Aula

40
CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC) PROFESSOR: WALTER CUNHA 1 www.pontodosconcursos.com.br Aula 1: Arquiteturas, Protocolos e Camadas Olá, amigos! E aí? Pronto para mais uma “saraivada” de Questões? Sem mais delongas... Sigam-me os bons! 1. (TRT-SE 2010) Em relação às semelhanças e diferenças entre o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP: (A) O OSI é baseado em protocolos colocados em camadas, exceto na camada aplicação. (B) O TCP/IP não tem camadas de sessão ou de apresentação e o OSI admite interligação de redes apenas na camada transporte. (C) Nos dois modelos, o serviço de transporte pode fornecer um fluxo de bytes fim a fim confiável. (D) O OSI tem serviço orientado a conexões e sem conexões na camada de rede. (E) O OSI combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação. Comentários: Análise dos Itens: (A) FALSA. O OSI é todo baseado em camadas, INCLUSIVE a Camada de Aplicação. (B) FALSA. As camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação no TCP/IP são acumuladas por sua camada de Aplicação. Até aí, tudo bem... Porém, a interligação de redes é função da Camada de Redes do OSI, e não da Camada de Transporte, como afirmado. (C) VERDADEIRA. É uma característica da Camada de Transporte de ambos os modelos. (D) VERDADEIRA. Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões. (E) FALSA. Isso ocorre na pilha TCP/IP, não no modelo OSI. Resposta: ANULADA, pois existem dois itens verdadeiros.

Transcript of Aula

Page 1: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

1www.pontodosconcursos.com.br

Aula 1: Arquiteturas, Protocolos e Camadas

Olá, amigos!

E aí? Pronto para mais uma “saraivada” de Questões? Sem mais delongas...

Sigam-me os bons!

1. (TRT-SE 2010) Em relação às semelhanças e diferenças entre o modelode referência OSI e o modelo de referência TCP/IP: (A) O OSI é baseado em protocolos colocados em camadas, exceto nacamada aplicação. (B) O TCP/IP não tem camadas de sessão ou de apresentação e o OSIadmite interligação de redes apenas na camada transporte. (C) Nos dois modelos, o serviço de transporte pode fornecer um fluxode bytes fim a fim confiável. (D) O OSI tem serviço orientado a conexões e sem conexões nacamada de rede. (E) O OSI combina os aspectos das camadas de apresentação e desessão dentro da sua camada de aplicação.

Comentários:

Análise dos Itens:

(A) FALSA. O OSI é todo baseado em camadas, INCLUSIVE a Camada deAplicação.

(B) FALSA. As camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação no TCP/IP sãoacumuladas por sua camada de Aplicação. Até aí, tudo bem... Porém, ainterligação de redes é função da Camada de Redes do OSI, e não daCamada de Transporte, como afirmado.

(C) VERDADEIRA. É uma característica da Camada de Transporte de ambosos modelos.

(D) VERDADEIRA. Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com acomunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões.

(E) FALSA. Isso ocorre na pilha TCP/IP, não no modelo OSI.

Resposta: ANULADA, pois existem dois itens verdadeiros.

Page 2: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

2www.pontodosconcursos.com.br

2. (MPE-RN 2010) Em relação ao modelo de referência OSI e a pilha deprotocolos TCP/IP, é correto afirmar: (A) No OSI, as funções de endereçamento, controle de fluxo e controlede erros são ineficientes por existirem apenas nas camadas maisbaixas. (B) O TCP/IP, por sua acentuada abrangência, pode descrever outraspilhas de protocolos, além de si própria. (C) O OSI torna explícita a distinção entre os conceitos de serviço,interface e protocolo. (D) O TCP/IP, embora diferencie com a necessária clareza os conceitosde interface e protocolo, não o faz em relação ao conceito de serviço. (E) O TCP/IP torna explícita a distinção entre as camadas física e deenlace de dados.

Análise dos Itens:

(A) FALSA. Nada ver. Quem disse que são ineficientes? Ainda, existe controlede fluxo também na Camada de Transporte (Camada 4), que não pode serconsiderado uma camada baixa.

(B) FALSA. Isso seria verdade se eles estivessem falando do OSI, um modeloteórico. O TCP/IP é uma implementação “De Facto”.

(C) VERDADEIRA. Realmente, este é um dos grandes méritos do modelo OSI. (D) FALSA. Se existe uma definição bem calara no TCP/IP, é justamente o

conceito de Serviço. (E) FALSA. As duas camadas citadas são condensadas em uma única,

chamada de Camada de Acesso à Rede.

Resposta: C.

3. (TRT-13 2005) Em uma rede de computadores, as regras e convençõesutilizadas na conversação entre uma camada n de uma máquina com acamada n de outra são, usualmente chamadas de (A) stored procedures . (B) protocolos. (C) header . (D) nodos. (E) link .

Comentários:

Segue um resuminho sobre estes conceitos:

Page 3: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

3www.pontodosconcursos.com.br

CAMADA: nível de uma arquitetura de redes que congrega um conjunto defuncionalidades relativamente coesas.

SERVIÇO: funcionalidades que uma camada provê. Por exemplo, serviço deROTEAMENTO, serviço de DETECÇÃO de ERROS.

PROTOCOLO: conjunto de regras e convenções padronizadas que devem serobedecidas a fim de permitir a troca de dados entre computadores ligados emrede.

INTERFACE: define as operações e os serviços que uma camada inferioroferece à camada superior.

ENTIDADE: elementos encontrados em uma camada. Por exemplo, o serviçoHTTP é uma entidade da camada de aplicação.

Análise dos Itens:

(A) FALSA. Termo afeto à seara de Banco de Dados (Argh! ☺). (B) VERDADEIRA. (C) FALSA. Cabeçalhos dos protocolos. (D) FALSA. Nodos ou nós de redes são ativos identificados por um IP. (E) FALSA. Link pode significar um apontamento lógico ou uma conexão física.

Resposta: B

4. (MPE-RN 2010) Em uma estrutura de camadas, considere: I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo. II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível deoutra máquina existe uma interface. III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camadainferior oferece à camada superior. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) II. (C) III.

Page 4: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

4www.pontodosconcursos.com.br

(D) I e II. (E) I e III.

Comentários:

Segue mais uma figura esclarecedora do “Bom e Velho Tanen”:

Análise dos Itens:

I. ERRADA. O Termo correto deveria ser Interface. II. ERRADA. O Termo correto deveria ser Protocolo. III. CERTA. É a própria definição de Interface.

Resposta: C

5. (MPE-RN 2010) Em termos de software de rede, a maioria das redes éorganizada como uma pilha de camadas sobrepostas que oferecemserviços umas às outras. Nesse contexto, (A) a camada n de uma máquina se comunica diretamente com acamada n da outra máquina. (B) todas as camadas de uma máquina se comunicamsimultaneamente com seus respectivos pares da outra máquina. (C) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços às camadasinferiores. (D) o objetivo de cada camada é oferecer serviço à qualquer dascamadas que o solicitar. (E) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços à camadasituada acima dela.

Comentários:

Page 5: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

5www.pontodosconcursos.com.br

(A) FALSA. Isso só ocorre com a Camada Física. (B) FALSA. Uma camada só se comunica com suas adjacentes. (C) FALSA. Camadas oferecem serviços apenas à camada imediatamente

superior. (D) FALSA. Idem ao item C. (E) VERDADEIRA.

Resposta: E

6. (MPE-RN 2010) Um conjunto de camadas e dos protocolos de cadacamada é chamado de (A) arquitetura de rede. (B) pilha de protocolos. (C) tecnologia de rede. (D) topologia de rede. (E) backbone.

Comentários:

(A) VERDADEIRA. (B) FALSA. Porém, CONTROVERSA, pois um exemplo disso é a pilha TCP/IP.

A diferença entre uma Arquitetura e uma Pilha é que a primeira foiprojetada.

(C) FALSA. Termo genérico, pode significar quase tudo em Redes. (D) FALSA. Topologias são mapas representativos de uma rede segundo uma

determinada perspectiva, a qual pode ser física ou lógica. (E) FALSA. Backbones são os troncos principais de uma rede, ou seja, cabos

de interligação que apresentam a maior taxa de transmissão.

Resposta: A

7. (SEFAZ-SP 2009). A arquitetura OSI de 7 camadas (1. Física, 2. Enlace, 3. Rede, 4. Transporte, 5. Sessão, 6. Apresentação e 7. Aplicação) podefuncionalmente representar um sistema de comunicação dividido emtrês partes: redes (conectividade), transporte (ligação entre redes eaplicação) e aplicação (programas que utilizam a rede). As camadasque representam as três partes são: (A) Redes (camadas 1 e 2), Transporte (camadas 3 e 4) e Aplicação(camadas 5, 6 e 7). (B) Redes (camadas 1, 2 e 3), Transporte (camada 4) e Aplicação(camadas 5, 6 e 7). (C) Redes (camadas 1 e 2), Transporte (camadas 3, 4 e 5) e Aplicação(camadas 6 e 7).

Page 6: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

6www.pontodosconcursos.com.br

(D) Redes (camadas 1, 2 e 3), Transporte (camadas 4, 5 e 6) eAplicação (camada 7). (E) Redes (camada 1), Transporte (camadas 2, 3, 4 e 5) e Aplicação(camadas 6 e 7).

Comentários:

Ainda estou procurando por onde a FCC baseou esta classificação, emborafaça todo o sentido.

Resposta: B

8. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122ou em Tanenbaum), a camada (A) 2 corresponde à camada 4 do modelo OSI. (B) 4 corresponde à camada 5 do modelo OSI. (C) 1 corresponde às camadas 1 e 2 do modelo OSI. (D) 3 corresponde à camada 3 do modelo OSI. (E) 1 corresponde às camadas 3 e 4 do modelo OSI.

Comentários:

A resposta dessa questão pode ser facilmente visualizada nesta figura do “Bome Velho Tanen”:

Resposta: C

9. (MPE-RN 2010) Segundo Tanenbaum, o modelo de referência TCP/IPnão tem camada correspondente no modelo OSI às camadas de (A) sessão e de apresentação. (B) enlace e física. (C) rede e de transporte. (D) rede e de aplicação.

Page 7: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

7www.pontodosconcursos.com.br

(E) aplicação e de transporte.

Comentários:

Essa questão é meio polêmica, mas você acabaria marcando a certa se nãoquisesse se complicar. Como já vimos, Sessão e Apresentação sãoconsolidadas na camada de Aplicação na pilha TCP/IP. Até aí, tudo bem. Aresposta trivial seria a A.

Porém, lembre-se que o TCP/IP só tem 4 camadas, justamente porque asCamadas de Enlace e Física também são consolidadas em uma outra camada,a Camada de Acesso a Rede (Network Access). Portanto, o item B tambémestaria correto.

O “problema” é que o “Bom e Velho Tanen” desenvolve seu estudo de redessegundo um modelo híbrido de 5 Camadas:

E muitos, inclua-se aí as próprias bancas, passam a achar que a pilha TCP/IPé composta realmente por 5 Camadas. Porém, o “Bom e Velho Tanen” chamaatenção para essa ressalva logo no começo.

Resposta. A, mas a B também está correta.

10. (TCE-GO 2009) Oferece às camadas superiores independência dastecnologias de transmissão e comutação de dados, usadas paraconectar os sistemas. É responsável por estabelecer, manter eterminar as conexões. No modelo de referência OSI trata-se da camada (A) Física. (B) de Rede. (C) de Enlace de dados. (D) de Transporte. (E) de Aplicação.

Comentários:

Page 8: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

8www.pontodosconcursos.com.br

Esta questão foi tirada de uma tabela do site TELECO (www.teleco.com.br) –referência nacional obrigatória em Redes de Computadores. Aproveitemo-lapara estudar as funções de cada camada:

Tabela 1: As sete camadas do modelo OSI.

Camada(Layer) Função

7 Aplicação (Application)

Camada que fornece aos usuários acessoao ambiente OSI e provê sistemasdistribuídos de informação.

6 Apresentação (Presentation)

Camada responsável por proverindependência aos processos de aplicaçãodas diferenças na representação dosdados.

5 Sessão (Session)

Camada que provê a estrutura de controlepara a comunicação entre as aplicações.Estabelece, gerencia e termina conexões(sessões) entre aplicações.

4 Transporte(Transport)

Camada responsável pela transferência dedados entre dois pontos de formatransparente e confiável com funções comocontrole de fluxo e correção de erro fim afim.

3 Rede (Network)

Camada que fornece para as camadassuperiores independência dastecnologias de transmissão e comutaçãousadas para conectar os sistemas.Responsável por estabelecer, manter eterminar conexões.

2 Enlace dedados (Data Link)

Camada responsável pela transmissãoconfiável de informação através do enlacefísico. Envia blocos de dados (frames) como necessário controle de erro e de fluxo.

Page 9: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

9www.pontodosconcursos.com.br

1 Física (Physical)

Camada responsável pela transmissão deuma sequência de bits em um meio físico.Trata das características mecânicas,elétricas, funcionais e procedurais paraacessar o meio físico.

Fonte: TELECO, 2008.

Resposta: B

11. (TRF-5 2003) Na arquitetura de redes OSI, a conversão dos dados cujoobjetivo é entregá-los à aplicação ocorre na camada de nível (A) 1 - Físico. (B) 3 - Rede. (C) 4 - Transporte. (D) 6 - Apresentação. (E) 7 - Aplicação.

Comentários:

A famosa questão “Mel na Chupeta”. Ele disse que era OSI, disse que faz aconversão dos dados, e indicou que está logo abaixo da Camada de Aplicação,ou seja, é a Camada de Apresentação.

Resposta: D

12. (TRT-24 2006) No Modelo TCP/IP, a camada cuja finalidade é permitirque as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenhamuma conversação é a camada de (A) aplicação, localizada logo acima da camada interredes. (B) host/rede, localizada logo abaixo da camada de transporte. (C) transporte, localizada logo acima da camada interredes. (D) inter-redes, localizada logo abaixo da camada de aplicação. (E) host/rede, localizada logo acima da camada interredes.

Comentários:

Outra “Mel na Chupeta”. A Camada que tem por finalidade permitir que asentidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham umaconversação é a Camada de Transporte. Eu não gosto muito do termo

Page 10: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

10www.pontodosconcursos.com.br

“Conversação”, pois pode lembrar Diálogo, cujo controle é da Camada deSessão.

Resposta: C

13. (MPE-RN 2010) Na pilha de protocolos, a camada física é a responsávelpor aceitar um fluxo de bits brutos para tentar entregá-lo ao destino,sem garantir a inexistência de erros. A camada responsável pordetectar e, se necessário, corrigir os erros encontrados é a camada de (A) transporte. (B) rede. (C) aplicação. (D) enlace de dados. (E) sessão.

Comentários:

Mais uma “Mel na Chupeta”. A camada responsável pela transmissão confiávelde informação através do enlace físico é a camada de enlace. Esta enviablocos de dados (frames) com controle de erro e de fluxo. Vale ressaltar que aCamada de Transporte exerce função muito parecida, só que sobre a Camadade Redes.

Resposta: D

14. (TRE-AM 2010) Em relação à camada de rede da arquitetura internetTCP/IP, é correto afirmar: (A) O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável, o que faz comque sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nósintermediários. (B) Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se oroteamento dos pacotes entre fonte e destino, o controle decongestionamento e a contabilização do número de pacotesou bytes utilizados. (C) A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas,que são configuradas na criação da rede e são frequentementemodificadas. (D) Por oferecer um serviço de datagramas confiável, o protocolo IP édotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotesdesordenados ou duplicados. (E) A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que,mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmoscaminhos, o desempenho global da rede não seja comprometido.

Page 11: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

11www.pontodosconcursos.com.br

Análise dos Itens:

(A) FALSA. O protocolo da Camada de Rede da Pilha TCP/IP é o IP, o qual éum protocolo não confiável (Best-Effort) e não orientado à conexão.

(B) VERDADEIRA. (C) FALSA. O trecho “escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas

dinâmicas” se refere ao conceito de Roteamento Dinâmico, e este não éconfigurado na “criação da rede”, e sim construído (aprendido) após aativação da rede.

(D) FALSA. Samba do Crioulo Doido. O IP não é confiável e o Serviço deDatagrama, não se preocupa com a ordenação dos pacotes.

(E) FALSA. Mais uma vez, o IP não é confiável.

Resposta: B

15. (TRF-4 2010) Nas redes que utilizam o modelo Open SystemsInterconnection (OSI), o controle do congestionamento na redecausado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmocaminho pertence à camada (A) física. (B) de enlace de dados. (C) de sessão. (D) de transporte. (E) de rede.

Comentários:

Controle de congestionamento é uma das funções tradicionais da Camada deRedes. Não por acaso, aplicamos conceitos de Engenharia de Tráfego nareferida camada. Para facilitar, a questão explicitou o PDU (Protocol Data Unit)da Camada, “Pacote”, o que tornou ainda mais fácil a marcação da resposta.

Resposta: E

16. (TRE-AM 2010) A definição da rota que será utilizada na sub-rede e adivisão do fluxo de bits transmitidos em quadros são tarefas tratadas,no modelo OSI, pelas camadas de (A) Enlace de Dados e de Rede. (B) Transporte e de Rede. (C) Transporte e Sessão. (D) Rede e de Transporte.

Page 12: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

12www.pontodosconcursos.com.br

(E) Rede e Física.

Comentários:

Questão completamente sacana! Por mais que não tenha aparecido o termo“respectivamente”, sempre consideramos a ordem de citação na análise doenunciado.

Ora, “A definição da rota que será utilizada...” é a mesma coisa queroteamento, função tradicional da Camada de Redes. Até aqui, não temosproblemas.

Já o segundo trecho fala em “fluxo de bits” (Camada Física) e depois, em formade “pegadinha”, acrescenta “transmitidos em quadros” (Camada de Enlace).

O problema é que o item A está com as camadas invertidas em relação àsequência do enunciado, deixando o coitado do concurseiro entre os itens “A” e“E”.

Agora me diga, o que a FCC espera conseguir com esse tipo de artifício? Ficome perguntando...

Resposta: A

17. (TRT-PR 2010) Em relação a protocolos de janelas deslizantes, écorreto afirmar: (A) A eficiência do protocolo de janelas deslizantes reside naconfirmação de recebimento de frame a frame num canal decomunicação full-duplex. (B) O receptor mantém uma janela de recebimento dos frames paraconfirmação posterior, tornando possível ao transmissor enviar umnúmero maior de frames enquanto aguarda a confirmação do receptor. (C) Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos, quepermite ao remetente transmitir mais de um pacote de dados antes dereceber uma confirmação. (D) Cabe ao receptor a manutenção do controle de timeout paracada frame recebido, pois, na ausência dessa informação, otransmissor assume que o frame chegou integralmente ao seu destino. (E) A principal característica dos protocolos de janelas deslizantes é ofato de que, em qualquer instante, o receptor mantém um conjunto denúmeros de sequência correspondentes aos quadros recebidos.

Para variar, a FCC tirou essa questão “cuspida e escarrada” da Wikipedia:

Page 13: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

13www.pontodosconcursos.com.br

“Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos que permite que oremetente transmita mais que um pacote de dados antes de receber umaconfirmação. Depois de recebê-lo para o primeiro pacote enviado, o remetentedesliza a janela do pacote e manda outra confirmação. O número de pacotestransmitidos sem confirmação é conhecido como o tamanho da janela;aumentando o tamanho da janela melhora-se a vazão.”

Análise dos Itens:

(A) FALSA. Janelas deslizantes evitam justamente a necessidade deconfirmação pacote a pacote.

(B) FALSA. Eu não entendi porque esta aqui não foi considerada certa. Seráporque ele falou de Frames?

(C) VERDADEIRA. (D) FALSA. A atribuição de controle de timeout é do Transmissor e uma vez

que o tempo seja expirado o Transmissor assume que o frame não chegou. (E) FALSA. Realmente mantém também os números de sequência que

correspondem aos quadros que ela espera receber (janela de recepção),mas não devemos dizer que essa é a característica mais importante.

Resposta: C

18. (TRF-2 2007) O SPX é um protocolo da camada de (A) aplicação e é um protocolo de datagrama utilizado para conexõesremotas entre host e receptor. (B) transporte e oferece serviços de conexão orientada entre dois nósde uma rede. (C) rede e é um protocolo de datagrama utilizado para conexõesremotas entre host e receptor. (D) rede e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós deuma rede. (E) sessão e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós deuma rede.

Comentários:

Mesmo que você não soubesse muito sobre IPX/SPX, era só lembrar que elesfaziam, há um tempo, contraponto ao TCP/IP: o IPX fazia contraponto ao IP e oSPX ao TCP. Desta forma, a única resposta possível é a B.

Falando um pouco sobre o SPX:

Page 14: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

14www.pontodosconcursos.com.br

SPX (Sequencial Packet Exchange) é um módulo do NetWare DOSRequester que incrementa o protocolo IPX mediante a supervisão do envio dedados através da rede. SPX é orientado a conexão e opera na camada detransporte.

Resposta: B

19. (MPE-RN 2010) No modelo de referência TCP/IP, a camada detransporte contém os protocolos (A) Ethernet e Bluetooth. (B) SMTP e POP3. (C) TCP e SMTP. (D) TCP e UDP. (E) TCP e IP.

Comentários:

Resumex TCP x UDP:

UDP

• Protocolo de transporte sem conexão e não confiável da Internet o Cada pacote é tratado independentemente dos outroso A entrega não é garantida

• Mensagens podem ser perdidas, duplicadas ou chegar fora de ordem • Não utiliza ACK’s para confirmação de chegada de mensagens • Multiplexação/Demultiplexação de uma conexão IP, através de várias

portas (SAPs) • Algumas aplicações não precisam de conexão

= menor tráfego e mais eficiência

TCP

• Protocolo de transporte orientado à conexão • Fornece um sistema de entrega confiável de um stream de caracteres • Transferência de dados nas duas direções - full-duplex • Controle de Fluxo e Erro fim-a-fim • Ordenação de mensagens • Multiplexação de IP, através de várias portas • Opção de envio de dados urgentes

Page 15: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

15www.pontodosconcursos.com.br

Resposta: D

20. (TRE-AM 2010) Em relação aos protocolos de transporte na arquiteturaTCP/IP, considere: I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de umadeterminada máquina em qualquer computador da inter-rede. II. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com orecurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizamas portas. III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, naqual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação aoservidor e espera uma pequena resposta. IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápidosobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maiordo que ele pode manipular. As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente, (A) UDP, UDP, TCP, UDP. (B) TCP, TCP, UDP, TCP. (C) TCP, UDP, UDP, TCP. (D) TCP, TCP, UDP, UDP. (E) UDP, UDP, TCP, TCP.

Comentários:

Fazendo referência ao Resumex da questão anterior chegamos facilmente àsseguintes conclusões:

I. Sem Erros Confiável TCP. II. CONTROVERSA Tanto o TCP quanto UDP fazem

multiplexação/demultiplexação de portas. III. Ágil UDP. IV. Controle de Fluxo Orientado à Conexão TCP

Resposta: C, mas em meu entendimento a B também é resposta.

21. (TRT-24 2006). É um protocolo fim a fim definido para a camada detransporte do modelo TCP/IP, sem conexão e não confiável, destinadoa aplicações diretas do tipo cliente-servidor, que não exigem controlede fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas do

Page 16: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

16www.pontodosconcursos.com.br

tipo solicitação/ resposta, nas quais a imediata entrega é maisimportante que a entrega precisa, o (A) FTP. (B) TCP. (C) SMTP. (D) IP. (E) UDP.

Comentários:

Parece que o trecho foi tirado do “Bom e Velho Tanem”:

...

O primeiro deles, o TCP (Transmission Control Protocol — protocolo decontrole de transmissão), é um protocolo orientado a conexões confiável quepermite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de umadeterminada máquina em qualquer computador da inter-rede.

O segundo protocolo dessa camada, o UDP (User Datagram Protocol —protocolo de datagrama do usuário), é um protocolo sem conexão não confiávelpara aplicações que não querem controle de fluxo nem manutenção dasequência das mensagens enviadas, e desejam fornecer seus própriosrecursos para isso. Ele também é amplamente utilizado em consultas eaplicações diretas do tipo cliente/servidor com solicitação/resposta, nas quais aentrega imediata é mais importante do que a entrega precisa, como atransmissão de dados de voz ou de vídeo.

Resposta: E

22. (TRT-22 2002). Padrão de protocolo da camada de transporte, semconexão, não confiável, destinado a aplicações que não queremcontrole de fluxo e nem manutenção da sequência das mensagensenviadas, usado pelo TCP para enviar mensagens curtas. Trata-se de (A) UDP. (B) IP. (C) SMTP. (D) POP. (E) Telnet.

Comentários:

Cuidado! Vejam que o termo “TCP” está na acepção de pilha TCP/IP.

Resposta: A

Page 17: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

17www.pontodosconcursos.com.br

23. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo TCP/IP em cinco camadas, ouseja, aplicação, transporte, rede, enlace e física, os protocolos HTTP eTCP, pertencem, respectivamente, às camadas (A) rede e enlace. (B) aplicação e rede. (C) aplicação e transporte. (D) física e transporte. (E) transporte e rede.

Comentários:

Já estamos cansados de saber que o TCP pertence à Camada de Transporte,ok? E quanto ao HTTP? Ora, qualquer protocolo que presta benefíciodiretamente ao usuário é da Camada de Aplicação. Agora, cuidado! Esta é umacondição necessária, mas não suficiente.

Resposta: C

24. (AL-SP 2010) Na pilha de protocolos TCP/IP, o HTTP opera (A) na camada de transporte. (B) na camada de rede. (C) na camada de aplicação. (D) tanto na camada de rede quanto na de transporte. (E) tanto na camada de inter-redes quanto na de rede.

Comentários:

Vide comentários da Questão Anterior.

Resposta: C

25. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122ou em Tanenbaum), os protocolos FTP, TCP e IP são respectivamentepertencentes às camadas (A) 4, 2 e 2 (B) 4, 3 e 2 (C) 4, 4 e 2 (D) 3, 3 e 2 (E) 3, 2 e 1

Page 18: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

18www.pontodosconcursos.com.br

Comentários:

Já sabemos que (em relação à pilha TCP/IP) original:

- IP pertence à camada 2.

- TCP pertence à camada 3.

E que, de acordo com a nossa Regra – se presta serviços diretamente aousuário – o FTP pertence à camada 4.

Nessa questão, você só precisava lembrar que a pilha TCP/IP original possuiapenas 4 camadas e não 5, como muita gente pensa.

Resposta: B

26. (TRE-PI 2010) Na arquitetura TCP/IP, os protocolos Frame Relay, TCP eIP estão relacionados, respectivamente, às camadas (A) enlace, transporte e rede. (B) enlace, rede e transporte. (C) aplicação, transporte e rede. (D) aplicação, rede e transporte. (E) rede, aplicação e enlace.

Comentários:

Já sabemos que em relação à pilha TCP/IP:

- IP pertence à Camada de Rede.

- TCP pertence à Camada de Transporte

A dúvida fica então por conta do protocolo Frame-Relay. Porém, basta você lembrar da palavra Frame, que é Quadro em Português, ou seja, o PDU daCamada de Enlace.

Resposta: A

27. (TRF-2 2007) A camada de aplicação OSI contém os protocolos (A) TCP e UDP. (B) TCP e DNS. (C) IP e UDP. (D) FTP e TCP. (E) FTP e SMTP.

Page 19: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

19www.pontodosconcursos.com.br

Comentários:

Para responder esta questão, vamos dar uma olhada na seguinte figura querepresenta os protocolos e suas camadas:

Resposta: E

28. (TRT-PR 2010)Os protocolos da pilha TCP/IP: HTTP, FTP, NFS e SMTP,operam na camada OSI de (A) Rede. (B) Transporte. (C) Sessão. (D) Apresentação. (E) Aplicação.

Comentários:

Vide comentários da Questão Anterior.

Só um adendo:

NFS (Network File System) é o protocolo de compartilhamento de arquivosremotos desenvolvido pela Sun Microsystems. Faz parte da família deprotocolos TCP/IP.

Resposta: E

29. (TRT-MA 2010) A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP contém,entre outros, os protocolos (A) SMTP, ICMP e TCP. (B) POP3, PPP e IP. (C) POP3, SMTP e HTTP

Page 20: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

20www.pontodosconcursos.com.br

(D) HTTP, ICMP e IPSec. (E) DNS, PPP e RDIS.

