AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA / … · Este trabalho teve como objetivo...

1
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA / UV PARA TRATAMENTO COMPLEMENTAR DO ESGOTO DA ETE - FEAGRI / UNICAMP Adriana Yuri Kuwakino 1 , José Euclides Stipp Paterniani 2 1 Bolsista PIBIC/CNPQ. Aluna de graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental – CESET/UNICAMP. e-mail: [email protected] 2 Professor Orientador - Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI / UNICAMP METODOLOGIA: Realizou-se a otimização da massa de TiO2, para selecionar a concentração ideal ao sistema. O semicondutor foi lançado em suspensão sobre o reator de vidro pirex (figura 1), responsável pela incidência de radiação da luz UV sobre a amostra. A otimização do tratamento foi elaborada por planejamento fatorial 2 k , como mostra a tabela 1. RESULTADOS E DISCUSSÃO: CONCLUSÕES: De acordo com os resultados analisados, pôde-se concluir que a fotocatálise apresentou-se muito eficiente na remoção de cor, reduzindo 99%. Porém não é eficiente na remoção de turbidez e compostos que auxiliam na condutividade da água. Assim, conclui-se que a fotocatálise utilizando lâmpadas UV é uma alternativa promissora para melhorar a qualidade de diversos tipos de efluentes como esgoto sanitário, por exemplo. INTRODUÇÃO: A fotocatálise heterogênea é uma alternativa promissora que através de um semicondutor sensibilizado pela radiação ultravioleta (UV) promove a geração de radicais OH . e conseqüentemente a degradação de inúmeros compostos. O semicondutor TiO2 segundo SCHRANK (2003) é um fotocatalisador usualmente empregado na fotocatálise heterogênea por possuir propriedades atóxicas, ser insolúvel e extremamente estável em soluções aquosas. Este trabalho teve como objetivo utilizar um reator de fotocatálise heterogênea para tratamento de um efluente secundário proveniente da estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) / UNICAMP. Tabela 1: Planejamento fatorial 2 3 empregando TiO2 para tratamento de esgoto. Figura 1: Reator fotocatalítico. Os resultados no planejamento é apresentado na forma de representação geométrica (figura 2). A eficiência aparente do tratamento pode ser visualizado na figura 3. Os resultados dos parâmetros analisados são expostos na tabela 2. Figura 2: Representação geométrica do planejamento fatorial 2 3 . Tabela 2: Média dos parâmetros analisados. Figura 3: Diferença entre amostra bruta e amostras tratadas. Amostra Bruta Amostras Tratadas Reator Anaeróbio Compartimentado Leitos Cultivados Tanques com Macrófitas Filtro Lento Reator Fotocatalítico Após avaliada a otimização foram realizadas análises de pH, Cor, Turbidez, Condutividade, DQO, Nitrito, Nitrato Nitrogênio,Amoniacal Nitrogênio Total. AGRADECIMENTOS:

Transcript of AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA / … · Este trabalho teve como objetivo...

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA / UV PARA TRATAMENTO COMPLEMENTAR

DO ESGOTO DA ETE - FEAGRI / UNICAMP

Adriana Yuri Kuwakino 1, José Euclides Stipp Paterniani2

1 Bolsista PIBIC/CNPQ. Aluna de graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental – CESET/UNICAMP. e-mail: [email protected] Professor Orientador - Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI / UNICAMP

METODOLOGIA: Realizou-se a otimização da massa de TiO2, para selecionar a concentração ideal ao sistema. O semicondutor foi lançado em suspensão sobre o reator de vidro pirex (figura 1), responsável pela incidência de radiação da luz UV sobre a amostra.

A otimização do tratamento foi elaborada por planejamento fatorial 2k, como mostra a tabela 1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados analisados, pôde-se concluir que a fotocatálise apresentou-se muito eficiente na remoção de cor, reduzindo 99%. Porém não é eficiente na remoção de turbidez e compostos que auxiliam na condutividade da água. Assim, conclui-se que a fotocatálise utilizando lâmpadas UV éuma alternativa promissora para melhorar a qualidade de diversos tipos de efluentes como esgoto sanitário, por exemplo.

INTRODUÇÃO: A fotocatálise heterogênea é uma alternativa promissora que através de um semicondutor sensibilizado pela radiação ultravioleta (UV) promove a geração de radicais OH. e conseqüentemente a degradação de inúmeros compostos. O semicondutor TiO2 segundo SCHRANK (2003) é um fotocatalisador usualmente empregado na fotocatálise heterogênea por possuir propriedades atóxicas, ser insolúvel e extremamente estável em soluções aquosas. Este trabalho teve como objetivo utilizar um reator de fotocatálise heterogênea para tratamento de um efluente secundário proveniente da estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) / UNICAMP.

Tabela 1: Planejamento fatorial 23 empregando TiO2 para tratamento de esgoto.

Figura 1: Reator fotocatalítico.

Os resultados no planejamento é apresentado na forma de representação geométrica (figura 2). A eficiência aparente do tratamento pode ser visualizado na figura 3. Os resultados dos parâmetros analisados são expostos na tabela 2.

Figura 2: Representação geométrica do planejamento f atorial 2 3.

Tabela 2: Média dos parâmetros analisados.

Figura 3: Diferença entre amostra bruta e amostras tratadas.

Amostra Bruta Amostras Tratadas

Reator Anaeróbio Compartimentado Leitos Cultivados Tanques com Macrófitas Filtro LentoReator Fotocatalítico

Após avaliada a otimização foram realizadas análises de pH, Cor, Turbidez, Condutividade, DQO, Nitrito, Nitrato Nitrogênio,Amoniacal Nitrogênio Total.

AGRADECIMENTOS: