Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

download Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

of 14

Transcript of Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    1/14

    Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital

    1: Leia com atenção a situação a seguir e responda à questão:"Mariana está na festa de aniversário de sua prima e tem a mesma idade que

    ela. quatro anos Na hora de cantar parabéns, o primo mais velho, muitoquerido pelas duas, entra no salão vestido de palhaço e ambas começam achorar de medo do personagem que, para elas, não é o primo, mas alguémque não conhecem. Muito decepcionado. o primo tira a máscara e tenta seaproximar das duas que, ressabiadas. agarramse aos pais e não querem suacompanhia." 

    O raciocínio da criança de dois a seis anos de idade apresenta três característicasfundamentais que nocaso acima podem ser evidenciados. Assinale a alternativa que mencione essascaracterísticas:

     A)Egocentrismo, animísmo e írreversíílídade.!)Animismo, cogniç"o e írreversíílídade.#)Percepç"o, sensiilidade e cogníç"o.D)Egocentrísmo, linguagem e reversíílidade.E)$eversíílidade. cooperaç"o, animisrno.

    2: As assertivas a seguir são típicas dos diversos momentos do ciclo vital.Identifique aquela que Ilustra a velhice.

     A)%empo & o agora e a luta pela min'a reali(aç"o n"o terminou!)Para que tanta rigide( e sofrimento O mais importante da vida & estar vivo#)*uem eu souD)+ingu&m me entende, ningu&m me ama.E) Eu con'eço mais sore a vida que as pessoas ovens, Elas ainda têm queaprender. -er que elas v"o me audar ou me ouvir

    : Leia com atenção o te!to seguinte e responda à questão:

    /+os povos primitivos. a partir dos sete anos de idade, a criança aprende amanear ferramentas. armas e adquire outras 'ailidades que l'e possiilitamassumir seu papel produtivo na comunidade./ 0#O$1A2-A!1+1. o 34).+as sociedades mais comple5as, & nesta etapa que se inicia:

     A) A e5periência afetiva.!)O processo de escolari(aç"o.#)O dominio motor.

    "#A ampla autonomia moral.

    E)A vida efetiva.

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    2/14

    $: Leia as afirmativas a%ai!o que tratam so%re as características dodesenvolvimento da criança de 2 a & anos de idade.

    12 6 negativismo, reaç"o de oposiç"o generali(ada, & comum nesta fai5a etria.

    112 A criança desta etapa ainda n"o separa nitidamente o real do imaginrio7personagens dos desen'os animados fa(em parte de sua realidade cotidiana,como qualquer outra pessoa.1112 Para avaliar o tempo, n"o precisa mais tomar como referência coisas do seucotidiano, como as noites que precisa dormir para que o +atal c'egue.182 Al&m de apresentar grande interesse pelas diferenças e5istentes na anatomiado 'omem e da mul'er, a criança desta etapa tam&m começa a se envolver ematividades e rincadeiras se5uais que envolvem masturaç"o.

     Assinale a alternativa que cont&m a 0s) afirmativa 0s) correta 0s):

     A)Apenas a 1 est correta.!)Apenas 1 e 11 est"o corretas,#)Apenas 11 e 111 est"o corretas.D) Apenas 1, 111 e 18 est"o corretas,E) Apenas 1, 11, 18 est"o corretas.

    ': Leia o fragmento a seguir e( de acordo com seus conhecimentos te)ricos(responda à questão:"No aniversário de ! anos de #nne $ran% em !& de 'unho de !()&, seus paislhe presentearam com um diário.

    *sse pequeno volume encadernado com tecido foi o primeiro dos diversoscadernos nos quais #nne registrou suas experi+ncias e suas reflexesdurante os dois anos seguintes Mal ela sonhava que seus apontamentostornarse iam um dos mais célebres relatos publicados sobre as v-timas doolocausto durante a /egunda 0uerra Mundial.1. . .2 3 diário revela pensamentos, sentimentos, devaneios e alteraçes dehumor de uma adolescente introspectiva e bemhumorada amadurecendosob condiçes traumáticas." 14apalia5 3lds6 $eldman, &77(. p. )82

    Em relaç"o 9s características típicas da adolescência, podemos afirmar que & umperíodo do ciclo da vida marcado por:

    1.#onstruç"o de uma escala de valoresconflito entre autonomia versusiniciativadefiniç"o da vida afetiva.11.;ormaç"o de um proeto de vidapensamento pr&2operat

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    3/14

    #) 11, apenas.D) 111, apenas.E)18, apenas

    &: *uitas são as conquistas físicas e cognitivas pr)prias do desenvolvimentode crianças de +ero a dois anos de vida( tais como:

    1.#apacidade de representaç"o11.Desenvolvimento da marc'a .111. E5ploraç"o ativa e inteligente do meio.18.#onstruç"o do oeto permanente.

