Apresentação cultura no ciberespaço

11
Cultura no Ciberespaço Mozart Claret

Transcript of Apresentação cultura no ciberespaço

Page 1: Apresentação cultura no ciberespaço

Cultura no

Ciberespaço

Mozart Claret

Page 2: Apresentação cultura no ciberespaço

Referências

Acesso à Cultura no Brasil - http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/access-to-culture/#topPage

Internet e acesso à cultura e ao conhecimento - http://forumdainternet.cgi.br/2011/09/12/internet-e-acesso-a-cultura-e-ao-conhecimento/

Arquivos/bibliotecas e o acesso à cultura e à informação, na era da Internet - http://nortebad.wordpress.com/2008/10/09/arquivosbibliotecas-e-o-acesso-a-cultura-e-a-informacao-na-era-da-internet/ - Susana Martins | Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão | Instituto Politécnico do Porto | Colaboradora do blogue

Page 3: Apresentação cultura no ciberespaço

Acesso a Cultura no Brasil

A relação entre cultura e direitos humanos, bem como de seu papel na luta contra a discriminação, são questões que o Brasil enfrenta. Entretanto, a integração da cultura com as demais políticas sociais é uma experiência recente que necessita ser aperfeiçoada. O momento é de reconhecimento dos direitos culturais como necessidade básica e direito dos cidadãos, o que conduz à busca de uma agenda integrada com as políticas sociais e de desenvolvimento. A focalização das políticas culturais nos níveis estaduais e municipais podem favorecer a superação desse quadro e reforçar a diversidade cultural como fator da sustentabilidade do desenvolvimento.

Page 4: Apresentação cultura no ciberespaço

Internet e acesso à cultura e ao conhecimento

Quando se trata de governança na Internet, temos que falar da Internet como ferramenta e espaço de acesso à cultura e ao conhecimento. Discussão que passa necessariamente pelos conteúdos que circulam na rede, pelos bens culturais dentro e fora dela produzidos, e por ela disseminados. Debate totalmente permeado pelos direitos autorais e pelo interesse público. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) entende ser essencial tratar deste assunto no II Fórum da Internet no Brasil (3 a 5 de julho de 2012).

Page 5: Apresentação cultura no ciberespaço

Internet e acesso à cultura e ao conhecimento

No Brasil, temos uma legislação autoral esculpida sob padrões antigos de produção, circulação e consumo cultural. Ela não acompanhou todos os adventos da sociedade da informação, como o uso expansivo da internet e as ferramentas digitais.

Page 6: Apresentação cultura no ciberespaço

Arquivos/bibliotecas e o acesso à cultura e à informação, na era da Internet

Os Arquivos/bibliotecas nem sempre se pautaram pelo acesso fácil à cultura e à informação. Ao longo do séc. XX a evolução das tecnologias da informação e comunicação possibilitou que se assistisse a um boom informacional, não só no próprio acesso à informação mas também pelo fato de que o papel de autor deixa de estar tão distante como estava até então. Com o advento da Internet, todos, potencialmente, passamos de leitores/consumidores a autores/leitores/consumidores.

Page 7: Apresentação cultura no ciberespaço

Arquivos/bibliotecas e o acesso à cultura e à informação, na era da Internet

A Internet facilitou o acesso à informação, mas não apenas à informação textual. O mundo visual, gráfico, multimídia e electrônico está, agora, “à distância de um click”.

Podemos fazer visitas virtuais a museus, por exemplo o Museu Virtual da Imprensa , o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, o Museu Virtual do Calçado, entre muitos outros.

Page 8: Apresentação cultura no ciberespaço

Arquivos/bibliotecas e o acesso à cultura e à informação, na era da Internet

Page 9: Apresentação cultura no ciberespaço

Arquivos/bibliotecas e o acesso à cultura e à informação, na era da Internet

Page 10: Apresentação cultura no ciberespaço

Conclusão

O advento da Internet é, sem dúvida, um grande avanço no que diz respeito ao acesso à cultura e à informação mas, requer custos ao nível de material e recursos humanos. Existem inúmeras ferramentas open source que possibilitam que arquivos, bibliotecas, museus e mesmo particulares disponibilizem informações a custos bem mais acessiveis.

Não basta disponibilizar informação e recursos. Cabe aos arquivos, bibliotecas e Museus, educar/formar os seus utilizadores e publico alvo, fornecendo-lhes competências informacionais, para que possam recuperar as informações desejadas, prestando assim, serviço público e indo de encontro ao preconizado no Manifesto IFLA/Unesco (http://www.ifla.org/files/faife/publications/policy-documents/internet-manifesto-pt.pdf).

Page 11: Apresentação cultura no ciberespaço