Comentários:

Vide comentários da Questão da Figura de Protocolos.

POP3 e SMTP são protocolos de envio de recepção e envio de e-mails re-spectivamente e o HTTP é um protocolo de visualização de páginas. Portanto,prestam serviço diretamente aos usuários, e desta forma pertencem à Camadade Aplicação.

Resposta: C

30. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo OSI, quando um usuáriosolicita ao seu programa de e-mail para baixar seus e-mails,na verdade está fazendo com que seu programa de e-mail inicie umatransmissão de dados com a camada ...... do protocolo usado, solicitando para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Completacorretamente a lacuna:

(A) física. (B) de rede. (C) de aplicação. (D) de sessão. (E) de transporte.

Comentários:

Acho que muita gente pode ter se enganado nessa questão, optando pelo item“E”. Lembrem-se, no entanto, que a Porta referencia a Aplicação.

Resposta: C

31. (TRT-15 2009) O protocolo padrão para transferência de correio entrehosts no conjunto de protocolos TCP/IP (definido na RFC821) é o (A) HDLC. (B) RSVP. (C) SMTP. (D) RTPC. (E) SNMP.

Page 21: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

21www.pontodosconcursos.com.br

Análise dos Itens:

(A) FALSA. Protocolo de controle de enlace de dados usado em conexõesWAN.

(B) FALSA. Padrão IETF usado para fornecer qualidade de serviço reservandobanda antes da transferência do pacote para assegurar sua disponibilidade.

(C) VERDADEIRA. (D) FALSA. Real-Time Transport Control Protocol, usado em VoIP. (E) FALSA. Protocolo amplamente usado de monitoração e controle de redes.

Resposta: C

32. (TCE-GO 2009) Em uma arquitetura de e-mail de duas camadas, noenvio da correspondência, o usuário cria a mensagem utilizando umagente usuário (cliente de e-mail) que a formata incluindo informaçõestais como endereço do remetente e endereço de destino, em umpacote (A) POP. (B) PPP. (C) IMAP. (D) SMTP. (E) FTP.

Análise dos Itens:

(A) FALSA. Protocolo padrão usado para recuperar (RECEBER) e-mailarmazenado em um servidor de e-mail.

(B) FALSA. Point to Point Protocol. Protocolo que permite a um computadorutilizar os protocolos da Internet (FTP, Telnet, etc.) via uma linha telefônicacomum.

(C) FALSA. IMAP (Instant Message Access Protocol) permite aos clientes de e-mail manipular e-mails diretamente em um servidor, sem fazer download, eapagá-los (diferente do POP3).

(D) VERDADEIRA. Veja que o pulo do gato é “ENVIO da correspondência”. (E) FALSA. Protocolo para transferência de arquivos.

Resposta: D

33. (TRT-4 2010) Ao enviar uma mensagem por e-mail, normalmente otrajeto 1 do usuário remetente ao provedor remetente, o trajeto 2 doprovedor remetente ao provedor destinatário e o trajeto 3 do provedordestinatário ao usuário destinatário serão realizados, respectivamente,por meio dos protocolos (A) SMTP, SMTP e SMTP

Page 22: Aula

((((

Com

Segu

Traje

Traje

Trajeo pró

Resp

34. (I.IIII(A( ( ( (

Anál

(A) Fu

(B) Fd

REDES

(B) SMTP,(C) SMTP,(D) POP3,(E) POP3,

mentários:

ue uma fig

eto 1: Envi

eto 2: Envi

eto 3: Recóprio HTTP

posta: B

(TRT-15 20. ProtocolI. Uso típicII. Utiliza o

(A) URI. (B) HTML. (C) URL. (D) HTTP. (E) UAS.

lise dos Ite

FALSA. Unusada paraFALSA. H

desenvolvim

S DE COMP

ww

SMTP e PPOP3 e SSMTP e PPOP3 e P

gura que re

io é sempr

io é sempr

cebimento P, no caso

009) As calo sem estco na como TCP par

ens:

niform Resa identificarHypertext mento de p

CURMPUTADOR

ROFESSO

ww.pontod

POP3SMTPPOP3 OP3

epresenta m

re o SMTP

re o SMTP

pode ser oo de WEB m

aracterístictado e clie

municaçãora garantir

source Idenr ou denommarkup lapáginas na

RSO ON-LRES EM EOR: WALT

dosconcu

muito bem

o POP3. Pmail (Gma

cas:ente-servio entre o nr a confiab

ntifier é umminar um reanguage a web. HTM

LINEEXERCÍCIOTER CUNH

ursos.com

a situação

Porém, tamil, por exem

dor orientnavegadorbilidade; s

ma cadeia ecurso naé uma linML não é p

OS (TRT-RHA

m.br

o descrita

mbém podemplo).

tado à tranr e o servi

são pertine

de caractInternet.nguagemprotocolo.

RJ/FCC)

no enuncia

eria ser IMA

nsação;idor Web; entes ao

teres comp

utilizada

22

ado:

AP e

pacta

para

Page 23: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

23www.pontodosconcursos.com.br

(C) FALSA. Uniform resource locator é um endereço de uma página na Web. (D) VERDADEIRA. (E) FALSA. Terminal SIP.

Resposta: D

35. (AL-SP 2010) Considere: (I) A transferência de documentos hipermídia é feita por meio doprotocolo HTTP. (II) No servidor, a transferência de documentos hipermídia é feita pormeio da porta 80 do protocolo TCP. (III) O CGI ( Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP.Está correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III .

Comentários:

Outra de HTTP e uma boa notícia: todos os itens sobre ele estão certos! Ouseja, podemos usá-los como informações segura. Talvez a dúvida ficasse porconta do termo CGI:

Common Gateway Interface (CGI) - São scripts que são utilizados no servidor afim de aumentar a dinâmica do site, como inclusão de formulários em páginasWeb. Podem ser desenvolvidos em várias linguagens como Perl, C, PHP,Python, etc.

Resposta: E

36. (Metro-SP 2010) Responsável pela “tradução” do endereço IPdo site pelo domínio (nome) do mesmo. O acrônimo DNS significa: (A) Data Name Service. (B) Domain Name Service. (C) Domain Name Sector. (D) Data Name Sector. (E) Domain Navigator Service.

Comentários:

Page 24: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

24www.pontodosconcursos.com.br

Mais mole que essa, só sentando no pudim. ☺

Resposta: B

37. (TRT-PA 2010) Dado um comando ftp ftp.xxxx.com é fato que oendereço após o ftp necessita ser traduzido para um endereçonumérico para o servidor (IP). Quem realiza essa tradução é oprotocolo (A) SMTP. (B) DNS. (C) HTTP. (D) TCP. (E) SNMP.

Comentários:

Acabamos de ver na questão anterior que quem realiza esse serviço é oprotocolo DNS.

Resposta: B

38. (MPE-RN 2010) Uma pequena rede TCP/IP que não tenha um servidorDNS (A) exigirá que cada estação tenha um arquivo de hosts para alocalização do servidor Web. (B) funcionará normalmente porque uma rede pequena não exigequalquer outra alternativa. (C) funcionará normalmente, caso tenha na rede um servidor DHCPinstalado. (D) exigirá obrigatoriamente a instalação do servidor. (E) funcionará apesar do servidor Web não ser localizado.

