Apresentação economia e ciberespaço

12
Cibercultura e Economia Mozart Claret

Transcript of Apresentação economia e ciberespaço

Page 1: Apresentação economia e ciberespaço

Cibercultura e

Economia

Mozart Claret

Page 2: Apresentação economia e ciberespaço

Referências

Sociedade em Rede - Manuel Castells

Artigos do Blog sobre Economia e Comércio Eletrônico da Universidade Federal do ABC - http://ccufabc.wordpress.com

Page 3: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Segundo Castells, uma nova economia surgiu, na década de 1990 nos Estados Unidos. Essa nova economia atinge ramos específicos como a tecnologia da informação e das finanças. Novos produtos da tecnologia da informação incentivaram a produção e estimularam a concorrência econômica.

Page 4: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Dentro do ramo de tecnologia da informação, estão cada vez mais evidentes as empresas que tem relação com a Internet. Elas são importantes pois aumentam a cada ano o valor do PIB de um pais. Nos Estados Unidos por exemplo, em 1998-1999 a receita do ramo de atividades da Internet aumentou em média 68%, chegando a U$500 bilhões, superando outros ramos de atividades.

Page 5: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Quatro tipos de serviços prestados por empresas na Internet: 1. Empresas que oferecem a infra-estrutura para Internet: empresas

telecomunicações, provedores de serviço da Internet, fornecedores de backbone para Internet, empresas que provêm acesso final, e fabricantes de quipamentos de redes para usuários finais.

2. Empresas que criam aplicativos de infra-estrutura para Internet: seus produtos são programas e serviços para transações via Internet, são também empresas de consultoriae prestação de serviços que criam, montam e mantêm sítios na Internet. Exemplos: Oracle, Microsoft, Netscape, Adobe.

Page 6: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Quatro tipos de serviços prestados por empresas na Internet: 3. Empresas de publicidade, contribuições de afiliações e comissões que

oferecem serviço gratuito: não geram receita direta nas transações. Exemplos: Facebook, Google e Yahoo! .

4. Empresas que realizam transações econômicas: normalmente chamadas de e-commerce (comércio eletrônico). Exemplos: Amazon, Submarino, Americanas.com.

Page 7: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Existe um comércio internacional que se caracteriza pela mudança setorial no quadro do comércio internacional, onde houve um aumento de produtos de alta tecnologia e uma diminuição de produtos primários. Isso é ruim para o Brasil, porque nós investimos muito pouco em tecnologia e a maioria dela provém dos países desenvolvidos.

Comércio Internacional de bens por nivel de intensidade tecnologica, 1976/1996 Fonte: World Bank, World Development Report (1998)

Page 8: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

No século XX, com a nova tecnologia da informação e comunicação, a economia mundial conseguiu tornar-se global. A economia global tem a capacidade de funcionar em tempo real e em escala planetária, ou seja, somente após o século XX, a economia mundial conseguiu superar os limites temporais e espaciais.

Page 9: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Todos os processos econômicos requerem transformações sociais, culturais e institucionais.

Operários, Tarsila do Amaral, 1933

Após a inovação tecnológica, ocorre o desenvolvimento sociocultural, que não é regular, a Cibercultura.

Page 10: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

No mundo capitalista, o objetivo de toda empresa, é, acima de tudo, gerar lucro. Segundo Manuel Castells, existem quatro caminhos para se aumentar os lucros: 1. Reduzir os custos de produção; 2. Aumentar a produtividade; 3. Ampliar o mercado; 4. Acelerar o giro do capital. Reduzir custos de produção é um caminho possível porém limitado, já que, hoje, mão-de-obra e matéria prima, são necessários. Para aumentar a lucratividade então é necessário aumentar a produtividade e ampliar o mercado.

Page 11: Apresentação economia e ciberespaço

A Nova Economia

Segundo Castells, para abrir novos mercados, os segmentos de mercado de cada país precisavam ser conectados à uma rede global e o capital necessitou de uma enorme mobilidade. Aliado a isso, as empresas precisam melhorar cada vez mais o desempenho pois sofrem a concorrência cada vez mais global, o que é impulsionado e impulsiona mais ainda os investimentos em tecnologia de informação.

Page 12: Apresentação economia e ciberespaço