Anotações Das Peças Do Tennessee

2
Anotações das peças do Tennessee 27 Carros de Algodão 1 – Uma das peças mais dramáticas. Diálogo, ação para o futuro... 2 – Me lembrou bastante Casa de Bonecas do Ibsen 3 – redução zoológica da Flora. Infantilização. Ela é a galinha, o algodão... Debate de machismo. Opressão devido a condição biológica. Mtáforda da bolsa. Peça toda metafórica. 4 – O Personagem macho, bruto. 5 – O Personagem de Vicarro. É submisso ao patrão e superior a mulher. Sofre racismo e exerce machismo. Seduz ela. Muito bem construído. Estupro? 6 – Sindicato rural. Disputa do pequeno dono de terras com o sindicato rural. Incêndio. Discurso politizado de Vicarro. Crítica a política de Boa Vizinhança. 7 – Cena III, Jake vem cantando música sobre a luz e ela tá na sombra. Mas há uma reviravolta, não tão explícita quanto Casa de Bonecas mas tá ali. Me Lembrou Casa de Noras de Tom Zé: http://letras.mus.br/tom- ze/790441/ Lembranças de Bertha 1 – Mais me toca a marginalidade da personagem, ela é inútil a sociedade. E tem consciência disso em meio aos devaneios. 2 – As lembranças são reais? a menina que aparace duas vezes na porta é real? 3 – Discussão manicomial. 4 – Lugar da Prostituta na sociedade: “Diz para me jogarem no rio”. 5 – Lembrança de Blanche, escrever cartas para um homem endinheirado.

description

anotações peças tennessse

Transcript of Anotações Das Peças Do Tennessee

Page 1: Anotações Das Peças Do Tennessee

Anotações das peças do Tennessee

27 Carros de Algodão

1 – Uma das peças mais dramáticas. Diálogo, ação para o futuro...

2 – Me lembrou bastante Casa de Bonecas do Ibsen

3 – redução zoológica da Flora. Infantilização. Ela é a galinha, o algodão... Debate de machismo. Opressão devido a condição biológica. Mtáforda da bolsa. Peça toda metafórica.

4 – O Personagem macho, bruto.

5 – O Personagem de Vicarro. É submisso ao patrão e superior a mulher. Sofre racismo e exerce machismo. Seduz ela. Muito bem construído. Estupro?

6 – Sindicato rural. Disputa do pequeno dono de terras com o sindicato rural. Incêndio. Discurso politizado de Vicarro. Crítica a política de Boa Vizinhança.

7 – Cena III, Jake vem cantando música sobre a luz e ela tá na sombra. Mas há uma reviravolta, não tão explícita quanto Casa de Bonecas mas tá ali.

Me Lembrou Casa de Noras de Tom Zé: http://letras.mus.br/tom-ze/790441/

Lembranças de Bertha

1 – Mais me toca a marginalidade da personagem, ela é inútil a sociedade. E tem consciência disso em meio aos devaneios.

2 – As lembranças são reais? a menina que aparace duas vezes na porta é real?

3 – Discussão manicomial.

4 – Lugar da Prostituta na sociedade: “Diz para me jogarem no rio”.

5 – Lembrança de Blanche, escrever cartas para um homem endinheirado.

6 – Lembranças de bertha com Todo Amor.

Me lembrou o Homo Sacer de Agambem http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7431

Estas são as Escadas que Você tem que Vigiar

1 – Em alguns momentos me lembra uma comédia pastelão

2 – O Cinema enquanto personagem. Como ele vai xpondo a vida das personagens aos poucos. Ambiente familiar de escândalos.

Page 2: Anotações Das Peças Do Tennessee

3 – Aparaece novamente a ideia de artistas frustrado, jogos de criança, lembranças reais, imaginárias?

4 – O que tem nas galerias que as escadas levam? Prostituição, pedofilia, homossexualidade? Galerias como metáfora, escadas vigiar os limites da normatividade.

Exibição de filmes durante a leitura ou do Tennessee ou da Joan Bennet (Fritz Lang)