As122preview

16
Papanduva (SC), 7 de maio de 2016 Ano 4 edição 122 Casal realiza bodas de ouro e doa presentes para Hospital São Sebastião

description

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 7 de maio de 2016

Transcript of As122preview

Page 1: As122preview

ASemana | 1Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Papanduva (SC), 7 de maio de 2016Ano 4 edição 122

Casal realiza bodas de ouro e doa presentes para

Hospital São Sebastião

Page 2: As122preview

2 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Frente às leituras de Giorgio Agamben e Jacques Rancière, a concepção de demo-cracia contemporânea em nada se assemelha da gênese, dessa for-ma, é relativo apontar que habitamos países democráticos, primeiro

porque não explicamos do que se trata, segun-da porque é impossível sua prática da forma que se apresenta. A real democracia foi difundida na Grécia e se circunscreve aquele espaço e tempo. Afinal, o que é democracia?

Certamente, é a ques-tão norteadora que um estudando se faria.

Podemos res-ponder essa indagação à luz dos dois pen-sadores, em alguns aspectos com grau de convergência. Agam-ben visualiza técnicas

de governo, mecanis-mos legitimados pela palavra democracia para controle da massa populacional, em jogo estão à contemplação da produção e do con-sumo (isso atende a in-teresses privatizados).

No difundir do domínio o que outrora se visualiza como ex-ceção agora se torna corriqueiro e é por isso que anuncia que os campos de concen-tração são paradigmas da modernidade, ou seja, as técnicas que lá se utilizavam foram banalizadas em nosso cotidiano onde impera o Estado de exceção, não há constituição de direitos que garanta algo. Logo, há uma falsa representação, vendem-se imagens de sociedades democráti-cas, livres e iguais, le-gitimadoras da opinião popular, fundamentais para esse povo se reconhecer na partici-pação política, porém, desprezada para ma-nutenção de governos com operacionalidades totalitárias. Assim, o

aglomerado popula-cional não sabe do que fala quando aponta a democracia moderna.

Rancière decor-re sobre o dualismo das relações sociais para explicar o ódio à demo-cracia hodierna expres-sa no desejo ilimitado dos indivíduos. Nessa linha, não está em cena à subjetividade e sim a participação em grupos que reivindicam seus interesses, assim, está lançado o argumen-to do conflito eterno. Para manutenção da ordem os governos se legitimam pela eleição representativa e se condicionam em aca-bar com a vida demo-crática (expressa pela liberdade e igualdade de indivíduos e grupos).

Para o pen-sador, as oligarquias estão travestidas no poder, validadas pela massa, colocam em prática o império da força simbólica, todos falam, destarte, não são ouvidos. Quando pressionam são desti-tuídos da visibilidade, apresentados como

contrários à ordem que elegeu o governo (isso não significa que atende aos pedidos da maioria que o nomeou), representando assim um bom governo, o con-traditório é apontado como mau. A democra-cia não apresenta for-ma, ou mesmo padrão e isso que potencializa seu aprisionamento por grupos hegemônicos.

A palavra de-mocracia tem enorme peso na história da civilização ocidental moderna, agora, des-virtuada e restrita a legitimação dos donos do poder. O fato é que insuficientemente nos atrevemos em compre-endê-la, dado os meca-nismos que a blindam. Assim, reproduzimos falácias quando afir-mamos que vivemos em sociedades demo-cráticas.

Opinião

Por Felipe Onisto,sociólogo, mestrando

e professor da Universidade do

Contestado

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoRedação: Fabiana WatrazGerente comercial: Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) | (47) 9930-6395 (Tim)

Expediente SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua Mafra, 90 - Centro - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva eMonte Castelo

Democracia à luz de Agamben e Rancière

Pontos de Venda: Monte Castelo: Central Lanches, Auto Posto Kastely, Pastelaria Casa Velha, e Também com as Candidatas.Papanduva: Lanchonete do Nélson | Major Vieira: Bar da Goreti

Page 3: As122preview

ASemana | 3Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Radar Por Luiz Henrique Saliba Filho | [email protected]

PROPOSTA DE VICE-PREFEITO DE DAR VICE AO PP

CAUSA SURPRESA E DESCONFORTO EM

CORRELIGIONÁRIOS

A proposta do vice-prefeito Humber-to Ribas de o PMDB ser o vice do PP causou grande desconforto nas hostes pemedebistas. Além de a composição ser inédita no município, o fato de o candidato a vice oferecido, a princí-pio, não residir em Papanduva causou muita estranheza entre os militantes da sigla governista, até porque estão identificados com o governo tucano até a medula.

PARTIDOS DE OPOSIÇÃO CADA VEZ

MAIS UNIDOS PARA AS MUNICIPAIS 2016

No campo das oposições ao governo PMDB-PSDB, os partidos PP, PSD, PSB, e outros partidos de oposição estão cada vez mais unidos para o pleito que se aproxima.

PP AZEITANDO A MÁQUINA PARA A

ELEIÇÃO LEGISLATIVA

O PP-11 está preparando novidades para a eleição legislativa deste ano. O partido quer expandir suas bases e conta, além de nomes consagrados do partido, com grandes novidades para o pleito.

PSB COM TODO O GÁS

Quem está de olho na política muni-cipal tem visto a atuação do vereador Valdecir Vaneski, o Branco, na presidên-cia do PSB. Além de ganhar musculatura para o pleito de 2016, a turma do 40 está de parabéns pela animação e de-dicação com que tem aumentado suas fileiras. O partido conta com inúmeros filiados e vê grandes possibilidades de aumentar o número de cadeiras no legislativo.

REPORTAGEM SOBRE CAMINHÃO ENCALHADO

EM RUA DA MASTER TEM REPERCUSSÃO

BOMBÁSTICA

Mesmo o péssimo estado das ruas e es-tradas de Papanduva não ser novidade ne-nhuma, a reportagem sobre o encalhamento na rua da Master rendeu grande repercus-são. Tudo isto devido a total indignação na cidade e no interior com as condições de trafegabilidade. Já tem gente lascando por aí: entra secretário, sai secretário, e o povo continua fazendo papel de otário.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS A ESPERA de DIREITO

DE REPOSIÇÃO

Os servidores municipais de Papan-duva estão em compasso de espera por decisão que respeite seu direito de reposição salarial. Os índices que nor-teiam o ajuste estão em cerca de 11%, mas o governo “tucano do pé vermelho” ofereceu míseros e vergonhosos 3%. Alegam o que todo mundo alega quando não quer cumprir algo: crise econômica.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS A ESPERA DE DIREITO

DE REPOSIÇÃO IIO sindicato analisa as medidas ca-

bíveis para que esta injustiça com os servidores e aposentados de Papan-duva seja revertida. O funcionalismo está com a proposta de 3% entalada na garganta e promete reagir. A seguir, cenas dos próximos capítulos...

Page 4: As122preview

4 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

PolicialViolência em alta no Planalto Norte:

Caixas eletrônicos são explodidos por quadrilha em Monte Castelo

Durante a madru-gada deste sábado, 30, uma quadrilha de caixeiros voltou a agir no Planalto Norte, desta vez na agência do Banco do Brasil de Monte Castelo.

As informações são que a ação aconteceu por volta das 4 horas da madrugada. O modo de agir dos bandidos

foi muito semelhante ao aplicado na agência do Banco do Brasil de Irineópolis, recente-mente.

Parte da quadrilha disparou diversos tiros contra o grupamento da Polícia Militar da ci-dade a fim de intimidar os policiais, enquanto outro grupo explodia os caixas eletrônicos.

Os bandidos usaram uma Duster da cor preta e

uma Hilux branca na açãoO Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de

Mafra foi até o local, mas não conseguiu alcançar os assaltantes. Os dois carros suspeitos passa-ram pelo pedágio da BR-116, que fica em Monte Castelo. A Duster estava com um giroflex do lado esquerdo. O motorista chegou a brincar com a atendente da praça do pedágio, perguntando se ela não tinha medo de ser assaltada.

A Hilux passou logo em seguida. A Polícia não tem pistas do destino da quadrilha.

Page 5: As122preview

ASemana | 5Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Geral

No dia 18/05, as 19:30h, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Papanduva realizará evento para motivar e ins-pirar os comerciantes e empresários locais. Trata-se da palestra “A incrível arte de vender”, que foi desenvolvida e voltada para lojistas, empresários, colaboradores de empresas, represen-tantes comerciais e estudantes com o intuito de fomentar reflexões acerca assuntos pertinentes a relacionamen-to, atendimento e, consequentemen-te, a venda. O evento será realizado no Salão Paroquial São Sebastião. Os ingressoscustam R$ 10,00 e associa-dos da CDL Papanduva tem desconto.

Baseada em fatos reais do mundo do comércio e ambiente corporativo em geral, esta palestra traz em sua composição situações que levam o espectador a visualizar o cenário corporativo de uma maneira mais clara e real, oferecendo ferramentas para o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Música, arte e bom humor inte-ligente são a marca da Seu Chico

Treinamentos, grupo que apresenta-rá o espetáculo e da palestra show, que promete levar e acrescentar informação e conhecimento de uma maneira única e diferenciada. A Seu Chico Treinamentos é uma empresa especializada em treinamentos e desenvolvimento humano que atua a nível nacional há mais de 10 anos, utilizando maneiras diferenciadas de apresentar ideias, informações e so-luções a seus clientes e profissionais, sendo uma delas e a mais utilizada a ferramenta do teatro.

Pontos abordados

Atendimento ao cliente; Prospecção; Planejamento; Estratégias de venda; Empatia; Trabalho em equipe; Autoconhecimento;Liderança;Capacitação;Desenvolvimento humano;

CDL de Papanduva trará palestra de treinamento em vendas

DATA: 18/05- QUARTA-FEIRAHORÁRIO: 19:30LOCAL: SALÃO PAROQUIAL SÃO SEBASTIÃOVALOR: R$ 10,00

Page 6: As122preview

6 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Esporte

Imóveis

- Vende-se uma casa 100 metros quadrados, três quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, churrasqueira, Garagem lote medindo 600 metros, com muitas arvores frutífera. Endereço: Rua Rogério Marques 906. Bairro Tolachinski, Telefone: 47 92141732- Terreno Urbano com 400m², Bairro Lagoa Seca – Lotea-mento Kimiecik. Valor: R$ 60.000,00. Aceita troca p/ imóvel em Itapoá ou Guaratuba.-Terreno urbano, com 490 m², com casa em alvenaria contendo 02 quartos, sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. No mesmo terreno (fundos) uma casa com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro. R. Basílio Heuko, n°999 ao lado da APAE Valor R$ 260.000,00.- Terreno urbano, com 497 m², situado à rua Eugenio Sidorack, sem benfeitorias, R$ 120.000,00. Aceita carro como parte de pagamento.- Terreno urbano, com 700 m², contendo uma casa de madeira, situado na rua Eugenio Sidorack - Bairro Lagoa Seca. R$ 150.000,00.-Terreno urbano em Canoinhas, sito a rua México, nas proximidades da Empresa Zugman, com 541,50m². Valor R$ 80.000,00. Aceita troca p/ casa ou terreno em Papanduva.- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sido-rak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sido-rak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 20.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aprox. 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor

R$ 100.000,00- Vende-se terreno rural na Localidade do Rio do Engano com 12 alqueires. R$ 15.000,00 o alqueire.-Vende-se terreno urbano com 920 m ², contendo, uma casa mista de 154 m², uma sala comercial de 66 m² em alvenaria com laje, uma sala comercial 21 m² com forro, e uma casa em alvenaria com 79,61 m², localizado na Rua Jair Damaso Silveira com Jorge Lacerda, próxima a Igreja Matriz. Total construído 321 m². Valor R$ 500.000,00. aceita-se negociação.-Vende-se terreno na avenida, esquina, em frente a Oficina Blicar, com 300 m² e outro em anexo com 625 m² totalizando 925 m². -Vende-se terreno Urbano com 411 m², com casa em alvenaria, toda murada na rua Tercilio Sonaglio -Bairro São Cristovão. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 1.600 m², na Rua Antonio Borges Bueno , Bairro São Cristovão. Valor R$ 440.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 790 m², no centro ao Lado do Moinho Schadeck. Valor R$ 650.000,00.-Vende-se terreno urbano com 675 m² com uma casa de madeira, na Rua Jacob Schadeck em frente a delegacia. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se casa em alvenaria com 106 m² ,nova contendo uma suite, 2 quartos, sala,cozinha, banheiro,área de serviço, garagem, toda murada, Valor R$ 170.000,00. Situada no Bairro Santa Monica. Aceita-se financiamento.Casa e Barracões para Locação.

Compra, Venda e Aluga

-Vende-se equipamentos para panificadora.Tratar 3653 1667.-Vende-se terreno com 1600 m² , área comercial,no centro de Papanduva.Tratar fone 47 3653 1667.

-Vende-se ou aluga-se, casa em alvenaria, com 100m², contendo 3 quartos, sala, cozinha, Banheiro, garagem e lavanderia, em lote de 600m².Sito a Rua Rogério Marques 906, Bairro Tolachisnki. Valor a combinar pelo telefone 47 -9214 1732 com João.CASA EM BARRA VELHA (PRAIA) - Vende-se casa em alve-naria parcialmente mobiliada, com 01 quarto, 01 suite,01 BWC, sala/cozinha, área de serviço, garagem/varanda com churrasqueira num imóvel murado de 460 m², em rua pavimentada a 400 m da praia. Valor R$250.000,00. Tratar pelo telefone (47) 9618-4763

Anúncio Particular

Aluga-se casa em Alvenaria, com 3 quartos,sala, cozinha,banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira, na Rua Francisco Alves Ferreira 322-Próximo a Escola Maria Avelina, bairro Rondinha- R$ 450,00. Tratar pelo telefone 47 9144 0566 .

Vende-se Casa com 67m² , com 2 quartos,sala, banheiro, cozinha,lavanderia, garagem com churrasqueira . Terreno medindo 400m², localizada na Rua Francisco Alves Ferreira,nº 312, bairro Rondinha, próximo a Capela Nossa Senhora de Fátima. Valor R$ 145.000,00, aceita-se carro no negocio. Tratar pelos telefones 47 9144-0566( Ricardo) ou 47 9134 6066 (Gilberto)

Vende-se um Uno Vermelho ano 94 IE, com alarme , trava elétrica. Com documentos em dia. Valor R$ 5.500,00. Tratar com Laura no telefone 47 9204 5519.

Vende-se um terreno na rua Pedro Povaluk medindo 1080mquadrado contendo 2casas em cima uma de madeira 70m quadrado e outra de alvenaria 100m quadrado aceita-se propostas. R$ 160mil Fone 91666213

Vende-se Tereno rural,em Monte Castelo, Taquaral, próximo a BR-116, 6.2 alqueires, cercado, 1 açudes, casa de material de 60m2. Telefones: 9629-9818 ou 9211-0892

Oportunidades de Negócio

WWW.OILSONCORRETORMAFRA.COM.BR

CLASSIFICADOS

Destaques da Semana

Imóvel Comercial - 144,00 M2 2 banheiros Casa com - sala, cozinha, 4 quartos, banheiro, garagem para 3 Carros. Churrasqueira. Em Monte Castelo - SC Valor R$ 150.000,00

Ótimo terreno no centro sendo 2 lotes de 15,5 X 40 M - Totalizando Uma Área 1240 M2. Em Papanduva –SC. Valor R$ 700.000,00

Casa de alvenaria 100 M2 com 3 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem. Área do terreno 1200,00 M2. Em Monte Castelo –SC Valor R$ 170.000,00

Terreno Rural com área total aproximadamente 157.000 M2 (6 hectares livres pra plantação)Contendo uma casa de alvenaria de 170 M2 2 tanques para peixe 1 paiol com estufa para fumo. Em Santa Terezinha – SC Valor R$ 300 mil

O Brasil está em forte recessão, mas ela não chegou no Flamengo. Enquanto os rivais só agora fecham as contas de 2015, o clube carioca já anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2016. E eles foram espetaculares.

Nunca o clube teve um primeiro trimestre tão lucrativo como o de 2016. Segundo ba-lanço divulgado no seu site, o Flamengo teve arrecadação bruta de R$ 130 milhões, um crescimento de 40% em relação aos três pri-

meiros meses de 2015, quando faturou R$ 92,7 milhões.

O valor atual é quase o triplo do registrado em 2012, quando o clube registrou um primeiro trimestre com receitas de R$ 48 milhões.

O principal motivo

para o crescimento nas receitas flamenguista foi o dinheiro da televi-são. Em 2015, o clube faturou R$ 47,8 milhões nos três primeiros me-ses do ano, valor que subiu agora para R$ 70,6 milhões.

Com tanto dinheiro

entrando, o Flamen-go novamente teve um trimestre no azul. Depois do pagamento de todas despesas e impostos, sobraram R$ 39,3 milhões no caixa do clube, aumento de praticamente 50% em relação ao mesmo pe-

ríodo de 2015.Isso mesmo com o

aumento nas despesas com o pagamento de salários. Foram R$ 30,7 milhões no trimestre, contra R$ 22,7 milhões nos três primeiros me-ses do ano passado.

Fonte: ESPN

Torcedor do Flamengo em jogo do clube

Que crise? Receitas crescem 40%, e Fla tem melhor trimestre da história

Page 7: As122preview

ASemana | 7Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Geral

Rua Tenente Ary rauen,195

No último dia 23 de abril, o casal Lauro e Lúcia Jastrombeck realizou a comemora-ção de suas bodas de ouro. O fato, que por si só é especial, ganhou

contornos ainda mais nobres pela iniciativa do casal e seus familiares de utilizar a festa para angariar donativos em proveito da Associação Hospitalar e Maternida-

de São Sebastião.A ideia foi que, ao

invés de presentes para o casal, os convidados doassem quantias pecu-niárias e objetos como travesseiros, edredons,

Casal realiza bodas de ouro e doa presentes para Hospital São Sebastião

mantas, capas de colchão, fronhas, toalhas, bacias, fraldas, bem como produtos de limpeza e alimentos.

O casal também angariou a quan-tia de R$ 1210,00 para ser revertida em outros materiais necessários para o Hospital e Maternidade São Sebastião. O casal Lauro e Lúcia Jas-trombeck fizeram questão de registrar a entrega para prestar contas aos convidados que contribuíram com a coleta de conativos.

AgradecimentoO Hospital e Maternidade São

Sebastião enviou nota agradecen-do a atitude do casal. Segundo o comunicado, o gesto foi de “des-prendimento”, caridade e amor”, e que “são atitudes assim que nos movem a lutar por um hospital cada dia melhor”. (Agradecimento à Foto Venturi por gentilmente ceder as fotografias).

Page 8: As122preview

8 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Por Fabiane Vatraz | [email protected] Por Fabiane Vatraz | [email protected]ço Mulher

8 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016 ASemana | 9

Preços especiais! Venha conferir!

Olá meninas!!! Esta semana o Espaço Mulher vai contar detalhes sobre o resultado da Mega promoção Dia de Princesa do Jornal A Semana.

A promoção foi criada com o intuito de homenagear as mulheres pela passagem de seu Dia Internacional, oferecendo-as um dia especial, com muitos presentes e cuidados com a beleza e ainda um mega prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00 reais.

A sortuda que ganhou foi nada mais nada menos do que a querida BEATRIZ KLUSKA, da localidade do Rodeiozinho.

O sorteio foi realizado ao vivo pela Rádio Super FM 89,1, quem quiser pode conferir o vídeo no facebook do Jornal A Semana. Foram muitos cupons preenchidos, cerca de 4 mil. -“Preenchi 17 cupons” – nos contou a princesa Beatriz. Foi muita sorte mesmo!!!

A princesa Beatriz ganhou muitos prêmios:

• 01 Limpeza de Pele na Clínica de Estética Espaço A+• Tratamento estético bucal completo com o dentista Dr. Pablo Rodrigues• 01 buquê de Rosas oferecido pela Floricultura Flora Almeida• Manicure e Pedicure feitos por Angelita Herbst • Vestido oferecido pela Griff Modas• Acessórios Casa do Bagulho• Calçado oferecido pela Loja Pereira• Almoço com acompanhante em Tenda&Dudu Refeições• Maquiagem realizada por Sabrina Mendes• Penteado oferecido pelo Salão de Beleza El Shaddai• Jantar romântico na Lanchonete e Pizzaria Itália• Super prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00 reais.

O Jornal A Semana �icou muito satisfeito com a promoção Dia de Princesa. Todo o comércio se movimentou, pois as pessoas buscavam no jornal os cupons para participar da promoção. Foi uma grande parceria que deu muito certo e que com toda certeza será repetida o ano que vem!

Aproveitamos este espaço para agradecer a todos os patrocinadores que tornaram possível esta mega promoção:

• GRIFF MODAS• EL SHADDAI SALÃO DE BELEZA• CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR.

PABLO RODRIGUES• FLORICULTURA FLORA ALMEIDA• TENDA&DUDU REFEIÇÕES• SUPER FM 89,1• VEREADOR CEZINHA• SABRINA MENDES MICROPIGMENTAÇÃO• LOJA PEREIRA• MANICURE ANGELITA HERBST• CASA DO BAGULHO• CLINICA DE ESTÉTICA ESPAÇO A+• PESQUEIRO ÁGUA BOA• OPTICA LUZ

• LANCHONETE E PIZZARIA ITÁLIA• FARMÁCIA MEDIANEIRA• ADVOGADO APARÍCIO SILVA NETTO• TEM GÁS ULTRAGAS• PERFIL CONTABILIDADE• AUTO POSTO ZEMF• CLÍNICA SANTO ANTÔNIO• CLINIPET VETERINÁRIA & PET SHOP• AGRICOL MATERIAIS DE CONS-

TRUÇÃO• DIRMAVE PAPANDUVA• ATUAL SORRISO• LABORATÓRIO PENINHA• DR. LUIZ HENRIQUE SALIBA• SIMÕES CAMARGO DIVULGAÇÃO

BEATRIZ KLUSKA FOI A GANHADORA DA PROMOÇÃO DIA DE PRINCESA

CONFIRA COMO FOI A ENTREGA DOS PRÊMIOS NESTE DIA PRA LÁ DE ESPECIAL

“Ser a ganhadora foi uma felicidade imensa... Nossa, é sem explicação, fiquei muito feliz! Foi um momento único em minha vida. Os prêmios foram ótimos. Eu gostaria de agradecer a todos os patrocinadores, que se dedicaram com todo o carinho e atenção para que eu me sentisse

uma verdadeira princesa. Agradecer ao Jornal A Se-mana por proporcionar essa promoção da qual muitas mulheres mereceriam ser sorteadas. Estou muito feliz e

satisfeita .Foi uma experiência sensacional. Desejo muito sucesso as todos que colaboraram para que essa promo-ção acontecesse e espero que essa promoção continue

nos próximos anos, pois foi um verdadeiro sucesso! Muito Obrigada a todos”!

Parabéns Princesa Beatriz Kluska!

Princesa BEATRIZ KLUSKA

Momento da entrega da Coroa

Entrega do prêmio em dinheiro

Acessórios Casa do BagulhoTratamento estético bucal com o Dr. Pablo Rodrigues

antes

depois

Buquê de rosas Floricultura Flora Almeida

Maquiadora Sabrina Mendes e a Princesa Beatriz

Sapato Loja Pereira

Almoço na Tenda&Dudu Refeições

Jantar em Lanchonete e Pizzaria Itália

Penteado Salão El Shaddai

Depois da limpeza de pele na Clinica Espaço A +

Maquiagem Sabrina Mendes

Traje Griff Modas

Page 9: As122preview

ASemana | 9Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Por Fabiane Vatraz | [email protected] Por Fabiane Vatraz | [email protected]ço Mulher

8 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016 ASemana | 9

Preços especiais! Venha conferir!

Olá meninas!!! Esta semana o Espaço Mulher vai contar detalhes sobre o resultado da Mega promoção Dia de Princesa do Jornal A Semana.

A promoção foi criada com o intuito de homenagear as mulheres pela passagem de seu Dia Internacional, oferecendo-as um dia especial, com muitos presentes e cuidados com a beleza e ainda um mega prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00 reais.

A sortuda que ganhou foi nada mais nada menos do que a querida BEATRIZ KLUSKA, da localidade do Rodeiozinho.

O sorteio foi realizado ao vivo pela Rádio Super FM 89,1, quem quiser pode conferir o vídeo no facebook do Jornal A Semana. Foram muitos cupons preenchidos, cerca de 4 mil. -“Preenchi 17 cupons” – nos contou a princesa Beatriz. Foi muita sorte mesmo!!!

A princesa Beatriz ganhou muitos prêmios:

• 01 Limpeza de Pele na Clínica de Estética Espaço A+• Tratamento estético bucal completo com o dentista Dr. Pablo Rodrigues• 01 buquê de Rosas oferecido pela Floricultura Flora Almeida• Manicure e Pedicure feitos por Angelita Herbst • Vestido oferecido pela Griff Modas• Acessórios Casa do Bagulho• Calçado oferecido pela Loja Pereira• Almoço com acompanhante em Tenda&Dudu Refeições• Maquiagem realizada por Sabrina Mendes• Penteado oferecido pelo Salão de Beleza El Shaddai• Jantar romântico na Lanchonete e Pizzaria Itália• Super prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00 reais.

O Jornal A Semana �icou muito satisfeito com a promoção Dia de Princesa. Todo o comércio se movimentou, pois as pessoas buscavam no jornal os cupons para participar da promoção. Foi uma grande parceria que deu muito certo e que com toda certeza será repetida o ano que vem!

Aproveitamos este espaço para agradecer a todos os patrocinadores que tornaram possível esta mega promoção:

• GRIFF MODAS• EL SHADDAI SALÃO DE BELEZA• CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DR.

PABLO RODRIGUES• FLORICULTURA FLORA ALMEIDA• TENDA&DUDU REFEIÇÕES• SUPER FM 89,1• VEREADOR CEZINHA• SABRINA MENDES MICROPIGMENTAÇÃO• LOJA PEREIRA• MANICURE ANGELITA HERBST• CASA DO BAGULHO• CLINICA DE ESTÉTICA ESPAÇO A+• PESQUEIRO ÁGUA BOA• OPTICA LUZ

• LANCHONETE E PIZZARIA ITÁLIA• FARMÁCIA MEDIANEIRA• ADVOGADO APARÍCIO SILVA NETTO• TEM GÁS ULTRAGAS• PERFIL CONTABILIDADE• AUTO POSTO ZEMF• CLÍNICA SANTO ANTÔNIO• CLINIPET VETERINÁRIA & PET SHOP• AGRICOL MATERIAIS DE CONS-

TRUÇÃO• DIRMAVE PAPANDUVA• ATUAL SORRISO• LABORATÓRIO PENINHA• DR. LUIZ HENRIQUE SALIBA• SIMÕES CAMARGO DIVULGAÇÃO

BEATRIZ KLUSKA FOI A GANHADORA DA PROMOÇÃO DIA DE PRINCESA

CONFIRA COMO FOI A ENTREGA DOS PRÊMIOS NESTE DIA PRA LÁ DE ESPECIAL

“Ser a ganhadora foi uma felicidade imensa... Nossa, é sem explicação, fiquei muito feliz! Foi um momento único em minha vida. Os prêmios foram ótimos. Eu gostaria de agradecer a todos os patrocinadores, que se dedicaram com todo o carinho e atenção para que eu me sentisse

uma verdadeira princesa. Agradecer ao Jornal A Se-mana por proporcionar essa promoção da qual muitas mulheres mereceriam ser sorteadas. Estou muito feliz e

satisfeita .Foi uma experiência sensacional. Desejo muito sucesso as todos que colaboraram para que essa promo-ção acontecesse e espero que essa promoção continue

nos próximos anos, pois foi um verdadeiro sucesso! Muito Obrigada a todos”!

Parabéns Princesa Beatriz Kluska!

Princesa BEATRIZ KLUSKA

Momento da entrega da Coroa

Entrega do prêmio em dinheiro

Acessórios Casa do BagulhoTratamento estético bucal com o Dr. Pablo Rodrigues

antes

depois

Buquê de rosas Floricultura Flora Almeida

Maquiadora Sabrina Mendes e a Princesa Beatriz

Sapato Loja Pereira

Almoço na Tenda&Dudu Refeições

Jantar em Lanchonete e Pizzaria Itália

Penteado Salão El Shaddai

Depois da limpeza de pele na Clinica Espaço A +

Maquiagem Sabrina Mendes

Traje Griff Modas

Page 10: As122preview

10 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

JOSÉ GERMANO CARNEIRONosso companheiro Germano faz aniversário no próximo dia 13/05. Feliz aniversário! Que Deus te abençoe e seja seu guia. Muita paz, amor, sucesso, dinheiro, e sabedoria para tomar as de-cisões certas. Felicidades! São os votos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

ANDREIA SIMÕES DA SILVANeste 11/05 a querida Déia completa idade nova. Que Deus te cubra de infinitas bênçãos para que consiga trilhar sempre o caminho do sucesso! Parabéns! Desejos de seus familiares, ami-gos e Jornal A Semana.

FABIANA SMENTCOSKI GAVIRAGHIA querida Fabi completa mais um ano de vida no próximo dia 14/05. Parabéns! A data de nosso aniversário é mais uma chance que Deus nos dá para uma reflexão, apreciando tudo o que já nos foi oferecido e de esperar com alegria o melhor que o futuro ainda nos trará! Feliz Aniversário! São os votos de seus amigos, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana.

JOÃO PEDRO E JOÃO VICTOR MALAKOVSKIE quem completou mais um ano de vida neste dia 02/05 foram os gêmeos João Pedro e João Victor. Que se prolonguem os teus dias, que as bênçãos de Deus te acompanhem, que teus amigos não te faltem e que tenhas sempre a família ao teu lado. Feliz Aniversário! São desejos de seus amigos, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana.

LUCAS SALVINosso amigo Lucas estará de aniver-sário no próximo dia 13/05. Que Deus lhe conceda saúde e disposição para conquistar todos os seus objetivos de vida. Muita felicidade e sucesso! São os votos de seus amigos, familiares e equipe do Jornal A Semana.

DENIZE BODNAR - Orgulho da família!!

Parabéns Denize Bodnar pela forma-tura em Medicina na UFRGS em Porto Alegre. Desejamos muito sucesso e realizações. São os mais sinceros desejos de toda a sua família.

ANA NOVAK TOLACHINSKIO próximo dia 12/05 será de festa para a querida Ana que completa mais um ano de vida. Comemore a maravilha de ser você! Dê uma festa... é o seu aniversário...Tire os seus sonhos de dentro do armário...Repare como o tempo faz mágica...Pense nos velhos tempos...e vire uma página da vida e comemore a maravilha de ser alguém especial!!! Feliz Aniversário! São os votos de seus amigos, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana

RODRIGO ACORDI BORGESO churrasco estará servido na casa do amigo Rodrigo no próximo dia 12/05 em comemoração ao seu ani-versário. Parabéns! Vida e saúde! Que a coragem esteja sempre contigo. Que a alegria impulsione os teus passos. Que o sol brilhe sempre em tuas aspi-rações. Te desejamos toda felicidade. Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

EDUARDO E ALEX EVARISTOO Mês de maio é muito especial para a família Evaristo, pois os irmãos Eduardo e Alex completam idade nova. Eduardo dia 09/05 e Alex dia 13/05. Desejamos a vocês um aniversário cheio de paz... Que os sentimentos mais puros se concre-tizem em gestos de bondade. Que vocês possam guardar deste aniver-sário as melhores lembranças, e que tudo contribua para sua felicidade. Abraços e Feliz Aniversário! São os votos de seus familiares, amigos, e toda a equipe do Jornal A Semana.

EMILY GABRIELI GRANDENossa guerreira Emily completou 3 aninhos de muita garra, cora-gem e fé neste sábado dia 06/05. Que Deus lhe abençoe sempre e os anjinhos a protejam por toda a vida. São os mais carinhosos desejos de toda a sua família, amigos e equipe do Jornal A Semana.

AS Social

Page 11: As122preview

ASemana | 11Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Economia

Setor automotivo afunda 23,8% e pressiona indústria nacional, aponta IBGE

A indústria automo-tiva despencou 23,8% em março na compa-ração com igual mês do ano passado e pres-siona os resultados da indústria nacional, que tombou 11,4% no período.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísti-ca), os itens que mais pressionaram o setor foram automóveis, ca-minhões, autopeças, veículos para trans-porte de mercadorias, chassis com motor para ônibus e caminhões,

caminhão-trator para reboques e semirrebo-ques e carrocerias para ônibus e caminhões.

A entidade que re-presenta o setor, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabrican-tes de Veículos Auto-motores), divulgou no mês passado que a produção de autoveícu-los – que inclui automó-veis, caminhões e ôni-bus – somou 482.290 unidades no primeiro trimestre, despencan-do 27,8%.

Com o resultado, o nível de produção volta

ao patamar similar de 2004, segundo Luiz Moan, presidente da entidade à época e agora substituído por Antonio Megale.

Na ocasião, Moan explicou que a forte redução na produção de veículos está di-retamente ligada ao estoque que ainda havia nas fábricas e nas concessionárias de unidades feitas em

2015, com IPI (Imposto sobre Produto Indus-trializado) reduzido.

Desemprego

Como resultado da queda na produção, a indústria automoti-va brasileira demitiu 12.342 do seu total de funcionários nos últimos 12 meses até março. O número é equivalente a 8,8% da

sua força de trabalho.Em março eram

128.477 trabalhado-res, contingente se-melhante ao de 2010. Moan destaca que essa diferença mostra que o setor, apesar das de-missões, tem excesso de força de trabalho.

"Temos um grande contingente de pesso-al com redução de sua carga de trabalho, às vezes parcial, às vezes

total", explicou Moan durante a divulgação dos dados em abril.

Na época havia 38.742 trabalhadores com alguma restrição no trabalho por layoff (suspensão tempo-rária do contrato de trabalho) ou por meio do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), no qual há redução parcial da jornada de trabalho e do salário.

Carros estacionados no pátio da Ford (REUTERS/Paulo Whitaker)

Pilates,

Page 12: As122preview

12 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Espaço Jurídico

Por JvsBrasil/Fernando Peres - Advogado es-pecialista em Direito Digital e Crimes Ciber-néticosÁrbitro na Câmara Inter-nacional de Arbitragem em Tecnologia da Infor-mação, E-commerce e Comunicação.Membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual e tam-bém da Internet Society.Coorganizador do Projeto “Segurança na Rede”. Colunista na Gazeta do Povo e da ABRAWEB

Circulam em diver-sos sites de notícias o bloqueio do WhatsApp, rede social de mensa-gens instantâneas mais utilizada no Brasil. A decisão foi proferida pelo Juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto/SE, determinando a sus-pensão do aplicativo por 72 horas.

A medida foi funda-mentada no descumpri-mento de quebra de si-gilo das mensagens do aplicativo para fins de investigação criminal. Foi indicado, através de nota emitida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, que a medida cautelar está baseada nos artigos 11, 12, 13 e 15, parágrafo 4º, do Marco Civil da Internet, ocorrendo o processo segredo de justiça.

Por outro lado, o WhatsApp se defen-de das exigências da justiça, ao passo que desenvolveu um sis-tema de segurança com criptografia pon-taaponta, de modo que apenas o remetente e o destinatário da conver-sa possuem acesso à conversa do aplicativo.

Certo, mas qual a implicação prática de todas essas questões jurídicas para a minha vida cotidiana?

1. Como funciona a criptografia de ponta a ponta?

Criptografia ponta-aponta significa que as mensagens enviadas entre um usuário e outro (de uma ponta à outra) serão cripto-grafadas de ambos os lados, e portanto, em tese, somente quem envia e quem recebe as mensagens pode ler seus conteúdos. Essa funcionalidade aumenta os níveis de segurança do aplicati-vo. Antes da criptogra-fia de ponta a ponta, havia mais facilidade na possibilidade de que mensagens fossem in-terceptadas no meio do caminho. Em síntese, a criptografia aumenta o sigilo das mensagens, fotos e vídeos que você envia pelo aplicativo.

2. O que é quebra de sigilo?

A princípio, cumpre assinalar que um con-teúdo sigiloso é aquele que deve ser mantido em privacidade. Se tratam de informações, arquivos, imagens, ví-deos, etc., que tratam do foro íntimo da pes-soa. Este sigilo é prote-gido pela Constituição Federal (CF art. 5º inc. XII), só podendo ser violado em circunstân-cias especialíssimas.

Analisando a quebra de sigilo determinada no caso do WhatsApp, esta teve o objetivo de ver “o conteúdo das comuni-cações”, supostamente criminosas, efetuadas através aplicativo. O sigilo é muito utilizado na fase da investigação do processo penal, de-vido à necessidade de preservação de provas.

3. Quando um processo corre em segredo de justiça?

Os atos processuais, em regra, são públi-cos, porém, alguns processos correm em segredo de justiça, onde o acesso aos da-dos processuais ficam limitados às partes e os seus advogados. Os casos onde o segredo de justiça deve ocorrer estão definidos na lei, que define que alguns processos devem sem-pre observá-lo, mas possibilita que também possa ser decretado quando houver interes-se público.

4. Qual a alegação do WhatsApp para que não atendesse às exigências do jucidiário?

O motivo para o WhatsApp não cum-prir as ordens judiciais está nos próprios pedi-dos feitos pelos juízes

brasileiros. Segundo o advogado da empresa, Davi Tangerino, os jul-gadores deveriam se utilizar do Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América (MLAT — Mutual Legal Assistan-ce Treaty, em inglês). Além disso, o aplicativo afirma que NENHUMA mensagem é guardada em seus servidores, inclusive dizendo que não importa quantas vezes a Justiça brasi-leira (ou de qualquer outro lugar do mundo) pedir, o WhatsApp não pode oferecer o que ele não tem.

5. O que é Marco Civil da Internet?

É uma lei, que entrou em vigor no ano de 2014 (Lei 12.965/2014), que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres dos provedo-res de conexão e apli-cações para a internet, no Brasil.

6. Não tenho nada a ver com esse processo criminal no Sergipe! Posso ficar sem WhatsApp em virtude de atos totalmente alheios a minha vontade?

Sim! Apesar de di-versas divergências

sobre a interpretação do Marco Civil da Inter-net, questionando se a Lei realmente permite esse tipo de medida, a Justiça de Sergipe ordenou que maiores operadoras de telefonia do país bloqueassem o acesso em território nacional ao aplicativo de mensagem instan-tânea WhatsApp por 72 horas.

7. E agora, quan-do o WhatsApp vai voltar?

A história se repe-te. Existe uma grande possibilidade de que a ordem seja reformada, e por isso o aplicativo pode voltar a funcionar a qualquer momento. Caso contrário, ficará indisponível pelo prazo de 72 horas.

Sobre o descum-primento de ordens judiciais por partes do WhatsApp e de outros aplicativos e sites, a questão parece estar longe de ser resolvida, verifica-se um embate de interesses e inter-pretações das leis na-cionais. Diante desse cenário instável, faz-se necessário uma regula-mentação mais precisa, que tenha flexibilidade, sendo compátivel com os avanços tecnológi-cos da atualidade.

O Marco Civil da In-

ternet determina que em operação de comu-nicações a legislação brasileira deverá ser ser obrigatoriamente respeitada, a qual men-ciona a possibilidade de disponibilização de conteúdo das comuni-cações privadas me-diante ordem judicial, sendo que ao desres-peitar tais dispositivos, o aplicativo, no caso, o WhatsApp, fica sujeito à sanção de suspensão temporária das ativida-des. Todavia, por ser uma lei recente e tratar o assunto de maneira genérica, cabem diver-sas interpretações, de modo que um entendi-mento mais consolida-do será alcançado com o amadurecimento da legislação pertinente à tecnologia e as relações das mídias sociais.

Rua Sérgio Glevinsk, 240, próximo a Prefeitura de Papanduva

Justiça x WhatsApp - 7 perguntas e respostas sobre a suspensão do aplicativo

Page 13: As122preview

ASemana | 13Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Política Internacional

Vitorioso na disputa pela nomeação do can-didato do Partido Repu-blicano à presidência dos EUA, Donald Trump tem agora o desafio de unificar a legenda antes das eleições de novembro. Mas após a desistência do senador Ted Cruz e do gover-nador John Kasich a reação de parte da elite republicana a seu nome indica que a tarefa não será fácil.

Muitos conservado-res importantes decla-raram nesta quarta-feira, 4, que não vota-rão em Trump. Alguns deram um passo além e disseram que escolhe-rão a democrata Hillary

Clinton, algo tão impro-vável há poucos meses quanto a candidatura do bilionário.

A hashtag #Never-Trump (Nunca Trump) foi estampada nos tuí-tes de republicanos notórios, como Michael Salter, ex assessor do candidato presidência de 2008, John McCain. Sua mensagem foi clara: “Eu estou com ela”, expressão que foi repetida por outros integrantes do partido, como Ben Howe, editor do site conservador Red State, e Mike Treiser, ex assessor de Mitt Romney, que disputou a presidência com Ba-rack Obama em 2012.

“Diante da intolerância, do ódio, da violência e da pobreza intelectual, é o momento, eu estou com ela”, escreveu Trei-ser no Facebook.

Henry Olsen, do ins-tituto ultraconservador Ethics & Public Policy Center, disse ao Esta-do que não votará em Trump nem em Hillary.

