As061preview

16
Ano III Edição 61 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015 Centro Comercial Itália | 47 3653-2172 MAIS UMA ENCHENTE EM MENOS DE 7 MESES: MORADORES SE REVOLTAM E COBRAM AÇÕES IMEDIATAS

description

Jornal A Semana de Papanduva, 7 de fevereiro de 2015

Transcript of As061preview

Page 1: As061preview

1Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015 Ano III Edição 61 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Centro Comercial Itália | 47 3653-2172

MAIS UMA ENCHENTE EM MENOS DE 7 MESES:

MORADORES SE REVOLTAM E COBRAM AÇÕES IMEDIATAS

Page 2: As061preview

2 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora administrativo-financeira: Fabiane VatrazAssistente de redação: Angela KohlerGerente comercial: Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) | (47) 9930-6395 (Tim)

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva e

Monte Castelo

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Seria considerado lunático ou alarmista mal-intencionado quem tivesse afirmado, dois ou três anos atrás, que o espírito do mensalão baixaria novamente, ampliado a ponto de colocar em risco o futuro da maior estatal brasileira e complicar gravemente a situação político-institucional do País. Pois o escândalo da Petrobrás está aí para comprovar que, na espantosa surrealidade fomentada pelo lulopetismo, nada é impossível.

O assalto à Petrobrás não é o resultado da associação casual de eventos de geração espontânea. Tampouco é apenas o produto da cumplicidade de funcionários corruptos com empresários inescrupulosos. O escândalo da Petrobrás é o efeito de uma fria e ousadamente elaborada estratégia de consolidação de hegemonia política. Uma armação urdida à sombra do poder, com muitos protagonistas - os mais importantes ainda ocultos. É, enfim, a obra do lulopetismo na ocupação do aparelho estatal por uma nomenclatura a serviço de si mesma.

A Petrobrás, que antes de ter seu valor de mercado reduzido a menos da metade ostentava o porte de uma das maiores corporações do planeta, sempre teve uma enorme importância estratégica não apenas no campo vital da energia, mas para o desenvolvimento econômico do País. Como empresa de economia mista e capital aberto de grande prestígio internacional, a petroleira propiciava ao País, além de tecnologia de ponta criada por seu quadro técnico, importantes investimentos privados, nacionais e estrangeiros, provenientes das mais variadas fontes.

Ao assumirem o poder com planos de não mais largar o osso, Lula e o PT rapidamente se deram conta de que a riqueza da Petrobrás teria um importante papel a desempenhar nesse ambicioso projeto. E trataram logo de aumentar o poder de fogo da empresa, trocando o sistema de concessão para a exploração de petróleo - até então vigente - pelo controvertido sistema de partilha, que aumentou o controle estatal sobre a extração e assim a perspectiva de lucros mirabolantes provenientes dos campos do pré-sal.

O pré-sal, aliás, foi politicamente apropriado e explorado por Lula. O então presidente da República vestiu um macacão da Petrobrás, sujou as mãos de óleo e saiu a anunciar a nova era de prosperidade como resultado da autossuficiência energética do país que se tornaria grande exportador de petróleo, e da cornucópia que a partir daí se abriria para realizar todos os sonhos dos brasileiros. Prognósticos que também a incompetência de gestão, no governo e na empresa, se encarregou de frustrar.

Além da falta de cerimônia com que a Petrobrás foi colocada a serviço da promoção da imagem do lulopetismo, a empresa, já no primeiro mandato de Dilma Rousseff, foi descaradamente usada como instrumento de apoio ao controle da inflação, mediante a contenção artificial do preço dos derivados de petróleo. Esse desrespeito às regras do mercado - mas, principalmente, às leis das sociedades anônimas e de criação da Petrobrás - resultou, obviamente, em prejuízos bilionários para a companhia, para seus acionistas e para o Tesouro Nacional.

Mas nada se compara à sangria a que a Petrobrás foi submetida pelo esquema de propinas implantado para captar recursos destinados a financiar as atividades político-eleitorais do PT e de seus aliados, de acordo com a estratégia de perpetuação no poder da qual o mensalão tinha sido a primeira experiência. Depois de um curto período de aparente recuo em que Lula chegou a se declarar traído pelos mensaleiros, a reeleição de 2006 surgiu como que um sinal verde para a continuidade do projeto e os petistas se adonaram completamente da Petrobrás, contando com a muito bem recompensada colaboração de diretores da empresa e de um bando de empreiteiros desonestos.

Os envolvidos no escândalo - todos, enfim, que urdiram e deram aval à trama criminosa - brevemente estarão enfrentando as consequências de seus atos. Um a um, eles vão aparecendo. Sua identificação é fácil: no histórico da corrupção e dos desmandos administrativos que ameaçam o futuro da Petrobrás ficaram, indeléveis, as impressões digitais do lulopetismo.

O Estadão

Avenida Papa João XXIII, nº 153 - Bairro São Cristóvão, próximo ao Meg Supermercados. Papanduva/SC

O Escândalo Lulopetista

Page 3: As061preview

3Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

► Periodontia ► Prótese► Restauração ► Profilaxia► Canal em Geral ► Clareamentoe todos os outros processos odontológicos

ATINGIDOS PELA ENCHENTE REALIZAM PROTESTO

Na última quinta-feira (05), muitos papanduvenses que foram atingidos pela enxurrada no inicio da semana foram até a Câmara de Vereadores para reivindicar melhorias nos rios e córregos, além de limpeza de valas e bueiros.

TRIBUNA LIVREA população lotou o plenário e se fez ser ouvida. Inicialmente,

usando a tribuna livre, o advogado Aparício Silva Neto fez uma breve explanação dos problemas e mostrou aos presentes fotos e vídeos dos estragos.

TRIBUNA LIVRE IIA surpresa ficou por conta de um vídeo que o advogado

trouxe ao conhecimento de todos, onde um caminhão da própria Prefeitura Municipal descarregava entulhos em um lote baldio. Segundo Aparício, a atitude reprovável aconteceu próximo ao leito do Rio Papanduva. Que exemplo hein, assim não dá pra cobrar muito dos moradores. Os presentes aplaudiram muito a explanação do advogado.

MOREIRA SE DESTACAMereceu destaque a condução dos trabalhos pelo novo

presidente Girseliano Moreira (PSD), que soube controlar de-mocraticamente a sessão nos momentos de tensão. Com pulso firme, o presidente interviu nos momentos necessários e levou a bom termo a conturbada sessão. Valeu aplausos...

REVOLTA Em sinal de revolta, cartazes e faixas foram estendidos

chamando atenção para o descaso. Muitos moradores cobra-vam a ausência do prefeito Tuca (PSDB) e do seu vice Hum-berto Ribas (PMDB), que preferiram não se fazer presentes na sessão lotada.

MARCARAM PONTOAlguns vereadores ainda foram elogiados pela coragem de

ouvir o povo e tentar apontar soluções. Os próprios vereadores deixaram claro que já haviam pedido outras vezes para o comando da prefeitura e não foram atendidos.

MARCARAM PONTO II As vereadoras Djana Matioski (PDT) e Jacinta Mikalovicz

(PMDB), que chegaram quase ao final da sessão da câmara, foram elogiadas pela atuação junto a comunidade do interior. Segundo moradores, muitas famílias foram atingidas por pedras de grani-zo, gerando muitos prejuízos, e apenas as vereadoras estiveram nos primeiros dias para verificar a situação. Só se perguntava por onde andava e pra que servia a Defesa Civil da prefeitura.

UM APARECEU...Quem teve coragem e apareceu, foi o Secretário de Infraes-

trutura, Betão Marciniak (PSDB), dizendo o que pretende fazer para resolver os problemas das chuvas. Betão foi enfático em dizer que está há apenas 30 dias no cargo. Sobrou para os que comandavam a pasta antes dele...

REPOSIÇÃO SALARIALNa mesma sessão da Câmara, foi aprovado o projeto de lei

que concede a reposição salarial aos servidores do município. O percentual aplicado é do Índice Nacional de Preços ao Con-sumidor – INPC, de 6,23%. Esta reposição é obrigatória e está prevista na Constituição Federal.

REPOSIÇÃO SALARIAL IIO índice ficou menor até mesmo que o reajuste do salário

mínimo federal, o que espantou os servidores. Durante a campa-nha eleitoral, Tuca e Humberto prometeram aos servidores um ganho real que agora não se concretizará. Alguns afirmam que se trata de retaliação à vitória da atual diretoria do Sindicato, sobre a chapa ligada ao comando da prefeitura, na última eleição.

REPOSIÇÃO SALARIAL IIISegundo o vereador Branco (PSB), foi importante a aprovação

desta reposição, que é obrigatória, para que os servidores não fossem prejudicados por um impasse entre Sindicato e Prefeitura. Com o não cumprimento dessas promessas de campanha, quem sofre é o servidor, que vê seu poder de compra diminuir, e o comércio de Papanduva, que vê menos dinheiro circulando. O sindicato deverá continuar na busca para se fazer cumprir o prometido durante a campanha eleitoral.

PEGOU MUITO MALOutra surpresa negativa para os que acompanhavam a sessão,

foi a diminuição do valor que pode ser repassado para manu-tenção do Hospital São Sebastião. O convênio anterior previa o repasse de até cinquenta mil reais por reais, já a nova proposta do governo municipal prevê até apenas trinta e cinco mil reais.

VEREADORES SAEM EM DEFESA DO HOSPITAL

Os vereadores Alois Mikalovicz (PP), Nego Humenhuka (PT) e Cezar Santos (PP) saíram em defesa do Hospital São Sebastião. Alois, ex-presidente da Associação Hospitalar, se saiu muito bem e foi enfático ao destacar que no convênio anterior, em quatro meses, não houve repasse de nenhum tostão. Ainda, em outros meses nunca se chegou próximo do valor autorizado no convênio. Na média, os repasses do ano de 2014, se aproximaram de apenas quinze mil reais por mês.

Para Humenhuka, o hospital deve ser olhado com mais atenção e deveria ter um convênio fixo para poder planejar os seus gastos. Segun-do ele, o valor fixo de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) seria o ideal.

O vereador Cezinha reforçou o argumento dos colegas, principal-mente na fixação dos valores, pois, segundo ele, é o único hospital de nossa cidade e merece todo apoio do Poder Público.

Aos presentes na sessão causou um grande mal-estar esta dimi-nuição, haja vista que existem inúmeras críticas e reivindicações na área de saúde.

CEZINHA VOLTA À CARGAO vereador Cezar Santos (PP) voltou a criticar a atuação da ex-pre-

sidente da Câmara de Vereadores, Jacinta Mikalovicz (PMDB). A antiga mandatária mandou para a Prefeitura o dinheiro que seria usado para concluir a construção da Sede própria da Câmara, aproximadamente R$530.000,00 (quinhentos e trinta mil reais). Cezinha criticou também a falta de transparência na condução de todo esse processo.

CEZINHA VOLTA À CARGA IIPor sua vez, a ex-presidente se defendeu dizendo se tratar de

um pedido do próprio governo de Tuca e Humberto. Segundo ela, sem essa medida, a Prefeitura Municipal não teria como honrar sequer os pagamentos dos funcionários públicos.

Page 4: As061preview

4 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Page 5: As061preview

5Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Page 6: As061preview

6 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

OFERTAS DA SEMANA SUPERMERCADO BRUDAREFRESCO FRISCO 30G R$ 0,65SORVETE PAVILOCHE 2L R$ 15,99CHOCOLATE BIS 126G R$ 3,29BISCOITO NINFA RECHEADO 330G R$ 2,49BOMBOM NESTLE ESPECIALIDADES 375G R$ 6,99FARINHA DE TRIGO BORGONHA ESPECIAL 5KG R$ 8,29AÇÚCAR DOCE SUCAR EXTRA FINO 5KG R$ 6,49KIT 3 CORAÇÕES CAFÉ - GRÁTIS AÇÚCAR UNIÃO 1KG R$ 12,99ACHOCOLATADO ZAELI ENERGIA SC 300G R$ 2,29MAIONESE HELLMANNS 335G R$ 3,99POPCORN ZAELI 100G (EXCETO DOCES) R$ 1,29SABÃO EM PÓ OMO MULTIAÇÃO 2KG R$ 13,98PAPEL HIGIÊNICO PALOMA NEUTRO FS C/12 60M R$ 10,49

Av. Papa João XXlll, 1751 - Centro - Papanduva – SC E-mail: [email protected] Telefone: (47)3653-1040

Horários de AtendimentoSegunda-feira - Sexta-Feira: 08:00 às 19:30Sábado: 08:00 às 16:00Domingo: 08:30 às 12:00

Page 7: As061preview

7Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Page 8: As061preview

8 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

Rua: Pedro Povaluck, 601Papanduva - SC

Fone: (47) 3653-2487

Page 9: As061preview

9Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

Page 10: As061preview

10 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Social

GUILHERME KOVALLSKI Dia 09 de fevereiro Guilherme Kovallski comemora seu aniversário. Felicidades, saúde, e muito sucesso. Que sua vida seja constantemente presenteada com momentos maravilho-sos. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

ANGELITA SILVEIRAAngelita Silveira fez aniversário dia 05 de fevereiro. Que Deus ilumine seus dias e te abençoe com a graça do amor, saúde, paz e felicidades. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

ROBERTO NOVAK JUNIOR Dia 13 de fevereiro Roberto Novak Junior comemorou seu ani-versário. Que este dia seja um dos muitos dias de alegria em sua vida. Que toda felicidade e sucesso estejam sempre com você. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

ILÁRIO SCHULKADia 15 de fevereiro nosso amigo Ilário Schulka comemora idade nova. Parabéns, que seu caminho seja repleto de felicidades, saúdes e grandes realizações. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

FORMATURA DO CURSO DE DANÇA LAGEADO DOS GREIN Aconteceu no dia 17 de janeiro no Lageado dos Grein, for-matura do Curso de Dança. Deixamos aqui registrado nossos parabéns a toda turma, em nome de Valdelim Grein, Jéssica, Sandra e Suellem.

MARYANA DOS SANTOSDia 14 de fevereiro é aniversário de nossa amiga Maryana dos Santos. Que a sua felicidade seja plena, e que venha acompanhada de muito amor, saúde e realizações de seus so-nhos. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

JOÃO MARCOS PADILHA Dia 07 de fevereiro é aniversário de João Marcos Padilha. A alegria de poder comemorar este dia é imensa. Que Deus continue te abençoando neste e em todos os dias de sua vida. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana!

BRUNO FERENS NOVINSKI Dia 30 de janeiro foi aniversário de Bruno Ferens Novinski. Data muito especial e de muita comemoração para você Bruno, sua família e amigos que te amam muito. Feliz aniversário. Desejos do Jornal A Semana.

Rua Papa João XXIII, 201 - Centro, Monte Castelo - SC - [email protected]

3654-0184LojaPEREIRA

3653.2226 - email: [email protected] Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva

Bernadete Wiliczinski | Salete Lisboa de Oliveira24horas

Page 11: As061preview

11Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

GeralColégio Alinor Vieira Côrte se

reuniu para planejar o ano letivo Se é verdade que um

bom planejamento evita pro-blemas posteriores, certa-mente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagó-gica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os ob-jetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando--os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informa-ções sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. Foi com este objetivo que os Professores, Equipe Pedagó-gica e nova Equipe Gestora da EEB Alinor Vieira Côrte reuniu-se na última sema-na. “A expectativa é grande e os alunos são esperados com muita alegria”, destaca a Diretora Geral de Ensino Jacqueline Balena.

Observou-se nos en-

contros que o ano de 2015 promete! Os professores juntamente com a direção estão empenhados em pro-porcionar um ensino de qualidade. Será um ano de muitas novidades, projetos e estudos.

O colégio oferece turmas do 1º ano do Ensino Funda-mental ao 3º ano do Ensino Médio, e conta ainda com turmas do Ensino Técnico para a área do Magistério, sa-lienta-se que ainda há vagas para algumas turmas, sendo que a secretaria do colégio coloca-se a disposição para novas matrículas.

Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagó-gico, bem como de participar da definição das propostas educacionais. E para que isto aconteça, a equipe Alinor Vieira Côrte contará com o apoio e participação dos pais e (ou) cuidadores, pois quando a comunidade esco-lar se envolver o resultado

será um sucesso. Quando o assunto é

aprendizagem, o papel de cada um está bem claro - da escola, ensinar, e dos pais, acompanharem a vida es-colar de seus filhos e fazer sugestões participando de reuniões e conversas com os educadores.

A equipe do colégio deseja a todos da comunida-de escolar um excelente ano letivo e espera seus alunos para o início das aulas no dia 09 de fevereiro.

Fonte: E.E.B Alinor Vieira Côrte

DATA: 08/03/2015HORÁRIO DE PESCAMANHÃ: 10h às 11:30hTARDE: 14h às 16h

O peixe pescado dentro do horário de pesca não será cobrado.

*Quem pegar o 1º peixe ganha 3 dúzias de cerveja

PREMIAÇÃO DO PEIXE MAIS PESADO:1º LUGAR: R$ 1.200,00

2º LUGAR: R$ 500,003º LUGAR: R$ 200,004º LUGAR: R$ 100,005º LUGAR: R$ 50,00

Completo serviço de bar e cozinhaHaverá sorteio de diversos prêmios extras aos

pescadoresPescaria para as crianças

INFORMAÇÕES: (47) 9672-1331 (Vino)PARTICIPE!!!

TORNEIO DE PESCAPESQUE E PAGUE GREIN - RIO PRATINHA

Page 12: As061preview

12 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Imóveis

-Terreno urbano com 800 m² R$ 90.000,00.Localizado no bairro São Cristóvão, próximo a oficina do Fernando.-Terreno urbano com 400 m² R$ 55.000,00.Localizado no Bairro São Cristóvão próximo a oficina do Fernando- Vende-se casa em alvenaria com 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, despensa, lavanderia, porão próprio para área de lazer e garagem. Terreno com 724m², situado na Rua Agostinho Teixeira de Lima, 562, ótima localização.- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 125.000,00

- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria, paiol em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alve-naria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a apro-ximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cris-tóvão. Valor R$ 130,000,00- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alqueires, próprio para reflo-restamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavan-deria, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor R$ 100.000,00

Compra e Venda-Vende-se equipamentos para panificadora.Tratar fone 47 3653 1667.-Vende-se terreno com 1600 m² , área comercial,no centro de Papanduva.Tratar fone 47 3653 1667.

Conselho de medicina veterinária definiu que animais precisarão ficar em ambientes livres do barulho, poluição e de situações que causam estresse

A exposição de cães e outros animas de estimação em vitrines e gaiolas em pet shops e agropecuárias está proibida em todo o território nacional. Veterinários res-ponsáveis por esses animais que descumprirem a regra devem responder processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária. A nova norma é fruto de uma resolução do Conselho, pu-blicada em outubro de 2014 e que passou a valer no fim de janeiro deste ano.

MUNDO ANIMALPet shops não podem mais expor animais em gaiolas e vitrines

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

As regras servem para garantir o bem-estar do animal "em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando liberdade para expressar seu comportamento natural e au-

sência de fome, sede, desnu-trição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse", segundo o texto.

Assim, é preciso provi-denciar ambientes "livres do excesso de barulho, com

luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situa-ções que causem estresse aos animais".

A resolução 1060/2014 determina ainda que os

VENDE-SE EUCALIPTOS

VARIEDADE DUNNII E GRANDIS

INTERESSADOS TRATAR (47) 3653-1831

profissionais devam orien-tar clientes sobre o estresse

dos animais no momento da venda.

O Senhor Ari Paes de Farias, procurou o Jornal A Semana, para fazer um apelo à comunidade em geral. Segundo ele, possuía uma propriedade na loca-lidade do Passo Ruim, que infelizmente pegou fogo. O senhor Ari compareceu na redação do jornal A Semana munido de cópia do Boletim de Ocorrência e Certidão

de Ocorrência emitida pelo Corpo de Bombeiros na ocasião do incêndio. Desde então, não tendo condições de arrumar os estragos em sua casa, está residindo em um fusca, na BR 116 Km 065, Floresta. Pede de-sesperadamente por auxílio para poder reconstruir sua casa e ter condições dignas de moradia.

Morador papanduvense que atualmente reside dentro de um Fusca, pede ajuda comunitária.

Page 13: As061preview

13Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Saúde

É comum nos depararmos com situações em filmes, novelas e séries onde situações jurídicas são vivencia-das. Aparentemente, tudo conforme a realidade. Uma sala de audiência, um juiz, um promotor, um advogado, uma parte que precisa ter sua demanda resolvida ou um réu sendo julgado em uma sessão do Tribunal do Júri.

Entretanto, tendo em vista a necessidade plástica de se dar dina-micidade ou garantir um enredo atra-tivo, escritores e diretores acabam maximizando aspectos e minimizando procedimentos. Em outros casos, há a retratação de um sistema judicial diferente do brasileiro.

O grande número de filmes à disposição em locadoras, sistemas de aluguel online e na televisão que trazem histórias de grandes casos judiciais, em sua maioria, retratam a realidade americana de julgamento. Por isso, verificamos questões das mais diversas sendo levadas ao julgamento por um Tribunal do Júri, bem como casos de indenizações envolvendo valores estratosféricos, e acordos entre as partes.

A nossa realidade é um tanto quanto diferente.

No Brasil os únicos casos que são levados a julgamento por um grupo de cidadãos comuns são os crimes dolosos (com intenção) contra a vida. O rol é composto do homicídio simples, homicídio qualificado, induzimento ou instigação ao suicídio, infanticídio e as formas de aborto não autorizadas

em lei.Todos os demais casos são apre-

ciados por um magistrado singular, ou um colégio de magistrados, nos Tribunais de segunda instância ou instância superior.

O sistema americano prevê que quase todos os casos sejam julgados em duas fases, nos Tribunais do Júri. Um júri preliminar, que julga se o caso deve ser submetido a julgamento, e um segundo julgamento que decidirá pelo mérito do processo (culpado/ino-cente/procedência/improcedência).

No Brasil, em julgamentos pelo Júri, não existe a possibilidade de inclusão de testemunhas e/ou provas durante o julgamento sem que a parte contrária tenha tomado conhecimento prévio. Portanto, não há a possibilidade de se incluir uma testemunha desconhecida de todos, localizada minutos antes do seu de-poimento ou a exibição de uma prova retirada da manga.

Todas as provas que serão exibi-das aos jurados durante o julgamento devem ser apresentadas no prazo máximo de três dias úteis antes da data marcada para julgamento e as testemunhas com antecedência maior, prevista na Lei Processual.

Outra diferenças substancial para os julgamentos brasileiros do Tribunal do Júri e os que vemos nos filmes, é que os jurados não decidem exclusiva-mente se o(s) réu(s) são culpados ou inocentes. Quando as partes esgotam a discussão do caso, os jurados se

retiram até uma sala com total priva-cidade, de onde tem acesso apenas o Juiz, os representantes das partes que atuaram na acusação e defesa e ofi-ciais de justiça. Lá estando, mediante absoluto sigilo, responderão "sim" ou "não" a determinadas perguntas sobre o caso que levarão à conclusão se o(s) réu(s) será(ão) condenado(s) ou absol-vido(s). Realizada a votação, o Juiz é quem prolata a sentença dosando a pena em caso de condenação.

Vale enfatizar, que os jurados, em nenhum momento, podem conversar sobre o caso e debaterem opiniões pessoais sobre o caso. Isso, no Brasil, implica em anulação total do julga-mento e necessidade da designação de novo julgamento.

A proteção aos jurados, sobre o voto individual é feita de maneira que a contagem dos votos é encerrada quanto atinge-se a maioria. Ou seja, são sete jurados. Para cada resposta, a contagem é encerrada quando o "sim" ou o "não" atinge quatro votos.

Nos júris americanos, a decisão deve ser unânime - ou seja, os jura-dos se reúnem e decidem o caso em conjunto até que decidam de maneira única sobre se o réu é culpado ou inocente.

