As127preview

16
Papanduva (SC), 11 de junho de 2016 Ano 4 edição 127 Monte Castelo comemora sucesso da 6º Festa do Tropeiro

description

[as] Jornal A Semana de Papanduva, 11 de junho de 2016

Transcript of As127preview

Page 1: As127preview

ASemana | 1Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Papanduva (SC), 11 de junho de 2016Ano 4 edição 127

Monte Castelo comemora sucesso da 6º Festa do Tropeiro

Page 2: As127preview

2 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Estudos revelam que uma das ques-tões sociais que, no momento, necessi-tam de uma atua-ção mais efetiva é o transito. Inválidos e mortos no trânsi-to tem sido nossa realidade cotidiana. Adultos em idade produtiva são os que mais morrem em acidentes no Brasil. Um triste cenário em que nenhuma doença e nem guerra mata mais que o trânsito.

Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo vitimas de acidente de trânsito. Conforme dados do Sistema de

Informação de Morta-lidade (SIM), no Brasil passa de 45 mil e, em Santa Catarina, de 1.884 pessoas. O nú-mero de feridos varia entre 15 a 20 vezes o número de mortos. Os feridos graves são em média cinco vezes o número de mortos. Milhares permane-cem com seqüelas, vítimas de atropela-mentos, acidentes com motos, carros, ônibus, caminhões, aviões e barcos.

Esses óbitos, ocor-ridos em áreas urba-nas, rurais, rodovias municipais, estaduais ou federais, estão identificados e pres-

tam valiosa contribui-ção no sentido de mo-bilizar a sociedade e governantes para re-duzir esses números. As incidências são medidas em número de ocorrência por 100 mil habitantes. Por câncer de mama morrem 4,8; de cân-cer de pulmão 11,32; por homicídio 11,16; e por deslocamento são 27,7 pessoas a cada 100 mil.

O quadro é desa-lentador para um país como o Brasil que tem custos sociais altíssi-mos com vítimas de acidentes e onde o transito mata mais do que as guerras

no Oriente Médio, do que o câncer, mais que qualquer doença e homicídios. Reforça a necessidade de se ampliar os investi-mentos em educação e prevenção com o estabelecimento de políticas publicas e campanhas perma-nentes, acompanha-das de efetiva fisca-lização e rigidez no treinamento de novos condutores.

Outra alternativa prática urgente é o uso mais efetivo e transparente dos re-cursos previstos no Fundo Nacional de Segurança e Educa-ção de Trânsito (Fun-

set), administrado pelo Denatran e que recebe 5% do valor de todas as multas arrecadadas no Bra-sil. Se quisermos nos aproximar das metas traçadas pela ONU de reduzir pela metade a mortalidade no trân-sito brasileiro de 2011 a 2020, há neces-sidade de agilizar a articulação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e munici-pais, organizações não governamentais, redes públicas de educação e socie-dade em geral para campanhas perma-nentes de conscien-

tização e prevenção.Caso contrário,

agravar-se-á a sen-sação de insegurança diante do nefasto quadro de mortali-dade cotidiana no trânsito gerando so-frimento familiar e aumento de despe-sas da saúde pública que poderiam ser evitadas.

Por Serafim Venzon, deputado estadual

e médico

Opinião

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoRedação: Fabiana WatrazGerente comercial: Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) | (47) 9930-6395 (Tim)

Expediente SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua Mafra, 90 - Centro - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva eMonte Castelo

Mortes no trânsito: a pior doença

Rua Tenente Ary rauen,195

Page 3: As127preview

ASemana | 3Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Radar Por Luiz Henrique Saliba Filho | [email protected]

BRANCO QUER EXPLICAÇÕES SOBRE PONTE CAÍDA DO SANTA MÔNICA II

Em seu perfil pessoal, o vereador Branco postou os documentos que comprovam o que diz, além do desabafo que segue: “a Comunidade Santa Mônica espera que o poder executivo (prefeitura) cumpra com os prazos estabelecidos pela Secretaria da Defesa Civil, as quais constam no oficio, onde o município tem 90 dias para concluir as obras das cabeceiras da ponte a conta da data do oficio”. Esperamos todos.

FESTA DO TROPEIRO IQuem foi não falou de outra coisa. Quem

não foi perdeu. O assunto da Semana, em Pa-panduva, Monte Castelo e região foi o sucesso da 6° Festa do Tropeiro. Infelizmente, não pude fazer-me presente por que uma gripe teimou em me derrubar. Mas o jornal foi muito bem repre-sentado pela repórter Rosália Slugowieski, que deu um show de profissionalismo e de quebra divertiu-se com sua família. Obrigado pela força, colega querida!

FESTA DO TROPEIRO IINa festa teve comida, bebida e música para

todos os gostos. Tinha “Food Trucks” (nome “afrescalhado” para os carrinhos de cachorro quente, hambúrguer, espetinho, etc) para tudo quanto é gosto, churrasco, chimarrão, bebida da melhor qualidade e muita gente bonita e simpática. Monte Castelo está “vendendo o peixe” para os empresários e comerciantes da região e do estado como cidade organizada e que tem futuro.

FESTA DO TROPEIRO IIIO que ninguém entende é como Monte Cas-

telo consegue dar um banho de festa enquanto tem prefeito que coloca desculpa de “crise” até pra não comprar papel higiênico pra escola. Se encostam nos problemas de outros entes fede-rativos para tapar míseros buracos, para dar uma hora de máquina pra gente que se propõe a pagar o óleo diesel do próprio bolso e conse-guir colher sua safra de fumo. Existem lugares onde a crise, caros amigos, é de competência e vergonha na cara.

O Vereador Valdecir Vaneski, popular Bran-co, (PSB) não está nada feliz com a demora da prefeitura de Papanduva em dar destinação a verba que ele e seus companheiros de partido conseguiram para o conserto da ponte no Santa Mônica. Ele (e nem ninguém) consegue entender o motivo pelo qual, estando o dinheiro na conta da “prefa”( ou seja, SÓ FAZER) o povo do bairro precisa dar uma longa volta para levar seus fi-lhos à creche, por exemplo. O Jornal A Semana se solidariza com o vereador do PSB e o povo do bairro Santa Mônica. Simplesmente não faz sentido o povo sofrer com o dinheiro do conserto estando na conta. Ou faz?

BRANCO QUER EXPLICAÇÕES SOBRE PONTE CAÍDA DO SANTA MÔNICA

Créditos: Edenilson Hanchuka

Ponte do Santa Mônica

Page 4: As127preview

4 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Geral

Pastor vai a Câmara incentivar vereadores a apoiar mais projetos sociais

Papanduva - Na sessão desta últi-ma terça-feira (7) o Pastor Douglas Dias foi a Câmara de Ve-readores de Papan-duva/SC e discursou na Tribuna Livre por mais de 15 minutos. Em sua fala, o pastor mostrou os índices alarmantes da vio-lência no Brasil, pon-tuou o que segundo ele são as principais causas da violência, e ao fim, pediu que cada vereador bus-casse apoiar o maior número de projetos sociais possíveis no município.

Para o Pastor, o principal pilar da vio-lência esta na deses-trutura familiar, ou seja, nos divórcios,

no consumismo, no trabalho em excesso e na falta de diá-logo por parte dos pais, entre outras mazelas familiares que são as grandes responsáveis pela promoção de todo tipo de violências. “Segundo dados da UNESCO (Organi-zação das Nações Unidas para a Edu-cação, Ciência e Cultura) entre 1980 a 2012 a população brasileira cresceu 61%, no mesmo período a violência aumentou em 387% e infelizmente só vem aumentando. Mas como frear a violência? A religião não é a única saída. O estado precisa

promover o acesso ao esporte, educa-ção e cultura atra-vés de programas de inclusão, que envolvam crianças e adolescentes de todas as classes so-ciais.” Pontuou.

Ainda segundo o Pastor, a falta da presença do Estado, aliada a politicas públicas de péssima qualidade, precon-ceitos ou programas equivocados tam-bém contribuem para o aumento da violência. “No Brasil quando se fala em programas sociais olha exclu-sivamente a famí-lias de baixa renda, mas eu pergunto? O filho do rico não

tem problemas? É lógico que tem, em famílias de ricos também encontra-mos problemas com drogas, agressões a mulheres, estrupo entre outros, mas para evitar uma repercussão nega-tiva ou mesmo para manter status, es-sas famílias abavam os casos. Não é atoa que cresce também o número de jovens oriundos de famílias ricas envolvidas no crime organizado. O problema não está na classe social, na cor da pele, na orien-tação sexual, está na desorganização e desestrutura fami-liar. Precisamos in-vestir nas famílias!”

Pastor Douglas Dias “O problema da violência não está na classe social, na cor da pele, ou na orientação sexual, está na desorganização e desestrutura familiar”.

Page 5: As127preview

ASemana | 5Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Esporte

A renovação contra-tual de Neymar com o Barcelona até 2022 não está andando na velocidade que o clube esperava. Os catalães não tratam o assunto com a mesma certe-za de antes, apesar de ainda acreditarem bastante na extensão do compromisso atual, que termina no meio de 2018. A pedra no sapa-to do Barça é o Paris Saint-Germain. O pai e empresário do atacan-te mantém conversas com o clube francês há algumas semanas, conforme apurou o GloboEsporte.com com fontes próximas à si-tuação, e houve uma evolução a ponto de a transferência ser uma possibilidade real.

O interesse do PSG em Neymar não é de hoje, assim como de Manchester United e Real Madrid, que fi-zeram contato com Neymar Pai. A oferta

salarial dos franceses foi de longe a que mais agradou ao empresário, que espera uma maior valorização do filho e, por isso, a renovação com o Barcelona foi de-sacelerada. Ele espera definir o caso até o fim

da semana que vem.De acordo com o site

"Uol Esporte", primeiro a publicar sobre o avan-ço com o PSG, a ideia de Neymar seria ficar mais uma temporada em Barcelona e em seguida se transferir para Paris,

de olho na chance de se tornar o melhor jogador do mundo.

De fato, o PSG dá mais possibilidades a Neymar nesse sentido. Ele é o principal alvo do dono do clube, Nasser Al-Khelaïfi, para substi-

tuir o sueco Ibrahimovic na vaga de grande astro do time. No Barça, o craque brasileiro joga ao lado de Messi, me-lhor do mundo cinco ve-zes, e Suárez, que vem de grande temporada e é um dos favoritos

para concorrer à Bola de Ouro de 2016.

O contrato atual de Neymar com o Barça vai até o meio de 2018, e o clube quer renová-lo por mais quatro anos, até o meio de 2022. Para isso, o atacante quer melhorias princi-palmente salariais. O próprio já disse algu-mas vezes que se sente bem em Barcelona e que sua prioridade é continuar do time. Mas desde que seus pedidos sejam atendidos.

A multa rescisória para tirar Neymar do Barcelona é de € 190 milhões (aproximada-mente R$ 760 milhões, na cotação atual). Se-gundo a imprensa es-panhola, as conver-sas para a renovação definiram que o valor da nova multa, caso o contrato seja estendido até 2022, será de € 220 milhões (R$ 880 milhões).

Com informações de Globo Esporte.

Pai mantém negociação, e PSG ganha força para contratar Neymar

Page 6: As127preview

6 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Geral

Imóveis

- Vende-se uma casa 100 metros quadrados, três quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, churrasqueira, Garagem lote medindo 600 metros, com muitas arvores frutífera. Endereço: Rua Rogério Marques 906. Bairro Tolachinski, Telefone: 47 92141732- Terreno Urbano com 400m², Bairro Lagoa Seca – Lotea-mento Kimiecik. Valor: R$ 60.000,00. Aceita troca p/ imóvel em Itapoá ou Guaratuba.-Terreno urbano, com 490 m², com casa em alvenaria contendo 02 quartos, sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. No mesmo terreno (fundos) uma casa com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro. R. Basílio Heuko, n°999 ao lado da APAE Valor R$ 260.000,00.- Terreno urbano, com 497 m², situado à rua Eugenio Sidorack, sem benfeitorias, R$ 120.000,00. Aceita carro como parte de pagamento.- Terreno urbano, com 700 m², contendo uma casa de madeira, situado na rua Eugenio Sidorack - Bairro Lagoa Seca. R$ 150.000,00.-Terreno urbano em Canoinhas, sito a rua México, nas proximidades da Empresa Zugman, com 541,50m². Valor R$ 80.000,00. Aceita troca p/ casa ou terreno em Papanduva.- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sido-rak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sido-rak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 20.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aprox. 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor

R$ 100.000,00- Vende-se terreno rural na Localidade do Rio do Engano com 12 alqueires. R$ 15.000,00 o alqueire.-Vende-se terreno urbano com 920 m ², contendo, uma casa mista de 154 m², uma sala comercial de 66 m² em alvenaria com laje, uma sala comercial 21 m² com forro, e uma casa em alvenaria com 79,61 m², localizado na Rua Jair Damaso Silveira com Jorge Lacerda, próxima a Igreja Matriz. Total construído 321 m². Valor R$ 500.000,00. aceita-se negociação.-Vende-se terreno na avenida, esquina, em frente a Oficina Blicar, com 300 m² e outro em anexo com 625 m² totalizando 925 m². -Vende-se terreno Urbano com 411 m², com casa em alvenaria, toda murada na rua Tercilio Sonaglio -Bairro São Cristovão. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 1.600 m², na Rua Antonio Borges Bueno , Bairro São Cristovão. Valor R$ 440.000,00.-Vende-se terreno Urbano sem benfeitoria com 790 m², no centro ao Lado do Moinho Schadeck. Valor R$ 650.000,00.-Vende-se terreno urbano com 675 m² com uma casa de madeira, na Rua Jacob Schadeck em frente a delegacia. Valor R$ 180.000,00.-Vende-se casa em alvenaria com 106 m² ,nova contendo uma suite, 2 quartos, sala,cozinha, banheiro,área de serviço, garagem, toda murada, Valor R$ 170.000,00. Situada no Bairro Santa Monica. Aceita-se financiamento.Casa e Barracões para Locação.

Compra, Venda e Aluga

-Vende-se equipamentos para panificadora.Tratar 3653 1667.-Vende-se terreno com 1600 m² , área comercial,no centro de Papanduva.Tratar fone 47 3653 1667.

-Vende-se ou aluga-se, casa em alvenaria, com 100m², contendo 3 quartos, sala, cozinha, Banheiro, garagem e lavanderia, em lote de 600m².Sito a Rua Rogério Marques 906, Bairro Tolachisnki. Valor a combinar pelo telefone 47 -9214 1732 com João.CASA EM BARRA VELHA (PRAIA) - Vende-se casa em alve-naria parcialmente mobiliada, com 01 quarto, 01 suite,01 BWC, sala/cozinha, área de serviço, garagem/varanda com churrasqueira num imóvel murado de 460 m², em rua pavimentada a 400 m da praia. Valor R$250.000,00. Tratar pelo telefone (47) 9618-4763

Anúncio Particular

Aluga-se casa em Alvenaria, com 3 quartos,sala, cozinha,banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira, na Rua Francisco Alves Ferreira 322-Próximo a Escola Maria Avelina, bairro Rondinha- R$ 450,00. Tratar pelo telefone 47 9144 0566 .

Vende-se Casa com 67m² , com 2 quartos,sala, banheiro, cozinha,lavanderia, garagem com churrasqueira . Terreno medindo 400m², localizada na Rua Francisco Alves Ferreira,nº 312, bairro Rondinha, próximo a Capela Nossa Senhora de Fátima. Valor R$ 145.000,00, aceita-se carro no negocio. Tratar pelos telefones 47 9144-0566( Ricardo) ou 47 9134 6066 (Gilberto)

Vende-se um Uno Vermelho ano 94 IE, com alarme , trava elétrica. Com documentos em dia. Valor R$ 5.500,00. Tratar com Laura no telefone 47 9204 5519.

Vende-se um terreno na rua Pedro Povaluk medindo 1080mquadrado contendo 2casas em cima uma de madeira 70m quadrado e outra de alvenaria 100m quadrado aceita-se propostas. R$ 160mil Fone 91666213

Vende-se Tereno rural,em Monte Castelo, Taquaral, próximo a BR-116, 6.2 alqueires, cercado, 1 açudes, casa de material de 60m2. Telefones: 9629-9818 ou 9211-0892

Oportunidades de Negócio

WWW.OILSONCORRETORMAFRA.COM.BR

CLASSIFICADOS

Destaques da Semana

Imóvel Comercial - 144,00 M2 2 banheiros. Casa com - sala, cozinha, 4 quartos, banheiro, garagem para 3 Carros. Churrasqueira. Em Monte Castelo - SC Valor R$ 150.000,00

Ótimo terreno no centro sendo 2 lotes de 15,5 X 40 M - Totalizando Uma Área 1240 M2. Em Papanduva –SC. Valor R$ 700.000,00

Casa de alvenaria 100 M2 com 3 quartos, 2 salas, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem. Área do terreno 1200,00 M2. Em Monte Castelo –SC Valor R$ 170.000,00

Casa Mista Com 72.00 M2 contendo sala, cozinha, banheiro, 3 quartos, garagem.Sala Comercial Com 90.00 M2, De Esquina. Em Papanduva – SC Valor R$180.000,00

O Diário Oficial da União (DOU), publicou, nesta sexta, dia 10, a Portaria nº 235 de 9 de junho de 2016, que trata das condições para habi-litação e requalificação de entidades privadas sem fins lucrativos, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. A autorização do texto foi feita pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

