traumáticas, para tratamento de manchas causadas pelo sol e para remoção de estrias anti-gas (brancas). Tanto o erbium quanto o CO2 fracionado, têm as mesmas indica-ções, no entanto, o erbium fracionado

funciona melhor para flacidez e é mais seguro em pessoas de pele morena. O CO2 fracionado tem melhor efeito sobre cicatrizes e rugas profundas, mas a recuperação é pouco mais demorada. Feito com anestesia tópica e com auxí-lio de um resfriador, o procedimento é pouco doloroso e rápido. Nos pri-meiros dias, ocorre um edema e uma vermelhidão moderados. O laser de CO2 fracionado causa também micro--crostas que são removidas espontane-amente pela pele em até 5 dias. Os dois tipos de laser fracionado permitem o retorno do paciente às atividades habituais em 3 a 4 dias. O resultado já pode ser visualizado após 7 dias, mas o processo de remodelação do colágeno dura até 6 meses, o que significa que a cada dia que passa, o paciente nota que a pele está melhor. Podem ser feitas novas sessões a cada 2 a 3 meses, para um resultado otimizado, e os efeitos são duradouros por anos.

Aplicação dw

Rosemarie Mazzuco éDermatologista CRM-RS 22468

Membro da Sociedade Brasileira de

Dermatologia e da Sociedade Brasileira de

Cirurgia Dermatológica

O resultado já pode ser visualizado após 7 dias, mas o processo de

remodelação do colágeno dura até 6 meses, o que significa que a cada dia que passa, o paciente nota que a

pele está melhor

VIP | Saúde

Page 62: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

62 | contatovip.com.br

Depois da folia: hora da faxina

Ariani GronevaltCRN 8933

Nutricionista e

gerente da Tenda

Natural

Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos,

corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excessos que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor. Já que é quase impossível blindar o corpo desse contato, vez ou outra se torna necessário fazer uma faxina geral para livrá-lo dos prejuízos causados por essas substâncias nocivas. A dieta detox é rica em vitaminas, minerais e fitonutrientes (produtos naturais) saudáveis que servem para acelerar a perda de peso e limpar o organismo de toxinas, promovendo o melhor funcionamento do intestino, acelerando o metabolismo e impedindo o corpo de acumular gorduras além de dar aquela murchada básica na barrigaA dieta de desintoxicação prevê o consumo de frutas, legumes, verduras, sucos e chás. Leite e laticínios, pães e

FOTO

| CR

IS R

ETRA

TOS

massas (ricos em glúten) aparecem em quantidade moderada no cardápio. A explicação é simples: lactose e glúten têm digestão muito lenta e ação inflamatória (incham e estufam). A carne vermelha está banida desta dieta, pois aumenta a produção de toxinas.Então, se mandou ver na comilança no feriadão de carnaval, procure um nutricionista para ter uma avaliação precisa e apoio durante a dieta detox!

DICA PRÁTICA TENDA NATURAL:

VIP | Saúde

Page 63: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 63

Verão é sinônimo de sol, calor, pisci-na, praia e diversão! Mas para que você possa aproveitar bem essa eta-

pa do ano é imprescindível seguir algumas recomendações, para que o seu descanso não vá por água abaixo. Grande parte das doenças são sazonais e dentre as que mais ocorrem no verão podemos destacar a desidratação, as intoxicações alimentares e as doenças de pele. Os sintomas vão desde uma simples dor de cabeça até diarréias e vômitos, que, literalmente, derrubam o paciente e acarretam em internações hospi-talares que requerem cuidados de urgência. Confira algumas dicas para não perder o melhor do verão:Tome pelo menos dois litros de água por dia e não espere ter sede para isso; sede é um sintoma de um organismo já desidra-tado. Lembre-se de nunca tomar água de fontes duvidosas!Evite alimentos gordurosos. Prefira frutas, legumes e verduras, pois além de apetece-rem mais, contém vitaminas que ajudam

no equilíbrio do organismo. Fique atento também para lavagem e conservação dos alimentos.Protetor solar é imprescindível, princi-palmente nos locais expostos ao sol (face, decote, braços e pernas). As radiações estão altíssimas nesse período do ano. Lembre-se que existem protetores faciais e corporais e isso deve ser respeitado se você não quiser uma pele com aspecto oleoso.Use vestimentas leves e confortáveis. É im-portante também, usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné.Evite ficar com a roupa íntima molhada após sair da água e não esqueça de secar-se bem entre os dedos dos pés, pois os fungos adoram umidade!Tenho certeza que implementando essas dicas você reduzirá bastante a chance de contrair alguma doença no verão. Além disso, essas pequenas atitudes beneficiarão sua saúde, lhe dando mais pique para você desfrutar o melhor do seu merecido descan-so! E “bota” merecido nisso, não é mesmo?!

