As bases do trabalho na sociedade moderna

17
As Bases do As Bases do Trabalho nas Trabalho nas Sociedades Sociedades Modernas Modernas Sociologia. Sociologia.

description

Trabalho de Sociologia-Produzido por Julio Pansiere Zavarise em 2013 .

Transcript of As bases do trabalho na sociedade moderna

Page 1: As bases do trabalho na sociedade moderna

As Bases do As Bases do Trabalho nas Trabalho nas Sociedades Sociedades Modernas Modernas

Sociologia.Sociologia.

Page 2: As bases do trabalho na sociedade moderna

Processo de transição doFeudalismo para o Capitalismo

• A partir do século XIV, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal , favorecendo a emergência do MERCANTILISMO e do CAPITALISMO. Consequentemente, o trabalho “muda de figura” , pois se antes ele era visto como uma atividade torturante, agora sua realização era incentivada por diversas instituições.

• Sociedade Feudal : Servidão Feudal e o Modo de Trabalho Artesanal.

• Emergência do Mercantilismo e do Capitalismo .• Ressurgimento do Comércio e Abertura das Cidades.• Revolução do papel do Trabalho nas Sociedades Modernas.

Page 3: As bases do trabalho na sociedade moderna

Modo de Produção Modo de Produção ArtesanalArtesanal•Estágio em que o produtor (artesão) executa

sozinhotodas as fases da produção e até mesmo a comercialização.•Não havia divisão do trabalho , nem o emprego demáquinas, somente de ferramentas simples.•Forma de produção característica da Baixa Idade Média(até sec. XII), durante o renascimento urbano e comercial.•É uma produção de caráter FAMILIAR, no qual o artesão possuía os meios de produção (oficina e ferramentas), realizando todas as etapas da produção.

Page 4: As bases do trabalho na sociedade moderna

Produção Artesanal. Produção Artesanal. À direita temos a representação do trabalho servil em um feudo medieval ; ao lado uma

tinturaria artesanal da Idade Média.

Page 5: As bases do trabalho na sociedade moderna

Cooperação Simples.Cooperação Simples.

• Separação do Separação do local de Trabalholocal de Trabalho e e casacasa..• Substituição Gradual da Substituição Gradual da Produção ArtesanalProdução Artesanal

pela pela Cooperação SimplesCooperação Simples..• Cooperação Simples: Cooperação Simples: O trabalhador executa O trabalhador executa

diversas atividades, correspondentes às do diversas atividades, correspondentes às do artesão, utilizando ferramentas deste. O artesão, utilizando ferramentas deste. O controle capitalista ocorre devido a relação de controle capitalista ocorre devido a relação de propriedade, utilizando-se da propriedade, utilizando-se da força de força de trabalhotrabalho comprada pelo dono da mesma . comprada pelo dono da mesma .

• Surgimento do Trabalho Assalariado Surgimento do Trabalho Assalariado • Relação de Dominação Social : Patrão e Relação de Dominação Social : Patrão e

Empregado.Empregado.

Page 6: As bases do trabalho na sociedade moderna

Manufatura ou Cooperação Manufatura ou Cooperação Avançada.Avançada.

• Há nova divisão do trabalho, na qual os Há nova divisão do trabalho, na qual os trabalhadores executam tarefas parcializadas , trabalhadores executam tarefas parcializadas , dando início a uma desqualificação do trabalho e dando início a uma desqualificação do trabalho e aumento da produtividade, ocorrendo a separação aumento da produtividade, ocorrendo a separação entre concepção e execução do trabalho; entre concepção e execução do trabalho;

• Ocorre a inserção de Ocorre a inserção de máquinas máquinas no processo de no processo de produção, ocorrendo desqualificação do produção, ocorrendo desqualificação do trabalhador, uma vez que realizam tarefas isoladas, trabalhador, uma vez que realizam tarefas isoladas, impedindo de conhecer todo o processo de trabalho;impedindo de conhecer todo o processo de trabalho;

• Acumulação Primitiva de Bens; Acumulação Primitiva de Bens;

• Revolução Industrial (XVIII).Revolução Industrial (XVIII).

Page 7: As bases do trabalho na sociedade moderna

Manufaturas Inglesas. A Inglaterra foi o país pioneiro na Revolução Industrial , pois concentrou

uma gama de fatores favoráveis ao desenvolvimento desse processo.

Page 8: As bases do trabalho na sociedade moderna

Maquinofatura.Maquinofatura.

• O espaço de trabalho, definitivamente O espaço de trabalho, definitivamente passou a ser a fábrica.passou a ser a fábrica.

• Todo o conhecimento que o trabalhador Todo o conhecimento que o trabalhador usava foi dispensado, ou seja, sua destreza usava foi dispensado, ou seja, sua destreza manual foi substituída pela máquina.manual foi substituída pela máquina.

• Com isso que ocorreu, o trabalhador Com isso que ocorreu, o trabalhador convenceu-se de que a situação atual era convenceu-se de que a situação atual era melhor do que a anterior. A seguir, melhor do que a anterior. A seguir, diversos setores da sociedade que diversos setores da sociedade que colaboraram para essa mudança.colaboraram para essa mudança.

Page 9: As bases do trabalho na sociedade moderna

As Igrejas.As Igrejas.

• Procuraram passar a ideia de que o Procuraram passar a ideia de que o trabalho era um bem divino, e quem não trabalho era um bem divino, e quem não trabalhasse não seria abençoado. Não trabalhasse não seria abençoado. Não trabalhar (ter preguiça) passou a ser trabalhar (ter preguiça) passou a ser pecado.pecado.

• Reforma Protestante - XVI - Reforma Protestante - XVI - Emergiram Emergiram igrejas protestantes , que consideravam o igrejas protestantes , que consideravam o trabalho como uma virtude , e a trabalho como uma virtude , e a acumulação de bens e a riqueza , como acumulação de bens e a riqueza , como alguns sinais de predestinação divina.alguns sinais de predestinação divina.

Page 10: As bases do trabalho na sociedade moderna

Iluminuras em Igrejas Católicas , cujas Iluminuras em Igrejas Católicas , cujas quais representam o trabalho em quais representam o trabalho em

manufaturas.manufaturas.

Page 11: As bases do trabalho na sociedade moderna

Os Governantes.Os Governantes.

• Criaram leis e decretos que penalizavam Criaram leis e decretos que penalizavam quem não trabalhasse. Quem estivesse quem não trabalhasse. Quem estivesse desempregado era considerado desempregado era considerado vagabundo, e podia ir preso. Inclui-se aqui vagabundo, e podia ir preso. Inclui-se aqui o auxílio da polícia, encarregada de o auxílio da polícia, encarregada de prender as pessoas ociosas .prender as pessoas ociosas .

Page 12: As bases do trabalho na sociedade moderna

Os Empresários.Os Empresários.

• Desenvolveram uma disciplina rígida no Desenvolveram uma disciplina rígida no trabalho, principalmente com horários de entrada trabalho, principalmente com horários de entrada e saída dos estabelecimentos.e saída dos estabelecimentos.

• Houve exploração do trabalho de Houve exploração do trabalho de homens ,mulheres e crianças , com cargas homens ,mulheres e crianças , com cargas horárias excessivas , cujas quais ultrapassavam horárias excessivas , cujas quais ultrapassavam 14 horas diárias.14 horas diárias.

• Disseminaram concepções capitalistas-burguesas Disseminaram concepções capitalistas-burguesas que incentivam a acumulação de bens , com o que incentivam a acumulação de bens , com o aumento da produtividade , por meio da aumento da produtividade , por meio da aplicação de técnicas mecanizadas nas aplicação de técnicas mecanizadas nas manufaturas.manufaturas.

Page 13: As bases do trabalho na sociedade moderna

As Escolas.As Escolas.• Passaram para as crianças o Passaram para as crianças o

conceito de que o trabalho era conceito de que o trabalho era fundamental para a sociedade. Esse fundamental para a sociedade. Esse conceito era ensinado a partir de conceito era ensinado a partir de histórias e contos. Podemos histórias e contos. Podemos ressaltar as fábulas da Cigarra e da ressaltar as fábulas da Cigarra e da Formiga, e a dos Três Porquinhos. Formiga, e a dos Três Porquinhos. Quem não trabalhasse levava a pior.Quem não trabalhasse levava a pior.

Page 14: As bases do trabalho na sociedade moderna

O Trabalho em dias O Trabalho em dias atuais.atuais.

• A partir da Revolução Industrial , A partir da Revolução Industrial , emergiram emergiram modelos capitalistas de modelos capitalistas de produção produção , como o Fordismo , por , como o Fordismo , por exemplo , nas chamadas linhas de exemplo , nas chamadas linhas de montagem.montagem.

• AlienaçãoAlienação do Trabalhador. do Trabalhador.• Introdução da Introdução da AutomaçãoAutomação IndustrialIndustrial, ,

e o aparecimento do e o aparecimento do Desemprego Desemprego EstruturalEstrutural, em larga escala., em larga escala.

Page 15: As bases do trabalho na sociedade moderna

Linha de montagem automatizada.Fábrica da Toyota , JAPÃO.

Fila de desempregados .

Page 16: As bases do trabalho na sociedade moderna

Com a dominação social de classes, o trabalho foi desvirtuado de sua função de produzir a realização do indivíduo. De ato de criação transformou-se em rotina de reprodução. De recompensa pela liberdade passou a ser castigo. Forçando o homem agir de maneira manipulada tanto no seu lazer, quanto nas relações sociais, pessoais e profissionais. Pois este se relaciona conforme é estipulado no mundo capitalista.

Page 17: As bases do trabalho na sociedade moderna

Componentes: