Atividade de Laboratório

3
ATIVIDADE DE LABORATÓRIO 1.PRÁTICA 1 – NÍVEL OPERANTE Este exercício consiste na observação de um comportamento específico do sujeito (o comportamento alvo). O objetivo do exercício é determinar à força da resposta depressão a barra antes que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta força. O nível operante da resposta a ser condicionada permite avaliar o efeito do reforço, comparando afreqüência da resposta antes e depois da introdução do reforço. 2. PROCEDIMENTO I. Neste exercício nenhuma resposta de pressão a barra será reforçada. Portanto, os controles deverão estar colocadona posição de extinção e o experimentador não irá liberar nenhum reforço (não pressionará a barra espaço). II. Anote em sua folha de registro o número de vezes que o sujeito pressiona a barra emcada um dos minutos de observação. III. Nas outras colunas da folha de resposta anote também outros comportamentos do animal como: Limpar-se (Li) – lamber-se, coçar-se, etc. ; Levantar-se ouErguer-se nas patas traseiras (Le); Andar (A); Farejar (F): a barra, a grade, o comedouro, etc. ; Parado (P). IV. A observação terá duração de 20 minutos e os comportamentos serão registrados emintervalos de 1 minuto. 3. RESULTADOS Os comportamentos do nível operante foram contabilizados obtendo os seguintes resultados:

description

atividade

Transcript of Atividade de Laboratório

ATIVIDADE DE LABORATRIO

1.PRTICA 1 NVEL OPERANTE

Este exerccio consiste na observao de um comportamento especfico do sujeito (o comportamento alvo). O objetivo do exerccio determinar fora da resposta depresso a barra antes que qualquer operao experimental seja introduzida e modifique esta fora. O nvel operante da resposta a ser condicionada permite avaliar o efeito do reforo, comparando afreqncia da resposta antes e depois da introduo do reforo.

2. PROCEDIMENTO

I. Neste exerccio nenhuma resposta de presso a barra ser reforada. Portanto, os controles devero estar colocadona posio de extino e o experimentador no ir liberar nenhum reforo (no pressionar a barra espao).

II. Anote em sua folha de registro o nmero de vezes que o sujeito pressiona a barra emcada um dos minutos de observao.

III. Nas outras colunas da folha de resposta anote tambm outros comportamentos do animal como:

Limpar-se (Li) lamber-se, coar-se, etc. ; Levantar-se ouErguer-se nas patas traseiras (Le); Andar (A); Farejar (F): a barra, a grade, o comedouro, etc. ; Parado (P).IV. A observao ter durao de 20 minutos e os comportamentos sero registrados emintervalos de 1 minuto.

3. RESULTADOS

Os comportamentos do nvel operante foram contabilizados obtendo os seguintes resultados:O comportamento de pressionar a barra totalizou em 6 respostas,cuja taxa obtida 0,30;O comportamento de se limpar totalizou em 188 respostas, cuja taxa obtida 9,40;O comportamento de levantar totalizou em 79 respostas, cuja taxa obtida 3,95;O...[continua]

Ttulo

UTILIZAO DOS PRINCPIOS BSICOS DA ANLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO SOBRE O DESEMPENHO OPERANTE DO SUJEITO EM SITUO EXPERIMENTAL.

ResumoO presente relatrio traz osresultado de pesquisa sobre Anlise Experimental do Comportamento, realizadas por acadmicos do curso de Psicologia, em Arcos, no estado de Minas Gerais. A prtica em nvel operante tem o intuito deobservar os comportamentos do sujeito experimental em relao ao ambientenovo. Este relatrio objetiva colocar em prtica o que foi aprendido nas aulas sobrecondicionamentooperante atravs dosexperimentos de Skinner.Palavras-ChaveCondicionamento operante; comportamento;observaoINTRODUO

Este relatrio foi elaborado a partir de prtica laboratorial, dentro da disciplina AnliseExperimental do Comportamento .O primeiro experimento observamos o comportamento do Sujeito Experimental, antes que ele passasse por qualquer manipulao experimental. Verificamos seu nvel pr-experimental,prtica essa denominada como Mensurao do Nvel Operante, ou seja, o nvel em que o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer interveno experimental, este registro de grande importncia paraobtermos uma comparao de antes e depois da nossa primeira interveno. Comportamento operante uma ao (ou reao) voluntria do sujeito que opera sobre o ambiente, ou seja, aquele que atua(opera) no ambiente, o altera e sofre as atuaes do mesmo, estando sujeito a estmulos consequentes. Portanto, comportamento operante adquirido e mantido devido suas conseqncias, logo, aprendido(MYERS, 2006).

A seleo naturalfornece aos reflexos e padres fixos de ao, a capacidade de condicionamento respondente, a capacidade de aprendizagem operante, os reforadores e punidores, cuja eficcia muda com o tempo e o contexto...[continua]