ANTÓNIO CARTAGENO

28
SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA Fátima 2021 ANTÓNIO CARTAGENO BENDIZEI O SENHOR

Transcript of ANTÓNIO CARTAGENO

Page 1: ANTÓNIO CARTAGENO

SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA

Fátima 2021

ANTÓNIO CARTAGENO

B E N D I Z E I O S E N H O R

Page 2: ANTÓNIO CARTAGENO

APRESENTAÇÃO

1. Não tem sido pacífica, ao longo dos séculos, a relação entre a Música e a Liturgia na Igreja Católica. Essa dificuldade acentuou-se de tal modo nos séculos XV e XVI que, segundo uma lenda, no Concílio de Trento esteve iminente a proibição do uso de música polifónica na Liturgia. A execução de uma missa de Palestrina, a Missa do Papa Marcelo, terá convencido os padres conciliares a admiti-la como útil para ajudar os fiéis a viverem a celebração da eu-caristia. Isto não é histórico, é uma lenda. Mas não são lenda as dificuldades de Mozart com o Arcebispo de Salzburgo que via a orquestra e o coro com a mesmíssima função na capela ou no teatro. E ele, o jovem leigo, tentou ensinar ao seu arcebispo que há música sacra e música profana, e que devem ser executadas cada qual no seu próprio lugar: a ópera, no teatro, a de câmara, no salão; e a sacra, nas igrejas.

A música sacra não é um ornamento. Na Liturgia, as artes não são ornamento, são parte integrante da ação. Mas é necessário entender e viver a Liturgia para se poder fazer boa músi-ca litúrgica. Dois grandes compositores russos, Tchaikovsky e Rachmaninov, ambos compu-seram música destinada à Liturgia. A de Rachmaninov foi aprovada pelos pastores e continua a ser usada nas celebrações litúrgicas. A de Tchaikovsky, não. Porquê? Porque não é boa música? É. É música bem estruturada, mas não comunica aos fiéis o Espírito Santo. Para que a arte, e a música de modo particular, possam deixar de ser apenas ornamento e se integrem harmoniosamente na Liturgia, precisam de ser obra do Espírito Santo. A Liturgia cristã, mais que uma ação humana, é ação divina, é obra de Cristo que por nós se oferece ao Pai e, na sua misericórdia, convida-nos a oferecermo-nos com Ele a Deus.

2. É preciso darmos atenção a estas palavras do Credo com as quais professamos a nossa fé no Mistério da Encarnação do Verbo de Deus, que foi concebido pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. Para que Cristo Se manifeste neste mundo, em nossas vidas e obras, e também nas artes, na música, na arquitetura e na pintura, na escultura e nos mosaicos, é necessária a ação do Espírito Santo, é preciso também o seio da Virgem Maria. Sem estas duas condições é impossível a Encarnação do Verbo de Deus, é impossível que Cristo nasça, Se desenvolva e Se manifeste neste mundo. Isto implica que o artista seja homem de oração, dócil ao Espírito Santo que é o Verdadeiro Autor da obra. Implica também que seja uma obra gerada no seio da mãe Igreja, na qual se exalta a vida cristã. Isto tem a ver com a fidelidade à Tradição da Igreja. Assim, o artista que faz Arte Sacra, deve encontrar-se esvaziado de si mesmo e cheio do Espírito Santo, para que as suas obras expressem a fé da Igreja e sirvam a sua missão.

A beleza das obras de Arte Sacra não é humana, mas divina. É aquela beleza espiritual que manifesta o esplendor do encontro da Verdade e da Bondade. Não apenas da Bondade, nem apenas da Verdade mas, repito, onde resplandece o esplendor do encontro da Verdade e da Bondade. Este nível, que tem de ser necessariamente o das obras de Arte Sacra, não deixa espaço para o gosto, para a moda e para as paixões humanas. Não quero julgar ninguém, mas a luta que se trava atualmente nas igrejas no campo da música, tem a ver, em grande parte, com isto mesmo.

3. O Padre António Cartageno, discípulo do Padre Manuel Luís, é um compositor definido e bem situado. As suas composições ajudam a assembleia a cantar e a celebrar a Liturgia. Têm sido divulgadas, junto com as de outros autores, nas publicações do Serviço Nacional de Música Sacra, um Departamento do Secretariado Nacional de Liturgia, nomeadamente nos:

– Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica (desde 1982 até ao presente);– Cânticos de Entrada e de Comunhão I e II (1999);

Page 3: ANTÓNIO CARTAGENO

8 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

– As crianças louvam o Senhor (2003 e 2020);– Cânticos para as Exéquias (2008);– Liturgia das Horas com Canto I (1997), II (2003) e III (2012);– Cânticos do Ordinário da Missa (2016);– Cânticos para a Celebração do Matrimónio (2018);– Cantoral Nacional para a Liturgia (2019);– Nova Revista de Música Sacra de Braga (desde 1990 até 2015)– Akathistos (1998);– Livro do Organista – Acompanhamento dos Salmos do P. M. Luís (2000).Saem agora, finalmente reunidas neste volume, as suas obras corais, escritas para a Li-

turgia. São mais de 300 cânticos a vozes e/ou com acompanhamento de órgão, distribuídos por 3 secções:

– Ordinário da Missa;– Próprio da Missa nos vários tempos Litúrgicos, Santoral e outros, por ordem alfabética;– Em louvor da Virgem Santa Maria, por ordem alfabética;Exclui-se a Liturgia das Horas, à exceção de alguns hinos harmonizados e usados nou-

tros contextos. Este livro, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, tem sido pedido desde há vários anos por muita gente ligada à música litúrgica e aos coros paroquiais.

Não posso terminar esta apresentação sem uma simples, mas grande palavra de gratidão ao Padre Cartageno pelo seu imenso trabalho no campo da música sacra. Conhecemo-nos há muitos anos, como condiscípulos no Seminário dos Olivais. Ainda me lembro de uma canção com letra minha, que ele então musicou… Estivemos juntos, com o Cónego José Ferreira, na estreia mundial absoluta da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Messiaen, no Coliseu dos Recreios, num Festival Gulbenkian de Música…

Além das suas produções de várias cantatas e cânticos religiosos, é necessário não es-quecermos o seu valioso trabalho de recuperação do cante religioso alentejano, pelo qual a diocese de Beja, e não só, pode hoje dispor de um riquíssimo património musical popular.

Finalmente, uma gozosa saudação ao Secretariado Nacional de Liturgia que, com mais esta publicação torna acessíveis às nossas paróquias a obra musical produzida até agora para a Liturgia, pelo Padre Cartageno.

Sejam estas suas obras executadas para a glória de Deus, com aquele Espírito de louvor e de ação de graças que é a alma e a vida das nossas vidas.

Beja, 1 de Maio de 2021, dia de São José Operário, Padroeiro da Diocese de Beja

José João dos Santos MarcosBispo de Beja

Page 4: ANTÓNIO CARTAGENO

NOTA INTRODUTÓRIA

À memória de minha mãe, Lucília e de meu pai, Abílio Cartageno,

que me ensinou as primeiras noções de música e ajudou a moldar a minha sensibilidade musical.

1. O presente livro contém uma coletânea dos cânticos litúrgicos principais que eu fui escrevendo ao longo da vida, especialmente a partir de 1982, ano em que comecei a colaborar nos Guiões dos ENPL. Desde então, a pouco e pouco os cânticos foram-se divulgando nessa e noutras publicações do SNL, e também na Nova Revista de Música Sacra a partir de 1990. (Alguns cânticos ainda não divulgados, foram mesmo publicados na Internet, quase sempre sem meu consentimento). De facto, estando estes cânticos dispersos por várias publicações, vinha-me sendo pedido, desde há vários anos, por muitos amigos ligada à música e aos coros litúrgicos, nomeadamente o saudoso P. Augusto Frade (que comigo trabalhava no SNMS), que reunisse tudo num só livro, facilitando assim a consulta aos que desejassem usá-los. Eis agora satisfeito esse desejo, que desde há algum tempo também passou a ser meu.

2. Acontece que, ao longo do tempo, como é natural, eu fui maturando as ideias e fui apurando a sensibilidade, o que me levou, em não poucos casos, a retocar e a aperfeiçoar o que tinha escrito. Daí decorre que, neste livro, aparecem vários cânticos ligeiramente alterados, especialmente na harmonia, em relação a versões anteriores. Sendo assim, a presente versão é considerada a mais atual em relação a outras que porventura estejam em circulação.

3. Sendo certo que estes cânticos foram pensados, na sua maioria, para serem cantados pela assembleia celebrante, o coro polifónico, que ”fazendo parte da assembleia dos fiéis realiza uma função peculiar” (Inst. M. Sacram, 22.a), tem sempre o seu lugar. “A ele compete asse-gurar a justa interpretação das partes que lhe pertencem, conforme os distintos géneros de canto, e promover a participação ativa dos fiéis no canto.” ( Ibidem, 19). É por isso que todos os cânticos do livro são a vozes (geralmente a 4 v. mistas, e às vezes a 3), ou pelo menos com acompanhamento de órgão. Procurei apresentar uma escrita acessível aos coros, poupando--lhes dificuldades evitáveis. Nesse sentido, sempre que possível, escreveram-se ao menos duas estrofes do texto dentro da pauta. Espero, assim, prestar um serviço aos coros litúrgicos portugueses e não só (sei que, por ex., no Brasil, na Diocese de Campinas, se cantam alguns destes cânticos).

4. O livro foi também pensado para os organistas e por isso os cânticos podem sempre ser acompanhados a órgão. Há bastantes casos em que o acompanhamento, geralmente simples, vem escrito expressamente; nos outros casos, o órgão tocará o mesmo que o Coro, adaptan-do-se a escrita coral à escrita organística, por ex., transformando em valores mais longos as notas que na partitura são rebatidas.

5. Da minha produção musical para a liturgia há muita coisa que nunca foi publicada e vê agora a luz do dia. Um grande número de cânticos do livro – alguns escritos num pas-sado recente – são agora publicados, no todo ou em parte, pela primeira vez. Refiro-me aos cânticos que, na margem superior esquerda da página, têm a indicação ProManusc. Partilho assim com o público um conjunto razoável de peças inéditas que, espero, possam ser úteis às comunidades e aos coros, como por exemplo: “Oração do Santo Cura d’Ars”, “O tesouro do homem cristão”, vários cânticos marianos e muitos outros. Entre os inéditos há bastantes melodias de outros autores para as quais, quase sempre a pedido, escrevi a harmonização, dando-lhes uma nova roupagem. Nestes casos, aparece na partitura a indicação da respetiva

Page 5: ANTÓNIO CARTAGENO

10 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

fonte, seguida da palavra revisto. Há cânticos onde não é mencionada a fonte porque já se encontram editados noutras publicações. Essa fonte deve ser consultada no Índice. Aparecem nesta coleção alguns cânticos que se adaptam bem ao gosto juvenil, por exemplo, Santo V, Quero cantar o vosso nome, Bem Aventurados, Glória ao Filho de David, Como o Pai Me en-viou, etc. Agora, no âmbito da preparação das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 a reali-zar em Lisboa, acrescenta-se “Maria levantou-se”, sobre o tema proposto pelo Papa Francisco para este evento. Na mesma linha, também o presente Ano de S. José é sublinhado com alguns cânticos novos e outros revistos.

6. A indicação, aqui e ali, do uso litúrgico dos cânticos deve considerar-se meramente indi-cativa e não exclusiva. Nesta matéria não deve haver um critério rigorista e cego, mas aberto e equilibrado.

7. Dei ao livro o título “Bendizei o Senhor” para significar que quero, com todos os cânticos nele contidos, associar-me ao louvor das criaturas de Dn 3,57-88.56, que tantas vezes repete este refrão, e com o intuito de que estas músicas ajudem os fiéis a louvar a Deus, proclamando a sua bondade e misericórdia, dando-Lhe graças e prestando-Lhe culto de adoração e piedade. Afinal, é este o fim da música sacra: “a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (Sacrossantum Concilium, n. 112).

8. É com muita alegria e com o vivo desejo de servir as comunidades cristãs e os seus coros e organistas que publico este livro. Muitos me ajudaram a concretizá-lo: o bispo de Beja, D. João Marcos, que escreveu a Apresentação, o P. Pedro Ferreira, Diretor do SNL, que incen-tivou e assumiu a publicação do livro, o Delfim Machado, que se ocupou da paginação e do grafismo, o Prof. Luís Filipe, que pacientemente escreveu todos os cânticos a computador, e os outros colegas do Serviço Nacional de Música Sacra, nomeadamente o P. José Joaquim e o Prof. Emanuel Pacheco, que deram preciosos conselhos sobre a edição de partituras e muito ajudaram na revisão final da obra. Este agradecimento estende-se também ao Coro do Carmo de Beja que, ao longo dos anos, com toda a boa vontade e entusiasmo, tem sido a “oficina de experimentação” de muitos dos cânticos que eu fui escrevendo e às vezes re-escrevendo. O meu muito obrigado a todos, do coração.

Beja, 1 de junho de 2021, memória de São Justino, que nos deixou a mais antiga descrição do Batismo e da Eucaristia.

P. António Cartageno

Page 6: ANTÓNIO CARTAGENO

O R D I N Á R I O

D A M I S S A

Page 7: ANTÓNIO CARTAGENO

ORDINáRIO DA MISSA 15

Ato penitencial Fórmula C

¢

¢

Se nhor,- que fostes enviado pelo Pai a salvar os corações a tri- bu- la- dos.-

™™

™™

Se nhor,- ten de- pie da- de- de nós.

Se nhor,-

Cris to,- que viestes chamar os pe ca- do- res.-

™™

™™

™™

™™

Cris to,- ten - de pie da- de- de nós.

2

4

2

4

&

Solista (s)

U

CAC, revisto

Fórmula C

Ato Penitencial

Música: M. Luís

Harm: A. Cartageno

&

U

?

U ˙

&S

A

?T

B

&

Solista (s)

U

&

U

?

U

&

?

œ œ W œ

j

œ

œ

˙˙

WW œ

œ œœ

œ

˙ W œ ˙

œœ˙˙

œ

j

œ

œ

j

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

˙œ

J

˙

œ

œ

œ

œ œœœ œ œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

J ˙

œ

œ œ ÚW œ

j

œ

jœ œ

˙˙

W

W œ

œ œœ

˙

œ

˙ W œ œœ

œ

œœ œ

œœ

j

œ

œ

j

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

˙œ

J

˙

œ

œ

œ

œœœ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

J ˙

œ

Page 8: ANTÓNIO CARTAGENO

C Â N T I C O S

P O R O R D E M A L FA B É T I C A

Page 9: ANTÓNIO CARTAGENO

CâNTICOS POR ORDEM ALFABÉTICA 61

A bondade do Senhor

{

{

°

¢

°

¢

A

Refrão

bon da- de- do Se nhor- En cheu- a ter ra,- A le- lu- ia!-

Su a- pa la- vra- de_A mor- Cri ou- os Céus, A le- lu- ia!-

1. E

2. Le

Estrofes

xul

van

-

- -

tai

tai

- de_a

ao

le

Se

- gri

nhor

-

-

a

um

- no

can

Se

to-

nhor,

no

-

vo;-

Can

Lou

Can

Lou

-

-

1Can

2. Lou - -

1. tai

2. vai

com

O,-

al

vós

ma

que

- pu

sois

ra_em

Seu

- seu

san

lou

to-

vor!

po

-

vo!-

2

4

2

4

2

4

&b

,

CEC I, revisto A. Cartageno

Texto: Paráf. ao Sl. 32, de F. Melro

A bondade do Senhor

&b

,

n

?

b

&b

,

&b

,

?

b

&bS

A

?

bT

B

&b n

#

?

b n

3. Quanto existe saiu da mão de Deus:

Criou a terra, o mar, os altos céus!

4. A Palavra de Deus é a Verdade;

Do amor e da justiça é claridade!

5. Adorai o Senhor, todas as gentes

E sede à Sua Lei obedientes!

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

˙ œ

j

œ

j

œ

j

œ

J

œ

J

œn

J

œ

Jœ œ ˙

œœ

œœ œ ˙

˙

œ

j

œ œ œœœ

œœ œ

œ˙

œ ˙œ œ

Œ Œ œœ

œ

˙œ œ

œ

œ œ œ

œ œ

˙

œn œ˙ œn

œ œ

œ

j

œ

j

œ

j

œ

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œœ

j

œ

jœ œ œ

˙ œ

œ

j

œ œ œœ

œ

J

˙œ œ

˙œ

œ œ œ œœ œœ

œ˙

œ œ˙˙

œœ

œ ™

œ

j

‰ Œ

‰ œ

˙

œ

˙

œ œ

˙

œœ

˙

œ œ ˙

œ˙

œ œ œœ

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

œœ

œ ™˙

œ

j

œ

J

Œ

œ

J

œ

Ó

œ

J

œ

J

œ

J

Ó

œ

J

œ

J

œ

J

œ

Ó

œ œ

Œ

œn

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

œ

œ

œ

œ

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œ

œ

œœ

œ

œœ

œ

Page 10: ANTÓNIO CARTAGENO

CâNTICOS POR ORDEM ALFABÉTICA 181

Habitarei para sempreSalmo responsorial

°

¢

°

¢

{

{

S

A

T

B

Ha bi- ta- rei- pa ra- sem pre- na ca sa- do Se nhor.- Ha bi- ta- -

Ha bi- ta- rei- pa ra- sem pre- na Ha bi- ta- rei-

rei pa ra- sem pre- na ca - sa do Se nhor.-

1. O Senhor é meu pastor: na da- me fal ta.- Leva-me a descansar em ver des- pra dos,-

conduz-me às águas re fres- can- tes- e reconfor ta_a- mi nh'al- ma.-

2

4

3

4

2

4

2

4

3

4

2

4

2

4

3

4

2

4

2

4

3

4

2

4

&b

Refrão

,

OC, revisto

Habitarei para sempre

Salmo responsorial

Música: C. Silva

Harm: A. Cartageno

?

b

,

&b

?

bb

&b

Estrofes Salmo 22

&b

?

b

&b

&b

?

b

3. Para mim preparais a mesa

à vista dos meus adversários;

com óleo me perfumais a cabeça

e meu cálice transborda.

2. Ele me guia por sendas direitas,

Por amor do seu nome.

Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,

não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo./

o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

4. A bondade e a graça hão-de acompanhar-me,

todos os dias da minha vida,

e habitarei na casa do Senhor,

para todo_o sempre.

œ

J

œ

j œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ œ ™œ ™œ

j

œ

Jœ ™œ ™

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ ™œ

J

œ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œ

œ

J

œ

j

œ

j

œ

œ

J

œ œ

J

œ

j

œ

j

œ

œ

J

œ

œ œ

œ œ œ

J

œœ

J

œ

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

J

œ

J

œ

jœ œ

œ

J

œ

J

œ

J

œ

j

œ

j

œ œ

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œœ ™œ ™

œ

j

œ

J

œ ™œ œ

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

œ œ

j

œ œb œ

J

œ

J

œ

jœ œ

œ œ œ

œ

œ œ

œ

œ

œ

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

˙˙

W œ

j

œ

j

œœ W œ

j

œ

j

œ œ

WW œœ

œ œœ œœ W

W œ œ ˙

œ œ ˙

W

W

œ œœ œ œ œ œ

œ

W

W

œ

œ ˙

˙

W œ

J

œ

J

œ

œ W œ

j

œ

J

œ œ

W

W œœ œ œ

œ œœ

WW

œœ

œ œ ˙

œ˙

œ

W œ œ œ œ Wœ ˙

˙

Page 11: ANTÓNIO CARTAGENO

CâNTICOS POR ORDEM ALFABÉTICA 267

O tesouro do homem cristão

°

¢

°

¢

°

¢

°

¢

°

¢

S

A

T

B

O te sou- ro- do ho mem- cris tão- não es tá- na

Refrão q=70

ter ra,- mas es tá- no Céu. Por is so- o nos so- pen sa- -

men to- de ve- vol tar- se- pa ra- on de_es- -

tá o nos so- te sou- ro.- On de_es- tá- o te sou- ro- do cris -

tão p'ra lá se vol ta- o nos so- co ra- ção.-

pa ra- lá se

c

c

&

#

ProManusc

O tesouro do homem cristão

A. Cartageno

Texto: Da catequese de S. João Maria Vianney

?# , #

&

# ,

n

n

?##

,

n

#

&

#

?#n

&

#

#

,

?#,

n

&

#

poco rall

?# ,

œ

j

œ

J

œ

j œ

œ

J

œ

œ

œœ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙

œ

J

˙œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œ œœ œ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j˙œ

J

œœ

j

œ œ œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œœ œœ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙ ™œJ

œ œ œ# œ œœ

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œ

œ œ

j

œ œn œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙ ™

œ

J

˙ ™

œ

œ

œ

œ œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œœ œœ ‰ œ

j

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œœ œ œœ œn œ œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ œœœ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ ™œ œ

J

œ

j

œ

J

œœ œ

j

œ

J

œ

œ

œ

œ œ

j

œ

J

œ

j œ

œ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ ™œ œ œœ

J

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

J ˙

œ

j

œ œ œœ

œ

j

œ

J

œ

œ

J

œ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

˙˙

‰œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙ ™œ

J

˙ ™

˙

œ œ

J

œ

J

œb ™

‰ œ

j

œ

j

œ

J

œ

œ

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j˙ ™

œ

J

˙ ™

Page 12: ANTÓNIO CARTAGENO

V I R G E M S A N TA M A R I A

Page 13: ANTÓNIO CARTAGENO

VIRGEM SANTA MARIA 353

A minha alma glorifica

°

¢

°

¢

°

¢

°

¢

S

A

T

B

A mi nha_al- ma- glo ri- fi- ca- o Se nhor- por que_o- lhou- pa ra_a-

Refrão q=65

su a_hu- mil- de-

ser va.-

A mi-nha_al ma- glo ri- fi- ca- o Se nhor.-

ser

ser va.-

va.-

o Se nhor.-

1. A minha alma glorifica o Se nhor-

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Sal va- dor.-

2

4

2

4

&b

,

,

OC, revisto

A minha alma glorifica

Música: C. Silva

Harm: A. Cartageno

?

b

&b

,

,

,

?

b

,

&b

Estrofes Cântico (Lc. 1, 46-55)

?

b

&b

?

b

2. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:

de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

3. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:

Santo é o seu nome.

4. A sua misericórdia se estende de geração em geração,

sobre aqueles que O temem.

5. Manifestou o poder do seu braço

e dispersou os soberbos.

6. Derrubou os poderosos de seus tronos

e exaltou os humildes.

7. Aos famintos encheu de bens

e aos ricos despediu de mãos vazias.

8. Acolheu a Israel seu servo,

lembrado da sua misericórdia,

9. como tinha prometido a nossos pais,

a Abraão e à sua descendência para sempre.

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ ™

œ

J

œ œ œ œ

œ

jœ œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ ™œ œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

Jœ œ

J

œ

J

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œœ

œ

œ

œœ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

œ

J

˙ œ

j

œœ

WW

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ œœ

W

W

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ

œ

œ

WW

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œœœ

WW œ

j

œ

J

œ

J œ

œ

œ

œ

Page 14: ANTÓNIO CARTAGENO

VIRGEM SANTA MARIA 391

Maria levantou-seLevanta-te e vamos!

°

¢

{

°

¢

¢

{

S

A

T

B

Le van- ta- te_e- va mos!- Va mos,- com Ma ri- a- sempre jo vem,

Com

-

Ma -

Le van- ta- te_e- va mos!-

ri a.-

vi ver- o_E van-ge

-lho- de Je sus.-

de Je sus.-

Va -

(vem)

mos par tir!- Va mos- e van- ge- li- zar!-

par - tir

2

4

2

4

2

4

2

4

&

Refrão q=90

Maria levantou-se

A. Cartageno

Texto: Lopes Morgado

Levanta-te e vamos!

?∑

&

?

&

, -

?,

-

&

,-

?

,

&

- - --

-

-

-

-

-

-

-

?

- --

,

-

- -

-

-

-

-

-

&

- - -- - -

?

- - - -

‰œ

J

œ

j

œœ œ

j

œ

j

œœ

J

œ

œœ ˙̇ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

j

œœ

J

œ

Œ

œœœ

j

œ

j

Œ Œ ‰ œ

J

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ œœ œ

‰œ

j

œ˙

œ œ œœ

œ ˙ œ œ œ œ œ œ ˙

œ

œ

˙

˙

œ

˙

‰ œ

œ ™œ œ ˙

œ

J

œ œ œ œ œ

˙

œ

œ˙

œ œ

œ ™œ ™œ œ

œ

j

œœ

J

œ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

j

˙œ

J

˙

Œ

œ

j

œ

j

œœœ

œœ

Œ

œ ™œ œ

œ

j

œ œ

j

œ œ œ

J

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

˙œ œ œ

œœœ

˙ œ œ œ œ œ œ ˙ œœœ

˙œ œ ˙

œ œ œ œ œ

˙

œ

œ˙

œ œ œœ

œ

œ

œœœœ

˙˙

˙˙

œœ

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙

œ

œ

œ

œœ œœ ˙

œ˙œ œ œ œ

œ

œ ™

œ

œ

J

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

J

˙

˙

œœ

œ

œœ

œœ

˙˙˙

˙˙˙

˙˙

œœ

œ œ ˙œ œ ˙

œ

œ

œ œ œ

œ œ œ œ˙

œ ™ œ

J

œ

œ œ œ

œ˙˙

˙

œœ

œ

Page 15: ANTÓNIO CARTAGENO

VIRGEM SANTA MARIA 395

{

{

°

¢

°

¢

°

¢

1. A pa- re- ces- tes- bri lhan- te- co mo_o- sol Tra zen- do_a- men sa- gem- dos Céus; A bris- ao

Estrofes q=72

mun do_o_E- van- ge- lho- de Cris to,- Gui ais- os ho mens- ao co ra- ção- de Deus.

Nos sa- Se nho- ra- de Fá ti- ma,- que cha mais- à con ver- -

Refrão q=68

Mãe de Deus

™™

™™

são,

A- pres sai- o tri un- fo- do Vos so_I- ma- cu- -

A pres- sai,-

™™

™™

la do- Co ra- ção.- A pres- la- do- Co ra- ção.-

1. 2.

A pres- sai-

2

4

2

4

2

4

&b

,

ProManusc

Nossa Senhora de Fátima

A. Cartageno

Texto: J. Paulo Quelhas

&b

?

b

&b

poco rall

&b

?

b

3. Oferecei-vos como_oblação perfeita!

Dizeis sem cessar aos pequeninos,

E consolai a Jesus Sacramentado,

Dom escondido e Pão dos peregrinos.

4. Rezai o terço para_alcançar a paz,

Rogai para_o mundo o perdão,

Sacrificai-vos por todos os que pecam,

Intercedei pela sua conversão.

< >

&

##S

A

2. Aos Pastorinhos pedistes a missão

De serem fermento, sal e luz.

De se tornarem candeias que_alumiam

Todos aqueles que querem ver Jesus.

?##

T

B

&

##

?##

n

&

##

,

?##

,

œ

j

œ

j

œ

j œ

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ œ

j

œ

jœ œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

jœ œ œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ œ œ

œ

œœ œ œ œ œ ™

œ

jœ ™ œ

J

œ

j

œœ œ œ

˙˙

˙˙

˙˙˙

˙˙

˙˙ œ œœ œ œ œ œ ™

œ œ œ ™

œ

j

˙

œ

J

œ œ œ

œ ™

œ œ

œ ™œ

j

œ

J

œ

œ

j

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

j

œ

œ œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œœ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ

j

œ œ

œ

œ œ œ œ œ œ œ

œ ˙œ

œ œ œ˙

œ ˙˙

˙œ ™

˙œ

J

˙

œ

œ ™˙œ

J

œ œ˙

œ œ ˙

˙

˙

œ œ# œn

‰œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

Jœ œ

œ ˙˙

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

œ

œ

J

œ

j

œ

j

œ

œ

J

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

œ

J

œ

œ

œ˙

œ œ

j

œ

œ

j

œ

œ

J

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

˙˙

œœ œ

j

œ

J

œ

j œ

œ

J

œœ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œ œœ œ ™

œ ™ œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

˙

œ

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œœ

J

œœ

j

œ

J

œ

j œ

œ

J

˙œ

œ

œ œ

œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

œœ œ

j

œ

J

œ

j œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙œ

œœ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j˙œ

œ

J

œ

J

œ

Œ

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

œ

J

œ

j

˙

˙

œ

œ

Nossa Senhora de Fátima

Page 16: ANTÓNIO CARTAGENO

Í N D I C E

Page 17: ANTÓNIO CARTAGENO

Í N D I C E

Apresentação ....................................................................................................................................................................................... 7

Nota introdutória ................................................................................................................................................................................. 9

Siglas ................................................................................................................................................................................................... 11

O R D I N Á R I O D A M I S S A

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Ato penitencial Fórmula C CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 15

Aspergi-me, Senhor Rito de Aspersão ENPL XXVI, revisto A. Cartageno 17

Derramarei sobre vós Rito de Aspersão COM, revisto A. Cartageno 18

Do vosso coração Rito de Aspersão ENPL XXX A. Cartageno 19

Vi a água Rito de Aspersão ENPL XXXVIII A. Cartageno 20

Senhor, misericórdia Ato Penitencial ENPL XV A. Cartageno 21

Glória Glória COM, revisto A. Cartageno 23

À Vitima Pascal Sequência Missal Rom. COM, revisto A. Cartageno 28

Aleluia – I ENPL XXVIII M. Luís / A. Cartageno 31

Aleluia – II ENPL XXXVII C. Silva / A. Cartageno 32

Aleluia – III ENPL XXXVIII J. Roux / A. Cartageno 33

Aleluia – IV ENPL XXXIX A. Cartageno 34

Aleluia – V ENPL XXXIV A. Cartageno 35

Aleluia – VI CNA, revisto Mel. francesa / M. Luís /

A. Cartageno

36

Aleluia – VII ENPL XLIV Mel. francesa /

A. Cartageno

37

Louvor a Vós, Rei da eterna glória Quaresma Sal. Resp. Org. M. Luís / A. Cartageno 38

Louvor e glória a Vós Quaresma COM, revisto A. Cartageno 39

Credes em Deus Profissão de Fé Batismal COM A. Cartageno 40

Creio em Deus Símbolo dos Apóstolos ENPL XXXIX A. Cartageno 41

Santo – I CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 44

Santo – II COM, revisto Mel. italiana /

A. Cartageno

45

Santo – III ENPL XXXIX C. Silva / A. Cartageno 46

Santo – IV OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 47

Santo – V NRMS 99 -100 A. Cartageno 48

Santo – VI ENPL XV A. Cartageno 50

Cordeiro de Deus – I ENPL XXXIX C. Silva / A. Cartageno 52

Cordeiro de Deus – II ENPL XLV M. Luís / A. Cartageno 53

Cordeiro de Deus – III COM M. Madureira /

A. Cartageno

54

Cordeiro de Deus – IV ENPL XV A. Cartageno 55

Cordeiro de Deus – V NRMS 99-100 A. Cartageno 56

Page 18: ANTÓNIO CARTAGENO

436 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

O R D E M A L FA B É T I C A

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

A bondade do Senhor TP – 4º Dom. Ent. Paráf. ao Sl 32,

de F. Melro

CEC I, revisto A. Cartageno 61

A Cristo cantemos Ord / Voc / Sacerd. CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 62

A minha alma tem sede de Vós Sal. Resp. Sl 62 ENPL XXXIV A. Cartageno 64

A nossa Páscoa imolada TP – Comunhão L. Horas CEC I, revisto A. Cartageno 65

A Porta da Fé J. Paulo Quelhas ENPL XXXIX A. Cartageno 66

A quem iremos, Senhor? Jo 6, 68; Sl 22 ProManusc A. Cartageno 68

A sabedoria dos Santos (Os povos, proclamam) Comum dos Doutores da

Igreja. Ent.

Sir 44,1-15 / Paráf. de

Lopes Morgado

ENPL XL A. Cartageno 69

A semente é a Palavra TC – 15º Dom. (A) Com. Sl 64 ENPL XLIII C. Silva / A. Cartageno 71

A Verdade te libertará A. Aparício ProManusc A. Cartageno 72

A vida que estava junto do Pai Natal – Ent. / Com. Sl 71 NRMS 56 A. Cartageno 74

A Virgem Santa Cecilia 22 nov. Santa Cecília L. Horas ProManusc A. Cartageno 75

Aclamação ao Precónio Pascal Vigília Pascal CEP ProManusc A. Cartageno 77

Acolhe como Jacinta (Acolher, contemplar e servir) Pastorinhos de Fátima Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 78

Acolher, contemplar e servir (Acolhe como Jacinta)

Pastorinhos de Fátima Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 78

Águas das fontes Vigília Pascal (só Ref.) e

Batismo do Senhor (Ent.)

M. de J. Ferreira NRMS 80 A. Cartageno 80

Alegram-se os justos na glória de Deus Comum Santos – Com. Paráf. ao Sl 33, de

F. Melro

ENPL XXIX A. Cartageno 81

Alegremo-nos Quaresma – 4º Dom.

Com.

Lc 15,32; Sl 102 CEC I, revisto A. Cartageno 82

Alegrem-se os Céus Natal Crian, revisto Popular / Harm:

A. Cartageno

83

Aleluia! Louvor a Vós TP ProManusc M. Luís / A. Cartageno 85

Anda o seu nome lembrado (Hino do Padre Formigão – II)

Pe. Formigão Moreira das Neves ProManusc A. Cartageno 194

Antífona do Ó – 17 de dezembro (Ó Sabedoria do Altíssimo)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 86

Antífona do Ó – 18 de dezembro (Ó Chefe da Casa de Israel)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 87

Antífona do Ó – 19 de dezembro (Ó Rebento da raiz de Jessé)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 88

Antífona do Ó – 20 de dezembro (Ó Chave da Casa de David)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 89

Antífona do Ó – 21 de dezembro (Ó Sol nascente)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 90

Antífona do Ó – 22 de dezembro (Ó Rei das nações)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 91

Antífona do Ó – 23 de dezembro (Ó Emanuel)

Advento L. Horas ProManusc A. Cartageno 92

Apareceu um homem 24 jun. São João Batista.

Ent.

Ant. Missal Rom. ProManusc A. Cartageno 93

Às bodas do Cordeiro TP – Comunhão José Correia da Cunha

(Ad regias Agni)

ENPL XXVIII M. Luís / A. Cartageno 94

Beberam o cálice 25 jul. São Tiago. Com. Paráf. ao Sl 22 de

F. Melro

ENPL XXXIV A. Cartageno 95

Page 19: ANTÓNIO CARTAGENO

ÍNDICE 437

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Bem-aventurados 1 nov. Todos os Santos.

Com.

Paráf. de Mt 5, 3-10, de

Mª Luísa Boleo

Crian, revisto A. Cartageno 96

Bem-aventuranças 1 nov. Todos os Santos.

Com.

Mt 5, 3-10 ProManusc A. Cartageno 97

Bem-vindo, Santo Padre (Hino da visita de Bento XVI a Portugal)

Heitor Morais ProManusc A. Cartageno 98

Bendito seja Deus que nos visita Ord / Voc / Sacerd. M. de J. Ferreira NRMS 110 A. Cartageno 99

Bendito sejas, Pai Santo Com. Cf. Ef 1, 3-10 ProManusc A. Cartageno 101

Bendito sejas, Senhor Com. F. Melro (Adapt. Hino

dos primeiros séculos)

ENPL XXXVIII A. Cartageno 102

Bendito, bendito sejas (Fonte de água viva) Com. A. Aparício CEC II, revisto Pop. Alentejo /

Harm: A. Cartageno

103

Buscai o alimento Com. Sl 22 CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 104

Caminhando Jesus 25 jul. São Tiago. Ent. Mt 4, 18.21; Sl 46 ENPL XLV C. Silva / A. Cartageno 105

Cantemos alegres (Hino aos Pastorinhos – I) Pastorinhos de Fátima Heitor Morais Crian, revisto A. Cartageno 187

Chegou o Esposo! Comum das Virgens –

Com.

Paráf. Sl 45, de

Lopes Morgado

ENPL XXXV A. Cartageno 106

Com Cecilia entoemos 22 nov. Santa Cecília Luís Ribeiro ENPL XXXV A. Cartageno 107

Com hinos, preces e cantos Comum Santos e Santas

– Ent.

