Argonautas Dezembro de 2007

12
Ficha Técnica: Dezembro 2006 | Ano 0,50 Argos | Coordenadores: António Valdemar Cristina Jorge - Paula Bastos - Rogério Ramos AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARGONCILHE Pág.10 Os malefícios do tabaco Pág. 4 Ano XI Nº 1 0,50 argos Argonautas | Dezembro de 2007 | Coordenação: António Valdemar Ribeiro | Branca do Carmo Santos Os Argonautas foram à procura dos novos clubes. Vem descobri-los! No Templo dos Deuses A Voz da Nau Manjar dos Deuses Mensagens de Hermes Os Deuses devem estar loucos pág 2 pág 6 pág 10 pág 11 pág 12 Índice Vamos proteger o nosso planeta! O Clube Teen, clube dedicado à educação para a Saúde pp. 2-3 EFA - As novas oportunidades Pág. 6-7 Penso que as pessoas não deveriam fumar, quando as pessoas o fazem obrigam as que estão à sua volta a fazerem o mesmo, sem o quererem, sendo prejudicadas. Por esta razão os fumadores deviam ter um pouco mais de civismo. Fumar mata!!

description

Argonautas Dezembro de 2007

Transcript of Argonautas Dezembro de 2007

Page 1: Argonautas Dezembro de 2007

1

Argonautas | Dezembro de 2007

Ficha Técnica: Dezembro 2006 | Ano 0,50 Argos | Coordenadores: António Valdemar Cristina Jorge - Paula Bastos - Rogério Ramos

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARGONCILHE

Pág.10

Os malefícios do tabaco

Pág. 4

Ano XINº 1

0,50argos

Argonautas | Dezembro de 2007 | Coordenação: António Valdemar Ribeiro | Branca do Carmo Santos

Os Argonautas foram à procura dos novos clubes. Vem descobri-los!

No Templo dos Deuses

A Voz da Nau

Manjar dos Deuses

Mensagens de Hermes

Os Deuses devem estar loucos

pág 2

pág 6

pág 10

pág 11

pág 12

Índice

Vamos proteger o nosso planeta!

O Clube Teen, clube dedicado à educação para a Saúde

pp. 2-3

EFA - As novas oportunidades

Pág. 6-7

Penso que as pessoas não deveriam fumar, quando as pessoas o fazem obrigam as que estão à sua volta a fazerem o mesmo, sem o quererem, sendo prejudicadas. Por esta razão os fumadores deviam ter um pouco mais de civismo.

Fumar mata!!

Page 2: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

2

O Clube Teen, clube dedicado à educação para a Saúde

Este novo clube da Escola pretende:1- Criação e manutenção de um Blog –

saudeteen.blogspot.com2- Criação e manutenção de um e-mail

[email protected] Concurso para logótipo do Blog.4- Sessões de Sensibilização, ao

longo do ano, em articulação com o Centro de Saúde, Gabinete de Psicologia do Agrupamento, Câmara Municipal, Forças de Segurança, entre outros (a divulgação será realizada oportunamente).

5- Pelo menos uma vez por mês, as temáticas de promoção da saúde deverão ser abordadas em Formação Cívica.

No Templo dos deuses

por: Liliana Teixeira, Irene Pedro e Rosa Professores responsáveis

“Mais Matemática”

Um artigo cujo título envolva a palavra “matemática”, por si só, já assusta muito boa gente.

Mas o que se pretende com o projecto “Mais Matemática” não é fazer mais da matemática que usualmente se faz dentro da sala de aula. É fazer mais de uma outra matemática: da matemática divertida.

Tendo como pano de fundo o objectivo do Plano de Acção para a Matemática, ou seja, promover o sucesso na matemática, este projecto pretende estimular o gosto pela disciplina, propondo-se, assim, a

por: Mónica MesquitaProfessora

desenvolver, ao longo do ano, um conjunto de actividades interessantes para os alunos.

Uma actividade semanal a desenvolver passa por afixar, num placard da Sala dos Alunos, curiosidades sobre matemática, truques, humor, … Sim, porque se pode fazer muito e bom humor com a matemática!

Por outro lado, com o objectivo de estimular a capacidade de raciocínio, bem como demonstrar a utilidade da matemática para a resolução de questões do quotidiano, os alunos do 2.º e 3.º ciclos terão a oportunidade de participar no Problema do Mês.

Os alunos terão acesso, diariamente, aos mais diversos jogos de matemática e porque há sempre quem goste de estudar esta incomparável disciplina… foi criado um espaço propício ao estudo e ao esclarecimento de dúvidas.

Também fazem parte do leque de acti-vidades propostas aquelas que envolvam a mobilização de grupos de alunos, tais como, concursos e competições.

Retirar a Matemática do universo do “Dantesco” é, então, a grande aposta dos professores de matemática este ano. Con-seguiremos? Só o tempo dirá!

Para tal, será disponibilizada informação, que servirá de apoio à dinamização de momentos de reflexão e trabalho de grupo com os alunos. Esses materiais de apoio serão colocados, atempadamente, junto aos dossiers dos Directores de Turma.

O horário para diálogo / esclarecimento de dúvidas aos alunos deste clube é:

3ª Feira – das 8:30 às 9:30 h – Psicóloga Márcia Azevedo (Gabinete de Psicologia)

5ª Feira – das 12 às 13 h – Professoras Liliana Teixeira ou Irene Pedro (Gabinete de Apoio ao Aluno)

6ª Feira – das 11 às 12 h – Professora Rosa Oliveira (Gabinete de Apoio ao Aluno).

Em Novembro foi abordada a problemá-tica do tabagismo, no âmbito do Dia do Não Fumador (17 de Novembro) e em Dezem-bro será realizado um inquérito aos alunos sobre alguns dos seus hábitos alimentares, para posterior análise no 2º período.

Editorialpor: Carlos Alberto Magalhães

Presidente do Conselho Executivo

Se cada um de nós só pensasse em si mesmo e não quisesse saber dos outros, de quem vive e viverá neste Planeta, viveria um dia de cada vez sem qualquer consciência colectiva.

Na verdade, devemos pensar que a vida é uma corrente alimentada e preservada por todos e por cada um de nós. A qualidade de vida, do ambiente natural e relacional, a paz, dependem de mim, de ti, de todos nós e não somente dos outros, pelo que cada um de nós deverá dar o seu contributo, mais ou menos relevante, mas sempre importante, a favor da melhoria das condições de vida de todos. Esta consciência, este aperceber-se das coisas, começa – sem pretender abordar a importância de cada um dos intervenientes – na família, continua na Escola e termina na vida social. Sozinhos nunca conseguiremos tornar o mundo melhor mas se todos nós dermos uma pequena colaboração estaremos a contribuir para uma sociedade mais humana,

pura, respirável. Se cada um de nós deixar de ser tão miudinho, intolerante, implicativo, de certeza que as relações humanas conhecerão outro desenvolvimento.

Numa sociedade competitiva como é aquela em que vivemos, onde, muitas vezes, o que conta é falar mais alto que o vizinho, ter mais coisas que o nosso colega de trabalho ou de carteira, procuremos ser mais responsáveis, amigos do próximo, conscientes de que a importância, como quase tudo que existe à face da Terra, não passa de algo passageiro, transitório, fugaz, que se perderá num abrir e fechar de olhos.

Resta-me desejar a todos um santo e feliz Natal e que 2008 constitua para todos um espaço temporal de conversão, de mudança de rumo.

Page 3: Argonautas Dezembro de 2007

3

Argonautas | Dezembro de 2007

Queremos fazer parte do “Argonautas”

Somos formandos do Curso de Educação Básica do 1ºCiclo/Alfabetização de Adultos de Sanguedo e este é o segundo ano que estamos neste Agrupamento. O nosso grupo, na sua maioria, são formandos de etnia cigana, com idades compreendidas entre os quinze e cinquenta e sete anos. É composto por seis formandos não ciganos (“pajos”) e vinte e cinco ciganos.

Pensamos que é importante participar e partilhar com todos algumas actividades que fazemos e registamos ao longo do ano. Por isso, como está a chegar o Natal, deixamos esta nossa mensagem:

Nasça em todos os coraçõesAmizade, paz e carinho.Tentemos espalhar o amorA cada dia que passa.Logo, todos os dias, será Natal.

por: Fornandos e formadoresCEBA - Sanguêdo

Desporto Escolar tem muitas ofertas para este ano

Neste ano lectivo o clube de Desporto Escolar tem para oferecer aos alunos da nossa escola os seguintes grupos/equipa:

Modalidade Nascidos em: Horário

Futsal Feminino 1993 a 1996 3ª,5ª e 6ª feira

às 14:15h

VoleibolFeminino 1995 a 1997

2ª feira das 14:15h às 15:10h.

3ª feira das 16:55h às

17:40h

VoleibolFeminino 1993 a 1994

3ª feira das 17:40h às

18:25h4ª feira das 15:10h às

16:40h

BasquetebolMasculino 1995 a 1997

2ª e 5ª feira das 14:15h às

15:00h3ª feira das

12:35 às 13:20h

BasquetebolMasculino 1993 a 1994

4ª feira das 14:15h às

16:40h

Badminton

Masculinoe

Feminino

Qualquer idade

2ª feira das 16:55h às

17:40h3ª feira das 14:15h às

15:00h

Vem praticar desporto e conhecer cole-gas de outras escolas

Para mais informações contacta os Professores de Educação Física.

No Templo dos deuses

por: José RodriguesProfessor

O Clube de Teatro voltou!

O Teatro descreve quer a lei, quer o jogo, quer a riqueza, a quietude, o riso, a guerra, a paixão, quer a morte violenta (…)

(…) Aos eunucos dá-lhes audácia; energia aos fortes; é o acordar dos incons-cientes e a perspicácia dos sábios.

(Baharata, o fundador do teatro na Índia, primeira metade do séc. I)

O Clube de Teatro da Escola está a funcionar. Apesar das dificuldades em con-seguir conciliar os horários dos alunos e do professor, a falta de espaços para se trabalhar…

… Para já, no Refeitório, que é um es-paço como outro qualquer, e com algumas vantagens, tal como um certo e simpático cheirinho e, por vezes, alguns acordes iso-lados da sinfonia dos tachos e panelas.

Estamos a trabalhar com o nosso ve-lhinho Mestre Gil, Vicente de apelido, e o seu Auto da Barca do Inferno. É um mer-gulho excitante no longínquo tempo dos Descobrimentos, numa Língua Portuguesa de sabor bem arcaico e, já agora, com al-gumas liberdades e ousadias muito sabo-rosas, isto é, vicentinas.

E o que é que pretendemos com isto?Ora, se correr bem, lá para a Páscoa,

quem sabe, apresentaremos, aqui, na Es-cola, o nosso Auto da Barca do Inferno, espectáculo para cerca de meia hora. De-pois… vamos representá-lo onde calhar, quanto mais vezes melhor, ao longo do terceiro período.

E, a propósito, os artistas são: (todos do 9.º B) Ana, Beatriz, Daniel, Joana Almei-da, Joana Pereira, Liliana, Marta, Miguel, Nuno, Rúben Pedrosa, Rúben Xavier, Rui Neves, Teresa e Vanessa.

Agora… desejem-nos boa sorte, para levarmos a barca até ao inferno… quer dizer, até bom porto!

por:Professor

Fernando Baptista

Page 4: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

4

No Templo dos deuses

por: Conceição, Cristina, Andreia, Manuel, Emílio, AugustoAlunos do EFA

EFA - As novas oportunidades

O dia do Idoso na nossa Escola

Tendo em conta que os nossos idosos estão afastados da Biblioteca, considerou--se importante comemorar o Dia do Idoso - 1 de Outubro - e, pela primeira vez na nossa Biblioteca, convidámos idosos dos Centros Sociais de Sanguêdo e Argoncilhe a virem conhecer/desfrutar da Biblioteca da nossa Escola.

Apoiamos o ambientepor: Jardim de Infância de Pousadela

Na nossa Escola fazemos a gestão dos resíduos. Em cada sala há um pequeno ecoponto, no qual é feita a separação do lixo.

• No azul colocamos o papel e o cartão;

• No amarelo o plástico e o metal;• No verde o vidro;Um pilhão onde se põem as pilhas que

trazem de casa.No recreio, na área destinada à

horta, um compostor onde colocamos os resíduos orgânicos:

• Cascas de fruta;• Aparas de legumes;• Restos de comida;• Bocadinhos de papel que se desfaz;• Folhas secas das árvores;• Aparas de relva.Com o composto preparado no

compostor alimentámos e alimentaremos as nossas plantas e os produtos hortícolas da nossa horta.

O Natal

O Natal é uma época sem igualé uma festa muito especial.O Natal é uma época de alegria,solidariedade, amor e fantasia.

No Natal, devemos partilhare tratar todos em igual.Todos querem presentes receber,mas não só: também amor querem ter.

O Menino Jesus nasceu com frio,mas conseguiu resistir.Foi muito bem cuidado e por todos os seus parentes foi amado.

É Natal, é Natal:Tudo por um sorriso.É Natal é Natal:Vamos todos festejaresta época de encantar.

por: Tiago Silva, 5º D

Nós gostamos de frequentar este curso. Queremos aprender coisas novas para ter um emprego.

Gostamos dos professores e da Escola.

Page 5: Argonautas Dezembro de 2007

5

Argonautas | Dezembro de 2007

Biblioteca em Movimento

O nosso primeiro número do Boletim da

Biblioteca, saiu dia 22 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - cujo objectivo é informar sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo.

Será editado trimestralmente e funcionará como elo de ligação entre todos os intervenientes da acção educativa deste Agrupamento.

A Biblioteca desempenha um papel transversal que se traduz na articulação entre todos os níveis de ensino a nível do Plano Anual de Actividades, na criação de um núcleo de alunos monitores/leitores e na possibilidade de dar resposta aos currículos.

O projecto da Biblioteca passa pela criação de um epistolário/troca de cartas entre turmas em articulação com o Plano Nacional de Leitura. Os intervenientes deste projecto são, em primeiro lugar, os alunos, mas também poderão participar encarregados de educação. Desta forma, o nosso objectivo, que coincide completamente com o do PNL, é pôr o “país” a ler.

As oficinas da Pesquisa, da Leitura e da Escrita já estão a funcionar desde o dia 8 de Outubro. O quinto ano, turma F, está já a frequentar esta actividade à 5ª feira entre as10.05 e as 11.40, sob a responsabilidade da professora Ana Feiteira e o 3º ano, irá iniciar também a referida actividade, a partir do dia 27 de Novembro, com a professora Fernanda Lopes.

Têm vindo a ser desenvolvidas actividades como: ”Hora do Conto”, “ Mas que história vem a ser esta?”concursos de acordo com as comemorações do nascimento de autores, nomeadamente Sophia de Mello Breyner Andresen, Eça de Queirós e António Gedeão.

A Biblioteca tem servido de laboratório de pesquisa e de palestras para as diferentes actividades em que é requisitada. Têm ainda sido feitas diferentes e variadas exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Tentamos dar resposta ao desafio que nos é e vai sendo proposto pois uma Biblioteca deverá ser o espaço de encontro e partilha de saberes.

por: Equipa Coordenadora

No Templo dos deuses

Oficina da escrita e leitura

A maravilhosa história de Isabel

Mas um dia aconteceu uma coisa extraordinária e diferente.

Quando a Isabel foi para o jardim apanhar ar, viu uma senhora velhinha. Isabel foi ter com ela e perguntou-lhe o que ela queria. A senhora disse que queria um bocado de pão. A menina foi buscar o pão para dar à velhinha, que ficou comovida com o seu acto de bondade. Isabel entregou-lhe o pão e ela despiu a sua capa e transformou-se numa bela fada. Isabel ficou espantada, porque nunca nada daquilo tinha acontecido.

A fada virou-se para a Isabel e disse que lhe ia conceder três desejos.

O primeiro desejo seria que a Isabel tivesse muitos amigos sinceros.