No que tange às indenizações, ainda comparado ao direito nor-teamericano, temos que a base fundamental para a condenação e o dimensionamento das indenizações está no sentido punitivo e no Brasil, no sentido reparativo.

Quando se trata de indenização o judiciário norteamericano tem como principal fundamento a punição do violador de uma norma. Ou seja, uma empresa muito grande que viola o direito de um cidadão merece ser pu-nida, de maneira exemplar, pelo dano causado. No Brasil, a indenização tem o escopo de reparar o dano sofrido, sem implicar em necessária punição.

Finalmente, não podemos deixar de mencionar sobre as novelas, em que demandas de família são mila-grosamente resolvidas em questão de dias. Este é um retrato bastante desprovido da realidade. Vale enfati-zar, nesse caso, que os processos ju-diciais são naturalmente burocráticos a fim de que uma série de direitos e garantias sejam assegurados. Exis-tem, é claro, fatores que aumentam a demora, mas que não vem ao caso neste artigo. O fato é que são detalhes a serem observados pelo Juiz, pelo Promotor de Justiça e pelos advoga-dos das partes que condizem especi-ficamente aos direitos das partes que estão combatendo em juízo. Acelerar o processo, esquecendo tais garantias e direitos, como na televisão, implicaria em um final não tão feliz.

Por tudo isso, é importante que ao

assistirmos obras de ficção que tratem sobre as atividades dos policiais civis e militar, dos peritos criminais, dos ju-ízes, promotores e advogados é muito importante considerar que a grande maioria dos casos não condiz com a realidade da rotina das profissões, dos resultados e dos procedimentos. Mas sempre vale a pipoca!

Da Justiça cenográfica à Justiça "de verdade"

Carlos Vinicius [email protected]

OAB/SC 30.535-B

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Page 14: As061preview

14 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Geral

Antigamente era comum acreditar que aprender duas línguas criava confusão na mente. Entretanto, uma visão mais aprofundada mostra que existem diversas vantagens em estudar um segundo idioma. Vá-rios estudos comprovam que um segundo idioma pode beneficiar seu cérebro de diversas manei-ras. Confira algumas delas:

1. Crescimento do cérebroComo resultado de uma

aprendizagem bem-sucedida os centros de língua do cérebro costumam crescer, por isso, quanto mais você aprende mais as áreas vitais do seu cérebro se desenvolvem.

2. Afastamento de demênciaDe acordo com um estudo

conduzido em 2012, o bilin-

Conheça 10 benefícios psicológicos adquiridos ao se aprender um novo idioma

Se você está pensando em aprender um novo idioma, confira 10 benefícios psicológicos que vão incentivar seu progresso em uma segunda língua

O aumento das funções cognitivas, como aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas línguas ativadas ao mesmo tempo.

guismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis.

3. Desenvolvimento de habi-lidades de escuta

Ser bilíngue pode levar a me-lhores habilidades de escuta, já que o cérebro precisa trabalhar mais para distinguir diferentes tipos de sons em duas ou mais línguas.

4. Desenvolvimento de sen-sibilidade à linguagem

Crianças de famílias bilín-gues podem distinguir idiomas de que nunca ouviram falar an-tes, dessa maneira, a exposição a diferentes sons, como o catalão e o espanhol, ajuda a perceber a diferença entre outros idiomas, como inglês e francês.

5. Aumento na memória

Estudo publicado no início de 2013 mostra que bebês criados em ambiente bilíngue têm memória de trabalho mais forte do que a das crianças familiarizadas com apenas um idioma. Isso representa melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades.

6. Aumento na capacidade multitarefas

Pessoas que falam duas línguas podem mudar de uma tarefa para outra com mais faci-lidade. Elas tendem a apresentar mais flexibilidade cognitiva e acreditarem que é mais fácil se adaptar a circunstâncias ines-peradas.

7. Aumento na capacidade de atenção

Pessoas bilíngues apresen-tam maior controle sobre sua atenção, além de serem mais capazes de eliminar distrações.

8. Capacidade de duplicação ativada

O aumento das funções cognitivas, como o aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas lín-guas ativadas ao mesmo tempo, além da monitoração contínua de qual delas é mais adequada para o momento.

9. Desenvolvimento de múl-tiplos pontos de vista

Além destes 10 benefícios demonstrados, sabemos que aprender um segundo idioma abre portas para o mercado de trabalho, pois é um diferencial a mais na hora de procurar um novo emprego.

A melhor idade para iniciar os estudos de uma língua estrangeira é na fase da infância, porém nunca é tarde para começar.

Na NS ENGLISH – a sua escola de inglês em Papanduva - você tem a disposição profissional qualificado e com experiência no exterior para oferecer o melhor no ensino da língua inglesa. MATRÍCULAS ABERTAS!!! Fone: (47) 8422-5603Invista no seu futuro e de quem você ama. Faça NS ENGLISH – VOCÊ ALFABETIZADO PARA O MUNDO!

Acupuntura - Massagem e limpeza de pele - Depilação a Laser - Tratamento para gordura localizada e celulite - Peeling (TTO para manchas) - Power Shape (Lipo sem corte)

Aprender uma nova língua pode mudar literalmente a ma-neira como você vê o mundo. Um estudo publicado em 2010 mostra que aprendendo Japo-nês, que possui termos básicos para azul claro e azul escuro, por exemplo, você pode passar a perceber as cores de uma maneira diferente.

10. Desenvolvimento da sua primeira língua

Uma vez que a aprendiza-gem de uma segunda língua aumenta sua atenção para regras abstratas e estrutura da língua, isso pode melhorar a sua língua mãe.

Fonte: Universia Brasil

Page 15: As061preview

15Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

(47) 9251-0129(47)9740-1883

PROGRAMAÇÃO:Dia 14/02 (sábado): haverá janta para os cavaleiros.

Dia 15/02 (domingo):07:30h: Café da manhã para os cavaleiros09:00h: Saída da cavalgada 10:00h: Início do torneio familiar, com a seguinte

premiação:10:30h: Santa Missa

CHAVE DOS GANHADORES COM PREMIAÇÃO ATÉ 4º LUGAR:

1º lugar: R$ 1.200,00 2º lugar: R$ 600,00

CHAVE DOS PERDEDORES COM PREMIAÇÃO ATÉ 4º LUGAR:

1º lugar: R$ 400,00

INSCRIÇÃO VALOR R$ 100,00 ANTECIPADOContato (47) 9645-7384 Lauro

TARDE DANÇANTE ANIMADA PELO GRUPO HERANÇA DE GAITEIRO.

INÍCIO 18:00h.

SÃO JOÃO DO MIRADOR PROMOVE GRANDIOSA FESTA EM LOUVOR A

NOSSA SENHORA DE LOURDES

Page 16: As061preview

16 Papanduva (SC), 7 de fevereiro de 2015

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

O DECK é um projeto que começamos em 2014 em busca de um novo espaço para o entre-tenimento diurno aos DOMINGO para nossa região, a ideia surgiu no intuito de proporcionar outros momentos marcantes para nossos clientes e amigos, o que seria a "DAY PARTY" (festas de dia) juntando aquela energia gostosa do FIELD num espaço menor e com todos os elementos da natureza, um espaço para encontrar os amigos, conver-sar e dançar durante as tardes de DOMINGO e acompanhar um pôr do sol maravilhoso.

O ambiente do Deck é o mesmo ambiente que utilizamos para os camarotes quando abrimos o club, o lugar é menor tem capacidade para 300 pessoas, mais a energia boa é indiscutível, montamos toda uma estrutura diferente, e estamos a cada dia buscando melhorar mais este projeto, pois bem estamos unindo boa música, a um publico muito bonito nas tardes de DO-MINGO, um publico que realmente curte o nosso trabalho e aprecia a boa música.

Hoje percebemos que nosso projeto deu certo. Gratidão pelo reconhecimento, obrigado sempre!

Grupo FIELD CLUB

SUNDAY SESSIONS – DECK FIELD CLUBPara quem não conhece essa é a nossa "pixxxtinha" do DECK FIELD!!!