Atendimento fraterno

12
ATENDIMENTO FRATERNO

Transcript of Atendimento fraterno

Page 1: Atendimento fraterno

ATENDIMENTO FRATERNO

Page 2: Atendimento fraterno

Papel do Centro Espírita O papel fundamental do Centro Espírita é ajudar as pessoas no processo de reequilíbrio, levando a mensagem moral de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, à vida daqueles que ainda se encontram sob o jugo da ignorância. O Espiritismo, sendo o Consolador prometido pelo Mestre, deverá exercer um papel de agente transformador das criaturas, reconduzindo-as ao equilíbrio, através do esclarecimento.

Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja.

Page 3: Atendimento fraterno

Há ocasiões no decurso de nossas vidas, em que tudo parece perdido, sem controle. Temos a sensação de estar  passando por situação  difícil de resolver, ao menos de imediato. Em meio a tal complexidade, na maioria das vezes, nos sentimos impotentes perante tantas dificuldades a serem vencidas. Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar.

Page 4: Atendimento fraterno

Nestes momentos, cuja realidade parece inacessível ao discernimento, não encontramos disposição suficiente para falar a respeito dos nossos problemas e dificuldades, nem mesmo com as pessoas mais próximas, como familiares e amigos, talvez, por receio de não sermos bem compreendidos.  Quem já não passou por isto? Quem, em algum momento de sua existência, não precisou ser ouvido e ajudado? 

Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual.

Page 5: Atendimento fraterno

O Atendimento Fraterno na casa espírita é um trabalho estruturado de forma a receber, em primeira mão, as criaturas necessitadas de ajuda que procuram na Doutrina Espírita a solução ou alívio para problemas de toda ordem. Essas pessoas, na maioria das vezes, já vêm de outras experiências no campo do auxílio e procuram o Centro Espírita, como "último recurso" para seus males. 

Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.

Page 6: Atendimento fraterno

O Atendimento Fraterno, especialmente, presta-se a receber todos que buscam na Doutrina Espírita o abrigo para as suas aflições.

Configura-se, também, em importante e acolhedora porta, através da qual muitos adentram no Espiritismo.

Ainda mais importante, consiste num encontro fraternal entre aquele que tem carências a serem supridas e o tarefeiro atendente, capacitado para ouvi-lo e orientá-lo quanto aos recursos que a doutrina e a casa espírita colocam ao seu alcance. 

Page 7: Atendimento fraterno

O ATENDIMENTO Grande parte das pessoas que adentram o Centro Espírita pela primeira vez, o fazem em busca de algum tipo de auxílio. Poucas são as que vão para conhecer o Espiritismo ou por curiosidade, ou ainda como visitantes.

Em nossa casa, esse serviço funciona nos dias das reuniões públicas, uma hora e meio antes do início das palestras.Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na

mudança construtiva de idéias.

Page 8: Atendimento fraterno

Este atendimento espírita não é mediúnico. Apresenta as características de trabalho solidário e fraterno, dirigido principalmente para esclarecer, orientar, ajudar ou consolar, com base na Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus, os que estão à procura de respostas às suas necessidades e questões existenciais.

trata-se de uma conversa privada, individualizada e amiga. Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e

instruções que lhe enobreçam os pensamentos.

Page 9: Atendimento fraterno

É preciso ter em mente de que o atendimento fraterno não promete obter curas miraculosas e resultados espetaculares.

"Ajuda-te a ti mesmo, que o Céu te ajudará" ou, "Faça a tua parte (ajuda-te), que eu te ajudarei" ou " A cada um segundo suas obras."

“Vós sois deuses” (João 10:34)

Page 10: Atendimento fraterno

Dentre o grande número de tipos de pacientes, citaremos alguns a título de exemplo: O desesperado - O desespero pode ser oriundo das mais diversas causas, mas todo o fundamento dele se baseia na falta de fé e confiança no futuro. O desanimado - Normalmente um paciente é desanimado porque sua vida está sem sentido. Ele não tem ânimo para o trabalho e na maioria das vezes se isola do convívio social e familiar. O descrente- É aquele que inicia sua conversa já dizendo que foi trazido por sua família ou amigos, mas que não acredita em nada etc.

Page 11: Atendimento fraterno

O fanático - Esse tipo de personagem é muito encontrado entre espíritas que supõem resolver seus problemas com a ação dos Espíritos superiores, sem se esforçarem para vencer as dificuldades. O "espírita“ - São pessoas que se dizem "espíritas" porque tiveram contato com terreiros de Umbanda, Candomblé e mesmo com o Espiritismo. O médium- Este tipo de assistido já vem com o diagnóstico de sua "mediunidade". Acha que a mediunidade é a causa de sua perturbação. 

Page 12: Atendimento fraterno

O que perdeu ente querido - Geralmente procuram o centro inconformados pela perda de alguém da família, com o objetivo de conseguir notícias do ente querido. O que quer resolver problemas dos outros - Geralmente são pais aflitos ou cônjuges tentando fazer qualquer coisa para salvar determinada situação de desequilíbrio instalada em suas vidas. O "sábio“ - Aquele que busca auxílio na casa espírita, mas acha-se muito sábio, culto e inteligente e não se sente à vontade submetendo-se à orientação de alguém que ele julga ser inferior a ele.