Apostila etica e bioetica

3
Instituto Politécnico de Saúde – Técnico em Massoterapia Ética, Bioética e Legislação Moral Regras assumidas pela pessoa, como forma de garantir o seu bem-viver. Independe de fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem. Moral - (do Latim “mores”, costume) Entende-se a moral positiva, isto é, o conjunto de normas e valores morais de fatos aceitos por uma comunidade para regular as relações entre seus membros. É um conjunto de regras de convivência social (auto-obrigação + universalidade + incondicionalidade). Direito Regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. Valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre Moral e Direito. Ética Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Busca justificativas para as regras morais e pelo direito, e não estabelece regras mas sim reflexão sobre a ação humana. Ética (do Grego “ethos”, modo de ser, comportamento) Entende-se o conjunto de valores e de normas racionalmente aceitos por comunidades com diferentes morais positivas, que lhe permitem uma convivência harmoniosa, pacífica, e cooperativa. É uma reflexão filosófica, puramente racional, sobre a moral. Fundamentação ética atual A índole e a essência do ser humano estão antes de toda codificação. O respeito e a compaixão pelo nosso semelhante estão em nós. O respeito, a compreensão e a compaixão pelo outro – moralmente no que diz respeito a sua vida e dignidade – são fundamentais. O que é Bioética? bios (vida) e ethos (ética). O termo surge com Potter (1970): Ele o usou para expressar a relação da ética com a ciência, a tecnologia e os processos econômicos e sociais. Considerou: “Que tipo de futuro temos adiante?

Transcript of Apostila etica e bioetica

Instituto Politécnico de Saúde – Técnico em MassoterapiaÉtica, Bioética e Legislação

Moral Regras assumidas pela pessoa, como forma de garantir o seu bem-viver. Independe de fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem.

Moral - (do Latim “mores”, costume)Entende-se a moral positiva, isto é, o conjunto de normas e valores morais de fatos

aceitos por uma comunidade para regular as relações entre seus membros.

É um conjunto de regras de convivência social (auto-obrigação + universalidade + incondicionalidade).

DireitoRegras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. Valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre Moral e Direito.

ÉticaÉtica é o estudo geral do que é bom ou mau. Busca justificativas para as regras morais e pelo direito, e não estabelece regras mas sim reflexão sobre a ação humana.

Ética (do Grego “ethos”, modo de ser, comportamento)Entende-se o conjunto de valores e de normas racionalmente aceitos por comunidades

com diferentes morais positivas, que lhe permitem uma convivência harmoniosa, pacífica, e cooperativa. É uma reflexão filosófica, puramente racional, sobre a moral.

Fundamentação ética atual A índole e a essência do ser humano estão antes de toda codificação. O respeito e a compaixão pelo nosso semelhante estão em nós. O respeito, a compreensão e a compaixão pelo outro – moralmente no que diz respeito

a sua vida e dignidade – são fundamentais.

O que é Bioética?bios (vida) e ethos (ética).

O termo surge com Potter (1970): Ele o usou para expressar a relação da ética com a ciência, a tecnologia e os processos econômicos e sociais. Considerou: “Que tipo de futuro temos adiante? Temos opção?” - Por conseguinte, a Bioética virou um movimento que guiaria a humanidade ao futuro. Tem como referência central o ser humano, desde o nascimento até a morte (Pessini, 2001).

"Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária:

conhecimento biológico e valores humanos.”Van Rensselaer Potter, 1971

Bioética – Objetivos

Busca o estabelecimento de normas e de valores que permitam o desenvolvimento de práticas – que sejam eticamente aceitáveis – pertinentes para o fenômeno da vida em todos os seus aspectos, desde a saúde e o bem-estar dos seres humanos, e o reconhecimento e respeito aos direito dos animais, até a conservação sustentável do ambiente.

Instituto Politécnico de Saúde – Técnico em MassoterapiaÉtica, Bioética e Legislação

Ética Profissional

a) Qual a importância de conhecer leis, código de ética e normas gerais do exercício profissional em saúde??

b) O que isso tudo tem a ver com MASSOTERAPIA?? c) Quando e como eu deverei utilizar tais informações?? d) Quais são os órgãos que me auxiliam nessa área??

Ética Profissional – Desafios

•Tratar pessoas como seres complexos •Privacidade e Confidencialidade •Deveres para com as gerações profissionais futuras

"Não se esqueça que, o que é justo do ponto de vista legal,pode não sê-lo do ponto de vista moral."

Abraham Lincoln

Ética Profissional é compromisso social

O juramento da colação significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas ao seu exercício profissional. Procure ter o que se chama empregabilidade: a capacidade que você pode ter de ser um profissional que qualquer equipe desejaria ter entre seus integrantes.

É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Busque esse conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência, imprudência e imperícia.

Negligência: Sabe o que deve fazer e não faz.

Imprudência: Faz quando não deveria fazer.

Imperícia: Não sabe fazer e faz.

Valores ético-profissionais: •Competência técnica, •Aprimoramento constante, •Respeito aos pacientes e familiares, •Confidencialidade, •Respeito aos colegas e outros profissionais, •Flexibilidade, •Lealdade à profissão, •Envolvimento, •Correção de conduta, •Boas maneiras, •Responsabilidade,

Enfim, corresponder à confiança que é depositada em você...