A reedição da portaria 178/2016 traz regras mais isonômicas para a habilita-ção de entidades privadas sem fins lucrativos para recebimento de créditos da Caixa Econômica Fe-deral, para construção de unidades do Minha Casa, Minha Vida na zona rural. Entre os novos critérios está a avaliação da ca-pacidade da entidade de

gerenciar obras. Outro aprimoramento é o fim da pontuação de forma indi-reta de entidades filiadas ou vinculadas às associa-ções com representação em Grupos de Trabalhos estabelecidos pelo Mi-nistério das Cidades ou com representatividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

“Desde a revogação da portaria 178/2016 no dia 13/05, o Ministério das Ci-dades tem divulgado que a medida foi para aprimorar a gestão do Programa e que seria reeditado novo texto, tão logo esse estudo estivesse pronto. Portan-to, a reedição da Portaria não se trata de um recuo e sim, de ação na busca do contínuo aprimoramento das atividades programa-das do Ministério”, afirma o governo.

Ministério das Cidades reedita portaria do Minha Casa, Minha Vida, modalidade Rural

Page 7: As127preview

ASemana | 7Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Monte castelo comemora sucesso da 6º Festa do Tropeiro

Prefeito Aldomir Roskamp discursa na 6° Festa do Tropeiro

Os cidadãos mon-tecastelenses estão comemorando o es-trondoso sucesso da 6/ edição da já tradicional festa do município. Nos dias 03, 04 05 de Junho aconteceu na cidade de Monte Castelo a6° Festa do Tropeiro. O publico marcou forte presença na festa. De-zena de milhares de pessoas passaram pelo Centro de Eventos do município, onde todos puderam prestigiar a maioria das atrações da festa gratuitamente.

Ocorreu também a tradicional Cavalgada Tropeira, que este ano reuniu aproximada-mente 200 cavaleiros, tambématrações no palco alternativo, ta-lentos do município e show infantil, novidade

este ano. Celebrou-se também a tradicional Missa Crioula, e o mais esperado por todos foi o Show Nacional com o cantor Michel Teló, gran-te sucesso de público e crítica nos comentários de moradores de cida-des de toda a região.

O prefeito Aldomir Roskamp agradece a presença das autorida-des e da comunidade que esteve presente na 6° Festa do Tropeiro. A região já tem a festa como um dos grandes eventos regionais do Planalto Norte, o que tem possibilitado aos montecastelenses no-vas oportunidades de negócio e sua demons-trar sua capacidade de organização que tem destoado das cidades vizinhas.

Page 8: As127preview

8 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 20168 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016 ASemana | 9

Preços especiais! Venha conferir! Novo telefone 3654.0675

Confi ra mais alguns registros da

6° Festa do TropeiroCréditos: Rosália Slugowieski e Fernando Bilo/Bilo Eventos

Page 9: As127preview

ASemana | 9Papanduva (SC), 11 de junho de 20168 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016 ASemana | 9

Preços especiais! Venha conferir! Novo telefone 3654.0675

Confi ra mais alguns registros da

6° Festa do TropeiroCréditos: Rosália Slugowieski e Fernando Bilo/Bilo Eventos

Page 10: As127preview

10 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

ROSELI TEREZINHA FERENSNeste 14/06 a querida Roseli completa idade nova. Desejamos a você toda a felicidade do mun-do, que Deus te ilumine sempre, guie seus passos e dê muita força para que você possa lutar pelos seus objetivos hoje e sempre! Feliz Aniversario! Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

FERNANDA MIREKFaz aniversário no próximo dia 16/06. A vida é um milhão de novos começos mo-vidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz aniversá-rio! Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

TAIRINE MAIDANCHEN EGERO próximo 14/06 será um dia muito especial, pois nossa amiga Tairine estará de aniversário. Que Deus esteja contigo e te abençoe, que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante. Que Deus te conceda muitos anos de vida! Feliz Ani-versário! São os votos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

GENESIO JOSÉ BEZERRANosso amigo Bezerra comple-tou mais um ano de vida neste 13/06. Que se prolonguem os teus dias, que as bênçãos de Deus te acompanhem, que teus amigos não te faltem e que tenhas sem-pre a família ao teu lado.Feliz Aniversário! São desejos de seus amigos, familiares e toda a equipe do Jornal A Semana.

ANA MARIA DA SILVAAna Maria faz aniversário no próximo dia 18/06. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza! Deus te abençoe! Feliz Aniversário! São os votos de seus colegas de trabalho, amigos, fa-miliares e equipe do Jornal A Semana.

CARLOS ALBERTO BUSKONeste 13/06 a festa é dele: Carlos Alberto Busko. Que a sabedoria conquistada no passar dos anos, seja apenas um incentivo para as suas futuras vitórias! Feliz Ani-versário! Desejos se seus amigos, colegas de trabalho, familiares e equipe do Jornal A Semana.

SCHEILA MARI LOPESA sempre simpática Scheila completa idade nova neste 16/06. Que o brilho de tua vida busque no céu a essência da luz da vitória para espalhar em teu cami-nho otimismo, esperança, compreensão, coragem e que tenha determinação para continuar a vencer. Feliz aniver-sário! São os votos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

SANDRO SILVAO churrasco está garantido na casa do amigo Sandro neste 19/06, dia de celebrar a vida, pois é seu aniversário! Que este dia seja abençoado e lhe traga muitas energias positivas e feli-cidade! Parabéns!!! Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

ADRIANA CHUPELNossa amiga Adriana completa idade nova neste dia 17/06. Desejamos que você encontre o caminho para realizar todos os seus sonhos e aprenda cada vez mais a apreciar o lado bom da vida, fa-zendo das experiências uma escada para alcançar o topo das realizações. Desejos de seus familiares, amigos e equipe do Jornal A Semana.

AS Social

Page 11: As127preview

ASemana | 11Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Espaço Saúde

Por Dr. Carlos Eduardo Prado Costa

(CRM/SC 7222) é médico membro da

Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Presta

assessoria em saúde pú-blica e privada em todo

o Brasil.

Ivi Maressa Valério Pereira47 9933.4244

Fernanda Caroline de Paula47 9674.3569

[email protected] | Papanduva | SC

Com a chegada do frio, para prevenir e consequentemente cuidar dos problemas respiratórios típicos de períodos como este, é prioridade para a o bem de nossa saúde proteger-se do frio e da umidade. Afinal quem gosta de passar frio? Aqueles velhos conselhos da vovó e da mamãe, nunca foram tão atuais.

Evite ficar num am-biente aquecido e sair para rua ou para um lugar que não esteja climatizado sem tomar o cuidado de se prote-ger com um agasalho - blusas, coletes, blazer, cachecol entre outros. As variações térmicas muito bruscas aumen-tam a chance de de-senvolver gripe, pois

o corpo reage a essas mudanças como se estivesse sendo agre-dido; Também você não deve exagerar na proteção, o excesso de agasalhos e após a exposição ao frio é pior do que o contrario; Não exagere no aque-cedor em casa ou no carro, principalmente se houver crianças e idosos, eles são mais suscetíveis à gripe e pneumonia; Se você tem asma ou rinite, previna-se, se usar aquecedor coloque uma vasilha com água para manter o ambien-te úmido e não resse-cado, porque tanto a umidade e o frio em excesso com o calor e o ar seco, podem desencadear crises de asma como de rinite;

Mantenha-se sempre hidratado e fazendo uso de frutas cítricas ou ricas em vitamina C e se você tem mais de 65 anos se vacine con-tra a gripe e contra a pneumonia, o mesmo deve ser feito com as crianças de dois anos ou mais.

Fiquem atentos às campanhas de vaci-nação! As vacinas de gripe e pneumonia se encontram nos postos de saúde. Lembre-se o objetivo da vacinação é fazer com que você tenha a manifestação da gripe menos agres-siva. Não que você esteja isento de ter gripe. O vírus da gripe comum é causado pela influenza tipo A e B dos três tipos, sendo que o tipo A é mais comum

e o B é o responsáveis por endemias. A forma de transmissão é pela via respiratória atra-vés de gotículas emi-tidas em um espirro o tosse de pessoa para pessoa.

Lembre-se, o in-verno é a estação da gripe! O risco maior de contaminação é para os idosos, pacientes com doença cardíaca e pulmonar, porta-dores de deficiências imunológicas e HIV, além de portadores de qualquer tipo de imunodeficiência e profissionais de saúde.

O que causa mais angustia ao paciente que esta com gripe é o fato de não se ter um medicamento especí-fico. E é isso mesmo, o que o médico se

preocupa em pessoas com gripe é verificar se não esta desenvolven-do pneumonia, asma, encefalite ou outros si-nais de complicações.

Na ausência dessas complicações, o trata-mento é apenas sinto-mático, isto é, antitér-micos e analgésicos que devem ser indica-dos por MÉDICO, evite a automedicação até porque em algumas regiões do Brasil como o sudeste, nordeste, centro oeste, existe uma alta incidência de dengue, e os sintomas são semelhantes só que essa tem a variá-vel hemorrágica.

A máxima popular “vitamina C mais um antitérmico e analgé-sico e cama”, já não cabe mais. Não existe

resfriado ou gripe “fra-ca”, é uma doença que tem uma alta taxa de incidência (morbida-de) e de mortalidade principalmente nas populações de risco já citadas.

Prevenção de doenças respiratórias nos períodos frios do ano

Page 12: As127preview

12 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Espaço Jurídico

Em recente decisão, o Tribunal Superior do Trabalho reconheceu que as informações contidas no perfil do empregado em redes sociais podem ser uti-lizadas como prova em reclamação trabalhista ajuizada contra o seu empregador. No caso, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho concluiu, de forma unânime, com base no conteúdo do perfil do emprega-do no Linkedin, que as atividades por ele desempenhadas ca-racterizam o exercício de cargo de confiança, nos termos do art. 62, inciso II, da CLT, tendo, dessa forma, rejeitado a condenação do em-pregador no pagamen-to de horas extras.

Entenda o caso:

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu a Contax-Mobitel S. A. Do pagamento de horas extras a um ex-

-coordenador de RH da empresa por entender caracterizado que ele tinha cargo de gestão nesse período. Uma das formas utilizadas pela empresa para comprovar o cargo de confiança foi o perfil publicado por ele no Linkedin, rede social relacionada a contatos profissionais. O perfil não foi contestado pelo trabalhador.

Dispensado em 2010 após oito anos de serviços, o profissional alegou que a empresa exigia dele o cumpri-mento de extensa jor-nada de trabalho, "do contrário, não conse-guiria desvencilhar-se das incumbências que lhe eram impostas". Ele relatou, na petição inicial, que iniciava sua jornada em torno de 7h30 e findava, normalmente, às 23h ou 0h.

O Tribunal Regio-nal do Trabalho da 4ª

Perfil de trabalhador em rede social é utilizado como meio de prova pelo TST

Pilates,

Região (RS) manteve sentença que deferiu as horas extras, con-cluindo que as funções do profissional eram de "grande relevância no empreendimento, mas não se enquadravam na exceção legal ao registro e controle de jornada". Ao recorrer contra a decisão do TRT, a empresa sus-tentou que o acórdão regional revela o nível

hierárquico e a fidúcia especial do empre-gado, além da inexis-tência de controle de horário.

O relator do recurso, ministro Alberto Bres-ciani, explicou que o próprio perfil do traba-lhador na rede social Linkedin, devidamente transcrito na decisão, revela, dentre outras funções, o exercício de apoio à gerência, a

validação de sanções disciplinares e a condi-ção de preposto em au-diências trabalhistas. "Não há controvérsia de que o profissional era corresponsável pelo planejamento es-tratégico do setor e que mantinha 22 fun-cionários diretamente sob sua subordinação", ressaltou.

De acordo com o re-lator, a caracterização

da função ou cargo de confiança de que trata o artigo 62, inciso II, da CLT está vinculada às reais atribuições do empregado e exclui seus ocupantes do regi-me previsto no capítulo da duração do trabalho, o que implica a impossi-bilidade de pagamento de horas extras. E, no caso, o conjunto de fatos e provas descrito pelo TRT-RS comprova a distinção hierárquica do trabalhador, "com amplos poderes de mando e gestão", entre eles um termo de confi-dencialidade que indica o acesso a informações relevantes que não eram de conhecimento comum.

A decisão foi unâ-nime.

Page 13: As127preview

ASemana | 13Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Agricultura

Rua Sérgio Glevinsk, 240, próximo a Prefeitura de Papanduva

No dia 5 de Junho comemoramos o dia Mundial do Meio Am-biente. “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com modera-ção” é um tema defi-nido em 2015 pela Or-ganização das Nações Unidas, para encorajar ações em todo mundo que tenham resultados positivos ao ambiente.

Para celebrar a data, a Epagri de Papanduva realizou, no dia 02 de Junho, uma excursão de Educação Ambien-tal com alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries da Escola Municipal da Floresta São João. O destino foi o Parque Ambiental de Rio Negro - PR para pro-

mover a sensibilização e o comprometimento da comunidade escolar com a melhoria da qua-lidade de vida, através de ações que envolvam a preservação e o ma-nejo ambiental.

Além disso, os esco-lares foram levados ao

Cenpáleo, em Mafra, onde foram instruídos sobre a origem da vida para a valorização da natureza e dos seres vivos que a compõe. A visita foi no Museu da Terra e da Vida, um museu de história na-tural, um dos poucos

presentes no território Nacional. Sua exposi-ção mostra a história do planeta Terra e do universo, desde sua formação até os dias atuais, com fósseis, minerais, rochas, arte-fatos arqueológicos e representantes de ani-mais extintos e atuais.

O surgimento de iniciativas assim, que buscam cuidar da na-tureza, é uma resposta a uma série de pro-blemas existentes no mundo como o desma-tamento de florestas e matas atlânticas, polui-ção das cidades, do ar e de recursos hídricos. Para reduzir os danos causados ao meio am-biente, e beneficiar o homem e a natureza, algumas atitudes sim-ples podem ser muito eficientes.

Cuidar do nosso am-biente é um dever de todos. Pratique!

Por Camila Croge, Engenheira Agrônoma ,Mestre em Produção Vegetal, da

Epagri Papanduva

Epagri celebra o Dia do Meio Ambiente com educação ambiental em Papanduva

Page 14: As127preview

14 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Agrilcultura

As exportações do agronegócio brasileiro recuaram 0,6% em re-ceita no mês de maio, totalizando US$ 8,59 bilhões, ante US$ 8,64 bilhões no mesmo mês de 2015, informou nes-ta sexta-feira, dia 10, o Ministério da Agricultu-ra. A importação caiu 2,6%, para U$ 999,3 milhões. Com isso, o saldo comercial do setor no mês passado foi de US$ 7,59 bilhões (-0,3%).

No acumulado dos cinco meses do ano o superávit ainda é positi-vo em 12,5%, somando US$ 31,67 bilhões, ante US$ 28,13 bilhões de janeiro a maio do ano passado. Na compara-ção com aquele perío-do, as exportações do agronegócio em 2016 são 7,4% superiores, somando US$ 36,67 bi-lhões, e as importações 16,6% menores, de US$ 5 bilhões.

Em maio, as exporta-ções de soja responde-ram por 51,1% de tudo o que o agronegócio vendeu ao exterior. A receita com os em-barques do complexo (grão, farelo e óleo) atingiu US$ 4,39 bi-lhões (+1,2% ante maio

de 2015). Só de soja em grão o Brasil vendeu a outros países US$ 3,6 bilhões, com 9,92 milhões de toneladas embarcadas (+6,1%).

As exportações de carnes, o segundo pro-duto mais exportado no mês passado, rende-ram US$ 1,28 bilhão, resultado 6,6% maior que os US$ 1,20 bi-lhão obtidos em maio de 2015. Segundo o Ministério, o volume embarcado cresceu 20% mas o preço médio da tonelada vendida recuou 11%.

Em maio, as vendas do complexo sucroalco-oleiro para o exterior avançaram 9,3% ante o mesmo mês do ano pas-sado, para US$ 726,59 milhões. O açúcar foi destaque com o total de US$ 670,94 milhões (+8,7%) e 2,01 milhões de toneladas negocia-das (+9,7%).

Na importação, os principais produtos ad-quiridos foram trigo (US$ 74,12 milhões, recuo de 29,9%), pes-cados (US$ 70,02 mi-lhões, +12,8%); e lácte-os (US$ 63,23 milhões,

+60,2%).Acumulado do anoNos cinco primeiros

meses do ano, o com-plexo soja também lide-rou as vendas externas do setor, com US$ 13,57 bilhões (+18,1%). "Fo-ram embarcadas para o exterior 30,81 milhões de toneladas de soja em grão nesses cinco primeiros meses de 2016, quantidade re-corde da série histórica. Aliás, essa quantidade já representa 31,8% do total da safra bra-sileira de soja em grão 2015/2016, estimada

pela Conab em 96,9 milhões de toneladas no 8º levantamento de safra", destaca o Ministério.

Além do recorde na quantidade de soja em grão também houve recorde na quantidade de farelo de soja no período. As vendas externas de farelo de soja foram de 6,88 milhões de toneladas ou o equivalente a 9,0 milhões de toneladas do grão. As exportações de óleo de soja foram de US$ 358,65 milhões no período em análise.

12 meses

Entre junho de 2015 e maio de 2016 as exportações brasilei-ras do agronegócio somaram US$ 90,76 bilhões, queda de 0,7% em relação aos doze meses anterio-res. As importações somaram US$ 12,07 bilhões, 22,1% infe-riores ao período ante-rior. Como resultado, o saldo da balança comercial do agrone-gócio foi de US$ 78,69 bilhões.

Exportações: agronegócio acumula alta de 12,5% no ano

Page 15: As127preview

ASemana | 15Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Page 16: As127preview

16 | ASemana Papanduva (SC), 11 de junho de 2016

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-24033653.2226 - email: [email protected]

Rua Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva

Bernadete WiliczinskiSalete Lisboa de Oliveira

Luiz Carlos Ferens