por Mauro Mazzutti

Verão consciente!VIP | Saúde

Page 64: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

64 | contatovip.com.br

DIREITODIGITALO Direito Digital se traduz no

próprio Direito, que evoluiu para acompanhar a nova re-

alidade da Sociedade Digital, de provas eletrônicas e testemunhas-máquinas, que exige advogados mais estrategistas. Eles devem entender de tecnologia, para que possam apoiar os clientes em sua missão de viabilizar inovação e na gestão dos novos riscos tecnológicos que impactam os seus negócios. Onde

por Maurício Ferrari - Advogado

possui as premissas de tecnicidade, dina-mismo, usando autorregulamentação e transparência. O uso desregrado e desmedido dos dispositivos eletrônicos é costumeiro, de modo geral, entretanto, as pessoas cobram sua privacidade a qualquer custo, esquecendo-se de seus deveres e perigos de que todo dano deve ser ressarcido. Onde incidentes podem gerar alto impac-to social, inclusive nas empresas, em que colocam em risco os dados e informações de propriedade alheia (ativos intangíveis da empresa), quebrando princípios da Segurança da Informação como os da disponibilidade, autenticidade, integri-dade, confidencialidade e legalidade sobre

os dados.Contudo, é dado o direito às

empresas em monitorar e rastrear a atividade do empregado no ambiente de trabalho em e-mail corporativo, considerado ferramenta de trabalho.

Porém, para que tal atitude

seja validada pelo ordenamento jurídico e não quebre o direito à privacidade dos funcionários, as empresas devem organizar-se produzindo uma Política de Segurança da Informação (PSI), clara, objetiva e amplamente divulgada (com treinamento corporativo), que contenha, inclusive, a cientificação do empregado de que o ambiente digital fornecido será monitorado. Os recursos tecnológicos devem ser usados para fins estritamente profissionais, dentre outros aspectos em-basados pelo Direito Digital.Porém, antes de instaurar a PSI, a orga-nização deve assegurar-se que a ambi-entação digital por ela fornecida, para fins profissionais do funcionário, esteja embasada pelas melhores práticas estabe-lecidas pelos princípios da Segurança da Informação, não apenas na utilização de uso de senhas de acesso. Deixando claro que é a empresa que detém a propriedade dos recursos, bem como direitos autorais das criações e demais proteções de ativos intangíveis (informações), com definição de processo disciplinar em caso de quebra

VIP | Direito

Page 65: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 65

“de tais regras. A retaguarda da organização deve prever procedimento de resposta aos incidentes de segurança da informação, como coletar as provas eletrônicas sem cometer infração à privacidade ou crime de interceptação, programar “vacinas legais” (avisos) nas próprias interfaces gráficas da ambientação digital fornecida. Fortalecer a segurança da informação é a melhor prática para proteção da orga-nização contra ameaças, objetivando que a informação receba um nível adequado de proteção, para garantir a continuidade dos negócios, minimizando seus riscos, maximizando o retorno sobre os inves-timentos e as oportunidades do negócio, conforme regulamenta a ABNT (ISO 27002:2005). Para tanto, em primeiro momento, é importante haver uma clas-sificação da informação, em termo de seu valor, requisitos legais, sensibilidade e criticidade para a organização. Em segundo passo, reivindicando que haja uma rotulagem e tratamento da informa-ção, produzindo um conjunto apropriado de procedimentos para rotular e tratar

a informação, definido e aplicado, de acordo com o esquema de classificação adotado pela organização.Atualmente as empresas se atêm ao negócio em si e menosprezam os riscos de Segurança da Informação, em que nestes podem estar camuflados perigos como perda de dados (falta de backup), vazamento de dados (envio de e-mail para pessoa errada), furto de dados (Ctrl C + Ctrl V), fraude eletrônica, uso não autorizado da marca na web e má postura em redes sociais. A inovação tecnológica é uma questão de sobrevivência das empresas e profissionais liberais, contudo não se podem resolver os problemas utili-zando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos. O ad-vento da internet incentivou o avanço tecnológico de todos os dispositivos eletrônicos que permeiam nosso cotidiano, sendo que pensar, planejar e promover a inovação, conscientização e capacitação são as grandes barreiras que movem o arrojado profissional do novo milênio.

