Apresentação -...

4
Apresentação O projeto ANIMAR propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o prin- cípio de aprender através de uma experiência participada. É, assim, uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar. Nesta edição, o Animar propõe assim um cru- zamento entre os universos do real e do imagi- nado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionali- zação de imagens documentais. A exposição tem como pano de fundo os filmes ÁGUA MOLE, de Alexandra Ramires (Xá) e Lau- ra Gonçalves, PRONTO ERA ASSIM, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, SURPRESA, de Paulo Patrício e A PRAIA, de Pedro Neves. São filmes que vão saltar da tela para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos re- lacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários, figurinos, entre outros. Aliado a esta procura, Marta Monteiro apresen- ta-nos o ESTÚDIO ANIMAR, onde as suas ilus- trações são pano de fundo de um inédito estú- dio de animação. Água Mole Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 9’15’’ Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua. Pronto, Era Assim Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues Portugal, 2015, ANI, HD, Cor, 13’ Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, noutro tempo. SOLAR - GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA SERVIÇO EDUCATIVO // ANIMAR 13

Transcript of Apresentação -...

ApresentaçãoO projeto ANIMAR propõe novas ferramentas,

meios e metodologias que introduzem o prin-

cípio de aprender através de uma experiência

participada. É, assim, uma proposta inovadora

de sensibilização para a arte, descodificação da

imagem e mobilização de saberes transversais,

estimulando a imaginação através do princípio

de aprender a brincar.

Nesta edição, o Animar propõe assim um cru-

zamento entre os universos do real e do imagi-

nado, quer através de animações baseadas em

histórias e personagens reais, quer da ficcionali-

zação de imagens documentais.

A exposição tem como pano de fundo os filmes

ÁGUA MOLE, de Alexandra Ramires (Xá) e Lau-

ra Gonçalves, PRONTO ERA ASSIM, de Joana

Nogueira e Patrícia Rodrigues, SURPRESA, de

Paulo Patrício e A PRAIA, de Pedro Neves. São

filmes que vão saltar da tela para a galeria, onde

estarão também patentes diversos objetos re-

lacionados com o processo de produção fílmica

como adereços, cenários, figurinos, entre outros.

Aliado a esta procura, Marta Monteiro apresen-

ta-nos o ESTÚDIO ANIMAR, onde as suas ilus-

trações são pano de fundo de um inédito estú-

dio de animação.

Água Mole Alexandra Ramires (Xá) e Laura GonçalvesPortugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 9’15’’

Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.

Pronto, Era Assim Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues Portugal, 2015, ANI, HD, Cor, 13’

Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, noutro tempo.

SOLAR - GALERIA DE ARTE CINEMÁTICASERVIÇO EDUCATIVO // ANIMAR 13

Atividades para as Escolas(concebidas para grupos escolares)

Visitas guiadas à exposiçãoDe Segunda a Sexta-feira.Horário: 14h-18h.Duração: entre 60 a 90 min

Visitas guiadas à exposição com exercício de imagem em movimentoDe Segunda a Sexta-feira.Horário: 14h-18h.Duração: entre 90 a 120 min

Apresentações “Animar 13” nas escolas(Apresentação das atividades e pequenos filmes)

De Segunda a Sexta-feira.Duração: 60 min

SurpresaPaulo PatrícioPortugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

Curta-metragem de animação documental que tem como base uma conversa gravada entre mãe, Joana, e filha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

A PraiaPedro NevesPortugal, 2016, DOC, HD, Cor, 22’

Na sociedade atual, os corpos mais velhos são escondi-dos e esquecidos como se estivessem impregnados de ne-gatividade. Neste filme, somos confrontados com esses corpos, desnudos e felizes, no dia-a-dia de uma praia da região de Lisboa.

Oficinas nas Escolas: brinquedos óticosstop-motion pixilaçãoDe Segunda a Sexta-feira. Horário a definir mediante reservaDuração: entre 90 a 120 min

Sessões de Cinema nas escolasDe Segunda a Sexta-feira.Horário a definir mediante reservaDuração: entre 60 a 90 minPúblico Alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico

Em colaboração com a Agência da Curta Metragem

Sessões de CinemaTeatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2Marcações disponíves nos dias:21 e 23 de Fevereiro6 e 7 de Março18 e 20 de AbrilHorário das sessões: 10h-12h30 / 15h-18hDuração: 60 minutosPúblico Alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico

Em colaboração com a Agência da Curta Metragem e o Cineclube de Vila de Conde

Panorama AmiguinhosClassificação étaria: maiores de 3 anosO Short Circuit – rede europeia de organismos que se dedi-cam à promoção e divulgação de curtas-metragens – pro-põe, uma vez mais, e através das escolhas dos seus mem-bros, um conjunto de filmes de vários países europeus a pensar nos mais pequenos: esta é uma sessão para maiores de 3 anos.

SOME LOGICRop van Mierlo, Holanda, 2015, ANI 54”Versão animada do livro de ilustrações de animais da auto-ria do designer grá co holandês Rop Van Mierlo.

DONINHA (WEASEL)Timon Leder, Eslovénia, 2016, ANI, 11’ 30’’Uma doninha esfomeada ataca um bando de pássaros que vivem numa árvore, mas é surpreendida pela sucessão de acontecimentos nas suas tentativa.

BOM DIA LUA (GOOD MORNING MOON)Christoph Brehme, Itália, 2015, ANI, 4’13”Certa noite, o Sr. Richmond, um ouriço aposentado, decide ir ao cinema. Richmond adora cinema e vai muitas vezes ver lmes, mas este a que está prestes a assistir não é como os outros, pois mudará a sua vida ... e não só!DOIS AMIGOS (DEUX AMIS)

Natalia Chernysheva, França, 2014, ANI, 4Dois amigos, uma lagarta e um girino, crescem em dois ambientes diferentes.

TEDDY, O URSINHO DESCONTRAÍDO (MEDO TRAPAVKO)Tomislav Gregl, Croácia, 2017, ANI, 8’30”Teddy é um ursinho brincalhão que não se importa com as regras da oresta. Um dia, depois de salvar a abelha de um problema, ganha uma amizade que mudará a sua vida.

GINJASZepe (José Pedro Cavalheiro) e Humberto Santana, Portugal, 2011, ANI, 2’Ginjas e o Pássaro Grande envolvem-se numa contenda e roubam-se mutuamente a linha de contorno do corpo. Através da fracturação e recons- trução de formas, contra-põem-se os conceitos de linha e mancha, interior e exterior.

A RAPOSA PEQUENINA(LE RENARD MINUSCULE)Aline Quertain, Sylwia Szkiladz, França, 2015, ANI, 9’Num jardim luxuriante, uma raposa pequenina encontra uma menina que cultiva plantas gigantes! Por coincidência, apercebem-se de que também podem cultivar objetos.

O GATO DO ESPAÇO (A LIFE STORY)Nacho Rodriguez, Espanha, 2013, ANI, 4’20”Um gato do espaço tem que deixar o seu planeta. Durante a viagem enfrentará perigos e aventuras, e nalmente ten-tará regressar a casa.

Panorama Histórias AnimadasClassificação étaria:maiores de 9Conjunto de filmes que explora a diversidade de técnicas de animação e de narrativas.

MAR À VILAEstudantes coordenados por Bastien Dubois, Portugal, 2014, ANI, Colour, 2’25’’O abraço do mar à terra e às gentes de uma cidade que as-sim se mostra e se sente.

DE GENTE SE FEZ HISTÓRIAInês Vila Cova, Portugal, 2017, DOC, Cor, 18’49’Um museu, um livro e uma extensa compilação de arquivos é o trabalho de uma vida de um humilde “caxineiro” apai-xonado pela sua terra Caxinas. A partir das suas imagens e som de arquivo, pretendo mostrar o tributo pelo qual José Vila Cova ansiava tanto por deixar terminado, para a sua ter-ra e sua gente.

UMA MANHÃ NA FEIRAEstudantes coordenados por Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Portugal, 2017, ANI, Cor, 2’30’’Uma visita ao mercado.ÁGUA MOLE

Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Portugal, 2017, ANI·DOC, Cor, 9’15’’Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam sub-mergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de pro-gresso parece estar acima de tudo, esta casa utua.

SURPRESAPaulo Patrício, Portugal, 2017, ANI·DOC, Cor, 8’40’Curta-metragem de animação documental que tem como base uma conversa gravada entre mãe, Joana, e lha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

PRONTO, ERA ASSIMJoana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Portugal, 2015, ANI, Cor, 12’58Num sótão empoeirado, uma Balança, uma Caixa de Mú-sica, uma Cafeteira, uma Jarra e um Microfone personi cam a história de vida de seis idosos que, numa conversa des-contraída em modo de entrevista, contam como foi crescer, casar, trabalhar, emigrar e sonhar num Portugal de outros tempos.

Apresentações “Antes do Filme”Teatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2De Terça a Sexta-feirahorário a definir mediante a reserva

Atividades para todos(concebidas para o público em geral)

Sessão de abertura da “Animar 13”Teatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2“L’Aventure Commence”Thierry Frémaux16h e 21h30Bilhetes: 4.5€

Oficina “TUDORODABOTAFORA”:iniciação à serigrafia com Oficina Arara21 de Março

14h – 19h Local: Solar - Galeria de Arte CinemáticaDuração: 5 horas Idades: 16-21 Inscrição: 10€, limitada a 20 formandos

Sessão de cinema dedicada ao 40º Festival de Curta-metragem de Clermont-FerrandTeatro Municipal de Vila do Conde, sala 215 de Abril16h e 21hBilhetes: 2€ (até 16 anos) / 4.5€ (maiores de 16)

Mostra de ilustração comemorativa do 40º Festival de Curta-metragem de Clermont-FerrandTeatro Municipal de Vila do Conde, foyer15 de Abril a 19 de MaioEntrada livre

Oficina comemorativa do 25 de Abril: iniciação à banda desenhada com Joana Estrela21 de Abril14h – 18hLocal: Solar - Galeria de Arte CinemáticaDuração: 4 horasIdades: 8-12 Inscrição: 10€, limitada a 20 formandos

Festa de EncerramentoTeatro Municipal de Vila do Conde, Sala 120 de MaioSessão solene 14h30Atividades para todos 16hBilhetes: 2€ (até 16 anos), 3,5€ (maiores de 16)

Contactos

ww.curtas.pt/animarfacebook.com/projetoANIMAR

Solar de São RoqueRua do Lidador · Vila do Conde T 252 646516 [email protected]ário: seg – sáb, 14h-18h

INFORMAÇÕES E RESERVASPedro Dourado

[email protected] T 252 646 516 · 961 302 327