Quando for às urnas em novembro, ele se concentrará nos can-didatos ao Senado e à Câmara. O mesmo caminho será adotado pelo analista político Michael Barone, autor do The Almanac of American Politics. Mas é pouco provável que as escolhas feitas por pessoas identificadas com o establishment da legenda tenham efeito significativo so-bre os eleitores que optaram por Trump nas primárias. Pesquisas mostram que a maioria delas se considera tra-ída pelo partido. A es-colha de um “outsider” que nunca ocupou um

cargo público e se filiou à legenda em 2012 é o principal sintoma da insatisfação das bases republicanas com seus dirigentes tradicionais.

A grande dúvida é se Trump conseguirá unifi-car o partido e obter o apoio dos que escolhe-ram outros candidatos durante as prévias.

O cientista político Norman Ornstein acre-dita que a maioria dos republicanos acabará se alinhando com o bilioná-rio. “Agora, nós temos um Partido Republicano que é o Partido de Do-nald Trump”, observou Ornstein, autor de livro que analisa a polariza-ção política americana.

Após esmagadora vitória nas prévias, Trump tem desafio de unir republicanos americanos

Page 14: As122preview

14 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Política

Por 15 votos a 5, comissão do Senado aprova relatório pelo impeachment de Dilma

A Comissão Especial do Impeachment no Senado aprovou no começo da tarde desta sexta-feira, 6, o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) pela admis-sibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A aprovação aconteceu pelo placar já esperado de 15 votos a favor e 5 contrários, além da abstenção do presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), que só votaria em caso de empate.

A admissão do processo de impeach-ment contra Dilma vai agora ao plenário do Senado. A expectativa é de que a peça seja lida na segunda-feira, 9, com a votação pelos senadores na quarta-feira, 11 - são necessários 41 votos para a aprovação.

Se aprovada também no plenário do Senado, Dilma será afastada do cargo por até 180 dias, até o julgamento do mérito do processo pela Casa.

Neste período, o vice-presidente Michel Temer assume o comando do Poder Exe-cutivo e poderá montar o seu governo, indicando novos ministros e outros cargos.

A Comissão Especial do Impeachment do Senado continua o seu trabalho, desta vez analisando o mérito do processo de

impeachment e a culpa ou não da presi-dente da República. A previsão é que o julgamento final de Dilma Rousseff acon-teça por volta de setembro.

Confira como votaram os senadores da comissão:

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP): SIMAna Amélia (PP-RS): SIMAntonio Anastasia (PSDB-MG): SIMCássio Cunha Lima (PSDB-PB): SIMDário Berger (PMDB-SC): SIMFernando Bezerra Coelho (PSB-PE): SIMGladson Cameli (PP-AC): SIMGleisi Hoffmann (PT-PR): NÃOHelio José (PMDB-DF): SIMJosé Medeiros (PSD-MT): SIMJosé Pimentel (PT-CE): NÃOLindbergh Farias (PT-RJ): NÃORaimundo Lira (PMDB-PB) - presidente,

não votouRomário (PSB-RJ): SIMRonaldo Caiado (DEM-GO): SIMSimone Tebet (PMDB-MS): SIMTelmário Mota (PDT-RR): NÃOVanessa Grazziotin (PC do B-AM): NÃOWaldemir Moka (PMDB-MS): SIMWellington Fagundes (PR-MT): SIMZeze Perrella (PTB-MG): SIM

Page 15: As122preview

ASemana | 15Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Agricultura Nacional

Em abril, os desta-ques nas exportações foram a soja em grão, a carne de frango e o farelo de soja Em abril, a balança comercial brasileira fechou com saldo de US$ 4,86 bi-lhões, o maior superávit mensal de 2016. As ex-portações totais soma-ram US$ 15,37 bilhões. Desse total, US$ 6,72 bilhões são provenien-tes do agronegócio, o que representa 43,7% de tudo o que foi en-viado para o exterior, segundo informações do Ministério do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A análise de dados é da consultoria Datagro.

No mês passado, os destaques nas exporta-ções foram a soja em

grão (US$ 3,53 bilhões em vendas), a carne de frango (US$ 533 milhões) e o farelo de soja (US$ 452 milhões).

A soja vem apre-sentando alta nos em-barques. Entre abril de 2015 e 2016, o valor das exportações de soja em grãos cresceu 39,4%. Os US$ 3,53 bi-lhões arrecadados com a venda da oleaginosa representaram 23% das exportações brasileiras no mês. Em volume, as vendas externas soma-ram 10,09 milhões de toneladas, a maior volu-me em um mês de abril, desde o início da série histórica, em 1997.

O resultado é expli-cado, em parte, pelo crescimento do preço internacional da soja, verificado na última

Agronegócio representa 43% das exportações brasileiras

semana de abril em R$ 81,91/saca, no dia 29. Esse valor foi 26% maior que no mesmo dia de 2015, segundo o indicador Soja Esalq/BM&FBovespa – Para-naguá.

Com a exceção do farelo de soja, os demais produtos tiveram au-

mento nas exportações, frente a abril de 2015, o que indica tendência de crescimento nas vendas externas e queda nas importações. No último mês, as exportações cresceram 1,4%. Já as importações retraíram em 28,3%, em parte, devido à alta cotação

do dólar. A moeda norte--americana, que custou em média R$ 3,04 em abril de 2015, teve um valor médio de R$ 3,55 no mesmo mês de 2016.

O real, por sua vez, que vinha perdendo valor frente ao dólar, voltou a se valorizar nos últimos meses. Essa

valorização, no entanto, foi compensada pelo aumento nos preços internacionais da soja. Assim, o produtor brasi-leiro conseguiu manter sua rentabilidade e ampliar a quantidade de suas exportações em 25,7% frente a abril de 2015.

Page 16: As122preview

16 | ASemana Papanduva (SC), 7 de maio de 2016

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-24033653.2226 - email: [email protected]

Rua Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva

Bernadete WiliczinskiSalete Lisboa de Oliveira

Luiz Carlos Ferens