     Assinale a alternativa que cont&m a 0s) afirmativa 0s) correta 0s):

     A)-omente 1 e 11 est"o corretas.

    !)-omente 1, 11 e 111 est"o corretas.#)-omente 11, 111 e 18 est"o corretas.D)-omente 111 e 18 est"o corretas.E)-omente a 11 est correta.

    ,: Leia o te!to e responda à questão a seguir:

    /Dona =ui(a 03> anos) faleceu. Patrícia, sua fil'a, n"o sae como aordar oocorrido com suas fil'as de ? e 3 anos./

    #aso esta m"e procurasse sua auda, qual das orientaç@es aai5o você daria, comase na teoria estudada:

     A)As crianças devem ser protegidas da dor e poupadas dos fatos.!) As crianças devem ser esclarecidas sore a morte, levando2se em conta seunível cognitivo e capacidade de compreens"o.#)Os pais devem esconder os seus sentimentos para as crianças n"o seentristecerem e n"o desenvolveremquadros patol

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    4/14

    D)A criança, ao conversar com suas onecas, n"o pode ter classificada sualinguagem infantil como sociali(adora.E)A aquisiç"o da linguagem & controlada unicamente pela presença de adultosfalantes ao redor da criança.

    /: Leia com atenção a afirmação seguinte e assinale a que período do ciclovital corresponde:“Os homens apresentam o medo de perder o prazer sexual e acabam por seenvolver em relacionamentos afetivos com o objetivo de se sentirem mais jovens”. A) Cuventude ou segunda adolescência.!) 8ida adulta ovem ou precoce.#) 8ida adulta m&dia e vida adulta tardia.D) 8ida ovem e maturidade.E) 8el'ice.10: Leia o fragmento a seguir e responda à questão:

    “João é professor de história e consegue manter a atenão e o interesse de seusalunos diante das atividades propostas! parece lidar bem com seus alunosadolescentes e lembra"se a todo o momento de #ue a adolesc$ncia é uma etapado ciclo vital muito importante”.Diante desse fato, em relaç"o a essa etapa do ciclo vital, podemos afirmar que: A) -omente os aspectos iol

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    5/14

    =eia as afirmativas a seguir e reflita: do ponto de vista psicolilhos! netos! todos com a vidaorganizada. ?em sempre a gente se encontra ou se fala. (er% #ue #uando eu não puder mais viver sozinha eles vão #uerer ou vão deixar #ue eu more com eles=;enho medo! a vida deles é tão diferente da minha...” *ual & a fase de vida retratada acima A) Adolescência, porque o te5to e5plicita aspectos de ordem iopsicossociaiscomo: a redefiniç"o da identidade, autoconceito e autoestima.!) Heia2idade, porque o te5to cita uma degeneraç"o dos

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    6/14

    #) Haturidade, porque o te5to e5plicita a crise de generatividade versusestagnaç"o, na qual o indivíduo reali(a um Falanço de vidaG uscando o sentidoda sua e5istência frente 9 possiilidade de morte.D) 8el'ice, porque o te5to menciona a reduç"o do investimento psíquico fora doeu, diminuiç"o nas trocas relacionais por desinteresse ou ausência de estímulos.

    #rise de integridade de ego versus desesperança.E) #rise de identidade versus confus"o de pap&is, porque o te5to e5plicita conflitosfrente 9 revis"o de pap&is e a redefiniç"o de identidade depois do Fnin'o va(ioG.

    1$ 3odemos di+er que o período no qual a pessoa começa a reali+ar seupro4eto de vida 5:

     A) 8ida adulta ovem!) Primeira infIncia#) -egunda infIncia

    D) %erceira infInciaE) Puerdade e adolescência

    1': 6 primeiro passo no desenvolvimento humano 5 o momento quando umac5lula esperm7tica do homem atravessa a parede do )vulo da mulher e umacriança poder7 ser conce%ida. "e acordo com essa afirmação( podemosgarantir que:1. +a concepç"o, os JK cromossomos do espermato(oide se reBnem com os J4cromossomos do ? que ser reprodu(ido emcada c&lula do corpo do novo eê

    11. Durante o período pr&2natal, o ser 'umano passa por fases de desenvolvimentoque s"o sucessivamento: germinal, emri"o, (igoto e feto111. A síndrome de DoLn & um e5emplo de anomalia cromossMmica18. Emora sea verdade que a maioria dos partos & astante normal, ' algumascoisas que podem sair erradas, por e5emplo, a ano5ia 0falta de o5igênio)

