As121preview

16
Papanduva (SC), 30 de abril de 2016 Ano 4 edição 121 Falta de manutenção em estrada causa prejuízos a agricultores e gera repercussão em redes sociais São Cristóvão é campeão da Taça Rádio Super FM de Futebol de Campo Confira o super poster no interior do jornal Contador montecastelense morre em acidente na BR-116

description

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 30 de abril de 2016

Transcript of As121preview

Page 1: As121preview

ASemana | 1Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Papanduva (SC), 30 de abril de 2016Ano 4 edição 121

Falta de manutenção em

estrada causa prejuízos a agricultores

e gera repercussão

em redes sociaisSão Cristóvão é campeão da Taça Rádio Super FM de Futebol de CampoConfira o super poster no interior do jornal

Contador montecastelense

morre em acidente na BR-116

Page 2: As121preview

2 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Já há certo tempo, tenho realizado uma série de conversas com amigos, geralmente competentes técnicos, e também colegas dos partidos irmãos para ouvir sugestões para ajudar a resolver os pro-blemas de Papanduva.

Sem levantar a lebre, fiz com que cada es-pecialista falasse sobre seus temas de maior competência, como saúde, infraestrutura, educação, assistência social e meio-ambien-te, sem que parecesse que estaria fazendo

alguma pesquisa ou levantamento. Mas era exatamente isso o que eu fazia.

Papanduva, apesar de relativamente pe-quena é uma cidade complexa, cada região tem suas particularida-des e necessidades es-

pecíficas. Por isso, além de muito planejamen-to, é necessário ouvir sempre a população. É o morador, que vive o dia a dia do município que realmente sabe onde seu calo aperta.

Foi o que fiz nos três anos em que estive no Jornal A Semana, como repórter e ad-ministrador. Percorri a quase todas as lo-calidades e bairros, conversava, recebia as impressões dos lí-deres comunitários, do agricultor, do operário, do comerciante, além de sempre manter um canal aberto nas redes sociais para receber re-clamações e sugestões sobre nossa cidade e minha empresa. Algu-mas muito polêmicas, outras vezes apenas direitos básicos, como saúde e infraestrutura, que estariam sendo sonegados pelo poder público.

Um jornal, apesar do que possa tentar dizer os seus desafetos, não é submetido à lógica do loteamento político. É uma empresa que vive de receita e de notícia, e mantém seu escritório aberto a todos. Assim,

ouvindo a todos, te-mos um retrato muito fiel do que se passa na cidade e talvez até na região do Planalto Norte, haja vista termos distribuição em cidades vizinhas.

Quanta diferença da atual administração, que vive encastelada em gabinetes, com secretários que fogem da realidade como o demônio foge da cruz! Não é de se estranhar que Papanduva sofra cada vez mais com as enchentes, que con-tinuam humilhando seus cidadãos mesmo em uma temporada de poucas chuvas. Se as obras para conter as cheias em córregos, alardeadas aos quatro ventos como solução definitiva não deram conta, agora é preciso ter a clareza e um estu-do técnico muito mais detalhado. Por sorte, a Câmara de Vereadores bateu no peito e não teve medo de fazer o que a prefeitura já de-via ter feito.

Nestas andanças como profissional de mídia, ouvi sugestões criativas para melho-rar, por exemplo, a

distribuição de água para os bairros altos. Também foi sugerido o retorno e a ampliação das obras de manuten-ção de vias rurais, para que Papanduva seja uma cidade com eco-nomia mais vigorosa. Até crianças conhecem a frase batida: “Se o campo não planta, a cidade não janta”. Tro-cando em miúdos: a displicência e o relaxo na conservação das estradas gera impacto também nas receitas municipais.

Saí de cada uma destas conversas com cada vez maior certeza de que Papanduva pode ser um lugar muito melhor para todos ao invés de paraíso de alguns. Principalmente se todos forem ouvidos. Nos próximos editoriais neste espaço voltarei a abordar assuntos de nossa cidade e algumas boas ideias sobre áreas específicas da adminis-tração desta terra que tanto amamos.

Por Luiz Henrique Saliba Filho

Opinião

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoRedação: Fabiana WatrazGerente comercial: Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) | (47) 9930-6395 (Tim)

Expediente SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua Mafra, 90 - Centro - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva eMonte Castelo

É preciso ouvir os Papanduvenses

Pontos de Venda: Monte Castelo: Central Lanches, Auto Posto Kastely, Pastelaria Casa Velha, e Também com as Candidatas.Papanduva: Lanchonete do Nélson | Major Vieira: Bar da Goreti

Page 3: As121preview

ASemana | 3Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Radar Por Luiz Henrique Saliba Filho | [email protected]

OBRAS EM AVENIDA GERAM POLÊMICAAs obras na avenida estão gerando polêmica, e desta

vez não é ninguém questionando os fundamentos e a durabilidade do asfalto. Alguns comerciantes papandu-venses não gostaram nem um pouco da terra acumulada pelas obras de colocação de manilhas na avenida. O motivo é simples: a prefeitura fez a sujeira que é natu-ral, mas não disponibilizou chapas de compensado ou algo que valha para que os clientes possam adentrar os estabelecimentos sem sujarem-se. O resultado foi um pouco mais de inconveniências para o movimento do comércio em um momento de crise econômica. Como diz o provérbio alemão: “o diabo mora em detalhes”.

POR FALAR EM COMÉRCIO...Alguns comerciantes não estão nem um pouco con-

tentes com algumas atitudes de cargos de confiança da prefeitura. Segundo os mesmos, há uma marcação “cerrada” que não teria fundamento, para os que que-rem “gerar emprego, divisas e renda”. É reclamação dos engravatados do poder público referente a cheiro de comida, de localização de mesas, de tudo o que é coisa. Parece que a paciência dos pagadores de impostos não anda lá muito grande com a parte que é “servidora” da população.

POR FALAR EM IMPOSTO...Nesta equação entra também os produtores

rurais, que por ventura têm passado por poucas e boas (e não é de hoje) quando tentam escoar sua produção de dentro de suas propriedades. E o uso do verbo “tentar” não é mera escolha estilística neste caso: o que tem de agricultor ficando “pelo caminho” quando tenta exercer o direito de ir e vir não está no gibi.

POR FALAR EM VIAS PÚBLICAS

A população não perdoou a desculpa de que o novo secretário está apenas a poucas semanas no cargo e que não tem culpa por tudo o que está ocorrendo no município. O pessoal que não perdoa um sarro afirma que a nova técnica dos “pés-vermelhos” é trocar os secretários a cada três semanas, para que desta forma nunca, ninguém, em hipótese nenhuma, tenha culpa de algo no passado, presente ou futuro. Até que faz sentido (a piada).

POR FALAR EM PIADANão sei se alguém se atinou ao fato, mas lá vai.

O atual Excelentíssimo Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, meu “conterrâneo” Sírio-Libanês o digníssimo Sr. Michel Temer, divulgou um esboço do que seria seu plano de governo caso a sua companheira de chapa, a Excelentíssima Presidente Sra. Dilma Rousseff seja afastada do cargo. Até aí algo “natural” e onde constam diversos pontos onde eu estou de acordo com o Sr. Temer. O que acho incrível, e onde estou muito em desacordo com a sua postura, é este plano de governo ser diametralmente oposto em muitos pontos ao da Sra. Dilma Rousseff (e teóricamente dele há poucos meses atrás, já que foram companheiros de chapa). Se pensam tão diferentes, o que é um direito inalienável na Democracia, o que diabos estavam fazendo na mesma chapa presidencial? São estas questões que se levantam e contribuem para a perda de credibilidade da classe política perante a população. Já há figuras nacionais se destacando neste vácuo de credibilidade para 2018, e se as tradicionais figuras já tiveram de engolir um “sapo barbudo”, quem está de olho na po-lítica sabe: cresce a probabilidade de que em 2018 os caciques de pouco índio tenham de engolir um “sapo verde-oliva”, de cara de poucos amigos e sem medo de falar o que “dá na telha”. É espera e ver...

Quem está de parabéns pela última festa é o Grupo Herança de Tropeiros, do Lageado dos Grein. Com muito churrasco e cerveja bem gelada, o grupo recebeu os amigos no final de semana até o domingo (24) e fez bonito. O evento teve ca-valgada e acampamento e até declamação de César Pereira de texto de Lorizete Inácio, ho-menageando o saudoso Paulino Veiga durante a missa. Paulino Veiga foi um dos fundadores, colaboradores e incentivador incansável do grupo de cava-leiros. O Grupo Herança de Tro-peiros agradeceu a presença dos amigos nos dias festivos em sua página do Facebook. Esperamos que outras festas aconteçam em breve!

Inha Nova Cultura

GRUPO HERANÇA DE TROPEIROS REALIZA GRANDE FESTA

Page 4: As121preview

4 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Policial

Grave acidente ocorrido na noite de terça-feira (26), no quilômetro 25,8 da BR -116, em Itai-ópolis, tirou a vida do contador Hamil-ton Alves Ribeiro. A colisão envolveu três carros e tirou a vida de Hamilton, que dirigia veículo Citroën Picasso. Os outros envolvidos Dilceu Zimerman, que dirigia um Nis-san Frontier, e Artur Leite Bastos Neto, que estava em uma Amarok, t iveram ferimentos leves.

Contador montecastelense morre em BR-116

Hamilton Alves Ribeiro era contador e morreu em batida que envolveu outros dois veículos na BR-116

Circunstâncias do acidente

O veículo Citroën

Picasso conduzido por Hamilton Alves Ribeiro, 59 anos, que veio a óbito seguia sentido sul,

e ao tentar realizar ultrapassagem sob chuva chocou-se frontalmente com a Nissan Frontier conduzido por Dir-

ceu Zimerman, que vinha em sentido contrário. Na tenta-tiva de se esquivar dos veículos aci-dentados que fica-

ram sobre a pista, Artur Leite Bastos Neto ,condutor do veículo Amarok, acabou saindo de pista.

Informações da PRF/Anderson Passos/Rádio Super FM

Henrique Alves Ribeiro tinha 59 anos e era profissional contabilista

Dois são presos em SC com 250 kg de maconha em caminhão roubado

Um jovem de 24 anos e um idoso de 62 foram presos em Garu-va, no Norte de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (27) por tráfico de drogas. Com eles, os policiais apre-enderam 250 quilos de maconha e 300 gramas de Skank, uma variação da maconha.

Conforme a Polícia Civil, o rapaz era de Itajaí, no Vale, e o idoso de Cascavel, no Paraná.

O jovem conduzia em um caminhão roubado em Barra Velha, no Litoral Norte, e o idoso um Focus. Os policiais verificaram que os dois veículos tinham um rá-dio comunicador para troca de mensagens.

A droga vinha do Mato Grosso do Sul e seria vendida em Itajaí. A operação foi realizada após dois meses de in-vestigações da polícia.

Fonte: g1/SuperFm

Page 5: As121preview

ASemana | 5Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Geral

Um carregamento de suínos no dia 26 de abril acabou causando grande agitação na sociedade de Papan-duva. Tudo porque, ao praticamente chegar ao seu destino, o ca-minhão carregado com 250 animais atolou e acabou tombando. Trabalhadores pre-cisaram enfrentar a fria madrugada para realocar em outro ca-minhão os animais e retorná-los à pro-priedade de origem, já que a estrada que dá acesso à empresa Agroindustrial Master ficou interditada pelo caminhão tombado.

Segundo relatos

do produtor Altamir Glonek proprietário do carregamento, a carre-ta saiu as 13h00 de sua propriedade, e antes de atolar próximo a Master já precisou ser puxada por tratores em quatro outras tre-chos no interior do mu-nicípio até chegar ao fatídico local. Altamir desabafou nas redes sociais, Facebook e cerca de duas dezenas de grupos de WhatsA-pp, onde compartilhou as imagens do preju-ízo e do sofrimento dos animais. Em sua mensagem, alegou se tratar de “uma falta de respeito com os Papaduvenses”.

Falta de manutenção em estrada causa prejuízos a agricultores e gera repercussão em redes sociais

Sofrimento animal na carreta tombada

caminhão necessitou ser rebocado já durante trajeto no interior

Ao telefone, Altamir disse que “cada vez que chove o agricultor do município tem proble-mas”. Também afirmou que, além de precisar retornar a carga estando ela “nos pés da balança” da agroindústria, ainda amargou o prejuízo de carca de 80 animais já engordados e prontos para o abate. Afirmou ainda não entender como uma estrada que dá acesso para uma das maiores indústrias da

cidade estava tão dete-riorada, já que a empresa é responsável direta por grande parte da arreca-dação do município do Papanduva. “O dinheiro arrecadado com estas indústrias e com os agri-cultores é o dinheiro que é usado para fazer as melhorias para a popula-ção”- disse o agricultor. “É com este dinheiro que a prefeitura deveria comprar remédios e fa-zer reparo nas ruas dos bairros e no interior”.

Repercussão e Alcance A postagem de Altamir no seu Facebook

rendeu trinta e três compartilhamentos, e cerca de 150 curtidas apenas na publicação original, tendo grande impacto e muitos comentários dos papaduvenses que prestaram solidariedade ao agricultor e também fizeram cobranças por atuações do poder público em outras áreas e locais onde as vias estão deterioradas. Até situ-acionistas e empregados públicos comentaram as publicações, aumentando desta forma o seu alcance.

Autopista já havia confirmado a responsabilidade da prefeitura pela via

A Autopista Planalto Sul já havia rebatido as alegações de que seria a responsável pela via, argumento usado por muitos governistas. Em ocorrido semelhante há poucos meses atrás no mesmo exato local, a empresa responsável pela Br-116 enviou nota aos jornais de seguinte teor:

“A marginal em questão, apesar de estar dentro da faixa de domínio, é de terra, e por isso considerada irregular. Assim a responsabilidade de conservação, manutenção e operação é da Prefeitura local”.

Após o ocorrido, prefeitura de Papanduva decide tomar providências

Após o ocorrido na via, a prefeitura de Papan-duva tomou providências e postou a seguinte mensagem em sua página oficial:

“Com o alto tráfego de caminhões pesados somado a erosão, a estrada marginal da BR-116 que dá acesso a localidade de queimados estava bastante deteriorada. Nesta semana, a secretaria de obras efetuou manutenção”.

Page 6: As121preview

6 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Geral

Imóveis

- Terreno Urbano com 400m², Bairro Lagoa Seca – Lo-teamento Kimiecik. Valor: R$ 60.000,00. Aceita troca p/ imóvel em Itapoá ou Guaratuba.-Terreno urbano, com 490 m², com casa em alvenaria contendo 02 quartos, sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. No mesmo terreno (fundos) uma casa com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro. R. Basílio Heuko, n°999 ao lado da APAE Valor R$ 260.000,00.- Terreno urbano, com 497 m², situado à rua Eugenio Sidorack, sem benfeitorias, R$ 120.000,00. Aceita carro como parte de pagamento.- Terreno urbano, com 700 m², contendo uma casa de madeira, situado na rua Eugenio Sidorack - Bairro Lagoa Seca. R$ 150.000,00.-Terreno urbano em Canoinhas, sito a rua México, nas proximidades da Empresa Zugman, com 541,50m². Valor R$ 80.000,00. Aceita troca p/ casa ou terreno em Papanduva.- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sido-rak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 20.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aprox. 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor R$ 100.000,00- Vende-se terreno rural na Localidade do Rio do Engano com 12 alqueires. R$ 15.000,00 o alqueire.-Vende-se terreno urbano com 920 m ², contendo, uma

casa mista de 154 m², uma sala comercial de 66 m² em alvenaria com laje, uma sala comercial 21 m² com forro, e uma casa em alvenaria com 79,61 m², localizado na Rua Jair Damaso Silveira com Jorge Lacerda, próxima a Igreja Matriz. Total construído 321 m². Valor R$ 500.000,00. aceita-se negociação.-Vende-se terreno na avenida, esquina, em frente a Oficina Blicar, com 300 m² e outro em anexo com 625 m² totalizando 925 m². -Vende-se terreno Urbano com 411 m², com casa em alvenaria, toda murada na rua Tercilio Sonaglio -Bairro São Cristovão. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 1.600 m², na Rua Antonio Borges Bueno , Bairro São Cristovão. Valor R$ 440.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 790 m², no centro ao Lado do Moinho Schadeck. Valor R$ 650.000,00.-Vende-se terreno urbano com 675 m² com uma casa de madeira, na Rua Jacob Schadeck em frente a delegacia. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se casa em alvenaria com 106 m² ,nova contendo uma suite, 2 quartos, sala,cozinha, banheiro,área de serviço, garagem, toda murada, Valor R$ 170.000,00. Situada no Bairro Santa Monica. Aceita-se financiamento.Casa e Barracões para Locação.

Compra, Venda e Aluga

-Vende-se equipamentos para panificadora.Tratar 3653 1667.-Vende-se terreno com 1600 m² , área comercial,no centro de Papanduva.Tratar fone 47 3653 1667. -Vende-se ou aluga-se, casa em alvenaria, com 100m², contendo 3 quartos, sala, cozinha, Banheiro, garagem e lavanderia, em lote de 600m².Sito a Rua Rogério Marques 906, Bairro Tolachisnki. Valor a combinar pelo telefone 47

-9214 1732 com João.CASA EM BARRA VELHA (PRAIA) - Vende-se casa em alve-naria parcialmente mobiliada, com 01 quarto, 01 suite,01 BWC, sala/cozinha, área de serviço, garagem/varanda com churrasqueira num imóvel murado de 460 m², em rua pavimentada a 400 m da praia. Valor R$250.000,00. Tratar pelo telefone (47) 9618-4763

Anúncio Particular

Aluga-se casa em Alvenaria, com 3 quartos,sala, cozi-nha,banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira, na Rua Francisco Alves Ferreira 322-Próximo a Escola Maria Avelina, bairro Rondinha- R$ 450,00. Tratar pelo telefone 47 9144 0566 .

Vende-se Casa com 67m² , com 2 quartos,sala, banheiro, cozinha,lavanderia, garagem com churrasqueira . Terreno medindo 400m², localizada na Rua Francisco Alves Fer-reira,nº 312, bairro Rondinha, próximo a Capela Nossa Senhora de Fátima. Valor R$ 145.000,00, aceita-se carro no negocio. Tratar pelos telefones 47 9144-0566( Ricardo) ou 47 9134 6066 (Gilberto)

Vende-se um Uno Vermelho ano 94 IE, com alarme , trava elétrica. Com documentos em dia. Valor R$ 5.500,00. Tratar com Laura no telefone 47 9204 5519.

Vende-se um terreno na rua Pedro Povaluk medindo 1080mquadrado contendo 2casas em cima uma de madeira 70m quadrado e outra de alvenaria 100m quadrado aceita-se propostas. R$ 160mil Fone 91666213

Vende-se Tereno rural,em Monte Castelo, Taquaral, próximo a BR-116, 6.2 alqueires, cercado, 1 açudes, casa de material de 60m2. Telefones: 9629-9818 ou 9211-0892

Oportunidades de Negócio

WWW.OILSONCORRETORMAFRA.COM.BR

CLASSIFICADOS

Destaques da Semana

Imóvel Comercial - 144,00 M2 2 banheiros Casa com - sala, cozinha, 4 quartos, banheiro, garagem para 3 Carros. Churrasqueira. Em Monte Castelo - SC Valor R$ 150.000,00

Ótimo terreno no centro sendo 2 lotes de 15,5 X 40 M - Totalizando Uma Área 1240 M2. Em Papanduva –SC. Valor R$ 700.000,00

Casa de alvenaria 100 M2 com 3 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem. Área do terreno 1200,00 M2. Em Monte Castelo –SC Valor R$ 170.000,00

Terreno Rural com área total aproximadamente 157.000 M2 (6 hectares livres pra plantação)Contendo uma casa de alvenaria de 170 M2 2 tanques para peixe 1 paiol com estufa para fumo. Em Santa Terezinha – SC Valor R$ 300 mil

O ator Umberto Mag-nani Netto, de 75 anos, morreu na manhã de hoje (27), vítima de aci-dente vascular encefá-lico (AVE) hemorrágico.

O ator havia sido internado na última segunda-feira depois do AVE, no Hospital Vi-tória, no Rio de Janeiro, segundo a assessoria de imprensa da unidade. Ultimamente, Umberto Magnani participava das gravações da novela Ve-lho Chico, da TV Globo. Entre as produções da qual Magnani participou estão as novelas Mulhe-res Apaixonadas (2003) e Laços de Famílias (2000), além dos filmes A Hora da Estrela (1985) e Kuarup (1989).

CarreiraO ator teve extensa

trajetória no teatro, te-levisão e cinema. Muito premiado, ele marcou a dramaturgia nacio-

nal como intérprete e, também, como produtor de espetáculos consa-grados.

Ele iniciou sua car-reira de ator em 1965, quando ingressou no curso de interpreta-

ção da Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo. No início de sua trajetória pro-

fissional, interpretou textos de autores con-sagrados, como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antô-nio Callado e William Shakespeare.

Seu primeiro des-taque foi em 1977 no espetáculo “O San-to Inquérito”, de Dias Gomes. Em 1981, ele ganhou seus primeiros prêmios de destaque: o Troféu Mambembe e Prêmio Molière de me-lhor ator pela atuação em "Lua de Cetim", de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio. Na crítica ao espetáculo, recebeu um elogio de Sábato Magal-di: "Umberto Magnani aproveita a melhor opor-tunidade que teve como ator e vive um Guima comovido, mentindo-se no fracasso e bebida, marcado pela tragédia".

O ator estreou na TV em 1973, interpretando o personagem Zé Luis

na primeira versão da novela “Mulheres de Areia”, na extinta TV Tupi.

Na Globo, ele parti-cipou de consagradas novelas, como “Felicida-de”, “História de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulhe-res Apaixonada” e "Pá-ginas da Vida". Também participou de minissé-ries como “Presença de Anita” e do seriado “Sandy & Júnior”.

Vereza assume papel

Carlos Vereza as-sumirá a paróquia de Grotas do São Francisco na novela "Velho Chico" como padre Benício.

Na trama, padre Ro-mão, que era vivido por Umberto Magnani, será pego de surpresa por um comunicado urgente informando que ele passará a ser padre emérito.

Morre Umberto Magnani, ator de "Velho Chico", aos 75 anos

Entre as produções da qual Umberto Magnani participou estão as novelas Mulheres Apaixonadas (2003) e Laços de Famílias (2000)

Page 7: As121preview

ASemana | 7Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Rua Tenente Ary rauen,195

Realizada no domin-go (24), a decisão da "1ª Taça Super Fm de Futebol de Campo" pro-porcionou aos torcedores que compareceram ao

estádio Jahir Damaso da Silveira momentos de muita emoção e euforia. Principalmente porque se tratava de uma rivali-dade que se criou dentro

das quatro linhas já que as equipes Pega Fogo e São Cristovão já haviam decidido por duas vezes a final de competições municipais, onde cada equipe já havia levantado o caneco.

Em 2014, o São Cristo-vão venceu o Pega-Fogo por 3x0. No ano seguinte, o Pega Fogo deu o troco e venceu o São Cristóvão por 4x1.

Mas na decisão deste domingo (24), a equipe São Cristovão passou na frente e, em uma partida de muita garra e raça, venceu o Pega-Fogo pelo placar de 3x1. As torcidas, que lotaram o estádio, fo-ram à loucura, torceram,

vibraram e fizeram cada uma a sua parte.

A rádio Super FM 89,1 transmitiu o jogo, onde os ouvintes acompanharam em todos os detalhes a grande final com a equipe esportiva da emissora.

Anderson Passos narrou o jogo, com comentários técnicos de Adolfo Girardi e Fernando Foggiato e Portuga Cabral fazendo a reportagem de campo.

O evento foi organiza-do pela Rádio Super FM

89, 1 e pelo Departamen-to Municipal de Esportes de Papanduva. Parabéns aos atletas, patrocinado-res, torcedores e profis-sionais envolvidos.

Com informações da Rádio Super FM e Departamento Municipal de Esportes

São Cristóvão é campeão da Taça Rádio Super FM de Futebol de Campo

Preços especiais! Venha conferir!

Page 8: As121preview

8 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 20168 | ASemana Papanduva (SC), 9 de abril de 2016 ASemana | 9

1° Taça Super Fm 89,1 de Futebol de Campo 2016

Em pé: Bartolomeu (Barto), Flaviano, Marcos, Diego, Zé, Sidimar, Alex, Diego, Cleiton Maicon Partala, Marquinhos, Polaco. Em baixo: Cleomir Juliano, Nil, Mano, Evair, Juninho, Leandro, Carlos, Alan, Alexandre, Mateus

São Cristóvão Futebol Clube

Page 9: As121preview

ASemana | 9Papanduva (SC), 30 de abril de 20168 | ASemana Papanduva (SC), 9 de abril de 2016 ASemana | 9

1° Taça Super Fm 89,1 de Futebol de Campo 2016

Em pé: Bartolomeu (Barto), Flaviano, Marcos, Diego, Zé, Sidimar, Alex, Diego, Cleiton Maicon Partala, Marquinhos, Polaco. Em baixo: Cleomir Juliano, Nil, Mano, Evair, Juninho, Leandro, Carlos, Alan, Alexandre, Mateus

São Cristóvão Futebol Clube

Page 10: As121preview

10 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

JOSÉ VATRAZNeste 02/05 é dia de comemorar o aniversário de José Vatraz. Esperamos que este dia lhe traga muitas alegrias e homenagens, pois você merece muito! Que Deus lhe cubra de bênçãos e lhe dê muita saúde, alegrias e realizações! De-sejos de sua esposa Maria, filhas, genros, netos e toda a equipe do Jornal A Semana.

JOAONATAM SANTANADia 05/05 nosso amigo Joaonatam completa idade nova. Neste dia e em todos os outros, que sua vida seja repleta de grandes realizações e muitas felicidades. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

NETO BEJEDia 02/05 é dia de muita festa para o amigo Neto Beje. Que Deus continue iluminando seus passos e lhe trazendo infinitas bençãos!!! São os mais sinceros desejos de seus amigos, cole-gas de trabalho, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana.

JOÃO BODNAR JÚNIORNosso parceiro “Karsudo” comemora seu aniversario 06/05. Que Deus continue abençoando você hoje e sempre, com muita saúde, felicidade e grandes realizações. Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

JOHANN CHUPELJohann completa mais um ano de vida neste 02/05. Parabéns para você! Que todos seus sonhos se realizem e lhe tragam muitas feli-cidades. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

MÁRCIA CHUPELDia 08/05 é aniversario da nossa amiga Márcia. Que sua vida seja pontilhada de bons e felizes momen-tos. Que todas as maravilhas venham repousar sobre ti neste dia tão im-portante. Felicidades! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

DAYARA MATIOSKIIluminado é o seu dia Dayara como você! 02 de maio é seu aniversario, mas a festa é para todos que tem a alegria de te conhecer e conviver com a pessoa maravilhosa que você é. Felicidades hoje e sempre. Desejos de seus familiares, amigos e jornal A Semana.

ANA PAULA RODRIGUESNeste 05/05 Ana Paula comemora seu aniversario. Parabéns! Que seus dias sejam de grandes alegrias, saúde e muita prosperidade. Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

CARLA RIBEIROE quem completou idade nova neste último dia 27/04 foi a amiga Carla. Parabéns! Que este novo ano chegue recheado de muita saúde e novas oportunidades para concretizar os seus sonhos mais desejados. Desejos de seus amigos, colegas de trabalho e toda a equipe do Jornal A Semana.

AS Social

Page 11: As121preview

ASemana | 11Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Economia

BNDES reduz juros de capital de giro para PMEs

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BN-DES) anunciou nesta terça-feira redução de juros para linhas volta-das a capital de giro, em iniciativa para dar mais fôlego financeiro para pequenas e médias empresas.

A taxa de juros co-brada pelo BNDES nas linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas foi reduzida de 11,59 para 10,20 por cento ao ano.

O banco também melhorou as taxas para empresas de portes maiores. No caso das médias empresas, o juro caiu de 14,63 para 12,59 por cento e no caso das “médias-gran-des” a taxa caiu de 17,15 para 14,65 por cento ao ano.

As taxas para gran-des empresas seguiu em 17,15 por cento, in-formou o banco em co-municado à imprensa.

“O banco vai moni-torar as taxas efetiva-

mente cobradas pelos agentes financeiros do tomador final, para ve-rificar se as reduções se traduzem efetivamente em juros mais baixos aos clientes finais ou são apropriadas pelos agentes (financeiros)”, afirmou o BNDES no comunicado. A institui-ção de fomento acres-centou que o nível de emprego nas empresas apoiadas, antes e de-pois da concessão dos créditos, também será monitorado.

Commodities ainda são maior influência sobre Ibovespa

Ultimamente, nos mercados brasileiros, os investidores podem ser separados em duas correntes: aqueles que escolhem ações ba-seados nos movimentos políticos e aqueles que acham isso uma loucura.

Ocorre que os dois lados estão certos, um mais do que o outro. Embora a relação entre o Ibovespa e o impeachment da presidente Dilma Rousseff tem ganhando força neste ano, nada influencia mais a bolsa brasileira do que o petróleo e as outras commodities, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Faz sentido que o preço das matérias-primas ainda seja o fator mais importante no mercado de ações brasileiro. As commodities respondem por mais da metade das exportações do país, determinando a lucratividade de empresas que respondem por 20% do peso do Ibovespa, que tem 61 membros. Mas em um ano dominado por um

escândalo de corrupção e pela pior recessão em um século muitos in-vestidores estão depositando suas esperanças em uma reviravolta não na recuperação dos preços do petróleo, do minério de ferro e da soja, mas em uma mudança de governo.

“A euforia do impeachment é contagiosa”, disse Adeodato Volpi Netto, chefe de mercados de capi-tais da Eleven Financial Research em São Paulo. Mas para empresas como a Petrobras, nada é mais importante do que o preço do pe-tróleo. “São os preços do petróleo que vão determinar a sobrevivência da empresa. O mesmo raciocínio se aplica às empresas mineradoras e às siderúrgicas”.

A relação entre os preços do pe-tróleo - muitas vezes um indicador de para onde o mercado de commo-dities, de uma forma mais ampla, está indo - e o Ibovespa aumentou para 90% após permanecer acima

de 60% nos últimos 18 meses, mostram dados compilados pela Bloomberg. Isso explica por que a Petrobras despencou na segunda--feira, acompanhando uma queda de 4,1% nos futuros de petróleo negociados em Nova York, mesmo após a Câmara dos Deputados deci-dir favoravelmente à saída de Dilma em votação realizada no domingo. Quando o petróleo subiu, no dia seguinte, a Petrobras acompanhou.

Caminho complicadoA relação entre o índice Standard

& Poor’s GSCI Spot, que compila os preços de 24 commodities em cinco setores, e o Ibovespa está perto de seu maior nível já registrado de cerca de 50 por cento, segundo dados compilados pela Bloomberg. A ligação tem sido positiva e au-mentado continuamente desde o final de 2008.

Os investidores que tentam lucrar com base nas expectativas de mudança do governo percorrem

um caminho mais complicado. A relação entre as notícias sobre o impeachment de Dilma - um indi-cador que mede o impulso que o movimento está ganhando - e o Ibovespa permanece em 53% após atingir um recorde de 71% em mar-ço, segundo dados compilados pela Bloomberg. Entretanto, trata-se de uma ciência imperfeita. A relação foi negativa em três dos últimos 12 meses, o que significa que à medida que o processo ganhou força, as ações, na verdade, caíram.

James Gulbrandsen, diretor de investimento para a América Latina na NCH Capital, no Rio de Janeiro, diz que a importância das produto-ras de matérias-primas diminuiu ao longo do tempo, mas ainda é gran-de. Segundo ele, quando o drama do impeachment acabar e os preços das commodities se recuperarem, a relevância dessas empresas, que perderam tanto nos últimos seis anos, vai aumentar.

Page 12: As121preview

12 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Espaço Jurídico

Independentemen-te do resultado do processo de impeach-ment, o país precisa tomar as medidas ne-cessárias para estancar a queda na atividade e retomar o crescimento. Já desperdiçamos os últimos cinco anos e, quanto mais tardarmos em reverter o quadro atual, mais difícil será a retomada.

Por trás do intenso debate, é necessário definir agenda mínima de ações para recupe-rar a confiança, esta-bilizar a economia no

curto prazo e, a partir daí, atuar para que o país volte a crescer e a melhorar o padrão de vida da população.