A. Aparício ENPL XL A. Cartageno 108

Com os Anjos e Arcanjos Arcanjos L. Horas NRMS 135-136 A. Cartageno 109

Como o Pai Me enviou Pentecostes – Com. Jo 20, 21-22; Sl 95 ProManusc A. Cartageno 110

Como são belos Comum Santos – Ap.

dons

Paráf. Sl 18, de

Lopes Morgado

ENPL XL A. Cartageno 111

Conduzi-me, Senhor Sal. Resp. Sl 138 ProManusc A. Cartageno 112

Confirmai, Senhor 1 mai. São José Operário.

Sal. Resp.

Sl 89 ProManusc A. Cartageno 114

Coração Sacerdotal de Jesus Sag. Cor. de Jesus Jub, revisto I. Aldasoro / A. Cartageno 115

Criastes-nos para Vós, Senhor Santo Agostinho; Sl 62 ProManusc A. Cartageno 116

Cristo amou a Igreja Matrim. Com. Ef 5,25; Sl 126 Matrim A. Cartageno 117

Cristo é o Primogénito Col 1, 12-20 ENPL XIV, revisto M. Luís / A. Cartageno 119

Cristo quis ser chamado 1 mai. São José Operário.

Ent.

Sl 126 ProManusc A. Cartageno 120

Cristo, nosso Cordeiro Pascal Vigília Pascal. Com. 1 Cor 5, 7-8; Sl 117 ProManusc A. Cartageno 121

Desperta já a luz Quaresma – Hino de

Laudes

L. Horas LHC II, revisto M. Luís / A. Cartageno 123

Desponta a aurora no Céu TC – Hino de Laudes L. Horas ENPL III, revisto A. Cartageno 124

Deus amou de tal modo o mundo TC – 6º Dom. Com. Sl 97 EDPC I, revisto M. Luís / A. Cartageno 125

Deus enviou ao mundo Natal – Com. 1 Jo 4,9; Ef 1, 3-10 CAC, revisto M.Luís / A. Cartageno 126

Deus fez brilhar TC – Hino de Laudes L. Horas ENPL XXI, revisto A. Cartageno 127

Disse Jesus aos seus discípulos TP – 3º Dom. (C) Com. Jo 21, 12-13; Sl 22 CEC I, revisto A. Cartageno 128

Disse Marta a Jesus 29 jul. Santa Marta. Com. F. Melro ENPL XXXI A. Cartageno 130

Diz o Senhor, nosso Deus Quaresma – Ent. Paráf. Sl 90,

de F. Melro

CEC I, revisto A. Cartageno 131

Diz o Senhor: Ide e ensinai Ent. Final Mt 28, 19-20; Sl 18A CEC II, revisto A. Cartageno 132

Do seu santuário – I Matrim. Ent. Sl 32 Matrim M. Luís / A. Cartageno 133

Do seu santuário – II Matrim. Ent. Sl 19 ENPL XXII A. Cartageno 134

É Natal, Cristo nasceu Natal Moreira das Neves NRMS 140 A. Cartageno 136

Page 20: ANTÓNIO CARTAGENO

438 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Ecce Homo Rogério Massa ProManusc A. Cartageno 138

Ecce Sacerdos Magnus Ord / Voc / Sacerd. Insp. em Sir 44,

16-17. 20 e 50,1

Jub, revisto P. Pascal / Adapt. A.

Cartageno

140

Eis a mulher sábia Comum Santas – Ent. F. Melro ENPL XXVIII A. Cartageno 142

Em todo o tempo e lugar – I 29 jun. Santa Marta. Sal.

Resp.

Sl 33 ENPL XXIV A. Cartageno 143

Em todo o tempo e lugar – II Az. Oliveira NRMS 131 A. Cartageno 144

Em Vós acreditei Unção e Past. Doentes M. de J. Ferreira NRMS 153-154;

155-156

A. Cartageno 146

Enviai, Senhor, o vosso Espírito Pentecostes – Sal. Resp. Sl 103 ProManusc A. Cartageno 147

Escutai a minha prece Quaresma – Ent. Ap. dons Sl 42, versão de

F. Melro

NRMS 105 A. Cartageno 148

Escutai, Senhor, a prece TC – 24º Dom. Ent. Paráf. Sl 32,

de F. Melro

CEC II, revisto A. Cartageno 149

Este é o servo fiel e prudente 19 mar. São José. Ent. Sl 111 NRMS 59, revisto A. Cartageno 150

Estes são os Apóstolos 29 jun. São Pedro e São

Paulo. Ent.

Sl 18A CEC II, revisto A. Cartageno 151

Eu darei ao meu povo a salvação TC – 25º Dom. Ent. Paráf. Sl 36, de

F. Melro

CEC II, revisto A. Cartageno 152

Eu estou no meio de vós como Aquele que serve Ord / Voc / Sacerd. ProManusc A. Cartageno 153

Eu estou sempre convosco Ascensão – Com. Mt 28, 20b ProManusc A. Cartageno 154

Eu sei em quem pus a minha confiança 25 jan. Conv. de São

Paulo. Ent.

2Tim 1, 12.4-8;

Col 1, 12-20

ENPL XXXIV A. Cartageno 155

Eu sou a porta Jo 10, 9; Sl 97 ProManusc A. Cartageno 157

Eu sou o caminho TP – 5º Dom. (A) Com. Jo 16,6 ProManusc M. Luís / A. Cartageno 158

Eu tenho o poder de dar a minha vida Semana Santa Jo 10,18; Jo 3, 14-17 ProManusc A. Cartageno 159

Eu venho, Senhor TC – 15º Dom. Ent. Sl 16 ENPL XX A. Cartageno 160

Eu vos adoro, Menino Natal Canc. Pop. Port. ProManusc M. Luís / A. Cartageno 161

Eu Vos dou graças Elab. Sobre o Sl 137 NRMS 138 A. Cartageno 162

Eu vos invoco, Senhor Quaresma – TC – 29º

Dom. Ent.

Paráf. Sl 16, de F.

Melro

CEC II A. Cartageno 163

Exaltemos Santo António 13 jun. Santo António F. Melro ENPL XXX A. Cartageno 164

Excelso Criador Advento – Com. L. Horas HL, revisto M. Luís / A. Cartageno

(Harm. Estrofes)

166

Exultai em cânticos Natal ProManusc Mel. Madeira / Harm: A.

Cartageno

167

Exultemos de alegria Natal – Ent. L. Horas CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 168

Exultemos, exultemos de alegria 1 nov. Todos os Santos.

Ent.

Luís Ribeiro CEC II A. Cartageno 169

Feliz o povo que sabe aclamar-Vos Ent. Sl 88 NRMS 87 A. Cartageno 171

Felizes os convidados (O Eterno Pai) Com. F. Melro BML 45, revisto M. Luís / A. Cartageno 172

Foi no dia de Natal (Wzlobie) Natal Canc. Pop. Port. ProManusc Trad. Polónia / Adapt. e

Harm. A. Cartageno

173

Foi removida a pedra (Páscoa florida) TP – Hino L. Horas NRMS 121 A. Cartageno 174

Fonte de água viva (Bendito, bendito sejas) Com. A. Aparício CEC II, revisto Pop. Alentejo / Harm: A.

Cartageno

103

Foram tirados do meio dos homens Ord / Voc / Sacerd. Sl 112 CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 175

Francisco (Hino ao Papa Francisco) L. Paulino Pereira ProManusc A. Cartageno 177

Glória a Deus lá nas alturas! Natal José Ferreira (estrofes) CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 178

Page 21: ANTÓNIO CARTAGENO

ÍNDICE 439

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Glória ao Filho de David Domingo de Ramos A. Aparício Crian, revisto A. Cartageno 180

Habitarei para sempre Exéquias. Sal. Resp.

Com.

Sl 22 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 181

Hino a Cristo Rei (Venha a nós o vosso Reino) Cristo Rei A. Aparício ProManusc A. Cartageno 182

Hino a São João de Deus 8 mar. São João de Deus L. Horas ProManusc A. Cartageno 183

Hino a São José (São José, amparo e guia) 19 mar. Ent. Fin. A. Aparício (estrof.

exceto 1ª quadra)

CEC II, revisto Mohr / Harm: A.

Cartageno

310

Hino a São Paulo Bernardo Xavier ProManusc A. Cartageno 184

Hino a São Roque 16 ago. São Roque A. A. Homem ProManusc A. Cartageno 186

Hino ao Papa Francisco (Francisco) L. Paulino Pereira ProManusc A. Cartageno 177

Hino aos Pastorinhos – I (Cantemos alegres) Pastorinhos de Fátima Heitor Morais Crian, revisto A. Cartageno 187

Hino aos Pastorinhos – II (Pastorinhos de Maria) Pastorinhos de Fátima Madalena Fontoura ProManusc A. Cartageno 188

Hino da visita de Bento XVI a Portugal (Bem-vindo, Santo Padre)

Heitor Morais ProManusc A. Cartageno 98

Hino de Santa Teresinha 1 out. Santa Teresa do

Menino Jesus

P. Paulo Alves/ Santa

Teresinha

ProManusc L. Freitas Branco / Harm.

a partir do acomp. órgão

do autor, de A. Cartageno

189

Hino do Acólito Diana Vedor / J. Paulo

Quelhas / A. Cartageno

ProManusc A. Cartageno 190

Hino do Congresso Missionário Nacional 2008

(Portugal vive a missão)Fr. M. Rito Dias

(exceto estrof. 4)

ProManusc A. Cartageno 290

Hino do Padre Formigão – I (Salve, homem de Deus)

Pe. Formigão F. Melro ProManusc A. Cartageno 192

Hino do Padre Formigão – II (Anda o seu nome lembrado)

Pe. Formigão Moreira das Neves ProManusc A. Cartageno 194

Hoje ao templo do Senhor 2 fev. Apresentação do

Senhor

L. Horas (estrofes) NRMS 88, revisto A. Cartageno 195

Isto é o Meu Corpo 5ª feira Santa – Com. 1 Cor 11, 24.25; Sab 16 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 196

Já a luz se levantou TP – Hino L. Horas NRMS 121 A. Cartageno 197

Jacinta e Francisco Marto, Irmã Lúcia de Jesus (Nós somos o vosso rebanho)

Pastorinhos de Fátima Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 240

Jesus Cristo amou-nos TC – 30º Dom. Com. Filip 2, 6-11 CEC II, revisto M. Luís / A. Cartageno 199

Jesus Cristo fez de nós Missa Crismal – Ent. CEC I, revisto J. P. Martins / A. Cartageno 200

Jesus Cristo, ontem e hoje 1 jan. Santa Maria Mãe

de Deus. Com.

Cf. Heb 13,8; Sl 118,

33-38; 89,90;169-172

ENPL XXIII A. Cartageno 201

Jesus entrou numa aldeia 29 jul. Santa Marta. Ent. F. Melro ENPL XXXV A. Cartageno 202

Jesus está vivo Tempo Pascal A. Az. Oliveira NRMS 137 A. Cartageno 204

Jesus pequenino (Natal infantil) Natal M. Santa Clara Gomes ProManusc A. Cartageno 205

Jesus subiu ao monte Seminários. Voc. A.Cartageno e

A.Aparício

ProManusc A. Cartageno 206

Jesus, meu Deus e Senhor Com. M. de J. Ferreira NRMS 143 A. Cartageno 207

Jesus, nossa redenção TC – Hino de Hora

intermédia

L. Horas ENPL V, revisto M. Luís / J. J. Ribeiro

(estr.) / A. Cartageno (ref.)

208

Jesus, Rei admirável Cristo Rei – Hino L. Horas NRMS 92 A. Cartageno 209

Jesus, Tu és semente, Tu és Pão Com. Mt 13,1-13 de F. Melro ENPL XXX A. Cartageno 210

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa misericórdia Obras de Misericórdia Hélder Barbosa ProManusc A. Cartageno 211

Lentamente o sol se apaga TC – Hino de Vésperas L. Horas ENPL XI, revisto A. Cartageno 213

Levantai ó portas os vossos umbrais Dedic. de uma igreja.

Abertura Porta Santa

Sl 23,7; Sl 23 NRMS 85 A. Cartageno 214

Page 22: ANTÓNIO CARTAGENO

440 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Levem-te os Anjos Exéquias Exe, revisto Inspirada “In Paradisum”

greg / A. Cartageno

216

Louvai o Criador Ent. Fin. Cf. Ap 19, 1-2.5-7 ENPL XXVI A. Cartageno 217

Louvai o Senhor povos de toda a terra TC – 13º Dom. Ent. Paráf. Sl 66,

de F. Melro

ENPL XXV A. Cartageno 218

Louvaremos o Senhor Anjos Elab. de Az. Oliveira NRMS 135-136 A. Cartageno 219

Louvem a Deus nossos cantos Apóstolos M. de J. Ferreira NRMS 124 A. Cartageno 220

Louvemos o glorioso São José 19 mar. 1 mai. São José J. Paulo Quelhas ProManusc A. Cartageno 221

Louvemos São Vicente 22 jan. São Vicente A. Vieira e João Paulo ProManusc A. Cartageno 223

Louvor e honra aos Mártires Comum Mártires – Ent.

Ap dons. Fin.

A. Aparício ENPL XL A. Cartageno 224

Luz terna, suave (Que importa se é tão longe) TC – Hino de Completas L. Horas ENPL VII, revisto M. Luís / A. Cartageno 225

Maranatha! Vinde a nós, Senhor Advento Bruno Pinto ProManusc A. Cartageno 226

Maranatha! Vinde, Senhor Jesus Advento L. Horas (estrofes) ProManusc M. Luís (ref.) e A.

Cartageno (estr.)/Harm: A.

Cartageno

227

Mensageiro da paz ProManusc Mel. ouvida na Argentina

(JMJ 1987)/ Trans. e

Harm. A. Cartageno

228

Meu Senhor, eu Vos amo! TC – 8º Dom. Ent. Paráf. Sl 17,

de F. Melro

NRMS 90-91 A. Cartageno 229

Morada eterna do Altíssimo Exéquias L. Horas NRMS 125-127, revisto A. Cartageno 230

Morro porque não morro (Vivo sem viver em mim) Santa Teresa de ávila ENPL XLI A. Cartageno 346

Na sua dor os homens encontraram (Ressuscitou! Ressuscitou!)

TP – Hino L. Horas LHC II, revisto A. Cartageno 231

Não há vitória sem cruz Exéquias L. Horas NRMS 125-127 A. Cartageno 233

Não se é Apóstolo sem Amor Adão de Faria e

J. Paulo Quelhas

ProManusc A. Cartageno 234

Nasceu o Sol da Páscoa TP – Hino – Ent. Ap.

dons

L. Horas

(Adapt. M. Simões)

IC, revisto M. Luís / A. Cartageno 235

Natal infantil (Jesus pequenino) Natal M. Santa Clara Gomes ProManusc A. Cartageno 205

No princípio, antes da criação Natal – Ent. Com. Col 1, 12-20 ENPL XXIII A. Cartageno 236

Nós somos a Igreja Pentecostes Elab. Az. Oliveira

(estrofes)

NRMS 133 A. Cartageno 238

Nós somos as pedras vivas Ent. CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 239

Nós somos o vosso rebanho (Jacinta e Francisco Marto, Irmã Lúcia de Jesus)

Pastorinhos de Fátima Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 240

Nosso Pai que está no Céu Com. M. de J. Ferreira NRMS 107 A. Cartageno 241

Nosso Pai que estais no Céu (Salmo de Gratidão) Unção e Past. Doentes M. de J. Ferreira NRMS 132 A. Cartageno 242

O amor de Deus repousa em mim TC – 3º Dom. Com. Cf. Is 61 CEC II, revisto M. Luís / A. Cartageno 243

O bom Pastor (Quando Te encontro) Com. Paráf. Sl 22,

de A. Aparício

CEC II, revisto Mel. Pop. Alent. /

Harm: A. Cartageno

295

Ó Chave da Casa de David (Antífona do Ó – 20 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 89

Ó Chefe da Casa de Israel (Antífona do Ó – 18 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 87

O Cordeiro que foi imolado Cristo Rei- Ent. Ap 4, 11; 5.9.10.12 ProManusc A. Cartageno 244

O Corpo de Jesus é alimento 5ª Feira Santa – Com. ENPL XIII A. Cartageno 246

Ó Emanuel (Antífona do Ó – 23 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 92

Page 23: ANTÓNIO CARTAGENO

ÍNDICE 441

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

O Eterno Pai (Felizes os convidados) Com. F. Melro BML 45, revisto M. Luís / A. Cartageno 172

Ó meu Menino Natal Recolhido em Pias

(Baixo Alentejo)

ProManusc Harm: A. Cartageno 248

Ó meu Menino Jesus Natal ProManusc Mel: A. Alent? /

Harm: A. Cartageno

249

O nome do meu Deus José de Leão Cordeiro ProManusc J. Leão Cordeiro /

Harm: A. Cartageno

250

Ó Rebento da raiz de Jessé (Antífona do Ó – 19 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 88

Ó Rei das nações (Antífona do Ó – 22 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 91

Ó Sabedoria do Altíssimo (Antífona do Ó – 17 de dezembro)

Advento ProManusc A. Cartageno 86

Ó São José, velai por nós CS, revisto Condessa de Margaride /

A. Cartageno

251

O Senhor escolheu-te a Ti, São... Apóstolos F. Melro NRMS 130 A. Cartageno 252

O Senhor fez-Se alimento Com. Querubim José PDR I, revisto A. Cartageno 254

O Senhor jamais esquece Sal. Resp. Sl 104 Sal. Resp., revisto M. Luís / A. Cartageno 255

O Senhor libertou o seu povo TP – 6º Dom. Ent. Sl 104 NRMS 109 A. Cartageno 256

O Senhor me apontará TC – 31º Dom. Com. Sl 15 CEC II, revisto A. Cartageno 258

O Senhor nos liberta Comum de um Mártir –

Sal. Resp

Sl 123 ProManusc A. Cartageno 259

O Senhor ressuscitou TP – Com. CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 260

O Senhor ressuscitou verdadeiramente Domingo de Páscoa Sl 17 NRMS 65 A. Cartageno 261

O Senhor salvou-me Quaresma OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 262

O Senhor ungiu os meus olhos Quaresma – 4º Dom (A).

Com.