     Assinale a alternativa que cont&m a afirmativa correta: A) apenas 1, 111 e 18 est"o corretas!) Apenas 11, 111 e 18 est"o corretas#) Apenas 1 e 111 est"o corretasD) Apenas 11 e 18 est"o corretas

    E) Apenas 111 e 18 est"o corretas

    1&: 8a idade pr5escolar( h7 uma e!pansão da curiosidade intelectual(demonstrando assim o desenvolvimento cognitivo da criança nesta fase.9om o aparecimento da função sim%)lica( formamse os primeiros conceitos(permitindo que a criança represente pessoas ou o%4etos ausentes( al5m deutili+arse da imaginação em seus 4ogos de fa+ de conta. 9om isso( podeseafirmar que:

    1. as aç@es da criança passam a ser fruto de 'ip

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    7/14

    pessoas.18. O pensamento da criança nesta fase & reversível.

     Assinale a alternativa correta: A) 1 e 11 est"o incorretas

    !) 111 e 18 est"o incorretas#) 11 e 111 est"o incorretasD) 1 e 111 est"o incorretasE) 1 e 18 est"o incorretas.

    1, "e acordo com os estudos da disciplina so%re concepção( gestação eparto assinale a alternativa correta:

     A)Os fatores teratogenicos atuam igualmente ao longo de toda a gestaç"o!)A ano5ia di( respeito a uma insuficiencia de o5igenio no ee que pode ocorrer

    durante o primeiro ano de vida#)Os ees nascem com refle5os e n"o ir"o desenvole2los ao longo do primeiroano de vidaD)Os refle5os de moro e de !ainsN devem desaparecer por volta dos seismeses de idade, mas n"o s"o sustituidos pelas funç@es celerais maiscomple5asE) ;atores teratogenicos durante a gestaç"o podem afetar o desenvolvimento dofeto

    1- "entre as mudanças que ocorrem no pensamento da criança a partir dos

    sete anos de idade( podemos afirmar que:l O pensamento vai se tornando oetivo e descentrali(ado.ll O comportamento continua fortemente egocentrico.lll A criança pasa a dominar os conceitos de: distIncia, tempo, classes, relaç@es enBmeros.l8 O pensamento e caracteri(ado pelo uso de sistemas logicamente organi(ados,como a classificaç"o e a seriaç"o. Assilale a alternativa que cont&m a 0as) afirmativa 0s) correta 0s):

     A) Apenas l, ll, e l8 est"o corretas.!) Apenas l e ll est"o corretas.

    #) Apenas lll, e l8 est"o corretas.D) Apenas 1, 111 e 18 est"o corretasE) Apenas l est"o coretas

    1/ Leia as afirmativas a%ai!o que tratam so%re as características dodesenvolvimento da criança de 2 a & anos de idade.

    1. O negativismo, reaç"o de oposiç"o generali(ada, & comum nesta fai5a etria.11. A criança desta etapa ainda n"o separa nitidamente o real do imaginrio7personagens dos desen'os animados fa(em parte de sua realidade cotidiana,como qualquer outra pessoa.111. Para avaliar o tempo, n"o precisa mais tomar como referência coisas do seu

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    8/14

    cotidiano, como as noites que precisa dormir para que o +atal c'egue.18. Al&m de apresentar grande interesse pelas diferenças e5istentes na anatomiado 'omem e da mul'er, a criança desta etapa tam&m começa a se envolver ematividades e rincadeiras se5uais que envolvem masturaç"o.

    Assinale a alternativa que contem as alternativas corretas: A) Apenas a 1 est correta.!) Apenas 1 e 11 est"o corretas.#) Apenas 11 e 111 est"o corretas.D) Apenas 1, 111 e 18 est"o corretas.E) Apenas 1, 11 e 18 est"o corretas.

    20 Leia atentamente cada uma das afirmaçes e assinale a nica alternativaque apresenta corretamente as características do processo de luto( descritopor ;ov7cs ncia para a idade adulta. eu começoe seu fim não são claramente marcados nas sociedades ocidentais? duraapro!imadamente uma d5cada( entre os 11 ou 12 anos e o final da segundad5cada de vida( ou início dos 20 anos. "e qualquer forma( 5 um períodomarcado por mudanças físicas( sociais e psicol)gicas e( por isso( oadolescente reali+a alguns lutos fundamentais( entre eles: A) =uto pela perda dos amigos da infIncia.!) =uto pela perda da personalidade.#) =uto pela perda do corpo infantil e pelos pais da infIncia.