ATUALMENTE AS EM-PRESAS SE ATÊM AO NEGÓCIO EM SI E ME-NOSPREZAM OS RIS-COS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, EM QUE NESTES PODEM ESTAR CAMUFLADOS. PERDA DE DADOS, VA-ZAMENTO DE DADOS, FURTO DE DADOS, FRAUDE ELETRÔNI-CA, USO NÃO AUTORI-ZADO DA MARCA NA WEB E MÁ POSTURA EM REDES SOCIAIS.

VIP | Direito

Page 66: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

66 | contatovip.com.br

VIP | Automotivos

Após as viagens de férias, as pessoas voltam para casa com as suas energias recar-

regadas, prontos para o início de mais um ano de atividades profissio-nais e escolares. Porém, os automó-veis, que são, na maioria das vezes, utilizados como meio de transporte para o descanso, acabam voltando um tanto prejudicados.Cheiros ruins, teto amarelado, man-chas nos bancos, areia em todos os cantos do carro, além de ser muito desagradável, pode causar alergias a quem precisa usá-lo diariamente. Algumas vezes, para se livrar dessa sujeira, uma simples limpeza pode não adiantar, sendo necessária uma faxina pesada.O gerente de pós venda da Conces-

sionária Carazinho Veículos Che-vrolet, Marcos da Costa, explica que para a limpeza interna do automóvel existe o sistema de oxi-sanitização. Este processo é uma limpeza a base de ozônio, que elimina os germes e bactérias, e não prejudica a saúde. “Este serviço permite eliminar o ar interno do veículo, em apenas meia hora, livrando-se das bactérias, fun-gos, vírus, ácaros e odores indesejá-veis”, afirma Costa. Neste processo é realizada toda a limpeza interna do automóvel, onde se coloca dentro do veículo uma máquina que absorve o oxigênio do ar e, por meio de uma descarga elétrica, produz ozônio e oxigênio ionizado e gases com propriedades germicidas. Para manter o veículo

Como mantero carro higienizadoapós a volta da praia?

Aplicação da resina protetora

Page 67: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 67

VIP | Automotivos

limpo, Costa aconselha que essa oxi-sanitização seja realizada a cada 90 dias, e a troca do filtro do ar con-dicionado a cada revisão. O custo dessa limpeza é de R$95,00. A Lavagem Auto Service Central (ASC), além da limpeza tradicional, também oferece um serviço de faxi-na pesada no automóvel, o proprie-tário, Enio Luiz Fritzen, explica que é indicado fazer uma limpeza prévia antes de ir viajar. Para isso ele utiliza uma resina, que protege a lataria do carro, contra a maresia, sereno, raios do sol, inseto e até mesmo a areia, que dura em torno de 20 a 30 dias. Na volta da praia ele aconselha fazer outra limpeza, com sabão e

desengraxante mais fortes na área externa do veículo. E no espaço interno fazer uma higienização do carpete, dos bancos e do teto. Fritzen conta que a resina cria uma película protetora sobre a pintura do automóvel, o que evita danos. “A resina além de deixar o carro mais bonito e brilhoso, protege a lataria, mas ela deve ser refeita a cada mês, ou em cada lavagem, para manter o carro limpo o ano inteiro”, informa. O custo dessa limpeza é de R$180,00 incluindo os filtros do ar condi-cionado, a limpeza prévia com aplicação de resina custa em torno de R$30,00.