O segundo desejo seria que ela fosse sempre responsável e amiga do seu amigo.

E o terceiro desejo seria que ela nunca fosse egoísta com os outros.

A amiga Bruxa

Era uma vez uma bruxa… que não pa-recia uma.

Era alta, gordita, rosadinha e com uns lindos olhos azuis, e, ao contrário de todas as bruxas, era boazinha.

De manhã, quando acordava, abria a janela e deliciava-se com o cantar dos pas-sarinhos, as borboletas, as folhas, as flo-res coloridas, o sol a brilhar, o céu azul… e falava com todas as meninas que pas-savam.

Mas, à noite, quando tudo ficava bem escurinho, ela saltava para cima da sua vassoura, voava por toda a aldeia e torna-va-se a melhor feiticeira de todas.

E dizia: Sou a bruxa, que todos os me-ninos nunca esquecerão, vou fazê-los mui-to felizes.

Amanhã, vão ter a melhor das surpre-sas!...

E, no dia seguinte, pela manhã, quando iam para a escola, estavam felicíssimos – por todo o lado viam rebuçados, chocola-tes, flores, chupa-chupas, brinquedos.

Parecia um sonho!!!

por: Eva Silva5º F

por: Inês Castro5º C

O amor...Quantas vezes, ao pé de um mar que me embrulha numa bruma encantada, perdi o

brilho dos olhos, deitei uma lágrima amada, envolta num secretismo só meu, de momentos fugidos na penumbra da noite insólita, momentos nos restos de uma memória de sonhos, que apenas nos tolos de amor habita.

Lágrima que em sangue se torna, dor de amar, numa noite morna, que aquece corpos cansados, de um pedaço de momento que não lhe vai pertencer. Mas o corpo responde a coisas que nem sequer imaginamos viver. Ensinado nasce, nem precisa o caminho percorrer.

Olho de novo esse mar, que a alma percorre, como forma de acalmar, entra- -me nas veias de um sangue seco, pronto a escassear. Sangue que arde, queima em cada meu olhar; sangue que perde a vida, que vê o fogo, lentamente, se apagar. Mas a lua do alto se revolta, não quer deixar, que a luta termine, sem a batalha ganhar, as lágrimas deixadas cair à beira de um mar, são lamentações de um coração que irá de novo amar!

A lua me eleva em seus braços, num burburinho que enche o meu corpo de um sopro de vida. E por mais triste que eu esteja, entendo que já não estou perdida, o destino toma conta de um corpo inerte em sonhos, que podem de novo reviver, e eu fecho meus olhos, descanso em seus braços, e dou por mim a adormecer! O sol entra por uma janela solitária que não pareço recordar, mas quando volto a olha-la começo-me a espantar. O sol entra pelo lado oculto de uma sombra sem começo nem fim, sorri-me com sorriso malandro, apoderando-se de mim. Afinal o sol brilha pela frincha mais escura da minha alma, que lentamente apodrecia, e que eu via desfalecer. Crio de novo forças, volto a colocar um sorriso, entro na estrada da vida, e pela primeira vez, nem olhar para trás preciso, sinto-me segura, livre de recordações que me façam sofrer, sinto-me livre, sei que posso começar a viver. E por isso, quando o sol um sorriso triste estiver a mostrar, lembra-te que é ti que brilha, deixa-o à tona voltar.

por: Ana Rute9º B

Page 6: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

6

A voz da nau

por: Recolha do Clube do JornalAlunos

Energias renováveis

Por causa das mudanças climáticas e das preocupações com o meio ambiente, nos últimos anos temos vindo a assistir a discussões à volta das fontes de energia. É delas que provêm a energia necessária para o nosso estilo de vida: electricidade em casa, combustível para o carro, aqueci-mento na sala de aula, etc…

O problema é que algumas dessas fon-tes são poluentes e limitadas. Outras, mais amigas do ambiente, são caras e difíceis de obter.

Um problemaA exploração intensiva de recursos e

a poluição ambiental de algumas fontes de energia durante os séculos XIX e XX levaram a que os governos, cientistas e empresários procurassem novas fontes de energia. São as energias alternativas, em comparação com as tradicionais, as mais usadas na actualidade.

As fontes mais usadas tradicionalmente são o petróleo, o carvão e o nuclear. O petróleo e o carvão são os chamados combustíveis fósseis e, apesar de estarem longe de se esgotarem as suas reservas, são esgotáveis, para além de muito poluidores do ambiente. A energia nuclear não é esgotável, mas tem a desvantagem de criar dificuldades quanto ao tratamento dos resíduos radioactivos e os perigos de acidentes.

EnergiasA partir do momento em que se iden-

tificaram os problemas com as fontes de energia tradicionais, compreendeu-se a necessidade de procurar fontes de energia inesgotáveis e menos poluentes: as ener-gias renováveis. Estas são alternativas energéticas que não prejudicam, ou preju-dicam menos, a Natureza, não se gastam pelo seu uso e não têm um limite de utili-zação no tempo: são amigas do ambiente, renováveis e perenes.

Quais são?São energias renováveis a energia solar, energia eólica, energia híbrida e biomassa.

Sabias que…Os cientistas defendem que

uma empresa média que utilize carvão como a sua principal fonte de energia chega a enviar 3.700.000 toneladas de dióxido de enxofre para a atmosfera, entre outros resíduos.

Energia SolarA energia produzida pelo Sol, enviada

para a Terra através dos raios solares, é inesgotável e completamente limpa, pois não produz resíduos.

É possível utilizar a energia do Sol através de duas formas:

1. Método activo: transformação dos raios solares em energia térmica ou eléctrica, utilizando painéis fotovoltaicos, que contêm células fotovoltaicas. Este é um processo de baixo rendimento e alto custo, mas completamente limpo. Um exemplo é a máquina calculadora que funciona à luz solar.

2. Método passivo: através do aqueci-mento de edifícios ou cisternas de água, pela concentração de calor, con-seguida por colectores de calor.

Vantagens:Energia limpa e inesgotável, produz

energia em locais isolados, custo de produção baixo.

Desvantagens:Dependente da exposição solar de

cada região; perdas na conversão de energia solar em energia eléctrica; custos de instalação.

Sabias que…• As células fotovoltaicas contêm

silício, um componente presente nas areias da praia;

• A primeira aplicação energética de energia solar foi realizada por um português, Padre Manuel António Gomes, que criou o concentrador solar.

• A Estação fotovoltaica de Serpa aproveita as muitas horas do sol do Alentejo: ocupa 60 hectares, tem 52 mil painéis e pode produzir 11 megawatts.

BiomassaGera-se energia através da biomassa

pela combustão de substâncias orgânicas. Há três tipos de biomassa que podem ser sujeitos a estas operações:

Sólidos: resíduos provenientes da agricultura, pecuária, floresta e dos lixos urbanos biodegradáveis;

Líquidos: são os biocombustíveis, também chamados culturas energéticas – biodiesel (óleos de colza e girassol), eta-nol

(fermentação de açúcar) e metanol (síntese de gás natural).

Gasosos: As emissões de metano de gás carbónico, a partir de efluentes agro-pecuários e urbanos ou de aterros sanitários, onde se depositam os lixos biodegradáveis.

Vantagens:Utilização de produtos cultiváveis e re-

nováveis; incentivo à reciclagem; acesso generalizado no Planeta.

Desvantagens:A combustão emite gases para a

atmosfera; necessidade de grandes ex-tensões de terra; custos elevados de pro-dução e adaptação.

Page 7: Argonautas Dezembro de 2007

7

Argonautas | Dezembro de 2007A voz da nau

Energia eólicaChama-se energia eólica a que é

gerada pelo vento.Não é uma invenção recente, pois

é utilizada em moinhos há milhares de anos, mas só agora existe a tecnologia que a torna rentável.

Certamente já pudeste ver os novos campos de turbinas eólicas, espalhados

pelo nosso país. É necessário que a velocidade do vento

seja superior a 6 metros por se-

gundo por segundo,

em mé-

dia, para

que uma tur-

bina funcio-ne. A energia

cinética, produzi-da pela deslocação do

ar, é transformada em energia eléctrica.

Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria, não da Feira!, mas a ilha dos Açores. Hoje já existem muitas destas centrais, em gran-de parte do território do país: mais de 100 parques eólicos de 800 turbinas eléctri-cas.

Vantagens:Energia limpa e inesgotável; possibili-

dade de utilização em locais remotos; co-existência com outras actividades, como a agricultura.

Energia híbridaÉ a utilização da força produzida pela pressão e circulação das águas de um rio, por exemplo, convertido em energia eléctrica, através da rotação de uma turbina. Este é o caso da energia produzida nas barragens.

Novos caminhosNos últimos anos, têm vindo a ser estudas novas formas de produção de energia, que procuram ser mais rentáveis e menos poluidoras do que as existem. Eis alguns exemplos:

Hidrogénio:Através do recurso à utilização de uma pilha deste gás, abundante e não poluidor, que, através da sua combustão, gera energia.

Geotérmica:O interior da Terra é muito quente, ao ponto de transformar a rocha em lava, que é expelida pelos vulcões. A energia geotérmica é o aproveitamento da energia produzida pela Terra, sob a forma de calor.

Oceanos:Há várias formas de aproveitar a energia do mar: através do diferencial térmico, a diferença de temperatura das águas; pelo aproveitamento das correntes marítimas; pela geração de energia através de turbinas, accionadas pela força das marés. A este tipo de energia chama-se Mareomotriz. Portugal tem uma estação que gera energia através das marés, na ilha do Pico, Açores.

Nota: A Alemanha é um dos países mais avançados em termos da conversão da produção de energia, utilizando energias renováveis: produz cerca de 1/3 da energia eólica gerada no mundo inteiro. Portugal está empenhado em apostar nestas energias e o QREN será grande parte utilizado no desenvolvimento destas energias.

Retirado de:Revista ZT, n.º 56, Out. 2007

Al Gore – Prémio Nobel da Paz 2007

“Ele é provavelmente o indivíduo que mais fez para que nós compre-endêssemos melhor que medidas devem ser adoptadas pelo mundo”, afirmou Ole Danbolt Mjoes.

Albert Arnold Gore Jr., nasceu em Washington, a 31 de Março de 1948. Foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001. Durante o seu mandato deu especial atenção, às questões ambientais.

Em 2000, concorreu à presidência dos Estados Unidos, da qual saiu derrotado, passando desde então a dedicar-se à preservação ambiental.

O documentário “Uma verdade Incon-veniente”, por si lançado, em 2006, debru-ça-se sobre as mudanças climáticas, mais especificamente, sobre o aquecimento glo-bal a que o nosso planeta tem sido sujei-to como consequência da acção humana. Este documentário venceu o Óscar do Me-lhor Documentário de 2007, o que terá con-tribuído para uma maior consciencialização para estes problemas e para a necessida-de de se alterarem comportamentos nesta área.

Como reconhecimento de toda esta ac-ção, Al Gore recebeu o Prémio Nobel da Paz, conjuntamente com o Painel Intergo-vernamental para as alterações climáticas da ONU, a 10 de Outubro deste ano, tendo-se considerado a sua acção como aquela que mais contribuiu para o despertar da necessidade de se mudar o rumo e pensar efectivamente no futuro do nosso planeta.

por: Tiago Silva5º D

Desvantagens:Depende de condições climatéricas;

necessita de grandes espaços; interfere com migrações de aves; afecta a paisa-gem.

Page 8: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

8

A voz da nau

por: Daniel Dias6º E

HalloweenA nossa Escola foi palco de acontecimntos mágicos!

Vários trabalhos foram desenvolvidos sob o Halloween. Este é um dos exempos.

A preguiça vista por:por: João Silva

5º A

por: Ricardo Neves5º A

O Tempo

Page 9: Argonautas Dezembro de 2007

9

Argonautas | Dezembro de 2007

Assembleia de Delegados

Na nossa escola está a nascer um novo órgão – a Assembleia de Delegados (AD).

Pretende-se, com a sua criação, criar um espaço para envolver os alunos na vida da escola.

Na AD terão presença apenas os alunos e todas as decisões serão tomadas pelos alunos.

São objectivos da AD:- reflectir e pensar sobre os problemas

da escola, procurando apresentar suges-tões para a sua resolução,

- dinamizar actividades na escola (tor-neios, festas, exposições, debates, etc…)

- ajudar a resolver problemas de indis-ciplina.

De acordo com o que foi decidido na primeira reunião, haverá uma reunião men-sal (na primeira 4ª feira de cada mês). É por isso importante que todos os alunos possam discutir na sua turma (na aula de formação cívica) os problemas que vão tendo, as sugestões que têm para melhorar a escola. Depois os respectivos delegados podem levar essas ideias para a AD.

A AD será também dirigida por uma mesa constituída por um Presidente e um Vice-Presidente, escolhidos através de uma eleição. Até ao fecho desta edição há já duas listas candidatas: a lista A, Presidida pelo Fábio Ribeiro do 6ºB e a Lista B presidida pelo Pedro Carvalho do 9ºD.

A eleição vai decorrer no próximo dia 12 de Dezembro.

Avoz da nau

por: João PauloProfessor

Quadro de Honra e Excelência2006 – 2007

À semelhança de anos lectivos anteriores, também decorreu no dia 5 de Dezembro de 2007 pelas 21 horas, a entrega das menções de “Quadro de Honra e Excelência” a alunos da nossa escola.

Foram vinte e dois alunos que alcançaram esta menção, pelo trabalho que desenvolveram no ano lectivo anterior.

Deste modo, a nossa escola quis agraciá-los pelo trabalho que desenvolveram, quer a nível de atitudes, quer de comportamento. Uma recompensa merecida e um exemplo a partilhar e a seguir.

Trabalha este ano lectivo e quem sabe se não serás o próximo a receber esta menção?!

Serviço de psicologia e orientação

FINALMENTE…O SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO DA NOSSA ESCOLA

Depois de muita insistência, junto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), de diferentes interlocutores da comunidade educativa, eis que, finalmente, temos, ao dispor de toda a Comunidade Educativa um Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).

Para quem não sabe, o SPO é uma Unidade Especializada de Apoio Educativo, integrado na Rede Escolar, que desenvolve a sua acção em todo o Agrupamento, neste caso o de Argoncilhe. É um Serviço

por: Márcia AzevedoPsicóloga

que assegura o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo de todo o processo educativo, bem como contribui para a promoção do seu desenvolvimento pessoal, relacional, social, emocional e sucesso escolar.

Para aceder a este Serviço pode fazê- -lo por contacto directo, através do Director de Turma, do Conselho Executivo, pelo telefone e/ou e-mail. Para saber quais as actividades que se estão a desenvolver consulte a página da Internet da nossa Escola.

Como estamos no Natal e esta é uma altura de formar alguns desejos, vamos todos fazer força para que continuem a lembrar–se do nosso Agrupamento e que o trabalho que se está a iniciar no SPO possa continuar e, desta forma, possamos ajudar a torná-lo cada dia melhor e mais especial para todos aqueles que frequentam os estabelecimentos de ensino que o integram.

Bom Natal a todos!

Diogo Oliveira Reis – 5º ARicardo Jorge Neves – 5º APaula Alexandra Costa – 5º BPatrícia Silva Santos Ribeiro – 5º CAna Rita Silva – 5º CRute Raquel Encarnação – 5º ECatarina Amorim Coimbra – 6º AAna Margarida Sousa – 6º BHelena Bugalho Lei – 6º BPaulo Jorge Correia – 6º DManuel Baptista Pimenta – 7º A

Rui Filipe Santos – 7º ASérgio Teixeira Santos – 7º CJoão Miguel Oliveira – 7º DVera Mónica Silva – 7º DRui Neves – 8º BCélio Dinarte Neves – 8º CDiana Daniela Oliveira – 8º CCátia Daniela Oliveira – 9º ALuísa Raquel Ribeiro – 9º BRita Daniela Pinto – 9º ETiago Fernando Ferreira – 9º E

Vamos a votos!Devemos participar!

Page 10: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

10

Deitar Fumohttp://deitarfumo.blogspot.com

Tens os teus neurónios ligados? Será que queres deitar fumo? Então tenta resolver estes pequenos problemas:1) A semana passada desliguei a luz do

meu quarto e consegui ir para a cama antes de o quarto ficar escuro. Se a cama estava longe do interruptor, como foi que consegui?

2) Que palavra termina em la, tem es no início e um co no meio?

3) Um dos brincos da Andreia caiu no café. A chávena estava cheia, mas o brinco não se molhou. Porquê?

4) A minha tia costuma vir visitar-me, mas sai sempre do elevador cinco andares antes e vem a pé até ao meu apartamento. Porquê?

por: Professor João Paulo

A voz da nau

E uma extra para baralhar ainda mais:

O Avô do João pediu-lhe para ele ir apanhar maçãs.

No caminho de regresso, o João foi assaltado. Roubaram-lhe metade das maçãs que trazia, mais uma.

Azarado como era, ainda foi assaltado mais duas vezes. De cada vez tiraram-lhe metade, mais uma.

Chegou a casa com uma maçã. Quantas maçãs é que ele

apanhou?

Liga-te ao nosso blog e deixa-nos as tuas respostas. Os vencedores (os que acertarem em todos os problemas) terão o seu nome no próximo jornal!

Os malefícios do tabaco

Penso que as pessoas não deveriam fumar, porque quando o fazem obrigam as que estão à sua volta a fazerem o mesmo, sem o quererem sendo prejudicadas. Por esta razão os fumadores deviam ter um pouco mais de civismo.

Várias são as razões que justificam o deixar de fumar:

• Fumar envelhece a pele tirando-lhe luminosidade;

• Fumar provoca cancro na garganta e pulmões;

• Fumar diminui as capacidades/resistências físicas, provocando cansaço e fadigas crónicas;

• Fumar reduz o olfacto e o sabor;• Fumar provoca um envelhecimento

mais apressado do organismo, reduzindo a esperança de vida;

• FUMAR MATA!!!

por: Sofia Azevedo5º D

A turma do 5º D, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto e no âmbito do Plano Nacional de Leitura esteve, neste 1º período, a estudar a obra “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Como produto final deste trabalho resultou um resumo ilustrado da obra atrás citada (que poderás consultar na Biblioteca da nossa escola) e que se espera, mais tarde, ser apresentado aos alunos do 1º ciclo do nosso agrupamento, pela turma que desenvolveu este projecto.

Para te desafiar e incentivar à leitura desta obra, procura, na nossa Biblioteca, os textos.

Concurso Rosa- -dos-Ventos

Decorreu na nossa escola, até ao passado dia 30 de Novembro, um concurso cujo objectivo pretendia a construção de Rosas-dos-Ventos. Todos os alunos do 2º e 3º ciclos puderam participar e dar a conhecer a todos a sua criatividade.

Eis os premiados:2º ciclo 1º - Andreia (5ºA)2º - Ana Sofia (5ºA)3º - Tiago Silva (5ºD)4º - Ana Paula Ribeiro (5º C)5º - Sofia (5º D)

3º ciclo1º - Vanessa e Filipe (7ºC)

A Florestapor: O clube do Jornal

por: O clube do Jornal

Ser amigo é

Um amigoÉ uma coisa bonita!Um amigoÉ uma coisa especial e amorosa.Com amigosAs pessoas são felizes.Todos nós precisamos deAmigos na vida,Porque o homem é um ser Sociável.Quando há amigos, há alegria.Quando há amigos, as pessoasDivertem-se à brava.É bom fazer amigos…Sermos amigos uns dos outros,E não gozar Mas respeitar.E dar carinhoDefende-los e ouvi-los.Ser amigo é…AjudarE dar sem precisar.

por: Abílio Mota, 6ºE

Page 11: Argonautas Dezembro de 2007

11

Argonautas | Dezembro de 2007Manjar dos deuses

por: Tiago Silva5º D

Rabanadas

Ingredientes:

1 Colher (de sopa) de açúcar; 0,5l de leite; 8 Fatias de pão de forma; 4 Ovos grandes; 8 Colheres de sopa) de geleia de

marmelo de compra; Óleo ou azeite e açúcar q.b.

Preparação:

1º passo - Envolva o açúcar como o leite morno e passe as fatias de pão por esta mistura. Esprema-as um pouco e mergulhe-as nos ovos batidos.

2º passo – Frita-as em óleo ou azeite quente abundante.

Retire-as e deixe-as escorrer bem sobre papel absorvente.

Polvilhe-as com um pouco de açúcar e barre cada fatia com uma colher, das de sopa, de geleia.

Mensagem de Hermes

por: Tiago Ramos e Tiago Silva, 5º D

Abecedário sem juízo

A - É a Andreia que é magra e diz que é uma baleia.

B - É o Bernardo que desmaiou a ver o pardo.

C - É a Cristina, diz a todos que não quer ser menina.

D - É o Diogo, que nas meias tem miolo.E - É a Ermília que é muito reguila. F - É a Fernanda cheira que tresanda.G - É o Gil, ficou preso num funil.H - É a Helena, quer ser um dilema.I - É a Inês que quer ser tão alta como a

Serra-do-Gerês.J - É o Jardel, é tão doce como o mel.

L – É a Luana, nem para ir para a escola sai da cama.

