APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

30
EFÉSIOS INTRODUÇÃO Foi uma carta escrita por Paulo em Roma aproximadamente 60-64 depois de Cristo. Foi enviada por Tíquico. Foi a primeira na ordem das epistolas na prisão. Sua primeira visita At 18:18-21. Sua segunda visita At 19:1-7. É a mais impessoal das cartas de Paulo. Paulo escrevia uma carta em resposta aos problemas encontrados nas Igrejas que ele estabelecia, quando ausente Paulo tomava conhecimento de alguns problemas e então escrevia a carta, “Inspirada por Deus para solucioná-los”. COMO ERA O EVANGELHO NAQUELA CIDADE. At 19:8-22 20. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. O CONHECIMENTO DA PALAVRA MUITAS PESSOAS ERRAM POR FALTA DE CONHECIMENTO. Mateus 22:23-33 29. Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; Apocalipse 2:12-17 14. Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. 1Timóteo 1:3-6 3. Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 4. nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 5. Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; “A carta aos Efésios (Colossenses) é um resumo das principais doutrinas do Novo Testamento”. “Nela e em outras cartas nós encontramos A Doutrina do Novo Testamento”. Mateus 15:8-9 2Co 10:3-5 1

description

apostila que traz um estudo do livro de "Efésios".

Transcript of APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

Page 1: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

EFÉSIOS

INTRODUÇÃO

Foi uma carta escrita por Paulo em Roma aproximadamente 60-64 depois de Cristo. Foi enviada por Tíquico. Foi a primeira na ordem das epistolas na prisão.

Sua primeira visita At 18:18-21.Sua segunda visita At 19:1-7.

É a mais impessoal das cartas de Paulo.Paulo escrevia uma carta em resposta aos problemas encontrados nas Igrejas que ele estabelecia, quando ausente Paulo tomava conhecimento de alguns problemas e então escrevia a carta,“Inspirada por Deus para solucioná-los”.

COMO ERA O EVANGELHO NAQUELA CIDADE.

At 19:8-22 20. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

O CONHECIMENTO DA PALAVRA

MUITAS PESSOAS ERRAM POR FALTA DE CONHECIMENTO.

Mateus 22:23-3329. Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;

Apocalipse 2:12-1714. Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.

1Timóteo 1:3-63. Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,4. nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé...5. Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;

“A carta aos Efésios (Colossenses) é um resumo das principais doutrinas do Novo Testamento”.

“Nela e em outras cartas nós encontramos A Doutrina do Novo Testamento”.

Mateus 15:8-9

2Co 10:3-5

O NOVO NASCIMENTO É INSTANTÂNEO, PORÉM A RENOVAÇÃO DA MENTE É PROGRESSIVA.

MENSAGEM ERRADA = PENSAMENTO ERRADO

1

Page 2: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

PENSAMENTO ERRADO = AÇÃO ERRADA

PENSAMENTOS ERRADOS NÃO SAEM POR IMPOSIÇÃO DE MÃOS

“SE ASSIM FOSSE EU CHAMARIA TODOS OS ALUNOS IMPORIA AS MÃOS SOBRE TODOS, DEPOIS FARIA A PROVA NA AULA SEGUINTE. E ISSO EM TODAS AS MATÉRIAS”.

A carta aos Efésios desfez erros no corpo de Cristo.A carta aos Efésios desfaz erros na igreja local.

AS VERDADES ENCONTRADAS EM EFÉSIOS SE APLICAM A TODA A IGREJA.

CAPÍTULO 1“A Vontade de Deus” ou “Deus, o Pai, Originou o Plano”

V.v 1 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

Na maioria das cartas Paulo sempre deixou clara à vontade Deus para ele (Paulo).

Romanos 1:11. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,1Coríntios 1:11. Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,2Co 1:11. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acáia:Gálatas 1:11. Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),Filipenses 1:11. Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:Colosenses 1:11. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,1Timóteo 1:11. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa.2Timóteo 1:11. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,Tito 1:11. Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade,

CHAMADO E SEPARADORm 1:11. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

v.v 2 2. Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

PAULO NUNCA PEDIU MAIS GRAÇA COMO ALGUNS MINISTROS QUEREM NOS FAZER PENSAR!

2Corítios 12:7-102

Page 3: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

7. E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;8. acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;9. e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

Paulo não pediu mais Graça, Paulo pediu que Deus afastasse esse mensageiro de Satanás dele.Paulo conhecia a Graça de Deus ou o Deus de toda Graça.

V.v 3 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

“NOS ABENÇOOU”

O TEMPO VERBAL DA PALAVRA DE DEUS / O TEMPO PASSADO DA PALAVRA DE DEUS.

Efésios 1:33. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Colosenses 1:1313. e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;

Gálatas 3:1313. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Isaias 53:4-54. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

V.v 4 4. como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

EM QUEM ESTAMOS ELEITOS?

EM QUALQUER PESSOA? NÃO!

EM CRISTO!

Dicionário Aurélio XXI

NELE(ê). 1. Equiv. da prep. em e do pron. pess. ele.

[Flex.: nela, neles (ê), nelas. Cf. nele, s. m., e pl. neles.]

NELECombinação da preposição EM com o pronome ELE.

3

Page 4: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

O EXEMPLO DO ÔNIBUS.

NELE, EM CRISTO

João 15:77. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.

V.v 5 5. e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

“NOS PREDESTINOU”“FOMOS PREDESTINADOS E NÃO PREDETERMINADOS”.

QUER DIZER QUE SOMOS PREDESTINADOS E PODEMOS PECAR À VONTADE E TUDO VAI FICAR NA BENÇÃO, AFINAL DE CONTAS DEUS É AMOR? NÃO!

1Timóteo 2:1-41. Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,2. pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.3. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,4. o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

DEUS DESEJA.

O que é que Deus deseja?Que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.

Deus jamais desejaria algo impossível.Deus na Sua infinita inteligência jamais desejaria algo impossível, se Deus deseja é possível todos os homens serem salvos.

“ADOÇÃO DE FILHOS”

SERÁ QUE NÃO SOMOS FILHOS?

Romanos 8:3222. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;23. e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

ADOÇÃO = REDENÇÃO DO NOSSO CORPO. V.v 6 6. para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;Para que Ele seja louvado por Sua Graça.

V.v 7 7. em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça,

4

Page 5: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

[Do lat. redemptione.]S. f. 1. Ato ou efeito de remir ou redimir. 2. Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa. 3. Rel. A salvação oferecida por Jesus Cristo na cruz, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado.

RemissãoEsta é uma das grandes palavras da Nova Aliança. Significa extirpar, eliminar algo como se nunca houvesse existido

[De remir + -ção.]S. f. 1. Ato ou efeito de remir(-se). 2. Libertação, resgate. 3. Salvação de pecados ou de crimes por meio da expiação.

[Cf. remissão.]

V.v 8 8. que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, V.v 9 9. fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs

Revelando a nós a Sua Vontade, que era um mistério.

Colossenses 1:26-27 26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, 27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;

1Pedro 1:10-1210 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada,11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.

V.v 10 10. para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,

Cristo foi e ainda é o centro das atenções no céu e na terra.

V.v 11 11. nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, V.v 12 12. com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo; V.v 13 13. no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,

Toda e qualquer pessoa quando ouve e crer se torna um filho de Deus.

5

Page 6: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

V.v 14 14. o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.

O Espírito Santo é o penhor da nossa herança.

V.v15 15. Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos,

Não somente a fé, mas também o amor. É impossível ter uma fé operante sem amor. Gl 5:6 “A fé que opera pelo amor”.

V.v 16 16. não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,

Paulo sempre orava por eles. Não é uma oração repetitiva.

Gl 4:19

NÃO FOI ATRAVÉS DA 1ª VEZ QUE EU LI A BÍBLIA, QUE EU ENTENDI TUDO QUANTO EU SEI HOJE.

TAMBÉM NÃO SERÁ DA 10ª VEZ QUE EU LER A BÍBLIA, QUE EU ENTENDEREI TUDO O QUE DEUS QUER QUE EU ENTENDA.

V.v 17 17. para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele;

PAULO NÃO ESTÁ PEDINDO UM OUTRO ESPÍRITO. ELE ESTÁ PEDINDO SABEDORIA E REVELAÇÃO ESPIRITUAL.

V.v 18 18. sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,

1. Qual a esperança do nosso chamamento.2. Qual e riqueza da gloriosa herança que todo santo de Deus tem.3. Qual a suprema grandeza do seu poder para com nós, os que cremos.

V.v 19 19. e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

R.A ► Suprema grandeza do Seu poder. R.C ► Sobresselente grandeza do Seu poder. BLH ► Força extraordinária. NVI ► Incomparável grandeza do Seu poder. BV ► Grandioso Poder.

DEUS NUNCA TINHA USADO TAMANHO PODER.

POIS DEUS NUNCA TINHA RESSUSCITADO NINGUÉM DOS MORTOS ESPIRITUAIS!

V.v 20 20. que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,ESSE PODER DEUS USOU QUANDO RESSUSCITOU JESUS DENTRE OS MORTOS.

RESSURREIÇÃO DE QUE MORTE?

ESPIRITUAL!6

Page 7: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

“JESUS FOI TIRADO DE UM LUGAR DE MORTE, VERGONHA, MALDIÇÃO, SOFRIMENTO, DOENÇA, CASTIGO, SEPARAÇÃO E COLOCADO A DIREITA DE DEUS”.

☻Mateus 27:4646 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

É UMA PERGUNTA QUE AINDA CONTINUA SEM RESPOSTA PARA ALGUNS CRISTÃOS.

Salmos 22:11 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?

Ele foi desamparado para que nós fossemos acolhidos.

☻Isaias 53:4-5O castigo estava sobre Ele para que hoje tivéssemos a Paz.

☻Isaias 53:10Ele foi feito doente.

☻Gálatas 3:13A maldição não somente estava sobre Ele, Ele foi feito maldição em nosso lugar.

☻2Coríntios 5:21O pecado da humanidade não somente estava sobre Ele, Ele foi feito pecado em nosso lugar.

ENTÃO:JESUS FOI DESAMPARADO.JESUS FOI CASTIGADO.JESUS FEITO DOENTE.JESUS FEITO MALDIÇÃO.JESUS FEITO PECADO.

V.v 21 21. muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

Acima de anjos e demônios e de todo e qualquer nome que se possa referir na eternidade.

V.v 22 22. e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, V.v 23 23. que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.

CAPÍTULO 2“Jesus, O Filho, Executou o Plano”

V.v 1 1. Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

Que tipo de morte? Espiritual.

Romanos 5:1212 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

7

Page 8: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

Gênesis 1:26-2726 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:15-1715 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

V.v 2 2. nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

Outra versão fala: “Nos que vivem na desobediência”.

Nos quais “delitos e pecados”

“TODAS AS PESSOAS QUE DESOBEDECEM A DEUS SÃO INFLUENCIADAS POR SATANÁS”.

UMAS NUMA PROPORÇÃO MAIOR, OUTRAS NUMA PROPORÇÃO MENOR. NESTE MOMENTO. AGORA!

A BÍBLIA FALA QUE O DIABO E/OU DEMÔNIOS INFLUENCIAM AS PESSOAS.EXISTEM DEMÔNIOS QUE CUMPREM UM PAPEL ESPECIFICO PARA INFLUENCIAR A HUMANIDADE.

Marcos 1:21-2521 Entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, pôs-se a ensinar.22 E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.23 Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou:24 Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele.26 Então o espírito imundo, convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele.

Lucas 13:10-1710 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado.11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha prendido?17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

8

Page 9: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

Marcos 9:14-2714 Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles.15 E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam.16 Perguntou ele aos escribas: Que é que discutis com eles?17 Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo;18 e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.19 Ao que Jesus lhes respondeu: ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos hei de suportar? Trazei-mo.20 Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando.21 E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância;22 e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê.24 Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.25 E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele.26 E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu.27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé.

Atos 16:1616 Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores.17 Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação.18 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.

1Timóteo 4:1-41 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,

2Coríntios 4:3-43 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

V.v 3 3. entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

Não importa o nosso passado, o que importa é o nosso futuro.

At 26:13-1818 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.

9

Page 10: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

V.v 4 4. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

2Corintios 5:14-1514. Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;15. e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

V.v 5 5. estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

“COM” Essa preposição destrava a revelação do Novo Testamento.Com Cristo

Você COM Cristo = Cristo COM você.

V.v 6 6. e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

Paulo está falando de uma “posição” espiritual e não física.

V.v 7 7. para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. V.v 8 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

GRAÇA É MAIS DO QUE “FAVOR IMERECIDO”.GRAÇA É A HABILIDADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.

Rm 5:1717 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

2Pedro 3:1817. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;18. antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.

Rm 6:1-21 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

2Pedro 1:1-21. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:2. Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor;

V.v 9 9. não vem das obras, para que ninguém se glorie.

FAZER OBRAS PARA SER SALVO É ERRADO.

V.v 10 10

Page 11: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

10. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

POREM, DEPOIS DE SALVOS PODEMOS FAZER BOAS OBRAS.

RECRIADOS EM CRISTO.

“EM CRISTO”: 92 vezes no Novo Testamento 2Co 5:1717. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Rm 8:11. Portanto, agora nenhuma [condenação] há para os que estão em Cristo Jesus.

“AS DUAS CRIAÇÕES DE DEUS”

1Co 15:4545 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.

V.v 11 11. Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens,Rm 2:25-29

V.v 12 12. estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. V.v 13 13. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. V.v 14 14. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,

JESUS CRISTO É A NOSSA PAZ.

DE JUDEUS E GENTIOS FEZ UM: A IGREJA.

1Co 10:32,32. Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;

V.v 15 15. isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz,

Dos dois fez um novo homem:2Co 5:17, “ 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

NOVA CRIAÇÂO

V.v 16 16. e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;

CRISTO RECONCILIOU JUDEUS E GENTIOS / CIRCUNCISOS E INCIRCUNCISOS. 11

Page 12: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

V.v 17 17. e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; V.v 18 18. porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. V.v 19 19. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Gl 3:2828 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Está a Igreja inferior a Lei Mosaica?De modo nenhum.

V.v 20 20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;

1Co 3:10-1410 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.

V.v 21 21. no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, V.v 22 22. no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

1Co 3:1616 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus [habita] em vós?

1Co 6:1919 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que [habita] em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2Co 6:1616 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles [habita]rei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

CAPÍTULO 3“O Espírito Santo é o Revelador do Plano”

V.v 1 1. Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios...

“PAULO ESTAVA PRESO POR PREGAR O EVANGELHO DE DEUS”.

V.v 2 2. Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; V.v 3

12

Page 13: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

3. como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi,Paulo tinha recebido o evangelho por revelação.

Gl 1:11-1211 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.At 26:13

V.v 4 4. pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, V.v 5 5. o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,

O FATO DE O ESPIRITO SANTO DE DEUS HABITAR EM NOSSOS CORAÇÕES ERA UM MISTERIO.

ATÉ MESMO PARA OS JUDEUS.

Jo 10:32-3632 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?33 Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?Cl 1:24-281Pe 1:10-12Rm 16:25

V.v 6 6. a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; V.v 7 7. do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. V.v 8 8. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, V.v 9 9. e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou,

V.v 10 10. para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes,1Pe 4:10“A IGREJA É MUITO MAIS DO QUE ALGUNS PREGADORES IMAGINAM”

V.v 11 11. segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, V.v 12 12. no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. V.v 13

13

Page 14: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

13. Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória.

V.v 14 14. Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,OUTRA ORAÇÃO DE PAULO Cl 1:9-11

V.v 15 15. do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,

PAULO ESTÁ FALA SOBRE UMA FAMÍLIA. A GRANDE FAMÍLIA DE DEUS. TANTO DOS FILHOS QUE ESTÃO NA TERRA COMO DOS QUE JÁ FORAM PARA O CÉU.

V.v 16 16. para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;

2Co 4:1616. Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Rm 7:2222 Porque, segundo o [homem interior], tenho prazer na lei de Deus;

Rm 2:28-2928. Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.29. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

1Pe 3:4

V.v 17 17. que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,

Quer dizer que Cristo não está em nossos corações? Claro que Ele está. Porem a pessoa só está consciente quando ela anda pela fé.

V.v 18 18. possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,

V.v 19 19. e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.

Rm 5:5

Gl 5:6

1Co 13:1-13

Rm 13:8-10

Jo 15:1212. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

14

Page 15: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

Jo 13:34-3534. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.35. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

V.v 20 20. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

“O PODER DE DEUS OPERA EM NÓS” “E POR NÓS”.

Tg 5:17-1817 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

V.v 21 21. a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

CAPÍTULO 4“A Revelação Foi Dada aos 5 Dons Ministeriais”

V.v 1 1. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

TODOS OS FILHOS DE DEUS TÊM QUE ANDAR DE UM MODO DIGNO, NÃO APENAS OS MINISTROS.

V.v 2 2. com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, V.v 3 3. procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. V.v 4 4. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Um só corpo O corpo de Cristo

At 9:3-5 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um

resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu

persegues;

V.v 5 5. um só Senhor, uma só fé, um só batismo;Como só há um “Corpo de Cristo”, logo só haverá um batismo nesse único Corpo.

V.v 6 6. um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. V.v 7 7. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.

15

Page 16: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

DE ACORDO COM O DOM EXISTE UMA HABILIDADE, CAPACIDADE.DE ACORDO COM O DOM “MINISTERIAL” A GRAÇA É DADA.

V.v 8 8. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. V.v 9 9. Ora, isto ele subiu que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?

Lc 16:21

Mt 12:4040. pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.Outra versão: “No coração da terra”.

Cl 2:14-1514 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

Cl 2:14-15 NVI

1Pe 3:18-2018 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;19 no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,

CRISTO NÃO PREGOU UM ARREPENDIMENTO E SIM O CUMPRIMENTO DO QUE OS PROFETAS HAVIAM DITO SOBRE ELE.

V.v 10 10. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Quem subiu? O mesmo que desceu.Jo 6:3838 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

V.v 11 11. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

O MINISTÉRIO QUÍNTUPLO NA IGREJA.

QUEM COLOCOU? COM QUE OBJETIVO? ATÉ QUE TEMPO?

Ef 4:11-14

1Co 12:28-31

Rm 12:3-8

16

Page 17: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

O MINISTÉRIO QUÍNTUPLO NA IGREJA. QUEM COLOCOU? ► JESUS.

COM QUE OBJETIVO? ► PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS...

ATÉ QUE TEMPO? ► ATÉ ELE VOLTAR.

V.v 12 12. tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

QUE MINISTÉRIO?

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.2Co 5:17-2017. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.18. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;19. pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.20. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

V.v 13 13. até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; V.v 14 14. para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;

Cl 2:6-96. Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,7. arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Cl 2:8-9 NVI

Cl 2:8-9 BLH

2Co 11:13-1413 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

Gl 2:44 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;

2Pe 2:11 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1Jo 4:1

17

Page 18: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

1. Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Jd 1:88. Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades.

Ef 4:11-19 NVI

Ef 4:11-16 BLH

V.v 15 15. antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, V.v 16 16. do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. V.v 17 17. Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade da sua mente,

PAULO FAZ UMA ADVERTÊNCIA PARA QUE NÓS NÃO MAIS ANDEMOS COMO OS GENTIOS.

V.v 18 18. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; V.v 19 19. Os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza.

Os quais... (Os gentios)

Eles se “TORNARAM” insensíveis.

Eles se “ENTREGARAM” a dissolução.

Quando os gentios se tornaram insensíveis?

Hb 12:99. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?

Jo 1:1-51. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.2. Ele estava no princípio com Deus.3.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Rm 7:7-147. Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.8. Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado.9. E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri;10. e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte.

18

Page 19: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

11. Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.

Rm 5:1212 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

FOI O ATO DE PECAR QUE FEZ COM QUE A MORTE PASSASSE A TODOS OS HOMENS.

2Co 518-1918 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;19. Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-nos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

Mt 19:13-1513 Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam.14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.15 E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali.

HAVIA UM PENSAMENTO RELIGIOSO NA ÉPOCA DE QUE AS CRIANÇAS NASCIAM PECADORAS.

V.v 20 20. Mas vós não aprendestes assim a Cristo. V.v 21 21. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, V.v 22 22. A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; V.v 23 23. A vos renovar no espírito da vossa mente;Rm 12:1-2

V.v 24 24. E a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.Ef 4:24 NVI

V.v 25 25. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. V.v 26 26. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; V.v 27 27. Não deis lugar ao Diabo.

‘ISSO QUER DIZER QUE O LUGAR QUE O DIABO PODE TER NA VIDA DO CRISTÃO FOI ELE MESMO QUEM DEU!’

V.v 28 28. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. V.v 29 29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

19

Page 20: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

Pv 18:21TRANSMITA GRAÇA E NÃO DESGRAÇA.

V.v 30 30. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. V.v 31 31. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.Gl 5:16-26Mt 10:381Co 9:27Rm 12:1-22Tm 2:15

V.v 32 32. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.Cl 3:1313 suportando-vos e [perdoando]-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.

CAPÍTULO 5“Os 5 Dons Ministeriais Ensinam a Revelação á Igreja”

V.v 1 1. Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados;Se a Bíblia fala que devemos ser imitadores de Deus, é porque podemos imitar a Deus. V.v 2 2. e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

ANDAR EM AMOR É EM OUTRAS PALAVRAS PASSAR A VIDA TODA AMANDO.NÃO SÃO MOMENTOS ESPORÁDICOS.

V.v 3 3. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, V.v 4 4. nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. V.v 5 5. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.Gl 5:211Co 5:9-111Co 6:9-10

V.v 6 6. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. V.v 7 7. Portanto não sejais participantes com eles; V.v 8 8. pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz V.v 9 9. (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), V.v 10 10. provando o que é agradável ao Senhor;

20

Page 21: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

V.v 11 11. e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; V.v 12 12. porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.

Gl 5:16-26

V.v 13 13. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.Rm 15:141Ts 5:14Gl 6:1

1Ts 1:7

V.v 14 14. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. V.v 15 15. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, V.v 16 16. usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. V.v 17 17. Por isso, não sejais insensatos, mas entenda qual seja à vontade do Senhor.Não procurar entender a vontade de Deus é insensatez.

V.v 18 18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

ENCHEI-VOS.

QUAL É O SUJEITO DA ORAÇÃO? “VÓS” “NÓS”

QUEM É QUE VAI SE ENCHER?............O CRISTÃO É CLARO!

“SOMOS NÓS QUE DEVEMOS NOS ENCHER”

FICAR PEDINDO A DEUS PARA SEMPRE NOS ENCHER NÃO É HUMILDADE (REVERÊNCIA) E SIM FALTA DE ENTENDIMETO. V.v 19 19. falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

Cl 3:15-1615 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.

1Co 14:14-1514 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

V.v 20 21

Page 22: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

20. sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, V.v 21 21. sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.A SUBMISSÃO É O RESULTADO DO CRISTÃO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

“PAULO NÃO ESTÁ ESTIMULANDO A REBELIÃO...”

Gl 1:10Rm 13:1-5

V.v 22 22. Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

A SEU PRÓPRIO MARIDO E NÃO A TODOS OS HOMENS.

Como ao Senhor!O Senhor jamais diriam algo contrario a Deus a Sua Palavra.O que o marido está dizendo jamais Jesus diria ela não deve tal obediência.

“O exemplo em Fortaleza”.

V.v 23 23. porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.

Paulo não está dizendo que todo homem é o cabeça de toda mulher.Paulo está dizendo que o marido é o cabeça da esposa no relacionamento.

V.v 24 24. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.

EM TUDO!EM TUDO O QUE?EM TUDO O QUE O MARIDO DISSER, COMO SE O SENHOR JESUS DISSESSE.

V.v 25 25. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

1Pe 3:1-71. Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,7. Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

V.v 26 26. a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra,

“A água é a Palavra de Deus”Hb 10:22Jo 15:3

V.v 27

22

Page 23: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

27. para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. V.v 28 28. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Como a seus próprios corpos!

V.v 29 29. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja;

V.v 30 30. porque somos membros do seu corpo. V.v 31 31. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. V.v 32 32. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.2Tm 3:16

V.v 33 33. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.(Respeite o marido).

CAPÍTULO 6“A igreja Leva a Revelação ao Mundo”

V.v 1 1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

“NO SENHOR”Cl 3:20-2120 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

V.v 2 2. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), V.v 3 3. para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. V.v 4 4. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.Pv 22:6“No caminho” estando tu nele.

V.v 5 5. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, V.v 6 6. não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração à vontade de Deus, V.v 7 7. servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. V.v 8 8. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. V.v 9

23

Page 24: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

9. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.Cl 3:17-21

V.v 10 10. Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

2Tm 2:11 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;

QUEM VAI SE FORTALECER?“EU”

EM QUEM E EM QUE FORÇA?NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER!

EXISTE ALGUÉM MAIS FORTE QUE O SENHOR OU TENHA MAIS PODER QUE O SENHOR? NÃOENTÃO A “LUTA” JÁ ESTÁ GANHA!

O EXEMPLO DO DIRIGIVEL.

V.v 11 11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

QUEM VAI SE REVESTIR?“EU”

V.v 12 12. pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Os dominadores deste mundo tenebroso que dominam as vidas dos ímpios.

Principados e potestades esses que no capítulo 1:20-23 fala que já foram vencidos.

Principados e potestades esses que já foram despojados.

Cl 2:13-15

V.v 13 13. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

“TODA A ARMADURA DE DEUS”

O QUE É A ARMADURA DE DEUS?

SERÁ QUE É REALMENTA UMA ESPADA, UM CAPACETE, ETC...

A ARMADURA DE DEUS É NA VERDADE O CONHECIMENTO CORRETO SOBRE ALGUMAS DOUTRINAS.

Fp 1:12-1312 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;

24

Page 25: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

13 de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões;

Então Paulo estava preso!Por isso ele usou esta expressão. “ARMADURA”.

2Tm 2:33 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos..

1Co 3:9-109 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

QUESTÕES DOUTRINARIAS.

V.v 14 14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

VERDADE = INTEGRIDADE DA PALAVRAJo 17:1717 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

JUSTIÇA2Co 5:21Rm 1:16-1716 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

V.v 15 15. e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

BOAS DA SALVAÇÃO2Co 5:17-20Ef 6:15 BLH

V.v 16 16. tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

FÉ1Tm 6:1212 Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.2Tm 4:77 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

V.v 17 25

Page 26: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

17. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;Ef 6:17 BLH

SALVAÇÃOJo 3:1-9Rm 10:8-108 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

ESPADA DO ESPIRITO = CONFESSAR DA PALAVRA

Mc 11:23-24A ESPADA DO ESPIRITO É A PALAVRA DE DEUS.

A PALAVRA DEUS É A ESPADA DO ESPIRITO.

Lc 4:1-131 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.3 Disse-lhe então o Diabo: Se tu és Filho de Deus, manda a esta pedra que se torne em pão.4 Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem.5 Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.6 E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser;7 se tu, me adorares, será toda tua.8 Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.9 Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;10 porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem;11 e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.12 Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus.13 Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna.

Quem confessou a Palavra? Jesus. Então A Palavra é a espada do espírito humano.

V.v 18 18. com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Com todos os tipos de Oração.

V.v 19 19. e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

V.v 20 20. pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.

26

Page 27: APOSTILA DE EFÉSIOS 2006

V.v 21 21. Ora, para que vós também possais saber como estou e o que estou fazendo, Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo; V.v 2222. o qual vos envio para este mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele vos conforte o coração. V.v 23 23. Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. V.v 24 24. A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

“ Seja Abençoado na prática da Palavra ! ”

Graça e Paz!Alexandre e Dalva

27