Argumentação Juridica

3
Silogismo Definição: Silogismo é a uma argumentação na qual, de um antecedente que une dois termos a um terceiro, infere-se um consequente que une esses dois termos entre si. O silogismo é constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.A primeira, Premissa maior, deve ser universal – todo ou nenhum (não pode ser alguns)- pois sua característica é a universalidade.A segunda, Premissa menor, será específica. Entre elas deve haver uma ideia comum. Essa é a condição indispensável para um silogismo verdadeiro.Geralmente se define silogismo como :Declarações ou premissas que se constituem em um ou dois juízos que precedem a conclusão, dos quais ela decorre como conse quente necessário dosantecedentes. Estrutura : A partir da relação das ideias entre os dois juízos pode-se inferir a consequência.Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão)são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos Algumas regras combinatórias determinam como e quando a estrutura do silogismo pode ser válida e verdadeira ou não. ARGUMENTOS DE AUTORIDADE : Consiste em um recurso linguístico que utiliza a citação de autores renomados e de autores de um certo domínio do saber para fundamentar uma idéia, uma tese, um ponto de vista. Exemplo: Segundo Freire, ”Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades parasua produção ou sua construção” (2001, p. 24-25). Esse tipo de argumento é constituído com base nas fontes do direito e/ou em pesquisas científicas comprovadas.

description

Resumo

Transcript of Argumentação Juridica

Silogismo

Definio:Silogismo auma argumentao naqual, de umantecedente que une dois termos aum terceiro, infere-se umconsequente que une esses doistermos entre si. Osilogismo

constitudo de trs proposies declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, possvel deduzir uma concluso.A primeira,Premissa maior,deve ser universal todo ou nenhum(no pode ser alguns)- pois sua caracterstica a universalidade.A segunda,Premissa menor,serespecfica. Entre elas deve haver uma ideia comum. Essa a condio indispensvel para um silogismo verdadeiro.Geralmente se define silogismo como :Declaraes ou premissas que se constituem em um ou doisjuzosqueprecedemaconcluso,dosquaiseladecorrecomoconsequentenecessriodosantecedentes.Estrutura: A partir da relao das ideias entre os dois juzos pode-se inferir a consequncia.Nas premissas, o termo maior(predicado da concluso) e o termo menor (sujeito da concluso)so comparados com o termo mdio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extenso dos seus termos Algumas regras combinatrias determinam comoe quandoa estrutura dosilogismopodeser vlida e verdadeira ou no.

ARGUMENTOS DE AUTORIDADE:Consiste em um recurso lingustico que utiliza a citao de autores renomados e de autores de um certo domnio dosaber para fundamentar uma idia, uma tese, um ponto de vista.

Exemplo:

Segundo Freire, Ensinarno transferirconhecimento, mascriarpossibilidades parasua produo ou sua construo (2001, p. 24-25).

Esse tipo de argumento constitudo com base nas fontes do direito e/ou em pesquisas cientficas comprovadas.

AConstituiomuitoclaraquandodizqueavidaum beminviolvel.Umasociedade democrtica defende esse direito e recorre a todos os meios disponveis para que a vida seja sempre preservada e para que qualqueratentado a esse direitoseja severamente punido. Nocaso em questo, Teresa foi atacada de maneira covarde e violenta, porque no dispunha de meios paraaomenostentarpreservarsuavida.Portanto,orudesrespeitouaConstituioBrasileiraeincorreu no crime de homicdio doloso previsto no artigo 121 doCdigo Penal Brasileiro.

ARGUMENTO BASEADO NO CONSENSO:Consiste nouso deproposiesevidentes porsi mesmas ouuniversalmenteaceitascomo vlidas,paraefeitodeargumentao.Noentanto,nosedeveconfundi-loscomdeclaraes sem base cientficas e de validadediscutvel.

Exemplo:

A educao o alicerce do futuro.(refere-se a uma idia aceita como vlida) importante observar que oargumento de senso comumconsiste no aproveitamento de uma afirmao que gozade consenso; est amplamente difundida na sociedade.A sociedade brasileira sofre com a violncia cotidiana em diversos nveis e no tolera mais essa prtica. Certamente, a violncia o pior recurso para a soluo de qualquer tipo deconflito.Umapessoasensatapondera,dialogaouseafastadesituaesquepodemdesencadear embates violentos. No foi essa a opo de Ansio. Preferiu pegar uma faca e,comoumbrbaro,assassinaramulher,evitandotodasasoutrassoluespacficasexistentes, como a imediata separao que o afastaria definitivamente de quem o traiu.Aceitar sua conduta desmedida seria instituira pena de morte para atraio amorosa.

ARGUMENTO PR-TESECaracteriza-se por ser extrado dos fatos reais contidos no relatrio. Deve ser o primeiro argumento acomporafundamentao.Aestruturaadequadaparadesenvolv-loseria:

tese+porque+E tambm+alm disso.cadaumdesseseloscoesivosintroduzfatosdistintosfavorveisteseescolhida.

Exemplo:Ansiocometeuumcrimedoloso inaceitvel(tese),repudiadocom veemnciapelasociedade,porque desferiu trs facadas certeiras no peito de sua companheira, e tambm porque agiuCovardemente contra uma pessoa desarmada e fisicamente mais fraca.Alm disso, ele jestava desconfiado do caso extraconjugal da mulher, o que afastariaa hiptese de privao de sentidos.