Jo 9, 25 ProManusc A. Cartageno 263

O Senhor venceu a morte TP CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 264

Ó Sol nascente (Antífona do Ó – 21 de dezembro) Advento ProManusc A. Cartageno 90

O templo dos templos vivos Dedic. de uma igreja Bruno Pinto ProManusc A. Cartageno 266

O tesouro do homem cristão São João Maria

Vianney

ProManusc A. Cartageno 267

O vosso rosto de misericórdia Hélder Barbosa ProManusc A. Cartageno 269

Oh! Noite favorecida Natal CAC, revisto ProManusc M. Luís / A. Cartageno 271

Olhai para mim, Senhor TC – 9º Dom. Ent. Paráf. Sl 24, de

F. Melro

CEC II, revisto A. Cartageno 272

Os juízos do Senhor 13 jun. Santo António de

Lisboa. Sal. Resp.

Sl 18B Sal. Resp. Org., revisto A. Cartageno 273

Os Mártires derramaram o seu sangue por Cristo Comum Santos Mártires

– Ent.

F. Melro ENPL XXXVIII A. Cartageno 274

Os povos proclamarão Comum Santos – Ent. Sl 32 CAC M. Luís / A. Cartageno 275

Os povos Vos louvem Ent. Fin. F. Melro, sobre o Sl 66

e Sl 95, 1-2

ENPL XXX A. Cartageno 276

Os povos, proclamam (A sabedoria dos Santos) Comum dos Doutores da

Igreja. Ent.

Sir 44, 1-15 Paráf. de

Lopes Morgado

ENPL XL A. Cartageno 69

Pai nosso que estais no Céu Com. CAC M. Luís / A. Cartageno 277

Pai, Filho, Espírito Santo – I Batismo do Senhor – Ent. F. Melro ENPL XVIII A. Cartageno 278

Pai, Filho, Espírito Santo – II Santíssima Trindade

– Ent.

F. Melro ENPL XXV A. Cartageno 279

Page 24: ANTÓNIO CARTAGENO

442 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Pão dos Anjos Culto Eucarístico L. Horas NRMS 113-114 A. Cartageno 280

Para a bênção da mesa ProManusc A. Cartageno 281

Páscoa florida (Foi removida a pedra) TP – Hino L. Horas NRMS 121 A. Cartageno 174

Pastorinhos de Maria (Hino aos Pastorinhos – II) Pastorinhos de Fátima Madalena Fontoura ProManusc A. Cartageno 188

Pedimos, Senhor, perdão Quaresma – Ent. A. Az. Oliveira sobre

Dan 3, 34-43

NRMS 144 A. Cartageno 282

Percorrei os caminhos do mundo TP – Hino L. Horas ENPL XIX, revisto A. Cartageno 283

Perdoai, Senhor Quaresma Paráf. Sl 29, de

F. Melro

CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 284

Permanecei em Mim Com. ENPL XLI A. Cartageno 285

Poder e glória do Espírito Comum Santos – Hino L. Horas ENPL VIII, revisto A. Cartageno 287

Por vossa imensa bondade TC – 7º Dom. Ent. Paráf. Sl 137, de

F. Melro

CEC II A. Cartageno 288

Porque somos filhos de Deus Pentecostes – Com. ENPL XXXIV* A. Cartageno 289

Portugal vive a missão (Hino do Congresso Missionário Nacional 2008)

Fr. M. Rito Dias

(exceto estrof. 4)

ProManusc A. Cartageno 290

Povo da Nova Aliança Ent. Az. Oliveira NRMS 150 A. Cartageno 292

Proclamai entre as nações Missal Romano (Ant.)

e F. Melro (Estrof.

Paráf. Sl 95)

ProManusc A. Cartageno 293

Quando Te encontro (O bom Pastor) Com. Paráf. Sl 22, de

A. Aparício

CEC II, revisto Mel. Pop. Alent. /

Harm: A. Cartageno

295

Que importa se é tão longe (Luz terna, suave) TC – Hino de Completas L. Horas ENPL VII, revisto M. Luís / A. Cartageno 225

Quero bendizer-Vos Sl 144 NRMS 71-72 A. Cartageno 296

Quero cantar o vosso nome Ent. Fin. Sl 9A NRMS 111 A. Cartageno 298

Quero gastar a minha vida J. Paulo Quelhas ProManusc A. Cartageno 299

Reconhecei neste Pão (Tomai e comei) Comunhão 1Cor 11, 24-25; 1Cor

12,27; 1Cor 10,16; 1

Cor 11,26; Cf. Rom

12,5

CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 326

Respostas à Paixão segundo São João 6ª Feira Santa ProManusc A. Cartageno 300

Ressuscitou! Ressuscitou! (Na sua dor os homens encontraram)

TP – Hino L. Horas LHC II, revisto A. Cartageno 231

Saboreai como é bom Sagrado Coração Jesus

– Com.

F. Melro ENPL XXV A. Cartageno 301

Saboreai e vede Sal. Resp. Sl 33 Sal. Resp. Org. M. Luís / A. Cartageno 302

Salmo de Gratidão (Nosso Pai que estais no Céu) Unção e Past. Doentes M. de J. Ferreira NRMS 132 A. Cartageno 242

Salvai-nos, Senhor Advento – Ent. F. Melro NRMS 148 A. Cartageno 303

Salve, homem de Deus (Hino do Padre Formigão – I)

Pe. Formigão F. Melro ProManusc A. Cartageno 192

Salve, salve, ó eleito de Cristo Cântico tradicional para

as Missas Novas

M. Albuquerque CS, revisto C. Costa / A. Cartageno 304

Salve, Terra Santa A. Aparício ProManusc A. Cartageno 306

Santo André 30 nov. Santo André. Ent. Mt 4, 18-19

Laudes S. André

ProManusc A. Cartageno 307

Santos Francisco e Jacinta Pastorinhos de Fátima Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 309

São José, amparo e guia (Hino a São José) 19 mar. São José, Ent.

Fin.

A. Aparício (estrof.

exceto 1ª quadra)

CEC II, revisto Mohr / Harm: A.

Cartageno

310

São Nuno de Santa Maria 6 nov. São Nuno de Santa

Maria

Moreira das Neves ProManusc P. Pascal / A. Cartageno 311

Page 25: ANTÓNIO CARTAGENO

ÍNDICE 443

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

São Sisenando 24 out. São Sisenando Desconhecido ProManusc A. Cartageno 313

Se alguém quiser seguir-Me Quaresma Mt 16,24; Mt 20,28;

Mt 16,24; Mc 8,35; Mt

10,24; Jo 15,20

OC, revisto C. Silva / J. J. Ribeiro

(estrof.) e A. Cartageno

(Ref.)

314

Se me envolve a noite escura TC – Hino de Completas L. Horas ENPL VII, revisto M. Luís / A. Cartageno 315

Sem O terdes visto, vós O amais Comunhão Paráf. Sl 22, de

F. Melro

ProManusc A. Cartageno 316

Senhor Jesus, és nossa luz! Comum Mártires – Com. F. Melro NRMS 129 A. Cartageno 318

Senhor, descei a nós Advento – Com. F. Melro CG, revisto M. Luís / A. Cartageno 319

Simão, filho de João 29 jun. São Pedro e São

Paulo (Vigília) Com.

Sl 22 CEC II, revisto A. Cartageno 320

Sobre um trono Cristo Rei – Ent. Sl 98 ENPL XIII, revisto A. Cartageno 321

Subam até Vós Apresentação dos dons Sl 140 CAC, revisto M. Luís / Harm. A.

Cartageno

322

Tenho fé e quero ter Popular (Refrão) e

L. Horas (Estrofes)

ProManusc Trad. Pop. Religiosa do

Baixo Alentejo /

Harm: A. Cartageno

323

Toda a nossa glória – I 5ª Feira Santa – Ent. Sl 42 NRMS 153-154;

155-156

A. Cartageno 324

Toda a nossa glória – II 5ª Feira Santa – Ent. Sl 66 CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 325

Tomai e comei (Reconhecei neste Pão) Comunhão 1Cor 11, 24-25; 1Cor

12,27; 1Cor 10,16; 1Cor

11,26; Cf. Rom 12,5

CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 326

Tornai-vos como crianças 20 fev. Santos Francisco e

Jacinta Marto – Ent.

F. Melro ENPL XXVII A. Cartageno 330

Trazemos aqui, Senhor Pai Santo Ap. dons M. de J. Ferreira NRMS 147 A. Cartageno 331

Tu, a quem o Senhor 19 mar. São José F. Silva / F. Melro NRMS 89 A. Cartageno 332

Tudo posso Sl 30 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 335

Vai vender o que tens TC – 28º Dom (B). Com. Sl 83 CEC II, revisto A. Cartageno 336

Veneremos, adoremos Culto Eucarístico NRMS 113-114 A. Cartageno 337

Venha a nós o vosso Reino (Hino a Cristo Rei) Cristo Rei A. Aparício ProManusc A. Cartageno 182

Venite adoremus (Vinde, prostremo-nos em terra) TC – 5º Dom. Ent. F. Melro Crian, revisto A. Cartageno 342

Vimos ao cair da noite TC – Hino de Vésperas L. Horas ProManusc A. Cartageno 338

Vinde a nós, Senhor Jesus Advento – Com. M. de J. Ferreira NRMS 128 A. Cartageno 339

Vinde e contemplai Entrada Sl 45 NRMS 84 A. Cartageno 340

Vinde, benditos de meu Pai 1 nov. Todos os Santos.