Há dois passos fun-damentais nesse pro-cesso. O primeiro é a eliminação das incer-tezas sobre a solvên-cia futura do Estado, condição necessária à restauração da con-fiança e, a partir dela, a retomada e o uso pleno da capacidade produti-va. Com isso, estarão dadas as bases para a retomada da ativida-de, gerando emprego,

renda e demanda por crédito. O passo se-guinte é criar condições estruturais ao aumento dos investimentos e da produtividade, tão aba-lados nos últimos anos. É essencial introduzir regras de investimento em infraestrutura, es-pecialmente transporte e energia, baseadas na livre competição e na previsibilidade.

É preciso ainda ata-car de forma organiza-da e clara os entraves ao bom funcionamento da economia para que as medidas nesse sen-

tido sejam facilmente percebidas pela classe política e a população.

Hoje, por exemplo, o crescente número de empresas em recupe-ração judicial enfrenta dificuldades enormes para sair dessa situação por inconsistências na lei, que muitas vezes inviabilizam o propósito da recuperação. Com os ajustes necessários, porém, essas empresas poderão, dentro do mo-vimento de retomada econômica, sair do pro-cesso de recuperação com sucesso e voltar

Retomada

a produzir, crescer e aumentar a oferta de bens e serviços, gerando emprego e viabilizando o consumo.

Essas e outras mu-danças normativas e legais, como a simpli-ficação tributária, po-derão fazer a máquina de produção do país voltar a funcionar a pleno vapor.

Mas, antes, teremos de endereçar com de-terminação a questão fundamental que é criar condições para reverter a trajetória preocupan-te de aumento da dívida pública, sinalizando a todos que o Estado

brasileiro é solvente a médio e longo prazo. Isso passa pela racio-nalização de despesas e a implementação de reformas como a da Pre-vidência, dentro de um caminho que sinalize à sociedade que há luz no final do túnel.

Não se trata de sim-plesmente cortar des-pesas públicas, mas organizar e definir prio-ridades orçamentárias, de maneira a deixar bem claro à sociedade que o país vai crescer, criar empregos e, em última análise, melho-rar o padrão de vida da população.

Henrique Meirelles, economista e ex-presidente do Banco Central

Page 13: As121preview

ASemana | 13Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Política

Rua Sérgio Glevinsk, 240, próximo a Prefeitura de Papanduva

PMDB articula ajuda a Cunha na Comissão de Justiça

A bancada do PMDB na Câmara dos De-putados já trabalha majoritariamente com a ideia de ajudar o presi-dente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a se salvar do processo no Conselho de Ética que pode levar à cassação do mandato do peeme-debista.

A principal ajuda deve vir por meio da Co-missão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado da Câmara. Este ano, caberá ao PMDB indicar o pre-sidente da comissão, responsável por pautar a análise dos recursos de Cunha ao processo do Conselho de Ética.

A tendência é que a maioria da bancada do partido aceite acordo costurado por Cunha para que o presidente da CCJ neste ano seja um peemedebista alia-do dele.

Cunha tenta empla-car o deputado Osmar Serraglio (PR) no co-

mando da comissão. Serraglio está "alinha-do" com Cunha.

RevezamentoPara viabilizar a elei-

ção de seu aliado, o presidente da Câmara propôs acordo para que o deputado federal Rodrigo Pacheco (MG) desista de disputar o comando da CCJ este ano, com a promessa de que será apoiado por Cunha e pela bancada na disputa pelo posto no próximo ano.

Em seu primeiro mandato, Pacheco se-ria indicado pelo líder do PMDB na Casa, Leo-nardo Picciani (RJ), que rompeu politicamente com Cunha após se aproximar da presiden-te Dilma em outubro de 2015. Agora, tanto Pic-ciani quanto Pacheco já se mostraram dispostos a negociar acordo pro-posto por Cunha.

Segundo aliados do líder peemedebista, Picciani já avisou que, se Pacheco aceitar o

acordo com Serraglio, ele não deve opor. "Se for uma solução que pacifique a bancada, aceito o acordo", disse o deputado fluminense a outros deputados em reunião nesta quarta--feira.

Peemedebistas alia-dos de Cunha dizem que a bancada precisa ajudá-lo a resolver seu caso ainda no Conselho

de Ética, evitando que o processo chegue ao ple-nário da Câmara. Caso isso aconteça, aliados do presidente da Casa reconhecem que as chances de ele se salvar são muito pequenas.

MentiraCunha é alvo de

processo no Conselho

de Ética sob a acusação de ter mentido em 2015 à CPI da Petrobras ao dizer que não possuía contas secretas no ex-terior.

A informação foi con-frontada pela Operação Lava Jato, que aponta que o peemedebista tem contas não de-

claradas na Suíça que foram abastecidas com propina desviada da Petrobras.

O processo já se ar-rasta desde novembro do ano passado e, atu-almente, está na fase de coleta de provas e oitiva de testemunhas. Cunha nega as acusações.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Papanduva / Vara ÚnicaRua Simeão Alves de Almeida, 411, www.tjsc.jus.br, F: 47-653-6000, Centro - CEP 89370-000, Fone:(47) 3653-6006, Papanduva-SC - E-mail: [email protected] de Direito: André Luiz Lopes de SouzaChefe de Cartório: Helenice Fernandes Couto

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS E EVENTUAIS - COM PRAZO DE 30 DIASUsucapião nº 0300706-32.2014.8.24.0047Requerente: João Leffeck e outro:

Citando(a)(s): Terceiros eventuais interessados e a quem mais interessar possa.Descrição do(s) Bem(ns): Um (01) terreno urbano, com área de 1.895,10 M2, escala 1;1000,localizado no Bairro Santa Maria, cidade de Monte Castelo, nesta Comarca, confrontando-se pelaFRENTE, com 39,60 metros, com a rua Amantino Meister; FUNDOS, com 20,40 metros, com terrasde Ana Maria Torquato e 19,30 metros, com terras de Moacir Mondoi; LADO DIREITO, com 49,53metros, com terras de Antonio Carlos Ribeiro e LADO ESQUERDO, com 47,63 metros, com terrasde Vanilde Maria Novack Nazário. . Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente,a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s)cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s)de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) pararesponder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazodeste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitoscomo verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, paraque chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual seráafixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.Papanduva (SC), 12 de novembro de 2014.

Par

a co

nfer

ir o

orig

inal

, ace

sse

o si

te h

ttp://

esaj

.tjsc

.jus.

br/e

saj,

info

rme

o pr

oces

so 0

3007

06-3

2.20

14.8

.24.

0047

e c

digo

1C

A28

B2.

Est

e do

cum

ento

foi l

iber

ado

nos

auto

s em

13/

11/2

014

s 15

:46,

cpi

a do

orig

inal

ass

inad

o di

gita

lmen

te p

or H

ELE

NIC

E F

ER

NA

ND

ES

CO

UTO

.

fls. 24

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Papanduva / Vara ÚnicaRua Simeão Alves de Almeida, 411, www.tjsc.jus.br, F: 47-653-6000, Centro - CEP 89370-000, Fone:(47) 3653-6006, Papanduva-SC - E-mail: [email protected] de Direito: André Luiz Lopes de SouzaChefe de Cartório: Helenice Fernandes Couto

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS E EVENTUAIS - COM PRAZO DE 30 DIASUsucapião nº 0300706-32.2014.8.24.0047Requerente: João Leffeck e outro:

Citando(a)(s): Terceiros eventuais interessados e a quem mais interessar possa.Descrição do(s) Bem(ns): Um (01) terreno urbano, com área de 1.895,10 M2, escala 1;1000,localizado no Bairro Santa Maria, cidade de Monte Castelo, nesta Comarca, confrontando-se pelaFRENTE, com 39,60 metros, com a rua Amantino Meister; FUNDOS, com 20,40 metros, com terrasde Ana Maria Torquato e 19,30 metros, com terras de Moacir Mondoi; LADO DIREITO, com 49,53metros, com terras de Antonio Carlos Ribeiro e LADO ESQUERDO, com 47,63 metros, com terrasde Vanilde Maria Novack Nazário. . Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente,a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s)cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s)de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) pararesponder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazodeste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitoscomo verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, paraque chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual seráafixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.Papanduva (SC), 12 de novembro de 2014.

Para

con

ferir

o o

rigin

al, a

cess

e o

site

http

://es

aj.tj

sc.ju

s.br

/esa

j, in

form

e o

proc

esso

030

0706

-32.

2014

.8.2

4.00

47 e

cdi

go 1

CA2

8B2.

Este

doc

umen

to fo

i lib

erad

o no

s au

tos

em 1

3/11

/201

4 s

15:4

6, c

pia

do o

rigin

al a

ssin

ado

digi

talm

ente

por

HEL

ENIC

E FE

RN

AND

ES C

OU

TO.

fls. 24

PMDB terá o direito de nomear o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que pauta análise dos recursos de Cunha em processo.

Page 14: As121preview

14 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Espaço Saúde

Inverno é a época de pinhão, aqui no Sul tem por todo lado. Um alimento sazonal, pois só aparece em uma determinada época do ano. Nutricionis-tas são unânimes em indicar o consumo de alimentos sazonais: eles são mais frescos, nutritivos e baratos. Se forem cultivados na própria região ter-ritorial do consumidor, melhor ainda.

O pinhão é uma

delícia de inverno e, di-ferente do que muitos pensam, é saudável. O que todo mundo sabe é que o pinhão deve ser evitado na dieta, certo? Errado! Além de ser super saudável ele não é tão calórico como pensamos, se consumido com mo-deração só traz bene-fícios a nossa saúde. Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de mi-

nerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. Dentro dos macronu-trientes do pinhão, o que mais se destaca é o carboidrato com-plexo, que garante mais saciedade ao organismo. Portanto, ele é excelente fonte de energia para o dia a dia e também pode ser usado no pré treino. Ele tem ainda proprie-dades antioxidantes, que ajudam a inibir o

envelhecimento.Como todo al i -

mento, é necessário consumir de forma equilibrada. O pinhão é uma semente rica em carboidratos. Isso significa que ele ga-rante energia para as atividades do dia a dia, mas é necessário ficar atento às porções. A recomendação é ingerir 100 g por dia (10 unidades), o equi-valente a 174 kcal. O pinhão pode fazer

parte da alimentação de qualquer pessoa, sem restrição de ida-de, desde que seja se-guida a recomendação diária de consumo. A semente pode ser con-sumida como lanche, picada ou processada e colocada em pre-paros, como sopas e saladas. A farinha do pinhão também pode ser uma opção para preparo de massas. A semente não possui glúten.

O PINHÃO E SEUS BENEFICIOS NA DIETA

O PINHÃO E SEUS BENEFICIOS NA DIETA

EDIEINY MAIERNUTRICIONISTACRN 4772Clínica Santo Antônio3653.1027

Page 15: As121preview

ASemana | 15Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Page 16: As121preview

16 | ASemana Papanduva (SC), 30 de abril de 2016

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-24033653.2226 - email: [email protected]

Rua Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva

Bernadete WiliczinskiSalete Lisboa de Oliveira

Luiz Carlos Ferens