AppSense_UVPlatform

8

Click here to load reader

description

AppSense_UVPlatform

Transcript of AppSense_UVPlatform

Page 1: AppSense_UVPlatform

Está na hora da tecnologia curvar-se à vontade do indivíduo

AppSense User Virtualization PlatformO papel estratégico da virtualização do usuário

Page 2: AppSense_UVPlatform

Área de trabalho corporativa em evolução

A computação corporativa entrou num período de transformação sem precedentes. Embora os PCs continuem sendo a plataforma de computação predominante na maioria das organizações, uma nova geração de área de trabalho virtual e métodos de distribuição de aplicativos apresenta novas oportunidades de eficiência e segurança para as equipes de TI corporativas. No entanto, muitos executivos de TI acham que o caminho para a arquitetura de área de trabalho virtual da próxima geração é mais complexo e caro que o esperado.

Enquanto isso, uma força de trabalho móvel crescente e uma onda de dispositivos de computação não tradicionais, como tablets e smartphones, complicaram ainda mais os esforços para controlar os custos de operação de TI e proteger os dados corporativos confidenciais.

Para muitos executivos de TI, parece uma “tempestade perfeita”. Iniciativas de infraestrutura estratégicas estão estagnadas, projetos cruciais como a migração para o Windows 7 não podem mais ser adiados e iPads e outros dispositivos novos estão encontrando caminho nas empresas mais rápido que as ferramentas, processos e políticas de segurança conseguem se adaptar a eles.

A área de trabalho está evoluindo para gerenciar a complexidade do usuário

Aplicativos

Favoritos

Dados

Permissões

Personalização

Direitos

Políticas

Page 3: AppSense_UVPlatform

O impacto comercial da complexidade do usuário

Independentemente de uma organização usar computadores desktop ou laptop, a tecnologia de área de trabalho virtual, ou uma combinação disso tudo, os principais custos de gerenciamento de área de trabalho frequentemente não estão relacionados ao custo da infraestrutura de dispositivos de computação ou do centro de dados back-end da linha de base. Embora os custos de hardware sejam mais fáceis de quantificar, os principais custos para gerenciar as áreas de trabalho ou dispositivos corporativos podem geralmente estar ligados a fatores como:

n Migração de usuários para novas máquinas ou novos sistemas operacionais

n Utilização de recursos de TI para suporte ao usuário

n Perda de produtividade por usuários altamente comprometidos por consequência de problemas no sistema

n Garantia da segurança das informações corporativas confidenciais que são acessadas pelos usuários

n Reação a cenários de inatividade da infraestrutura ou de recuperação de desastres maiores

Com a expansão do uso da virtualização da área de trabalho e dos aplicativos, surge uma complexidade ainda maior. Por exemplo:

n Quando usuários consomem aplicativos e/ou áreas de trabalho da Microsoft Remote Desktop Session Host ou da infraestrutura Citrix XenApp, de que forma é possível evitar que as ações de um usuário tenham impacto sobre outros na infraestrutura compartilhada?

n Com a expansão do uso da VDI (infraestrutura de área de trabalho virtual), como a TI pode fornecer uma experiência personalizada que os usuários adotarão, sem fazer com que os custos operacionais e de armazenagem sejam astronômicos?

Estas áreas de complexidade têm um ponto em comum: os usuários. Custos operacionais de TI mais baixos são obtidos de uma forma melhor através da padronização e centralização. Apesar disso, no momento em que os recursos de computação são disponibilizados para os usuários, a padronização dá lugar à personalização, e a centralização dá lugar à necessidade prática de mobilidade. Sendo assim, mesmo se os custos de hardware, software e infraestruturas caírem gradualmente, os custos finais crescem mais rápido que o ritmo dos orçamentos de TI.

O mais assustador hoje em dia para os executivos de TI é que essa tendência só vai acelerar, considerando que a tendência de “consumerização” continua se acentuando.

Tendências de custos gerais da infraestrutura e operações de TI.

Os requisitos do usuário estão crescendo mais rápido que os orçamentos

Custos de usuário

Armazenamento

Tempo

Custo

Dispositivos

Aplicativos

Page 4: AppSense_UVPlatform

O papel da virtualização do usuário

A virtualização do usuário lidera uma nova era para a TI desbloqueando a camada de usuário de dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos. Pela primeira vez, a TI precisa gerenciar somente uma única instância de usuário, eliminando a tarefa árdua de executar configurações exclusivas em cada dispositivo.

A virtualização do usuário permite que as equipes de TI: n Separem todos os aspectos do

usuário da área de trabalho, do sistema operacional e do hardware

n Gerenciem a “personalidade digital” única de cada usuário através de uma estrutura central, controlada pela política da empresa

n Implementar a personalização do usuário sob demanda em qualquer modelo de distribuição de área de trabalho ou aplicativo

O resultado é a peça necessária que faltava para a TI alcançar uma área de trabalho “componentizada”, na qual cada elemento principal pode ser gerenciado de maneira independente, reduzindo dramaticamente o custo e a complexidade.

A virtualização do usuário é uma abordagem transformadora que simplifica profundamente o gerenciamento dos trabalhadores móveis de hoje, bem como as migrações e a enorme quantidade de dispositivos.

Isolar a camada de usuário permite que a TI administre os usuários com precisão sem prejudicar sua experiência. Milhares de usuários podem ser facilmente gerenciados por meio de modelos de política, e reconfigurados automaticamente de acordo com o dispositivo, local ou aplicativo. A experiência do usuário permanece segura, previsível e personalizada, com a empresa provando sua confiabilidade. Políticas rígidas para restringir as configurações não são mais necessárias. A TI pode dar aos usuários a liberdade de escolha de usar quaisquer dispositivos que sejam adequados a eles, e de implementar uma área de trabalho específica ao usuário em qualquer dispositivo, em qualquer local e a qualquer hora.

Trabalhando com a AppSense, executivos inovadores em milhares de empresas de liderança já libertaram a TI da complexidade do usuário, alcançando novos níveis de produtividade e liberando sua força de trabalho das cadeias de políticas de gerenciamento baseadas no dispositivo.

Além disso, enquanto as soluções tecnológicas de ponta do passado lidavam com pequenas partes da personalidade digital de um usuário, a virtualização do usuário da AppSense é uma solução abrangente que permite que equipes de TI:

n Removam a complexidade do usuário n Controlem todos os usuários com

precisão n Forneçam confiabilidade à prova de

bala n Forneçam liberdade de escolha

tanto para a TI quanto para os usuários Uma mudança de áreas de trabalho monolíticas para uma área de trabalho “componentizada” e

mais bem gerenciada.

Gerenciar o usuário, e não o dispositivo

SepararDesbloqueia a camada do usuário de aplicativos, sistemas operacionais e dispositivos.

Gerenciar Armazena e gerencia centralizadamente todos os aspectos do usuário

EntregaCompartilha com qualquer dispositivo sob demanda

Page 5: AppSense_UVPlatform

A AppSense User Virtualization Platform

Uma abordagem abrangente

Com a AppSense UVP em funcionamento, os PCs tradicionais, as áreas de trabalho virtuais, os aplicativos instalados localmente, os aplicativos virtualizados e as sessões de aplicativo remoto se transformam em tijolos que a TI pode usar para construir sua própria fábrica otimizada de “TI como serviço”. Os usuários e outras partes interessadas ficam menos preocupados com a tecnologia subjacente, a medida que a TI pode fornecer uma experiência consistente, personalizada, independentemente de como a área de trabalho e os aplicativos estão sendo usados.

A principal tecnologia que desbloqueia a promessa da virtualização do usuário é a AppSense UVP (User Virtualization Platform). Praticamente da mesma forma que mover a execução da área de trabalho e a distribuição de aplicativos para o mundo virtual requer uma estrutura escalável e de alto desempenho, o mesmo requisito existe quando gerenciar o usuário torna-se um elemento essencial de uma estratégia de gerenciamento de área de trabalho corporativa. Por esse motivo, a AppSense User Virtualization Platform foi projetada com flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade para atender às necessidades até mesmo das empresas mundiais mais exigentes.

Através de uma arquitetura cliente/servidor integrada, a AppSense UVP é capaz de separar a camada de usuário de qualquer computador ou área de trabalho virtual, prendendo esta “personalidade digital” específica do usuário numa estrutura de gerenciamento centralizada, e fornecendo essa personalização, junto com políticas de TI relacionadas sob demanda, a qualquer ponto da área de trabalho e da infraestrutura de distribuição de aplicativos de uma organização.

A AppSense UVP controla cada aspecto da experiência de computação da área de trabalho, fornecendo flexibilidade aos usuários e controle inigualável à equipe de TI. Os recursos da AppSense UVP abrangem diversas áreas, tais como:

n Política dinâmica baseada no usuário n Direitos de acesso ao usuárion Direito ao aplicativo n Controle de acesso a reden Personalização do usuário n Gerenciamento dos direitos do

usuárion Direito ao recurso n Aplicativos instalados pelo usuário n Dados do usuárioAs ferramentas de gerenciamento de infraestrutura otimizam o ambiente do usuário e simplificam o suporte técnico. As ferramentas de relatórios e auditoria empresariais permitem a TI ter a visibilidade necessária para fornecer a melhor experiência de trabalho possível aos usuários.

Independentemente do que o futuro reserva, a AppSense UVP permite que as equipes de TI otimizem os investimentos em tecnologia existentes e adotem rapidamente novas tecnologias para aumentar a satisfação do usuário e reduzir os custos.

Page 6: AppSense_UVPlatform

Camada 2: Personalization Server O Personalization Server atua como um corretor entre o cliente e a base de dados, fornecendo um canal seguro para ler e gravar os dados personalizados. Ele é projetado para suportar dezenas de milhares de usuários simultaneamente. Um escalonamento ainda maior pode ser alcançado por meio do uso de tecnologias de equilíbrio de carga de rede, permitindo que diversos Personalization Servers sejam configurados em paralelo para usar uma única base de dados ou, em ambientes empresariais, diversas bases de dados (possivelmente sincronizadas).

Camada 3: Banco de dados de personalização do O banco de dados de personalização do SQL Server armazena todas as configurações personalizadas do usuário por aplicativo relacionado a servidores e sites personalizados, usuários e grupos, aplicativos e dados de configuração da extremidade. As configurações diminuem quando o Personalization Server solicita as últimas configurações em nome de um computador cliente. Todas as alterações feitas no computador cliente são então sincronizadas com a base de dados SQL através do Personalization Server.

Escalabilidade incomparável

Camada 1: Computador cliente/Área de trabalho O computador cliente hospeda a sessão do usuário, que contém os agentes da AppSense User Virtualization Platform. Esses módulos monitoram todas as alterações que o usuário faz em seus sistemas operacionais e aplicativos gerenciados e envia-as para o Personalization Server.

Os computadores cliente podem ser quaisquer combinações de hardware e software capazes de executar uma sessão do Windows.

A infraestrutura que serve de base para a AppSense UVP é construída com tecnologias líderes e é facilmente escalonável para centenas de milhares de usuários em diversos locais e modelos de implementação de áreas de trabalho.

A arquitetura de três camadas A AppSense UVP é composta por uma arquitetura de três camadas altamente escalonável:

Computador cliente Personalization Server SQL server

Uma solução para hoje, amanhã, para o que quer que seja, em qualquer lugar, a qualquer hora

Page 7: AppSense_UVPlatform

Completamente compatível com seus investimentos existentes

O aspecto mais poderoso da AppSense UVP é que ela complementa tanto os investimentos atuais quanto os futuros em áreas de trabalho e aplicativos. Além de abranger tanto PCs físicos quanto ambientes de área de trabalho virtuais, a AppSense UVP também permite mobilidade entre diversas plataformas em uma vasta gama de sistemas operacionais, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2003 e Windows Server 2008. Os usuários também podem alternar com facilidade entre sistemas operacionais de 32 e 64 bits.

Além disso, a medida que se muda para um ambiente heterogêneo que combina áreas de trabalho e aplicativos locais com técnicas de virtualização, a AppSense UVP integra-se perfeitamente com tecnologias de virtualização de área de trabalho e aplicativo de líderes de vendas como Microsoft, Citrix e VMware.

A infraestrutura fornece ao usuário áreas de trabalho e aplicativos virtuais, físicos e transmitidos - ou combinações desses mecanismos - e também pode aplicar o ambiente de usuário a várias versões de sistemas operacionais (por ex., XP, Vista, Windows 7, Server 2008, 32/64 bits). Para áreas de trabalho existentes, os recursos de migração movem os funcionários para áreas de trabalho padronizadas e distribuídas dinamicamente, sem interrupções.

Se você quiser saber mais sobre a virtualização do usuário AppSense, envie um e-mail para [email protected]

A única solução completa de virtualização do usuário

Remove a complexidade do usuário

n Separa os usuários de cada área de trabalho

n Virtualiza e centraliza TODOS os aspectos do usuário

n Gerencia com segurança o usuário em todas as plataformas

n Políticas para funções, grupos e contextos

n Controla milhares de usuários facilmente com modelos de políticas

n Reconfigura automaticamente por dispositivo, local ou aplicativo

n Experiência de usuário previsível

n Comunicação completamente tolerante a erros e segura

n Recursos de autocorreção do usuário e reversão

n Implementa instância do usuário sob demanda

n Qualquer dispositivo, aplicativo, local ou combinação

n Áreas de trabalho locais, publicadas e virtualizadas

Controla todos os usuários com precisão

Fornece confiabilidade à prova de bala

Fornece liberdade de escolha

Page 8: AppSense_UVPlatform

Sobre a AppSense AppSense, a empresa da computação focada no usuário, é líder mundial na tecnologia de virtualização de usuário que transforma organizações em forças móveis de trabalho seguramente gerenciadas pela TI. AppSense possibilita as empresas adotarem a consumerização através do gerenciamento de todas as características de seus usuários e assim mantendo uma experiência uniforme independente do dispositivo ou computador utilizado. Nossa tecnologia de virtualização de usuários reduz a complexidade da TI e facilita a implementação, gerenciabilidade e migração entre múltiplas plataformas e ambiantes de mobilidade. Sediada em Nova York, e escritórios por todo mundo. Para mais informações visite www.appsense.com

envie-nos um e-mail:[email protected]

appsense.com

© 2012, AppSense Limited. AppSense é uma marca comercial de AppSense Limited Limited nos EUA, Reino Unido e outros países do mundo. Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos proprietários. As informações deste documento estão presumidamente corretas na data da impressão, mas não fazemos qualquer declaração ou garantia em relação à sua precisão ou completude.