Com.

M. Az. Oliveira NRMS 139 A. Cartageno 341

Vinde, prostremo-nos em terra (Venite adoremus) TC – 5º Dom. Ent. F. Melro Crian, revisto A. Cartageno 342

Vinde, Senhor, vinde em meu auxílio TC – 18º Dom. Ent. Paráf. Sl 30, de

F. Melro

NRMS 90-91 A. Cartageno 343

Vinde, vinde, ó Desejado Advento – Ent. Com. F. Melro CG, revisto M. Luís / A. Cartageno 344

Vinde, vinde, único Amor verdadeiro Pentecostes M. de J. Ferreira NRMS 145 A. Cartageno 345

Vivo sem viver em mim (Morro porque não

morro) 15 out. Santa Teresa de

Jesus

Santa Teresa de ávila ENPL XLI A. Cartageno 346

Vós, sois, Senhor a minha herança Sal. Resp. Prof. Relig./

Ordens Sacras

Sl 15 ProManusc A. Cartageno 348

Vossa sou 15 out. Santa Teresa de

Jesus

Santa Teresa de ávila ENPL XLI A. Cartageno 349

Wzlobie (Foi no dia de Natal) Natal Canc. Pop. Port. ProManusc Trad. Polónia / Adapt. e

Harm. A. Cartageno

173

Page 26: ANTÓNIO CARTAGENO

444 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

V I R G E M S A N TA M A R I A

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

A minha alma glorifica Com. Lc 1, 46-55 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 353

A treze de maio A. Lopes Vieira Guião Jub. Músic.

Fátima 2000

Harm. A. Cartageno 354

À Virgem cheia de graça S. Araújo e A. Ramos

Almeida

NRMS 152 A. Cartageno 356

À vossa direita, Senhor Salmo responsorial.

15 ago. Assunção VSM

Sl 44 Sal. Resp. Org. A. Cartageno / Salmodia

(melodia): M. Luís

357

À vossa proteção (Sub tuum praesidium) L. Horas OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 358

Adeus, Virgem da Serra M. J. Oliveira ProManusc. M. J. Oliveira /

A. Cartageno

359

Akathistos (Vozes mistas) Lit. Bizantina / F.

Melro

AKA A. Cartageno 361

Alegrai-Vos, Mãe de Jesus F. Melro e A. Aparício ENPL XXIX A. Cartageno 365

Alegrai-Vos, ó Virgem Maria Sl 86 CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 366

Ave Maria (Extrato da Cantata à Imaculada

Conceição, Padroeira de Portugal)

Fernanda Seno ProManusc A. Cartageno 367

Ave Maria, cheia de graça Hino mariano ProManusc A. Cartageno 368

Bendita seja a Virgem Maria Sl 83 CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 369

Bendita sois (Como durante a noite) L. Horas ProManusc A. Cartageno 372

Bendizemos o teu nome CEC II, revisto Popular / Harm: A.

Cartageno

370

Branca Rainha da Paz Manuel Clemente ProManusc A. Cartageno 371

Como durante a noite (Bendita sois) L. Horas ProManusc A. Cartageno 372

Dizei à Senhora Natal ProManusc Mel. Madeira / Harm: A.

Cartageno

373

Feliz és Tu Lc 1, 46-55 ENPL XXXIX C. Silva / A. Cartageno 374

Felizes as entranhas Lc 1, 46-55 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 375

Flor do Carmelo ProManusc Harm: A. Cartageno 376

Glória da humanidade (Splendor humanitatis) F. Melro NRMS 101, revisto A. Cartageno 377

Gloriosa Mãe de Cristo (Virgem Maria, amparo

da fé) Entrada Colet. Missa VSM ENPL XXXIX A. Cartageno 379

Hino a Nossa Senhora da Guia A. Cartageno (revisão) ProManusc A. Cartageno 382

Hino a Nossa Senhora da Saúde Graça Frazão ProManusc A. Cartageno 383

Hino a Nossa Senhora da Visitação 31 mai. Visitação da VSM Reelab. dos Hinos de

Laudes e Ofício Leitura

ProManusc A. Cartageno 384

Hino a Nossa Senhora do Bom Sucesso A. Aparício ProManusc A. Cartageno 385

Hino da Anunciação (Rainha dos Anjos pura) 25 mar. Anunciação do

Senhor

L. Horas ProManusc A. Cartageno 385

Hino do IV Congresso Eucarístico Nacional –

2016 (Vamos com Nossa Senhora)Com. M. de J. Ferreira XLIII A. Cartageno 426

Levanta-te e vamos! (Maria levantou-se) Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 391

Louvada seja a Virgem Santa Maria F. Melro CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 387

Mãe de Misericórdia L. Horas do dia 13 mai. ProManusc A. Cartageno 388

Maria levantou-se (Levanta-te e vamos!) Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 391

Maria Peregrina Missionária (Senhora da Epifania)

Lopes Morgado ENPL XLV A. Cartageno 419

Page 27: ANTÓNIO CARTAGENO

ÍNDICE 445

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Maria, Filha sois de vosso Filho NCT, revisto M. Luís / A. Cartageno 393

No Céu apareceu um grande sinal 15 ago. Assunção Virgem

Santa Maria

Ap 12,1 ProManusc A. Cartageno 394

Nossa Senhora de Fátima J. Paulo Quelhas ProManusc A. Cartageno 395

Nossa Senhora do Carmo CA, revisto J. Coelho (Moura) /

A. Cartageno

396

O meu coração exulta Imaculado Coração Maria Missal Romano (Ref.)

e A. Ramos Almeida

(Estrof.)

ProManusc A. Cartageno 397

O Povo de Deus Te proclama M. Daniel Duarte EDPLG A. Cartageno 398

Ó Senhora do Rosário F. Lobo e A. Aparício ProManusc A. Cartageno 400

O trigo que Deus semeou Com. Sl 97 OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 402

Ó Virgem Maria ProManusc Pop. Alent / Harm: A.

Cartageno

403

Ó Virgem, ó esposa excelsa 15 ago. Assunção Virgem

Santa Maria

Da Assunção VSM ProManusc A. Cartageno 404

Peregrinos da Virgem Santa Maria (Subimos à

Serra d’Aire)Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 405

Quem é Aquela CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 406

Rainha dos Anjos pura (Hino da Anunciação) 25 mar. Anunciação do

Senhor

L. Horas ProManusc A. Cartageno 385

Regina Coeli CNL, revisto Greg. / Harm: órgão: A.

Cartageno

408

Salve, estrela do mar L. Horas ENPL XI A. Cartageno 409

Salve, Mãe Santa Heitor Morais NRMS 86 A. Cartageno 410

Salve, ó Virgem Maria Sl 44 ENPL XLIII C. Silva / A. Cartageno 412

Salve, Rainha José Ferreira CAC, revisto M. Luís / A. Cartageno 413

Salve, Salve Rainha (Salve Rainha, Mãe de Misericórdia)

Missal Romano (Ref.)

e Lopes Morgado

(Estrof.)

ENPL XLII A. Cartageno 414

Senhora da Conceição 08 dez. Imaculada

Conceição da Virgem

Santa Maria

Fátima Murta ProManusc A. Cartageno 416

Senhora da Conceição, sois nossa Mãe celestial (Extrato da Cantata à Imaculada Conceição,

Padroeira de Portugal)

A. Aparício CA, revisto A. Marvão / A. Cartageno 417

Senhora da Epifania (Maria Peregrina

Missionária)Lopes Morgado ENPL XLV A. Cartageno 419

Senhora das Dores CA, revisto Mel. Pop. Pias /

Harm: A. Cartageno

420

Senhora dos Pastorinhos Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 421

Senhora nossa ProManusc Pop./ Harm: A. Cartageno 422

Splendor humanitatis (Glória da humanidade) F. Melro NRMS 101, revisto A. Cartageno 377

Sub tuum praesidium (À vossa proteção) L. Horas OC, revisto C. Silva / A. Cartageno 358

Subimos à Serra d’Aire (Peregrinos da Virgem Santa Maria)

Lopes Morgado ProManusc A. Cartageno 405

Totus Tuus, Maria F. Melro GPF, revisto A. Cartageno 423

Tu és a glória de Jerusalém! F. Melro CAC, revisto A. Cartageno 425

Vamos com Nossa Senhora (Hino do IV Congresso Eucarístico Nacional)

Com. M. de J. Ferreira XLII A. Cartageno 426

Vamos confiantes – I Ent. J. Paulo Quelhas ENPL XLI A. Cartageno 427

Page 28: ANTÓNIO CARTAGENO

446 BENDIZEI O SENHOR • ANTÓNIO CARTAGENO

CÂNTICO INFORMAÇÃO TEXTO FONTE MÚSICA PÁG.

Vamos confiantes – II Ent. ENPL XXXIII C. Silva / A. Cartageno 428

Vinde, ó Virgem até nós M. de J. Ferreira NRMS 141 A. Cartageno 429

Virgem Mãe do mesmo Deus João de Deus (assum.

pela L. Horas)

NRMS 10 (11), revisto M. Luís / A. Cartageno 430

Virgem Maria, amparo da fé (Gloriosa Mãe de Cristo)

Colet. Missa VSM ENPL XXXIX A. Cartageno 379