Análise dos Itens:

(A) VERDAEIRO. É realmente uma alternativa, mas o problema é como mantertodas essas bases descentralizadas em sincronismo.

(B) FALSA. Funciona, mas longe de ser normalmente. Seria, por assim dizer,espartano!

(C) FALSA. DHCP atribui automaticamente IP aos hosts da rede, ou seja, nadatem a ver com a função do DNS e, portanto, não pode compensá-lo.

(D) FALSA. A existência do DNS facilita sobremaneira a operação em umarede TCP/IP, mas ele não é obrigatório.

Page 25: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

25www.pontodosconcursos.com.br

(E) FALSA. O Servidor WEB pode ser localizado via o endereço IP, mas issonão é uma prática muito salutar.

Resposta: A

39. (MPE-RN 2010) A solicitação de DNS é passada à camada deTransporte que, antes de entregá-la à camada de Rede, envolve-a emum pacote (A) LTP. (B) SNMP. (C) LDAP. (D) UDP. (E) SDLC.

Comentários:

UDP é a resposta, como você possa ter pensado. Porém, cuidado! DNS não ésó UDP, isso vale para as solicitações. Agora, uma transferência de Zona, porexemplo, usa TCP. Não se bitole!

Resposta: D

40. (MPE-RN 2010) Para facilitar e automatizar as configurações doprotocolo TCP/IP nos dispositivos de rede utiliza-se o servidor (A) DNS. (B) RRAS. (C) NAT. (D) WINS. (E) DHCP.

Comentários:

O DHCP (Dynamic Host Control Protocol) é um protocolo cuja função éassociar dinamicamente e reutilizar um número fixo de endereço IP quandoexistem mais dispositivos na rede que endereços disponíveis.

Resposta: E

41. (TRT-PA 2010) É possível que em grandes redes, usando diversosswitches, possa existir mais de um caminho para atingir uma

Page 26: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

26www.pontodosconcursos.com.br

determinada máquina. Para decidir qual caminho deverá ser usado,com base no caminho mais rápido, usa-se o protocolo (A) STP. (B) UDP. (C) RTP. (D) SMT. (E) ATM.

Comentários:

O STP (Spanning-Tree Protocol), por meio de seu algoritmo de eliminação deloops, tem por objetivo transformar uma rede FÍSICA do tipo grafo (com Loops)em uma rede LÓGICA do tipo árvore (isenta de Loops) de modo a evitarBroadcast Storm na Camada de Enlace.

Para saber mais sobre STP, favor, consultar a Aula-0.

Resposta: A

42. (MPE-RN 2010). Analise os itens a seguir: I. A Internet começou no início da década de 1990 como uma rede doDepartamento de Defesa dos Estados Unidos para conectar cientistase professores universitários ao redor do mundo. II A Internet está baseada no pacote de protocolo de rede TCP/IP.Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da Internet,a mensagem é decomposta em pacotes por meio do protocolo HTTP. III. O sistema que converte os endereços IP em nomes de domínio é oUDP. IV. Um IP de 32 bits é representado por quatro séries de números quevão de 0 a 255 e são separados por ponto. Está correto o que se afirma em (A) I, II, III e IV. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) III, apenas. (E) IV, apenas.

Análise dos Itens:

I. CERTA. Essa é justamente a história da Internet. II. ERRADA. Quem decompõe os pacotes é o protocolo.

Page 27: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

27www.pontodosconcursos.com.br

III. ERRADA. Já vimos que quem é responsável por essa tradução é oDNS.

IV. CERTA. Vamos estudar o endereçamento IP a fundo na próximaaula.

Resposta: Sem Resposta.

Galerinha, por hoje é só! Espero sinceramente que vocês estejam apreciando ocurso. Abraços!

WC

Lista de Questões Abordadas nessa aula

1. (TRT-SE 2010) Em relação às semelhanças e diferenças entre o modelode referência OSI e o modelo de referência TCP/IP: (A) O OSI é baseado em protocolos colocados em camadas, exceto nacamada aplicação. (B) O TCP/IP não tem camadas de sessão ou de apresentação e o OSIadmite interligação de redes apenas na camada transporte. (C) Nos dois modelos, o serviço de transporte pode fornecer um fluxode bytes fim a fim confiável. (D) O OSI tem serviço orientado a conexões e sem conexões nacamada de rede. (E) O OSI combina os aspectos das camadas de apresentação e desessão dentro da sua camada de aplicação.

2. (MPE-RN 2010) Em relação ao modelo de referência OSI e a pilha deprotocolos TCP/IP, é correto afirmar: (A) No OSI, as funções de endereçamento, controle de fluxo e controlede erros são ineficientes por existirem apenas nas camadas maisbaixas. (B) O TCP/IP, por sua acentuada abrangência, pode descrever outraspilhas de protocolos, além de si própria. (C) O OSI torna explícita a distinção entre os conceitos de serviço,interface e protocolo. (D) O TCP/IP, embora diferencie com a necessária clareza os conceitosde interface e protocolo, não o faz em relação ao conceito de serviço. (E) O TCP/IP torna explícita a distinção entre as camadas física e deenlace de dados.

Page 28: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

28www.pontodosconcursos.com.br

3. (TRT-13 2005) Em uma rede de computadores, as regras e convençõesutilizadas na conversação entre uma camada n de uma máquina com acamada n de outra são, usualmente chamadas de (A) stored procedures . (B) protocolos. (C) header . (D) nodos. (E) link .

4. (MPE-RN 2010) Em uma estrutura de camadas, considere: I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo. II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível deoutra máquina existe uma interface. III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camadainferior oferece à camada superior. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

5. (MPE-RN 2010) Em termos de software de rede, a maioria das redes éorganizada como uma pilha de camadas sobrepostas que oferecemserviços umas às outras. Nesse contexto, (A) a camada n de uma máquina se comunica diretamente com acamada n da outra máquina. (B) todas as camadas de uma máquina se comunicamsimultaneamente com seus respectivos pares da outra máquina. (C) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços às camadasinferiores. (D) o objetivo de cada camada é oferecer serviço à qualquer dascamadas que o solicitar. (E) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços à camadasituada acima dela.

6. (MPE-RN 2010) Um conjunto de camadas e dos protocolos de cadacamada é chamado de (A) arquitetura de rede.

Page 29: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

29www.pontodosconcursos.com.br

(B) pilha de protocolos. (C) tecnologia de rede. (D) topologia de rede. (E) backbone.

7. (SEFAZ-SP 2009). A arquitetura OSI de 7 camadas (1. Física, 2. Enlace, 3. Rede, 4. Transporte, 5. Sessão, 6. Apresentação e 7. Aplicação) podefuncionalmente representar um sistema de comunicação dividido emtrês partes: redes (conectividade), transporte (ligação entre redes eaplicação) e aplicação (programas que utilizam a rede). As camadasque representam as três partes são: (A) Redes (camadas 1 e 2), Transporte (camadas 3 e 4) e Aplicação(camadas 5, 6 e 7). (B) Redes (camadas 1, 2 e 3), Transporte (camada 4) e Aplicação(camadas 5, 6 e 7). (C) Redes (camadas 1 e 2), Transporte (camadas 3, 4 e 5) e Aplicação(camadas 6 e 7). (D) Redes (camadas 1, 2 e 3), Transporte (camadas 4, 5 e 6) eAplicação (camada 7). (E) Redes (camada 1), Transporte (camadas 2, 3, 4 e 5) e Aplicação(camadas 6 e 7).

8. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122ou em Tanenbaum), a camada (A) 2 corresponde à camada 4 do modelo OSI. (B) 4 corresponde à camada 5 do modelo OSI. (C) 1 corresponde às camadas 1 e 2 do modelo OSI. (D) 3 corresponde à camada 3 do modelo OSI. (E) 1 corresponde às camadas 3 e 4 do modelo OSI.

9. (MPE-RN 2010) Segundo Tanenbaum, o modelo de referência TCP/IPnão tem camada correspondente no modelo OSI às camadas de (A) sessão e de apresentação. (B) enlace e física. (C) rede e de transporte. (D) rede e de aplicação. (E) aplicação e de transporte.

Page 30: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

30www.pontodosconcursos.com.br

10. (TCE-GO 2009) Oferece às camadas superiores independência dastecnologias de transmissão e comutação de dados, usadas paraconectar os sistemas. É responsável por estabelecer, manter eterminar as conexões. No modelo de referência OSI trata-se da camada (A) Física. (B) de Rede. (C) de Enlace de dados. (D) de Transporte. (E) de Aplicação.

11. (TRF-5 2003) Na arquitetura de redes OSI, a conversão dos dados cujoobjetivo é entregá-los à aplicação ocorre na camada de nível (A) 1 - Físico. (B) 3 - Rede. (C) 4 - Transporte. (D) 6 - Apresentação. (E) 7 - Aplicação.

12. (TRT-24 2006) No Modelo TCP/IP, a camada cuja finalidade é permitirque as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenhamuma conversação é a camada de (A) aplicação, localizada logo acima da camada interredes. (B) host/rede, localizada logo abaixo da camada de transporte. (C) transporte, localizada logo acima da camada interredes. (D) inter-redes, localizada logo abaixo da camada de aplicação. (E) host/rede, localizada logo acima da camada interredes.

13. (MPE-RN 2010) Na pilha de protocolos, a camada física é aresponsável por aceitar um fluxo de bits brutos para tentar entregá-loao destino, sem garantir a inexistência de erros. A camadaresponsável por detectar e, se necessário, corrigir os errosencontrados é a camada de

Page 31: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

31www.pontodosconcursos.com.br

(A) transporte. (B) rede. (C) aplicação. (D) enlace de dados. (E) sessão.

14. (TRE-AM 2010) Em relação à camada de rede da arquitetura internetTCP/IP, é correto afirmar: (A) O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável, o que faz comque sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nósintermediários. (B) Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se oroteamento dos pacotes entre fonte e destino, o controle decongestionamento e a contabilização do número de pacotesou bytes utilizados. (C) A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas,que são configuradas na criação da rede e são frequentementemodificadas. (D) Por oferecer um serviço de datagramas confiável, o protocolo IP édotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotesdesordenados ou duplicados. (E) A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que,mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmoscaminhos, o desempenho global da rede não seja comprometido.

15. (TRF-4 2010) Nas redes que utilizam o modelo Open SystemsInterconnection (OSI), o controle do congestionamento na redecausado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmocaminho pertence à camada (A) física. (B) de enlace de dados. (C) de sessão. (D) de transporte. (E) de rede.

16. (TRE-AM 2010) A definição da rota que será utilizada na sub-rede e adivisão do fluxo de bits transmitidos em quadros são tarefas tratadas,no modelo OSI, pelas camadas de (A) Enlace de Dados e de Rede.

Page 32: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

32www.pontodosconcursos.com.br

(B) Transporte e de Rede. (C) Transporte e Sessão. (D) Rede e de Transporte. (E) Rede e Física.

17. (TRT-PR 2010) Em relação a protocolos de janelas deslizantes, écorreto afirmar: (A) A eficiência do protocolo de janelas deslizantes reside naconfirmação de recebimento de frame a frame num canal decomunicação full-duplex. (B) O receptor mantém uma janela de recebimento dos frames paraconfirmação posterior, tornando possível ao transmissor enviar umnúmero maior de frames enquanto aguarda a confirmação do receptor. (C) Janela deslizante é uma característica de alguns protocolos, quepermite ao remetente transmitir mais de um pacote de dados antes dereceber uma confirmação. (D) Cabe ao receptor a manutenção do controle de timeout paracada frame recebido, pois, na ausência dessa informação, otransmissor assume que o frame chegou integralmente ao seu destino. (E) A principal característica dos protocolos de janelas deslizantes é ofato de que, em qualquer instante, o receptor mantém um conjunto denúmeros de sequência correspondentes aos quadros recebidos.

18. (TRF-2 2007) O SPX é um protocolo da camada de (A) aplicação e é um protocolo de datagrama utilizado para conexõesremotas entre host e receptor. (B) transporte e oferece serviços de conexão orientada entre dois nósde uma rede. (C) rede e é um protocolo de datagrama utilizado para conexõesremotas entre host e receptor. (D) rede e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós deuma rede. (E) sessão e oferece serviços de conexão orientada entre dois nós deuma rede.

19. (MPE-RN 2010) No modelo de referência TCP/IP, a camada detransporte contém os protocolos (A) Ethernet e Bluetooth.

Page 33: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

33www.pontodosconcursos.com.br

(B) SMTP e POP3. (C) TCP e SMTP. (D) TCP e UDP. (E) TCP e IP.

20. (TRE-AM 2010) Em relação aos protocolos de transporte naarquitetura TCP/IP, considere: I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de umadeterminada máquina em qualquer computador da inter-rede. II. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com orecurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizamas portas. III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, naqual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação aoservidor e espera uma pequena resposta. IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápidosobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maiordo que ele pode manipular. As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente, (A) UDP, UDP, TCP, UDP. (B) TCP, TCP, UDP, TCP. (C) TCP, UDP, UDP, TCP. (D) TCP, TCP, UDP, UDP. (E) UDP, UDP, TCP, TCP.

21. (TRT-24 2006). É um protocolo fim a fim definido para a camada detransporte do modelo TCP/IP, sem conexão e não confiável, destinadoa aplicações diretas do tipo cliente-servidor, que não exigem controlede fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas dotipo solicitação/ resposta, nas quais a imediata entrega é maisimportante que a entrega precisa, o (A) FTP. (B) TCP. (C) SMTP. (D) IP. (E) UDP.

22. (TRT-22 2002). Padrão de protocolo da camada de transporte, semconexão, não confiável, destinado a aplicações que não querem

Page 34: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

34www.pontodosconcursos.com.br

controle de fluxo e nem manutenção da sequência das mensagensenviadas, usado pelo TCP para enviar mensagens curtas. Trata-se de (A) UDP. (B) IP. (C) SMTP. (D) POP. (E) Telnet.

23. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo TCP/IP em cinco camadas, ouseja, aplicação, transporte, rede, enlace e física, os protocolos HTTP eTCP, pertencem, respectivamente, às camadas (A) rede e enlace. (B) aplicação e rede. (C) aplicação e transporte. (D) física e transporte. (E) transporte e rede.

24. (AL-SP 2010) Na pilha de protocolos TCP/IP, o HTTP opera (A) na camada de transporte. (B) na camada de rede. (C) na camada de aplicação. (D) tanto na camada de rede quanto na de transporte. (E) tanto na camada de inter-redes quanto na de rede.

25. (MPE-RN 2010) No modelo TCP/IP (4 camadas, tal como na RFC 1122ou em Tanenbaum), os protocolos FTP, TCP e IP são respectivamentepertencentes às camadas (A) 4, 2 e 2 (B) 4, 3 e 2 (C) 4, 4 e 2 (D) 3, 3 e 2 (E) 3, 2 e 1

26. (TRE-PI 2010) Na arquitetura TCP/IP, os protocolos Frame Relay, TCP eIP estão relacionados, respectivamente, às camadas (A) enlace, transporte e rede. (B) enlace, rede e transporte. (C) aplicação, transporte e rede. (D) aplicação, rede e transporte.

Page 35: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

35www.pontodosconcursos.com.br

(E) rede, aplicação e enlace.

27. (TRF-2 2007) A camada de aplicação OSI contém os protocolos (A) TCP e UDP. (B) TCP e DNS. (C) IP e UDP. (D) FTP e TCP. (E) FTP e SMTP.

28. (TRT-PR 2010)Os protocolos da pilha TCP/IP: HTTP, FTP, NFS e SMTP,operam na camada OSI de (A) Rede. (B) Transporte. (C) Sessão. (D) Apresentação. (E) Aplicação.

29. (TRT-MA 2010) A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP contém,entre outros, os protocolos (A) SMTP, ICMP e TCP. (B) POP3, PPP e IP. (C) POP3, SMTP e HTTP (D) HTTP, ICMP e IPSec. (E) DNS, PPP e RDIS.

30. (TRT-PI 2010) Considerando o modelo OSI, quando um usuáriosolicita ao seu programa de e-mail para baixar seus e-mails,na verdade está fazendo com que seu programa de e-mail inicie umatransmissão de dados com a camada ...... do protocolo usado, solicitando para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Completacorretamente a lacuna:

(A) física. (B) de rede. (C) de aplicação.

Page 36: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

36www.pontodosconcursos.com.br

(D) de sessão. (E) de transporte.

31. (TRT-15 2009) O protocolo padrão para transferência de correio entrehosts no conjunto de protocolos TCP/IP (definido na RFC821) é o (A) HDLC. (B) RSVP. (C) SMTP. (D) RTPC. (E) SNMP.

32. (TCE-GO 2009) Em uma arquitetura de e-mail de duas camadas, noenvio da correspondência, o usuário cria a mensagem utilizando umagente usuário (cliente de e-mail) que a formata incluindo informaçõestais como endereço do remetente e endereço de destino, em umpacote (A) POP. (B) PPP. (C) IMAP. (D) SMTP. (E) FTP.

33. (TRT-4 2010) Ao enviar uma mensagem por e-mail, normalmente otrajeto 1 do usuário remetente ao provedor remetente, o trajeto 2 doprovedor remetente ao provedor destinatário e o trajeto 3 do provedordestinatário ao usuário destinatário serão realizados, respectivamente,por meio dos protocolos (A) SMTP, SMTP e SMTP (B) SMTP, SMTP e POP3 (C) SMTP, POP3 e SMTP (D) POP3, SMTP e POP3 (E) POP3, POP3 e POP3

34. (TRT-15 2009) As características: I. Protocolo sem estado e cliente-servidor orientado à transação; II. Uso típico na comunicação entre o navegador e o servidor Web;

Page 37: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

37www.pontodosconcursos.com.br

III. Utiliza o TCP para garantir a confiabilidade; são pertinentes ao (A) URI. (B) HTML. (C) URL. (D) HTTP. (E) UAS.

35. (AL-SP 2010) Considere: (I) A transferência de documentos hipermídia é feita por meio doprotocolo HTTP. (II) No servidor, a transferência de documentos hipermídia é feita pormeio da porta 80 do protocolo TCP. (III) O CGI ( Common Gateway Interface) é um recurso do HTTP.Está correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III .

36. (Metro-SP 2010) Responsável pela “tradução” do endereço IPdo site pelo domínio (nome) do mesmo. O acrônimo DNS significa: (A) Data Name Service. (B) Domain Name Service. (C) Domain Name Sector. (D) Data Name Sector. (E) Domain Navigator Service.

37. (TRT-PA 2010) Dado um comando ftp ftp.xxxx.com é fato que oendereço após o ftp necessita ser traduzido para um endereçonumérico para o servidor (IP). Quem realiza essa tradução é oprotocolo (A) SMTP. (B) DNS. (C) HTTP. (D) TCP. (E) SNMP.

38. (MPE-RN 2010) Uma pequena rede TCP/IP que não tenha um servidorDNS

Page 38: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

38www.pontodosconcursos.com.br

(A) exigirá que cada estação tenha um arquivo de hosts para alocalização do servidor Web. (B) funcionará normalmente porque uma rede pequena não exigequalquer outra alternativa. (C) funcionará normalmente, caso tenha na rede um servidor DHCPinstalado. (D) exigirá obrigatoriamente a instalação do servidor. (E) funcionará apesar do servidor Web não ser localizado.

39. (MPE-RN 2010) A solicitação de DNS é passada à camada deTransporte que, antes de entregá-la à camada de Rede, envolve-a emum pacote (A) LTP. (B) SNMP. (C) LDAP. (D) UDP. (E) SDLC.

40. (MPE-RN 2010) Para facilitar e automatizar as configurações doprotocolo TCP/IP nos dispositivos de rede utiliza-se o servidor (A) DNS. (B) RRAS. (C) NAT. (D) WINS. (E) DHCP.

41. (TRT-PA 2010) É possível que em grandes redes, usando diversosswitches, possa existir mais de um caminho para atingir umadeterminada máquina. Para decidir qual caminho deverá ser usado,com base no caminho mais rápido, usa-se o protocolo (A) STP. (B) UDP. (C) RTP. (D) SMT. (E) ATM.

42. (MPE-RN 2010). Analise os itens a seguir: I. A Internet começou no início da década de 1990 como uma rede doDepartamento de Defesa dos Estados Unidos para conectar cientistase professores universitários ao redor do mundo. II A Internet está baseada no pacote de protocolo de rede TCP/IP.Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da Internet,a mensagem é decomposta em pacotes por meio do protocolo HTTP.

Page 39: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

39www.pontodosconcursos.com.br

III. O sistema que converte os endereços IP em nomes de domínio é oUDP. IV. Um IP de 32 bits é representado por quatro séries de números quevão de 0 a 255 e são separados por ponto. Está correto o que se afirma em (A) I, II, III e IV. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) III, apenas. (E) IV, apenas.

GABARITO

1) ANULADA 2) C 3) B 4) C 5) E 6) A 7) C 8) A 9) A 10) B 11) D 12) C 13) D 14) B 15) E 16) A 17) C 18) B 19) D 20) E 21) E

22) A 23) C 24) C 25) B 26) A 27) E 28) E 29) C 30) C 31) C 32) D 33) B 34) D 35) E 36) B 37) B 38) A 39) D 40) E 41) A 42) Sem Resposta.

Page 40: Aula

CURSO ON-LINE REDES DE COMPUTADORES EM EXERCÍCIOS (TRT-RJ/FCC)

PROFESSOR: WALTER CUNHA

40www.pontodosconcursos.com.br