CarpeteHigienização ar condicionado

Bancos

Forro de teto

FOTO

S | D

IVU

LGAÇ

ÃO

Page 68: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

68 | contatovip.com.br

Grupo da Avalon Viagens no Beto Carrero

Nelson Esteve e Mariana Mânica

Marlene, Poliana e o prefeito Renato Süss

Secretário de Desenvolvimento Leandro Walber e esposa Diana

Vice-prefeito Elbio Esteve e esposa Marluce De Gasperi

Vereador Orion Albuquerque, esposa Claudia e filhos Laura e Otávio

VIP | Mix

beto carreroDiplomação

FOTO

| A

ND

ERSO

N A

RTM

AN

N

Page 69: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 69

VIP | Anjos

Eloí Haeffner de Souza

Angeóloga e

Artista Plástica

O maravilhamentoO período de férias frequen-

temente proporciona uma pausa em meio à rotina,

possibilitando-nos recuperar as maravilhosas sensações que tivemos na infância e reviver a proximidade que um dia tivemos em relação à natureza. Ao nos maravilharmos com as pequeninas coisas que o mundo natural nos oferece, nosso coração será preenchido com a harmonia, e a vida voltará a ganhar equilíbrio. Portanto, encontre tempo para simplesmente parar e ficar contemplando a beleza do mar ou do céu. As emoções provocadas por um lindo pôr-do-sol, pelo mar ou pelo arco-íris podem colocar suas preocupações diárias em uma pers-pectiva diferente.Não é emocionante saudável per-manecer voltado somente para o plano intelectual, desconsiderando o elemento espiritual da natureza ao nosso redor. A maioria de nós conhece, teoricamente, as manifes-

tações de cada estação, os ciclos de floração das plantas, a época de algumas frutas, mas, talvez, não apreciemos a verdadeira extensão da união entre os planos espiritual e natural.... pois aprendi a olhar para a natu-reza não como o tempo da juventu-de impensada, mas ouvindo, com frequência, a ainda triste melodia da humanidade, nem severa nem desagradável, embora com amplos poderes de disciplinar e subjugar. E senti uma presença que me im-pacta com o júbilo de pensamento

elevado...Deus está dentro de você!Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra. Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habilitado permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas huma-nas faz nascer o bem e o progresso. Não julgue, pois, apressadamente, aquilo que lhe parece ser um erro, pode ser o inicio de um resultado maravilhoso. O guerreiro sofre sem qualquer sentimento de autopie-dade.

Page 70: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

70 | contatovip.com.br

Page 71: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 71

Iolanda Tatsch Banunas

Colunista de

Tradicionalismo

Chasque nº 194.

Fevereiro 2013

E-mail:

[email protected]

VIP |Tradicionalismo

Integração Tradicionalismo Brasileiros do SulMeus Princípios!Será sempre de reconhecimentos a DEUS! Para momentos de plena reflexão, com fé, meu registro de ações, respeitando a história, e prestar de alguma forma o reconhecimento as pessoas, as suas dedicações. Assim sendo por tudo e por todos. Na verdade ter homenageado a Sra. Regina Rosalia Gobbi Otto, viúva do ilustre Olívio Otto, nome este que ostenta o nosso Museu de Carazinho, construído pelo empenho de toda a família. Ao completar 10 anos de colunista desta revista no ano de 2005, prestei homenagens á dez senhoras dedicadas e com certeza dona Regina foi uma das agraciadas com um troféu de mármore com dizeres de reconhecimento da sua trajetória tradicionalista, dedicada mãe, esposa, senhora de nossa comunidade. Com profundo pesar, do seu passamento em 10 de Dezembro de 2012, venho publicamente prestar meus sentimentos, à suas filhas e familiares. Continuamos nesta vida, por ordem do nosso criador por nossas famílias com respeito a todos os Brasileiros do SUL !

Parabenizo a estimada Maria-na Lyrio Couto, bem como sua mãe, a amiga Ana Maria, pelo recebimento do convite para o ato de colação de grau, em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito). Realizado no dia 5 de janeiro no Centro de Eventos da PUCRS, Porto Alegre. Meu carinho para as acadêmicas na mesma área Márcia Duarte Quadros, Pâmela da Silva Oliveira e Lisiane Ewer-ling Santos, formadas pela UPF em Carazinho, dia 12 de janeiro.

Que o bom Jesus abençõe toda a população da capital da hospitalidade CARAZINHO 82 ANOS em 24 de janeiro

Com o bom exemplo do pai, Paulo Barbosa continua sua participação na comunidade de Carazinho, no tradicionalismo companheiro. O nosso prefeito re-cém eleito, Renato Süss, convidou Paulo para assumir o cargo de diretor de obras do interior. Paulo aniversária dia 21 de janeiro, a ele muitas felicidades com saúde e alegrias.

