Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de...

12
Jorge Luiz Mussolin Jorge Luiz Mussolin Como está o mercado? A Transição para o mercado de Mídia Indoor Nos últimos anos, o Brasil vem observando uma verdadeira “dança” das verbas de anunciantes, com alterações substanciais entre as mais variadas mídias. Essa migração de uma mídia para outra tem várias razões: 1)Nos EUA, por exemplo, a TV vem perdendo espaço para outras mídias. Com isso, a tendência é que o mundo e nosso pais sigam as mesmas tendências; 2)Em termos de Mídia Exterior, muitas Prefeituras têm manifestado o interesse de restringir seriamente essa atividade, quando não extingui-la, como no caso de Cidade de São Paulo, em 2007; 3)O surgimento de novas alternativas de mídias, com impacto maior junto a determinados públicos, faz o anunciante rever seus conceitos com relação à mídias tradicionais; 4)O surgimento de tendências como o ROI (Retorno sobre o Investimento), fez com que anunciantes analisassem melhor quais as mídias que trazem mais retorno para seus investimentos; 5)Em tempos de crise e incertezas, as verbas de publicidade tendem a ser mais estudadas para que sejam investidas em

description

Apresentação sobre A Transição para o mercado de Mídia Indoor por Jorge Mussolin, jornalista e analista de mercado especializado em mídias Out-of-home

Transcript of Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de...

Page 1: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Como está o mercado?

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Nos últimos anos, o Brasil vem observando uma verdadeira “dança” das verbas de anunciantes, com alterações substanciais entre as mais variadas mídias.

Essa migração de uma mídia para outra tem várias razões:

1)Nos EUA, por exemplo, a TV vem perdendo espaço para outras mídias. Com isso, a tendência é que o mundo e nosso pais sigam as mesmas tendências;2)Em termos de Mídia Exterior, muitas Prefeituras têm manifestado o interesse de restringir seriamente essa atividade, quando não extingui-la, como no caso de Cidade de São Paulo, em 2007;3)O surgimento de novas alternativas de mídias, com impacto maior junto a determinados públicos, faz o anunciante rever seus conceitos com relação à mídias tradicionais;4)O surgimento de tendências como o ROI (Retorno sobre o Investimento), fez com que anunciantes analisassem melhor quais as mídias que trazem mais retorno para seus investimentos;5)Em tempos de crise e incertezas, as verbas de publicidade tendem a ser mais estudadas para que sejam investidas em canais com impacto garantido;

Page 2: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Como será o mercado?

A tendência dos anunciantes, para os próximos anos, é, cada vez mais, buscar soluções de alto impacto, tentando atingir seu público-alvo através de mídias que atendam as novidades reveladas por pesquisas publicadas, recentemente, sobre os hábitos de consumo em vários segmentos da população.

Anunciantes, alinhados a esta nova realidade dos consumidores, buscam conhecer profundamente esses hábitos, criando conceitos, marcas, estilos e produtos que materializem exatamente e, instantaneamente, o desejo do novo consumidor. Para esses novos consumidores, as decisões de compra não são mais baseadas nos apelos veiculados através de mídias tradicionais e sim por inovações impactantes muito mais próximas de suas realidades como grupos sociais emergentes.

Estar presente nesse exato “momento”, “ao lado do possível consumidor” com a “mensagem mais adequada” é o grande desafio imposto às agências que planejam as campanhas para seus anunciantes.

Por isso, cada vez mais, uma grande revisão em mídias tradicionais está sendo feita pelas agências, além de se abrirem novas “janelas de oportunidades” para mídias consideradas segmentadas.

Page 3: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Indoor – “Atividades realizadas dentro de estabelecimentos e/ou locais fechados”.

ABA - Popai

“Painéis internos de publicidade, instalados em áreas de tráfego pesado de público, como banheiros públicos e clubes noturnos”.

Great Outdoor Network - Outdoor Advertising Industry Glossary

“Toda e qualquer forma de atividade correspondente à produção, montagem e veiculação de qualquer manifestação publicitária, que

possua ou não movimento ou iluminação, exibida de forma mecânica ou digital, ou por outro meio que venha a surgir, instalada em ambientes

fechados, com grande fluxo de trânsito de pedestres ou veículos”.

ABRAMID

Definições de Mídia Indoor

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Page 4: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

- Alto poder de segmentação do público-alvo e regionalização;

- Mídia com baixa dispersão. O público-alvo está sempre presente em seus “momentos” especiais, sejam próximos dos tradicionais pontos-de-venda, onde mais de 86% das decisões são tomadas, ou não. Esses “momentos” podem ocorrer em situações diversas como “baladas”, “academias”, shopping centers”, “supermercados”, “aeroportos” etc.

-Baixo investimento em comparação a outras mídias, com um alcance maior em termos de público-alvo, sem dispersão.

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Vantagens da Mídia Indoor

Page 5: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

- A mídia indoor proporcionou a reinvenção da comunicação com o público-alvo desejado;

- Pela sua própria característica, essa modalidade de mídia oferece uma Interatividade maior com o público-alvo, já que está localizada muito mais próxima dele e, consequentemente, causando um maior impacto no consumidor;

- Várias modalidades de mídia indoor podem ser elencadas, o que proporciona uma diversidade de escolha para agências e anunciantes;

- Cada uma possui característica própria e qualidades, não concorrendo entre si e podendo ser agregadas em uma única campanha.

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Aspectos Positivos da Mídia Indoor

Page 6: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

- Complementando Philip Kotler, o papa do Marketing, que já disse que “o que fundamenta um plano de mídia bem realizado é a composição bem elaborada para que seja diversificada, atingindo diferentes públicos, através de mídias em veículos distintos”.

Até mesmo locais como bares, rodoviárias, aeroportos, restaurantes, academias, táxis, ônibus, supermercados e tantos outros locais entrariam nessa condição.

Ou não?

Profecias

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Page 7: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Análise publicada pela PQ Media.

Nos EUA, investimentos que compreendem mídia indoor (telas e redes de propaganda em monitores digitais, painéis tipo outdoors digitais e displays), cresceram 27% em 2006, alcançando o patamar de US$1.69 bilhões. Para 2007, essas mídias têm uma expectativa de crescimento acelerado a uma taxa de 27.7%.

“Ironicamente, as tendências que têm atrasado a mídia tradicional (controle e fragmentação do consumidor, além da emergência de tecnologias digitais), são os catalisadores do tremendo crescimento e expansão das mídias exteriores alternativas”.

As redes de propaganda em vídeo são o maior sub-segmento, contabilizando 60% dos

gastos totais com mídia conforme dados oferecidos por empresas como National CineMedia, Premiere Retail Networks e Gannett’s Captivate Network. Outdoors digitais e displays, fazem parte do sub-segmento que cresce com maior rapidez, com um aumento de 55.4% em 2006, chegando a US$232.2 milhões.

Perspectivas Nos EUA

Fonte: Sistema de notícias eAgora

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Page 8: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Direcionamento das Verbas de Marketing

Cada vez mais, as verbas destinadas ao Marketing dos anunciantes estão sendo distribuídas de forma diferenciada. Em pouco tempo deve-se extinguir a idéia de que os meios tradicionais serão privilegiados em detrimento das mídias não tradicionais. Material retirado de uma palestra proferida por Ângelo Franzão, Vice-Presidente de Mídia da

McCann Erickson, realizada na Anatec, em 2006.

Para Onde Vai O Dinheiro?

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Page 9: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Em uma mercado altamente competitivo, ganham as empresas que contam com a força de um trabalho coeso, profissional e transparente, cometendo menos erros e buscando a máxima exposição ao mercado comprador.

Isso somente será possível se elas contarem com o respaldo de uma

Associação representativa, que tenha em seu quadro, empresas profissionais e gabaritadas, reunidas e dirigidas por um código de ética coerente, estatuto, regras claras sobre inclusão de exclusão de associados e todas as demais formalidades legais necessárias.

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Vantagens de uma Associação de Mídia Indoor

Page 10: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

- Reconhecidas como membros de uma organização única e pioneira, que pode oferecer ao mercado de agências a anunciantes, toda a sustentação necessária para incrementar um segmento em expansão.

- Terão o reconhecimento individual como empresa que cumpre normas claras, estabelecidas, reconhecidas e transparentes para o mercado.

- Contarão com o apoio de uma entidade representativa para solucionar pendências com o mercado ou com a concorrência desleal.

- Ganharão “status” de empresa profissionalizada e gabaritada, moderna e preocupada com as boas práticas de mercado.

Para as Empresas

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

Vantagens de uma Associação de Mídia Indoor

Page 11: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

O ideograma chinês para Crise é composto por “perigo” + “oportunidade”

“Perigo” – Deixar sua marca e o mercado conquistado à duras penas, sem um suporte publicitário adequado para tempos de crise. Não é reduzindo a publicidade

que as empresas sobreviverão à tempos difíceis.“Oportunidade” - Canalização de verbas publicitárias para o segmento de

Mídia Indoor, seja qual for ele, aproveitando o momento especial vivido pelo mercado.

A Transição para o mercado de Mídia Indoor

“Perigo” ou “Oportunidade”

Page 12: Apresentação - Jorge Mussolin - A Transição para o mercado de Mídia Indoor - Seminário de Midia Indoor Digital

Jorge Luiz MussolinJorge Luiz Mussolin

Obrigado a todos!

Jorge Luiz MussolinJornalista especializado em Mídia Out-of-home

[email protected]