M – É a Manuela, que usa uma trela.N – É o Nuno a fugir dum gatuno.O – É a Olga está sempre de folga.P – É a Paula que diz que nas costas tem

uma pala.Q – É a Quina, sisma que um leão sabe

ler sina.R – É o Roberto que diz que 1+1=3 é que

está certo.S – É o Sandro, diz que faz parte de um

bando.T – É o Tomás, ao almoço bebe gás.U – É o Urbano, que ao jantar come pa

no. V – É a Vanessa que diz que o seu

braço tem uma peça.X – É o Xavier que tem voz de mulher.Z – É a Zéza que é freira e nunca reza.

Preservar o Meio Ambiente

Nas gerações futurasNós temos de pensarPara isso oPlaneta temos de preservar.

A camada de ozonoDevemos protegerNão fumar, nem fumegarPara o planeta ajudar.

Deitar lixo no chãoNem pensarPorque um incêndioPodes causar.

Deitar lixo no chãoNão devemos fazerPorque animaisPodem morrer.

Se estas coisas fizeremO planeta estarão a amarE as gerações futurasVocês vão ajudar.

por: Tiago Ramos5º D

Sopa Doce (Douro)

Ingredientes:

0,5 l de vinho verde tinto300 g de açúcar200 g de pão1 pau de canelacanela em pó q. b.

Preparação:

De véspera, ponha o pão de molho num pouco de água. Leve ao lume o vinho com açúcar e o pau de canela. Deixe levantar fervura e adicione o pão. Mexa e deixe cozer durante cerca de 10 minutos, até obter um creme espesso, homogéneo e de cor avermelhada. Depois, coloque em pratos de servir e depois de frio polvilhe com canela.

Page 12: Argonautas Dezembro de 2007

Argonautas | Dezembro de 2007

12

Anedotas1.- Viste se o homem do talho Tem pés de porco?-Não sei, ele tinha as botas calçadas…

2.- Sabe quem se suicidou?- Não!- O livro de Matemática.- Porquê?- Porque tinha muitos problemas.

3.A professora pergunta ao menino Joãozinho:- Qual é o futuro do verbo “roubar”?- Ir preso.

Os deuses devem estar loucos

por: Adriano Rocha, Tiago Silva, 5º D

Participa também no Jornal Escolar, entrega os teus textos junto ao 5ºD ou aos Coordenadores!

Adivinhas

1.Tenho camisa e casacosem remendo ou buraco.Estoiro como um foguete se alguém no lume me meter.

2.Quatro irmãos a andarematrás umas das outrassem nunca se encontraremQuem são?

3.Para um chega;Para dois é demasiado;Para três não vale nada;O que é?

4.O que é que quanto mais tiro, mais tenho?

5Qual é a coisa qual é ela, que podes perder, que podes encontrar sem nunca sair do lugar?

Não percas o próximo número com as soluções

por: Adriano Rocha,, Tiago Ramos 5º D

CrucigramaNatal

1-Época do ano; 2-Filho de Deus; 3-Jantar, de noite; 4-Casinha,com objectos; 5-Tranmitir uns com os outros; 6-Transporte utilizado pelo Pai Natal; 7-Cor utilizada pelo Pai Natal; 8-Grande árvore com luzes; 9- Conjunto de pessoas, com quem estamos nesse dia; 10-Doce de Natal; 11-Expressão que devemos transmitir nesse dia; 12-Animal presente no presépio; 13-Objecto colocado no cimo da árvore; 14- Mãe de Jesus;

por: Luana Silva e Mariana Castro, 5º D

F E P H U U R N D O A T MN S P R E S E P I O H I WQ S N G E F D P B D S A PA W R T Y S D F K L Ç L JY G Ç L P K E H P T Q E AP D D X G C B N E V E G PA A D T L Z X V T B G R ÇI W Q T L K M H Y E A I NN Q W R C S D D P Ç S A AA Z X E C V G B Y T T L AT R T N O O A P P A Z L LA B D O F S F T L E J H YL S D F K E S T R E L A LA P I N H E I R O A R W QB F M M A E N A T A L S SO A A C E L E B R A Ç A ON M G X S J J K M N N L FE I I C D J E S U S U E OC L A B F J M N N M L O PO I A V C E A S P I L M ND A C L U Z E S C A S D FE D E P S D S I S D S S SN Z I O S S D D F G Y J EE Z I I P A D F N M R S DV X U U D S D F G H J K KE Q I E R A B A N A D A S

Natal Família Magia CeiaPresentes Neve Celebração RabanadasPinheiro Luzes Mãe – Natal PazPai – Natal Alegria Presépio FelicidadeJesus Trenó Estrela Boneco - de - neve

Sopa de letras sobre o Natalpor: Luana Silva e Mariana Castro, 5º D

Crucigrama

Natal

1 Época do ano; 2 Filho de Deus; 3 Jantar, de noite; 4 casinha,com objectos; 5Tranmitir uns com os outros; 6 Transporte utilizado pelo Pai Natal; 7 cor utilizada peloPai Natal; 8 Grande árvore com luzes; 9 Conjunto de pessoas, com quem estamosnesse dia; 10 Doce de Natal; 11 Expressão que devemos transmitir nesse dia; 12Animal presente no presépio; 13 Objecto colocado no cimo da árvore; 14 Mãe deJesus;

9

8

5 61 13

723

114

1412

10

Um Santo Natal e um Feliz Ano Novo