Foi ótimo andar de Maria Fumaça em Carlos Barbosa, ver o Lago Negro em Gramado, Nova Petrópolis, como é bom recordar, na companhia da Marlova Ecker, Jurandir Schmarães,Gabriela Citolin e esta colunista, no passeio que fizemos em julho de 2012, com o Clube de Maturidade Ativa do Sesc, Carazinho.

“Na encenação do Nascimento do Menino Jesus- O Natal ”. Meus elogios e agradecimentos a toda a patronagem do CTG Unidos pela Tradição Rio-grandense, pela maravilhosa apresentação dia 20 de dezembro de 2012.

O comunicador das tradições Gilvano dos Santos, pela 11ª vez, realizou o Concurso de trovas no CTG Unidos Pela Tradição Rio-grandense, evento de realce às nossas raízes - deste amado Rio Grande do Sul. Na categoria Estilo Campeiro foi vencedor João Barros, Estilo Gildo de Freitas o trovador Jadir Oliveira e Milton Antonio Pinheiro –Estilo Martelo. Na foto a nossa estimada 1ª pren-da juvenil da 7ª RT Paloma Drum Schacht entregando o trofeu a um dos trovadores premiados.

O Casal Reinaldo e Iracilda da Silva patrões do CTG Pedro Vargas, gestão de 2011 á 2012, entregou para o casal Antonio e Aurora Fhey, eleitos patrões da referida entidade tradicionalista em 8 de dezembro de 2012. A coordenadora da 7ª RT Gilda Galiazzi fez a posse do patrão Fhey, com as dependências da entidade tradicionalista completamente lotada. Foi servido um suculento churrasco tradicional de gaúchos . Na foto também o casal Sidnei e Sônia Arald , 1º sota-capataz do Pedruca.

Page 72: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

72 | contatovip.com.br

EU, LEITOR

No ano de 2006, aos 22 anos, realizei meu grande sonho, que acredito que todos tenham que fazer um

dia, desfilei no carnaval do Rio de Janeiro, na escola Beija-Flor. Foi um momento inigua-lável e que será guardado para sempre em minhas melhores lembranças da vida. Era um sonho que eu tinha desde pequena, a minha família não só me apoiou, como me incentivou muito.Tive acesso à escola através de uma amiga, a Marcele, que é carioca e me acompanhou no desfile. Dentro da escola tudo é muito organizado, então consegui planejar tudo pela internet e telefone. A fantasia foi feita pela costureira de lá, a dona Terezinha, ficou linda. Quando definiram as fantasias da ala Ouro, que foi a que desfilei, minha amiga me encaminhou o desenho para que eu aprovasse, e eu adorei. Ela era toda dourada com amarelo, ficou um arraso. Quando cheguei no Rio de Janeiro a escola enviou a fantasia para casa da minha amiga, onde nos encontrávamos. Foi tudo perfeito. Durante a viagem de Carazinho para lá, o meu nervosismo se transformou em expectativa. Ficava imaginando como seria, o que iria acontecer, o que eu iria encontrar no sambódromo. Os minutos não passavam e depois que eu entrei na Sapucaí, eles voaram. A entrada na Sapucaí é um momento indescritível. Primei-ro vêm os fogos de artifício anunciando a entrada da escola, em seguida a batida da bateria. O coração acelera antes da entrada.

Quando você entra naquele lugar mágico, impossível não ficar toda arrepiada. As arquibancadas lotadas, a voz do Neguinho da Beija- Flor cantando. É uma emoção diferen-te que toma conta da gente.Naquele ano a escola ficou em quinto lugar e então desfilamos novamente no sábado, no desfile das campeãs. O desfile do sábado foi totalmente diferente, pois o primeiro vale pontuação, então, você desfila com regras. Regras de alinhamento, de tempo, para os quais os presidentes das alas te aju-dam bastante. No segundo desfile não tem regras, nem vale pontuação, você pode tirar foto, curtir os famosos que te assistem dos camarotes, um desfile descontraído de muita comemoração. Foi um momento único, que estará para sempre em minha memória!

Lucilene castanho relata a sensação de desfilar no carnaval do rio de Janeiro

VIP | Leitor

A realização de um sonho de carnaval

“impossível não ficar toda arrepiada. as arquibancadas lotadas, a voz do neguinho da beija- flor cantando. É uma emoção dife-rente que toma conta da gente. foi um momento único.

Page 73: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

contatovip.com.br | 73

Page 74: Ano XX - Nº 219 - Fevereiro 2013

74 | contatovip.com.br