As revoluções liberais na europa no século xix

27
As Revoluções Liberais na Europa no SéculoXIX:

Transcript of As revoluções liberais na europa no século xix

Page 1: As revoluções liberais na europa no século xix

As Revoluções Liberais na Europa no SéculoXIX:

Page 2: As revoluções liberais na europa no século xix

Luís XVIII e Carlos X:

Page 3: As revoluções liberais na europa no século xix

O GOVERNO DE LUÍS XVIII ( 1815 – 1824):

• Período marcado pela violência, repressão política contra as oposições, especialmente os bonapartistas e grupos liberais. Os setores ultraconservadores que apoiavam Luís XVIII queriam a volta do Absolutismo (sistema de governo em que o poder do chefe é absoluto).

Page 4: As revoluções liberais na europa no século xix

• O rei percebeu que precisava encontrar um ponto de equilíbrio entre as forças aristocráticas tradicionais e o liberalismo burguês.

• O rei Luís XVIII governava uma monarquia parlamentar. O poder legislativo era composto por duas câmaras, mas apenas 200 mil pessoas tinham o direito de escolher os deputados.

Page 5: As revoluções liberais na europa no século xix

• A política dessa monarquia atendia aos interesses de uma pequena parte da alta burguesia e da nobreza. Antigos revolucionários e também partidários de Napoleão eram perseguidos. Um grupo de extrema direita, conhecido pelo nome de ultra-realista, pretendia a restaurar o absolutismo. Apesar disso tudo, a situação econômica da França era boa. As indústrias e as manufaturas cresciam, o comércio e a agricultura também.

Page 6: As revoluções liberais na europa no século xix
Page 7: As revoluções liberais na europa no século xix

GOVERNO DE CARLOS X (1824 – 1830):

• Com a morte de Luís XVIII em 1824, seu irmão subiu ao trono como Carlos X. Após seis anos de governo absolutista, Carlos X tornou-se muito impopular na França. Em 1830, tomou medidas que provocaram um levante popular: dissolveu o Parlamento, censurou a imprensa e fechou jornais de oposição.

Page 8: As revoluções liberais na europa no século xix

• Decretou leis que davam à Igreja o controle do ensino, indenizou com milhões de francos os nobres que sofreram prejuízo durante a Revolução Francesa. As forças liberais burguesas se reorganizaram. Problemas econômicos como as más colheitas de 1827, aumentaram o descontentamento do povo contra o regime conservador.A polícia não conseguiu dominar a população. Carlos X renunciou e fugiu para a Inglaterra.

Page 9: As revoluções liberais na europa no século xix

A Revolução de 1830 na França:

Page 10: As revoluções liberais na europa no século xix

Carlos X:

Page 11: As revoluções liberais na europa no século xix

• Diante da possibilidade de se instaurar uma república, a burguesia francesa conservadora preferiu uma monarquia parlamentar. Escolheram para ser rei da França, o Duque de Orleans, Luís Filipe, apoiado pelos grandes banqueiros.

Page 12: As revoluções liberais na europa no século xix

Luís Filipe:

Page 13: As revoluções liberais na europa no século xix

• No governo de Luís Filipe se nem todos tinham direito de voto, o que garantiu que os banqueiros, os grandes proprietários de ferrovias e minas, os reis da bolsa de valores e a parte mais rica dos grandes proprietários de terra, mantivessem o poder.

Page 14: As revoluções liberais na europa no século xix

• Os outros setores da burguesia, juntamente com a pequena burguesia, os camponeses e os trabalhadores urbanos eram contra o governo dos banqueiros. Nessa época, havia um constante déficit nas contas do governo, que recorria a empréstimos junto aos banqueiros. Os altos juros de tais empréstimos eram pagos com impostos cobrados da população.

Page 15: As revoluções liberais na europa no século xix

A Revolução de 1848 e a Segunda República francesa

Page 16: As revoluções liberais na europa no século xix

• O governo de Luís Filipe atendia os interesses de uma pequena parcela da população. Os avanços na indústria eram pequenos, prejudicando a economia como um todo. A situação piorou quando, em 1845 e 1846, uma praga desconhecida atacou as plantações de batata, que era o principal alimento popular. A fome rondava os lares da França, causando o aumento do preço da batata, a paralisação das indústrias e do comércio.

Page 17: As revoluções liberais na europa no século xix
Page 18: As revoluções liberais na europa no século xix

• Esses acontecimentos causaram uma campanha contra a política do governo. A proibição de manifestações políticas levou a oposição a organizar reuniões na forma de banquetes para enganar as autoridades. Nessas reuniões políticas era discutida a crise e se propunham formas de ação.

Page 19: As revoluções liberais na europa no século xix

• Foram realizadas Manifestações populares no dia 22 de fevereiro de 1848, mesmo contra as medidas repressivas do governo. A Guarda Nacional convocada para reprimir as manifestações aderiu à população. Depois de dois dias de lutas pelas ruas de Paris, Luís Filipe fugiu, em 24 de fevereiro de 1848.

Page 20: As revoluções liberais na europa no século xix
Page 21: As revoluções liberais na europa no século xix
Page 22: As revoluções liberais na europa no século xix
Page 23: As revoluções liberais na europa no século xix

• Foi formado um governo provisório que, sob pressão dos grupos republicanos apoiados pela pequena burguesia e pelos trabalhadores em geral, proclamou a República, em 25 de fevereiro. Do governo provisório participavam todos os setores da sociedade: de monarquistas que se opunham à dinastia de Orleans ao proletariado, passando por todas as camadas da burguesia.

Page 24: As revoluções liberais na europa no século xix

• Entretanto, as eleições para a Assembléia Constituinte, de abril de 1848, deram vitória aos deputados moderados do Partido Republicano, apoiados pela pequena burguesia e pelos camponeses proprietários das províncias. Dessa forma, com uma Assembléia Constituinte de maioria republicana e contrária às propostas revolucionárias dos candidatos operários, terminou a primeira fase da revolução de 1848, quando, por curto espaço de tempo, os interesses operários estiveram representados no governo francês.

Page 25: As revoluções liberais na europa no século xix

• O controle da Assembléia Constituinte permitiu à burguesia por fim às pequenas conquistas do proletariado, aumentando o desemprego em Paris. Para impedir as manifestações dos trabalhadores foi formada a chamada Guarda Móvel, constituída por representantes da pequena burguesia, dos camponeses e de desocupados.

Page 26: As revoluções liberais na europa no século xix

• Nas eleições realizadas em 10 de dezembro de 1848, foi eleito para presidente da República Luís Napoleão Bonaparte, sobrinho do antigo imperador dos franceses, Napoleão Bonaparte.

Page 27: As revoluções liberais na europa no século xix

Luís Napoleão Bonaparte: