Apresentação1

13
Centrifugaçã o Professor: Édio Mazera – Química Equipe:Diego Casas, Anderson Vinicius Peixe, Débora Dutra, Thiago Motta Piva, Andrei Motta. Ano 2011

description

apresentação de quimica

Transcript of Apresentação1

Page 1: Apresentação1

Centrifugação

Professor: Édio Mazera – QuímicaEquipe:Diego Casas, Anderson Vinicius Peixe, Débora Dutra, Thiago Motta Piva, Andrei Motta.

Ano 2011

Page 2: Apresentação1

A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquido

Page 3: Apresentação1

É usada em diferentes aplicaçoes laboiratoriais, industriais, domesticas, separando  liquidos imiscíveis de diferentes densidades.

Page 4: Apresentação1

O principio físico da força centrífuga relativa, é gerada por um conjunto de partículas é se sujeito a um movimento

circular se uma partícula em uniforme linear não for perturbada continuara com esse tipo

de movimento e isso significa que terá um velocidade constante e uma trajetória

retilínea

Page 5: Apresentação1

Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja forçada a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.

Page 6: Apresentação1

Um exemplo da centrifugação no nosso dia-a-dia são as máquinas lava-roupas que possuem a função centrifugação. Esta função é colocada como a última a ser desempenhada no processo de lavagem, pois serve pra torcer a roupa (tirar o excesso de água), ou seja, separar a roupa da água.

Page 7: Apresentação1

A centrifugação diferencial consiste em sujeitar uma amostra feita homogênea de um tecido ou órgão a repetidas centrifugações, aumentando de cada vez a força centrífuga. Hoje em dia esta técnica é largamente substituída pela centrifugação isopícnica. Esta técnica permite a separação de diferentes organelas celulares de eucariontes, como mitocôndrios,núcleo celulares.

Page 8: Apresentação1

A centrifugação isopícnica, de macromoléculas recorrendo também chamada centrifugação de equilíbrio, é usada na separação a gradientes de concentração da solução base usada para a separação das partículas.

Page 9: Apresentação1

O termo ultracentrifugação aplica-se à centrifugação que necessita de um tipo específico de centrífuga (ultracentrífuga). As velocidades alcançadas pelos rotores nestas centrífugas são muito elevadas. Neste tipo de centrífuga, a câmara onde se situa o rotor é refrigerada e encontra-se sob vácuo, para evitar o sobreaquecimento por atrito com o ar e para permitir que altas velocidades sejam atingidas.

Page 10: Apresentação1

por exemplo, a subunidade pequena dos ribossomas bacterianos é chamada 16S e a sua sequência nucleotídica serve de base em estudos filogenéticos.

A ultracentrífuga foi inventada em 1925 por Theodor Svedberg, pelo seu trabalho em sistemas coloidais, em que usou a sua invenção.

Page 11: Apresentação1

A centrifugação é uma técnica fundamental usada em diversos ramos da Química, Biologia e Bioquímica para a separação de amostras. Em geral, estas são introduzidas em tubos de diferentes tamanhos, que são dispostos num rotor de centrífuga. As centrífugas estão normalmente adaptadas para a utilização de diferentes tipos e tamanhos de rotores, conforme a velocidade e aplicação desejadas.

Page 12: Apresentação1

Gráfico da separação da centrifugação separando solido de líquido

Page 13: Apresentação1

Imagem de uma centrifuga de separação de mléculas