    D) =uto pela perda dos sentimentos da infIncia.E) =uto pela dissoluç"o da simiose parental.

    22 A seguir( estão descritas algumas caracteristicas da pu%erdade e daadolescencia. Assinale a alternativa correta:

     A) ma escala de valores pr

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    9/14

    D) O início da adolescencia n"o coincide com o da puerdade, uma ve( que s"oas mudanças 'ormonais que desencadeiam a elaoraç"o de lutos referentes 9perda da condiç"o infantil.E) O termo adolescencia refere2se 9s tranformaç@es físicas que ocorremparalelamente 9s modificaç@es iol

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    10/14

    'ipoteses.18 2 +"o consigam raciocinar logicamente a partir de premissas, quando essaspremissas contradigam a e5periencia cotidiana.8 2 Pensam sore os direitos em termos de principios astratos e s"o capa(es deen5ergar o lado en&fico, e n"o apenas punitivo das leis.

    Assinale a alternativa que cont5m a

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    11/14

    !)Paula reali(a um ogo simolico e essas construç@es sim

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    12/14

    est"o pessimistas.11 2 Evitam discuss@es sore política e ideologias, ou sore o papel das figurasde autoridade.111 2 -uas atitudes sociais s"o de reivindicaç"o, muitas ve(es comcaracterísticas onipotentes.

    18 2 Apesar da dificuldade em ter confiança no mundo adulto, conseguemestaelecer sua identidade sem o risco de ficarem confusos, pois a confus"ode pap&is ocorre apenas na infIncia.

    Assinale a alternativa que cont5m a

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    13/14

    *uest"o 4: Em nossa disciplina, verificamos que o rincar tem valor ímpar para odesenvolvimento 'umano.1nBmeras pesquisas, entretanto, apontam para uma realidade escolar que, emorarecon'eça esse valor nodiscurso, na prtica nem sempre & isso que acontece. Esta foi a constataç"o, por

    e5emplo, de Petri 0sd) noartigo /A representaç"o de professoras sore a importIncia da rincadeira naescola/. +ele, a autora afirma,por e5emplo que /verificou2se tam&m que poucas professoras participavamativamente das rincadeiras eque a maioria preferia oservar as crianças rincar/. =eia a seguir um pequenotrec'o deste artigo:

    0 ... ) A Psicanlise e mais especificamente a psicologia do desenvolvimentopreocupam2se em constituir umafonte de saer, utili(ando2se de conceitos que demarquem a nature(a e o lugar

    social dos sueitos. 8erifica2se que inBmeras s"o as produç@es científicas que têmse dedicado, acerca da contriuiç"o do rincar, para odesenvolvimento 'umano. -ae2se que o rincar promove vrios aspectos dodesenvolvimento físico, moral,cognitivo, social, entre outros.O ato de rincar & universal e oservado n"o somente em seres 'umanos, masem vrias esp&cies.#onstitui2se uma atividade fundamental para o desenvolvimento gloal da criançasendo uma prtica comum nos tempos da infIncia, em que ' um intensoinvestimento afetivo por parte desta. por meio do rincar que a criança sedesenvolve e se constitui como sueito operante em seu meio. O rincar por si s< &um modo de di(er7 de falar7 singular da criança. O rincar & um cenrio imaginriono qual a dimens"o sim

  • 8/18/2019 Apanhadão Psicologia Do Desenvolvimento e Do Ciclo Vital

    14/14

    1maginar situaç@es e vivênci2las, testando inserç"o no mundo real.

    *uest"o J: =eia o trec'o aai5o e5traído \do artigo intitulado /EriNson e a teoriapsicossocial do desenvolvimento/, de $aello e Passos 0sd):

    0 ... ) -em negar a teoria freudiana sore desenvolvimento psicosse5ual, EriNsonmudou o enfoque desta parao prolema da identidade e das crises do ego, ancorado em um conte5tosociocultural. O estudo da identidadetornou2se estrat&gico para o autor, que viveu em uma &poca onde a Psicanlisedeslocava o foco do id e dasmotivaç@es inconscientes para os conflitos do ego. 0 ... )

     Assim como ;reud, Piaget, -ullivan, entre auras figuras da &poca, EriNson optoupor distriuir odesenvolvimento 'umano em fases Por&m, seu modelo det&m algumas

    características peculiares 0$aello, J664):

    ] Desviou2se o foco fundamental da se5ualidade para as relaç@es sociais7

    ] +a proposta, os estgios psicossociais envolvem outras artes do ciclo vital al&mda infIncia, ampliando aproposta de ;reud. +"o e5iste uma negaç"o da importIncia dos estgios infantis0afinal, neles se d todo umdesenvolvimento psicol